Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

JORNAL DO VALE

1. Padrasto abusa de enteada de três meses

Um caso de violência sexual foi registrado no município de Petrolândia, Sertão do Estado, a 500 quilômetros do Recife. Um bebê de três meses foi violentado pelo padrasto. O crime aconteceu anteontem, na residência da família, no sítio Umbuzeirão, zona rural da cidade. O acusado aproveitou a ausência da ex-companheira, uma adolescente de 15 anos, para abusar sexualmente da filha dela. Segundo a polícia, o criminoso introduziu um dos dedos na vagina e também no ânus da pequena. “O bebê precisou ser levado para o hospital municipal da cidade. Depois, a menina foi transferida para o Hospital da Restauração, no Recife, mas já recebeu alta”, explicou o comissário da Delegacia de Petrolândia, Renê Sérgio Ferreira.
Ainda segundo o comissário, a denúncia chegou ao conselho tutelar da cidade através de funcionários do hospital municipal que atenderam o bebê. “O conselho tutelar nos procurou para denunciar o fato. O acusado foi capturado hoje (ontem), dentro de um matagal, próximo à sua residência, após diligências realizadas pela Polícia Militar”, relatou o policial civil. Renê Ferreira disse ainda que o padrasto confessou o crime. “Ele disse que fez isso porque estava com raiva da ex-mulher, mãe da vítima. O acusado revelou que após a separação, a adolescente passou a namorar outros rapazes. Isso teria deixado-o com raiva, por isso, resolveu vingar-se”, finalizou o comissário. Após prestar depoimento, o acusado foi autuado em flagrante por atentado violento ao pudor, depois conduzido à Cadeia Pública de Petrolândia.

2. Enfermeiros vão parar por 24h

Um ato público foi realizado, ontem, pelo Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Pernambuco e pelo Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Estado reivindicando melhores condições de trabalho, aumento do piso salarial e, principalmente, uma diminuição da carga horária. Com uma caminhada, que teve concentração em frente à Secretaria Estadual de Saúde e foi até o Palácio do Campo das Princesas, passando por toda a avenida Conde da Boa Vista, o ato provocou um imenso congestionamento pela via. Cerca de mil profissionais participaram do protesto. Ao chegar ao Palácio do Governo, uma comissão foi recebida pelo chefe de gabinete da Casa Civil, Adilson Gomes, porém não houve acordo entre governo e a categoria.
Como não conseguiram falar com o governador do Estado, Eduardo Campos, como desejavam, e não entraram em acordo com o representante do governo que os recebeu, o diretor do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Estado, Francis Herber, prometeu que medidas mais enérgicas serão tomadas. “Decidimos que, pela falta de avanço na negociação, vamos fazer, no próximo dia 28 deste mês, uma paralisação de advertência de 24 horas. Em paralelo, faremos um novo ato público em frente ao Hospital da Restauração, onde haverá uma assembléia. Nesse dia, caso não tenhamos uma posição satisfatória do Estado, poderemos entrar em greve”, informou Francis.

3. Explorar criança na rua é crime

Integrante de uma família de cinco irmãos, de pais separados, o garoto de 10 anos de idade, passa grande parte dos seus dias perambulando pelas ruas do Recife, onde vende balas, pipoca, frutas, limpa vidro de carro e vez ou outra pede dinheiro aos transeuntes. Atividades que lhe rendem por dia, cerca de R$ 5. Dinheiro que é dado a mãe, que desempregada usa todos os filhos como fonte de renda, tanto por meio do trabalho, quando por meio dos benefícios que recebe do governo.
“Tenho que trabalhar para conseguir esse dinheiro. Se eu chegar em casa sem nada minha mãe me bate. Me prende em casa. Muitas vezes fiquei com fome esperando ela me soltar. Ela pega o dinheiro para beber”, relembrou. O garoto parece ter se acostumado com essa situação, mas disse que queria algo diferente, que quer ser desembargador e que não gosta de ficar nas ruas, onde vive desde os 6 anos de idade. Sobre o pai, ele diz que não sabe onde vive. “Ele diz que não sou filho dele. Isso porque minha mãe foi casada com quatro homens”, disse. Hoje o menino fuma cigarro, hábito que foi estimulado pela mãe, também fumante.

4. Crescem homicídios em Caruaru

A violência em Caruaru tem assustado moradores e visitantes. Apenas na última segunda-feira foram registrados quatro homicídios. O número é crescente e acende o alerta vermelho. De acordo com cálculos da Imprensa especializada na área policial, este ano foram 130 homicídios ocorridos no município, número que supera a marca total do ano anterior, quando foram contabilizadas 127 mortes. Os dados, no entanto, são contestados pela Delegacia Regional da Polícia Civil. De acordo com o órgão, até o momento ocorreram 114 assassinatos, numa diferença de 16 mortes a menos.
A diferença começa nos dados coletados referentes a cada mês. Nos nove primeiros meses do ano, por exemplo, em sete deles (janeiro, fevereiro, abril, junho, julho, agosto e setembro), o número coletado pela Imprensa é superior aos do registro da Polícia Civil, isso sem levar em conta o mês de outubro, que ainda não terminou. Este mês a polícia registrou nove mortes, contra dez, segundo a Imprensa. Porém, as duas partes concordam em relação aos homicídios referentes ao mês mais violento do ano até agora, no caso maio, com 25 mortes.

5. Evento reunirá empreendedores

Caruaru sediará, a partir de amanhã, a Feira do Empreendedor. O evento, que vai até o dia 26 de outubro, oferecerá mais de 250 atividades gratuitas e reunirá empresários e potenciais empreendedores de todo o Estado. A feira “Empreendedor inspira Empreendedor e mostra como faz” acontecerá no Espaço Cultural Tancredo Neves, ao lado do Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga.
No espaço reservado ao evento - uma área estimada em 22 mil m², sendo que cerca de 12 mil m² só de área construída, entre o pavilhão de feira e o pátio externo - estão sendo montados stands, salas e auditórios, onde vão ser promovidas atividades como palestras, oficinas, mini-cursos, rodadas de negócios, caravanas e exposição de empresas participantes. “A gente já possui um Centro de Educação Empresarial, que nesse momento se transfere para a feira. E é nesse espaço que a gente desenvolve mais de 200 capacitações”, afirmou a coordenadora de Centro de Educação Empresarial da feira, Ana Cláudia Dias.

6. Polícia desarticula boca-de-fumo

Policiais do 4º Batalhão da Polícia Militar (4º BPM) e do Grupo de Ações Táticas Itinerantes (GATI) conseguiram desarticular no final da tarde da última segunda-feira, mais uma boca-de-fumo, localizada na comunidade conhecida por Morro do papelão, no bairro do Riachão, periferia de Caruaru. Durante a operação foram presas três pessoas, entre elas uma mulher. Além da apreensão de drogas, como papelotes de maconha e pedras de crack, foi recuperado uma espingarda calibre 12. Os detidos foram encaminhados para a Delegacia Regional, onde foram indiciados por tráfico de drogas e porte ilegal de arma.
A boca de fumo já vinha sendo investigada pela polícia há alguns dias, graças a informações anônimas recebidas pela central de operação. Nos dois quartinhos que funcionavam como esconderijo e moradia dos traficantes foram flagrante e presos os ex-presidiários José Arnaldo da Silva, Gordo, 22, Wellyngton Freire, 34, Viva, e sua companheira, Angélica Micaelly Amorim dos Santos, de idade não revelada. Os dois homens foram encaminhados para a Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru. A mulher foi levada para a Colônia Penal Feminina de Buíque, no Sertão do Estado.

7. Pai de Eloá está foragido de Alagoas

O ex-cabo da Polícia Militar de Alagoas, Everaldo Pereira dos Santos, é mesmo o pai da adolescente Eloá Cristina Pereira Pimentel, de 15 anos. A informação foi confirmada ontem pelo delegado geral da Polícia Civil de Alagoas, Marcílio Barenco. Segundo ele, o ex-cabo Everaldo é foragido da Justiça de Alagoas e estava usando o nome falso de Aldo José da Silva. Everaldo é acusado de ser um dos assassinos do delegado Ricardo Lessa, crime ocorrido em outubro de 1991, em Maceió.
Para evitar ser localizado pela polícia alagoana, desde que deixou Alagoas em 1993, ano em que foi expulso da PM por deserção, Everaldo trocou de nome e se escondeu no ABC paulista, onde morava em Santo André com a mulher, Ana Cristina Pimentel da Rocha, e a filha Eloá. Segundo a certidão de nascimento dela, seu nome verdadeiro é Eloá Cristina Pereira Pimentel, nascida em 5 de maio de 1993, filha do militar Everaldo Pereira dos Santos, e de Ana Cristina Pimentel dos Santos.
Pessoas ligadas a Everaldo já fizeram contato com a Civil de Alagoas, informando que a família estaria constituindo um advogado para providenciar a apresentação do ex-militar. De acordo com o promotor Luiz Vasconcelos, o ex-cabo Everaldo foi expulso da PM por envolvimento na “gangue fardada”, responsável por vários crimes de pistolagem, roubos de carros e assaltos em Alagoas.

8. Receptores de órgãos devem receber alta

Os boletins médicos de ontem mostram que estão bem e devem ter alta nos próximos dias os pacientes que receberam órgãos de Eloá Pimentel. A cirurgia mais delicada foi o transplante de fígado, que beneficiou uma adolescente de 12 anos, que sofria de um tipo raro de hepatite. Os médicos da Santa Casa de São Paulo afirmaram, ontem, que o estado da menina antes da intervenção era grave e o risco de morte nos próximos três meses era superior a 30%. A adolescente agora se recupera na UTI e está consciente.
O fígado transplantado reagiu bem. Também passam bem dois pacientes que receberam órgãos no hospital Beneficência Portuguesa, também em São Paulo. Exames mostram que o homem de 25 anos que recebeu um rim e o pâncreas teve redução no índice de glicemia.
Maria Augusta dos Anjos, de 39 anos, que recebeu o coração de Eloá, apresentou melhoras. O jovem de 15 anos que teve um rim transplantado deve ter alta em uma semana, assim como o receptor do pulmão, que está no Instituto do Coração, na capital paulista.

Política

9. Procurador dá parecer favorável a petista

O procurador regional eleitoral, Fernando José Araújo Ferreira, posicionou-se contrário à inelegibilidade e cassação do registro da candidatura do petista João da Costa (PT), depois de analisar a documentação processual. No entanto, o magistrado defendeu a aplicação de multa de 70 mil UFIRs, o equivalente a cerca de R$ 70 mil, para o prefeito João Paulo e seu sucessor. O valor corresponde aos gastos com a “Revista do OP”, orçada em R$ 145.540,00, citada no processo como peça de promoção pessoal de João da Costa, que, na época, comandava a Secretaria de Planejamento Participativo.
Embora o procurador tenha enviado o processo, ontem, para a desembargadora Margarida Cantarelli, a relatora da ação informou que não recebeu a documentação. “Mandei buscar. Acho que ainda estão fazendo os registros. Então só amanhã (hoje)”, contou. Ela disse ainda que não sabe quanto tempo levará para analisar o processo, contudo pretende ser rápida. Após avaliação de Margarida, o processo segue para julgamento no Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Caso o desfecho seja contrário ao parecer do procurador, os réus poderão recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ainda, em última instância, ao Supremo Tribunal Federal (STF).

10. Advogado do DEM vê contradição

Contraditório e omisso”. Foi assim que o advogado do Democratas, Ramiro Becker, definiu o parecer apresentado ontem pelo procurador Fernando Araújo. De acordo com Becker, a decisão é contraditória uma vez que o representante do Ministério Público reconhece a existência dos crimes e chega a aplicar uma multa de R$ 70 mil por gastos com a revista do Orçamento Participativo (OP), mas, ao mesmo tempo, conclui que os fatos não são lesivos às eleições.
“E foi omisso por não aplicar nenhuma punição ao que se refere ao loteamento de funcionário e ao uso de bens públicos, que era o assunto mais grave e importante. Com isso, eu quero crer que ele (o procurador) concorda com o juiz que cassou o mandato de João da Costa por esta razão”, disse Becker. O advogado destacou, contudo, que a decisão do procurador não deverá influenciar a Justiça Eleitoral.

11. Em Pombos Jane é acusada de compra de votos

A prefeita eleita de Pombos, Jane Povão (PR), corre o risco de ser punida com detenção e multa pela suposta troca de material de construção por votos, prática configurada como crime eleitoral. A promotora do município, Joana Cavalcante, recebeu, um abaixo assinado, na última segunda, com cerca 400 assinaturas de populares insatisfeitos com o comportamento “ilícito” de Jane. O material foi entregue acompanhado de dois DVD´s com gravação da suposta captação irregular de sufrágio. A promotora encaminhará, hoje, a filmagem à Polícia Federal para averiguação da sua veracidade. “As imagens ficaram muito ruins. Há indícios de captação de votos. É preciso abrir inquérito para averiguar”, afirmou Joana Cavalcante, assegurando que, em momento algum, a acusada aparece nos vídeos. Ela adiantou que, em sua avaliação, os elementos não seriam suficientes para pedir anulação do pleito.
As gravações e o abaixo-assinado chegaram ao MPPE pelas mãos do concorrente de Jane Povão, Cláudio Locutor (PSB). Segundo ele, as imagens foram captadas em loteamentos da cidade, onde pessoas confirmaram ter recebido o benefício. Jane Povão, que preside a Cãmara dos Vereadores de Pombos, defendeu-se. “Isso é desespero da oposição. Ele não aceita que perdeu e quer derrubar a mim e qualquer outro que tivesse alcançado o que alcancei. Estou bastante tranqüila. Vou aguardar o que vem da justiça”.

12. Inocêncio contabiliza 600 mil votos

Acostumado a contabilizar a força política no Estado, o deputado federal Inocêncio Oliveira não se fez de rogado ao “jogar na mesa” o quantitativo eleitoral conquistado no pós-eleição, e que será usado nas negociações das composições políticas de 2010. “Tivemos 590 mil votos para prefeito e 590 mil para vereador. É um contigente de cerca de 600 mil votos que não pode ser desprezado. Por isso, vamos fazer que o PR seja ouvido e que seja entendido como partido grande”, afirmou, durante a festa dos seus 70 anos de vida, na qual reuniu cerca de 500 aliados e amigos.
Também voltou a defender as candidaturas do prefeito do Recife, João Paulo (PT), e do deputado Armando Monteiro Neto (PTB) para o Senado, porém não descartou seu próprio nome, ressaltando que a política “é mutável e dinâmica”. “O Senado é fruto de uma conjugação de forças. Se eu for convocado, sendo as forças me apoiando, poderia até estudar a oportunidade, mas continuo dizendo que senador é um deputado de luxo”, disse.

13. Governador provoca ex-União por Pernambuco

Ao homenagear o deputado Inocêncio Oliveira (PR), o governador Eduardo Campos (PSB) aproveitou para “cutucar” a antiga União por Pernambuco e promover a participação do republicano na campanha de 2006. O socialista relembrou a época em que o então pefelista foi ignorado pelo grupo político adversário, o que culminou na aliança entre os dois. “Esse conjunto reconheceu seu papel, quando muitos insistiram em não reconhecer. Até o momento que perderam a sua militância surda e dedicada de mais 30 anos. E, às vezes, a gente só dá valor quando a gente perde. E esse valor veio tarde, porque, hoje, construiu amigos aqui, mais do que correligionários. O seu papel aqui é emprestar um pouco da sua experiência para que os mais jovens possam dar conta dessa grande missão que temos todos juntos”, discursou.

14. Sebastião acata decisão, mas aguarda 2010

O secretário Sebastião Oliveira (PR) demonstrou tranqüilidade quanto à revisão do projeto político para 2010, reconfigurado por Inocêncio Oliveira (PR). O líder republicano informou que seu primo será reeeleito deputado estadual com “mais de 100 mil votos”, na próxima eleição e garantiu que poderá eleger mais um para a Assembléia Legislativa. “Serei candidato único - do PR para Câmara Federal. Vou escolher dois amigos para disputar - vaga de deputado estadual. Um deles poderá ser o filho de Manoel Ferreira, Anderson, presidente do PR Jovem”, disse o federal. Sebastião admitiu que não “poderia botar o projeto pessoal acima do partido”, mas ainda não descartou o projeto.
“Sou disciplinado e sei esperar. Se a estratégia é que eu seja estadual, vamos novamente. Mas se quando chegar em 2010, que já é outro cenário, e ele achar que há necessidade de compor dois candidatos a federal, iremos os dois”, disse.

Esportivas

15. Antônio Ruas Capella - O homem forte do futebol tricolor

“A primeira impressão é a que fica, e ela foi muito boa”. Com essa declaração, o novo diretor de futebol do Santa Cruz, Antônio Ruas Capella, de 46 anos, ex-Santos, definiu o dia de ontem, tirado para conhecer toda a estrutura do Mais Querido. Mesmo com a ausência do presidente Fernando Bezerra Coelho, que está em viagem pelos Estados Unidos, cumprindo as suas obrigações de secretário do Estado, além do seu vice, Sidnei Aires, que não se fez presente por conta de problemas na agenda, o novo homem forte do futebol coral também causou uma boa impressão à torcida, na sua primeira entrevista coletiva à imprensa pernambucana.

16. Sport - Gabriel se machuca e está fora da temporada

Durante o treinamento de ontem, realizado no campo auxiliar da Ilha do Retiro, o zagueiro Gabriel emitiu um grito que pôde ser ouvido a uma boa distância e ficou no chão. A temporada acabou para o atleta. Ele foi carregado pelo companheiro Enílton e por funcionários do Sport, sentindo muitas dores e preocupado com o seu joelho esquerdo. Mas ao contrário da primeira entorse - que aconteceu há cerca de um mês e afastou o jogador dos treinos por pouco mais de duas semanas -, o diagnóstico inicial foi mais grave. “Fizemos uma avaliação, e o jogador apresentou uma folga no joelho. É um caso cirúrgico, um rompimento do ligamento cruzado anterior”, declarou o médico do clube, Stemberg Vasconcellos.

17. Náutico já fala em renovar o contrato de William

Bastou ser o destaque do Clássico dos Clássicos para os holofotes da mídia ficarem focados no jovem William, de apenas 21 anos. Como conseqüência das boas partidas feitas pelo Náutico nas últimas rodadas, a diretoria já começou a agilizar a renovação do contrato do meia, porque os adversários já estão de “olho grande” no jogador. Ontem à tarde, o presidente timbu, Maurício Cardoso, revelou que teve uma conversa com o mandatário do Palmeiras, Affonso Della Monica, garantindo a permanência de William e do volante Reinaldo, ambos emprestados até dezembro de 2008, na Rosa e Silva até 2009. As conversas serão iniciadas na próxima semana.

Policiais

18. Casal é emboscado na frente de casa

O vendedor de carros usados Alexandre Balbino da Silva, 27, foi assassinado com vários tiros, na calçada da residência onde morava. O crime aconteceu por volta das 22h da última segunda-feira. Ele chegava em casa de carro com a mulher Tatiana Felix de Santana, 28, quando o casal foi abordado. Tatiana foi atingida por um tiro no pescoço. Ela foi socorrida por paramédicos do Samu e levada para o Hospital da Restauração (HR), onde passa bem. O carro em que as vítimas estava ficou cravado de balas. O cenário do crime foi a rua Joaquim Nabuco, comunidade do Timbó, bairro de Caetés, em Abreu e Lima.

19. Assassinado em via pública

Jogado no chão estava o corpo de mais um jovem assassinado a tiros em via pública. Edinaldo de Souza Damaso Neto, de apenas 19 anos, caminhava pela rua Pedro Souza Lopes, no bairro do Varadouro, em Olinda, quando foi surpreendido por vários disparos pelas costas, e morreu no local. “Ninguém quis falar nada sobre o crime. Aqui na comunidade a lei do silêncio vigora. A população está bastante assustada”, disse o soldado do 1º Batalhão da Polícia Militar, Luiz Henrrique.
Policiais da Divisão da Força-Tarefa Norte do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) foram ao local para as investigações preliminares. De acordo com o delegado Ian Campos, a suspeita de envolvimento da vítima com o tráfico de drogas vai ser uma das linhas possíveis de investigação. “Vamos fazer as primeiras análises para, em seguida, passarmos o caso para a Delegacia de Olinda”, explicou o policial. Após a perícia do Instituto de Criminalística, o corpo do rapaz foi removido para o Instituto de Medicina Legal (IML), que fica no bairro de Santo Amaro, no Recife. Edinaldo de Souza morava no Varadouro.

20. Tentativa de estupro na Mascarenhas

Uma mulher foi assaltada e quase violentada por dois homens no bairro da Imbiribeira, no Recife, enquanto esperava o ônibus em uma parada na avenida Mascarenhas de Moraes. “Eles me chutaram, bateram na minha cabeça e tentaram rasgar a minha roupa para me estuprar. Se não fosse a viatura da polícia eu não sei o que teria acontecido comigo”, relatou a vítima, que terá seu nome preservado, enquanto mostrava a roupa rasgada e os hematomas pelo corpo. De acordo com a mulher, os agressores haviam roubado o celular dela e só fugiram ao perceber a aproximação da viatura do Grupo de Operações Especiais.

21. Assessora parlamentar é presa

A Polícia Civil prendeu, na manhã de ontem, três pessoas, entre elas, uma assessora parlamentar, acusadas de terem arquitetado a morte do comerciante Roberto Carlos dos Santos. Maria da Conceição Silva e Sá, de 45 anos, foi encaminhada para uma das sedes do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), na Imbiribeira. Ela foi encontrada em seu apartamento, no bairro da Madalena. O crime aconteceu no dia 5 de janeiro deste ano, na avenida Getúlio Vargas, no centro de Triunfo, município localizado a 402 quilômetros do Recife. A vítima foi assassinada com 11 tiros, cinco dos disparos atingiram a cabeça dela. Os outros dois acusados, o noivo da assessora parlamentar, o veterinário Carlos Aparecido Martins, de 47 anos, e o irmão dele, o vereador da cidade de Triunfo Anselmo Martins Pereira, de 52 anos, foram presos naquele município.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog