1. Fogo arrasa com favela nos Coelhos
Desespero, correria, muita confusão e ao final um cenário de campo de guerra, com aproximadamente cem residências destruídas e várias pessoas desabrigadas. Tudo isso ocorreu, por volta das 2h30 de ontem, na comunidade Beira Rio, no bairro dos Coelhos, Recife. O drama dos moradores foi gerado por um incêndio que destruiu quase todas as moradias, que eram feitas de madeira e telhas de amianto. O material inflamável e a força do vento potencializaram as chamas que, em pouco mais de dez minutos, tomaram conta de toda a área. Na tentativa de retirar alguns objetos, os proprietários tentavam voltar para as residências, mas não conseguiam progredir em meio ao calor. Este é o segundo incêndio ocorrido na área. O primeiro aconteceu em janeiro, onde 30 casas foram consumidas pelas chamas.
Garoto de 11 anos salvou a cadela de estimação
Com apenas 11 anos de idade, Gabriel Vítor de Lima só se preocupou em tirar a cadela Celi, seu animal de estimação, do local do incêndio. “Eu estava deitado e minha mãe entrou no meu quarto correndo e me puxando. Ela mandou eu colocar minhas roupas na bolsa, mas só me preocupei em pegar Celi. Fiquei com muito medo e ainda estou assustado”, contou o garoto, que não largava a cachorra. Sara da Silva Lins, 30, estava em casa com os sete filhos pequenos na hora do incêndio e, no desespero, chegou a pensar em jogar todos eles pela janela. “Achei que não fosse dar tempo de sair, por isso queria pular pela janela. Meus filhos gritavam e isso aumentou meu desespero. Quando resolvi correr, o fogo já estava quase na minha porta, não deu tempo de salvar nada”, explicou.
2. Manobra proibida deixa um morto na Avenida Norte
Uma manobra em local proibido acabou vitimando fatalmente Jorge José de Arruda, de 42 anos. O acidente ocorreu, anteontem, por volta das 22h50, na avenida Norte, próximo a Igreja de São Sebastião, no Recife. De acordo com um agente da CTTU, que não quis se identificar, Jorge Arruda estava trafegando com uma motocicleta, no sentido subúrbio-cidade, quando resolveu fazer um retorno em um ponto inadequado. No momento do retorno, o veículo do modelo Corsa Sedan, de placa KHK-7132, que circulava no sentido contrário, cidade-subúrbio, colidiu frontalmente com a moto. Depois da batida, o transporte do morto ainda se arrastou por mais 30 metros até bater em um poste, onde ficou presa até ser retirada pelos peritos.
3. Universidade Rural faz 96 anos
A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) comemora 96 anos hoje. Durante esta semana, homenagens, palestras e atrações culturais vão marcar o aniversário da instituição. Hoje, no salão nobre, às 14h, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, fará palestra sobre a contribuição da Rural para o desenvolvimento de Pernambuco. Amanhã tem culto ecumênico e entrega de medalhas. O ex-secretário estadual de Educação, Mozart Ramos, é um dos que receberá a condecoração. Na sexta tem a Banda Sinfônica do Recife. A UFRPE mantem campus no Recife, em Garanhuns (Agreste) e Serra Talhada (Sertão).
4. Avião pequeno cai em escola e mata cinco
Um avião monomotor modelo P-35 Beechcraft caiu na manhã de ontem sobre a escola municipal Ilda Campano Santini, no Bairro Jardim Maringá, em Paranavaí, região noroeste do Paraná. O acidente, provavelmente provocado por uma forte chuva, resultou na morte dos cinco ocupantes da aeronave, sendo três da mesma família. Ninguém em terra foi atingido. O avião vinha de Sonora, no Mato Grosso do Sul, e seguia para Arapongas, no norte paranaense.
Os corpos da vítimas foram resgatados pela Polícia Militar (PM) e pelo Corpo de Bombeiros do Estado e, em seguida, foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Paranavaí. Os corpos foram reconhecidos ontem mesmo e alguns familiares das vítimas saíram de Arapongas à noite para fazer o resgate.
De acordo com a PM paranaense, morreram no local o piloto Flávio Marcelo dos Santos, o técnico rural Paulo César Fernandez, o empresário Adriano Romera, sua mulher Siolmar Grotti Romera e o sobrinho João Romera.
Segundo informações do policial militar Rubens Faccin, chovia muito na hora do acidente e poderia ter havido uma tentativa de pouso no aeroporto local. O avião partira de Arapongas para Rondonópolis, no Mato Grosso, na última quinta-feira, dia 30, às 11h25 e deveria retornar ontem no mesmo horário.
5. Finados - Túmulos de Isabella e Eloá entre os mais visitados em SP
Cerca de 2 milhões de pessoas foram aos cemitérios paulistanos, no fim de semana de Finados, de acordo com o Serviço Funerário. Como já é tradição, os jazigos onde estão “santos populares” estiveram bastante movimentados – de cada dez pessoas que foram ao Cemitério de Santo Amaro, por exemplo, sete passaram pelo túmulo do ex-morador de rua Bento do Portão. Este ano, porém, os túmulos mais procurados em alguns locais lembraram grandes tragédias – como a de Isabella Nardoni, 5 anos, e Eloá Pimentel, 15.
O movimento foi grande no Parque dos Pinheiros, Zona Norte da capital, onde Isabella foi sepultada. A garota morreu em 29 de março, depois de cair do 6º andar do Residencial London, na Vila Isolina Mazzei, Zona Norte. Ontem, só a missa campal reuniu ali 1.500 pessoas. Amparada pelo olhar carinhoso da enteada Gabriela, 3, Ana Carolina Oliveira visitou a sepultura da filha – enfeitada com flores, velas, brinquedos e doces. “Diariamente as pessoas me abraçam e oferecem apoio. É um conforto.” Ana Carolina estava acompanhada do namorado, dos pais e dos irmãos.
6. Homem é atingido por raio e morre
Milton Rodrigues dos Santos, 41 anos, morreu ontem após ser atingido por um raio na cabeça enquanto jogava futebol no campo do Cometa, em Osasco (Grande São Paulo). De acordo com a polícia, Santos se divertia com os amigos quando começou a chover. Em seguida, um raio caiu sobre sua cabeça, por volta do meio-dia. Pessoas que estavam no local levaram a vítima para o pronto-socorro da Vila Menck, na cidade. Por causa da grande descarga elétrica, ele não resistiu e morreu.
7. Crianças fogem por causa de conflitos
O menino W., de 13 anos, sonha como tantos em ser jogador de futebol. Começou a matar aula para jogar bola. Logo, pegou um atalho errado e começou a furtar para comprar doces. Dali para se viciar em drogas foi um pulo. Perdeu o rumo de vez quando, diante das reprimendas da mãe, fugiu de casa. A mãe, R., de 33 anos, hoje se penaliza por ter sido destemperada demais na educação do filho e por ter batido e gritado, em vez de conversar. Ela pode fazer parte dos cerca de 70% de pais com problemas mentais não diagnosticados, cujos filhos fogem para as ruas. O dado foi descoberto em pesquisa da psiquiatra Sandra Scivoletto, do Hospital das Clínicas, responsável pelo Programa Equilíbrio, em parceria com a Prefeitura, para reintegrar crianças de rua com suas famílias. Esse percentual, segundo ela, “deve-se a componentes genéticos, stress e ambientes propícios para que as doenças se desenvolvam “ A pesquisa apontou, também, que a maioria das crianças e dos adolescentes sai de casa por conflitos familiares, carências e miséria. Em números: 43% fugiram da violência doméstica, 42% após discussão em casa, 36% vivem sob o efeito de drogas e 26,3% já tentaram o suicídio.
8. Ex-interno da Fundac é perseguido e morto
O ex-interno da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), Leonardo da Silva Melo, de 15 anos, foi assassinado, ontem, por volta das 14h, com um tiro de espingarda calibre 12 na cabeça. O crime aconteceu dentro de uma casa abandonada, localizada na rua Cantor Agepê, na comunidade de Riacho da Prata, no bairro de Alameda, em Paulista.
De acordo com a polícia, a vítima foi perseguida por um homem e tentou se esconder dentro do imóvel, mas acabou sendo achada e executada. O tiro dilacerou o crânio do ex-interno. Familiares ficaram chocados quando viram a cena do crime. Nervosos, os parentes de Leonardo preferiram não conversar com a reportagem.
Para a polícia, o homicídio pode estar relacionado com o fato da vítima ter envolvimento com drogas. O soldado do 17º Batalhão da Polícia Militar, Isaac da Silva, informou que um familiar do rapaz revelou que ele era viciado em crack. “O assassino tinha a intenção de matá-lo. Quando ele percebeu que estava sendo perseguido correu para dentro da casa. Suspeitamos que ele foi morto por ser usuário de entorpecente. Característica de um acerto de contas”, comentou o PM. A autoria do crime é desconhecida. “Conversei com algumas pessoas da localidade, mas não passaram informações relevantes sobre o ocorrido. As pessoas têm medo de sofrer represália”, acrescentou.
9. Crise reduz crédito para aposentados
A crise financeira internacional, que vem afetando o sistema econômico de diversos países, está refletindo cada vez mais nos mecanismos bancários que disponibilizam créditos para aposentados e pensionistas. De acordo com o economista Josué Mussalém, o fato provocou uma queda de 90% na disponibilização de empréstimos consignados por pequenos bancos brasileiros. “Com a crise, esperávamos uma restrição de crédito em torno de 20% ou 30%. Por isso, muitos desses bancos fecharam”, enfatizou Mussalém.
Ainda de acordo com o economista, as taxas de juros do mercado, cada vez maiores, estão reduzindo a demanda em relação aos empréstimos. Mas, para Mussalém, não há mal que não traga o bem. “O fechamento de alguns bancos pequenos está trazendo benefícios para os aposentados, que vão se endividar bem menos a partir de agora. Vale lembrar que, com a crise de liquidez, o empréstimo se torna bastante perigoso, já que os juros estão subindo muito”, alertou.
Política
10. Lei de Anistia gera polêmica
O presidente Lula está preocupado com a polêmica sobre a aplicação da Lei da Anistia, que já chegou, inclusive, à Organização dos Estados Americanos (OEA), e quer que seus ministros parem de alimentar o debate pela imprensa, para evitar uma nova frente de criticas ao Brasil no exterior. Lula quer um acordo entre o secretário de Direitos Humanos, Paulo Vannucchi, e o advogado-geral da União, José Antônio Toffoli, sobre a interpretação da Lei. Para a AGU, a anistia foi ampla, geral e irrestrita e não cabem discussões. Para Vannucchi crimes de tortura são imprescritíveis.
11. PT volta ao ataque contra Nilson Nery
Os advogados do PT recorrem hoje da decisão do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) que julgou improcedentes as duas argüições de suspeição levantadas pelo prefeito eleito João da Costa contra o juiz das Investigações Judiciais do Recife, Nilson Nery - responsável pela apuração de quatro processos contra o petista. Na conclusão do primeiro, Costa foi condenado em primeira instância por abuso de poder econômico e político por suposto uso da máquina pública em favor da sua candidatura. Nesse processo, o Ministério Público apresentou denúncias contra ele a partir de uma revista do Orçamento Participativo, que promoveu a imagem do petista, e da coptação de servidores da Educação por prepostos de Costa.
Com a manobra do PT, as investigações de dois dos outros três processos que tramitam na 8ª Zona Eleitoral do Recife foram suspensas. O prazo para recursos no TRE termina hoje, e caberá ao presidente do TRE, Jovaldo Nunes, decidir se serão ou não encaminhados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso não sejam, os advogados do PT podem entrar com um agravo no TSE para tentar reverter a decisão do Pleno do TRE.
12. Lula recebe Kassab hoje, no Planalto
Uma semana depois de derrotar o PT em São Paulo, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) se reunirá hoje pela primeira vez com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto. O encontro, segundo Kassab, é administrativo. No entanto, ao pedir apoio de Lula para ampliar o endividamento da capital paulista, ele estará imprimindo um tom político ao encontro, podendo até estimular outros prefeitos, como os do Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a erguerem a mesma bandeira. “São Paulo não pode contrair novos empréstimos. Já chegou ao seu limite”, disse Kassab.
Na avaliação do presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), o momento de crise financeira aumenta a importância da audiência no Planalto. “Não seremos nós, da oposição, que iremos gerar instabilidade para o governo”, garantiu. Esse discurso é adotado pelo PSDB, que, ao contrário do DEM, tem candidatos à Presidência em 2010.
13. Costa reúne aliados e discute espaços na PCR
Para não permitir especulações sobre a composição do primeiro escalão, uma vez que a demora em abrir um canal de negociação com os partidos que o elegeu pode gerar problemas, o futuro prefeito do Recife, João da Costa (PT), decidiu iniciar, formalmente, as conversas com as principais legendas de sua coligação, formada por 16 agremiações. Esta semana, ele se reúne com os líderes do PSB, do PTB e do PR. O governador Eduardo Campos (PSB) já deu sinal verde para receber o petista no Palácio, o que não ocorrerá hoje. Ele, diferentemente dos dirigentes das outras siglas, está tranqüilo com o espaço que seu partido terá no primeiro escalão. A mediação está sendo feita pelo próprio vice-prefeito eleito, Milton Coelho, que é presidente regional do PSB.
A expectativa é que João da Costa converse hoje com o presidente regional do PR, Inocêncio Oliveira, que vai à Prefeitura do Recife falar com os secretários de Planejamento, Amir Schvartz, e de Saneamento, José Marcos, sobre os projetos do município que precisam de recursos da União e que podem sofrer cortes em função da crise mundial do mercado financeiro. Presidente do PR no Recife, José Marcos, inclusive, é o único representante da legenda na gestão do atual prefeito, João Paulo (PT). Ele não confirmou o encontro com o prefeito eleito para hoje mas adiantou ontem o pleito que a sigla encaminhará a João da Costa: manter a pasta.
14. PT nacional vai analisar resultados
O Diretório Nacional do PT se reúne em Brasília, nos dias 7 e 8, para analisar os resultados das eleições municipais. Serão evitados temas espinhosos, como as derrotas em São Paulo e Porto Alegre e a exposição de feridas abertas no processo eleitoral. As discussões deverão ser acirradas com a disputa interna pela sucessão à presidência da legenda.
No final de 2009, os petistas escolherão o novo comando nacional do partido. Por enquanto, três nomes são cogitados para disputar a presidência da legenda: o chefe-de-gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho, que representa a maior corrente interna, que é a Construindo um Novo Brasil; Valter Pomar, da linha Articulação de Esquerda, e Jilmar Tatio, da ala Lutas e Massas.
O sucessor de Berzoini será o responsável pela condução da campanha presidencial - a primeira em que Lula não disputará a votação em nome do PT. O desafio aumenta ainda mais com a determinação do partido em ampliar o número de governadores, senadores e deputados federais e estaduais em todo País.
Esportivas
15. Nos acréscimos, Sport perde para o Atlético/PR
Perder os jogos fora e empatar em casa se tornou a rotina do Sport nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. Ontem, a derrota por 1x0, nos acréscimos, diante do Atlético/PR, na Arena da Baixada, foi mais um capítulo desse infeliz momento que o Leão vive na competição. O time começa a dar sinais de que pode queimar toda a sua gordura nessa reta final, terminando a sua participação não tão distante da zona de rebaixamento quanto se pensava no meio da temporada. Nessa rodada, a diferença de pontos para o Figueirense, time que abre a lista dos que estão atualmente na zona de rebaixamento, caiu para sete pontos.
16. Triunfo deixa o Náutico fora da degola
Em um jogo quente, marcado pelo alto número de cartões - dez amarelos e três vermelhos - e pela confusão extra-campo, o Náutico venceu o Vitória por 1x0, sábado, nos Aflitos, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Além de quebrar uma série negativa de sete partidas sem vencer, o Timbu se afastou da zona do rebaixamento e subiu para a 14ª posição, com 36 pontos. O gol de pênalti marcado pelo atacante Felipe, ainda na primeira etapa, fez com que os 14.419 torcedores presentes, que foram indispensáveis para a vitória alvirrubra, voltassem a fazer o caldeirão ferver.
17. Bittencourt será apresentado hoje
Após muita expectativa da torcida coral, o novo treinador do Santa Cruz, Márcio Bittencourt, finalmente será apresentado oficialmente, hoje, ao meio-dia, no restaurante Boi Preto. Na ocasião, ele dará uma entrevista coletiva para comentar as razões que o levaram a aceitar o convite do presidente Fernando Bezerra Coelho, e quais os planos e objetivos do Mais Querido sob o seu comando na próxima temporada. No encontro, juntamente com Bittencourt, estará o novo diretor de futebol, Antonio Ruas Capella, que apesar de já ter sido apresentado, também participará da entrevista, a primeira ao lado do treinador coral.
E apesar de toda a ansiedade da torcida tricolor para saber possíveis novidades no quesito “reforços”, Bezerra Coelho e o próprio Bittencourt já declararam que as notícias sobre contratações de atletas para compor o elenco só sairão a partir do próximo dia 15, já que alguns jogadores ainda estão disputando os Brasileiros das séries A e B. Apesar disso, alguns nomes já foram sondados pelos dirigentes.
Policiais
18. Mulher de 56 anos é achada morta
O que seria uma noite de sábado normal para Maria do Socorro Ramos dos Santos, de 56 anos, terminou em tragédia, ontem, no bairro de Ouro Preto, em Olinda. A dona de casa foi encontrada nua e morta, por volta das 8h, no corredor da área externa da residência número 29 da rua Constelação, vestindo apenas uma blusa preta e com um ferimento na boca. “A lesão foi provocada por um objeto contundente. Como ela estava despida, ou seja, o short e o biquini foram encontrados no chão, pode ter havido uma tentativa de estupro”, observou o perito criminal do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), Manoel Maurício. Segundo a contagem do PEbodycount foram registrados 201 de homicídios femininos este ano no Estado.
19. Desaparecido é achado morto
Os agentes da Força-Tarefa Norte e os policiais militares tiveram dificuldade para encontrar o local onde estava o corpo de Edson Severino da Silva, de 28 anos. Para chegar ao cadáver, que já apresentava sinais de decomposição, foi preciso pular cercas, descer um barreira e se embrear no mato, mas no final de uma estreita trilha estava a constatação de mais um homicídio na Região Metropolitana do Recife (RMR). A descoberta da morte foi feita, no sábado, por volta das 15h, mas os peritos acreditam que o crime foi praticando na madrugada. O fato ocorreu no Córrego do Capim, no Alto Nova Olinda. Lá, ninguém ouviu nada e muito menos observou algo de errado, é o que contaram os moradores, que evitaram manter contato com a imprensa, todos temiam sofrer represália.
20. Facadas tiram a vida de biscateiro
Um homem foi morto a facadas no sofá do seu barraco, na ocupação 15 de Novembro, no bairro de Arthur Lundgren I, em Paulista. O corpo do biscateiro Deoclécio Soares de Oliveira, de 30 anos, conhecido como Deo , apresentava quatro ferimentos de faca no peito e três no pescoço e foi encontrado sentado, sem sinais de reação. “Aqui na comunidade ninguém diz muita coisa. A única informação que conseguimos foi que ele estava bebendo e chegou em casa de madrugada, quando foi morto”, afirmou o soldado Nancildo Cordeiro, do 17º Batalhão de Polícia Militar (BMP).
segunda-feira, 3 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bem-vindos ao nosso BLOG
Comentem nossas matérias, deixem seus recados...
Nenhum comentário:
Postar um comentário