Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

JORNAL DO VALE

1. Tumulto no HR por falta de médicos

O drama de ver o filho e parentes sofrendo por causa de um acidente ou até mesmo com um tiro não tem explicação. Só quem passa, sabe descrever. Mas o sentimento de quem está nessa situação e tem que ficar com os braços cruzados, em uma emergência hospitalar, porque não há um médico neurologista para atender é perceptível: revolta e perplexidade. Essa foi a situação vivenciada, ontem, por volta das 10h30, por quem estava no Hospital da Restauração (HR), no Derby. De acordo com alguns profissionais de área de saúde, como enfermeiros e motoristas de ambulância, a realidade no HR está desse jeito há quase dois meses. Só pacientes com traumas graves estão sendo atendidos, os outros são vetados e precisam ser levados para outro centro médico.

2. Pais são suspeitos de molestar e matar bebê

O suposto assassinato de um bebê pelos pais na cidade de Itu, a 101 quilômetros de São Paulo, será apurado pela Delegacia da Mulher da cidade a partir de amanhã. A.V.A., de cinco meses, foi morta vítima de violências físicas, supostamente cometidas pelos pais, Márcio Correia Amaro, 24, e T. R. M., de 17 anos. A reportagem telefonou para a Delegacia da Mulher por mais de uma vez, mas ninguém atendeu ao telefonema, apesar de a informação obtida ser a de que o local estaria funcionando em esquema de plantão.
A criança chegou ao hospital na madrugada de sábado com sangramento vaginal e escoriações por todo o corpo e foi encaminhada ao IML de Sorocaba. O enterro da menina foi realizado ontem. O laudo do IML aponta hemorragia interna, contusão abdominal e dilaceração do rim esquerdo e do baço como causas da morte. O documento revela também que alguns dos hematomas espalhados pelo corpo do bebê datam de até dois meses atrás.

3. Babá acusada de matar menina de 2 anos

O corpo da menina Míriam de Paula da Silva, de 2 anos, foi enterrado ontem pela manhã, no Cemitério da Solidão, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. A criança morreu após sofrer hemorragia interna e os pais acusam a babá de ter espancado a menina. A mulher, de 29 anos, está sumida. No sábado à noite, vizinhos atearam fogo à casa dela.
Míriam e a irmã Marcela, de 8 meses, eram deixadas pelos pais na casa da vizinha havia duas semanas. De acordo com o servente Erivaldo Sebastião da Silva, pai das meninas, Míriam chorava toda vez que era levada para a casa da babá, mas o casal nunca desconfiou de maus tratos.
Na sexta-feira à tarde, a mulher pediu ajuda aos vizinhos para socorrer Míriam. Segundo ela, a criança teria caído durante o banho. A menina já chegou morta ao pronto-socorro e os pais só souberam do ocorrido quando voltaram do trabalho. A babá chegou a prestar depoimento na 54.ª Delegacia de Polícia (Belford Roxo), mas foi liberada.
O atestado de óbito informa que a menina morreu de hemorragia interna causada por ação contundente. “Ela deu socos na barriguinha da Míriam e os órgãos foram rompidos. A gente não entende como alguém pode fazer isso com uma criança. Está todo mundo revoltado”, comentou Maria Anunciado dos Santos, prima de Erivaldo.
Segundo Maria Anunciado, a babá saiu de casa na manhã de sábado, com o filho. À noite, vizinhos atearam fogo à residência. A polícia informou que ainda não tem elementos para indiciar a babá e aguarda o resultado do laudo do IML. O caso está sendo investigado pela 54 Delegacia de Polícia.

4. Recém-nascida achada no lixo

Uma bebê recém-nascida foi encontrada na manhã de ontem no bairro Vicente de Carvalho, no Guarujá, litoral sul de São Paulo, dentro de uma lixeira. Uma senhora escutou o choro da menina e acionou a polícia. A criança foi levada primeiro ao pronto-socorro Vicente de Carvalho e depois transferida para o Hospital Santo Amaro, onde foi avaliada pelo médico Tonioli Santos Filho. A recém-nascida chegou com os sinais vitais normais e passa bem.

5. Três crianças e uma jovem desaparecem

Três crianças e uma adolescente foram arrastadas pela correnteza e desapareceram no final da tarde de sábado durante um banho de rio no município de Água Clara (189 km de Campo Grande). Os irmãos Mayara da Silva Freitas, 12, Elder Agnaldo da Silva Freitas, 11, e Melquesedeque da Silva Freitas, 8, e a tia das crianças, Jeane da Silva Santos, 15, não foram encontrados.
O acidente ocorreu por volta das 16h, no rio Verde, localizado na zona rural do município. Segundo os bombeiros, trata-se de um local perigoso para os banhistas, com correnteza forte, pedras e corredeiras. “As crianças moram em uma fazenda e haviam ido à cidade para visitar os parentes. Foram com a tia ao rio e tudo aconteceu’’, diz o cabo Ivair Piva, do Corpo de Bombeiros de Três Lagoas, de onde partiu uma equipe de quatro homens para as buscas.

6. Colisão mata três e fere 20 em Araripina

Acidente entre uma moto e um ônibus que seguia para Teresina, Piauí, às 2h de ontem, na BR-316, em Araripina, Sertão do Estado, deixou três mortos e 20 feridos. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a moto atravessou na frente do ônibus, que capotou. Trinta pessoas estavam no ônibus. Na colisão, morreram Diógenes Lima de Lucena, 18, e Antônio Gabriel da Silva, 15, ambos na moto, e René Marie Furtado Batista de Melo, 57, passageira do ônibus. Os feridos seguiram para hospitais da região. A Delegacia de Araripina investiga o caso.

7. País já soma 84 mil desabrigados

Antes mesmo da chegada do verão, as chuvas já obrigaram 84.670 pessoas a deixar suas casas em várias partes do País. Ao menos 116 morreram, sendo 114 apenas em Santa Catarina. Em 89 municípios foi decretado estado de emergência ou de calamidade pública – ou seja, eles podem pedir verba federal ou estadual para obras de reconstrução, que podem ser feitas sem licitação.
Os Estados mais atingidos são Santa Catarina, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Também já há estragos registrados no Vale do Paraíba (interior de São Paulo). A previsão da meteorologia é que continue chovendo forte nessas regiões entre hoje e amanhã.
A Defesa Civil de Santa Catarina aponta para a chegada de uma frente fria, do Sul, que deve causar temporais em todo o Estado, inclusive no Vale do Itajaí e em Grande Florianópolis, onde o nível dos rios está alto, e o solo, encharcado, com perigo de mais deslizamentos. No Estado, mais de 78 mil pessoas deixaram suas casas. Algumas já puderam voltar, outras continuam sem saber para onde vão. As cidades mais atingidas são Ilhota, Itajaí e Blumenau, todas no Vale do Itajaí. O nível da água no rio Itajaí-Açu já baixou, mas os deslizamentos de terra ainda não cessaram.

8. Pernambucanos enviam 53 toneladas de donativos

As vítimas das chuvas em Santa Catarina contarão em breve com a solidariedade dos pernambucanos. O empresário João Bosco Nunes, que no último fim de semana conseguiu deixar um caminhão estacionado na Avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, arrecadou 53 toneladas de donativos.
A primeira parte do que foi conseguida (24 toneladas) seguiu ontem pela manhã para Santa Catarina. A outra parte deve ser enviada hoje. “Morei por um tempo em Santa Catarina e me apaixonei pela terra. Tem um povo muito bom, hospitaleiro. Ao ver as cenas de tudo destruído, decidi fazer alguma coisa. Por isso pensei em arrecadar coisas que pudessem ajudar quem perdeu tudo”, explicou Santos.

9. Caminhão cai e motorista morre

Depois de parar em um posto de combustível para descansar e reabastecer a carreta, o caminhoneiro Anselmo Noga, de 33 anos, despencou da BR-101 Sul, no Cabo de Santo Agostinho. O veículo foi parado por um barranco, no meio da vala, mas com o impacto o motorista faleceu ainda no local. O acidente aconteceu por volta das 6h de ontem, quando a vítima levava um carga de embalagens de creme dental, que seria entregue em Ipojuca, em uma indústria. Segundo Sidneia Gomes da Silva, gerente operacional da Bituri Transporte Rodoviário, empresa onde Noga trabalhava e a quem pertencia o carro, o material partiu do Paraná, onde o funcionário morava. Ela disse que ele estava acostumado a fazer esse trajeto e com isso a chance de ter errado a rota é quase nula. “Ninguém sabe o que pode ter acontecido para o transporte sair da pista”, contouA preocupação dos funcionários da empresa que estiveram no local era visível, todos falavam que o colega era experiente e bastante acostumado a transportar aquele tipo de carga. Segundo eles, algumas pessoas falaram que o pneu da carreta estourou, antes do motorista perder o controle. Mas a afirmação não passava de uma especulação, até o momento. O que realmente ocorreu só vai poder ser dito, quando os peritos concluírem as investigações.

Política

10. Lula chega hoje com agenda cheia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega ao Recife na noite de hoje, quando realizará a terceira visita ao Estado, só este ano. A passagem do petista tem início às 19h, horário marcado para chegada à Base Aérea, e seguirá até à noite de amanhã, com uma agenda formada por compromissos administrativos e políticos. O primeiro evento acontecerá às 20h de hoje, no Palácio do Campo das Princesas, atendendo a um pedido especial do governador Eduardo Campos (PSB). O socialista fez questão da presença do aliado na ocasião em que receberá o mérito por Pernambuco ser o primeiro Estado a registrar a universalização da energia elétrica.
Mais do que a apresentação de resultados das ações do Programa Luz para Todos, o evento tem uma forte simbologia política, uma vez que foi o avô do governador, Miguel Arraes, que, ao ocupar o cargo pela primeira vez, em 1963, iniciou o programa de Eletrificação Rural, intensificando os investimentos em sua segunda gestão (1987/ 1990). Na solenidade, que contará com a presença de diversas lideranças pernambucanas, Eduardo fará uma homenagem ao ex-governador, falecido há três anos. Após a cerimônia, Lula seguirá para o Hotel Atlante Plaza, onde ficará hospedado.

11. Humberto marca espaço em encontro

Enquanto os holofotes da mídia voltam-se para uma possível candidatura do prefeito João Paulo (PT) ao Senado, em 2010, o secretário estadual das Cidades, Humberto Costa (PT), trabalha nos bastidores no intuito de fortalecer seu nome para disputar um cargo eletivo daqui a dois anos. O ex-ministro foi a única liderança de peso no Estado a prestigiar o encerramento do Encontro Regional dos Prefeitos eleitos do PT, ontem, em um hotel no bairro de Boa Viagem. Humberto, contudo, ainda não definiu que posto disputará. Questionado se poderia sair para deputado federal, senador ou até mesmo governador - na hipótese de Eduardo Campos (PSB) se lançar na corrida pela Presidência -, o petista esquivou-se, respondendo, apenas, que “há possibilidade, sim”. “Prefiro não comentar nada sobre 2010”, ponderou.

12. Deputados elegem nova Mesa hoje

Os deputados estaduais elegem, hoje, a nova Mesa Diretora da Assembléia Legislativa para o próximo biênio. Das sete vagas, seis têm candidato único, inclusive a da presidência, com o atual titular Guilherme Uchoa (PDT). A votação acontece às 15h, no plenarinho, e o único cargo onde haverá disputa é o de primeiro-secretário, segundo mais importante da Casa, por ser responsável pela parte administrativa. Dois socialistas registraram candidatura: João Fernando Coutinho, que tenta a reeleição, e Aglailson Júnior. São necessários 25 votos - de um total de 49 - para eleger um deles. O edital com as normas do processo eleitoral foi publicado no Diário Oficial, no último dia 25 de novembro.
Com exceção da primeira-secretaria, houve um “acordão” firmado entre todos os deputados para evitar disputa. Guilherme Uchoa tem a simpatia de todos na Assembléia, tanto dos governistas quanto dos oposicionistas. O mesmo deve acontecer com o atual primeiro-vice, Izaías Régis (PTB), que também será reconduzido ao posto.

13. Grupo tenta demover Aglailson Júnior

Uma comissão de deputados estaduais terá uma reunião, hoje, com o colega Aglailson Júnior (PSB), para tentar convencê-lo a retirar sua candidatura à primeira secretaria. O encontro está marcado para as 9h, na Assembléia Legislativa, provavelmente na sala de estar onde os parlamentares costumam reunir-se, conhecida como “buraco frio”. A comissão será formada por André Campos (PT), Emanuel Bringel (PSDB), Eriberto Medeiros (PTC) e Izaías Régis (PTB). Na ocasião, eles argumentarão que Aglailson poderá ter prejuízo político se continuar na disputa, já que a maioria dos estaduais tende a votar em João Fernando Coutinho (PSB) - atual primeiro-secretário, que tenta a reeleição.

14. PMDB poderá adiar indicação para presidência do Senado

A pedido do senador José Sarney (PMDB-AP), o PMDB do Senado deve adiar a definição sobre a indicação do candidato do partido à presidência da Casa, que está marcada para esta quarta-feira, dia 3 de dezembro. A nova iniciativa de Sarney, que continua afirmando nos bastidores sua decisão de não disputar com o petista Tião Viana (AC) no plenário, serviu para provocar novos rumores de que o peemedebista aceitaria o cargo se for resultado de um acordo entre os partidos do governo e da oposição.
O ministro de Relações Institucionais, José Múcio, disse ontem, contudo, que o Planalto vai insistir para que os postos de comando do Senado e da Câmara sejam divididos entre o PT e o PMDB, os dois maiores parceiros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “É importante para o equilíbrio das forças”. Ou seja, a eleição do presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), para o comando da Câmara, e de Tião Viana para o Senado.

Esportivas

15. Vitória na raça e determinação

Empurrados por 19.390 torcedores, o Náutico conquistou, ontem, uma importantíssima vitória para a sua permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. Apesar de ter saído atrás do placar, os alvirrubros mostraram ter brio e conseguiram, na base da raça e da determinação, uma virada de 2x1, contra o Atlético/PR, pela penúltima rodada da competição. Com dois gols de Clodoaldo, o nome da partida, o Timbu subiu uma colocação e, agora, está em 15°, com 43 pontos.
A comemoração dos alvirrubros só não foi maior porque Figueirense e Vasco da Gama, adversários diretos na luta contra o rebaixamento, também venceram seus respectivos jogos. Na última rodada, basta ao Náutico um empate contra o Santos, em 14°, com 44, para escapar do descenso. Caso ganhe, tudo poderá ficar melhor, pois se o Internacional levantar a taça da Sul-Americana, quem terminar em 14° lugar também estará garantido na competição intercontinental.

16. Sport manda Portuguesa para Série B

Depois de ter livrado a Portuguesa do rebaixamento à Terceira Divisão, em 2005, ao perder por 3x2 em plena Ilha do Retiro, quis o destino que o Sport estivesse diante da Lusa em mais um momento decisivo. Dessa vez, a história foi escrita diferente. Depois de sofrer uma virada no primeiro tempo, o Sport conseguiu empatar em 2x2, ontem, no Canindé, e selou o rebaixamento do time paulista para a Segundona. Os gols rubro-negros foram marcados por Márcio Goiano e Fumagalli, que fez o milésimo gol deste Brasileirão, enquanto que Edno e Jonas fizeram para o time paulista.

17. Reforços podem ser anunciados hoje

Com o presidente coral, Fernando Bezerra Coelho, tendo anunciado no final da semana passada que, até o dia 20 deste mês, será injetado R$ 1,5 milhão nos cofres da Santa Cruz S/A, o anúncio de reforços para a temporada 2009 ficou mais próximo de acontecer, com os primeiros nomes podendo sair ainda hoje. Com dinheiro em caixa, a intenção da diretoria do clube é divulgar as contratações aos poucos, com as primeiras sendo os cinco atletas que foram aprovados nos exames médicos, realizados na semana passada, em São Paulo. Como os contratos ainda não foram assinados, os dois homens-fortes do futebol coral, o treinador Márcio Bittencourt e o diretor de futebol, Antônio Capella, estão guardando os nomes a sete chaves.

Policiais

18. Menor é estuprada por nove homens

Uma estudante de 15 anos deu entrada, anteontem, no Hospital Getúlio Vargas (HGV), com muita dor na barriga e na cabeça, corrimento e febre. De acordo com a mãe da adolescente, uma dona de casa de 36 anos, a menina contou que foi estuprada por nove homens, na última quinta-feira, quando foi para uma festa, na casa de uma amiga, na UR-7, no bairro da Várzea. “Ela disse que foi para essa festa e já estava indo dormir com a amiga (também menor de idade) e um amigo que é homossexual (de 15 anos), quando nove homens invadiram a casa com capuz e armas, bateram na cabeça dela, mandaram que eles tirassem a roupa e fizessem sexo entre si. Depois, os nove estupraram os três”, contou a dona de casa.

19. Cabeleireiro morto com sete tiros

O cabeleireiro José Anderson Ferreira de Carvalho, o Guru , de 21 anos, foi assassinado, com sete tiros, na madrugada do último sábado, na rua Maestro Nelson Ferreira, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. A tia da vítima, a dona de casa Maria Lúcia Oliveira da Silva, de 49 anos, confirmou que o sobrinho era travesti e trabalhava com implante de cabelo. “A última vez que falei com ele foi ontem a noite (sexta-feira), por volta das 20h. Ele foi lá em casa e ficou brincando com as minhas netas, depois disse que iria sair, mas não disse para onde”, lembrou.
Ao lado do corpo de José Ferreira, que estava com um short jeans, uma camisa regata preta e um diadema na cabeça, também havia um boné caído no chão, que pode ser de um dos assassinos. “Eu também achei estranho o boné porque ele já estava com aquele diadema na cabeça, mas ninguém reconheceu, nem soube dizer nada com relação a isso”, afirmou o delegado João Gaspar, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

20. Perseguido e morto na UR-7 Várzea

Cerca de dez tiros de pistola calibre 380 tiraram a vida, na noite da último sábado, do biscateiro Willcales Cavalcanti do Carmo, de 31 anos. O crime aconteceu na avenida 15 de Outubro, uma das principais vias do bairro da UR-7 Várzea, no Recife. Segundo testemunhas, dois homens em uma motocicleta se aproximaram da vítima, que ainda tentou correr, mas os assassinos foram mais rápidos e atiraram à queima-roupa. Os criminosos fugiram em seguida. A placa e a cor da moto não foram anotadas. Peritos do Instituto de Criminalística (IC) identificaram ferimentos na cabeça, costas e pernas da vítima.Uma irmã da vítima, que preferiu não ser identificada, disse que não sabia a motivação para o assassinato do parente. Segundo ela, Willcales era um homem trabalhador, mas tinha pouco contato com a família. “Sei que ele não tinha envolvimento com drogas ou com a criminalidade. Porém, ele sempre gostou de morar sozinho. Residia em uma casa aqui da UR-7 Várzea”, comentou a mulher. Ela disse ainda que a morte de Willcales foi uma surpresa para os parentes mais próximos dele. “A família não esperava que isso pudesse acontecer. Ele era uma boa pessoa”, contou.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog