Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

JORNAL DO VALE

1. Cidades de PE estão em situação de alerta

O Ministério da Saúde divulgou o estudo realizado através do Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (mosquito da dengue), onde os municípios de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, Vitória de Santo Antão e Caruaru decretam situação de alerta contra a dengue. Isso só acontece quando o índice de infestação está entre 1% e 3,9% em relação a população. Abaixo deste percentual, a média é considerada satisfatória. No Recife, de acordo com o estudo, algumas áreas têm índices com até 6,1% de infestação.
Segundo a gerente de Vigilância Epidemiológica do Estado, Adriana Regina Farias, o mesmo estudo vem sendo realizado a cada dois meses para acompanhar o número de casos. “Além das cidades que estão em situação de alerta monitoramos os municípios de Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Paulista e São Lourenço da Mata, onde apareceram os maiores números de casos”.

2. Homeopatia pode tratar qualquer doença

Depois que uma doença se instala no corpo humano, a saída é combatê-la. Tratá-la é a única solução, mas o método curativo, em alguns casos, pode escolhido pelo paciente. Entre os medicamentos disponíveis estão os homeopáticos, considerados naturais e mais baratos que os remédios “normais”. O consumo dessas medicações, à base de substâncias dos reinos vegetal e animal está crescendo, o que deixa os homeopatas satisfeitos, especialmente hoje, quando é comemorado o dia dedicado a esses profissionais. De acordo com o vice-presidente da Sociedade Homeopática de Pernambuco (SHP), Carlos Eduardo Danzi, atualmente, existem no Estado cerca de cem médicos utilizando tratamentos homeopáticos.
De acordo com Carlos Danzi, todos os pacientes podem ser submetidos ao tratamento oferecido pela técnica, que desde 1980 é reconhecida como especialidade médica. “Homeopatia é indicada para tratar todo tipo de doença, podendo resolvê-la ou não, assim como a alopatia. Mas é mais indicada para tratamentos crônicos, pois nesses casos o remédio alopata só funciona no combate as dores. Já a homeopatia age na origem do problema”, explicou.

3. Hospital faz exames gratuitos

Para não ser surpreendido com um câncer de próstata é preciso ficar atento e deixar o preconceito de lado, pois quanto antes o problema for detectado, maiores são as chance de cura. Quem não quiser ter sustos, deve fazer, anualmente, exames laboratoriais e clínicos, principalmente quem tem casos confirmados da doença na família. O ideal, segundo o urologista José Nogueira, é iniciar as análises aos 40 anos. Para conscientizar os homens sobre a importância desse cuidado, o Real Hospital Português (RHP) realiza, hoje, a 7° Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata. O evento ocorre a partir das 7h, no Ambulatório de Beneficência Maria Fernanda.
Na ocasião, cerca de 500 cidadãos serão atendidos, caso seja detectado algum problema, uma parcela deles vai ser tratada no RHP e outra será encaminhada a um local de referência do Estado, que atenda ao Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com Nogueira, que está comandando a equipe médica do evento, sete urologistas estão prontos para receberem a população carente, principalmente, os homens residentes na Ilha do Leite. Os interessados não precisam ter feito consultas previas e nem vão pagar pelo serviço oferecido.

4. Trabalho escravo em usina peranmbucana

Grupo especial do Ministério do Trabalho e Emprego realizou o maior flagrante este ano em Pernambuco de trabalhadores rurais em condições degradantes, termo utilizado pelo Código Penal e equiparado a trabalho análogo ao de escravo. Um total de 284 cortadores de cana estava trabalhando em situação irregular, nas terras dos Engenhos Poço e Barra D’ouro, que fazem parte da Usina Vitória, na zona rural do município de Palmares, na Zona da Mata Sul, distante 125 quilômetros do Recife. A propriedade pertence ao prefeito eleito da cidade, José Bartolomeu de Almeida Melo, conhecido como Beto da Usina. Ele negou a existência de trabalho escravo e disse que a denúncia do Ministério do Trabalho é motivada por questões políticas.
A operação foi realizada em conjunto com o Ministério Público do Trabalho em Pernambuco e a Polícia Federal. A equipe, especializada em fiscalizações no setor sucroalcooleiro, informou que os trabalhadores encontrados atuavam no corte de cana-de-açúcar sem equipamentos de proteção individual, alguns trabalhavam descalços e não dispunham de água potável nem de alimentação adequada. “Outra irregularidade grave é que não havia instalações sanitárias nas frentes de serviço. Os agricultores eram obrigados a fazer suas necessidades fisiológicas no meio do mato”, explicou o procurador do Trabalho em Pernambuco Flávio Gondim.
Ele afirmou que os cortadores enfrentavam jornadas exaustivas para cortar o número de toneladas de cana exigido pela usina e, com isso, assegurar o pagamento do salário mínimo. “A cada três toneladas de cana cortadas, ganhavam cerca de R$ 14,70. Também eram transportados em veículos antigos e precários, em total desconformidade com a legislação em vigor”, observou

5. Aliciamento de menor pelo Orkut sob suspeita

O Orkut, site de relacionamentos mais popular da internet, pode ter se tornado a ferramenta de um esquema interestadual de aliciamento de menores para a prostituição. Há duas semanas, a Polícia Civil de Pernambuco investiga a suposta rede, após receber a informação que uma adolescente de 14 anos, natural de Tibau do Sul, litoral do Rio Grande do Norte, estava desaparecida. Na última quarta-feira, ela foi localizada em um posto de gasolina, no bairro do Varadouro, em Olinda. Na delegacia, a jovem afirmou estar na cidade há cerca de um mês, hospedada na casa de uma pessoa que teria lhe prometido trabalho como modelo. Ninguém foi preso.
Segundo o delegado responsável pelo caso, Albéres Félix, a garota contou que subtraiu dinheiro da mãe para vir à capital pernambucana após receber a proposta pela internet. Pelas informações obtidas junto à jovem, o policial acredita que o grupo pode ter feito outras vítimas. “No depoimento, ela contou que conheceu uma pessoa pelo computador e que ela lhe prometeu uma série de coisas. Já temos alguns nomes e estamos tentando localizar. Pelos indícios, creio que se trata de um grupo especializado em recrutar menores para fins de exploração sexual”, comentou.

6. Arsenal é apreendido em Macaparana

Após denúncias, policiais militares apreenderam ontem, no Sítio Pá Seca, em Macaparana, Mata Norte, um arsenal de 36 armas. Um senhor de 75 anos e o neto de 20, que tiveram nomes mantidos em sigilo, foram liberados após depoimento. Maior parte do armamento era de espingarda soca-soca. O agricultor consertava e fabricava armas. A PM ainda encontrou dois revolveres 38 antigos e uma pistola calibre 22.

7. Ex-prefeito assassinado

O ex-prefeito de Lagoa de Itaenga, na Mata Norte, Fernando Antônio do Nascimento, 56 anos, foi assassinado a tiros por volta das 11h30 de ontem. O crime aconteceu no Sítio Jupi, na cidade vizinha de Carpina, quando a vítima saía da casa de um cliente. Testemunhas contam que dois homens em uma moto deram diversos tiros em Nascimento, que esteve à frente da prefeitura entre 1993 e 1997.

8. Mulher é estuprada e passa 2 dias em bueiro

Após ser violentada, uma jovem de 18 anos foi obrigada a entrar em uma tubulação na Rua Prefeito Takume Koike, no Jardim Angelina, no município de Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, onde ficou presa por dois dias, até ser ouvida por uma mulher que passava por perto.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, a jovem teria sido estuprada por um homem de 40 anos e teria sido colocada no local, onde o suspeito jogou blocos de concreto para impedi-la de sair.
Depois de ser resgatada pelos bombeiros, a vítima afirmou que na última terça-feira, quando seguia da escola onde estuda para sua casa, foi abordada por um homem e levada a uma casa abandonada em Ferraz de Vasconcelos, onde foi estuprada. Ainda de acordo com ela, o suspeito a amarrou e ameaçou de morte com um facão, obrigando-a a entrar na tubulação.
Segundo a secretaria, a mãe da vítima, de 44 anos, informou que registrou um boletim de ocorrência no dia do desaparecimento da filha no 50º Distrito Policial e contou que durante as 48 horas de angústia recebeu dois telefonemas do suspeito pedindo R$ 20 mil de resgate.
Porém, às 11h45 de ontem, ela recebeu um telefonema dizendo que a jovem havia sido encontrada. A vítima recebeu os primeiros socorros e foi encaminhada ao Hospital Pérola Byington. Foi solicitada perícia no local e exame de corpo de delito na jovem. O caso foi registrado na delegacia de Ferraz de Vasconcelos.

9. Ex-PM condenado outra vez por matar promotor

Por maioria dos votos, o ex-policial militar José Ivan Marques de Assis, apontado como o responsável por assassinar a tiros o promotor Rossini Alves Couto, foi novamente condenado a 24 anos de prisão em júri popular. O segundo julgamento do ex-PM aconteceu durante todo o dia de ontem, no Fórum Thomaz de Aquino, no Centro do Recife.
Após cerca de dez horas, o júri condenou José Ivan por homicídio triplamente qualificado, repetindo a sentença anterior, proferida em abril deste ano.
A defesa do acusado defende a negativa de autoria do crime, alegando não existirem provas suficientes para a condenação. O advogado de defesa José Vasconcelos Pontes promete recorrer da decisão a instâncias superiores.
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) acredita que o comerciante Silvonaldo Leobino da Silva, já condenado em segundo julgamento a 20 anos de prisão, conduzia a moto que levou o ex-policial ao local do crime.
José Ivan teria descido do veículo sem tirar o capacete e atirado em Rossini diversas vezes, fugindo em seguida.
O crime aconteceu quando o promotor almoçava no restaurante Tropical, ao lado do Fórum de Cupira, Agreste do Estado, em 10 de maio de 2005.
O segundo julgamento do ex-policial deveria ter acontecido em 23 de setembro, no entanto, terminou sendo remarcado porque o advogado de defesa não compareceu à sessão, por alegar problemas de saúde.
Há 15 dias, José Ivan Marques de Assis foi condenado a 19 anos de reclusão pelo assassinato de Cícero Valentim, ocorrido em 1995, em Garanhuns, no Agreste.
Desde 2004, ele havia sido excluído da Polícia Militar em decorrência de crime de tortura na comarca de Agrestina, também no Agreste, denúncia apresentada pela promotora Sara Souza Silva, esposa de Rossini.
José Ivan foi então trabalhar em Cupira e acabou denunciado também por Rossini por intermediar a soltura de presos da cadeia local por meio de pagamento em dinheiro.

Política

10. Cunha Lima é cassado pelo TSE

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou ontem a cassação dos mandatos do governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), e de seu vice José Lacerda Neto (DEM). Ambos são acusados de utilizar programas sociais para a distribuição irregular de dinheiro, via cheques, em um processo denominado Caso Fundação de Ação Comunitária (FAC).
O presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, disse que a decisão deverá ser cumprida a partir da publicação do acórdão e cassada também a decisão liminar – que mantém Cunha Lima e Lacerda Neto nos cargos. Cunha Lima e Lacerda Neto podem ainda recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão. Ontem foi julgado o recurso ingressado pela defesa que tentou garantir a manutenção dos mandatos de ambos, sem risco de cassação. O recurso foi julgado anteontem.
Inicialmente, o ministro-relator do processo, Eros Grau, recomendou pela rejeição das sete questões preliminares – levantadas pela defesa – considerando-as improcedentes. Depois, votou pela cassação dos mandatos de Cunha Lima e Lacerda Neto. “Não há dúvidas por parte do governador a distribuição de cheques”, afirmou o relator. “Há largo abuso do poder político com conteúdo econômico”, disse. Uma das testemunhas disse que recebeu um cheque e uma mensagem: “Esse é um presente do governador, lembre-se dele. Com os cumprimentos, Cássio Cunha Lima, governador”, afirmou o ministro.

11. Senado: PP fecha com João Paulo

Às vésperas de encerrar seu mandato, o prefeito do Recife, João Paulo (PT), começa a arregimentar apoios à sua candidatura ao Senado. Depois de uma conversa com o petista, em Brasília, o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) anunciou, ontem, a adesão de seu partido ao “projeto de João Paulo para 2010”. Segundo ele, o prefeito é um nome natural para a disputa à Câmara Alta. O parlamentar também costura o engajamento do PTC e do PR a uma postulação de João Paulo. Um encontro para acertar o enlace deve acontecer em dezembro, anunciou.
“O que aconteceu foi uma conversa de um projeto conjunto do PP com o prefeito João Paulo para que possamos fazer parte desse projeto político dele em Pernambuco, que é disputar o Senado. Conversamos muito e o PP hoje tem todo interesse de participar”, disse Eduardo da Fonte, que assumiu formalmente o comando da legenda progressista no dia 12.

12. Eduardo sorri sobre disputa à Presidência

Alheio às especulações de que seria uma opção à sucessão do presidente Lula, em 2010, o governador Eduardo Campos (PSB) decidiu levar o assunto “na esportiva”. Questionado a respeito, ontem, em evento no Conservatório Pernambucano de Música, soltou uma gargalhada e repetiu que só falará sobre eleição em 2010. Ele informou que se reúne com o presidente Lula (PT) e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, na próxima quinta-feira, em Brasília, para tratar de “assuntos administrativos” como a reunião dos governadores, que ocorrerá no Recife, no próximo dia 2 e contará com a presença dos dois petistas.

13. Adelmo Duarte assume vaga de Negromonte

O democrata Adelmo Duarte reassumiu, ontem, mandato de deputado estadual. Primeiro suplente da coligação União Parlamentar Pro Pernambuco (PMDB/ex-PFL), com 35.555 votos, ele entrou na vaga de João Negromonte (PMDB), morto no último domingo. Para evitar que os funcionários de Negromonte fiquem desempregados no período de final de ano, Adelmo os manterá no gabinete até 22 de dezembro, data em que o Legislativo estadual entra em recesso. Em 2009, entretanto, o democrata passará a trabalhar com sua própria equipe, composta de 21 profissionais.
“Não seria justo mandar a equipe de João embora no período de Natal. Todos têm família e precisam de dinheiro. Por isso, combinei com Gustavo (Negromonte, vereador do Recife, filho de João) que os manteria até o recesso. Meu pessoal entra no ano que vem, como já estava programado”, explicou Adelmo Duarte, que se preparava para assumir mandato em 2009, na vaga de Elias Lira (DEM), eleito prefeito em Vitória de Santo Antão.

14. Temer e Nogueira: futebol e votos

Se no campo os jogadores da seleção portuguesa de futebol não conseguiram segurar os craques brasileiros, e tomaram uma goleada de 6 a 2, nos camarotes do estádio Bezerrão os dois candidatos à presidência da Câmara fizeram uma marcação homem a homem atrás dos votos dos colegas. Os deputados Michel Temer (PMDB-SP) e Ciro Nogueira (PP-PI) foram ao jogo, anteontem à noite, para correr atrás de votos. “Não posso deixar passar essa oportunidade. Tem muitos deputados aqui”, disse Nogueira. Temer permaneceu o tempo todo no camarote das autoridades. Ao deixar o estádio, foi informado de que Nogueira saíra à cata de votos arquibancadas afora. “Ah, eu vim para ver o jogo. Foi isso que fiz”, desconversou Temer.

Esportivas

15. Erros custam a vitória ao Náutico

Numa noite de chuva de erros, o Náutico deixou escapar uma ótima oportunidade de praticamente afastar o perigo do rebaixamento à Série B. Mesmo tendo saído na frente do placar após um primeiro tempo frenético, no qual saíram quatro gols nos 15 minutos iniciais, os alvirrubros acabaram sendo castigados com três falhas do sistema defensivo. Melhor para o Figueirense que, mesmo com um homem a menos, venceu o Timbu por 4x3. Além de ter quebrado a seqüência de seis jogos sem perder do Alvirrubro, em 16°, com 40 pontos, o Figueira, agora em 17°, com 38, reagiu no Brasileirão.

16. Chance para mostrar serviço

O Sport não disputa mais nada no Campeonato Brasileiro deste ano. Com 45 pontos, o Leão está atualmente na 12ª posição e, já garantido na Copa Libertadores do próximo ano, não almeja mais nenhuma vaga em competições sul-americanas. Mesmo assim, as próximas três rodadas poderão decidir o futuro de alguns jogadores do elenco rubro-negro. Isso porque, sem grandes seqüências de jogos durante a temporada, os reservas, e inclusive alguns titulares, têm agora a sua última chance de convencer a diretoria leonina de que serão capazes de integrar o elenco do Sport no próximo ano.

17. Santa terá de pagar R$ 600 mil a Thiago

No mesmo dia em que o Santa Cruz divulgou o primeiro balancete financeiro da gestão Fernando Bezerra Coelho – referente ao período entre os dias 8 de outubro e 31 de outubro e com um modesto saldo em caixa de R$ 7.976 –, o clube foi condenado a pagar R$ 600 mil ao jogador Thiago Capixaba. A dívida foi constatada em sentença proferida pelo titular da 20ª vara da Justiça do Trabalho, Alberto Carlos de Mendonça. O atacante que hoje está no Palmeiras já estava livre para negociar com qualquer agremiação, protegido por uma liminar, desde maio deste ano.

Policiais

18. Trio vendia roupas roubadas

Três homens foram presos, anteontem, por comercializar roupas roubadas nos municípios de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, todos no Agreste do Estado. Segundo a polícia, o cabeleireiro caruaruense Daniel Augusto Bezerra da Silva, de 27 anos, vendia os produtos dentro do salão de beleza e os comerciantes Hugo de Souza Lima, de 31 anos, de Toritama, e George Santana Ferreira, de 35 anos, de Santa Cruz do Capibaribe, trabalhavam em pontos de venda próprios. Os três foram autuados em flagrante e encaminhados para o presídio Juiz Plácido de Souza, em Caruaru.
De acordo com o titular da Delegacia de Repressão ao Roubos de Cargas, Adelson Barbosa, o produto foi roubado no dia 18 de setembro, no interior de São Paulo. “Foram apreendidas cerca de 170 peças de roupa. O número deveria ser maior, mas eles já estavam comercializando a carga há mais de um mês”, disse. Segundo ele, a operação começou em Caruaru, com a prisão de Daniel, depois continuou nas cidades de Toritama e Santa Cruz do Capibaribe. Cada uma das três cidades, que integram o Pólo de Confecções do Agreste, possui um centro de comercialização da produção, freqüentado por compradores de toda a região. Além de gerar cerca de 85 mil empregos, distribuídos em 14 mil estabelecimentos, as vendas movimentam R$ 1,73 bilhão por ano, o equivalente a 7% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual.

19. Torturado, baleado e degolado

Um homem que não foi identificado foi torturado, esfaqueado, baleado e teve sua cabeça decaptada na madrugada da última quarta-feira no Engenho Concórdia, localizado na zona rural de Laje, distrito de São Lourenço da Mata, a 18 quilômetros do Recife. Devido à dificuldade de acesso - o local do crime fica a cerca de um quilômetro de Laje por uma estrada de barro - o corpo só foi encontrado por volta das 19h, depois de uma denúncia anônima feita por telefone à polícia. O desconhecido estava em um local escuro, próximo a um matagal a cerca de dez metros de uma estrada de barro para pedestres. Pelas características do assassinato, a polícia acredita em vingança.

20. Sem-terra esfaqueado até a morte

O sem-terra Benedito José da Silva, aparentando 38 anos de idade, foi encontrado agonizando, atingido por perfurações provocadas por uma faca, no Engenho Velho, zona rural do município de Quipapá, na Mata Sul do Estado, por volta das 21h da última quarta-feira. A vítima já tinha passagem pela polícia. Benedito chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu a caminho do hospital.O andarilho Antônio de Oliveira, 35, foi preso como principal suspeito de ter praticado o crime. Na delegacia, o desempregado confessou o assassinato. De acordo com as informações repassadas pelo acusado, a vítima e ele moravam juntos e se desentenderam durante uma relação sexual, o que teria motivado o crime. Antônio de Oliveira foi preso em flagrante por homicídio e encaminhado para o Presídio de Palmares, onde vai aguardar o julgamento.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog