Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

terça-feira, 21 de outubro de 2008

JORNAL DO VALE

1. Propaganda sobre queda da violência ignora dados reais

No último dia 8 de outubro, a Organização Não-Governamental Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou um anuário estatístico que colocava Pernambuco como campeão brasileiro em diminuição do número de homicídios. O índice seria de 31% de queda, com comparativo entre os anos de 2007 e 2006. A notícia foi retificada no mesmo dia. Por um erro nos dados enviados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) o total de 2007 não considerou os período de outubro a dezembro daquele ano. Na verdade, a redução de homicídios em Pernambuco de 2007 para 2006 foi de apenas 1%. Apesar de a ONG ter retirado todos os dados sobre violência relativos a Pernambuco de seu estudo final e se manifestado publicamente sobre o equívoco, a propaganda oficial define o Estado como “exemplo” de redução da violência.
A propaganda no rádio diz que: “segundo o relatório de 2007, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os Estados que mais reduziram seus índices de violência são os que mais investiram em Segurança Pública. Pernambuco, que ampliou em mais de 17% o orçamento da segurança, foi apontado como exemplo”.

2. Conselho tutelar fecha as portas em Barreiros

Atraso de dois meses no recebimento do salário, ausência de uma estrutura adequada para o atendimento: como a falta de telefones, de veículos para atender às denúncias e de uma quantidade de funcionários suficientes, ocasionou o fechamento do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente do município de Barreiros, localizado na Zona da Mata Sul, a 116 quilômetros do Recife. Desde o início da última semana, os conselheiros decidiram parar as atividades e dizem que só retornam depois de terem uma resposta da prefeitura do município. Desde 2007, o órgão assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), e, segundo o presidente do Conselho Tutelar, Claudemir Gomes, não cumpriu com essas promessas.
Entre as reivindicações, está a construção de uma Casa de Passagem para abrigar os jovens carentes de Barreiros e a possibilidade de realização de exames de raio-x, parados sob a justificativa de que foi superada a cota disponível. “A população quer ser atendida como merece. Mas, se não temos estrutura, como vamos trabalhar?”, indagou Claudemir.

3. Presos são vítimas de homofobia

Presídio Professor Aníbal Bruno. Hora do almoço. Na “fila da bóia”, como é conhecida, os detentos devem permanecer sem camisa. É mais um momento dos tantos em que os homossexuais sofrem com o preconceito. “Vocês não podem pegar a comida! Primeiro os homens e o resto é de vocês”, diz um preso. “Todos têm que tirar a camisa para não esconder armas e pegar a bóia, e aí a gente que tem seios fica com vergonha, não pode nem usar uma camiseta”, conta um travesti que implantou silicone. Os relatos aqui descritos foram apurados em entrevistas para uma pesquisa da Centro de Referência Leões do Norte, no ano passado.
De acordo com os dados levantados a partir da realização de um questionário com 17 gays e bissexuais, que expressaram a orientação homoafetiva publicamente, as ameaças e agressões são constantes. Sessenta por cento já sofreram violência física e 94% afirmaram ter sido discriminados de alguma forma. Quando são pegos se relacionando sexualmente, acabam humilhados e castigados. Alguns dizem dormir em pé, pelos corredores e no banheiro, porque outros reeducandos os colocam para fora das celas.

4. Funcionários da TIM vestem luto

Queremos justiça! Queremos segurança!”. Esses gritos iniciaram, na manhã de ontem, um protesto realizado por cerca de 150 funcionários da TIM e colegas de trabalho da operadora de telemarketing Cheuda Suell Claudino, de 24 anos, assassinada no último domingo, em Prazeres, e que foi sepultada ontem no Cemitério de Camaragibe. Os trabalhadores queriam chamar a atenção das autoridades para a violência existente na região da Estrada da Batalha, em Jaboatão. O ato aconteceu em frente ao call center da empresa de telefonia italiana, onde a mulher trabalhava. O corpo da vítima foi encontrado na tarde do último domingo, na BR-101 Sul, em Prazeres. Neste fim de semana, quatro mulheres foram assassinadas em Pernambuco, somando 222 mortes de vítimas femininas este ano. Até o dia 20 de outubro de 2007, 228 mulheres haviam sido mortas no Estado. No total, ano passado, foram 279 vítimas do sexo feminino.

5. HGV aguarda concurso para ampliar UTI

O Hospital Getúlio Vargas (HGV), no bairro do Cordeiro, requalificou 60 leitos de internação para melhorar e agilizar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). As obras de reforma nas enfermarias de urologia e neurologia do HGV, que funcionam no quarto pavimento, foram concluídas após três meses. Durante este período, os pacientes foram acomodados no 2º e 3º andares da unidade de saúde. Ontem, além de mostrar as novas instalações, que seguem padrões de unidades privadas, o diretor-geral do HGV, Roberto Cruz, informou que o hospital vai ganhar mais 15 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O problema é que faltam médicos para o setor.
As novas vagas só vão ser ativadas após a conclusão da seleção simplificada para contratação de profissionais pela Secretaria Estadual de Saúde. “Temos que esperar o processo ser concluído”, afirmou o diretor do HGV, Roberto Cruz. O 2º e 3º pavimentos passaram desde ontem a receber pacientes de ortopedia que estavam internados no primeiro andar do hospital. O HGV também reestruturou a cozinha e o refeitório, que passou a ser climatizado.

6. Ivete perde bebê, após 6 semanas de gestação

Durou apenas seis semanas a tão sonhada gravidez da cantora baiana Ivate Sangalo, 36 anos. O irmão e empresário da artista, Jesus Sangalo, confirmou ontem ao UOL (www.uol.com.br) que ela perdeu o bebê. “Estamos todos muito tristes”, disse Jesus. Ivete estava grávida do namorado, o estudante de nutrição Daniel Cady, 23 anos. Os dois estavam juntos desde julho.
A cantora confirmou a gravidez na quinta-feira da semana passada, quando ela escreveu em seu blog que ia ser mamãe. No domingo anterior, ela tinha dito no programa Domingão do Faustão, da TV Globo, que tinha vontade de engravidar. “Até o fim do ano vou emprenhar”, brincou.
Sábado passado, Ivete publicou em seu blog que estava “vomitando muito, muitas vezes ao dia, e sentindo uma tonturinha chata”, devido à hiperemese gravídica (quando os vômitos podem comprometer o estado nutricional da gestante). Ivete estava de repouso sob orientação médica e chegou a adiar os shows que daria em Sorocaba (SP), no dia 17, em Franca (SP), no dia 18, em Campo Grande (RJ), no domingo, e em Governador Valadares (MG), que seria no próximo dia 24. “Ela está muito chateada e não quis entrar em detalhes”, disse um assessor da baiana.

7. Nove parentes exonerados no Senado

O Senado exonerou ontem nove parentes de senadores e funcionários que ocupam cargos de confiança e de direção na Casa Legislativa para cumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que proíbe o nepotismo (contratação de parentes) nos três Poderes. Desde que o STF publicou a súmula contrária ao nepotismo, o Senado já exonerou 45 familiares de parlamentares e 18 parentes de servidores da Casa.
O boletim administrativo do Senado de ontem publicou, entre outras exoneração, as da filha e da cunhada do senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA). Na sexta-feira, elas encaminharam carta à direção-geral do Senado com o pedido de exoneração – depois do desgaste provocado pela brecha encontrada pela mesa diretora para mantê-las no cargo.
Como as duas foram nomeadas para os cargos em 1997, antes de Cafeteira ser empossado no Senado, o parlamentar argumentou que sua filha e cunhada poderiam permanecer no Legislativo. A mesa diretora evocou o princípio da anterioridade para aprovar a brecha, mas o procurador-geral da República decidiu analisar o caso – o que provou o recuo.

8. Dor e tristeza no velório de Eloá

Mais de 11 mil pessoas foram ontem ao cemitério Santo André, no ABC paulista, para o velório da adolescente Eloá Cristina Pimentel, de 15 anos, baleada na cabeça na sexta-feira, após ser mantida refém por 100 horas pelo ex-namorado, Lindemberg Fernandes Alves, de 22 anos. A constatação da morte cerebral foi confirmada na madrugada de domingo. Durante todo o dia, o clima foi de revolta e tristeza no velório. O movimento, segundo a administração do cemitério, começou cedo, às 7h.
O corpo de Eloá chegou ao cemitério por volta das 15h, sob aplausos da multidão, que cercou o carro do serviço funerário municipal de Santo André. Enquanto o caixão era levado para a sala onde seria velado, as pessoas aplaudiram Eloá outras duas vezes. A mãe da jovem, Ana Cristina Pimentel, chegou ao local amparada pelo irmão mais velho da adolescente, Ronikson, de 22 anos, por volta das 16h30. O irmão mais novo, Douglas, de 14 anos, e o pai, Aldo Pimentel - que teve uma crise de hipertensão anteontem -, não haviam chegado ao velório até as 18h.
EM FAMÍLIAA pedido da família, os primeiros 30 minutos junto ao corpo de Eloá, enfeitado com pétalas brancas, amarelas e laranjas num caixão branco, foram reservados somente aos parentes mais próximos. A mãe agüentou firme os primeiros cinco minutos, depois começou a chorar. Disse apenas que faria uma declaração à imprensa “na hora certa”.
MULTIDÃODo lado de fora, a multidão se acotovelava junto aos vidros com película escura, para tentar ver o que acontecia dentro. Nessa hora, a fila de pessoas que queriam observar o corpo de Eloá circundava duas vezes os cerca de 1 mil m² do prédio em que ficam as salas de velório.
Enquanto aguardavam, segurando rosas brancas nas mãos, amigos da adolescente, emocionados, iniciavam uma oração - com eles, a multidão acompanhou o Pai Nosso, a Ave Maria. “Que Eloá vá em paz”, um deles finalizou. “Nunca vou esquecer esse dia. É triste demais”, disse Douglas Wallace, de 15 anos, colega de classe da adolescente. “Se alguém não merecia isso, esse alguém era a Eloá.”Por volta das 17h, as portas da sala de velório foram abertas à população - mesmo os amigos próximos de Eloá tiveram de passar rapidamente, pressionadas por policiais da Guarda Municipal. A segurança foi feita por oito viaturas da Guarda Municipal e oito da PM. Até as 19h, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) havia realizado nove atendimentos médicos - um deles, de um familiar de Eloá.

Política

9. Inocêncio lança João Paulo e AMN para Senado

Aos poucos, as maiores lideranças políticas do Estado vão sinalizando para o que seria a formação da chapa governista “ideal” ao Senado, em 2010. Ontem, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, foi a vez do deputado federal e presidente estadual do PR, Inocêncio Oliveira, lançar os nomes que considera mais fortes para disputar as vagas de senador. “Se não houver grandes mudanças na conjuntura política, analisando o quadro atual, eu votarei em João Paulo (PT) para uma primeira vaga e em Armando Monteiro Neto (PTB) para uma segunda vaga. São os meus dois candidatos”, antecipou.
Apesar de ter seu nome muito cogitado nos bastidores da política como opção para integrar a chapa para o Senado, Inocêncio afastou de forma contundente a possibilidade. “Não sou candidato ao Senado. Não pretendo ser. Sou uma pessoa muito ligada ao município e quero continuar sendo assim”, alegou.

10. TSE contabiliza mais de 4,7 mil infrações

O primeiro turno das eleições municipais foi recheado de irregularidades. Pelo menos é o que revela o balanço oficial divulgado, ontem, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foram exatamente 4.787 infrações à legislação eleitoral praticadas pelos candidatos a prefeito e vereador, assim como seus partidos e coligações. Dentre a série de irregularidades destaca-se a já conhecida boca-de-urna, com 2.154 casos, além de transporte ilegal de eleitores e propaganda irregular. Foram presos 214 candidatos e 1.624 eleitores. Os incidentes de boca-de-urna levaram à prisão 123 postulantes e 855 eleitores.
Outro problema contabilizado foi o número de urnas que quebraram e tiveram que ser substituídas. No primeiro turno, ao todo, 2.540 máquinas foram substituídas. Entretanto, esse número parece inexpressivo diante do que representa em relação ao total utilizado no dia 5 de outubro: 0,56%. Aliás, houve uma melhora em comparação ao ano de 2006 - 0,94%, da totalidade - e 2004 - 0,74%. O índice de votação manual também foi o mais baixo já registrado, ficando em 0,02%. Em 2006, chegou a 0,03% e, em 2004, a 0,07%.
Presidente do TSE, o ministro Carlos Ayres Britto afirmou que, quando os dados de pouco percentuais de problemas nas eleições são divulgados no exterior, “o Brasil aparece magnificamente bem na fita”. De acordo com ele, “um povo que é capaz de produzir uma eleição nesse nível tem futuro sim, tem jeito”. A declaração do presidente foi dada durante reunião realizada com os 15 presidentes dos TREs onde haverá segundo turno. Britto esclareceu aos desembargadores que as urnas que irão ser utilizadas nesta segunda etapa já estão sendo testadas desde anteontem.

11. Prefeito de Pedra é declarado inelegível

O prefeito reeleito do município de Pedra, Francisco Braz (PR), foi declarado inelegível por três anos e multado em 20 mil Ufirs (cerca de R$ 21,2 mil) pela Justiça Eleitoral. O republicano foi punido por ter realizado propaganda eleitoral extemporânea, utilizando dinheiro da administração, o que configura abuso de poder econômico e autoridade. Ele ainda foi considerado inelegível por três anos, mas, se houver contestação, poderá tomar posse. A sentença é baseada em uma ação de investigação eleitoral remetida pelo Ministério Público. Em novembro de 2007, bem antes do período eleitoral permitido, a coligação do então candidato, a Frente das Mudanças Progressistas, realizou uma convenção com a confirmação de Braz na disputa. Após o término do evento, militantes saíram nas ruas distribuindo adesivos para veículos, algo também proibido pela Lei Eleitoral.
A festa de aniversário do município, em maio de 2008, foi usada como forma de promover a candidatura de Francisco Braz. Segundo a sentença, um “verdadeiro showmício financiado com o dinheiro público”. A Prefeitura de Pedra gastou R$ 122,5 mil com o evento, com apresentação da banda Aviões do Forró e show pirotécnico. No palco, um locutor falava sobre obras que o republicano fez e iria realizar, caso eleito. A administração ainda desembolsou R$ 4,5 mil para um programa de rádio, com o mesmo intuito. Já no Carnaval, os foliões receberam camisas com as cores da coligação de Braz.

12. Tucana acusa compra de voto em Passira

A candidata a prefeita derrotada em Passira, Maria Aparecida Laurentino da Silva, conhecida como Cida (PSDB), divulgou, ontem, cópia do processo eleitoral que move contra o prefeito eleito, Miguel Gomes Freitas (PP). Segundo ela, o progressista teria cometido uma série de irregularidades para conquistar a reeleição, entre elas a doação de materiais de construção em troca de votos. A tucana anexou aos autos uma nota fiscal com assinatura de pessoas ligadas ao opositor, onde os beneficiados receberiam artigos como telhas, cimento e tijolos, em um estabelecimento que também fornece produtos à Prefeitura. Foi apresentada à reportagem uma gravação, feita com um celular, de um depoimento de um eleitor, que teria recebido R$ 20 para não denunciar o uso do título eleitoral da mãe, falecida há quatro meses. “É muito roubo. À noite eles entregavam materiais de construção e cestas básicas nas casas das pessoas”, garantiu a denunciante.

13. Parecer sobre o caso João da Costa sai hoje

O procurador regional eleitoral, Fernando Araújo Ferreira, deve entregar hoje, ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), o seu parecer relativo aos recursos apresentados pelos advogados do PT e pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), na fase final da campanha, contra a sentença de primeira instância – dada pelo juiz das Investigações Judiciais Nilson Nery – que condenou, por suposto uso da máquina, o prefeito eleito João da Costa e absolveu o atual, João Paulo, ambos do PT. Ontem, o procurador passou o dia revisando o texto final do documento, com o auxílio de três assessores. Ele levou 16 dias para concluir o trabalho. Leu e analisou “cuidadosamente” todo o processo – incluindo o material que foi periciado pela Polícia Federal. Seus argumentos irão subsidiar o voto da relatora da matéria no Pleno do TRE, a desembargadora Margarida Cantarelli.

Esportivas

14. Fumagalli espera engrenar

Fumagalli voltou para o Sport com uma moral enorme, sendo recebido com festa no aeroporto por centenas de rubro-negros. Jogou seis partidas, não marcou gols e no geral teve uma participação discreta. Foi quando uma lesão na região lombar interrompeu a sua busca pelo melhor ritmo. Recuperado, nas últimas partidas ele foi aproveitado no segundo tempo, mas ainda sem brilho. A torcida espera mais de Fumagalli, e ele sabe disso. Mas acredita que a sua participação como titular diante do Náutico, a primeira após quase três meses, foi o primeiro passo para reconquistar a sua posição de protagonista dentro do elenco.
“Fiquei satisfeito com o desempenho. Acho que ajudei bem na armação das jogadas. Acredito que estou firme como titular da equipe, mas ainda espero progredir”, afirmou.

15. Timbu só pensa na Sul-Americana

Passada a pior tempestade do Náutico no Campeonato Brasileiro, na qual saiu “vivo”, após enfrentar Palmeiras, Flamengo, São Paulo e Sport, nesta ordem, os alvirrubros esperam, agora, encontrar a bonança nas últimas oito rodadas da competição. Tanto que, dentro dos Aflitos, ninguém comenta sobre a possibilidade de ser rebaixado. O sinal de alerta está aceso, mas eles preferem enxergar a possibilidade de abocanhar uma das oito vagas da Copa Sul-Americana. Para isso, o primeiro passo precisará ser dado no próximo sábado, diante da Portuguesa, que também luta contra o descenso.

16. Antônio Capella chega hoje para conhecer o Santa Cruz

Como já era esperado pela imprensa e pelos dirigentes do clube, o novo diretor de futebol do Santa Cruz, Antônio Ruas Capella, chega hoje às Repúblicas Independentes do Arruda, onde será apresentado oficialmente, no período da tarde, e logo em seguida dará uma entrevista coletiva para esclarecer alguns pontos importantes sobre o seu novo cargo. Apesar de ainda não poder conhecer os 13 atletas remanescentes da gestão Édson Nogueira, que tiveram a reapresentação remarcada para o dia 1º de novembro, Capella aproveitará a visita para já ir se ambientando com o seu novo local de trabalho e conhecer os seus futuros companheiros de clube, além de explicar o seu método de trabalho e os motivos que o levaram a aceitar o convite do Tricolor.

Policiais

17. Dois duplos em cinco horas na RMR

Quatro pessoas foram assassinadas no último domingo na Região Metropolitana do Recife (RMR), em dois duplos homicídios registrados num intervalo de cinco horas. O primeiro crime ocorreu no município de Paulista, por volta das 18h do domingo, e teria sido motivado por uma dívida. Por volta das 23h, as outras duas vítimas, que cumpriam pena no regime semi-aberto na Penitenciária Agro Industrial São João, foram mortas em Jaboatão dos Guararapes. Todos foram mortos com vários disparos de arma de fogo.
Dois homens foram assassinados com vários tiros enquanto bebiam em um bar, na rua Recife, no bairro do Janga, município de Paulista. Eles haviam chegado por volta das 17h no estabelecimento, quando uma hora depois, quatro homens, em duas motos, passaram atirando. Francisco Gilvan Gomes Ribeiro, de 37 anos, e Virgílio Carlos de Souza Neto, de 44 anos não resistiram aos ferimentos e morreram na hora. Moradores ficaram chocados com o crime e se aglomeraram no local para acompanhar o trabalho da polícia.
De acordo com a esposa de Virgílio, a faxineira Rosinalva Silva Brasil, o crime foi motivado por um dívida. “Ele gostava muito de beber e sempre colocava ‘na conta’. Meu marido me disse que não tinha dinheiro para pagar a cachaça e as contas acumularam”, contou, sem conseguir conter a emoção da dor de perder o companheiro. De acordo com ela, eles já estavam casados há 12 anos e ela não conhecia o amigo que foi morto junto ao marido. “Eu nunca vi esse homem antes. Não sei nada sobre a relação dele com o meu marido”, completou.

18. Roubado, arrastado e executado

Um rapaz foi brutalmente assassinado a tiros depois de ser arrastado por mais de um quilômetro. O crime aconteceu por volta das 21h20 do último domingo e o corpo da vítima foi encontrado na rua Presidente Dutra, em Zumbi do Pacheco, Jaboatão dos Guararapes. Gleidson Vitor Santos Marinho, de 20 anos, teve o celular roubado em frente à própria residência, na rua Elgenópolis, em Dois Carneiros, também em Jaboatão.
Após o roubo, Gleidson foi arrastado vivo pelas pernas por cinco pessoas até a rua José Patrício, onde foi executado com dois tiros. Após a sessão de tortura, o corpo foi jogado na rua onde foi encontrado pela polícia. De acordo com testemunhas, que não quiseram se identificar, entre os criminosos havia um adolescente de 15 anos.
De acordo com a mãe da vítima, Dolores Santos Marinho, o filho era evangélico e a ajudava bastante em casa. “Ele era meu braço direito e em tudo que eu precisava ele me ajudava. Gleidson até havia ido comigo para igreja hoje. Eu não sei o que vou fazer agora sem ele”, emocionou-se a mãe. Gleidson era servente e trabalhava como ajudante de pedreiro na comunidade onde morava.

19. Vendedor morto a facadas em casa

Ele entrou aqui e me pediu um copo com água. Eu dei e quando me virei para guardar a garrafa, ele foi para cima do meu filho, deu várias facadas nele, depois correu e levou a faca junto”. Foi assim que o ajudante de pedreiro - e pai da vítima - Manoel Alfredo da Silva, 49, narrou a morte do filho. O crime aconteceu por volta das 23h do último domingo, dentro da residência onde a vítima morava com os pais, na rua Montevidéu, Alto da Conceição, no bairro de Águas Compridas, Olinda. A vítima foi o vendedor de picolé Wagner Bezerra Braga, de 19 anos, que foi friamente assassinado a facadas por um conhecido. “Meu filho ainda tentou pedir socorro. Corri para chamar a polícia, mas quando o Samu chegou ele já estava morto”, concluiu Manoel.

20. Emoção em assassinato de jovem

Muito sofrimento e desespero dos familiares de Geovane Vila Nova Matos, 23, quando chegaram à rua da Juventude, no Alto do Pascoal, e viram o corpo do rapaz estendido sobre uma grande poça de sangue que jorrava da cabeça perfurada por um tiro de espingarda calibre 12. O crime aconteceu por volta das 19h40 do último domingo. Segundo informações de testemunhas que não quiseram se identificar, a vítima estava com uma bicicleta, que foi roubada pelos assassinos. “Vamos esperar a poeira baixar para começar as investigações, pois é bastante difícil extrair algum tipo de informação com esse clima de emoção”, avaliou o delegado Pablo Tenório, da divisão da Força-Tarefa da Capital do Departamento de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP).

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog