Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

JORNAL DO VALE

1. Vítimas de seqüestro são enterradas

As vítimas fatais do seqüestro iniciado em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife (RMR), foram enterradas ontem no Cemitério Municipal Santo Antônio, também em Abreu e Lima. Francisco Raimundo Ferreira Filho, de 59 anos, e Gilson Caetano de Brito, de 34 anos, foram econtrados pela Polícia Militar alagoana, na manhã do sábado, algemados e com os pés amarrados, em meio a um canavial, no quilômetro 104 da BR 101. No local, também estava Márcia Rodrigues Silva, de 34 anos, baleada nos ombros, nos pulsos e na coluna, que só sobreviveu porque fingiu estar morta. Márcia ficou paraplégica. Ela continua internada no Pronto-Socorro Armando Lages, em Maceió. As vítimas foram achadas no município de Rio Largo, na Grande Maceió.
De acordo com a delegada plantonista de Maceió, Maria Angelita Lucena, a investida criminosa teria começado na quinta-feira à tarde, nas proximidades de um bar, em Abreu e Lima. Quatro homens encapuzados e armados, vestidos com fardas da Polícia Civil de Pernambuco, primeiro teriam abordado o comerciante Gilson e o motorista de Iagarassu Francisco e, em seguida, apanharam Márcia Rodrigues, argumentando que ela era testemunha do ocorrido. “Em depoimento colhido incialmente com a mulher, ela nos disse que estava sozinha quando foi pega. Sobre a dupla seqüestrada, informou só conhecer os dois homens de vista”, adiantou Maria Angelita. Contudo, informações colhidas durante o reconhecimento dos corpos no Instiuto de Medicina Legal (IML), em Maceió, dão conta de que Franciso e Márcia seriam amantes.

2. Santa Aparecida arrasta fiéis

Os transtornos provenientes da reforma da Paróquia de Nossa Senhora de Conceição Aparecida, localizada no bairro do Ipsep, - única ligada a Arquidiocese de Olinda e Recife a ter a Santa como padroeira - não impediu que a procura dos fiéis durante as festividades de comemoração ao dia da padroeira do Brasil. Ontem, além das três missas realizadas na igreja às 8h, 10h e 15h, os devotos da Santa também participaram de uma procissão iniciada às 17h. Os fiéis percorreram as principais ruas do bairro e retornaram à praça Aleixo de Oliveira, onde está localizada a paróquia. A imagem da Santa foi conduzida em cima de um carro do Corpo de Bombeiros (CB).
A coordenação do evento estima que a procissão tenha atraído um público de aproximadamente cinco mil pessoas. Desde o dia 3 de outubro, quando foi iniciado o novenário em celebração ao dia de Nossa Senhora Aparecida, até o último sábado, uma média de 1,2 mil fiéis compareceram às missas diárias. O evento foi financiado com recursos arrecadados dentro da própria comunidade, no entanto, contou com o apoio do CB, 19ø Batalhão de Polícia Militar (BPM) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). “Além do dia da santa estamos comemorando os 50 anos de fundação dessa paróquia”, afirmou o funcionário público Beline Lopes de Luna, de 49 anos, um dos responsáveis pela organização da festa.

3. Santuário de Aparecida atrai 160 mil pessoas

Uma multidão de cerca de 160 mil católicos comemorou ontem o dia da Padroeira do Brasil no Santuário Nacional de Aparecida, o maior centro de peregrinação do País, na cidade de Aparecida, em São Paulo. O volume de devotos ficou dentro da expectativa da direção da basílica.
Ainda era de madrugada quando os fiéis começaram a chegar ao Santuário em excursões, pela Via Dutra, vindos de todos os estados do País e também do exterior. A família do mecânico Vicente Santos estava entre os romeiros. Depois de terem viajado por cerca de sete horas, em um ônibus fretado, que saiu ainda na noite de sábado de Divinópolis, Minas Gerais, o mecânico, a mulher Lucinéia e o filho, Lucas, de 5 anos, finalmente cumpriram a promessa. “Há dois anos nosso filho Lucas foi curado e hoje (ontem) viemos pagar a promessa à Nossa Senhora, que nos concedeu esse milagre”. O pagamento de promessas é o principal motivo que atrai milhares de pessoas ao 12 de outubro no Santuário Nacional de Aparecida. “Eu tenho muito a agradecer a ela. Venho todo ano, já há 15 anos, e quero continuar vindo enquanto Deus me der saúde”, disse a dona de casa Tereza Tavares, da capital paulista, que neste ano, além da família, também trouxe o cachorro Tuti para as comemorações. “Ele não entende, mas gosta de estar aqui”.
A missa solene, das 10 horas, foi celebrada pelo arcebispo de Crateús, no Ceará, dom Jacinto de Brito Sobrinho. O arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, que normalmente celebra a missa, estava em Roma. “Pra mim foi um privilégio ter celebrado essa missa. Foi a primeira vez que estou diante de uma multidão como essa, aqui no Santuário Nacional. Fiquei muito emocionado”. De acordo com o Departamento de Segurança do Santuário, 45 mil pessoas participaram da celebração das 10 horas, que foi encerrada com chuva de papel picado e queima de fogos.

4. Círio de Nazaré leva 2 milhões às ruas

O Círio de Nazaré reuniu cerca de dois milhões de peregrinos nas ruas da capital paraense, no sábado, segundo cálculo da Polícia Militar. A procissão percorreu 4,5 km da Catedral da Sé até a Praça do Santuário, no bairro de Nazaré, durante quase sete horas. Muitos fiéis carregavam protótipos de casas e partes do corpo humano, pagando promessas.
“Fiquei curado de um câncer na garganta depois de fazer uma promessa à Nossa Senhora de Nazaré e enquanto tiver vida estarei todo ano no Círio”, contou o agricultor baiano Josevaldo Ferreira da Silva. Ele disse que os médicos ficaram incrédulos quando os exames revelaram que o câncer havia sumido de seu corpo. A professora Nerielda Soares, de Moju, interior do Pará, não foi pagar promessa, mas fazer apenas um pedido à santa: “quero que ela ilumine as autoridades a reduzir a violência”. Nerielda teve dois filhos assassinados em briga de gangues.
A Defesa Civil informou que pelo menos dez mil pessoas, a maioria mulheres e idosos, desmaiaram durante a procissão e precisaram ser socorridas. Os promesseiros que seguravam a corda de 800 metros de comprimento atrelada à berlinda que conduzia Nossa Senhora de Nazaré foram os que deram mais trabalho a médicos e voluntários da Cruz Vermelha.
Segundo a Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Sociais e Econômicas (Dieese), o Círio de Nazaré, que é considerado o natal dos paraenses, movimenta R$ 550 milhões na economia regional durante os 15 dias de festa. Este ano, ele atraiu 68 mil turistas de outros estados e países.

5. Parara gay movimenta orla de Copacabana

Milhares de pessoas se reuniram na tarde de ontem na Avenida Atlântica, em Copacabana, para participar da 13ª Parada de Orgulho LGBT-Rio (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais). O evento levou para o mais conhecido bairro da cidade música em trios elétricos e as cores do arco-íris.
O evento teve a participação do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Durante a parada, Cabral lembrou que o estado foi o primeiro a garantir o direito à pensão a companheiros do mesmo sexo no funcionalismo público.
Na caminhada pela orla de Copacabana, líderes do movimento de orgulho gay repetiram palavras de ordem contra “os políticos que pregam o fundamentalismo ideológico contra os homossexuais”.

6. Adolescente sofre estupro em escola

Uma adolescente de 17 anos foi encontrada na manhã de ontem caída no chão, praticamente sem roupa, com um pedaço de arame enrolado no pescoço, dentro de uma escola na zona leste de São Paulo.
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a garota sofreu tentativa de homicídio e também foi estuprada, na Escola Municipal de Educação Infantil (Emef) Professor Antonio D’Avila.
A estudante foi agredida na cabeça por uma pedra, o que provocou afundamento de crânio. Ela foi encaminhada ao Hospital Cidade Tiradentes, que não soube informar o estado de saúde da garota.

7. Maconha é encontrada em sabão

O metalúrgico Toni Berge Severino Souza, de 26 anos, foi preso em flagrante, por volta das 14h10 de ontem, ao tentar entrar com 12 pacotes de sabão amarelo cheios de maconha no presídio Aníbal Bruno, no bairro do Sancho, no Recife. Ao todo, foram apreendidas 900 gramas da droga, distribuídas em 60 barras de sabonete. O receptor do conteúdo seria o presidiário José Carlos Sales Menezes, de 21 anos, conhecido como Paulista, preso no início do ano passado por roubo qualificado.
Toni afirmou ter sido abordado por uma senhora, em frente ao presídio, enquanto cortava mato. Ela teria oferecido R$ 150 para ele transportar a mercadoria. Mesmo com a alta oferta, ele não desconfiou. “Eu não sabia que tinha droga, fui usado como laranja”. O receptor, José Carlos, contou que receberia o produto e encaminharia para outro preso, temido entre os detentos. “Fui fazer um favor para outra pessoa. Lá dentro, a gente só espera a morte”.
De acordo com o policial militar Laurindo Nascimento, que estava responsável pelas visitas, Toni confessou ter conduzido outras barras de sabão no sábado. No final da manhã de ontem, ele já havia levado dois pacotes de biscoito para José Carlos, provavelmente para checar como estava o monitoramento no presídio, ainda segundo informações da polícia. “À tarde, o preso disse que alguém chegaria com o almoço dele. Quando vi que era sabão, logo desconfiei e resolvi fazer a revista”, disse o PM.
Os dois se conhecem desde criança e, segundo Toni, levar biscoitos ao amigo nos fins de semana era um fato corriqueiro. A dupla foi encaminhada à Delegacia do Prado para prestar depoimento. José Carlos retornou ao Aníbal Bruno, enquanto Toni seguiu para o Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima.

8. Mãe pode ser acusada de abandono de filhos

Em pleno Dia das Crianças, uma mãe foi acusada, ontem, de abandonar os três filhos em casa, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), enquanto estava na praia. Maiara Alexandre de Lima, de 20 anos, foi denunciada à Polícia Militar por seus vizinhos da rua Corumbá, onde reside apenas com os garotos de dois, quatro e cinco anos. A Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA) instaurou inquérito para apurar o caso.
Segundo o delegado da GPCA, Antônio Cândido, em depoimento, Maiara Alexandre desmentiu a acusação. A versão da mãe é de que ela teria deixado as crianças com duas vizinhas evangélicas. Enquanto os filhos estariam participando de um culto, Maiara foi à praia e, na volta, encontrou a porta arrombada, momento em que foi abordada pelos policiais.
Segundo informações da Polícia Civil, a jovem foi mãe aos 14 anos. Há dois anos, separou-se do mardio e, desde então, não teve mais notícias do pai de seus filhos. Os avós dos garotos já morreram e o único tio não faz contato com a família. Maiara sobrevive dos benefícios do Bolsa-Família, cerca de R$ 122,00, e com a renda de alguns bicos que faz como faxineira.
“Em depoimento, ela nos informou que sempre que sai para trabalhar deixa as crianças em uma creche no bairro em que reside, buscando-as às 17h. Quando não age assim, pede ajuda às vizinhas. Verificamos que os meninos e a menina são ativos, bem alimentados e bastante apegados à mãe. Por todo esse quadro e diante da defesa que Maiara apresentou, não registramos flagrante, mas o inquérito foi instaurado para averigüarmos a veracidade do que foi denunciado”, explicou Antônio Cândido.

9. Ataque deixa mais de 65 mortos

Insurgentes talebans lançaram um ataque surpresa no sudeste do Afeganistão, iniciando uma batalha que matou ao menos 65 insurgentes, informou uma autoridade afegã. Ontem, uma segunda batalha entre forças de segurança e terroristas, na mesma região, deixou outros 40 militantes mortos.
Os insurgentes utilizaram mísseis e outras artilharias pesadas para atacar as forças afegãs na região de Lashkar Gah, capital da Província de Helmand, informou Daud Ahmadi, porta-voz do governador.
Eles atacaram a cidade de três frentes de combate, logo após a meia-noite, e recuaram após uma batalha com as forças de segurança que envolveu ataques aéreos, disse Ahmadi. Embora mísseis tenham sido lançados em várias partes da cidade, não houve morte de civis, afirmou o porta-voz.
A Força de Assistência Internacional à Segurança (ISAF, na sigla em inglês) afirmou que seus aviões bombardearam os insurgentes assim que perceberam que eles se reuniam para um grande ataque, “matando múltiplas forças inimigas”, em comunicado.
Ontem, o principal comandante da Otan (aliança militar ocidental) no Afeganistão, o general americano David McKiernan, negou que a organização esteja perdendo a guerra contra a insurgência do Taleban, mas voltou a cobrar dos 26 países-membros um reforço de contingente no país.

Política

10. Recife - Transição começa a ser definida

A equipe de transição de governo do Recife começa a ser formatada hoje, durante reunião entre o prefeito João Paulo (PT) e o prefeito eleito, João da Costa (PT). Os dois irão definir os nomes que comporão o grupo para o repasse de todas as informações da gestão atual para o futuro gestor. Embora tenha comandado o Orçamento Participativo por quase oito anos, João da Costa precisa ter uma visão geral do governo. Os petistas se reúnem, a portas fechadas, no escritório da Prefeitura no Bairro do Recife.
As indicações dos nomes estão a cargo do prefeito João Paulo, mas João da Costa também deve fazer suas escolhas. Até o momento, os secretários indicados pelo prefeito são: Lygia Falcão (Gestão Estratégica e Comunicação); Bruno Ariosto (Assuntos Jurídicos); Elísio Soares (Finanças); e Amir Schvatz (Planejamento e Orçamento Participativo). No entanto, os gestores ainda não foram oficialmente comunicados. Só depois desse encontro com João da Costa, o prefeito conversará com os secretários.
O segundo passo do prefeito eleito será conversar com os presidentes dos partidos aliados sobre a composição de seu governo. Das 16 legendas que apoiaram à candidatura do petista, apenas quatro não estão na administração: PDT, PHS, PTN e PSDC. Esses partidos aderiram à aliança na eleição deste ano. No pleito de 2004, o PDT apoiou o então candidato do PTB, Joaquim Francisco (hoje está no DEM). Já o PHS, PTN e PSDC apoiavam na época o candidato da aliança Jarbista, Carlos Eduardo Cadoca (PMDB).

11. Humberto vê “tentativa furada” de Jarbas

O secretário de Cidades, Humberto Costa (PT) rebateu, ontem, as declarações feitas pelo senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) sobre o “equilíbrio” político entre as forças governistas e de oposição, percebido após o término das eleições. Na avaliação feita pelo líder peemedebista, a participação do governador Eduardo Campos (PSB) na campanha do prefeito eleito de Recife, João da Costa (PT) teria sido de “coadjuvante”. Mas o petista desconstruiu a tese, ao lembrar das articulações feitas pelo socialista ainda na fase de pré-campanha. “O interesse de Jarbas é de começar a fazer uma oposição mais consistente. Essa tentativa de nos minimizar é compreensível. Mas completamente furada. Sabemos o papel que Eduardo jogou na candidatura de João da Costa”, explicou.
Para exemplificar, Humberto Costa remeteu-se às negociações sobre as postulações de Silvio Costa Filho (PMN) e do vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira. “Eduardo abriu espaços importantes. Ele convocou Silvio Costa Filho para o Governo e participou do esforço para que Luciano caminhasse conosco. Foi importante a escolha de Milton Coelho (PSB) como vice, um interlocutor direto dele. Além da própria participação na campanha. Não teve papel de coadjuvante e sim um papel importante”, avaliou.

12. Marta adota postura agressiva

Na retomada da propaganda eleitoral gratuita pela TV, ontem, a principal novidade ficou por conta da ex-prefeita Marta Suplicy (PT). Além de colar definitivamente sua imagem à do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como já se esperava, ela adotou um tom mais agressivo com o intuito de lançar sombras e dúvidas sobre o nome de seu concorrente - o atual prefeito, Gilberto Kassab (DEM). O programa principal, de dez minutos, apresentado às 13 horas, associou Kassab à ditadura militar, ao lembrar que já pertenceu ao PL e ao PFL e agora é do DEM. Segundo o programa, são “partidos que nasceram da Arena e do PDS, as siglas que davam apoio incondicional à ditadura militar”.
Em seguida, na primeira das inserções de 30 segundos reservadas para cada candidato nos intervalos comerciais das TVs, a propaganda petista ultrapassou a política, procurando atingir a imagem pessoal do oponente. Exibindo uma foto de Kassab em branco e preto, o locutor, num tom sombrio, fez indagações sobre o seu passado, encerrando da seguinte maneira: “É casado? Tem filhos?”. Em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, os marqueteiros de Marta parecem ter definido sua estratégia para reverter o placar desfavorável: apostar na desconstrução da imagem do prefeito - cuja administração conta com a aprovação de 61% dos moradores da cidade.

13. Democrata deverá manter a conduta

O prefeito e candidato à reeleição para a Prefeitura de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), disse, ontem, que pretende “manter a conduta” realizada no primeiro turno em programas eleitorais de rádio e TV. Segundo Kassab, não há necessidade de mudar o tom, já que sua propaganda vem agradando aos paulistanos. A resposta vem de encontro à campanha da petista, que vem elevando o tom das críticas ao prefeito e ao seu partido, o DEM (ex-PFL), desde o início do segundo turno e da divulgação da ascensão de Kassab e a estagnação de votos à sua candidatura. Segundo pesquisa Datafolha divulgada na última quinta-feira, o prefeito é o mais bem avaliado da história da cidade, com 61% de aprovação, e na disputa eleitoral no segundo turno saiu na frente, com 54% frente aos 37% de Marta.
“Temos muito para continuar mostrando, assim como no primeiro turno, um programa de comunicação que agradou aos paulistanos, que nos deu a oportunidade de colher uma votação expressiva. Neste segundo turno, não tem razão para mudarmos a nossa conduta, que será de apresentar as nossas realizações. Esse governo quer ter a oportunidade de estar mais quatro anos para continuar melhorando”, afirmou Kassab durante visita a uma exposição sobre meio ambiente no parque do Ibirapuera.

14. Missa da Padroeira do Brasil ganha presença política

A missa em comemoração ao Dia da Padroeira do Brasil uniu PT e PSDB, ontem, no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida, no Vale do Paraíba. O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT), o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o recém eleito vereador em São Paulo, Gabriel Chalita (PSDB) sentaram-se lado a lado por duas horas, na celebração comandada pelo arcebispo de Crateús (CE), dom Jacinto de Brito Sobrinho. Diferente de anos anteriores, os políticos se sentaram bem distante da imprensa, para não serem fotografados durante a missa.
Em seguida, em uma coletiva rápida, sentaram-se novamente próximos e se apresentaram. Enquanto Gabriel Chalita se apresentou como vereador eleito e Chinaglia como presidente da Câmara, o ex-governador e ex-candidato a prefeito de São Paulo, Geraldo Alckmin, limitou-se a dizer: “Geraldo Alckmin, devoto de Nossa Senhora Aparecida”.
Durante a coletiva Chinaglia e Alckmin procuraram não falar de política. “Sou devoto de Nossa Senhora. Meu pai tinha uma promessa a cumprir para mim aqui, e por isso venho, por motivo particular”, afirmou o presidente da Câmara. Alckmin também fez questão de dizer que vai a Aparecida todos os anos. “Independente de processo eleitoral venho todo ano à missa de Nossa Senhora. Antes de ser político, me prezo de ser cristão”.

15. Governador critica postura de Gabeira

O governador Sérgio Cabral, padrinho político do candidato do PMDB à prefeitura do Rio, Eduardo Paes, fez, ontem, as primeiras críticas diretas ao concorrente na disputa, Fernando Gabeira, do PV. Cabral insinuou que Gabeira pretende explorar na campanha o incidente ocorrido na manhã de sábado, quando peemedebistas agrediram um militante verde. Com a equipe de seu programa de TV, Gabeira foi à 29ª DP (Madureira), acompanhar o registro da queixa por agressão ao presidente do PV no bairro, Francisco Miranda. Segundo Miranda, correligionários de Eduardo Paes o jogaram no chão e rasgaram sua bandeira. “Lamento o fato de o candidato Gabeira ter ido à delegacia com microfone na lapela e câmera da campanha filmando. Achei uma forçação de barra. Gabeira é um homem tão inteligente, tão criativo. Não precisa disso”, criticou Cabral. “A campanha se deu de maneira pacífica até agora e vai continuar dessa maneira”, afirmou o governador.

16. Maioria dos que desmatam se reelege

Os eleitores aprovaram a maioria das administrações das cidades campeãs em desmatamento do Brasil. Levantamento feito pelo Estado mostra que das 36 cidades incluídas em janeiro na lista negra do Ministério do Meio Ambiente, 21 reelegeram seus prefeitos ou apoiaram o candidato da situação. Isso representa índice de 58,3% de continuidade administrativa dentro desse universo específico.
A lista do desmatamento inclui municípios em Mato Grosso, Pará, Rondônia e Amazonas, considerados Estados com maior incidência do problema. Na prática, a maioria desses municípios têm sua economia centrada na atuação de madeireiras, além de pecuária e agricultura. Se alguma dessas atividades eventualmente produz danos ambientais, nessas cidades também funciona como grande geradora de empregos, movimentando as economias locais. Por conseqüência, aumenta a popularidade eleitoral da maioria desses prefeitos.
O bom desempenho desses candidatos, entretanto, foi reforçado pelos eleitores paraenses. Nas 12 cidades onde o problema de desmatamento é considerado crítico pelo Ministério do Meio Ambiente, dez chancelaram a atual gestão, dando a elas um novo mandato ou aprovando o candidato indicado pelo prefeito em exercício. Com isso, o índice de continuidade nos municípios com problemas graves de desmatamento alcança impressionantes 83,3%.

Eportivas

17. Com Kaká, Seleção desencanta

Com uma supremacia indiscutível em campo, a Seleção Brasileira conquistou ontem sua “revanche” contra a Venezuela, um de seus algozes de 2008, ao goleá-la por 4x0. O resultado alivia a pressão sobre o técnico Dunga e leva o Brasil a 16 pontos nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo-2010, ultrapassando a Argentina no saldo de gols e ficando atrás apenas do líder Paraguai, que soma 20.
A Venezuela foi a responsável por um dos mais notáveis fracassos da era Dunga na Seleção. Em junho, a esquadra principal do futebol venezuelano conquistou sua primeira vitória sobre o Brasil, ao triunfar por 2x0 em uma amistoso entre as duas equipes, em Boston, Estados Unidos.
O feito aumentou a pressão em Dunga, que teve seu ápice no fracasso na Olimpíada de Pequim. A campanha instável nas Eliminatórias também contribuiu - os últimos jogos foram uma vitória sobre o Chile, que atenuou os ânimos, e apenas um empate com a Bolívia.
O reforço para melhorar este cenário foi Kaká, de volta após 11 meses, afastado por problemas físicos. Vestindo a camisa 10, ele formou o trio ofensivo com Robinho e Adriano, que substituiu Luís Fabiano, cortado por contusão. Apoiando o ataque, Elano começou jogando na posição de Diego, que cumpre suspensão por cartões amarelos.

18. Paraguai vence fora e segue firme na liderança

A seleção paraguaia foi a Bogotá enfrentar a Colômbia no último sábado e voltou com uma boa vitória por 1x0, que deixa o time na liderança das Eliminatórias para a Copa de 2010, com 20 pontos, quatro à frente da vice-líder Argentina. O triunfo do Paraguai foi conquistado com gol do atacante Cabañas, e evidenciou toda a fragilidade dos colombianos, que se mantiveram no sexto lugar, com dez pontos.

19. Fernandes já tem seu time base

Ter a escalação do time titular na ponta da língua é sinal de que o torcedor está em sintonia com o seu time de coração. Saber, do goleiro aos atacantes, quem serão os 11 jogadores que, salvo um ou outro desfalque, estarão em campo honrando as cores do seu manto sagrado faça chuva ou faça sol. Privilégio este que andou esquecido para os torcedores do Náutico. A cada rodada, os alvirrubros acompanhavam o Timbu entrando em campo com várias formações e escalações diferentes - desde esquemas com três zagueiros ou até mesmo com um trio de atacantes. Porém, os dias de dúvidas nos Aflitos estão contados. Isto porque, o técnico Roberto Fernandes garantiu que, nos últimos jogos, conseguiu definir quem serão os seus “fiéis escudeiros” - jogadores que formarão a espinha dorsal alvirrubra.

20. Nome de treinador pode sair hoje

Guardando a sete chaves os nomes do novo diretor de futebol e do técnico do Santa Cruz, a diretoria do clube pode antecipar o anúncio da contratação desses profissionais para hoje, em vez de revelar a identidade do novo comandante coral no dia 20 deste mês, como estava programado. Negociando com três treinadores, mas aguardando a resposta de um nome para hoje, Fernando Bezerra Coelho pode revelar o novo técnico mais rápido que o programado. Segundo uma fonte ligada ao clube, que preferiu não ter o nome divulgado, todas as especulações estão em cima de Márcio Bittencourt, atualmente no Ipatinga, serão confirmadas.

21. Após folga, Leão volta a trabalhar

Após um final de semana tranqüilo, quando jogadores e comissão técnica curtiram o feriado de Nossa Senhora Aparecida com os seus respectivos familiares, o Sport inicia logo mais os preparativos para o Clássico dos Clássicos, que acontece na Ilha do Retiro. Os treinamentos de hoje acontecerão em dois expedientes, ambos na Ilha, onde o técnico Nelsinho Batista começará a definir o time que entra em campo para encarar o Náutico, no próximo domingo. Para alegria do comandante, ele estará como todo o elenco à disposição para a partida do final de semana.
Diferente da última quarta-feira, quando preferiu escalar o jovem Ciro no ataque, Nelsinho Batista terá mais duas opções para o setor ofensivo. Recuperado de uma lesão na coxa esquerda que o deixou de fora dos últimos três jogos, Wilson brigará por uma vaga no time principal. Outro que sonha com uma nova oportunidade entre os titulares é Enílton. Vetado pelo Departamento Médico para a partida contra o Vasco, o atacante não deve ser problemas para o clássico. Na defesa, o zagueiro Gabriel Santos, que não treinava com bola desde o dia 18 de setembro, participará dos treinamentos com o restante do elenco à partir de hoje.

Policiais


22. Duplo homicídio em Brasília Teimosa

Passava das 19h30 do último sábado, quando um grupo de homens armados ‘invadiu’ o bairro de Brasília Teimosa, mais precisamente, na rua Badejo, provocando pânico na comunidade. Nesse local, eles se depararam com alguns rapazes, entre eles, Augusto César Faustino da Silva, de 29 anos, que foi logo atingido por alguns tiros e morreu após dar entrada no Hospital da Restauração (HR). Um adolescente de 16 anos que também estava circulando na rua Badejo foi o único que conseguiu escapar ileso. Daí, os criminosos se deslocaram para outro logradouro do bairro: a rua Espadarte. Lá, mais três jovens foram alvejados, um deles, Jeferson Crispin de Andrade Junior, 19, que também morreu após ser levado para a Restauração. As últimas vítimas foram Alessandro Renato da Silva, 23, e um garoto de 15 anos, este último atingido no ombro esquerdo. Alessandro foi liberado, mas o adolescente continua na unidade de saúde.

23. Adolescente encontrado morto

Um menor que havia sido apreendido em agosto por assassinato, mas que coseguiu fugir da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), foi encontrado morto na manhã de ontem em uma área deserta, conhecida como Estrada da Usibrita, em Jaboatão Velho. A vítima tinha os braços amarrados para as costas, a cabeça deformada provocada por duas pancadas profundas na região, que de acordo com o perito criminal, Teófilo Ribeiro, foram ocasionadas por pedradas, além de uma perfuração de projétil, conseqüência de um disparo de arma de fogo.

24. Jovem morto após ser ameaçado

Rodrigo Alves Pessoa, de 22 anos, foi assassinado brutalmente a tiros e também com um instrumento contundente, que tudo indica ter sido uma pedra paralelepípedo deixado ao lado do corpo com marcas de sangue. A vítima inclusive, teve afundamento craniano devido a forte pancada que sofreu na cabeça. Peritos do Instituto de Criminalística (IC) identificaram ainda perfurações à bala na região da cabeça e do tórax do rapaz. O crime aconteceu no início da madrugada de ontem, na rua Cambira, em Barra de Jangada, Jaboatão dos Guararapes.O perito criminal do IC, Pedro Marçal, confirmou que além de disparos de arma de fogo, a vítima foi atingida por um instrumento contundente, provavelmente, uma pedra. “Bem ao lado do corpo havia um paralelepípedo impregnado de sangue. É provável que tenha sido usado no crime”, avaliou o perito. Durante o trabalho da perícia criminal no local do crime, a mãe de Rodrigo, a dona de casa Ana Maria Ferreira Alves - ao reconhecer o cadáver - desmaiou e teve que ser amparada por um vizinho.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog