Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

JORNAL DO VALE

1. Cirurgias reduzidas em 60% no HGV

As duas maiores salas do bloco cirúrgico A, situado no segundo andar do ambulatório do Hospital Getúlio Vargas (HGV) estão interditadas devido ao desabamento de parte do gesso que reveste o teto do setor. O problema, ocorrido no último dia 18, foi causado por infiltrações resultantes da falta de escoamento do líquido proveniente do ar-condicionado. Devido à interdição, houve uma redução de 60% na oferta de cirurgias eletivas - diariamente são feitas cerca de 30 procedimentos, entre eletivas e emergenciais -, fato que tem gerado insatisfação por parte dos pacientes internados. O agricultor Ernesto Sebastião da Silva, de 49 anos, está internado há 16 dias no HGV esperando ser submetido a uma operação para retirada dos cálculos renais. Ele já chegou a ser preparado para enfrentar a cirurgia, mas o procedimento foi suspenso. “Tive que voltar para a enfermaria. No caminho de volta, vi o chão todo molhado e pouco tempo depois o teto de gesso caiu. Desde o incidente, não tenho expectativa do dia da operação”, contou.

2. Sete feridos após colisão na cidade de Igarassu

Sete pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo dois caminhões e uma Kombi que funcionava como transporte coletivo. O fato aconteceu por volta das 6h10 de ontem, na BR-101 Norte, no distrito de Cruz de Rebouças, em Igarassu, município da RMR. Por causa do acidente, o trânsito na rodovia ficou lento por aproximadamente uma hora. Os feridos, todos do transporte coletivo, de placa KHN-8845, foram socorridos por paramédicos do Corpo de Bombeiros e do Samu, além de carros particulares que passavam na via, para hospitais do Grande Recife.
Testemunhas contaram que o caminhão de uma transportadora, de placa KKW-1775, colidiu na traseira da Kombi. Os dois veículos trafegavam no sentido Igarassu/Paulista, porém o de menor porte estava na via local. A Kombi, segundo o motorista do caminhão da transportadora, Landerson Luiz Santos, de 26 anos, entrou repentinamente na faixa principal da BR e teria ocasionado o acidente. “Eu vinha na minha mão, normalmente, quando a Kombi entrou de repente. Foi muito rápido. Ela tentou passar entre o meu caminhão e o outro (caminhão-baú)”, explicou. Agentes do plantão da Delegacia de Paulista estiveram no local e registraram a ocorrência.

3. Acusado de triplo é assassinado em Garanhuns

O homem que confessou ter praticado um triplo homicídio em Garanhuns, no último domingo com a ajuda de dois menores, está morto. José Gabriel de Oliveira Gomes, 23, foi barbaramente espancado por detentos da cadeia pública de Garanhuns. Na noite de terça-feira, logo após quatro foragidos da unidade prisional terem sido recapturados pela polícia, os presos resolveram fazer justiça com as próprias mãos. Gabriel foi levado na manhã de ontem à emergência do Hospital Regional Dom Moura em estado grave. De acordo com o médico Pedro Ferreira, que atendeu o detento, o paciente apresentou politraumatismo com várias lesões pelo corpo, além de um traumatismo crânio-encefálico.
José Gabriel estava numa cela isolada e por isso não conseguiu fugir durante a rebelião de terça-feira à noite. Ele teve os dentes quebrados, olhos furados e chegou a ser pendurado pelos testículos. Os detentos não atenderam ao apelo da mãe de Gabriel, Lindinalva Oliveira. No dia em que ele foi preso, ela pediu através da imprensa que o filho não fosse maltratado. “Eu queria pedir para não judiarem dele na cadeia. Ele é um menino bom, só foi influenciado pelo monstro”, disse referindo-se a um dos menores que ajudou Gabriel a executar a família.


4. Aluna agredida em sala de aula

A aula de uma turma do programa ProJovem da Escola Municipal Iraci Rodovalho, no Curado II, Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, terminou com uma estudante ferida por um colega, na noite de anteontem. Carolina Kelly Coelho da Silva, 21 anos, levou dois chutes de um dos alunos da mesma classe porque brincou com a professora. O rapaz entendeu que era com ele e não gostou. Carolina teve um corte na cabeça e está com o braço esquerdo imobilizado. Assustados, alguns alunos pensam até em abandonar o colégio.
A violência provocou o encerramento das aulas. A escola fechou logo após o incidente, às 19h, quando o expediente normal seria até 22h. Carolina foi levada por duas professoras para o Hospital Otávio de Freitas, em Tejipió, Zona Oeste do Recife. Recebeu dez pontos próximos à orelha esquerda (dois internos e oito externos). Como ela se defendeu do segundo chute com o braço, o membro inchou e precisou ser enfaixado.

5. Falsos policiais roubam grupo

Quatro bandidos em uma picape Ranger se passaram por policiais federais e roubaram três homens que seguiam para a Feira do Gado, em Caruaru, Agreste, na última terça-feira. Eles levaram o veículo das vítimas e R$ 20 mil. Segundo a polícia, os assaltantes, armados com espingardas calibre 12, revólveres, pistolas e vestidos com camisas pretas semelhantes às da PF, simularam uma blitz. “Os homens foram abordados próximo à entrada do aeroporto. Eles foram levados e depois soltos, nus, próximo à Central de Abastecimento de Caruaru”, detalhou o sargento Christian. As vítimas, que vinham de Alagoas, conseguiram ajuda em uma fazenda. Para a polícia, possivelmente os bandidos já conheciam os homens e planejaram a ação. Nem o bando nem o carro das vítimas foram localizados.

6. Mortes e desabrigados nos estados do ES e RJ

Quase 800 pessoas já tiveram que deixar suas casas devido as chuvas que atingem o Espírito Santo. Agora são 450 desalojados e 336 desabrigados, além de 55 famílias notificadas para deixar os imóveis por risco de desabamento. O número de cidades que decretaram situação de emergência subiu de cinco para oito. A região de Vitória é a mais atingida.
Ao todo, 23 cidades do estado registraram problemas por causa da chuva. Diante disso, o governo lançou um plano de enfrentamento aos temporais. Ontem, o efetivo do Corpo de Bombeiros na região de Vitória foi aumentado em 60%. Os bombeiros vão atuar principalmente no corte de árvores que podem representar risco para a população.
RIO A chuva que atinge o estado do Rio há uma semana fez com que quatro municípios decretassem situação de emergência. O número de mortos subiu para dois. Anteontem, Ana Claudia Rodrigues Pereira, 23, que havia ficado soterrada nos escombros de uma casa que desabou, morreu no hospital. A outra vítima fatal do deslizamento de uma encosta, que atingiu três casas, foi Ana Beatriz da Conceição Rocha, 2. As outras nove vítimas do desabamento permanecem internadas. No município, 145 pessoas estão desalojadas e 110 desabrigadas e foram alojadas em escolas municipais.

7. Barco bate em ponte e deixa dez feridos

Uma rampa da estação das barcas da ilha de Paquetá, na baía de Guanabara, cedeu ontem no momento em que uma embarcação atracava. Doze passageiros caíram no mar, e dez pessoas que estavam na estação ficaram feridas, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Até o final da tarde, a Barcas S/A, que administra o transporte, não sabia dizer o que causou o desabamento.
A rampa cedeu às 8h24, quando uma embarcação que vinha da Praça 15, no centro do Rio, atracava na estação. Cerca de 90 passageiros estavam na barca. Os feridos foram levados para o hospital municipal de Paquetá. Até a conclusão desta edição, apenas dois continuavam internados, pois sofreram fraturas. A Capitania dos Portos abriu investigação sobre o desabamento, mas não chegou a interditar a estação.

8. Ameaçada, mãe se jogou com o filho, diz polícia

O menino L., 6 anos, sobrevivente da queda do apartamento em Guarulhos (Grande SP), no último dia 18, disse ontem à polícia que a mãe dele, a operadora de caixa Andréia Cristina Bezerra Nóbrega, 31 anos, pulou com ele pela janela em uma tentativa de fugir do pai, o pagodeiro Evandro Correia Filho, 35 anos, que os ameaçava. Segundo o depoimento anexado ao inquérito, o menino disse: “Ele bateu na minha mãe e pegou uma faca pra matar a gente. Eu acho que ele fez isso porque ele falou que a gente traiu ele’’.
De acordo com o delegado Cristiano Engel, a testemunha disse que foi o pai quem cortou a mangueira do gás da cozinha, ameaçando explodir o apartamento. A “traição’’, segundo o policial, seria reflexo de um comportamento ciumento do acusado. A criança fez desenhos enquanto prestava depoimento. Uma das imagens mostra o pai com uma faca ao lado do armário da cozinha. Outra é da mãe o pegando do sofá. A terceira cena retrata o menino no colo da mãe, ambos caindo da janela, segundo o delegado. O menino ainda desenhou um monstro para expressar o que ocorreu depois.

9. Garoto diz que mãe se jogou com ele de prédio

O menino de 6 anos que sobreviveu após cair de um apartamento em Guarulhos (Grande São Paulo), no último dia 18, disse ontem à polícia que a mãe dele, a operadora de caixa Andréia Cristina Bezerra Nóbrega, 31, pulou com ele pela janela em uma tentativa de fugir do pai do garoto, o pagodeiro Evandro Correia Filho, 35, que os ameaçava.
Segundo o depoimento anexado ao inquérito, o menino disse: “Ele bateu na minha mãe e pegou uma faca pra matar a gente. Eu acho que ele fez isso porque ele falou que a gente traiu ele”.
De acordo com o delegado Cristiano Engel, o garoto afirmou que foi o pai quem cortou a mangueira do gás da cozinha, ameaçando explodir o apartamento. A traição, segundo o policial, seria reflexo de um comportamento ciumento do acusado.
A criança fez desenhos durante o depoimento. Um deles mostra o pai com uma faca ao lado do armário da cozinha. Outra é da mãe pegando-o do sofá. A terceira cena retrata o menino no colo da mãe, ambos caindo da janela, segundo o delegado. O menino ainda desenhou um monstro para expressar o que ocorreu depois.
O depoimento durou pouco mais de duas horas e ocorreu no quarto onde o menino estava internado, na Santa Casa de Misericórdia da capital paulista. No quarto, havia uma psicóloga, uma assistente social, a diretora da pediatria e uma de suas tias – além do delegado e do promotor Marcelo Oliveira.

Política

10. DEM vai contestar decisão do TER

Dois dias depois de o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) livrar o prefeito eleito, João da Costa (PT), da cassação, o partido Democratas resolveu que recorrerá da decisão, embora só o Ministério Público de Pernambuco é que, teoricamente, poderia entrar com recurso contra a decisão. O recurso será ao próprio TRE, com um embargo de declaração, questionando “omissões no julgamento” e, posteriormente, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O advogado do DEM, Ramiro Becker, aguarda a publicação do acórdão para dar entrada no documento. Na última segunda-feira, durante o julgamento, Ramiro Becker tentou passar de assistente simples para assistente “litis consorcial”, o que lhe garantiria o direito de figurar como parte do processo para poder, inclusive, entrar com recurso contra a decisão. Mas o pedido foi negado pela Corte.
O advogado do PT, Ricardo Soriano, acredita que o TRE pode rejeitar o pedido do DEM. “Ele não é parte legítima no processo. É possível que seja rejeitado”, comentou, enfatizando que “talvez estejam criando um fato político”. Já Becker, citando o artigo 499 do Código Civil, assegurou que pode recorrer da decisão na condição de “terceiro prejudicado”.

11. PSDB quer novo pleito na Paraíba

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), deverá analisar em breve uma outra envolvendo o processo de cassação do mandato do governador da Paraíba Cássio Cunha Lima. O PSDB, pede a realização de uma nova eleição no Estado. Segundo o partido, isso deve ocorrer porque os votos do tucano serão considerados nulos e o posto não poderá ser ocupado pelo segundo colocado, que não teve a maioria dos votos.
Ontem, o ministro arquivou o pedido do vice-governador, José Lacerda Neto, de suspensão da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou o mandato do governador tucano e dele próprio por suposto envolvimento com a distribuição de cheques à população no período eleitoral de 2006 O ministro arquivou o pedido de Lacerda Neto por razões técnicas.

12. Solenidade virou ato pró-Dilma

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, viveu ontem o primeiro ato informal de campanha, dentro do Palácio do Planalto, para a sucessão do presidente Lula, em 2010. Sob gritos de “poderosa” ela foi a estrela de uma solenidade que reuniu mais de mil representantes de movimentos sociais. Depois de mais de três horas de falatórios e apresentação de números, a ativista do Movimento Negro, Cleide Hilda de Lima e Souza, de 46 anos, surpreendeu a platéia ao defender a eleição de Dilma, sob aplausos da platéia que, até então, não escondia estar enfadada.
Dilma Rousseff agora se apresenta com novo visual e contou que trocou os óculos por lentes de contato. Ela ficou um pouco constrangida, tentou demonstrar surpresa, mas não escondeu sua satisfação quando a representante do Movimento Negro defendeu a sua eleição, sob aplausos da platéia.

13. Newton tem 48 horas para liberar informação

O juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca do Jaboatão dos Guararapes, Marcus Vinícius Nonato Rabelo Torres, concedeu, ontem, liminar obrigando a equipe de transição de governo, montada pelo prefeito Newton Carneiro (PRB), a repassar todas as informações referentes à administração municipal para o grupo do prefeito eleito Elias Gomes (PSDB). Com a decisão, a atual gestão terá o prazo de 48 horas para entregar toda a documentação solicitada na Câmara Municipal e cinco dias para encaminhá-la ao escritório da assessoria jurídica do tucano. O não cumprimento da determinação implicará em multa diária de mil reais.

14. Pressão em favor de Coutinho

A disputa pela primeira-secretaria da Assembléia Legislativa sofreu nova reviravolta ontem. O grupo de deputados chamado de G-20, que anteontem ensaiava lançar André Campos (PT) para o cargo, recuou e decidiu apoiar a reeleição do atual titular do cargo, João Fernando Coutinho (PSB). Os parlamentares argumentam que prevalece no Legislativo um “sentimento de continuidade” nos postos-chave da Mesa Diretora. O acordo foi sacramentado à tarde, em reunião ocorrida no gabinete do presidente Guilherme Uchoa (PDT), da qual participaram - além do pedetista e de João Fernando - 17 integrantes do G-20. Coutinho, entretanto, concorrerá sem o apoio do seu partido, que já oficializou o nome de Aglailson Júnior para o cargo.

Esportivas

15. Alvirrubros contam as horas para o jogo de domingo

Casa cheia, partida decisiva, nervos à flor da pele. Ingredientes ideais para deixar qualquer jogador contando as horas para entrar em campo. E no Náutico não está sendo diferente. A quatro dias do duelo contra o Atlético/PR, que poderá definir o futuro do Timbu no Campeonato Brasileiro da Série A, os jogadores alvirrubros já não conseguem esconder a ansiedade para que o grande jogo chegue o mais rápido possível. Ontem, nos treinamentos feitos no Centro de Treinamento Wilson Campos, os atletas admitiram a vontade de resolver o confronto o mais rápido possível, mas ressaltaram a importância de saber manter os nervos no lugar quando a bola começar a rolar.

16. A cartilha de férias rubro-negra

Os fatos: o Sport tem uma das temporadas mais difíceis da sua história pela frente, com a disputa da Libertadores e o cansativo esquema “jogo quarta e domingo” aparecendo em boa parte do ano. O calendário do Campeonato Pernambucano, que tem início no dia 11 de janeiro, não permite que os times façam uma pré-temporada decente. “Desumano”, foi a definição encontrada pelo preparador físico do Leão, Eduardo Baptista, que elaborou uma espécie de cartilha de comportamento, para que os jogadores rubro-negros possam seguir durante as férias. O objetivo é que eles se apresentem para os primeiros treinamentos em boas condições físicas.

17. Conselho recebe novo presidente

Com a posse do seu novo presidente sendo o principal acontecimento da noite, o Conselho Deliberativo do Santa Cruz se reúne hoje, às 19h30, no auditório do clube, para realizar mais uma reunião extraordinária do bloco, atualmente comandado interinamente pelo seu primeiro secretário, Nevton Borba. Apenas os 250 conselheiros do Mais Querido terão acesso ao encontro. Marcada logo após a renúncia do seu ex-comandante - o desembargador Bartolomeu Bueno, que foi aconselhado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a deixar o cargo -, a reunião de hoje à noite marcará a posse do secretário executivo da Fazenda, Roberto Arraes, como novo presidente do Deliberativo, conforme a Folha de Pernambuco publicou com exclusividade, na edição do dia 10 deste mês.

Policiais

18. Vendedor é barbaramente morto

Os moradores da rua Frei Caneca, que fica no centro da cidade de São Lourenço da Mata, acordaram na madrugada de ontem com gritos de dor e desespero de um vizinho. Por volta de 1h30, o vendedor de verduras Claudemir Gonçalves da Silva, de apenas 22 anos de idade, foi barbaramente espancado até a morte dentro da própria casa. Ele morava sozinho no local onde o fato aconteceu. Segundo informações de conhecidos, Claudemir já havia sido preso por agressão à ex-esposa.

19. Mulher pega por receptar motos roubadas

Operação realizada pela Polícia Militar (PM) no bairro de Jardim Uchôa, no Recife, conseguiu prender, em flagrante, uma mulher suspeita de integrar uma quadrilha de roubo de motocicletas. Andrele Cristina da Silva Gomes, de 20 anos, foi capturada dentro de uma residência, localizada na rua Novo Horizonte. Dentro do imóvel os policiais encontraram duas motocicletas que foram roubadas, no dia anterior, em bairros da Zona Oeste da Capital pernambucana.
Dois rapazes que estavam na casa no momento da investida, Alexandre Lucindo da Silva e Josialdo dos Santos Cabral Alves, ambos de 19 anos, conseguiram fugir, mas apresentaram-se à polícia no final da manhã. Andrele foi autuada em flagrante por receptação de veículo roubado. Os rapazes serão indiciados pelo crime de roubo de veículos. A PM chegou ao local onde as motos estavam guardadas a partir de informações prestadas por uma das vítimas.

20. Capturado chefe de boca-de-fumo

A 3ª Delegacia de Polícia de Repressão ao Narcotráfico (DPRN) apresentou, anteontem, Adriano Joaquim da Silva, de 24 anos, um dos chefes da venda de drogas nas proximidades do Conjunto Beira Mar, no bairro do Janga, em Paulista. A boca-de-fumo foi descoberta na operação Tracunhaém, realizada pela polícia no último dia 10 de outubro, quando foram autuadas três pessoas da mesma família. Desde então, Adriano estava sendo procurado, juntamente com o irmão dele, de nome não-revelado, e um terceiro líder do grupo, também não-identificado. Junto com Adriano, foi encontrada uma moto Honda CG Titan, de cor prata e placa KHJ-8701.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog