1. Dois mortos em queda de avião
Um desastre parou o bairro de San Martin na manhã de ontem. Um avião bimotor da Banda Calypso Kingair Beach 200, de prefixo PT - OSR, do fabricante Beechcraft, caiu na rua Ibituba, às 11h15, com dez pessoas (nove passageiros e o piloto). Até o fechamento desta edição, duas pessoas haviam falecido: o piloto Eurico Pedrosa Neto, de 47 anos, e o produtor da banda Calypso, Gilberto Silva, 46, que morreu a caminho do Hospital Getúlio Vargas (HGV). Sete casas foram atingidas pela aeronave, que também destruiu parte da rede elétrica.
O avião vinha de Teresina (PI), onde o grupo de pessoas participou da festa de aniversário do deputado Ciro Nogueira (PP) e de dois shows. Equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, Polícia Militar, Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Companhia Independente de Policiamento com Motos (CIPMoto) estiveram no local. A PM isolou a área e tentou conter centenas de curiosos, que subiam em casas, árvores, postes e até mesmo no carro do IML para ver o acidente.
2. Chuvas matam 20 em Santa Catarina
As chuvas que atingem Santa Catarina desde a noite de sexta-feira provocaram a morte de pelo menos 20 pessoas, de acordo com a Defesa Civil do Estado. Com exceção de um caso, todos os óbitos ocorreram em razão de soterramentos. A 20ª vítima, uma mulher de 21 anos, morreu após seu carro cair num rio. A Defesa Civil contabilizava no início da noite de ontem que 15.561 pessoas tiveram de abandonar suas moradias: 8.216 desabrigados (estão em abrigos) e 7.345 desalojados (na casa de parentes ou amigos).
A região mais afetada é o litoral norte do Estado e as cidades margeadas pelo Rio Itajaí-Açu, como Blumenau (a 162 km de Florianópolis). “A situação é a pior possível”, afirmou o governador Luiz Henrique (PMDB). Ele disse que as chuvas que atingem o Estado há quatro meses provocaram o encharcamento das encostas. Com as chuvas dos últimos dias, a terra molhada começou a deslizar.
O governador decretou no sábado estado de emergência e solicitou apoio do Ministério da Integração Nacional, em conversa telefônica com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Também foi pedido apoio aos governadores do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), e do Paraná, Roberto Requião (PMDB).
3. Briga de trânsito causa 3 mortes na Bahia
Uma discussão de trânsito em um posto de combustíveis de Salvador teria sido a causa, segundo a polícia, de um triplo homicídio ocorrido na madrugada de ontem, na entrada do bairro de Imbuí, na margem da Avenida Paralela – a mais movimentada da cidade. Segundo a Polícia Civil, por volta das 3h30, o casal Edineri dos Santos, 25 anos, e Josuel Santos, 21, chegou ao posto de combustíveis, de carona, no carro conduzido por Adriano Oliveira, 20. Ao estacionar o veículo, Oliveira bateu em outro carro. O acidente causou uma discussão entre ele e o motorista do segundo veículo, ainda não identificado, que sacou uma arma e atirou contra os três, fugindo em seguida. As vítimas foram socorridas, mas não resistiram e morreram.
4. Jovem faz a ex refém por 24 horas
Uma garota de 16 anos foi mantida refém pelo ex-namorado por 24 horas após ele invadir a casa dela, sábado, e balear o atual namorado da jovem, em Pinheiro (MA), a 340 km de São Luís. Após negociar por celular com três policiais, Ismael Amorim, 21, libertou a adolescente, que foi mantida sob a mira de um revólver até as 19h30 de ontem. Segundo a polícia, Amorim não aceitou o fim do relacionamento e se revoltou ao chegar à casa da jovem e vê-la com o novo namorado, Elindoel Melo, 32. Ele disparou uma vez contra Melo, que foi atingido de raspão na mão e no peito, mas conseguiu fugir. Uma irmã da adolescente, de 11 anos, que também estava na casa, foi mantida refém por mais de 12 horas e libertada ontem pela manhã. Amorim foi detido.
5. Garoto morre afogado em piscinão
No dia em que completava seu 13º aniversário, o adolescente Carlos Alexandre da Silva morreu afogado no piscinão municipal da rua Jorge Arita, no Capão Redondo, zona sul de São Paulo. O acidente aconteceu por volta das 10h de ontem.
De acordo com o relato de testemunhas, o garoto pulou a cerca de proteção do piscinão para pegar a bola de futebol com a qual jogava e acabou caindo na água. No momento da queda, um vigilante e um tio do garoto haviam gritado para que ele não seguisse em frente, segundo o boletim de ocorrência, registrado no 47º DP.
O copeiro Edson da Silva Lima, 30, chegou a ver o momento em que o menino caiu dentro do reservatório e tentou ajudar, sem sucesso. “Só vi a hora em que ele estava se debatendo na água. Corri e joguei uma corda, mas ele não conseguiu pegar a ponta e acabou afundando muito rápido”, conta.
Em seguida, o copeiro diz ter amarrado a corda na cintura; com a ajuda de outras pessoas que já estavam no local para ajudar, tentou resgatar a criança, que já estava submersa. Ao mesmo tempo, o segurança do reservatório pulou dentro da água para tentar tirar o garoto. Ambos, no entanto, foram impedidos de alcançá-lo pela quantidade de lama e em decorrência dos enroscos sob a água, conforme contaram os moradores.
O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas teve muita dificuldade para encontrar o corpo na água, por isso o piscinão foi esvaziado. Moradores afirmaram que é comum ter crianças brincando na região, já que existe um campo de futebol ao lado do piscinão e que, muitas vezes, elas entram na área para pegar bolas e pipas.
6. Criança se afoga e morre em praia
Duas crianças e um adolescente de uma excursão de Carapicuíba, na Grande São Paulo, se afogaram ontem na praia do José Menino, em Santos, na Baixada Santista. O menino João Marcos Souza Oliveira, de 8 anos, chegou a ser socorrido mas morreu no Pronto Socorro Central. Seu irmão Luiz Henrique Souza Oliveira, de 14 anos, permanece desaparecido e a vizinha deles, a menina Jessiane Pessoa Simião de Souza, de 8 anos, foi resgatada e permanece internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Santa Casa de Santos.
De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros Carlos Silva, o ônibus da excursão chegou à praia entre às 7h e 7h30 de manhã e os pais dos meninos pediram que Luiz Henrique tomasse conta dos mais novos e não entrasse no mar. No entanto, o jovem desobedeceu a ordem e os três entraram na água. “O guarda-vida estava pegando o serviço. Ele entraria às 8h mas chegou antes e conseguiu retirar os dois de oito anos do mar, o outro afundou”, disse o tenente.
Cinco homens do Corpo de Bombeiros trabalharam nas buscas pelo adolescente até o anoitecer com o apoio de uma lancha e um bote. Segundo Silva, fazia 20 meses que não ocorriam mortes por afogamento em Santos.
7. Parada Gay denuncia violência em Caruaru
Uma grande bandeira com as cores do arco-íris, símbolo da resistência do movimento gay, serviu de abre-alas para a 3ª Parada da Diversidade do Agreste, que tomou conta de uma das faixas da Avenida Agamenom Magalhães, no bairro Maurício de Nassau, em Caruaru, no final da tarde de ontem. Animados e ao som de três trios elétricos, os participantes cobraram dignidade e o direito de poder expressar a sexualidade sem preconceito.
O evento, organizado pelo Grupo de Resistência Gay de Caruaru (GRGC), com o apoio do Grupo Gay Leões do Norte, do Recife, atraiu pessoas do Agreste e de outras cidades de Pernambuco e de outros estados. Os organizadores cobraram atenção das autoridades, denunciando a violência contra homossexuais no País.
Pelos dados de pesquisa realizada pelo Grupo Gay da Bahia, a cada ano mais de 100 homossexuais são mortos no Brasil. Apenas na última semana, dois homossexuais foram executados no Agreste. Neste ano, até agora foram seis assassinados ocorridos apenas em Caruaru. “Não somos marginais, mas cidadão, e queremos respeito”, discursou Érisson Ferreira, presidente do GRGC. Os organizadores aproveitaram para anunciar a luta pela criação de uma política pública que respeite o segmento homossexual.
8. Idosos podem recorrer de reajustes
Idosos de todo o País poderão unir-se, agora, para combater uma velha dor-de-cabeça que há anos incomoda a terceira idade. O Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec) está convocando essa parcela da população para participar de uma ação judicial coletiva contra os reajustes nas mensalidades dos planos de saúde depois dos 59 anos. Segundo o órgão, o aumento do valor de contrato por idade é ilegal nessa faixa etária, devendo incidir só as correções anuais pela inflação.
“Têm planos cujos reajustes chegam a 185% quando o cliente passa para a última faixa, acima dos 59 anos. Desde a vigência do Estatuto do Idoso, em 2004, que essa prática é reprovada, inclusive para contratos assinados antes desse ano. Os prejudicados devem acionar a Justiça para reaver o valor pago em forma de crédito ou devolução monetária”, instrui o consultor jurídico do Ibedec, Rodrigo Daniel dos Santos. A ação baseia-se em sentenças de teor igual, julgadas a favor do idoso, em São Paulo e no Rio Grande do Norte.
9. Pega com 2,1 kg de pasta base de coca
Após um mês de investigação, a Polícia Federal conseguiu prender, na última sexta-feira, uma baiana residente em São Paulo que transportava para o Recife 2,1 quilos de base de cocaína. A empregada doméstica Sandra Silva Santos, de 31 anos, saiu com a droga da cidade paulista de Vila Gilda, em um ônibus que faz transporte interestadual e foi presa pelos agentes da PF em uma parada obrigatória no bairro de Prazeres, Jaboatão dos Guararapes. Segundo o chefe de Comunicação Social da PF, Giovani Santoro, a ação foi articulada tomando como base as informações que constam nos inquéritos policiais de outros traficantes já presos. “Já tendo conhecimento do local de parada do transporte interestadual e das características físicas da suspeita, duas equipes se dirigiram ao local e efetuaram a abordagem”, contou.
Política
10. Caso João da Costa vai ao pleno do TER
A desembargadora do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) Margarida Cantarelli apresentará hoje o relatório sobre a cassação do registro do prefeito eleito do Recife, João da Costa (PT). A magistrada revelou, ontem, que este foi o maior voto em extensão que já fez. O motivo, segundo ela, é que “o processo merece uma explanação detalhada dos fatos para que os colegas do pleno sejam precisos em suas decisões”. Serão julgadas as acusações sobre abuso de poder político e econômico por parte do então candidato petista.
A sessão terá início às 16h, com a explanação da magistrada. Caso algum desembargador não concorde com o que for exposto por Cantarelli, o pleno poderá entrar em discussão, para só então os cinco magistrados darem seus votos. Em caso de empate, o presidente do Tribunal, Jovaldo Nunes, fará um posicionamento. Caso seja novamente condenado, o petista poderá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral para tentar garantir a manutenção de seu mandato.
11. DEM aposta que sentença será mantida
Principal interessado na cassação de João da Costa, o DEM acompanhará de perto o julgamento do caso. O advogado do partido, Ramiro Becker, que também é assistente no processo, afirmou que, além de estar presente no Tribunal, pedirá autorização para fazer uma intervenção. Ao contrário dos petistas, a expectativa do DEM é que os desembargadores mantenham a cassação do petista. “Acredito que o TRE fará justiça, até porque, como um todo, o Tribunal é muito rigoroso. A única coisa que queremos é que a lei seja cumprida, sem que sejam permitidas interpretações diversas e que o Tribunal mantenha a mesma postura de rigor.”, disse Becker.
12. Crise financeira na pauta eleitoral
Ainda longe de definirem quem serão seus candidatos à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2010, petistas e tucanos já escolheram o principal tema da pré-campanha eleitoral: a atual crise do sistema financeiro. Em eventos realizados no final de semana em São Paulo, líderes como os petistas Dilma Rousseff (ministra da Casa Civil), e Antonio Palocci (ex-ministro da Fazenda) e o tucano Fernando Henrique Cardoso orientaram os prefeitos e vereadores eleitos de seus partidos sobre como atuar eleitoralmente em um cenário de crise.
Os tucanos deixaram claro que enxergam nas prováveis dificuldades a serem enfrentadas pelo Governo Federal uma janela de oportunidades para seu candidato em 2010, seja ele o governador José Serra (São Paulo) ou seu colega Aécio Neves (Minas Gerais).
Em jantar reservado, Serra e FHC avaliaram que a crise atingiu o “coração do sistema capitalista” e deverá ter seus efeitos sentidos com mais intensidade no Brasil no ano que vem
13. Chinaglia quer votar reforma
O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), negocia hoje com os líderes partidários uma data para votação da reforma tributária no plenário. Ele teme que a votação da matéria, considerada polêmica, prejudique a apreciação de projetos importantes ainda este ano. Segundo Chinaglia, a reforma tributária é importante para acabar com a guerra fiscal entre Estados, reduzir encargos sobre a folha de pagamentos e reduzir a carga de impostos.
14. Advogado de Fenelon vê audiência positiva
O advogado de Henrique Fenelon - prefeito reeleito de Goiana pelo PCdoB -, Alcides França, afirmou que pensa em abrir mão dos depoimentos das testemunhas de defesa na audiência que acontecerá na próxima sexta-feira, sobre a denúncia de crime eleitoral contra o comunista. De acordo com ele, a audiência da sexta-feira passada foi muito favorável ao prefeito e provou que todas as acusações são inverdades.
“Todas as testemunhas arroladas pela acusação disseram que Henrique e Clóvis Baptista (atual presidente da Câmara e vice-prefeito eleito) não tiveram participação”, ressaltou. “O depoimento que elas prestaram é suficiente para provar que eles dois não tiveram nada a ver. Por isso, pensamos até em desistir das nossas testemunhas”, acrescentou ele. Segundo ele, Fenelon não tinha conhecimento de nenhum esquema de compra ou barganha de votos, nem de abuso de poder econômico.
Esportivas
15. Garoto Ciro arrebenta novamente e Sport vence o Atlético MG por 3x0
O futebol é dinâmico. Todos que acompanham esporte com certa freqüência reconhecem de longe essa definição, que serve para ilustrar o que foi o jogo de ontem entre Sport e Atlético/MG, que aconteceu na Ilha do Retiro. A vitória pelo placar de 3x0 foi construída nos últimos oito minutos de jogo, depois de uma disputa amarrada que parecia se encaminhar para mais um empate do Rubro-negro em casa. Mas a categoria de um zagueiro-artilheiro, somada ao talento de um jovem atacante, mudaram a história da partida. Durval e Ciro foram os nomes da noite em que os rubro-negros voltaram a ter alegrias.
16. Pretensões alvirrubras terminaram dando certo
Na última sexta-feira, no desembarque da delegação do Náutico após a derrota por 2x1 para o Figueirense no dia anterior, o atacante Felipe afirmou que restava apenas torcer para o tropeço dos rivais na briga contra o rebaixamento na rodada do final de semana. “É torcer para, nesse final de semana, os adversários tropeçarem”, disse. E, pelo visto, a reza do artilheiro alvirrubro na temporada é forte. Salvo a vitória do Fluminense sobre o Internacional, por 2x0, em Porto Alegre, todos os outros resultados foram favoráveis ao Timbu, que, na 16ª posição, com 40 pontos, passará mais uma semana longe da zona de degola.
17. Saída da Champs deve ser confirmada
Apesar do presidente Fernando Bezerra Coelho já ter declarado de forma bastante clara, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, na última sexta-feira, que a fornecedora de material esportivo Champs não permanecerá no Arruda em 2009, a contraproposta feita pelos representantes da empresa estará presente na reunião da cúpula tricolor, hoje à noite, como acontece todas as segundas-feiras. Segundo as informações repassadas pelo diretor de Comunicação do Mais Querido, Antônio Júnior, a Champs aumentou em duas vezes a sua oferta inicial feita ao Mais Querido, porém, Júnior preferiu não revelar a quantia final oferecida pela empresa, que fechou contrato com o Vasco, na semana passada, para fornecer material aos cariocas durante 2009. “Já existe uma posição sobre o assunto, mas ainda vamos conversar sobre isso amanhã (hoje) à noite. O prazo final para bater o martelo é a quarta-feira”, declarou Antônio.
18. Mãe e dois filhos mortos a pauladas
Uma intriga de adolescentes terminou em tragédia na madrugada ontem, em Garanhuns, no Agreste do Estado. Três rapazes, entre eles, dois menores de idade, queriam matar um antigo desafeto, identificado apenas como Rafael, e foram procurá-lo na casa dele por volta das 2h, no bairro Manoel Chéu, periferia da cidade. Ao chegar à residência, não encontraram o rapaz. Revoltados, os três jovens decidiram matar quem estava na casa. A mãe de Rafael, Sônia Santana Soares, 38, o irmão dele que também se chama Rafael e tem o sobrenome Soares Leal, 14, e a irmã Vanessa Soares Leal, que estava completando 11 anos ontem, foram assassinados com requintes de crueldade.
19. Homem morto por causa de droga
“Era meu filho. Mas não estou nem aí. Pensa que eu estou triste? Estou nada. Eu sou por mim. Ele não foi por mim. Olha aí o que deu. Dava muito conselho ao meu filho, mas ele não queria saber. Eu ficar triste? Fico nada.” Foi assim que Ivonete Alves da Silva reagiu ao assassinato do seu filho. Segundo informações repassadas pela polícia, Carlos Alberto da Silva Bonfim, 27 anos, filho morto de Ivonete, era viciado em crack. Ele foi assassinado com vários tiros na cabeça enquanto passava pela rua Tauru Mirim, um beco escuro, que fica a poucos metros do local onde a vítima residia. O assassinato aconteceu na noite da última sexta-feira, no bairro dos Coelhos, no Recife.
20. Ex-interno é alvejado próximo de casa
Mais um ex-interno da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), Jailson Maurício da Silva, de 19 anos, foi assassinado, por volta das 23h do último sábado, próximo à residência onde morava. O crime aconteceu na rua Engenho Bom Recreio, na Vila da Imbiribeira, no bairro de mesmo nome, no Recife. De acordo com testemunhas, a vítima estava em uma bicicleta em frente ao portão de uma casa quando percebeu a presença de dois homens desconhecidos. Jailson tentou correr, mas foi alvejado pelas costas. Um conhecido do ex-interno, que preferiu não se identificar, disse que o estudante já vinha sendo perseguido em ruas perto da casa em que morava.
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bem-vindos ao nosso BLOG
Comentem nossas matérias, deixem seus recados...
Nenhum comentário:
Postar um comentário