Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

JORNAL DO VALE

1. Câncer faz 10 mil novas vítimas/ano

Considerada a segunda maior causa de morte entre as crianças no Brasil, o câncer gera a cada ano dez mil novos casos, de acordo com a presidente do Departamento de Oncohematologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a pediatra Vera Morais. Ela revela ainda que, em Pernambuco, a estimativa é que haja cerca de 600 crianças com a doença. Desse quantitativo 70% alcançam a cura. Números que, para a médica, poderiam ser invertidos com a elaboração eficaz de um diagnóstico precoce, que começa com a boa formação dos médicos pediatras.
O menino João Vítor Peixoto de Carvalho detectou o sarcoma no testículo aos 6 anos de idade, o que poderia ter acontecido anteriormente, durante as consultas corriqueiras, diminuindo o sofrimento do paciente e melhorando a sua qualidade de vida após a cura. Hoje aos 9 anos de idade, o garoto está curado, faz consultas preventivas, mas leva consigo as seqüelas. “Descobrimos que ele estava com câncer no momento em que se submetia a uma cirurgia de retirada de um cisto em um dos testículos”, relembrou o pai do garoto, Cícero Peixoto, 35 anos, segundo o qual o processo de cura se deu com muito sofrimento para as duas partes. Além de ter tido um dos testículos amputado, existe a possibilidade de o garoto ficar estéril.

2. Doações de córneas aumentaram em PE

Uma atitude simples pode mudar completamente a vida de alguém. Aos 61 anos, Nilza Cavalcanti de Siqueira voltou a sorrir. Depois de quase quatro anos na fila de espera para um transplante de córnea, ela recebeu o órgão e, há 21 dias, se recupera da cirurgia. “Quando recebi a notícia, não parava de chorar. O que eu esperei tanto estava prestes a acontecer. Isso me devolveu a alegria. Eu era feliz, mas não por inteiro”, testemunhou.
Para incentivar a doação, foi lançada, ontem, em Brasília, a campanha “Desta Vida Você não Leva Nada. Mas Pode Deixar. Doe Córneas”. Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, em todo o Brasil, 26 mil pacientes aguardam por um transplante. Pernambuco é o terceiro estado do País que mais realiza o procedimento, de acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT).

3. Ato de pisar na grama é prejudicial

Às placas eles fazem vista grossa, às reclamações, ouvidos de mercador. A reprovação alheia não incomoda e a ação semelhante estimula. Sem hesitação ou vergonha, calçados ou não, já não são poucos os que adentram os gramados nas ruas, parques e praças. Seja para evitar andar mais alguns metros, cochilar ou procurar um lugar à sombra, a grama é sempre o alvo de pisadas diárias. A ação deixa transparecer a falta de preocupação com o verde. Mas a ignorância vai além do cuidado com o espaço público e atinge o âmbito ambiental. Embora a recíproca não seja verdadeira, as plantas contribuem para a vida humana. Quando estão ativas elas absorvem o dióxido de carbono e, conseqüentemente, colaboram para diminuir o aquecimento global. Então, respeite o que não lhe pertence e não pise a grama.

4. Transexual celebra união civil em Gravatá

O casamento coletivo desta quinta-feira (30) no Fórum de Gravatá, no Agreste, teve a rotina quebrada por um casal incomum. Alvo dos flashes que pipocavam no salão, uniram-se perante a lei Josafá Paulino da Silva, 21 anos, e Cinthia Lourenço Santos, 39. Ela mudou de sexo há quase dois anos, em cirurgia no Hospital das Clínicas da UFPE, no Recife. No ano seguinte, deixou de assinar como Enilson Lourenço dos Santos, seu nome de batismo. Ontem, finalmente pôde trocar alianças com o homem com quem vive há oito meses.A cabeleireira conhecida pela simpatia em Gravatá comemorou também o fim de uma depressão que sofreu por seis anos. Não se aceitava em corpo de homem – era transexual. Perdeu a vontade de trabalhar e de sair de casa. Nesta quinta, nada lembrava o passado de angústia. Às 13h25, trocou alianças com Josafá, a quem namora há mais de um ano.

5. Filme pernambucano vence em São Paulo

O longa-metragem pernambucano KFZ-1348, dirigido por Gabriel Mascaro e Marcelo Pedroso, foi o vencedor do Prêmio Especial do Júri Oficial de Documentários na 32ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. O anúncio de toda a premiação ocorreu ontem à noite, na capital paulista.
O Prêmio da Crítica foi para o longa Aquele querido mês de agosto, de Miguel Gomes. Verônica, de Maurício Farias, levou o Prêmio da Juventude, apontado pelos estudantes secundaristas.
Produção da Rec Produtores Associados e da Símio Filmes, KFZ-1348 conta a história de um Fusca modelo 1965 desde sua compra por um jovem engenheiro civil de São Paulo até seu destino final, em um ferro-velho do Recife, quatro décadas depois. O carro serve como fio condutor da história de vida de seus proprietários e da própria sociedade brasileira ao longo desses anos.

6. Pai de Eloá tem 15 dias para se apresentar

A Justiça de Alagoas estipulou prazo de 15 dias para que o pai da adolescente Eloá, o ex-cabo da Polícia Militar de Alagoas, Everaldo Pereira dos Santos, se apresente, caso contrário será levado a julgamento pelo assassinato de um delegado da Polícia Civil do Estado. O edital de intimação da sentença de pronúncia do ex-militar, com relação a esse crime, foi publicado ontem no Diário Oficial do estado. Segundo o juiz Geraldo Amorim, titular da 9ª Vara Criminal de Maceió, caso o pai da Eloá não se apresente será julgado à revelia.
“Nesse caso ele deverá ser levado a júri ainda este ano ou no mais tardar no primeiro semestre de 2009”. Segundo Amorim, Everaldo responde por duplo homicídio doloso, tendo como vítimas o delegado Ricardo Lessa, irmão do ex-governador de Alagoas Ronaldo Lessa (PDT); e seu motorista, Antenor Carlota da Silva, assassinados à tiros, em outubro de 1991, no bairro Bebedouro, em Maceió.
O edital intima o também ex-cabo PM Cícero Felizardo dos Santos, o ex-sargento PM José Carlos de Oliveira, os ex-soldados da PM Aderildo Mariz Ferreira, Edgar Romero de Morais Barros e Valdomiro dos Santos Barros, além do policial civil Valmir dos Santos. Na época, o pai da Eloá e os demais policiais acusados da morte do delegado pertenciam a gangue fardada, um grupo de extermínio comandado pelo ex-tenente coronel PM Manoel Francisco Cavalcante, que se encontra preso.

7. Presos acusados de fraudar licitações

A Polícia de São Paulo prendeu ontem cinco pessoas acusadas de participar de esquema de fraudes em licitações públicas para fornecimento de produtos farmacêuticos e materiais médico-hospitalares em municípios de pelo menos cinco Estados: SP, MG, RJ, GO e MS. Entre os produtos estão soro fisiológico e cateteres.
A quadrilha teria conseguido, segundo a polícia, fraudar até licitações do pregão eletrônico do governo paulista, sistema implantado para reduzir as chances de corrupção e utilizado em 80% das compras feitas pelo estado de São Paulo. Entre as vítimas da quadrilha estão, segundo a polícia, pelo menos dez hospitais - um deles é o HC de São Paulo. Além das fraudes, o grupo será investigado por sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e uso de offshores para remessa ilegal de dinheiro ao exterior.

8. ‘SPC’ para alunos é prática abusiva

Os órgãos de defesa do consumidor caracterizam a criação do Cadastro de Informações da Educação Brasileira (Cineb) - uma lista online de estudantes que não pagam em dia suas mensalidades - como prática abusiva que fere o Código de Defesa do Consumidor. O Procon-SP anunciou que vai punir as escolas que fizerem uso do cadastro para inibir a matrícula. O consumidor que se sentir lesado ao ser incluído no cadastro pode fazer a denúncia à entidade e o estabelecimento de ensino poderá sofrer multas que variam de R$ 200 a R$ 3 milhões.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, também informou ontem considerar a criação do cadastro uma medida contestável, do ponto de vista judicial, pelos que se considerarem prejudicados. Por meio de nota, ele explicou que há também uma lei que disciplina a relação entre pais e escolas particulares, a 9.870/99. “Sendo assim, configuram-se duas situações: por um lado, a legislação brasileira respalda as escolas, no seu legítimo direito de serem ressarcidas do serviço que prestaram; outra situação é expor, num cadastro público, condição momentânea de um estudante ou de sua família”.

Política

9. Eduardo parte em busca do PV

O governador Eduardo Campos (PSB) deu o primeiro passo, ontem, para aumentar sua base de apoio para 2010. O socialista participou de um encontro, em Brasília, com representantes do PV de Pernambuco para questionar se haveria “impedimentos” para a realização de uma aliança. Foi a primeira reunião entre integrantes das siglas e, mesmo em estado “embrionário”, o resultado para ambas as partes teria sido satisfatório. Sentaram-se à mesa, além do governador, o secretário de Relações Institucionais, Sileno Guedes (PSB); o vereador Augusto Carreras (PV); e o presidente estadual dos verdes, João Braga. O principal empecilho está no grupo ligado ao vereador Daniel Coelho (PV), opositor ferrenho aos governos Estadual e Federal.
Questionado sobre o assunto, Braga esquivou-se, mas não desmentiu a informação sobre o engajamento da sua sigla ao Governo. “Essas articulações, o caminho do partido será definido pela nova executiva, que será escolhida após o dia 14 de novembro. Por enquanto não há nada definido nesse sentido”, tergiversou.

10. Sérgio Guerra será ácido com o Governo”

“Chegou o momento do PSDB”. Essa é a análise da deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB) da atual conjuntura da oposição no Estado. Para ela, a confirmação dessa tendência parte da constante referência ao nome do senador Sérgio Guerra (PSDB) para disputar o governo estadual em 2010. Embora o tucano tenha ligações diretas com o governador Eduardo Campos (PSB) e venha evitando entrar em atrito com o socialista, a deputada acredita que, sendo candidato, o senador não terá dificuldades para fazer oposição. “Ninguém sabe fazer mais oposição que Sérgio Guerra. Ele foi ácido com a gestão do prefeito João Paulo (PT) e também será com o Governo Eduardo Campos. Apenas não chegou o momento ainda”, disse ela, frisando que as relações entre os dois são apenas pessoais e não envolvem política.

11. José Serra diz concordar com prévias para 2010

O governador de São Paulo, José Serra, disse, ontem, que concorda com a proposta do colega mineiro Aécio Neves de realização de prévias para a escolha do candidato do PSDB à Presidência em 2010. Serra e Aécio polarizam a disputa interna pela escolha do próximo presidenciável tucano. Após as eleições municipais, o mineiro intensificou a defesa pela realização de uma consulta partidária para a definição do candidato do partido caso não haja consenso em torno de um nome. E passou a cobrar que o instrumento seja regulamentado pela direção nacional do PSDB, para que esteja “à disposição” da legenda. Aécio defende também que o prazo-limite para que o partido defina o presidenciável seja março de 2010.
O governador mineiro foi o anfitrião de um encontro com Serra e os governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), e do Espírito Santo (PMDB), Paulo Hartung, para a discussão do impacto da crise financeira nos Estados. Após a reunião, questionado sobre a proposta de prévias, o governador paulista, ao lado do colega mineiro, foi sucinto. “Eu estou de acordo com o Aécio”, disse. “Nós sempre estamos de acordo”, interrompeu Aécio.

12. Quércia: dificuldades para aliança com PT

Se depender da disposição do presidente do PMDB paulista, o ex-governador Orestes Quércia, o PT terá dificuldades em conquistar o apoio total dos peemedebistas para a corrida presidencial de 2010. Ontem, Quércia afirmou que o diretório estadual paulista do PMDB fechou com o PSDB e lutará pela candidatura do governador José Serra à presidência, mesmo diante da articulação do partido com o PT no âmbito nacional.
“Se a maioria apoiar o candidato do PT, nós talvez não acompanhemos”, disse Quércia, que garante não lutar sozinho. Estariam dispostos a trabalhar por Serra ainda os diretórios do PMDB de Santa Catarina, Pernambuco, Piauí e Minas Gerais. Quércia criticou a aproximação entre PMDB e PT e disparou contra o colega de partido e governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. “O governador está se entregando totalmente ao Lula”, criticou. Na quarta-feira, depois de um encontro com o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, em Brasília, Cabral disse que a aliança PMDB-PT dá “tranqüilidade ao País”.

13. Garibaldi defende direito do PMDB

O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), defendeu, ontem, o lançamento de candidatura própria do PMDB à sua sucessão no comando da Casa Legislativa. O senador disse que, como maior bancada do Senado, o PMDB tem o direito de discutir a candidatura própria para mostrar a unidade da legenda. “O PMDB aqui no Senado poderá ter um candidato próprio por ter bancada de 20 senadores. É a maior bancada. Se pelo menos não pensasse em ter candidato próprio, não poderia ser considerada uma bancada unida. A não ser que fosse uma bancada tão dividida”, afirmou.
O senador disse, porém, que ainda é cedo para o partido definir se efetivamente vai entrar na disputa com o PT pela presidência do Senado. “Na verdade há que considerar que entendimentos ainda serão realizados visando a posição que o PMDB vai adotar”, disse. Na noite de quarta-feira, senadores do PMDB se reuniram para articular a candidatura própria do partido na residência do senador Valter Pereira (PMDB-MS). Interlocutores do partido afirmam que o objetivo do PMDB é lançar um candidato com força política na Casa, como o senador José Sarney (PMDB-AP).

14. Governadores pedem interação

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), afirmou ontem, ao destacar o encontro entre os governadores da região Sudeste, que os administradores querem interagir mais com o Congresso Nacional. “Houve um certo distanciamento, no ano passado, dos governadores de algumas votações que estavam ocorrendo no Congresso. Queremos interagir um pouco mais com as nossas bancadas. Discutir um pouco mais o impacto de algumas medidas nas receitas estaduais. Isso só seria adequado e aconselhável em qualquer tempo, mas em tempos de crise isso se faz ainda mais necessário”, disse.
Aécio afirmou que o assunto principal da reunião de ontem entre os governadores e secretários da Fazenda da região Sudeste, no Palácio das Mangabeiras, é a reforma tributária. Participam do encontro, além do governador de Minas, o de São Paulo, José Serra (PSDB); do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), e do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB).

15. Chinaglia critica disputa em público

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), criticou, ontem, o debate público em torno das disputas pelos comandos da Câmara e do Senado. Os embates envolvem o PMDB e o PT, uma vez que peemedebistas atuam para garantir o controle das duas Casas. Segundo o petista, o ideal é evitar a exposição do assunto e manter as negociações nos bastidores. “(A disputa pelas presidências) é (um assunto) de uma delicadeza que você, ao tentar analisar publicamente, você organiza uma reação e não uma vitória”, afirmou Chinaglia, admitindo que tem articulado nos bastidores em favor de um nome para sua sucessão, mas não disse de quem se trata.

Esportivas

16. Mais um jogo sem vitória leonina

As vaias ao final dos 90 minutos da partida entre Sport e Santos denunciam: a paciência da torcida com o time definitivamente acabou. Com o empate de ontem, pelo placar de 1x1, na Ilha do Retiro, o Leão completou uma série de sete jogos sem vencer, quebrando o recorde negativo desde o retorno à Série A, em 2007. Em alguns momentos da partida, os jogadores deram sinais de que poderiam demonstrar um futebol mais agressivo e insinuante. Mas o Rubro-negro voltou a apresentar alguns defeitos, como os erros de passe e a afobação na hora da finalização, enervando os 19 mil torcedores que compareceram ao estádio.

17. Jogadores alvirrubros pedem apoio da torcida

O recado já foi dado. Para tentar quebrar a incômoda série de sete jogos sem vitórias, amanhã, às 17h30, contra o Vitória/BA, os jogadores esperam contar com um estádio dos Aflitos totalmente lotado pela torcida alvirrubra. Só assim, com todos remando para o mesmo lado, que eles esperam voltar a vencer, e, de quebra, sair da zona do rebaixamento. Todos querem apagar a imagem deixada na última partida em casa, quando os torcedores vaiaram bastante o time, principalmente o técnico Roberto Fernandes, tido como culpado na perda dos dois pontos para a Portuguesa.

18. Santa Cruz contrata gerente de marketing

A “temporada” de reuniões, que já virou marca registrada da nova gestão do Santa Cruz, parece estar começando a surtir ações concretas. Um dia após anunciar o administrador de empresas, especializado em gestão de finanças, Roberto Dotta, como consultor do clube para cuidar dos preparativos para a Santa Cruz S/A, os dirigentes corais anunciaram ontem o publicitário José Nivaldo Brayner como novo gerente de marketing coral.
Brayner é professor do curso de Publicidade da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e terá um papel fundamental para conseguir levantar a marca do clube, além de trabalhar para conseguir agradar e manter os sócios mais próximo ao Mais Querido. “Não adianta os clubes apenas reclamarem da ausência dos sócios se não são oferecidas vantagens para eles. Minha prioridade é criar um vínculo do torcedor com o Santa, lhe oferecendo vantagens e criando uma fidelidade entre os dois. Ainda vou estudar algumas ações, mas não vai demorar para o torcedor sentir as mudanças”, explicou Brayner.

- Vasco e Atlético/PR ficam no 2x2, no Rio
- Milan fecha com Beckham

Policiais

19. Amigos são mortos no Cabo

Uma noite sangrenta deixou a comunidade do bairro Charnequinha, no município do Cabo, aterrorizada. Por volta das 19h30 da última quarta-feira, dois homens armados aproximaram-se de três amigos que conversavam na rua 1, em frente à escola Vila União, e dispararam vários tiros contra eles. A população local entrou em pânico e os próprios moradores levaram as vítimas para o Hospital Mendo Sampaio, no mesmo município. “Eu estava em casa quando ouvi os tiros, então o vizinho veio gritando ‘seu Amadeu, teu neto levou um tiro’. Eu saí correndo e ainda consegui socorrê-lo, mas infelizmente ele foi o primeiro a morrer no hospital”, disse Amadeu Almeida Silva, avô do estudante Alexandre José da Silva, de apenas 15 anos, morto no tiroteio.

20. Jovem assassinado com dois tiros

Um jovem de apenas 18 anos foi assassinado por volta das 20h da última quarta-feira, no bairro de Afogados, no Recife. Tomas Wilames Moura dos Santos foi visto com outras pessoas na avenida Central pouco antes de ser encontrado morto com dois tiros de revólver calibre 38 na mesma via. O crime chocou os moradores, que se aglomeraram para acompanhar o trabalho da polícia. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) fez o registro da ocorrência e, de acordo com o delegado da Força-Tarefa da Capital, Rafael Cruz, a vítima era usuária de drogas e teria sido interna na Fundac.

21. Vigilante morto na frente da mulher

Execução. Esta será a linha de investigação da polícia para o crime que vitimou, na manhã de ontem, o vigilante Edimilson Dantas de Aquino, de 49 anos. Ele foi morto com três tiros na cabeça quando trafegava em uma motocicleta na Estrada do Arraial, no bairro de Casa Amarela, no Recife. Na garupa da moto estava a esposa da vítima, Enilda Maria Anunciada, que não foi atingida pelos disparos, mas fraturou o braço. O vigilante caiu do veículo ao ser baleado. A mulher foi socorrida por uma ambulância do Samu para a Policlínica Oscar Coutinho, no bairro da Ilha do Leite. Após ser medicada, ela recebeu alta.
Segundo testemunhas, dois homens em uma motocicleta, de placa não-anotada, aproximaram-se do casal e atiram em direção a Edimilson. Ainda de acordo com testemunhas, os assassinos retornaram ao local onde a vítima estava caída e atiraram novamente contra ela. Os criminosos fugiram em seguida.

Última

Homem sem habilitação mata mãe atropelada

Uma tragédia familiar ocorreu na manhã de ontem, no Jardim Centenário, em Ribeirão Bonito, interior de São Paulo. Luís Pessoa Ferreira, 44 anos, que não tem habilitação, matou a mãe atropelada, quando saía de casa com o carro, em marcha à ré, e não viu que Isabel Ribeiro Pessoa, 70 anos, estava varrendo a calçada.
Ele se assustou e, ao invés de brecar, acelerou ainda mais o veículo, prensando a mãe contra o poste de iluminação. Isabel foi levada ao pronto-socorro da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu pouco depois.
Na delegacia, Ferreira informou ao delegado Marco Aurélio Gonçalves Costa que não tem carteira de habilitação. O delegado vai aguardar o laudo do Instituto Médico-Legal (IML), de São Carlos. O boletim de ocorrência foi registrado como acidente de trânsito seguido de morte, mas Ferreira deverá responder processo por homicídio culposo (sem intenção de matar). Ele aguardará em liberdade.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog