Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

terça-feira, 25 de novembro de 2008

JORNAL DO VALE

1. Evite as armadilhas das compras de Natal

A exatamente um mês do Natal, consumidores já começam a pesquisar os preços nas lojas para comprar os presentes das festas de fim de ano. E apesar da preocupação com a crise econômica mundial, clientes afirmam que não vão deixar de levar a tradicional lembrança para o amigo-secreto e os encontros familiares. Enquanto estabelecimentos contratam funcionários temporários, preparam os estoques e traçam estratégias para tentar segurar a queda das vendas, órgãos de defesa do consumo alertam para a cautela, que deve ser redobrada na hora da compra nessa época. O período exige cuidado, já que, em função do aumento da demanda, cresce o desrespeito na relação de consumo.
Mau atendimento, proliferação de ofertas enganosas e imposição no recebimento dos cartões de crédito e dos serviços de consulta a cheques estão na lista dos problemas. De acordo com a advogada Tânia Vainsencher, especialista em direitos do consumidor, deve-se ficar atento para as condições de venda. “Os prazos de entrega e troca da mercadoria, a data de depósito dos cheques pós-datados, taxas de juros e informações relevantes têm que constar do pedido ou da nota fiscal”, orienta.

2. Jovens de classe média assaltam casal na Zona Sul

Sob o efeito de drogas e armados com um canivete, três jovens de classe média assaltaram um casal de adolescentes na Praia de Boa Viagem e terminaram presos minutos após o crime. A investida aconteceu na noite do domingo. Avisados pelas vítimas, policiais militares fizeram buscas no bairro e conseguiram encontrar o trio em frente ao Edifício Acaiaca, ponto de encontro da juventude da Zona Sul do Recife. De acordo com a polícia, o casal de adolescentes estava na orla de Boa Viagem quando o grupo chegou. As vítimas contam que um dos rapazes mostrou o canivete e pediu carteira e celular. Após recolher os pertences, os três saíram andando.
A poucos metros do local do crime, PMs abordaram o grupo. “Fomos avisados pelas vítimas e fizemos uma busca. Encontramos os três em frente ao Edifício Acaiaca. A menina estava com o celular e um dos rapazes com a carteira”, explicou o sargento Rildo Silva, que participou da prisão. Foram detidos Alexandre Cândido Rodrigues, 19 anos, a namorada dele, Lúcia Esutélia Sampaio Pimentel, 18, e um adolescente de 17 anos. Levados para a Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), inicialmente eles negaram a participação no crime. Em entrevista à TV Jornal, no entanto, Alexandre confessou participação e justificou o crime. “A gente estava doidão (sic) de loló. Aí pediu as coisas e a menina deu. Deu porque tinha que dar”, contou o jovem que disse ser filho de um comissário da Polícia Civil.

3. Mais mortes e destruição em SC

Pelo menos 63 mortos, 43 mil pessoas obrigadas a abandonar suas casas, oito cidades ilhadas, famílias sem comida, água e energia elétrica. Os moradores de Santa Catarina não param de contabilizar os estragos provocados pela chuva na pior enchente desde 1974, quando 199 pessoas morreram. Segundo a Defesa Civil do Estado, os deslizamentos de terra, que ocorrem desde sexta-feira principalmente no Vale do Itajaí, provocaram a maioria das mortes. Dos 43 mil desabrigados, 28.543 estão na casa de parentes e outros 14.511, em abrigos.
Os mortos são de Ilhota (15), Blumenau (13), Gaspar (10), Jaraguá do Sul (6), Rodeio (4), Luiz Alves (4), Rancho Queimado (2), Benedito Novo (2), Brusque (1), Pomerode (1) e Bom Jardim da Serra (1). O governo catarinense não informou onde ocorreram as outras quatro mortes. Pelo menos 1,5 milhão de pessoas foram atingidas no Estado – cerca de 25% da população. O problema é causado principalmente pela obstrução de rodovias que atendem os municípios. No Estado, ao menos seis trechos de rodovias federais estão interditados. O mesmo ocorre com outras dez estradas estaduais.
As chuvas no litoral norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis superaram no fim de semana os recordes históricos. A previsão é que elas persistam até amanhã. A população de Blumenau – onde há 20 mil desalojados – enfrenta racionamento de água. A estação de tratamento que abastece 60% da cidade só deverá voltar a funcionar normalmente na próxima semana em virtude de danos na adutora. As outras três estações estavam isoladas. A prefeitura, que decretou calamidade pública, providenciou carros-pipas para abastecer prioritariamente os hospitais e locais que recebem desabrigados. A cota de água a ser retirada pela população é de 5 litros por morador.

4. Padrasto preso por matar menina

A polícia prendeu em flagrante na noite de domingo Antônio Horácio da Silva, 48, acusado de ter matado a enteada de 12 anos, na sexta, em Angra dos Reis (RJ). Ana Carolina Barbosa Cassiano foi encontrada no Rio Mambucaba, no mesmo dia da morte. A partir de relato de uma vizinha, que diz ter ouvido gritos de socorro de uma mulher de dentro da casa, a polícia chegou ao suspeito. A vítima tinha marcas de estrangulamento no pescoço. Um relatório preliminar, segundo a PM, aponta que a menina sofria abuso sexual.

5. Madeireiros destroem posto do Ibama no Pará

Depois da apreensão de 19 caminhões carregados com madeira extraída ilegalmente de uma terra indígena, madeireiros destruíram na noite de anteontem, segundo a polícia, o posto do Ibama em Paragominas (a 220 quilômetros de Belém) e tentaram invadir o hotel onde cinco funcionários do órgão federal estavam hospedados. Ninguém foi preso. A Polícia Militar diz que 3 mil pessoas (o município tem 90 mil habitantes) participaram da manifestação. Na ação, todos os caminhões apreendidos, vindos da reserva indígena Alto Rio Guamá, na divisa com o Maranhão, foram levados embora. Até o início da noite de ontem, nenhum havia sido recuperado.
Os veículos estavam carregados com 400 metros cúbicos de madeira, ao todo. A maioria, segundo o Ibama, era maçaranduba, encontrada somente na área da reserva indígena. No protesto, quatro carros do Ibama e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foram incendiados, assim como documentos do órgão federal. Móveis e computadores do Ibama, que funciona em um prédio municipal, foram destruídos. O analista ambiental do Ibama Marco Antônio Vidal, que coordena a Operação Rastro Negro, de combate a ilegalidades na cadeia produtiva de carvão no Pará desde o fim de outubro e que resultou na apreensão dos caminhões, disse que os manifestantes também tentaram invadir o hotel onde ele e mais quatro funcionários do Ibama estavam hospedados.
Segundo ele, um trator foi usado para derrubar um portão do hotel, mas policiais impediram a invasão, com o uso de bombas de gás lacrimogêneo. O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) pediu ao colega Tarso Genro (Justiça) o envio de homens da Força Nacional de Segurança a Paragominas – uma das 36 cidades listadas pelo Ministério do Meio Ambiente, em janeiro deste ano, como líderes em desmatamento na região da Amazônia. O envio de reforço ainda não foi confirmado.

6. Queda de árvore mata quatro

Quatro pessoas morreram na tarde de ontem durante a montagem de uma árvore de Natal que deveria ter mais de 110 metros de altura em Aracaju (SE). O acidente aconteceu por volta das 15h (16h de Brasília), após a queda da árvore da Energisa, companhia elétrica local que realiza a montagem da estrutura há 21 anos.
As vítimas eram funcionários de duas empresas contratadas para montagem da estrutura. De acordo com a Energisa, ontem seria erguida a última das 12 hastes metálicas que sustentam a árvore. Uma perícia técnica será realizada no local para apontar as causas do acidente. A Polícia Civil realizou as primeiras análises.
Segundo a Secretaria da Saúde do município, três pessoas morreram ainda no local, sendo que uma já estava morta quando os bombeiros chegaram e duas morreram enquanto recebiam os primeiros socorros. A outra vítima foi levada ao hospital, onde morreu. O nome das vítimas não foi revelado.
Outras nove pessoas se machucaram. A estrutura era montada em uma área de areia entre os rios Sergipe e Poxim, de onde poderia ser avistada de vários locais. A inauguração estava prevista para o final da tarde de sexta-feira. A Árvore da Luz, como é chamada, teria mais de 110,11 metros de altura (equivalente a um prédio de 40 andares), marca alcançada no ano passado e que rendeu um registro no livro dos recordes como “a maior árvore de Natal feita de luzes do mundo”.

7. Menino morre ao cair de cachoeira

Um menino de 9 anos morreu na manhã de domingo após cair de uma cachoeira no município de Pirassununga (a 211 km de São Paulo). Ele nadava com parentes na Cascata Monte Sião, quando, por volta das 11h30, escorregou e caiu de uma altura de 30 metros. Os bombeiros foram acionados para socorrer o menino, mas ele já estava morto quando o socorro chegou. Segundo os bombeiros, a causa da morte foi traumatismo craniano. A Secretaria de Segurança Pública informou que a Polícia Civil fez uma perícia no local.

8. Jovem baiana é barrada em Londres

Depois de quatro dias entre aeroportos de Portugal e Grã-Bretanha, a estudante baiana Camila Oliveira Farias, 18 anos, chegou ontem a Salvador. Camila partiu da capital baiana na sexta-feira para passar as férias com familiares em Londres, mas, abordada pela Polícia de Imigração da Inglaterra, ficou retida no aeroporto londrino por cerca de 24 horas e depois foi mandada de volta a Portugal, onde havia feito escala para entrar na Europa. “Fui tratada pior que cachorro. Não podia tomar banho, falar com meus parentes e a comida era horrível”, declara a estudante, sobre o tempo que passou detida no aeroporto. Como não fala inglês, um primo brasileiro que vive legalmente na Inglaterra foi buscá-la em Lisboa, mas o rapaz, que a ajudou a apresentar a documentação e a explicar o objetivo da viagem, não conseguiu evitar o pesadelo.
Camila acredita que os policiais pensaram que eles fossem amantes e que ela queria viver com ele na Inglaterra e por isso a repatriaram. A jovem desembarcou em Salvador somente com a roupa do corpo e o passaporte em mãos. Ela ainda não sabe onde está a bagagem que levava e diz que até seu passaporte ficou retido nas mãos de policiais, ou da tripulação do avião, até que ela desembarcasse em Portugal, onde recebeu ajuda do Consulado Brasileiro. “Não pretendo voltar mais lá. Só se eu tivesse certeza que isso não aconteceria de novo e só se for para ver minha família”, lamentou.

9. PM combate o tráfico em Cajueiro Seco

Quatro pessoas foram presas, ontem à noite, em Cajueiro Seco, Jaboatão dos Guararapes, durante a Operação Boca Fechada, realizada por policiais do 6º BPM. O objetivo da ação foi acabar com pontos de venda de drogas na região. Com os acusados, a polícia encontrou 251 pedras de crack, R$ 1.704 em espécie, R$ 650 em cheques, aparelhos de DVD, computador portátil, 10 celulares e relógios.
“Eles também estavam com uma lista contendo o nome, telefone e endereço de várias pessoas, possivelmente compradores ou devedores do tráfico de drogas”, explicou o tenente-coronel Pereira Neto, comandante do 6º BPM.
Foram presos Jorge Eduardo da Silva, 35, mais conhecido como Gordo, a esposa dele, Lilian Nunes da Silva, 29, Sidney José Silva Nunes de Souza, 38, e Lázaro José de Arruda, o Mago, 40. Todos foram levados para a Delegacia de Prazeres, sendo autuados em flagrante. “Eles foram presos na casa do Gordo. Parte do material apreendido deve ter sido trocado por drogas”, finalizou Pereira Neto.

Política

10. João da Costa escapa da cassação

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) livrou ontem o prefeito eleito do Recife, João da Costa (PT), de um dos quatro processos de impugnação da sua candidatura. Por unanimidade, os seis desembargadores do Pleno do TRE entenderam que servidores da Secretaria de Educação fizeram campanha para o petista usando computadores da Prefeitura do Recife, e que a revista do programa Orçamento Participativo (OP) serviu de propaganda eleitoral antecipada para o petista. Mas decidiram que a cassação seria uma pena “desproporcional” ao tamanho da irregularidade e aplicaram-lhe uma multa de R$ 58.525,50. O prefeito João Paulo (PT) não recebeu qualquer punição. O Ministério Público Eleitoral (MPE) e João da Costa podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No julgamento, que durou quatro horas e quarenta minutos, os desembargadores seguiram a posição defendida pela relatora da ação, Margarida Cantarelli. No mesmo processo, ela analisou duas irregularidades apontadas pelo MPE. Primeiro, tratou do uso da revista do OP, lançada em março deste ano, como propaganda eleitoral antecipada. Depois, o caso do uso de computadores da Educação com fins eleitorais por funcionários de cargos comissionados.

11. Mendonça vê “precedente grave”

Segundo colocado na eleição para prefeito do Recife, com 25% dos votos, o presidente estadual do Democratas, Mendonça Filho, comentou a decisão do TRE-PE em uma nota oficial de seis tópicos, enviada à imprensa na noite de ontem. No item 3, Mendonça disse “lamentar” que na decisão do tribunal “não tenha prevalecido igualdade na consideração do que é legalidade e do que é legitimidade”. Lembrou que o adversário João da Costa foi condenado pela Justiça em primeira instância por crime eleitoral e que “o uso da máquina desequilibrou o processo eleitoral”.
Na avaliação de Mendonça, a decisão do TRE foi “pautada na tese da legitimidade”. E continuou: “Infelizmente abre um precedente grave que torna ainda mais frágeis as práticas públicas já tão questionadas em nosso País: o uso da máquina pública pode ser praticado e perdoado, desde que o candidato consiga ser eleito”. Mendonça afirmou ter “autoridade” para fazer tal crítica por ter disputado a reeleição no cargo de governador e não ter “sequer uma denúncia de uso da máquina”. Apesar de discordar do julgamento, ele disse que sua “convicção” na democracia não sai “abalada” desse episódio.

12. Protógenes é afastado de diretoria da PF

Ao retomar ontem suas atividades na Polícia Federal, o delegado Protógenes Queiroz, que comandou a Operação Satiagraha, foi comunicado do seu afastamento da Diretoria de Inteligência da PF, órgão ao qual estava vinculado antes de deixar os trabalhos para fazer um curso na escola superior da Polícia Federal. O delegado ficou afastado por quatro meses da instituição depois das acusações de vazamento de informações na Satiagraha. Protógenes se reapresentou pessoalmente ao diretor de Inteligência da PF, Daniel Lorenz, que lhe comunicou do seu afastamento da divisão.

13. Lula com agenda cheia no Estado

A terceira visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Pernambuco, este ano, está confirmada para o dia 2. Ele chega ao Recife na madrugada de segunda para terça-feira da próxima semana. Até agora, estão definidos quatro compromissos do petista no Estado, mas os horários ainda não foram fechados porque existe a possibilidade de o presidente ficar na cidade até a quarta-feira. A principal motivação da visita presidencial é o Fórum dos Governadores do Nordeste, no dia 2, no Palácio das Princesas. O evento começará às 15h e reunirá nove chefes do Executivo, além do governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB).
Além do Fórum, o presidente lançará o projeto Território de Paz, em Santo Amaro. A iniciativa é financiada pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do governo federal, em parceria com o Estado e a Prefeitura do Recife. Ontem, o secretário-executivo do Pronasci, Ronaldo Teixeira, e o chefe-de-gabinete do governador Eduardo Campos, Renato Thiebaut, se reuniram para definir detalhes das ações.

14. PSDB sai em defesa de Cássio

O PSDB saiu em defesa do governador Cássio Cunha Lima, que teve o mandato cassado, e entrou ontem com ação no Supremo Tribunal Federal pedindo a anulação da decisão que determinou que o segundo colocado nas eleições assuma o governo da Paraíba. Liminarmente, o partido pede que o senador José Maranhão (PMDB), que ficou em segundo lugar em 2006, não seja empossado até que o STF julgue o mérito da ação. A defesa do governador tucano e de seu vice, José Lacerda Neto (DEM), também cassado, entrou com ação cautelar que pede a suspensão dos efeitos da decisão do Tribunal Superior Eleitoral até que recurso seja apresentado. O PSDB, na ação chamada de argüição de descumprimento de preceito fundamental, pede o respeito ao princípio da maioria de votos, conforme prevê a Constituição.

15. Aliados de tucano aprovam pacote

Após ser confirmada a cassação do mandato do governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), a Assembléia Legislativa convocou sessões extras e conseguiu aprovar ontem ao menos oito projetos, como planos de cargo, carreira e remuneração de servidores. A oposição ao tucano na Assembléia e o senador José Maranhão (PMDB – foto), que ficou em segundo lugar na eleição de 2006 e assumirá como governador, consideraram a convocação extra e a aprovação de leis a toque de caixa uma tentativa de inviabilizar a próxima gestão. Segundo a oposição, apenas os 20 deputados da base governista (de um total de 36 deputados na Casa) votaram pelos projetos – a maioria proposta pelo Poder Executivo –, já que os deputados da oposição deixaram o plenário em protesto.

Esportivas

16. Nelsinho confirma força total domingo

O técnico Nelsinho Batista não vai poupar nenhum dos titulares para o jogo contra a Portuguesa, domingo, no Canindé, em São Paulo. A decisão do treinador foi tomada há duas semanas. Só após a partida diante da Lusa, que luta contra o rebaixamento à Série B do Brasileirão, será divulgada a lista com o nomes dos jogadores que terão as férias antecipadas e não irão enfrentar na última rodada da Série A o Coritiba, na Ilha do Retiro, dia 7 de dezembro.
“Temos responsabilidade. Além disso, na próxima rodada há muita coisa envolvida. Alguns times lutam contra o rebaixamento e o nosso jogo com a Portuguesa interessa as esses clubes. Não seria justo colocar um time misto nessa partida”, explicou Nelsinho. A decisão de antecipar as férias de alguns atletas para o dia 2 de dezembro também deve-se ao fato de o Campeonato Pernambucano começar no dia 11 de janeiro. Dessa forma, os principais titulares voltariam das férias no dia 2 de janeiro.
Com a confirmação de escalar o time principal, Nelsinho Batista vai contar com o lateral-esquerdo Dutra. Ele estava suspenso devido ao terceiro cartão amarelo e não enfrentou o Atlético Mineiro, anteontem, quando o time venceu por 3x0. Assim, retorna na vaga de Márcio Goiano. O técnico rubro-negro, porém, vai enfrentar um dilema no decorrer dos treinos da semana. O jovem atacante Ciro entrou no segundo tempo na vaga de Carlinhos Bala e teve uma grande atuação, marcando dois gols diante do Galo mineiro. Mesmo assim, Ciro espera a decisão do treinador.

17. Timbu de olho no perigo que vem pelo alto

Calcanhar-de-aquiles do Náutico na derrota por 4x3 ante o Figueirense, a bola aérea é a principal arma do próximo adversário do Timbu, o Atlético-PR, domingo, nos Aflitos – nas últimas quatro partidas, os paranaenses marcaram cinco gols de cabeça. Por conta disso, os alvirrubros falam em “concentração total” para não cair nas mesmas armadilhas do Orlando Scarpelli. “Aquele jogo (contra o Figueirense) foi diferente. Vínhamos jogando bem sem ter problema com bola parada, mas aquele não era o nosso dia e tudo acabou dando errado. Gol de bola parada é falta de concentração. Não acredito que voltará a acontecer”, declarou o lateral-direito Ruy.
Antes do treino da tarde, no CT Wilson Campos, na Guabiraba, o técnico Roberto Fernandes teve a habitual conversa com o elenco, realizada todas as segundas-feiras. Na pauta, as bolas alçadas na área. “Ele (Fernandes) conversou muito com a gente. Sabemos de nossa qualidade e de nossa força. Fazia muito tempo que não tomávamos gols assim, mas agora a ordem é ter concentração total”, afirmou o zagueiro Vágner.

18. SANTA CRUZTécnico pede volta de Sandro

O técnico Márcio Bittencourt abriu uma exceção ontem à tarde e finalmente revelou um dos nomes pretendidos pela comissão técnica para a próxima temporada. O comandante tricolor solicitou à diretoria o retorno do zagueiro Sandro, que disputou a última edição da Série C do Campeonato Brasileiro pelo clube e já havia inclusive planejado uma possível aposentadoria do futebol, caso não voltasse para trabalhar no Arruda. Outros jogadores encontram-se em fase de negociação, mas, como ainda estão em atividade, os nomes vêm sendo guardados. O diretor remunerado tricolor, Luiz Antônio Ruas Capella, entrou em contato com o defensor na última sexta-feira para pedir o seu retorno. Sandro estaria dentro do critério adotado para a montagem do elenco. A idéia é trazer, dentro do orçamento programado pelo executivo, pelo menos cinco atletas experientes para formar a espinha dorsal do time. Com o zagueiro de 35 anos, a zaga já ganharia esse reforço necessário. “Sabemos do homem que é e do caráter que tem. Já conversamos e vamos recebê-lo para observá-lo treinando”, confirmou Capella.

Policiais

19. Dois mortos e um ferido em Paulista

Uma noite de terror deixou os moradores de Torres Galvão, em Paulista, apavorados. Uma grande quantidade de tiros disparados contra três pessoas levou duas delas a óbito e deixou a terceira em estado gravíssimo no Hospital da Restauração (HR). O crime aconteceu na rua Barão do Rio Branco, por volta das 23h do último domingo. As vítimas fatais foram Ailton José da Silva, de 32 anos, e Leidjane Pereira da Silva, 28. O rapaz que coseguiu sobreviver foi o garçom Marconi Tavares da Silva, de apenas 20 anos. Marconi foi baleado na rua onde mora há quatro anos com o companheiro, que pediu para não ser identificado.

20. Ladrão é atropelado e apedrejado

Um rapaz, de identidade descohecida, morreu por volta das 20h45 do último domingo após tentar assaltar uma senhora, que também não foi identificada. Na tentativa de fuga, o acusado de roubo foi atropelado por um táxi, que não parou para prestar socorro à vítima e também não teve a placa anotada. Testemunhas apenas disseram que o veículo trafegava em alta velocidade. “Nos informaram que o carro estava muito rápido e que depois dele ser atingido pelo veículo, um desconhecido passou pelo corpo e ainda jogou uma pedra grande contra a cabeça da vítima, que caiu em uma vala”, detalhou o soldado do 12º Batalhão de Polícia Militar, Giovane Soares.
O local que serviu de cenário para a morte trágica do assaltante foi a rua Abatiá, no bairro Cidade Universitária, no Recife. O instituto de Criminalística foi ao local para fazer a perícia do corpo, que foi removido para o Instituto de Medicina Legal (IML), no bairro de Santo Amaro, no Recife.

21. Motorista morto por homens

O motorista Edilson Gonçalves da Silva , de 34 anos, morreu por volta das 19h do último domingo, ao dar entrada na emergência do Hospital da Restauração. Ele foi levado pela esposa, que pediu para não ser identificada, depois de ser baleado por dois homens em uma moto na rua do Lima, no bairro de Dois Unidos, localidade onde morava. A vítima estava a caminho da casa de um vizinho para devolver uma moto que pegou emprestada no início do dia. No meio do percurso, dois suspeitos se aproximaram em outra moto, de placa e modelo não-anotados, e o abordaram com vários tiros, sendo um deles na cabeça.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog