Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

JORNAL DO VALE

1. Ribeirão: mais 14 feridos em colisão na BR

A colisão entre um ônibus da linha São Paulo/Recife e uma van Sprinter que fazia o trajeto Palmares/Recife deixou 14 pessoas feridas, duas delas em estado grave, ontem, no quilômetro 158,2 da BR-101 Sul, em Ribeirão. O acidente aconteceu por volta das 12h, quando o ônibus da empresa Itapemirim, de placa MRE-3550, que transportava 25 pessoas parou, em respeito à sinalização utilizada por conta das obras de duplicação da via, e foi atingido na traseira pela Sprinter branca, de placa KIS-0394, com 14 passageiros, dos quais quatro foram removidos para o Hospital da Restauração (HR), dois para o Otávio de Freitas, um para um hospital particular em Olinda e o restante foi atendido em Ribeirão. Nenhum corre risco de vida. “O ônibus estava parado, quando ele (o motorista da van) e bateu. A gente só escutou o barulho e os gritos por socorro. Quando fui olhar, a lotação já estava com a parte da frente inteira embaixo do coletivo”, descreveu o passageiro do veículo da Itapemerim José Raimundo.

2. Caso Eloá - Polícia Civil do Estado não foi notificada

O diretor geral de operações de Polícia Judiciária, Osvaldo Morais, informou, ontem, que as investigações referentes a origem da arma utilizada para matar a estudante Eloá Cristina Pimentel, de 15 anos, na cidade de Santo André, no ABC paulista, na última sexta-feira, serão feitas somente pela Polícia Judiciária de São Paulo. Durante a investigação sobre o homicídio foi constatado de que a arma utilizada por Lindemberg Fernandes Alves, autor do crime, está registrada no nome do pernambucano João Geraldo de Andrade, 45. O número do registro da arma é 214.42.02. Osvaldo comentou que a Polícia Civil pernambucana ainda não foi comunicada oficialmente sobre o fato. Ele disse que existe a possibilidade de um erro no momento do registro de um dos revólveres.

3. Apenas a Caixa Econômica continua em greve

A Caixa Econômica Federal (CEF) é o único banco que continua em greve. Nesta quinta-feira (23), os funcionários do Banco do Nordeste aceitaram as propostas da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e encerraram o movimento. Os servidores dos bancos privados e do Banco do Brasil já haviam decidido terminar a paralisação na quarta-feira (22). A greve dos bancários teve início no último dia 3 de outubro.
Nesta sexta-feira (24), haverá uma assembléia às 17h para definir se a CEF continuará em greve. Atualmente, a Caixa mantém a paralisação em apenas quatro Estados. O balanço do movimento nesta quinta registrou a abertura de quatro das 75 unidades da Caixa no Estado, segundo informações repassadas pelo sindicato da categoria.

4. Rapaz preso por estupros não agiu em Boa Viagem

A delegada da 3ª seccional da capital, Inalva Regina, informou que o homem apresentado, ontem, na sede do Departamento de Homicídos e Proteção à Pessoa (DHPP), não é o estuprador procurado pela Polícia Civil, acusado de ter feito pelo menos quatro vítimas em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Flávio Joaquim da Silva, 22, foi preso por agentes da unidade especializada durante a investigação sobre um homicídio, na última quarta-feira, no Alto do Pascoal, em Água Fria, Zona Norte. Ao levantar a ficha criminal do suspeito, os policiais descobriram um mandado de prisão por estupro, ocorrido em 2004, em Jardim São Paulo, na Zona Oeste.

5. Meninos explorados têm apoio psicológico

Três das cinco crianças que eram usadas pelos pais para ganhar dinheiro e foram recolhidas das ruas do Recife, por determinação da Justiça, estão abrigadas no Lar do Neném, na Madalena, Zona Oeste da capital. O local funciona como uma casa acolhedora de crianças de zero a três anos de idade, abandonadas ou negligenciadas pelas famílias. A estrutura é boa. Existem três berçários e uma pequena área de lazer. O corpo funcional conta com 15 pessoas chamadas cuidadoras, duas psicólogas, duas assistentes sociais e duas pedagogas. A entidade, fundada há mais de 30 anos, é mantida por doações de pessoas físicas e de empresas. A casa conta com capacidade para atender 30 meninos. O local serve como um guardião transitório. Os três meninos levados na quarta-feira para lá, por exemplo, vão permanecer no abrigo até que todas as pendências judiciais sejam concluídas.

6. Barco vira no porto e pescador some no mar

Um pescador desapareceu após o barco onde estava com outros dois amigos virar, ontem à tarde, na entrada do Porto do Recife, nas proximidades do Marco Zero, no Bairro do Recife. O acidente aconteceu por volta das 12h30, a uma distância aproximada de 1,5 quilômetro da costa. Durante parte da tarde de ontem, soldados do Corpo de Bombeiros realizaram buscar para tentar encontrar Israel Xavier, 47 anos, mas não tiveram sucesso. As buscas foram suspensas por volta das 18h de ontem e devem ser reiniciadas no início da manhã de hoje.

7. Pai de Eloá pode ter matado ex-mulher

O ex-cabo da Polícia Militar de Alagoas Everaldo Pereira dos Santos, pai da adolescente Eloá - morta pelo ex-namorado em São Paulo - é acusado de assassinar a ex-mulher Marta Lúcia Pereira, em Alagoas. Segundo Claudilene e Rita de Cássia, irmãs de Marta, a motivação para o homicídio teria sido “queima de arquivo”. Marta teria descoberto que o ex-cabo era integrante da gangue fardada e tinha ido se encontrar com ele, para por um fim ao relacionamento, dias antes de desaparecer e ser encontrada morta.
“Após descobrir que o Everaldo era criminoso e que tinha um caso com a mãe da Eloá, Marta pediu o divórcio. Quinze dias depois, minha irmã foi encontrada degolada em um canavial no município do Pilar”, revelou Claudilene. “Nós não falamos nada para a polícia porque ele é muito perigoso. Agora que ele viu a própria filha morrendo, passará pelo que sentimos quando perdemos a nossa irmã, que ele matou”, revelou uma das ex-cunhadas de Everaldo, acrescentando que formularão a denúncia à polícia.

8. Pai de Eloá acusado de matar pernambucano

Assim que for localizado pela polícia, o pai de Eloá Cristina Pimentel, 15 anos, o ex-cabo da Polícia Militar de Alagoas Everaldo Pereira dos Santos – acusado de ter feito parte da chamada “gangue fardada” –, deve ser levado a júri popular por três assassinatos. Em um dos casos, a vítima é o pernambucano Celso Dias, da cidade de Palmares. Ele foi morto no Centro de Novo Lino (AL), na divisa com Pernambuco, em 1990. A informação foi confirmada pelo promotor Jorge Luiz Bezerra, que teve acesso ontem ao processo. Eloá passou mais de 100 horas refém do ex-namorado Lindembergue Alves, 22, e morreu no domingo, vitimada pelos tiros desferidos pelo seqüestrador.
A morte de Dias aconteceu um ano antes do assassinato do delegado Ricardo Lessa, irmão do ex-governador Ronaldo Lessa, e do motorista Antenor Carlota. Os dois crimes também são atribuídos ao pai de Eloá.

9. Policiais protestam em oito cidades

Um dia depois de rejeitar a proposta do governo, policiais civis de São Paulo - em greve desde o dia 16 de setembro - voltaram a protestar ontem na Assembléia Legislativa e em mais sete cidades do estado. Não houve registro de incidentes, como ocorreu na quinta-feira da semana passada, quando policiais civis e militares se enfrentaram, deixando cerca de 30 feridos.
Houve atos em Piracicaba, Marília, Bauru, Botucatu, Araçatuba, Araraquara, Presidente Prudente e Ribeirão Preto. Na Assembléia, a preocupação com novos confrontos fez com que todos os PMs do sexo masculino que fazem segurança fossem afastados ontem. Cerca de 300 manifestantes foram à sede do Legislativo paulista. Pelo menos três policiais foram vistos portando arma de forma ostensiva.

10. Inseto em coca-cola gera indenização

A Coca-Cola foi condenada a pagar indenização no valor de R$ 6 mil a dois consumidores que ingeriram a bebida e, depois, perceberam que havia um corpo estranho na garrafa. Rodrigo Machado e Luciane Santoni afirmaram que eram partes de um inseto. Uma perícia particular constatou tratar-se de um corpo vegetal, e não animal. Os magistrados do Tribunal de Justiça gaúcho nem quiseram saber o que era: condenaram a empresa porque a ingestão do produto defeituoso teria causado “abalo de ordem psíquica” aos consumidores.

Política

11. Coutinho diz que disparou na disputa

A eleição para a Mesa Diretora da Assembléia Legislativa só acontece em dezembro, mas a briga por espaços no comando da Casa já está mais do que acirrada. Em especial pela primeira-secretaria, onde João Fernando Coutinho - que, atualmente, ocupa o cargo - e Aglailson Júnior disputam a indicação do PSB. Enquanto João Fernando diz ter a assinatura de 38 parlamentares de várias siglas ratificando seu nome, Aglailson garante que a bancada socialista, composta por outros cinco deputados, o apoiará. Por meio do secretário estadual de Relações Institucionais, Sileno Guedes (PSB), o governador Eduardo Campos (PSB) já avisou que não intervirá no embate, cabendo ao PSB resolver o imbróglio interno.

12. José Jorge já se articula para se tornar ministro

Presidente da Companhia Energética de Brasília, o ex-senador José Jorge (DEM) quer ocupar a vaga do Tribunal de Contas da União (TCU), que será aberta este ano com a aposentadoria compulsória de Guilherme Palmeira (ex-PFL). Questionado sobre o assunto, o ex-senador disse só estar “esperando existir a vaga”. Ele sabe de cor que o colega deixará o cargo no dia 25 de dezembro, quando completa 70 anos. José Jorge alega que ser oposição ao Governo Lula “não atrapalha”. “Essa coisa vai depender do Senado, onde sou muito bem relacionado. E outra coisa, para entrar no TCU tenho que deixar o partido”, disse, mostrando intimidade com o caminho das pedras.

13. Costa se mexe em Brasília para escapar da crise

É de olho na crise econômica internacional, que o prefeito eleito do Recife, João da Costa (PT), circula por Brasília, hoje, mantendo contato com pessoas-chave do governo federal. Segundo ele, as reviravoltas da economia mundial podem acarretar dificuldades à aprovação de novos projetos. Para evitar isso, ele aposta na articulação, na elaboração de bons projetos e na capacidade do município executar bem parcerias em andamento, estando com as certidões em dia. O petista avaliou que será preciso acompanhar os desdobramentos da crise e ter “cuidado redobrado” com a execução do orçamento, mas disse que, “hoje”, o cenário não exige enxugamento da máquina.

14. Humberto reage à chapa antecipada

O secretário das Cidades, Humberto Costa (PT), classificou, ontem, como “um desserviço” qualquer discussão agora sobre os nomes que disputarão as eleições de 2010. De acordo com ele, antecipar o debate pode atrapalhar o governo Eduardo Campos (PSB). O petista, portanto, evitou prever a chapa majoritária do próximo pleito, afirmando que “muita água ainda vai rolar debaixo dessa ponte”. E deixou claro que irá disputar um mandato. O cargo ao qual concorrerá, contudo, ainda será definido.

15. Pedetista acusa compra de votos

O município de Santa Filomena, localizado no Sertão do Araripe, a 736 quilômetros do Recife, entrou, ontem, na lista das brigas judiciais pós-eleição. O candidato a prefeito derrotado, Gilvan Coriolano (PDT), impetrou uma ação contra a prefeita eleita, Evaneide Melo (PSB), acusando-a de crime eleitoral por abuso de poder econômico e uso da máquina. Segundo o pedetista, o atual prefeito e sobrinho da socialista, Gildevan Melo (PSB), teria utilizado a estrutura administrativa para captar votos para sua candidata. “Na última semana de campanha, uma equipe dele (Gildevan), com 30 pessoas, foi entregar dinheiro para os eleitores. Um por um. Já temos a declaração das pessoas admitindo que receberam dinheiro porque estavam necessitadas. Não é possível uma esculhambação dessa”, protestou.

16. Palácio da AL em situação crítica

Interditado para reformas desde junho passado, quando uma parte do teto desabou em decorrência da forte incidência de chuvas, o Palácio de Joaquim Nabuco começará a ser recuperado na próxima semana, devido à sua situação, considerada crítica. A intervenção será feita pela empresa de engenharia Driari - vencedora da licitação promovida pela Assembléia Legislativa para recuperar o prédio de 136 anos, onde funciona o Plenário da Casa, o gabinete da presidência e mais sete divisões. A intervenção se fez necessária após os resultados preocupantes de três laudos técnicos - de diferentes entidades - que classificaram a estrutura do prédio como “instável”. Temendo novo desabamento, a Assistência de Preservação do Patrimônio do Legislativo transferiu as divisões e os funcionários lotados nelas para os anexos da Casa.

17. Juiz nega cassação, mas impõe multa a Kassab

O juiz eleitoral Marco Antonio Martin Vargas, da 1ª Zona Eleitoral em São Paulo, negou pedido da petista Marta Suplicy para cassar a candidatura de Gilberto Kassab (DEM) por suposto uso da máquina pública em benefício próprio. De acordo com a decisão, o juiz determinou que o prefeito deverá pagar multa de R$ 5.320,50 pela utilização, em sua campanha, de evento no qual anunciou um investimento de R$ 198 milhões nas obras do metrô.
O advogado de Kassab, Francisco Otávio, afirma que vai recorrer da multa, pois entende que o evento foi feito totalmente na legalidade. A ação partiu da campanha da adversária do prefeito, Marta Suplicy (PT). Ela acusa Kassab de tirar proveito eleitoral do evento no qual anunciou o investimento no metrô. Na decisão, o juiz afirma não haver vedação legal na presença de Kassab na vistoria da obra em que o recurso foi anunciado. Condena, porém, a publicidade dada ao ato administração da transferência dos valores e a utilização do “checão”.

Esportivas

18. Leão chega ao sexto jogo sem vencer

Não deu. A desatenção rubro-negra nos minutos iniciais resultou no gol da derrota por 1x0 para o Grêmio, no Olímpico. Com isso, o Leão completou a sexta partida sem vitória no Brasileirão. É a pior sequência do Rubro-negro na competição desde o início da temporada passada, quando - entre a segunda e a sétima rodada - o time também amargou uma série de insucessos. A gordura acumulada nos bons momentos garante ao Sport a manutenção na 11ª posição na tabela. A vantagem com relação ao grupo dos quatro rebaixados ainda é confortável. Porém, o fraco desempenho recente começa a minar a paciência dos torcedores.

19. Náutico promete pressão total

A necessidade da vitória para fugir do rebaixamento, tanto do Náutico como da Portuguesa, fará com que a partida entre as equipes, marcada para amanhã, às 17h20, nos Aflitos, ganhe contornos de dramaticidade. Mas os alvirrubros não vão esperar isso acontecer. Como estarão atuando dentro de seus domínios e com o apoio de 19.800 torcedores gritando sem parar, a ordem de Roberto Fernandes é pressionar do início ao fim para vencer a primeira das quatro finais que terá em seu estádio na reta final do Brasileirão.

20. Conselho convocado para criação da S/A

Uma das maiores promessas da Era Fernando Bezerra Coelho pode começar a sair do papel no início da próxima semana. A criação da Santa Cruz S/A enfrentará o seu primeiro obstáculo na reunião do Conselho Deliberativo, convocada oficialmente ontem, pelo presidente do Conselho, o desembargador Bartolomeu Bueno, para tratar da aprovação dos requerimentos do mandatário coral. No encontro da próxima terça-feira, às 19h, na sede do Tricolor, haverá uma votação entre os 250 conselheiros corais para a aprovação, ou não, da implantação do fundo de investimento do clube.

Policiais

21. Ex-presidiário é assassinado

A cerca de 300 metros da sede do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) - órgão da Polícia Civil que registra e investiga a maioria dos crimes ocorridos na Região Metropolitana do Recife (RMR) -, localizado no bairro da Imbiribeira, no Recife, foi contabilizado mais um homicídio. O catador de papelão e ex-presidiário Carlos Aurélio dos Santos, o Mosquito, de 37 anos, foi assassinado por volta das 9h de ontem. A vítima foi atingida por seis tiros, minutos depois de ter saído de sua residência, localizada na Vila da Imbiribeira. Agentes do DHPP investigarão o caso.

22. Aposentado é roubado e espancado no Agreste

Por volta da 0h10 de ontem, o aposentado Jeronymo Lopes da Gama, de 86 anos, deu entrada na emergência do Hospital da Restauração com vários hematomas espalhados por todo o corpo, além de ferimentos na cabeça. Ele veio da cidade de São Caetano, no Agreste do Estado, distante 148 quilômetros do Recife. Segundo a enfermeira que prestou os primeiros socorros ao homem, Maria José, ele foi roubado e covardemente espancado.
O aposentado foi golpeado com socos no rosto, levou pontapés e ainda foi atingido por uma coronhada na cabeça, o que provocou um corte profundo. “A esposa dele me disse que ele havia vendido um boi e estava com R$600 no bolso quando foi abordado”, relatou a enfermeira. Ele foi encontrado agonizando no Sítio Tapuí, em São Caetano.
O crime aconteceu por volta das 12h10 de anteontem e a vítima foi imediatamente socorrida para o Hospital Municipal de São Caetano, porém precisou ser transferida para o Hospital da Restauração. Jeronymo estava sozinho quando foi assaltado e voltava para casa.

23. Jovem morto em São Lourenço

A guerra do tráfico fez mais uma vítima fatal. Desta vez, um adolescente identificado por João Paulo da Silva, de 16 anos, foi assassinado a tiros na rua das Papoulas, no bairro de Penedo, em São Lourenço da Mata. O crime aconteceu por volta das 18h da última quarta-feira. Além dele, mais duas jovens ficaram feridas no tiroteio e foram levadas para o Hospital Getúlio Vargas (HGV), no Recife, mas não correm risco de vida. Uma delas, de 17 anos, levou um tiro nas costas e outra, de 14 anos, foi atingida por um tiro no rosto. A população ficou bastante assustada e não quis falar com a Imprensa sobre o fato. Uma casa próxima foi baleada e a polícia encontrou alojados no muro e no portão projéteis de revólver calibre 38 e espingarda calibre 12.

24. Pedreiro é morto covardemente

Moradores do Alto do Caboclinho, localizado no bairro do Pacheco, em Jaboatão dos Guararapes, viveram, no final da tarde da última quarta-feira, momentos de terror com a passagem de um desconhecido pelo local. O rapaz, com identidade até agora desconhecida, matou um jovem e praticou pelo menos cinco assaltos na comunidade. De acordo com informações de testemunhas, após roubar duas pessoas, por volta das 17h, o criminoso assaltou e matou com um tiro na cabeça o ajudante de pedreiro Cleone do Carmo Barbosa, de 24 anos. Logo em seguida, o desconhecido também teria roubado pelo menos mais três vítimas. O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog