Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

JORNAL DO VALE

1. Grupo envia doações ao sul do País

Quem se sensibilizou com a situação dos moradores das cidades de Santa Catarina, Região Sul do Brasil, atingidas pelas fortes chuvas dos últimos dias, agora pode ajudar a minimizar os problemas enfrentados por eles. Um grupo de empresários pernambucanos está arrecadando donativos para serem entregues às prefeituras de nove cidades daquele Estado. Quatro toneladas de alimentos saíram da capital pernambucana, na noite da última quarta-feira, com destino aos municípios de Blumenau e Jaraguá. Amanhã e domingo, das 6h às 18h, dois caminhões estarão recebendo doações da população. Os veículos ficarão estacionados na avenida Boa Viagem, em frente ao Hotel Jangadeiro. O material deverá partir para o estado catarinense na próxima segunda-feira.

2. Benefício será restrito a 40% da lotação dos eventos

Estudantes e maiores de 60 anos que têm o hábito de ir a shows sabem o que é a luta por uma meia-entrada. Com Eriston da Silva, 24, que é aluno do curso de Engenharia Civil e costuma utilizar a carteira estudantil nos fins de semana, não é diferente. Muitas vezes ele se depara com o fim dos ingressos que seriam destinados ao grupo ao qual faz parte. “Hoje em dia o número deve corresponder a menos de 10% da capacidade dos locais. Há duas semanas fui a uma apresentação em um teatro e, quando quis comprar a entrada de estudante, não tinha mais. Acontece sempre, em eventos culturais ou esportivos”.
Um projeto de lei aprovado em primeiro turno na última terça-feira pela Comissão de Educação do Senado pretende solucionar os problemas da meia-entrada. Caso a proposta entre em vigor, os espetáculos teriam uma cota de 40% da lotação para estudantes e idosos. Além disso, a expectativa é de que apenas a Casa da Moeda possa imprimir as carteiras estudantis, o que unificaria as emissões. O assunto é polêmico. Enquanto a Associação Brasileira de Empresários Artísticos afirma que a resolução fará com que os valores dos eventos caiam, os estudantes se sentem lesados.

3. Égua cai em cima de telhado

Ao ouvir um forte estrondo vindo do quintal, a dona de casa Alice de Souza Figueirêdo, de 78 anos, deixou a novela que assistia e correu para ver o que tinha acontecido e se deparou com um cavalo no teto de sua residência, no Córrego Antônio Rodrigues, no bairro da Bomba do Hemetério, no Recife. O animal estava com a cabeça para dentro do domicílio e as patas para o lado de fora. A pesada égua, que ainda estava prenha, destruiu parte do telhado e quebrou uma caixa d’água. Segundo testemunhas, três garotos tentaram subir com o bicho por uma escadaria, quando ele acabou despencando e caindo. O fato inusitado ocorreu anteontem.

4. Lotação obriga HR a suspender cirurgia eletiva

Por semana, cerca de 15 cirurgias eletivas estão deixando de acontecer no Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central do Recife. O serviço está suspenso por determinação dos dirigentes da unidade de saúde. Eles alegam que a medida foi necessária devido à superlotação do setor. Desde segunda-feira, os dez médicos residentes da cirurgia-geral cruzaram os braços em protesto contra a suspensão das atividades.
Não há previsão para que as cirurgias voltem a ser realizadas e, dessa forma, o grupo fica impossibilitado de concluir a residência. “Disseram que a solução é de médio a longo prazo, ou seja, de quatro a seis meses. E tem médico que falta apenas dois meses para concluir a residência”, disse Heber Reis, um dos residentes de cirurgia-geral.

5. Sem ar-condicionado, HC cancela operações

Um problema estrutural também ocasionou a suspensão das cirurgias eletivas no Hospital das Clínicas, na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife. Desde o início da semana, o ar-condicionado do bloco cirúrgico está quebrado. Com isso, a diretoria da unidade, ligada à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), suspendeu as operações de baixa complexidade.
De acordo com o hospital, o aparelho apresentou problema na bomba d’água gelada. Em nota, a unidade informou que “está sendo providenciada uma nova bomba e a previsão é que dentro de dois dias o setor esteja normalizado, realizando as cirurgias eletivas.”
Os hospitais das Clínicas e da Restauração não são os únicos a terem esse tipo de problema. Na semana passada, o Hospital Barão de Lucena, na Iputinga, Zona Oeste da capital, também suspendeu as cirurgias.

6. Líder de roubo de carga é preso

Um dos mais procurados ladrões de carga do Norte-Nordeste do País está preso em Pernambuco. O criminoso, com quatro mandados de prisão expedidos pela Justiça do Estado, é o prefeito eleito da cidade de Curimatá, no Piauí, José Arlindo da Silva Filho, 51 anos, conhecido como Gordo do Tomate. O político é acusado de comandar quadrilha responsável por uma série de investidas contra caminhões em Pernambuco, Bahia, Paraíba, Maranhão e Pará. O bando atua há vários anos e, para esconder os veículos roubados, cavava grandes túneis em cidades do interior, onde realizava o desmanche dos caminhões e a distribuição da carga.

7. Mais de 3 mil afetadas no Rio e ES

Quase 2 mil pessoas no Rio e cerca de 1.500 no Espírito Santo foram afetadas pelas chuvas fortes que atingiram grande parte das regiões Sul e Sudeste do País. No Rio, os municípios de Barra do Piraí, Paracambi, Silva Jardim, Rio Bonito e Carapebus decretaram situação de emergência. Em Rio Bonito, uma menina de 3 anos e uma mulher de 23 morreram na última terça-feira soterradas no desabamento de suas casas. A Defesa Civil estadual informou que há 1.508 desalojados e 477 desabrigados.
No Espírito Santo, Iconha, Vargem Alta, Baixo Guandu, Vila Velha, Domingos Martins, Marechal Floriano, Guarapari e Itapemirim também decretaram situação de emergência. No Estado capixaba há 450 pessoas desalojadas e 336 desabrigadas. Segundo a Defesa Civil, há locais onde já começam a faltar comida e água, como o bairro de Portal da Garças, em Vila Velha, onde a única maneira de entrar e sair é de caminhão ou em embarcação.
No Espírito Santo, 890 imóveis foram danificados, 19 casas destruídas e outras 55 correm risco de desabamento por estarem em área de risco. Já foram registrados 91 deslizamentos de terra. No fim da tarde de hontem, a Polícia Rodoviária Federal interditou dois quilômetros da BR-101, entre as cidades de Fundão e Ibiraçu. A previsão de reabertura da rodovia é amanhã (28). Na Grande Vitória, a ferrovia Centro-Atlântica está, desde terça-feira, interditada por causa da queda de um barranco e de deslizamento de pedras

8. Uma criança morre de câncer por hora

A cada hora uma criança morre vítima de alguma espécie de câncer no Brasil, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) ontem, Dia Nacional de Combate ao Câncer. É a doença que mais mata crianças e adolescentes de 5 a 19 anos no País. Em média, por ano, cerca de 9.890 crianças e adolescentes morrem de câncer.
Apesar de ser a primeira pesquisa do gênero no Brasil, ela mostra que ao longo dos anos houve uma desaceleração no número de mortes por câncer no País, o que acompanha uma tendência mundial. Nos últimos 30 anos, as chances de crianças e jovens com câncer diagnosticado se curarem passaram de 15% para 85%, em um movimento exatamente oposto ao das taxas de mortalidade, aponta o estudo.

9. Acidente com mobilete mata criança e condutor

Um acidente entre uma mobilete Shineray, de 50 cilindradas, e uma carreta Scania 360, causou a morte de um homem de 39 anos e uma criança de nove anos, ontem, nas imediações do quilômetro 94 da BR-101 Sul, no Cabo de Santo Agostinho. O menino teve a cabeça esmagada pela carroceria da carreta e o tio foi atingido na perna direita. O condutor da mobilete, Ronaldo Fagundes de Albuquerque, 39, estava voltando para a sua casa, em Ponte dos Carvalhos (distrito do Cabo), com o sobrinho, Ednaldo Ferreira de Lima, 9, quando aconteceu a colisão, às 11h30.

Política

10. Lula antecipa a sua chegada ao Recife

Os detalhes da terceira visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Pernambuco, este ano, só serão definidos hoje, quando o chefe-de-gabinete do governador Eduardo Campos (PSB), Renato Thiebaut, se reúne com o cerimonial do Palácio do Planalto e seguranças do presidente, às 15h, no Palácio das Princesas. O estafe do petista chegou ao Recife, ontem, e já visitou os locais dos eventos. Segundo Thiebaut, houve uma mudança na agenda do presidente e a chegada dele foi antecipada para segunda-feira (1º), às 19h.
O movivo é o evento que anunciará Pernambuco como o primeiro Estado a universalizar a energia elétrica. O ato, previsto para ocorrer na noite de segunda, no Palácio das Princesas, também será uma homenagem ao ex-governador e avô de Eduardo, Miguel Arraes (falecido em 2005), que fez da eletrificação rural uma das bandeiras de seu governo. Eduardo tratou dessa agenda com o presidente, ontem, em Brasília. O governador almoçou com o petista, no Palácio, e, à noite, participou de jantar na residência oficial do presidente.

11. Cássio fica no cargo, diz TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) voltou atrás ontem à noite e decidiu, por 5 votos a 2, que o governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), poderá permanecer no cargo até o julgamento dos recursos apresentados no tribunal.
Tais recursos são os chamados embargos de declaração – ações que contestam tecnicamente a decisão que levou à cassação do tucano. Se os embargos forem negados, ele terá que sair do cargo, mesmo sem a decisão ter sido publicada. Cássio Cunha Lima e o vice-governador, José Lacerda Neto (DEM), foram cassados na semana passada por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2006. O TSE decidiu, então, que eles deveriam abandonar o cargo assim que o acórdão do julgamento fosse publicado, o que não havia ocorrido até o momento. Enquanto não for publicado, a defesa de Cunha Lima não pode entrar com os embargos no TSE.

12. PMN se alia ao PPS e lança Jungmann para o Senado

Os presidentes estaduais do PPS e do PMN, deputado Raul Jungmann e o pedagogo Sílvio Barbosa, respectivamente, informaram ontem que os dois partidos fecharam uma aliança para as eleições de 2010. E para demonstrar que a união é para valer, Sílvio Barbosa lançou, informalmente, Jungmann como pré-candidato a senador com o apoio do PMN. “A candidatura de Jungmann ao Senado é uma forma da nossa aliança marcar posição”, disse. A aliança deverá ser chancelada pelas executivas dos dois partidos até 15 de dezembro.
Jungmann tratou com cautela seu “lançamento” na disputa ao Senado. Foi enfático: sua prioridade é renovar o mandato de deputado federal. Mas não descartou a “possibilidade” de disputar a eleição para senador. “A prioridade é me reeleger deputado. Agora, quando você faz política, seu nome está sempre à disposição. Isso (candidatura ao Senado) vai depender das forças políticas em 2010”, afirmou o deputado.

13. Crise ameaça gestão arrojada na PCR

Preocupado com as conseqüências da crise econômica internacional, o prefeito eleito do Recife, João da Costa (PT), não deve fazer grandes investimentos no seu início de governo. “O ritmo de crescimento da receita não vai ser o mesmo dos últimos cinco anos. Isso afeta fazer um projeto mais arrojado de governo, mais obras com mais investimentos”, avaliou o petista, ontem, durante almoço em sua homenagem, oferecido pelo Grupo de Empresários do Recife (GERE).
Ele considera que, por conta da crise, terá um “nível de dificuldade razoável” na governabilidade. “Nós não vamos viver nos próximos quatro anos o que vivemos nos últimos cinco. O Brasil teve um crescimento médio de 5%. Você não vai repetir esse crescimento nos próximos quatro anos. Pelo menos é a avaliação de agora. Então, queremos iniciar o governo com muito cuidado para que as contrapartidas e os investimentos que temos hoje estejam garantidos”, declarou.

14. Queiroz anuncia secretariado

O prefeito eleito de Caruaru, José Queiroz (PDT), anunciou, ontem, os nomes de parte do seu secretariado e de integrantes do segundo escalão. Foram confirmados seis secretários, três gestores de entidades que têm status de secretaria (Fundação de Cultura, Caruaru Prev e Central de Abastecimento) e os titulares das diretorias de Meio Ambiente e Controle de Vetores, além do responsável pelo Aeroporto Oscar Laranjeira.
Entre os nomes que já eram esperados estão o de Douglas Cintra (Secretaria de Relações Institucionais), Francisco Beltrão (Secretaria de Infra-estrutura e Políticas Ambientais), Franco Vasconcelos (Secretaria de Desenvolvimento Econômico) e José Carlos Menezes (Secretaria de Gestão de Negócios Municipais).
A maior novidade foi em relação ao titular da Secretaria da Fazenda, que será ocupada pelo auditor fiscal do Tesouro Estadual, André Alexei Lyra Câmara. Outro novato será Bernardo de Lima Barbosa Filho, que vai assumir a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas. Com 25 anos, ele será o secretário mais novo da história da cidade.

Esportivas

15. Hamilton deve desfalcar o Náutico

O que parecia ser uma simples dor muscular poderá virar em um sério problema a ser solucionado pelo técnico Roberto Fernandes. Numa ressonância magnética, realizada na última quarta-feira, ficou constatado que Hamilton está com um edema no adutor da coxa direita. Amanhã, o volante será reavaliado pelos médicos do clube para saber se terá condições de jogo. Caso seja vetado (o que provavelmente deverá acontecer), Reinaldo tem grandes chances de substituí-lo. Outro que poderá ficar de fora do embate de domingo, contra o Atlético/PR, é Felipe. Porém, o quadro do atacante é menos grave.

16. Bom treino abona Bala para domingo

O atacante Carlinhos Bala foi o destaque do coletivo-apronto, ontem à tarde, no CT do Leão, em Paratibe. Ele começou o treino no time considerado reserva e marcou um belo gol. No segundo tempo, entrou na vaga do jovem atacante Ciro, 19 anos, e marcou mais outro. Dessa forma, praticamente garantiu a sua escalação ao lado de Roger no jogo contra a Portuguesa, domingo, no Canindé, em São Paulo, pela penúltima rodada da Série A do Brasileirão.
Carlinhos Bala termina contrato com o Sport no dia 31 dezembro. Ele terá de retornar ao Cruzeiro, que tem 65% dos seus direitos federativos. O atacante possui 30%, enquanto o Santa Cruz ainda detém 5%. Bala, porém, só tem mais seis meses de contrato com o clube mineiro. Por isso, há a possibilidade de uma negociação com o Sport.

17. Conselho aprova a venda do CT

O Conselho Deliberativo do Santa Cruz autorizou ontem à noite – durante a reunião que elegeu Roberto Arraes como novo presidente do órgão – a possível venda do Centro de Treinamento Valdomiro Silva. Mas, como o quórum não foi suficiente, a ata ficará aberta para que as 20 assinaturas restantes sejam alcançadas hoje. O Executivo deve utilizar os recursos da venda para negociar a compra de outro espaço. A diretoria está de olho em terrenos em Camaragibe e em Paulista.
O Santa Cruz pretende investir nas categorias de base para seguir modelos que deram certo no Brasil. Equipes como o Vitória-BA, que estão perto da realidade regional, servem como exemplo para a montagem de um centro de treinamento adaptado às exigências do futebol moderno. Os tricolores também conheceram a fundo os trabalhos de revelação de jovens valores desenvolvidos por São Paulo e Atlético-PR.

Policiais

18. Garçom executado dentro da própria casa

O filho mais velho do vendedor ambulante Antônio Bernardo da Silva, o garçom Daniel Bernardo da Silva, de 18 anos, foi assassinado a tiros dentro da própria residência, no final da noite de anteontem. O crime aconteceu na rua 12, que fica no Alto da Bela Vista, município do Cabo de Santo Agostinho. Três tiros atingiram o jovem. Daniel ainda tentou correr para pedir socorro ao pai, que mora na casa vizinha, porém, caiu morto em frente ao quintal da casa. Poucos minutos depois, mais dois tiros foram ouvidos. A pouco menos de 100 metros do local, um homem identificado apenas por Cid sofreu uma tentativa de homicídio. Ele foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para um hospital no Recife não-informado.

19. Morto enquanto limpava o quintal

Um rapaz identificado pelo nome de Alexandro Cavalcanti da Silva, de 22 anos, foi friamente assassinado a tiros, por volta das 23h de anteontem, enquanto limpava o quintal de uma residência, que fica na rua Bela Vista, em Vila dos Palmares, Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes. A população local ainda muito assustada com a brutalidade do crime, preferiu não sair de casa, portas e janelas das casas vizinhas permaneceram fechadas. Apenas um morador das proximidades, que pediu para não ser identificado, disse aos policiais que escutou cinco tiros.
O cabo do 6° Batalhão de Polícia Militar, Edivaldo Alves, foi um dos primeiros policiais a chegar ao local do crime e isolar a área. De acordo com ele, nenhuma testemunha apareceu para falar sobre o crime contra o jovem. “Ninguém contou o que aconteceu. O difícil acesso ao local e a falta de iluminação dificultaram a identificação dos agressores”, disse o cabo.

20. Assassinado com tiro na cabeça

A maioria das casas da invasão Alto do Sol, no terminal da rua do Triunfo, em Ponte dos Carvalhos, ficaram vazias, anteontem à tarde, após o assassinato de Abimael Evaristo da Silva, de 25 anos. “Uma pessoa boa como Nadja (mãe da vítima) não merecia passar por isso”, comentavam as vizinhas.“Um ferimento provocado por arma de fogo na temporal direita (cabeça), com características de curta distância, provavelmente à queima-roupa”, observou o perito do IC Amilcar Filho. A mãe da vítima, Nadja Maria da Silva Oliveira, 39, contou que Abimael estava desempregado e começaria a trabalhar no dia 1º de dezembro. “Não sei se é crack ou maconha, mas ele era viciado, eu não vou negar”, lamentou a dona de casa.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog