1. Mulher envenena namorado com sopa
Ciúmes, brigas e traição. Ingredientes que não muito raramente levam à violência corporal e mesmo a homicídios. Mas, o que parece ser mais um relato da morte de uma mulher - só este ano, Pernambuco registrou 200 assassinatos, a maioria deles por causas passionais - é, na verdade, a história de uma assassina confessa. A técnica de laboratório desempregada Jadilúcia Fátima da Silva, de 29 anos, mantinha uma relação instável há três anos com o carregador Fábio de Souza, de 24 anos. Na tarde do último sábado, o corpo do seu namorado foi encontrado em um barranco, a cerca de 100 metros de sua residência, na comunidade da UR-3, Ibura, no Recife. Ele foi envenenado por Jadilúcia com uma sopa “temperada” com veneno de rato, o conhecido chumbinho, sendo jogado no local, também pela namorada, que obrigou o filho de apenas 7 anos a ajudá-la.
2. Câncer de colo do útero: 1.020 novos casos
O Instituto Nacional do Câncer (INCA), vinculado ao Ministério da Saúde, estima que, até o final de 2008, 1.020 novos casos de câncer de colo do útero tenham surgido em Pernambuco, sendo 210 apenas no Recife. Esse tipo de neoplasia, que é a terceira em incidência e a quarta em mortalidade feminina no País, na maioria dos casos, poderia ser evitada com o uso do preservativo e com a realização periódica do exame preventivo. Para comemorar o Dia Mundial de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero, celebrado hoje, a Prefeitura do Recife vai realizar, a partir de amanhã (em virtude do feriado do Dia do Servidor), várias ações voltadas para a conscientização das mulheres sobre a importância da detecção precoce da neoplasia.
3. Dia do Servidor - Feriado antecipado para hoje
Oficialmente comemorado amanhã, o feriado do Dia do Servidor, instituído há 18 anos, foi antecipado para hoje. A decisão foi tomada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), juntamente com o Governo do Estado e o Ministério Público. Considerado ponto facultativo, alguns estabelecimentos públicos fecham e outros abrem nessa data. Amanhã, todos voltam ao normal. Os bancos, o comércio, os shoppings, as agências dos Correios, as feiras livres e os mercados públicos abrirão as portas. Além disso, todas as escolas da rede municipal de ensino vão funcionar normalmente, devido ao feriado do último dia 15, que comemorou o Dia do Professor. Enquanto as escolas da rede estadual fecham as portas e retornam apenas amanhã.
4. Cliente reage a assalto e atira em bandido
A Polícia Civil registrou mais um caso de reação a assalto que terminou com um bandido baleado. Erenilson José Gomes de Moraes, 21 anos, foi atingido por quatro tiros na madrugada de ontem, após participar de uma seqüência de assaltos a postos de combustível de bairros nobres da Zona Norte do Recife e se envolver num tiroteio.
Acompanhado de mais três criminosos, ele abordou clientes e funcionários de dois estabelecimentos da bandeira Shell. Na última investida, num posto da Avenida Dezessete de Agosto, no bairro de Monteiro, ao lado do Centro de Saúde José Ermírio de Moraes, um dos clientes reagiu, iniciando a troca de tiros. Erenilson ficou ferido, sendo socorrido e levado ao Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central da capital. Ele passou por cirurgia para retirar os projéteis, porém corre risco de ficar paraplégico.
5. Colisões deixam sete motoqueiros mortos
Sete pessoas morreram em três acidentes registrados em menos de 24 horas no Estado. Os casos tiveram um traço em comum: as vítimas estavam em motos. No final da tarde de ontem, na cidade de Bom Jardim, no Agreste, a 114 quilômetros do Recife, duas motos com três pessoas bateram de frente. Ninguém se salvou. Policiais militares do distrito de Umari foram acionados, mas a PM local não dispõe de viatura. Os soldados de plantão precisaram pegar uma carona para chegar à rodovia PE-90, onde ocorreu a colisão.
De acordo com o soldado Severino de Figueiredo, o condutor José Wagner da Silva, 21 anos, e o carona Alex Gleidson Bento da Silva, 16, morreram no local. Segundo o PM, eles beberam durante o dia inteiro e voltavam para Surubim, quando, por volta das 16h, se chocaram com a moto de Renato Alves de Moura, 26, que seguia em sentido contrário.
Renato ainda foi socorrido e levado ao Hospital Municipal de João Alfredo, mas chegou sem vida à unidade de saúde.
Uma terceira moto que trafegava logo atrás não conseguiu desviar e também acabou se envolvendo na batida. Um casal de Camaragibe, no Grande Recife, estava no veículo, mas sofreu apenas ferimentos leves.
O soldado Figueiredo se revoltou com o fato de a PM não ter viatura para atender aos chamados em Umari, distrito com cerca de dez mil habitantes. “A gente precisou pegar carona em um Fiat Uno. Pedimos e o rapaz nos levou até lá. Mas é uma situação difícil. Não tem como a gente prestar um bom serviço sem viatura. É um absurdo”, esbravejou.
6. Mulher acusada de aliciar menores
Uma mulher foi presa no município de Vicência, na Mata Norte do Estado, a 75 quilômetros do Recife, na noite da última sexta-feira, acusada de aliciar duas adolescentes para prostituição. De acordo com a polícia, Maria do Carmo dos Santos, 46, é dona de um bar onde moravam duas irmãs de 16 e 17 anos. Elas faziam programa no local e, para cada cliente que conseguiam, repassavam a quantia de R$ 6 para a dona do estabelecimento. “A polícia estava fazendo rondas pela região quando notou que essas duas garotas estavam se vendendo no local. Na delegacia, elas confirmaram a história e falaram que eram menores de idade”, disse o comissário Manoel Neto. As adolescentes moravam em Araçoiaba, na Região Metropolitana, e falaram à mãe que estavam trabalhando como domésticas em Vicência. “Elas foram chamadas para trabalhar no prostíbulo por uma colega, que não foi encontrada no local”, afirmou o comissário. Maria do Carmo foi levada, no sábado, para a Colônia Penal Feminina do Recife, no Engenho do Meio, Zona Oeste da capital.
7. Morador cai sobre urna eletrônica
O incidente mais bizarro do segundo turno das eleições aconteceu na cidade de Campina Grande, na Paraíba. Lá, um eleitor caiu do telhado e danificou uma urna eletrônica. O ‘crime eleitoral’ aconteceu quando o eleitor, morador vizinho a uma escola onde funcionam várias sessões eleitorais, quis colocar uma bandeira em cima de sua casa. O telhado não suportou o peso e o cidadão caiu justamente sobre o equipamento de votação. O eleitor nada sofreu e foi levado ao fórum, onde prestou esclarecimentos e foi liberado. Já a urna teve que ser substituída.
A eleição de Campina Grande tem grande peso simbólico para o governador Cássio Cunha Lima (PSDB). Na capital, João Pessoa, o candidato do tucano foi derrotado pelo atual prefeito Ricardo Coutinho (PSB). Campina Grande, o outro mais importante colégio eleitoral do estado, é justamente a terra-natal do governador que, inclusive, já administrou a cidade.
A eleição foi uma das mais acirradas entre os 30 municípios brasileiros onde disputou segundo turno, já que todos os institutos de pesquisas colocaram o atual prefeito e reeleito ontem, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), rigorosamente empatado com Rômulo Gouveia (PSDB).
8. Eleitores votam duas vezes
Pelo menos dois eleitores votaram duas vezes ontem em Salvador (BA) por causa de erros de mesários. Em ambos os casos, ocorridos em zonas eleitorais diferentes, as pessoas (um homem e uma mulher) notaram, depois de votar, que os comprovantes entregues a eles não tinham seus nomes impressos, mas os de outras pessoas. Eles, então, voltaram para refazer o processo e corrigir o erro.
O caso que teve mais repercussão foi o da recepcionista Rosilene Junqueira, que foi impedida de votar porque a mulher que votou duas vezes, identificada apenas como Rosimeire, já havia usado o número de seu título para votar, por confusão do mesário. O coordenador da 4ª Zona Eleitoral, onde aconteceu a confusão, Márcio de Almeida, afirma que as responsabilidades serão apuradas e o caso, enviado ao TRE.
9. Mãe de Eloá também pode ser indiciada
O Ministério Público de Alagoas pode pedir indiciamento de Ana Cristina Pimentel da Silva, 42 anos, mãe da adolescente Eloá Cristina Pimentel, 15 anos, assassinada pelo ex-namorado Lindemberg Alves, 22, após 100 horas de seqüestro em Santo André (SP). O MP afirma que Ana Cristina ajudou o marido, o ex-policial militar Everaldo Pereira dos Santos, a fugir da polícia e a falsificar os documentos com os quais vivia em São Paulo, com o nome falso de Aldo Pimentel da Silva.
O MP quer saber ainda se Ana Cristina teve alguma participação na morte da primeira mulher de Everaldo, que foi assassinada em Maceió. Segundo a família da vítima, ela foi morta após descobrir o caso extraconjugal do marido com Ana Cristina, que estava grávida de Eloá.
Everaldo Pereira dos Santos é fugitivo da Justiça de Alagoas desde 1993, depois que foi denunciado pela morte de Ricardo Lessa, então chefe da polícia civil alagoana e irmão do ex-governador Ronaldo Lessa. Ele teria ainda participado de pelo menos mais dois homicídios, incluindo a do pernambucano Celso Dias, da cidade de Palmares. Ele foi morto em Novo Lino (AL), na divisa com Pernambuco. Outras mortes que envolvem a atuação da “gangue fardada”, grupo de extermínio formado por PMs que atuou nos anos 1990, estão sendo desarquivados.
10. Colisão entre ônibus e carro mata 4
Quatro pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente, na manhã de ontem, entre um ônibus e um carro de passeio na Avenida das Américas, em Barra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio. Segundo os bombeiros, um Corsa se chocou com um ônibus por volta das 6h30 (horário de Brasília). Dos sete passageiros do carro, quatro morreram, sendo um homem e três mulheres de aproximadamente 30 anos.
Política
11. Humberto Costa rechaça acordo para 2010
O secretário das Cidades, Humberto Costa (PT), se mostrou incomodado com as especulações em torno de candidaturas petistas em 2010. Ontem, ao ser questionado sobre a possibilidade de um acordo com o prefeito João Paulo (PT) para garantir sua candidatura à Câmara Federal e a reeleição do deputado Maurício Rands (PT), Costa declarou que “não existe nenhum tipo de conversa” sobre esse assunto. E reafirmou o que já disse anteriormente: que 2010 será tratado em 2010.
Segundo ele, o PT é que vai escolher os postulantes, tanto para a disputa no Senado quanto para a Câmara Federal. De acordo com o petista, o que há são só “especulações”, mas nada de concreto. Já o prefeito João Paulo disse que “não teve nenhuma conversa” com Humberto sobre esse assunto. “Não sei o que é isso (acordo), não”, desconversou.
Sobre os espaços de sua tendência, Construindo um Novo Brasil (CNB), na gestão do futuro prefeito João da Costa (PT), o secretário das Cidades aguarda a definição do correligionário. “Vamos ouvir o que ele (João da Costa) pretende. Tudo dependerá da conversa que terá com a gente”, disse. Atualmente a CNB ocupa as secretarias de Saúde, de Serviços Públicos e de Cultura.
12. DEM ganha na maior cidade do País
Com 60,72% dos votos válidos, o democrata Gilberto Kassab tornou-se, ontem, o primeiro prefeito de São Paulo a se reeleger nas urnas. Foi a maior votação - proporcionalmente - que um prefeito paulistano conquistou, desde 1950, quando Lineu Prestes foi eleito. Marta Suplicy (PT) ficou com 39,28% dos votos ou 1,3 milhão a menos que Kassab.
Em seu discurso Kassab atribuiu a vitória ao governador José Serra (PSDB). O tucano também retribuiu a gentileza, elogiando o prefeito. “Nesses quatro anos tive uma grande perda, que foi a morte da minha mãe, e tive um grande amigo que ganhei na vida e um grande líder, que é o José Serra, que levarei para o resto da minha carreira. Tenho nele um grande amigo e um grande líder e dedico a ele essa vitória”, disse o prefeito. Ele é o 17º prefeito eleito por voto direto na história da cidade e o 50º a ocupar o cargo no período republicano.
13. Rio elege Eduardo Paes com votação apertada
Na disputa de segundo turno mais apertada da história do Rio, o peemedebista Eduardo Paes bateu Fernando Gabeira (PV) e foi eleito, ontem, prefeito do Rio de Janeiro. A diferença foi de 55.225 votos: o peemedebista teve 1.696.195 (50,83% dos válidos) contra 1.640.970 (49,17%) do verde. Aos 38 anos, Paes é o mais jovem mandatário da história da cidade. Rejeitado pela zona sul, direcionou sua campanha para as zonas norte e oeste, regiões mais pobres e que reúnem mais eleitores, carimbou seu oponente como candidato da elite e anunciou-se como parceiro do governador Sérgio Cabral (PMDB) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
14. Veneziano bate Gouveia novamente
O prefeito da cidade de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) foi reeleito para mais um mandato à frente da Prefeitura da segunda maior cidade da Paraíba. O peemedebista, aliado do ex-governador e atual senador, José Maranhão (PMDB) venceu com 51,52% dos votos. O candidato tucano, deputado federal Rômulo Gouveia, obteve 48,48%. Veneziano venceu com 116.222 votos. Rômulo foi votado por 109.343 eleitores. Nas eleições de 2004, o então vereador Veneziano derrotou o então presidente da Assembléia Legislativa, Rômulo Gouveia, com menos de 800 votos de maioria.
A vitória de Veneziano reforça a oposição do grupo do senador José Maranhão ao esquema do governador Cássio Cunha Lima (PSDB), que perdeu as eleições nas principais cidades do Estado no primeiro turno. Para evitar o crime eleitoral, a cidade teve a eleição mais vigiada da Paraíba.
15. Só um local não teve urna eletrônica
Se não fosse a substituição de uma urna no bairro Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, o segundo turno ficaria para a história como a primeira eleição de fato totalmente informatizada. Das 67.756 urnas eletrônicas utilizadas ontem, apenas uma teve de ser substituída pela urna de lona, na qual são depositados os votos em papel. “Nossa expectativa era de que não houvesse pela primeira vez na história nenhuma urna substituída pelo voto manual”, afirmou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto. No Rio, foram usadas urnas consideradas antigas, de 1998, que dão mais problemas do que as novas. Mas mesmo assim, o resultado geral foi ágil.
16. Corda da degola no pescoço timbu
O Náutico está, literalmente, com a corda no pescoço. Se nas últimas seis rodadas (tempo que não consegue ganhar um jogo) todos os resultados beneficiaram os alvirrubros, a 32ª rodada tende a ser bastante ingrata. Se não quiser depender de ninguém para não retornar à zona do rebaixamento, o Timbu, 16° colocado, com 32 pontos, precisará derrotar o Internacional, quarta-feira, às 19h30, em pleno Beira-Rio, a todo custo. Porém, caso fique no empate, ainda existe uma pequena chance, mesmo que remota, de permanecer fora da área do descenso. Para isso, Vasco da Gama (30) x Atlético/PR (31) e Portuguesa (32) x Ipatinga (28) também terão que ficar empatados.
17. Nelsinho deve abrir mão do 3-5-2
Na próxima quinta-feira, quando entrar em campo para enfrentar o Santos, na Ilha do Retiro, os jogadores do Sport prometem chutar para longe o mal-estar provocado pela sequência de seis partidas sem vitória. Com os desfalques do volante Sandro Goiano e do zagueiro César - ambos por suspensão -, em contrapartida com o retorno de Sidny e de Roger, o técnico Nelsinho Batista deve escalar um time mais ofensivo, abrindo mão dos três zagueiros. É o primeiro passo na busca pelos três pontos, que, na opinião do jogadores, pode dar início a uma série de bons resultados, tranqüilizando torcida e dirigentes. O objetivo é garantir um fim de ano à altura do time que foi campeão pernambucano e da Copa do Brasil.
18. Novo treinador coral - Bittencourt chega esta semana
O técnico Márcio Bittencourt chegará ao Recife antes do que imaginava. O desembarque do novo treinador coral, que estava previsto para acontecer apenas ao término do Campeonato Brasileiro, deverá ser realizado ainda esta semana. Tanto ele quanto o diretor de futebol Antônio Ruas Capella, contratado junto ao Santos, acertaram com o presidente do Santa Cruz, Fernando Bezerra Coelho, para iniciarem os trabalhos no Tricolor do Arruda a partir do dia 1º do próximo mês, no caso, sexta-feira. Diferente do novo comandante, Capella já foi apresentado aos torcedores na última quarta-feira, quando esteve na capital pernambucana, onde conheceu as dependências do clube que trabalhará.
Policiais
19. Jovem é executado com 14 tiros
Um acerto entre traficantes pode ter sido a causa da morte do desempregado José Rodrigo da Silva, 21 anos. O crime ocorreu por volta das 22h do último sábado, na rua Laje do Una, no Alto José do Pinho, em Casa Amarela. O corpo de José Rodrigo possuía 14 perfurações à bala. Pelo número de tiros, provavelmente, os disparos partiram de uma pistola e foram efetuados à curta distância. A polícia não conseguiu identificar o autor ou autores dos disparos. Nenhum morador local quis falar a respeito do crime. Segundo informações repassadas pela polícia, possivelmente, José Rodrigo vinha traficando maconha e crack no bairro de Água Fria, no Recife, onde residia com familiares, e estaria levando a droga para o Alto José do Pinho.
20. Tiroteio deixa um morto
Tiroteio ocorrido no final da noite da última sexta-feira, na comunidade do Papelão, localizada no bairro de São José, no Recife, deixou um jovem morto e uma menina de apenas 8 anos ferida. Eram quase 23h30 quando um homem de identidade desconhecida passou pela avenida Beira Rio atirando para todos os lados. Na ocasião, o ambulante e presidiário em liberdade condicional Washington Matias de Almeida, de 25 anos, foi atingido por vários tiros e acabou falecendo no local. A estudante Tainara Tais Alexandre levou um tiro na perna e foi socorrida para o Hospital da Restauração (HR), sendo liberada na manhã do último sábado. O caso foi registrado e será investigado pelo Departamento de Homicídios e de Proteção à pessoa (DHPP).
21. Dona de casa noturna é detida
A dona da casa noturna Talismã, localizada na Imbiribeira, no Recife, a empresária Maria Aparecida Alves Anconetane, 53 anos, foi autuada em flagrante e encaminhada para a Colônia Penal Feminina do Recife, no Cordeiro, na manhã do último sábado. Ela é acusada de favorecimento à prostituição, tráfico interno de pessoas e de se aproveitar da prostituição alheia, além do crime de manter um prostíbulo. Foram detidos ainda um funcionário, dois clientes e sete prostitutas, que após prestar os devidos esclarecimentos na Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA) foram liberadas. A prisão é resultado de mais uma operação realizada pela GPCA, em conjunto com a Polícia Militar, que percorreu várias casas noturnas e bares da Região Metropolitana do Recife (RMR), em busca da confirmação de denúncias de pedofilia e prostituição. Neste caso, os 31 policiais averigüaram uma denúncia do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bem-vindos ao nosso BLOG
Comentem nossas matérias, deixem seus recados...
Nenhum comentário:
Postar um comentário