1. Acerto de contas motivou mortes
A Polícia Civil de Alagoas trabalha com a hipótese de acerto de contas para solucionar o suposto seqüestro de três pernambucanos que terminou de forma trágica no município Rio Largo, na Grande Maceió. O crime teve início na quinta-feira da semana passada em Abreu e Lima, em Pernambuco. Francisco Raimundo Ferreira Filho, 59; Gilson Caetano de Brito, 34, e Márcia Rodrigues Silva, também de 34 anos, foram levados por quatro bandidos dentro de um Siena preto. Os dois rapazes foram encontrados mortos no último sábado no canavial da Usina Santa Clotilde, na Zona Rural do município de Rio Largo, em Alagoas. A mulher, que fingiu estar morta após levar quatro tiros, continua internada na Unidade de Emergência Doutor Armando Lages, na Capital alagoana. Ela ficou paraplégica.
Principal testemunha e única sobrevivente do crime, Márcia Rodrigues entrou em várias contradições durante conversa preliminar com os agentes alagoanos, ontem. Inicialmente, ela contou que conhecia as duas vítimas fatais apenas de vista. Entretanto, em depoimento registrado posteriormente pelos mesmos policiais, a mulher confessou que tinha um relacionamento com Francisco há pouco mais de cinco anos. A mulher também contou ao delegado Paulo Cerqueira que havia sido chamada pelo companheiro para sair com ele e seu amigo, Gilson, mas que não sabia para onde estava indo. Depois a mulher contou outra versão para o mesmo fato. Márcia teria dito que seu companheiro dirigia-se ao médico quando foi seqüestrado. Cerqueira acredita que a mulher pode estar escondendo alguma informação importante. “Acredito que a mulher pode estar escondendo coisas essenciais que devem ajudar a elucidar o crime. Tudo leva a crer que o alvo era Francisco”.
2. Estado revoga afastamento de PMs
O governador do Estado Eduardo Campos revogou o afastamento de dois soldados da Polícia Militar que respondiam por Inquérito Policial Militar (IPM) referente ao suposto envolvimento em homicídios. Os militares Marcos Antônio da Silva Santos e Ubirajara Alves dos Santos foram beneficiados com a revogação do decreto de número 26.544, de 25 de março de 2004, que os afastou de suas funções militares. a portaria foi publicada no último sábado, no Diário Oficial do Estado.
A partir de agora, os dois PMs deverão ser reintegrados às funções militares já que não existiram provas contra eles após a conclusão do inquérito militar. A abertura do processo foi conduzida pela Corregedoria de Defesa Social. A decisão foi comemorada pelo soldado do 8° BPM de Salgueiro, Marcos Antônio da Silva. Ele comentou que foi afastado no ano de 2004, durante uma festa popular realizada no centro de Salgueiro. “Estava trabalhando no evento, quando de repente, tropecei numa garrafa de bebida. Pedi desculpas a um grupo de pessoas, mas eles não aceitaram e começaram a me xingar e me agredir fisicamente. Acabei perdendo o controle emocional e saquei uma arma. Mas minha intenção não era atirar e sim, usar o cabo do revólver para me defender”, relatou o PM.
3. Assassinada com golpe na cabeça
O fim de um relacionamento foi apontado como o motivo para o assassinato de mais uma mulher na tarde de ontem. Um crime passional, frio e violento que surpreendeu a população do Cabo de Santo Agostinho. O flanelinha Ubirajara Freire Sobrinho, de 18 anos, matou sua amante, Cintia Maria da Silva, 27, com um golpe de cano de ferro na cabeça. Depois de matar a mulher, Ubirajara tomou dez comprimidos de Diazepan (tranqüilizante), tomou banho, trocou de roupa e foi trabalhar.
O crime ocorreu na casa onde os dois viviam, o número 6 da rua Armênio da Paz, na comunidade da Pista Preta, no Cabo, por volta de 14h. “Ela disse que ia sair de casa. Então, peguei uma faca e enfiei na barriga dela. Mas ela colocou a mão e a faca não entrou. Depois que caiu no chão, peguei o ferro e meti em sua cabeça. Aí fui guardar carros”, admitiu Ubirajara Freire, que estava visivelmente drogado.
O acusado foi trabalhar como flanelinha em seu ponto, localizado no centro do Cabo, e chegou a ficar no local por uma hora, onde contou sobre o homicídio para o dono da casa onde vivia com a mulher há quatro meses, Júlio Paula de França Medeiros, 23. Ubirajara queria que Júlio o ajudasse a esconder o corpo, mas o colega se negou. Depois de uma denúncia anônima, a polícia chegou ao local e prendeu os dois, porém Júlio foi liberado, depois que o colega assumiu o crime. “Também temos informações que o acusado arrombava carros”, afirmou o delegado Waldemir Maximino.
4. Padrasto mata enteada de 7 anos
Muita bebida, uma arma guardada em casa e o excesso de descuido provocaram a morte de Tatiane Maria de Lacerda, de apenas 7 anos, na tarde de ontem, no município de Ipojuca. O autor do disparo foi o padrasto da menina, o cortador de cana-de-açúcar Antônio Correia de Lacerda, 64. O tiro saiu de uma arma soca-soca, usada para caçar tatus nas plantações da região, e atingiu o braço esquerdo e o rosto da criança. Tatiane chegou a ser levada para o Hospital da Restauração, no Recife, onde foi atendida na Emergência Pediátrica, mas não sobreviveu aos ferimentos.
O padrasto da menina, que chegou a registrá-la com seu nome, passou a manhã e a tarde de ontem bebendo com amigos e jogando sinuca em uma barraca de bebidas perto de sua casa. Ele chegou em sua residência por volta das 15h e pediu a esposa, Maria José de Santana, 29, para colocar o almoço. Nesse momento, Antônio foi pegar espingarda. “Lembrei que a arma estava carregada e atirar. Perguntei a minha mulher se as crianças estavam em casa e ela disse que sim. Então, fui até a janela atrás da casa e dei um tiro em direção à plantação de cana. Não sabia que tinha alguém lá”, disse, exalando um forte cheiro de bebida e com os olhos marejados.
5. Mãe sofre um dia para liberar corpo
Se não bastasse a dor de perder um ente querido, a família do jovem Helmiton Fernando da Silva Oliveira, de 18 anos, atingido com vários tiros por volta da 1h30 de anteontem, na comunidade de Roda de Fogo, no Engenho do Meio, passa por uma angústia que só deverá acabar no final da manhã de hoje, quando o garoto será enterrado. Problemas no Boletim de Ocorrência (BO) registrado no Hospital Getúlio Vargas (HGV), onde ele foi socorrido, e informações desencontradas repassadas à mãe do menino, fizeram com que o corpo ficasse preso no necrotério da unidade por mais de 24 horas. A principal suspeita é de que ele tenha sido vítima de um assalto.
O rapaz deu entrada às 8h10 do último domingo e só foi liberado às 9h de ontem, com destino ao Instituto de Medicina Legal (IML). “O sentimento é de revolta. Fui no necrotério do hospital e segui para o plantão da Delegacia do Prado para pedir a liberação. Lá, me disseram que o número do BO estava errado. Tive que voltar ao Getúlio Vargas, foi quando me informaram de que não tinham o número correto do documento. Pelo menos agora estou aliviada porque ele será enterrado”, contou a copeira Laudecir Melo Oliveira, 43, mãe do jovem. Helmiton foi levado ao HGV ainda com vida, mas não resistiu a um procedimento cirúrgico.
6. Estudante bêbado é detido por ferir casal na Zona Sul
O estudante Tiago Soares dos Passos, 20 anos, foi detido na madrugada de ontem após provocar um acidente que deixou duas pessoas feridas na Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Ele dirigia o Honda Civic, placa KIX-7453, quando perdeu o controle do veículo e bateu em um Renault Logan que estava estacionado. Em seguida, rodou na pista e atingiu uma moto que passava pela via. Motoqueiro e carona foram jogados na pista e sofreram escoriações pelo corpo. O teste do bafômetro revelou que Tiago estava embriagado.
Sidney Feliciano da Silva, que pilotava a moto, contou que conversava com a namorada, Wênia Maria Helói de Souza, quando foi atingido. “Eu vinha pelo canto da avenida. De repente, escutei ele freando e, antes de eu ver qualquer coisa, ele bateu na gente. Eu voei. Ela foi jogada para baixo do carro.”
Tiago passou alguns minutos em um hotel e foi resgatado por um amigo. Policiais militares estavam no local, mas não impediram a fuga do condutor. O jovem, no entanto, foi perseguido por viatura e acabou alcançado. “Quando os PMs detectaram que ele havia fugido tomaram as medidas cabíveis”, argumentou o comandante do BPTran, major João Neto.
Tiago foi autuado na Delegacia de Plantão de Boa Viagem por infringir a Lei Seca e teve a carteira de habilitação recolhida. Pagou fiança, sendo liberado em seguida.
7. Bombeiro some no mar
O Corpo de Bombeiros reforçou as buscas pelo sargento Adriano Gusmão, 36 anos, que está desaparecido desde domingo, em Fernando de Noronha. Mais seis homens foram enviados ao local, ontem à noite. Outros 20 bombeiros começaram a procura duas horas após o sumiço. Adriano estava na Praia do Boldró, com dois amigos, quando resolveu mergulhar e não apareceu mais.
8. Um morto e 48 feridos em acidente de ônibus
Um ônibus com aproximadamente 50 romeiros caiu em um precipício de cerca de 20 metros e provocou a morte de um dos passageiros. O acidente aconteceu por volta da 1h de ontem, na altura do km 4 da avenida do Contorno, entre as rodovias BR-265 e MG-335, em Lavras (MG). Segundo informações da Polícia Militar, os romeiros vinham da cidade de Aparecida (180 km de São Paulo), onde tinham ido para a comemoração do dia de Nossa Senhora Aparecida.
Os religiosos retornavam para Belo Horizonte, quando o ônibus teve um defeito mecânico e o motorista decidiu estacioná-lo no acostamento. De acordo com a PM, uma das rodas enroscou em um buraco e provocou o tombamento do veículo. A queda no barranco causou a morte de Carlos Roberto Ferreira, 57. Outros 48 romeiros ficaram feridos, cinco deles gravemente. Todos foram socorridas à Urpa (Unidade Regional de Pronto-Atendimento), em Lavras.
9. Prédio de luxo de SP sofre “arrastão”
Um grupo de sete criminosos armados com pistolas e metralhadoras e usando rádios transmissores fez um arrastão ontem pela manhã em um prédio residencial nos Jardins, bairro nobre da zona oeste de São Paulo. Durante a fuga, um suspeito foi preso em flagrante pela Polícia Militar. A Polícia Civil investiga o possível envolvimento de funcionários do prédio no crime.
A ação teve início às 5h30, em um prédio na alameda Campinas, e durou duas horas e meia. Um homem simulou ser funcionário de uma empresa que presta serviços gerais ao condomínio. Para isso, mostrou um papel com o endereço e telefone da empresa ao porteiro, que abriu o portão. Assim que entrou, o criminoso rendeu o porteiro e trocou sua roupa pela do funcionário do prédio.
Por rádio, o restante da quadrilha foi chamado e entrou na garagem do prédio com dois carros. Cerca de 20 moradores foram abordados e levados ao subsolo, onde ficaram trancados em uma sala. Houve ameaças de morte e um homem foi agredido com socos.
POLÍTICA
10. Deputados começam “dança das cadeiras”
Uma reunião da bancada de oposição ao governador Eduardo Campos (PSB), marcada para as 16h de hoje, dará início à “dança das cadeiras” na Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe). No encontro, os deputados oposicionistas devem confirmar o nome de Augusto Coutinho (DEM) para liderar o grupo, a partir de fevereiro de 2009, quando começa o segundo biênio desta legislatura. O democrata substituirá Pedro Eurico (PSDB), obedecendo ao acordo pré-estabelecido pelos partidos em 2007. No lado governista, entretanto, não deve haver mudanças representativas. Os atuais presidente da Casa e líder do Governo, Guilherme Uchoa (PDT) e Isaltino Nascimento (PT), respectivamente, devem ser reconduzidos aos cargos.
Pelo acordo firmado entre os oposicionistas, o DEM - que ocupa atualmente a segunda vice-presidência, com Ciro Coelho - ficará com a liderança do bloco e com a segunda secretaria, que pertence ao PSDB - o deputado Raimundo Pimentel está no posto. Os tucanos, contudo, devem subir para a segunda vice-presidência, ocupada, momentaneamente, por Ciro Coelho (DEM). O nome mais forte para o posto é o de Antônio Moraes. Ciro Coelho, por sua vez, desceria para a segunda-secretaria.
11. TSE cassa o registro de prefeito eleito
O prefeito eleito de Lajedo – município do Agreste Meridional – Antônio João Dourado (PDT), é o primeiro candidato vencedor no Estado a ter o registro cassado após as eleições. No último sábado, o ministro Fernando Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), julgou procedente o recurso especial nº 32.595, que determinou a cassação do registro. Antônio João – que até março atuava no governo Eduardo Campos (PSB) como secretário especial de Articulação Regional – está em Brasília, onde deve dar entrada hoje em um recurso ao Pleno do TSE, na esperança de reverter a decisão, tomada de forma monocrática por Gonçalves. Caso não consiga, a Justiça Eleitoral deverá promover nova eleição em Lajedo, já que a cidade, com cerca de 22 mil eleitores, não tem segundo turno.
Antônio João foi condenado por causa de um parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que questionou as contas do exercício de 1999 da sua administração anterior na Prefeitura de Lajedo. Ele contestou o parecer e conseguiu revertê-lo, mas como tem minoria na Câmara Municipal, os vereadores ainda não apreciaram a nova decisão do TCE. Aproveitando a brecha, o candidato adversário, Pedro Melo (PT), acionou o Ministério Público e conseguiu a condenação do concorrente em primeira instância pelo juiz eleitoral do município, Cristiano Araújo.
12. Nepotismo sem solução no Senado
Com dificuldades para identificar os casos de nepotismo no Senado, o presidente da Casa, Garibaldi Alves (PMDB-RN), levará o assunto para discussão em duas reuniões marcadas para hoje: uma com a mesa diretora e outra com o colégio de líderes. Como 44 senadores – entre os 80 da Casa – até agora não responderam à consulta feita pela presidência do Senado, Garibaldi cogita a possibilidade de mandar a assessoria da Casa fazer um levantamento sobre a existência de parentes até terceiro grau de parlamentares, que possam ainda estar trabalhando como comissionados. Em ofício que será encaminhado hoje ao diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, Garibaldi estabelecerá um prazo de dez dias para que os funcionários da Casa indiquem se têm ou não parentes empregados em cargos comissionados.
13. Brizola declarado anistiado
Em decisão unânime, a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça concedeu ontem a condição de anistiado político ao ex-governador do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul Leonel Brizola (na foto com Miguel Arraes), morto em 2004. A medida permitirá que a viúva Marília Guilhermina Martins Pinheiro, com quem o político teve uma união estável por 11 anos, corrija o valor da sua pensão, paga pela Câmara dos Deputados, de R$ 2 mil para R$ 6 mil. Ela não pediu reparação econômica. Líder trabalhista, fundador do PDT, ele foi exilado após o golpe de 1964. O ministro da Justiça, Tarso Genro, considerou que a decisão reflete o momento afirmativo da democracia brasileira. “Determinadas decisões, mesmo que tardias, são fundamentais para a construção da civilidade democrática do país”, disse.
14. João Paulo quer Costa na frente dos prefeitos
João queria fazer João prefeito. Conseguiu. Mas não está satisfeito. Agora quer ele na direção da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). O prefeito João Paulo (PT) quer transferir sua força política para o prefeito eleito, João da Costa (PT), também na sucessão da entidade, que preside há dois anos. Ele anunciou ontem que vai trabalhar para que Costa faça parte da diretoria no próximo biênio. Os dois tiveram ontem o primeiro encontro para tratar da transição, no escritório político de João Paulo, no Recife Antigo (Centro). Na pauta, só questões administrativas. A composição política do governo será assunto “para depois”, advertiu Costa.
A nova direção da FNP, que reúne prefeitos de capitais e das principais cidades interioranas do País, será escolhida em abril. João Paulo, no entanto, adiantou que trabalhará para que Costa ocupe um dos cargos da direção, não a presidência. “Nosso candidato a presidente é o prefeito reeleito de Vitória (ES), João Coser (PT). Vamos trabalhar para manter esse espaço do Recife na direção de uma entidade importante”, justificou João Paulo.
15. Resultado eleitoral terá de ser avaliado
O prefeito João Paulo (PT) avaliou, ontem, que o PT terá que analisar qual estratégia montará para o Estado de Pernambuco e demais regiões, a partir do resultado das eleições deste ano, pois só elegeu cinco vereadores no Recife e, embora tenha eleito João da Costa, na Capital, terá apenas oito prefeitos. E assim mesmo em pequenos municípios.
“Nos pegamos nos acessórios e esquecemos a estratégia”, observou o petista, durante entrevista na TV Universitária. Apesar disso, ele não considera que o resultado tenha ficado aquém do esperado. “Não acho que seja um resultado bisonho, não”, opinou. Disse também que o PT está unido e que superou as dificuldades enfrentadas durante o processo de escolha do candidato à sua sucessão.
Sobre os espaços do PT no futuro governo de João da Costa (PT), ele disse que essa tarefa é do prefeito eleito. “Houve uma mudança de cenário. Que papel vai caber ao PT, dentro do espaço do partido, João da Costa é que vai analisar”, diz.
ESPORTIVAS
16. Árbitro do clássico deve ser de fora
Se tem um assunto que sempre rende boas polêmicas em uma semana pré-clássico é a arbitragem. E para o jogo do próximo domingo, entre Sport e Náutico, na Ilha do Retiro, o juiz deverá ser de fora do Estado, seguindo um critério da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que, em outros jogos entre equipes rivais, optou por escalar um árbitro filiado a uma federação diferente do estado de origem dos times. A medida agrada à diretoria do Timbu - que deve oficializar sua posição hoje -, ao contrário dos rubro-negros, que preferiam um pernambucano no apito, a exemplo do que aconteceu no último encontro dos clubes, quando Wilson Souza comandou o duelo.
Diferente do jogo entre as equipes no Primeiro Tturno, quando a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), através do seu presidente, Carlos Alberto Oliveira, intercedeu junto à CBF para que os árbitros a serem colocados no sorteio fossem pernambucanos, desta vez, a entidade garante que não fará nenhum pedido. “Eles (a CBF) definiram um critério, que foi colocar árbitros de outros estados para apitarem os clássicos, e não sou eu quem vai pedir para mudar isso. Pernambuco não pode ser exceção, então, quem vai definir isso é a Comissão Nacional (de Arbitragem, a Conaf)”, afirmou Carlos Alberto.
17. Nelsinho fará treinos secretos
Semana de clássico, por si só, já está envolta em um clima diferente. Quando o treinador muda a rotina do clube, adotando cuidados especiais para o duelo, isso se torna ainda mais evidente. A assessoria de imprensa do Sport divulgou, ontem, que o técnico Nelsinho Batista decidiu recorrer aos famosos treinos secretos. Ele já havia utilizado essa estratégia nos momentos decisivos do Campeonato Pernambucano e da Copa do Brasil, mas é a primeira vez que o comandante leonino faz esse tipo de mistério no Brasileiro. A partir de hoje, Nelsinho começa uma série de treinamentos matinais, dos quais três não poderão ser acompanhados integralmente pela imprensa e pelos torcedores.
18. Náutico trabalha em Boa Viagem
Após um dia e meio de folga, o Náutico voltou a treinar, ontem à tarde, com gás total, visando o Clássico dos Clássicos, do próximo domingo, na Ilha do Retiro. E o local escolhido para servir de inspiração aos jogadores, no decorrer de uma semana agitada, foi a praia de Boa Viagem, um dos cartões postais do Recife. Mas mesmo com uma bela vista no horizonte, os jogadores tiveram que suar bastante no treino físico comandado pelo preparador Guilherme Ferreira.
A troca de ares aconteceu por causa de um problema na caixa de areia no Centro de Treinamento Wilson Campos, na Guabiraba, que, por causa das chuvas do mês passado, acabou ficando com o piso duro para o treino físico. Apesar do ritmo bastante puxado, os jogadores, claro, aprovaram a mudança de ambiente. “É sempre bom poder iniciar uma semana importante dessa maneira”, dizia Vagner, até ser interrompido por um rubro-negro que passou de carro buzinando o tradicional “cazá, cazá”. Logo em seguida, um alvirrubro não deixou barato a provocação e fez uma previsão: “Vagner, tu vai parar Carlinhos Bala”. O zagueiro, claro, sorriu com tudo isso.
19. Suspense sobre o técnico continua no Santa Cruz
E a novela coral continua. Frustrando toda a expectativa da torcida, a direção do Santa Cruz não conseguiu escrever o capítulo final sobre a identidade do novo treinador e do diretor de futebol do clube, vendo-se obrigada a esticar a história e manter o suspense que ronda as Repúblicas Independentes do Arruda. De acordo com o presidente Fernando Bezerra Coelho, ele aguardava para ontem à noite a resposta de um técnico para assumir o comando da equipe, porém, o profissional apresentou uma contra-proposta aos dirigentes pernambucanos, que rebateram com outra sugestão para conseguir fechar o contrato, ficando de receber uma resposta definitiva ainda hoje.
POLICIAIS
20. Desconhecido achado morto
Um homem, de identidade desconhecida, aparentando ter 40 anos, trajando camisa verde clara e bermuda verde escura foi encontrado morto, na manhã de ontem, na rua Itaiba, no bairro de Prazeres, em Jaboatão. Técnicos do Instituto de Criminalística (IC), responsáveis pela perícia na cena do crime, identificaram uma perfuração de bala no peito da vítima e um ferimento causado por instrumento contundente no crânio. O homem também estava com os pés e as mãos amarrados por um fio de cobre. Segundo moradores, o homem não residia na área. Até o momento em que o corpo foi removido do local, nenhum parente tinha aparecido para identificá-lo. O homicídio chamou a atenção dos moradores, que se aglomeraram ao redor do cadáver para observar os primeiros trabalhos de investigação da polícia.
21. Vendedor executado com dois tiros
Policiais do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) confirmaram, por volta das 0h40 de ontem, mais um crime bárbaro que deixou como saldo uma pessoa morta no bairro dos Torrões, no Recife. Dessa vez, o fato aconteceu na comunidade do Vietnã. O corpo de Fábio da Silva Félix, de 25 anos, foi encontrado com marcas de perfurações à bala na entrada da rua Leila Felix Caran.
O soldado Eraldo Ambrósio disse que a população preferiu não comentar sobre o acontecimento. “Nos informaram que escutaram os tiros, mas ninguém falou sobre como foi a abordagem ou quem praticou o crime”, contou o policial. Fábio era vendedor de água mineral e, segundo a irmã dele, Joelma da Silva Félix, o rapaz iria começar a trabalhar em uma construção.
“Ele estava ansioso para começar o novo emprego. Isso que aconteceu é muito triste para nós, pois ele morava com a nossa mãe que é deficiente e ajudava muito ela”, disse. A vítima não tinha passagem pela polícia. De acordo com a família, Fábio não era envolvido com o crime e morava na rua Nossa Senhora da Penha, nos Torrões. Próximo ao corpo da vítima havia um carro preto estacionado, que foi atingido pelas balas. Foram encontradas duas marcas de tiros no veículo.
22. Muita gente morre porque reage”
“É por isso que morre muita gente, porque reage a assaltos”, relatou José Wellington da Silva, de 20 anos, acusado de tentar assaltar uma mulher no bairro de Setúbal e de ter atirado nela, quando a mesma reagiu correndo para dentro do prédio onde mora. O tiro não atingiu a vítima. A mulher é técnica em eletrônica e mora com o marido na rua Baltazar Passos, lugar onde ocorreu o crime. Ao escutar o tiro, por volta das 20h30 da noite de domingo, uma viatura do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM) que estava nas proximidades começou as buscas pelo autor do disparo.
terça-feira, 14 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bem-vindos ao nosso BLOG
Comentem nossas matérias, deixem seus recados...
Nenhum comentário:
Postar um comentário