Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

JORNAL DO VALE

1. Violência: médico deve ficar atento

Segundo a lei n° 10.778, de 2003, o médico é obrigado a notificar os casos de violência contra mulher ao Núcleo de Prevenção à Acidente e Violência (Nupaz), quando identificados por meio da consulta nos serviços de saúde públicos e privados. No município de Olinda, considerada a terceira maior cidade do Estado, a notificação tem apresentado números abaixo da realidade. De 2007 a junho deste ano, foram informados 112 casos de violência doméstica, sexual e de outros tipos. Destas, 82 foram cometidas contra mulheres.
De acordo com a Organização Não-Governamental (ONG) Coletivo Mulher Vida, a falta de notificação contribui para a perpetuação desse tipo de violência e para o aumento dos casos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Aids entre o gênero. Para discutir a temática, a ONG realiza, hoje, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, o seminário “Violência Doméstica: Identificar, Orientar e Notificar”, que será aberto ao público.

2. Grávida é agredida por policial em banco

Uma mulher grávida de dois meses foi agredida ontem, por um policial militar na agência da Caixa Econômica Federal (CEF), na avenida Caxangá, no Recife. A agressão gerou um grande tumulto no estabelecimento bancário depois que os demais clientes saíram em defesa da mulher. Em seguida, o militar chegou a dar um soco em um homem ainda dentro do banco.
A confusão começou por volta das 15h, quando a doméstica Janaclécia da Silva Bezerra, 24, dirigiu-se para a fila preferencial reservada para idosos, portadores de deficiência e gestantes. Nesse momento, Gustavo Rodrigues de Oliveira, 27, que é lotado no 19ø BPM, aproximou-se da mulher e lhe deu um empurrão nas costas. “Ele me mandou sair de lá. Como eu não sai, ele começou a gritar e me empurrou. Quase cai no chão. Depois ele me pegou pelo braço e saiu me arrastando”, relatou Janaclécia.
O motorista Antônio José do Nascimento, 55, disse que a mulher só se dirigiu a fila especial depois que ele a orientou. “Ela estava na fila normal e falou com uma amiga dela sobre a gravidez. Eu disse que ela poderia ir para a outra fila. O policial só não deu nela porque nós intervimos. E se tivesse armado era capaz de matar. Ele é totalmente despreparado”, comentou Antônio José.

3. Padrasto estupra enteada de 12 anos

Um menino de 11 anos chega em casa e presencia o padrasto, o vigilante de escola uma municipal, de 22 anos, estuprando a irmã de apenas 12. A cena aconteceu anteontem, no Alto Nova Olinda, na cidade de Olinda, onde as duas crianças moram com a mãe e o companheiro. Segundo a polícia, o menino contou que o padrasto correu atrás dele, oferecendo R$ 3 para que ficasse calado e ameaçando matar toda a família, caso contasse o que viu. “Ele vive com a mãe das crianças há seis anos e a menina acredita que isso já aconteceu aproximadamente cinco vezes durante esse tempo. Ela alegou não ter contado antes porque o padrasto também a ameaçava”, afirmou o delegado da GPCA, Jorge Ferreira.
Segundo o delegado, o vigilante foi autuado em flagrante, ontem, e encaminhado para o Cotel, em Abreu e Lima, onde responderá por estupro e atentado violento ao pudor. Contra o acusado ainda foi feito um Termo Circunstanciado de Ocorrência por causa das ameaças que ele fez ao menino. “Vamos investigar se ele já teve alguma outra acusação pelo grande contato que tem com crianças, como funcionário de uma escola”, observou Ferreira.

4. Delegados parados por duas horas

Cerca de 70% dos 600 delegados de Pernambuco decidiram cruzar os braços por duas horas ontem em apoio aos policiais civis de São Paulo, que estão em greve há 43 dias. Das 14h às 16h, a maioria das delegacias do Estado pararam o atendimento e nenhuma ocorrência foi registrada. A informação foi repassada pela Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adepe).
Segundo o presidente da Adepe, delegado Adalberto Freire do Nascimento, diversos Estados brasileiros aderiram ao movimento. A paralisação ocorreu ainda como forma de sensibilizar a opinião pública e o Congresso para a necessidade da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 549, que prevê que a categoria dos delegados volte a pertencer à carreira jurídica.
“Até 1998, pertencíamos a carreira jurídica. Caso a PEC seja aprovada, teremos mais autonomia para produzirmos inquéritos sem a interferência dos poderes econômico e político”, destacou Adalberto Nascimento. Com a aprovação, o menor salário de um delegado não poderá ser inferior ao de um promotor. De autoria do deputado Arnaldo Faria de Sá, ela tramita no Congresso desde 2006. A previsão é de que ela seja votada no próximo mês.

5. Homem muda de sexo e se casa em Gravatá

O casal de noivos, Cinthia Lourenço Santos, de 39 anos, e Josafá Paulino da Silva, de 21 anos, irão se casar hoje, às 12h, no Fórum de Gravatá. O local do casamento é o mesmo onde foi julgado o processo que alterou o nome de Cinthia, em 2007. Até então, ela era Enilson Lourenço dos Santos. Cinthia mudou de sexo no dia 13 de dezembro de 2006, depois de uma cirurgia no Hospital das Clínicas, no Recife. Desde então, se tornou uma mulher. Hoje, ela realiza outro sonho. Irá se casar com o homem com quem vive há um ano. “Tudo está acontecendo muito rápido em minha vida. Primeiro a cirurgia, depois a mudança de nome e agora o casamento com o homem que amo. Estou vivendo o inverso de tudo o que vivi até o dia em que fiz a operação”, comentou a cabeleireira Cinthia. Ela lembra que antes da intervenção cirúrgica, vivia uma crise de identidade. Já havia passado dos 30 anos e estava vivendo uma depressão profunda por causa de um preconceito interior. “Depois da cirurgia, eu renasci. Antes, eu não me via como homem e, ao mesmo tempo, não me sentia completa como mulher”, disse. Ela lembra que o cirurgião-chefe Sabino Pinho, que coordenou sua operação, recomendou que ela ficasse três meses sem manter relações sexuais. “Acabei ficando mais que três meses sem ter relação porque estava muito insegura. Quando voltei para fazer um exame o canal havia fechado”, disse. Cinthia teve que passar por nova cirurgia.

6. Mulheres fazem exames gratuitos

Há quase dois anos a estudante Lúcia Severina de Souza, de 31 anos, não fazia o exame preventivo contra o câncer de colo do útero. A dificuldade para realizar os testes está na distância entre a sua casa e o Posto de Saúde da Família (PSF). “Moro numa região em São Lourenço da Mata que ainda é descoberta pelos PSFs. Todos os anos eu me consultava no posto de saúde mais distante, mas já faz um tempo que ele não funciona”, contou. Lúcia aproveitou as atividades desenvolvidas, na manhã de ontem, no Ambulatório da Mulher do Centro Integrado Amaury de Medeiros (Cisam), da Universidade de Pernambuco (UPE), na Encruzilhada, para fazer a prevenção - ou o exame de Papanicolau, como também é conhecido.

7. Falta atendimento para pacientes

Um pedido de socorro. Esse foi o objetivo da reunião realizada, ontem, pela coordenação da Articulação AIDS em Pernambuco. Na ocasião, foi entregue um documento ao Programa Nacional de DST/AIDS - do Ministério da Saúde - onde estão mapeadas as principais dificuldades encontradas pelos soropositivos, no Estado. Problemas que, segundo Roberto Brito, 43, encontrou há dez anos, quando descobriu que tinha o vírus.
“Encontramos profissionais preconceituosos, poucos leitos e escassez para realizar os exames que mostram como anda a carga viral”, diz. Ele afirma que, às vezes, é necessário um exame por mês, mas no Hospital das Clínicas, por exemplo, o paciente só tem direito a dois por ano.
Desde 2007, que o Hospital Correia Picanço, instituição de referência no tratamento, está reformando dez UTIs para esse público. “No início do próximo ano, pretendemos entregá-los à população”, explicou François Figueiroa, coordenador do programa estadual de DST/AIDS. Para Jair Brandão, organizador da reunião, é preciso políticas de educação e habitação. “No Estado só existe uma casa de apoio, a Sempre Viva”. Outra reivindicação foi a descentralização dos serviços. O diretor-adjunto do Programa Nacional, Eduardo Barbosa, afirmou que em Pernambuco 17 cidades recebem recursos.

POLÍTICA

8. Jarbas: 2009, o ano da oposição

Como havia prometido antes mesmo do encerramento total da apuração das eleições municipais, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) começou a pregar a “consolidação” do bloco de oposição no Estado. Ontem, em Brasília, ele reuniu-se com o presidente estadual do DEM, Mendonça Filho, para discutir propostas comuns dentro do grupo. Segundo ele, o momento é o adequado, pois em 2009 não haverá disputas eletivas e as legendas poderiam se concentrar na construção de forças para encarar o pleito de 2010. “Conversamos muito sobre a necessidade de fazer um trabalho em conjunto do DEM, PMDB e PSDB. Fazer um trabalho para recuperar esses partidos em todas as áreas do Estado. Quem sabe com encontros em conjunto mesmo? Cada um vai buscar seus filiados e renovar diretórios, isso é muito importante”, explicou em entrevista à Rádio Jornal.

9. Mendonça inicia as articulações

Na linha da reaglutinação das forças de oposição no Estado, o presidente estadual do Democratas, Mendonça Filho, fez várias “visitas de cortesia” em dois dias que permaneceu em Brasília. Além de Jarbas Vasconcelos (PMDB), o democrata conversou sobre o assunto com as principais lideranças de oposição de Pernambuco. “Temos uma base considerável. Juntos (oposição) temos cerca de 50 prefeitos, temos também o comando de cidades-pólos importantes. Estamos afinados nessa diretriz e 2010 é uma eleição. Quem disputar a majoritária e não for eleito fica sem cargo. A gente precisa se reorganizar. Exercitar com maior sintonia o papel de oposição de Pernambuco. O quadro é bem mais favorável (do que o deste ano)”, explicou.
Assim como grande maioria da oposição, a esperança para 2010 se reflete na provável candidatura de José Serra (PSDB) para a Presidência. “Ele desponta como candidato favorito, inclusive com a reeleição do prefeito Gilberto Kassab (DEM), em São Paulo. Ainda existem as adversidades que o PT terá com a crise internacional. Antes era governar o Brasil no piloto automático. Era muito fácil. Agora o Governo vai ter que se provar competente”, justificou Mendonça Filho.

10. CGU fiscaliza três cidades do Estado

Dos 60 municípios sorteados ontem pela Controladoria Geral da União (CGU) para um trabalho de fiscalização, 27 são da Região Nordeste. Bahia é o Estado “campeão” em cidades que receberão a vistoria. Serão cinco: Buerarema, Guaratinga, Ituaçu, Gandu e Glória. Por outro lado, os estados de Alagoas, Rio Grande do Norte e Sergipe contarão com apenas duas cidades nessa lista. De Pernambuco foram sorteadas Água Preta, São José do Egito e Santa Cruz. Todas elas serão monitoradas do ponto de vista da aplicação de recursos repassados pelo Governo Federal para realização de programas federais.
Os municípios com população de até 20 mil habitantes devem ser fiscalizados em todas as áreas onde se aplicaram recursos federais. Os que têm mais de 20 mil até 100 mil serão fiscalizados nas áreas de Organização Agrária, Energia, Gestão Ambiental, Assistência Social, Saúde e Educação. Já os que possuem mais de 100 mil habitantes serão investigados na Assistência Social, Organização Agrária, Energia e Gestão Ambiental.

11. Propaganda deve ser retirada até dia 4

De acordo com a agenda eleitoral, baseada no artigo 78 da Resolução n° 22.718/08 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até o dia 4 de novembro todas as propagandas eleitorais devem ser retiradas das cidades. Em alguns estados, as promotorias já começaram a informar sobre a necessidade de limpeza dos municípios. Seria uma forma de “alerta”. Segundo informações do Ministério Público de Pernambuco (MP-PE), as cidades que estão entre a 66ª e 69ª zonas já foram comunicadas a esse respeito. No caso, são Triunfo, Afogados da Ingazeira, Santa Cruz da Baixa Verde e Iguaraci. A recomendação foi expedida pelo promotor responsável por essas áreas, Henrique Ramos.
Já a promotora Érika Kraychete, da 53ª zona, solicitou a limpeza das publicidades no município de Canhotinho (Agreste). Tanto Ramos quanto Érika encontraram irregularidades através de fiscalizações nas ruas das cidades. Além de remover toda a propaganda eleitoral que ainda exista, os responsáveis também deverão recuperar os possíveis danos causados nos locais onde o material foi afixado. Se passar o prazo-limite para a retirada das publicidades e os partidos, coligações, eleitores ou candidatos não cumprirem à risca a determinação, os promotores podem ingressar com representações na Justiça contra os postulantes, já que eles são os beneficiários diretos.
O promotor eleitoral do Recife, Eduardo Cajueiro, explicou que o tipo de punição para esses casos pode ser a prestação de serviços para comunidades ou até a aplicação de multas.

12. CCJ vota a favor de deputado infiel

Por 30 votos a favor e cinco contra, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou parecer favorável à manutenção do mandato do deputado Walter Brito (PB). Ele trocou o DEM pelo PRB e foi o primeiro deputado federal cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por infidelidade partidária. O TSE determinou que Brito entregasse o mandato ao partido em março deste ano, por ter trocado o DEM pelo PRB, em setembro de 2007. A troca de legenda foi feita depois de 27 de março de 2007, data a partir da qual o TSE estabeleceu que os mandatos pertencem aos partidos e não aos parlamentares. A decisão do TSE previa que o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), deveria ter empossado o suplente de Walter Brito há 15 dias.

ESPORTIVAS

13. Náutico arranca um empate valioso

Não bastou fazer inúmeras defesas. Eduardo também foi decisivo na conquista do 1x1 ontem à noite, no Beira-Rio, contra o Internacional, pela 32ª rodada do Brasileiro. Após sofrer um gol aos 40 minutos do segundo tempo, durante cochilo da zaga, o Náutico teve forças para buscar o empate. No último lance do jogo, aos 48, o goleiro foi ao ataque, desviou de cabeça, e Vagner, mesmo chutando errado, igualou tudo. E o resultado poderia ter sido melhor, se o árbitro tivesse marcado pênalti em William, aos nove da etapa complementar.
Com o resultado, o Timbu voltou à zona do rebaixamento, agora na 17ª colocação, com 33 pontos. Já o Internacional praticamente deu adeus à Libertadores. Mas mesmo com a queda na tabela, os jogadores comemoraram muito o resultado obtido na base da raça. “O importante foi que saímos fortalecidos para o próximo jogo em casa. Entramos na zona, mas temos força para sairmos dela”, afirmou Adriano.

14. Chegou a hora do Sport acabar com o jejum

Há cinco rodadas que o Sport está estacionado na 11ª posição, onde foi parar quando caiu diante do Flamengo, no Maracanã. O número 11 representou até aqui um certo aconchego, com o distanciamento da zona de rebaixamento e toda tranquilidade que um time pode conseguir nesse intenso Campeonato Brasileiro. Ao mesmo tempo, é uma campanha medíocre para um clube que chegou a sonhar com o título em uma determinada altura da competição. Hoje à noite, às 19h30, quando adentrar ao gramado da Ilha do Retiro para enfrentar o Santos, os leoninos vão ter que se contentar com uma tarefa pouco ambiciosa: a manutenção da sua atual posição, já que o time não pode alcançar o Vitória, décimo colocado, e, se perder, será ultrapassado pelo Peixe. O dia também é de Nelsinho Batista, que deve assinar um novo contrato com o Rubro-negro, com duração de mais dois anos.

15. Clube contrata consultor

A sinalização positiva do Conselho Deliberativo para a criação da Santa Cruz S/A parece ter dado o empurrão final para a nova máquina tricolor começar a engrenar. Ontem, em mais uma reunião dos dirigentes corais, foi anunciado o nome do administrador de empresas, especializado em gestão de finanças, Roberto Dotta, como consultor contratado pelo clube para responder pela empreitada coral. Para explicar mais detalhes sobre a Santa Cruz S/A, o presidente coral, Fernando Bezerra Coelho, agendou uma coletiva para hoje, às 9h, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Com a perspectiva de conseguir arrecadar R$ 900 mil mensais para o Mais Querido, a expectativa dos dirigentes pernambucanos é de que essa quantia comece a ser repassada já a partir do mês que vem, verba que será fundamental para a formação do novo elenco.

16. Vereador é detido após estupro

O vereador do município de Surubim, no Agreste, José da Costa Silva, de 42 anos, foi preso na última sexta-feira, naquela cidade, sob a acusação de ter estuprado, durante campanha da última eleição, uma jovem de 15 anos. O político, também conhecido com Hulk, segundo a polícia, praticou relações sexuais com a adolescente em um local afastado do centro da cidade após um comício. O estupro foi comprovado através de exame realizado no IML, no Recife. José da Costa já se encontra preso na Cadeia Pública de Surubim.
A denúncia partiu da mãe da menina. Segundo o delegado Paulo Roberto Medeiros, ambas foram conduzidas à Delegacia de Surubim pelos conselheiros tutelares daquela cidade. “A vítima foi com a mãe até o Conselho Tutelar e os profissionais daquele órgão trouxeram o caso à delegacia. Após tomar conhecimento do caso, encaminhei-as para o Recife, onde foram ouvidas na GPCA. O exame sexológico feito na garota, no IML, deu positivo e, por isso, pedimos a prisão preventiva do suspeito”, declarou.
O delegado explicou que o vereador pode até perder o mandato, conquistado nessa última eleição. Segundo o delegado, o político declarou que estava com a menina e outras pessoas dentro de seu carro, mas negou a acusação de estupro. José da Costa já responde por crime de seqüestro, cárcere privado e roubo de carros.

17. Sargento reformado é assassinado

Jogo de baralho e dívidas na praça. Sargento reformado do Exército, José Firmino Figueira, 57 anos, gostava de jogar com amigos. Eles se reuniam na casa de número 499, localizada na esquina das ruas Manoel Corte Real e Bernardino de Carvalho, no Engenho do Meio. O local fica a 200 metros da residência de José Firmino. Ontem, enquanto jogava baralho com amigos, dois homens chegaram em uma moto prata, de placa não-identificada, e efetuaram diversos tiros que atingiram todo o corpo.
Não se descobriu ainda se foi por causa do jogo, mas a vítima havia contraído uma dívida com um agiota. A informação foi repassada por seu filho, que preferiu não se identificar. “O filho de José Firmino nos informou que ele estava devendo a um agiota. Não soube dizer o valor da dívida, nem o motivo pelo qual ele a contraiu. Mas nos disse que estava sendo cobrado constantemente”, informou o delegado Humberto ramos.

18. Polícia apura ligação entre bandos

A polícia divulgou, ontem, o resultado da operação realizada na última terça-feira, que resultou na prisão de uma quadrilha, no momento em que o grupo assaltava comerciantes e moradores do distrito de Gonçalves Ferreira, na zona rural de Caruaru. Os acusados confessaram a participação em outros assaltos ocorridos também na área urbana do município. A polícia investiga agora a possibilidade de o bando estar ligado a um outro grupo, desarticulado há cerca de um mês, na cidade de Gravatá, acusado de praticar assaltos em outras cidades do Agreste.

19. Suspeito de matar técnico é preso

Está preso na 3ª Delegacia de Polícia de Caruaru, um adolescente de 17 anos, suspeito de ter participação na morte do técnico em informática Antônio Tadeu Lapa Filho, de 36 anos, ocorrida no domingo passado. O acusado chegou a ser reconhecido pelas testemunhas e confessou o envolvimento no crime, mas na manhã de ontem, voltou atrás e alegou ter um álibi. “Eu confessei porque estava nervoso, mas não fui eu, não”, alegou. De acordo com o delegado Alysson Câmara, o menor mudou o depoimento, inclusive, em relação ao nome do outro envolvido. “Ele havia dito que quem atirou no rapaz foi um tal de Tiago, depois disse que foi um Renato e agora nega tudo”, afirmou.

20. Capturados envolvidos com tráfico

Em cumprimento a 14 mandados de prisão e 15 de busca e apreensão, as polícias Civil e Militar prenderam, na manhã de ontem, 13 pessoas de uma quadrilha envolvida com o tráfico de drogas no Estado. Os suspeitos foram detidos nas cidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão e Salgueiro. Segundo a polícia, nove pessoas foram presas pelos mandados de prisão expedidos, outras quatro foram autuadas em flagrante por crime de tráfico de drogas e porte ilegal de arma. Entre os suspeitos estão quatro mulheres. Cinco pessoas ainda estão foragidas.Os acusados foram encaminhados para a sede do Grupo de Operações Especiais (GOE). Eles serão apresentados, hoje, às 9h, na sede da Polícia Civil, no bairro da Boa Vista, no Recife. Na ação policial foram apreendidos carros, motos, armas e drogas utilizados pela quadrilha. Quatrocentos homens e 43 viaturas foram utilizadas na ação policial. O grupo estava sendo investigado há cerca de seis meses.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog