Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

terça-feira, 4 de novembro de 2008

JORNAL DO VALE

1. Três tragédias estarrecem RMR

Três casos distintos em bairros diferentes enlutaram familiares e amigos de mulheres vítimas de situações trágicas na Região Metropolitana do Recife (RMR). Duas delas não resisitiram e faleceram, a outra foi barbaramente ferida na escola onde trabalha como estagiária. No primeiro caso, Márcia Luzia da Silva, de 18 anos, pegou a arma de um policial civil e atirou, acidentalmente, contra si. No segundo, Lindinalva Serafim da Silva, 50, foi assassinada pelo irmão que tem problemas mentais. Já no terceiro, Débora Natasha da Silva Gomes, de 17 anos, luta para sobreviver à agressão do ex-companheiro, que não aceitou o pedido de separação.
Um homem com problemas mentais assassinou a própria irmã no início da tarde de ontem com golpes de enxada na cabeça e em seguida tentou se suicidar. A dona de casa Lindinalva Serafim da Silva, 50 anos, foi pega de surpresa, enquanto lavava pratos no quintal de sua casa, com um golpe de enxada que foi desferido em sua nuca pelo irmão, Ivênio Serafim da Silva, 33 anos. Quando Lindinalva caiu no chão, Ivênio deu outro golpe em seu rosto. O crime aconteceu por volta das 12h30, na casa de número 69, localizada na 3ª Travessa São José, comunidade de Passarinho, Caixa D’Água, Olinda. Depois de assassinar a irmã, Ivênio Serafim saiu correndo para a rua, desceu uma ladeira e se atirou na frente de um ônibus da linha de Caixa D’Água.

2. Vereadores do Recife reajustam salários em 29,42%

O aumento de salário dos vereadores do Recife começa a se concretizar amanhã. Entre os assuntos a serem discutidos na reunião da mesa diretora, marcada para esta quarta-feira, está o reajuste de 29,42% no valor recebido mensalmente pelos membros da Casa. O percentual representa o segundo maior entre as sete casas legislativas brasileiras que já trabalham para engordar o contra-cheque dos recém-eleitos. Em vez dos R$ 7.155 atuais, os 37 vereadores que assumirão em janeiro do ano que vem podem passar a ganhar até R$ 9.259,80.
Quem confirmou que o tema polêmico constará na pauta da reunião foi o presidente da Casa, Josenildo Sinésio (PT), em entrevista à Agência Estado. “O ideal era que não aumentasse”, afirmou. “O vereador já tem um bom salário.”
A notícia de que a discussão terá início, apesar de bem-vinda, foi tratada em tom de surpresa entre os vereadores, até mesmo os que integram a mesa diretora. “Fomos convocados para essa reunião hoje (ontem), mas não fomos informados da pauta”, contou o 3º secretário da comissão executiva, João Alberto. Mas mais de um parlamentar confirmou a inclusão do assunto na pauta.
E o fato é que, pelo regimento interno da Câmara, o reajuste de salário dos vereadores deve ser feito nos 120 dias finais da legislatura, ou seja, no período que vai de setembro a dezembro do ano da eleição municipal. Josenildo já havia comentado anteriormente sobre a necessidade de conceder o aumento, alegando que, em 2004, não houve reajuste.

3. Cliente constrangido deve pedir indenização

Ao chegar ao banco para sacar a pensão alimentícia dos filhos, na última sexta-feira, a advogada Ana Paula Moreira Alves não imaginava passar por constrangimento. Usando colares, brincos e pulseiras de metal, foi barrada na porta giratória da agência, que possui detector de metais. A cliente tentou argumentar, mas não teve a entrada permitida. Entidades de defesa do consumidor alertam que a atitude da instituição é prática considerada abusiva. Prejudicados podem exigir indenização por danos morais.
No caso de Ana Paula Moreira, o vigilante da agência Conselheiro Aguiar do Banco do Brasil, em Boa Viagem (Zona Sul), argumentou que seguia normas da empresa para não permitir acesso quando o alarme do detector fosse acionado. “Perguntei se ele queria até que eu tirasse o sutiã, que tem peça metálica. Só respondeu que nada poderia fazer para me ajudar”, indignou-se. Foi preciso acionar um advogado para convencer a gerência do banco. Uma hora e meia depois, a correntista pôde, finalmente, ultrapassar a porta giratória e retirar o dinheiro na boca do caixa.

4. Acidente em Timbaúba deixa quatro mortos

Um acidente envolvendo um ônibus lotado de estudantes e um treminhão (caminhão de carroceria dupla usado para carregar cana-de-açúcar), deixou um saldo de pelo menos quatro mortos, na PE-82, entre os municípios de Timbaúba e Ferreiros, na Mata Norte de Pernambuco, por volta das 19h de ontem. Segundo informações do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), o ônibus vinha com estudantes e professores de Camutanga e Ferreiros e seguia para a Faculdade de Timbaúba (Facit). No sentido oposto, trafegava um treminhão carregado de cana, que seguia para a Usina Olho D’Água. No acesso ao Engenho Salgado, um trator entrou na rodovia, sem parar nem sinalizar. Ao tentar desviar do trator, o motorista do ônibus colidiu de frente com o treminhão.

5. Mulher é morta a golpes de enxada

Um homem de 33 anos matou a irmã, de nome e idade não informados, a golpes de enxada, ontem, no bairro de Caixa D’Água, em Olinda. Ivênio Serafin da Silva se jogou na frente de um caminhão após o assassinato, mas não corre risco de morte. Ele foi levado para o Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central da cidade. Até o fechamento desta edição, o estado de saúde do paciente era estável, com previsão de alta para hoje. De acordo com informações do HR, familiares disseram que ele sofre de problemas mentais. Um irmão de Ivênio Serafin, que não quis dar entrevista, prestou depoimento no Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), no Recife.

6. Infecção alimentar afeta 800 pessoas

Nos últimos três dias, cerca de 800 funcionários da fábrica de calçados Azaléia, em Itapetinga (a 603 km de Salvador), deram entrada no Hospital Cristo Redentor apresentando diarréia, dor de garganta, mal-estar e febre. Segundo os médicos, os pacientes disseram que os sintomas apareceram após ingerirem refeições e água no refeitório da empresa. Quase todos já foram liberados – ontem à tarde, apenas quatro permaneciam em observação, sem risco de morte. Segundo médicos e enfermeiros que atenderam os pacientes, intoxicação alimentar e ingestão de água contaminada são as causas mais prováveis da corrida dos funcionários da fábrica ao hospital.

7. Túnel permite fuga de 26 detentos

Vinte e seis presos do Centro de Carceragem Provisória de Apucarana, no Paraná, fugiram, na madrugada de ontem, segundo informações da polícia, por um túnel cavado durante o fim de semana. De acordo com o delegado adjunto de Apucarana, Luís Carlos Mânica, na sexta-feira foi feito um ‘pente fino’ no presídio e não foi encontrado nenhum indício do túnel. “Foi um fim de semana com muita chuva, com muito barulho, o que abafou o barulho da escavação”, disse o delegado.
Os presos de duas celas do ‘minipresídio’, como é chamado na região, quebraram parte da parede que dividia as celas e os 26 detentos abriram um túnel de aproximadamente dez metros durante o fim de semana. O túnel seguia até o pátio externo da delegacia da cidade, que fica anexo ao presídio. Até as 11 horas de ontem, três detentos haviam sido recapturados e seriam autuados por danos ao patrimônio público. No local, 180 detentos estão divididos em 20 celas.

8. Circo é processado por maus-tratos a animais

O Ministério Público da Bahia está movendo uma ação civil pública contra diretores do Circo Estoril de Minas Gerais por maus-tratos aos animais que participam dos espetáculos. O programa Fantástico (Globo) exibiu anteontem um vídeo produzido por uma organização não-governamental inglesa, a Animal Defenders International, com cenas de agressão a animais de circo em 18 países.
No Brasil, o destaque negativo foram as imagens de um tratador chamado Alexandre Pereira, do Estoril, agredindo um camelo com socos e vara. As cenas foram feitas quando o circo estava na cidade de Feira de Santana, a 108 quilômetros de Salvador, em julho. A primeira audiência pública do caso será hoje às 9h no Tribunal de Justiça da Bahia.
Na ação, a Associação Brasileira Terra Verde Viva, o Instituto Arca de Noé-Proteção aos Animais e Preservação do Meio Ambiente e União Defensora dos Animais-Bicho Feliz pedem a suspensão imediata da exibição e da detenção dos animais pelo circo e que os bichos sejam encaminhados para uma instituição adequada, para depois serem reintroduzidos em habitat natural.

9. ALAGOASBebê é baleado no colo da mãe

Um bebê de dois meses foi atingido no rosto por uma bala perdida na noite de anteontem, em Maceió. Segundo a polícia, a criança estava com a mãe num parque de diversões, quando um homem numa moto se aproximou e efetuou alguns disparos na direção de outro rapaz, que nada sofreu. O bebê está internado em estado grave na UTI da Santa Casa de Misericórdia.

Política

10. STF quer informação sobre torturadores

Por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Congresso Nacional, Garibaldi Alves, terão de informar sobre eventuais punições ou anistias concedidas a agentes do Estado que praticaram atos de tortura no regime militar. O pedido de informações foi feito pelo ministro Eros Grau, do STF, relator de uma ação movida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contestando a aplicação da Lei de Anistia para beneficiar policiais e militares que tenham participado de crimes como torturas, mortes e desaparecimentos forçados.
No despacho, Eros Grau determinou que sejam requisitadas informações às autoridades. Em seguida, ele estabeleceu que a ação deve ser remetida ao procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, para que seja emitido um parecer sobre o caso. Com a ação, a OAB espera que o STF declare que a anistia, que foi concedida a autores de crimes políticos e conexos, não se estenda aos crimes comuns praticados por agentes do Estado. Segundo a OAB, seria irregular estender essa anistia política porque, para a entidade, os agentes policiais e militares não cometeram crimes políticos (praticados pelos opositores ao regime militar), mas comuns.

11. Costa não vai alterar a estrutura da PCR

Na semana em que inicia, oficialmente, as conversas em torno da composição de seu governo, o prefeito eleito do Recife, João da Costa (PT), disse, ontem, que não pensa em promover uma reforma administrativa no início da gestão. De acordo com o petista, se forem necessários ajustes estruturais na prefeitura, eles serão feitos ao longo do mandato. Ele e o prefeito João Paulo estiveram com o presidente do PR, o deputado Inocêncio Oliveira, mas negaram que a formação do novo governo tenha entrado em pauta. O futuro gestor alertou que “as vontades” dos aliados terão que ser compatibilizadas com o tamanho da prefeitura e a ampla frente de aliados.
“Nós não temos uma reforma administrativa pensada. O governo está dando certo, está funcionando desse jeito. Não vamos começar já com reforma. Se precisar de algum ajuste, faremos ao longo do governo”, anunciou João da Costa, ontem, por telefone. Hoje, a prefeitura possui 16 secretarias e 11 empresas e autarquias.

12. Júlio Lossio estuda reforma em Petrolina

Os trabalhos das equipes de transição da atual e da futura gestão começam hoje. O prefeito eleito, Júlio Lossio (PMDB), admitiu que a partir desse processo poderá promover uma reforma administrativa, inclusive com o enxugamento de secretarias. “Não sabemos ainda quantas secretarias teremos. Pode haver fusão, desmembramento. Tudo será feito a partir do diagnóstico da estrutura administrativa. Identificamos os principais problemas na pré-campanha, fizemos proposições para melhorar a vida das pessoas e, agora, precisamos adequar a máquina para cumprir o que prometemos”, afirmou.
Ele lembrou que o País começa a sentir os reflexos da crise mundial e isso vai impactar os investimentos. “Os governos terão queda de receita e isso refletirá no município. Precisamos estar preparados e a melhor forma é enxugar a máquina, sem prejuízo dos serviços”, avaliou.

13. Prazo para prestação de contas termina hoje

Com o término do período eleitoral, a Justiça começa a requerer os gastos de campanha de cada candidato a prefeito e vereador, além dos comitês financeiros de campanha. Hoje, devem apresentar a prestação de contas final os postulantes que participaram do primeiro turno do pleito. Mesmo os que renunciaram ou desistiram da candidatura deverão apresentar seus gastos.
Em todos os casos, a prestação de contas deve ser entregue ao juízo eleitoral da cidade pela qual o candidato concorreu, através do Sistema de Prestação de Contas. Dentre outros documentos exigidos, o candidato deve apresentar o extrato bancário, o canhoto dos recibos eleitorais utilizados e, se houver, o comprovante do repasse das sobras financeiras e os documentos fiscais de gastos realizados com o Fundo Partidário.
A punição a quem não fizer a prestação de contas é o não recebimento da quota do Fundo Partidário. No caso, aquelas siglas que não constarem como adimplentes terão que ficar sem a quota no ano seguinte ao julgamento das suas contas. Os postulantes não eleitos inadimplentes ficam impossibilitados de pleitear quaisquer cargos políticos nas próximas eleições.
Os candidatos não eleitos terão até o dia 31 de dezembro para a quitação de contas de campanha. O prazo-limite era até amanhã, mas o TSE acatou pedido do DEM, PSDB, PT e PMDB e modificou a agenda. Já os prefeituráveis no segundo turno devem prestar contas até o dia 25 deste mês.

14. DEM exige mandato de deputado

O DEM entrou com recurso no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para que a Câmara cumpra a decisão da Corte e afaste o deputado Walter Brito Neto (PRB-PB), cassado por infidelidade partidária. Brito Neto foi eleito pelo DEM, mas deixou a legenda em setembro de 2007 e se filiou ao PRB fora do prazo estipulado pelo TSE. O parlamentar foi o primeiro deputado punido por trocar de legenda depois do dia 27 de março do ano passado - data a partir da qual o tribunal estabeleceu que os mandatos pertencem às legendas, e não aos parlamentares.
A perda do mandato de Brito Neto foi determinada em março deste ano pelo TSE. O pedido partiu do DEM, que pediu execução imediata da decisão. Ao acolher o pedido, o ministro Carlos Ayres Britto determinou que o suplente fosse empossado em dez dias, sem a necessidade da publicação do acórdão de julgamento dos embargos de declaração.

15. Operação limpeza termina hoje

Termina hoje o prazo para que candidatos às eleições municipais retirem das ruas o material publicitário utilizado na campanha. O Ministério Público já investiga os que ainda não iniciaram a limpeza e vai intensificar as atividades a partir de hoje. Algumas promotorias do interior já recomendaram a retirada. No Recife, ainda é fácil encontrar placas obstruindo calçadas e afixadas em postes, especialmente dos candidatos a vereador. Os candidatos eleitos ou não que não cumprirem a determinação podem ser punidos com uma multa estabelecida pelo juiz da ação, com base na lei eleitoral.

Esportivas

16. Márcio Bittencourt é apresentado

Com toda a moral de ter vindo como uma escolha pessoal do presidente do Santa Cruz, Fernando Bezerra Coelho, o novo treinador do Mais Querido, Márcio Bittencourt, foi apresentado oficialmente à imprensa ontem à tarde, no restaurante Boi Preto, no Pina. Quem também esteve presente no encontro, além do mandatário tricolor e alguns membros da sua gestão, foi o diretor de futebol, Antônio Ruas Capella, que formará uma dobradinha com Bittencourt para montar o elenco coral que irá disputar o Estadual 2009. Com base na intenção de profissionalizar todos os setores do clube, Capella será um diretor remunerado, diferentemente do que acontece na maioria das equipes do futebol brasileiro.

17. Jejum é o 2º pior do Leão na Série A

A seqüência do Sport sem vencer há oito rodadas está preocupando a torcida. O time parou na 11ª colocação (há sete jogos), com 42 pontos, e assiste ao pelotão de trás se aproximar. Esse já é o segundo pior jejum do Sport na história da Série A do Brasileiro – disputada desde 1971.
O momento mais difícil do Sport no Brasileiro aconteceu em 1999, quando o time ficou 12 rodadas sem vitórias, justamente as últimas. O Leão só não caiu para a Série B devido ao regulamento da época, que previa o rebaixamento pela média obtida em três anos. O Sport terminou na lanterna, ficando sem triunfar da 10ª até a 21ª rodada, com sete derrotas e quatro empates.
Com o atual jejum de oito rodadas (quatro empates e quatro derrotas) sem conhecer vitória, o time rubro-negro iguala-se às “secas” de 1974 e de 1977.
Outro grande jejum de vitórias ocorreu logo no primeiro Brasileirão, em 1971. Foram sete jogos sem o sabor da vitória. O que se repetiu em 1973. Em 2001, quando caiu para a Segundona, o Sport teve, no mesmo campeonato, duas seqüências de sete partidas sem vitórias. Na segunda, foram sete derrotas seguidas.

18. Risco zero de queda só com 46

As sucessivas vitórias dos clubes que estão na parte inferior da tabela nas rodadas passadas fizeram subir a margem de segurança para um clube não cair para a Segundona, para desespero do Náutico e apreensão do Sport. A cinco rodadas do término do Brasileirão, os alvirrubros ocupam a 14ª posição, com 36 pontos, enquanto os rubro-negros estão na 11ª colocação, com 42.
De acordo com o professor de matemática do Colégio Motivo, na Zona Sul do Recife, Eduardo Belo, hoje, risco zero de rebaixamento só com 46 pontos. Ele chegou a esse número após fazer simulações e combinações de resultados possíveis nesta reta final de competição.

Policiais

19. Pai de Eloá matou advogado em PE

A Polícia Civil de Pernambuco confirmou, ontem, a participação do ex-cabo da PM de Alagoas, Everaldo Pereira dos Santos, de 42 anos - pai de Eloá Cristina Pimentel, de 15 anos, morta pelo ex-namorado Lindemberg Fernandes Alves, de 22 anos, durante seqüestro, no início do mês passado, em Santo André, São Paulo - em pelo menos um homicídio ocorrido no Estado. O ex-militar é acusado de ter assassinado, em 1989, o advogado e então presidente do PMDB de Palmares, município da Mata Sul do Estado, José Volemberg Ferreira Lins. O crime aconteceu na manhã do dia 20 de dezembro daquele ano, na praça Maurity.
Detalhes do inquérito que investiga a morte do advogado foi apresentado em entrevista coletiva, ontem, pelos delegados Osvaldo Morais, diretor geral de Operações e Polícia Judiciária, e Jandir Carneiro Leão, seccional de Palmares. Segundo a polícia, Everaldo Pereira participou, nos anos 80 e 90, de um grupo criminoso denominado “Gangue Fardada”, responsável por vários crimes de pistolagem, roubos de carros e assaltos em Alagoas. A pedido da Delegacia Geral da Polícia Civil alagoana, o órgão em Pernambuco fez um levantamento, no último final de semana, nos cartórios de nove delegacias, todas em cidades da Mata Sul.

20. Caseiro é assassinado a facadas

O caseiro José Silvano da Silva, de 59 anos, conhecido como Chapéu, foi covardemente assassinado a facadas enquanto dormia na rede, dentro da própria casa. O crime aconteceu no Alto Céu Azul, bairro do Forte Orange, em Itamaracá, por volta das 20h do último domingo, e deixou os moradores revoltados. A esposa da vítima ainda tentou impedir o crime e, por isso, acabou levando uma facada próxima ao ombro. “Quando eu ouvi os gritos estava no banheiro, então saí correndo pedindo para que ele não matasse o meu marido, mas foi tarde. Ele ainda me agrediu e fugiu”, narrou a dona de casa Maria José da Conceição.
A companheira de José denunciou o vizinho, identificado apenas por Severino e conhecido como Biu do Oião, como o autor do crime. “Sabemos que o suspeito é um homem conhecido por Severino, que mora aqui próximo. De acordo com as primeiras investigações, ficamos sabendo que eles haviam discutido mais cedo e acredito que isso tenha motivado o crime”, afirmou o delegado da Força-Tarefa Norte do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), João Brito.

21. Atropelamento fatal na avenida Brasil

Um homem morreu depois de ser atropelado por um carro na avenida Brasil, no bairro de Rio Doce, em Olinda. Gilson Barbosa Ferreira, 46 anos, transitava de bicicleta pela via quando foi surpreendido por um veículo Gol vermelho, de placa KLB-7537. Logo após atropelar e matar o ciclista, o condutor do carro ainda colidiu com um outro veículo, um Fusca de placa KFY-5986, que foi arremessado para fora da pista. “Eu escutei um barulho atrás de mim, depois senti a pancada na lateral do meu carro. Ainda saí correndo atrás do motorista do Gol, que conseguiu fugir, mas encontrei o veículo abandonado na outra rua. Eu anotei a placa e quando voltei percebi que o barulho que escutei foi por causa do impacto com a bicicleta da vítima”, narrou o motorista do Fusca, um funcionário público, de 46 anos, que pediu para não ter o nome revelado. O acidente aconteceu por volta das 23h40 do domingo.De acordo com o cabo Ubirajara do Nascimento, do 1º Batalhão de Polícia Militar, o suspeito ainda é desconhecido. “Não sabemos ainda quem estava conduzindo o veículo que causou o atropelamento, mas já informamos a placa ao Ciods que está levantando as informações sobre a procedência do Gol”, informou o cabo. A polícia foi ao local onde o condutor do Fusca disse ter visto o outro carro abandonado, porém, não o encontrou.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog