Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Jornal do Vale, "onde a notícia chega mais cedo"

1. VIOLÊNCIAFamília refém de bandidos

Durante aproximadamente uma hora, família viveu momentos de terror no bairro de Rio Doce, em Olinda, Grande Recife. Por volta das 21h30 da última quarta-feira, três homens armados invadiram uma casa, na Rua José Olímpio da Silva, e mantiveram sob a mira de armas dez pessoas, entre elas quatro crianças e um bebê de quatro meses. O drama só terminou quando a dona do imóvel aproveitou um momento de desatenção dos bandidos e escapou. Após a fuga, contatou o filho, sargento da Aeronáutica que, acompanhado de policiais militares, conseguiu prender dois dos criminosos. O terceiro escapou.
Enquanto estiveram no local, os bandidos reviraram a casa em busca de objetos de valor. “Eles disseram que queriam dinheiro, jóias e que, se não colaborássemos, seríamos mortos. Bagunçaram tudo, nos trancaram no quarto. Foi horrível, mas incrivelmente conseguimos manter a calma, inclusive as crianças”, comentou a dona do imóvel, a aposentada Maria do Socorro Moura de Barros. Ao fugir, utilizando uma passagem lateral da casa, e conseguir, por telefone, localizar o filho, evitou um desfecho trágico. “Rapidamente os policiais chegaram e cercaram a casa. Aos poucos outras viaturas se somaram e os bandidos não tiveram alternativa a não ser a rendição”, completou.

2. Jovens de classe média são presos

O Serviço de Inteligência da Polícia Militar em Gravatá, no Agreste, descorbriu uma quadrilha que atuava com roubo e desmanche de veículos. Cinco jovens de classe média foram presos. Com eles a polícia encontrou um veículo Siena, roubado no Recife, peças de carros, moto usada nos assaltos e um revólver calibre 38. Foram presos Jair Pereira de Oliveira, 18 anos, Diego Henrique Moura de Aguiar, 18, Amauri Osmar de Oliveira, 23, Adeilton Costa Dimas, 21, e Alessandro Severino da Silva, 22. De acordo com a tenente Tarcísio Mendes, da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, a quadrilha vinha sendo investigada há sete meses. “Eles roubavam carros e faziam o desmanche numa localidade chamada Salgadão, em Gravatá, para vender as peças.” Segundo Tarcísio Mendes, um acusado foi preso e informou onde estavam os outros. A quadrilha não informou quantos carros já tinham sido roubados. Os acusados foram levados à Delegacia de Gravatá, onde confessaram os crimes e autuados em flagrante por formação de quadrilha e roubo de veículos.

3. Outra criança morre afogada

Mais uma criança morreu afogada em Pernambuco nesta semana. O garoto Walison Oliveira da Silva, 10 anos, tomava banho em uma cachoeira localizada na zona rural do município de Águas Belas, Agreste do Estado, quando foi sugado por um cano e ficou preso embaixo da água. As primeiras investigações apontam que o cano sugou a perna esquerda do menino e o prendeu. A polícia vai investigar se o cano pertence à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), já que há uma estação perto do local da cachoeira. Ontem, em Itamaracá, Litoral Norte, o delegado Guilherme Mesquita começou a ouvir parentes e amigos das três garotas de 5 e 7 anos que morreram afogadas na Praia de Jaguaribe na última terça-feira. Ao todo, quatro pessoas foram ouvidas, incluindo os pais de duas das crianças. De acordo com Mesquita, as primeiras hipóteses de causa do afogamento são negligência e imprudência do grupo que as acompanhava. “Vamos apurar a responsabilidade e o grau de culpa de cada um.”

4. Mulher confessa ter levado bebê e será indiciada

A mulher acusada de seqüestrar uma recém-nascida do Instituto Materno Infantil de Pernambuco (Imip), nos Coelhos, área central do Recife, há oito dias, será indiciada por subtração de incapaz. Cláudia Carolina Bezerra Gomes, 19 anos, se apresentou ontem na Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), onde prestou depoimento e foi liberada. Ela estava com um advogado e não concedeu entrevistas. O delegado Jorge Ferreira não acreditou na versão da suspeita. Ele também declarou que houve negligência por parte do Imip e que pode responsabilizar criminalmente funcionários do hospital.
De acordo com Ferreira, Cláudia disse que foi ao Imip, no último dia 12, tentar marcar uma consulta pediátrica para uma amiga que acabara de dar à luz. Segundo ele, a mulher, que sofre de gravidez psicológica, afirmou que também queria agendar uma ultra-sonografia. “Ela contou que, quando foi comprar água, encontrou uma mulher magra, alta e de cabelo preto e escorrido, que estaria com um bebê nos braços e teria perguntado se Cláudia queria ficar com a criança. Disse que já estava tudo regularizado”, detalhou o delegado.
A acusada confessou que aceitou a oferta e saiu com a recém-nascida pela portaria do Imip, apanhou um ônibus e foi até à casa da amiga já citada, em Camaragibe, na Região Metropolitana. “A mãe de Cláudia chegou a essa residência e perguntou sobre a menina. Ela respondeu que tinha dado à luz, mas a mãe desconfiou. A bebê tinha aparência de alguns dias de nascida. Sob pressão, ela teria revelado o que aconteceu”, contou.

5. Polícia aborta fuga em massa de presos

Policiais militares e civis desarticularam, ao longo de todo o dia de ontem, uma quadrilha que tinha um plano de resgatar presos de uma facção criminosa detidos nos Presídios Professor Aníbal Bruno, no Sancho, Zona Oeste do Recife, no de Igarassu, no Grande Recife, e no de Limoeiro, Agreste do Estado. Pelo menos sete pessoas foram presas. Com elas, a polícia encontrou explosivos que seriam utilizados para destruir muros das unidades prisionais e promover a fuga em massa. Parte do artefato era encomendada em São Paulo e chegava ao Recife via Sedex.
Participaram da operação policiais militares das Companhias Independente de Operações Especiais (Cioe) e Policiamento com Cães (CIPCães), o núcleo de inteligência da Secretaria de Defesa Social (SDS) e policiais civis do Grupo de Operações Especiais (GOE).
Além das ações realizadas em diversos pontos do Grande Recife e que culminou na prisão de pelo menos sete pessoas, também foi feita uma minuciosa revista no Presídio de Igarassu. Em uma cela do pavilhão B foram encontrados 150 gramas de explosivo escondidos dentro de uma parede.
De acordo com um policial que preferiu não se identificar, a intenção dos sete detidos ontem era libertar presidiários do Aníbal Bruno, Igarassu e Limoeiro. “Depois que o grupo de inteligência detectou a possível fuga em massa, começaram as investigações. Durante o final de semana passado, os agentes penitenciários e policiais ficaram o tempo todo sem dormir, sob a expectativa de chegarem grupos para explodir os muros das unidades e resgatar os presos. Iria acontecer uma grande fuga em massa”, afirmou o policial.

6. Homem mais velho do mundo completa 113 anos

O homem mais velho do mundo comemorou ontem seu 113º aniversário no sul do Japão. Nascido em 18 de setembro de 1895, Tomoji Tanabe disse que gostaria de viver pelo menos por mais cinco anos, um desejo mais moderado do que o de 2007, quando disse que queria prolongar sua vida “por roda a eternidade”.
Tanabe recebeu presentes, flores e US$ 1 mil em dinheiro do prefeito de sua cidade, Miyakonojo, na ilha de Kyushu. Ex-técnico agrícola, ele tem boa saúde e mantém hábitos regulares como a leitura diária do jornal. Bebe leite todas as tardes, evita o álcool e não fuma.
O Japão é um dos países com maior expectativa de vida – quase 86 anos para as mulheres e 79 para os homens. Isso é atribuído em boa parte à dieta saudável japonesa, rica em peixe e arroz. O país tem mais de 36 mil idosos com mais de 100 anos. Em 2.050, projeções da ONU indicam que haverá quase 1 milhão de japoneses centenários.

7. Incêndio em casa mata duas crianças

Duas crianças morreram anteontem em Ponta Grossa, a cerca de 120 quilômetros de Curitiba, quando a casa em que estavam foi consumida por um incêndio. Elas dormiam e acabaram carbonizadas. Outras cinco crianças que estavam na casa conseguiram escapar. A Polícia Técnica investiga as causas do incêndio. Na casa de madeira moravam duas famílias, num total de 12 pessoas.
As mulheres revezavam-se na guarda da casa, enquanto os outros adultos trabalhavam durante o dia. Segundo as informações, Fabiane Rodrigues estava lavando roupas quando o fogo começou, por volta das 17h. Ela tentou tirar todas as crianças do interior, mas a casa foi destruída rapidamente.
Os primos Kauã, de 2 anos, filho de Fabiane, e Luciano, de 5 anos, filho de Luciane Moraes, morreram no quarto da casa. As duas mães são irmãs. Fabiane precisou de atendimento médico por ter desmaiado na hora em que percebeu a tragédia. Antes, ela conseguiu acionar os bombeiros, que chegaram rapidamente, mas não puderam salvar mais ninguém. De acordo com os bombeiros, há poucos dias eles já haviam debelado outro incêndio na mesma residência.

8. Jovem morre ao prestar socorro

O estudante Fábio Carvalho da Silva, 24, morreu atropelado por volta da 23h50 de anteontem na pista expressa da marginal Pinheiros, em São Paulo, após parar seu carro para auxiliar o motorista de um Ford Ka parado na pista. Silva voltava para casa quando percebeu o Ka com problemas, perto da ponte do Jaguaré (zona oeste), e decidiu ajudar o motorista. Ele tentava sinalizar a via para que outros motoristas desviassem, quando foi atingido por um caminhão.
Após atropelar o estudante, o motorista do caminhão bateu na defesa da pista e em uma árvore. O estudante morreu na hora; o motorista do caminhão foi encaminhado para o pronto-socorro da Lapa (zona oeste). Segundo a Secretaria de Segurança Pública, após o acidente, o motorista do Ford Ka saiu sem prestar socorro. Ele não foi identificado. O estudante estava acompanhado da namorada e de uma amiga. Elas não se feriram. O caso foi registrado no 91º Delegacia de Polícia (Ceasa).

9. Casal desaparece em enxurrada em Betim

As chuvas que atingiram a região metropolitana de Belo Horizonte causaram a morte de uma mulher, afirma o Corpo de Bombeiros. O corpo, ainda não identificado, foi localizado anteontem no córrego das Areias, em Betim. De acordo com a Defesa Civil de Betim, o corpo pode ser de uma mulher que foi arrastada com um homem pelo temporal. Até o inicio da noite de ontem, o homem não havia sido localizado.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), apenas em duas horas de anteontem, choveu na região metropolitana de BH o equivalente a 64% da média histórica do mês. Um cinegrafista amador registrou o momento em que o casal foi arrastados pela correnteza, durante o temporal que atingiu Belo Horizonte. O rapaz tentou se levantar, mas os dois foram levados pela água e desapareceram.
PREJUÍZOSA chuva causou prejuízos em 15 cidades mineiras. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, mais de 600 casas destelhadas. O granizo deixou o gramado branco. Vinte horas depois, ainda foi possível encontrar montes de gelo no chão.
O teto de um posto de gasolina desabou. Quem estava com o carro na rua, também teve prejuízos. Nesta quinta, os motoristas tiveram que ir até concessionárias e oficinas para consertar os pára-brisas. As lojas de material para construção também nunca venderam tanto. Em uma delas, o estoque de telhas acabou em menos de uma hora.

Política

10. Mendonça bate na tecla dos apadrinhamentos

A estratégia de descredenciar João da Costa (PT) perante ao eleitorado recifense, encampada com mais força por Raul Henry (PMDB), nesta semana, ganhou ressonância, ontem, na campanha de Mendonça Filho (DEM). Em discurso após caminhada na comunidade Nova Caxangá, o prefeiturável democrata ironizou o petista, insinuando que ele não poderá recorrer a “padrinhos” para governar a cidade, caso seja eleito.
Ele (Costa) vive pendurado nos padrinhos e não se apresenta (à população). Isso é homem para ser prefeito do Recife? Na hora da agonia, ao invés de ele ir para a televisão falar dos problemas, vai mandar o padrinho é? Vê?! Eu, Mendonça, não vou mandar padrinhos”, disparou Mendonça Filho.
Pela manhã, em entrevista no NE TV, da Rede Globo, o candidato afirmou que, além do apoio do “povo”, espera contar com toda a oposição em um eventual segundo turno. Mais tarde, após a caminhada, voltou atrás e disse que ainda não era hora de tratar do assunto.”Eu disse que esperava o apoio do povo. Não posso falar com relação à oposição. Essa é uma etapa que só vou tratar no segundo turno. Estamos no meio da luta do primeiro turno”, ponderou o ex-governador.

11. Costa tem 48% e oposições 43%

O candidato do PT à Prefeitura do Recife, João da Costa, oscilou positivamente três pontos percentuais na nova pesquisa Datafolha/Rede Globo e seria eleito no primeiro turno, caso a eleição fosse hoje, de acordo com o levantamento. O petista ficou com 48% das intenções de voto dos recifenses (tinha 45% na pesquisa anterior), cinco pontos percentuais a mais do que a soma de todos os demais postulantes (43%). O levantamento foi registrado no TRE sob o número 052/2008 e o resultado divulgado ontem à noite, no NE-TV 2ª edição. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Em segundo lugar, com 24%, ficou o candidato do DEM, o ex-governador Mendonça Filho. Como ele tinha 22% na pesquisa anterior do Datafolha, realizada no dia 30 de agosto, Mendonça oscilou positivamente dois pontos, ou seja, também dentro da margem de erro, a exemplo de João da Costa.

12. Raul rebate petista sobre segurança

Candidato que mais aperta a tecla da segurança na campanha para prefeito do Recife, Raul Henry (PMDB) reagiu à provocação feita anteontem pelo governista João da Costa (PT) aos adversários – classificados por ele de “simplificadores, populistas e maniqueístas” ao tratar do tema. Raul chamou o petista de “desinformado” e “despreparado” para a discussão do problema, durante caminhada em um dos bairros mais violentos da cidade, os Coelhos. “A prefeitura cruzou os braços. Como aceitar que o Iraque tenha 70 homicídios por 100 mil habitantes enquanto o Recife tem 215?”, reprovou o peemedebista.
Raul defendeu seu modelo de combate à violência, baseado na ação integrada entre governos municipal, estadual e federal. “Hoje, a prefeitura faz de conta que não vê o problema, quando tem a obrigação real de implantar uma política integrada”, sustentou. O principal projeto do peemedebista na área é o Compaz, centro de serviços de assistência social, lazer, biblioteca e atividades esportivas em comunidades pobres.

13. Cadoca: o que vale são as urnas

O prefeiturável Carlos Eduardo Cadoca (PSC) reagiu, ontem, com indiferença ao resultado da quarta pesquisa Datafolha sobre a corrida sucessória no Recife, divulgada à noite. “Não mudou muito. Todos oscilaram dentro da margem de erro. Quero ver é o resultado das urnas”, afirmou. Ele, porém, não quis avaliar seu desempenho. Cadoca caiu de 22% e o segundo lugar na primeira enquete, realizada há cinco semanas, para 8% e a quarta posição nesta última.
Ontem, após caminhada na UR-10, no Ibura (Zona Sul), o candidato reafirmou que os índices das pesquisas não mudarão sua estratégia de campanha. E que vai manter o “aperto” na crítica à gestão João Paulo (PT) nessa reta final. Cadoca deu sinais de que vai turbinar sua campanha em cima da proposta do Vale Duas Horas, proposta que o usuário paga uma passagem e pode usar quantos ônibus puder nas duas horas subseqüentes. O estafe político do social-cristão já esperava um crescimento dele nessa rodada das pesquisas, amparada na boa aceitação que a proposta, lançada há 10 dias, vem recebendo da população.

14. TSE quer resultado no dia 5 à noite

O Tribunal Superior Eleitoral trabalha com a expectativa de que, já na noite de 5 de outubro, dia das eleições municipais, todos os prefeitos e vereadores eleitos no País sejam conhecidos. A apuração dos votos deve ser concluída até as 22h, ou seja, cinco horas após o encerramento da votação. Na eleição municipal os votos são apurados pelas juntas eleitorais, que transmitirão os dados de votação das seções apuradas para totalização, a partir de local previamente estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral. Este ano serão eleitos 5.563 prefeitos e 52.137 vereadores. Em 77 cidades há a possibilidade de o prefeito ser eleito em segundo turno, caso nenhum candidato consiga a maioria absoluta dos votos no dia 5. A segunda etapa será em 26 de outubro.

Economia – gravado

Esportivas

15. Roger descarta os Emirados Árabes

A velocidade com que as notícias do futebol brasileiro correm o mundo é cada vez mais impressionante. Pouco tempo depois de encaixar uma sequência de bons jogos, marcando gols com a camisa rubro-negra, o atacante Roger já recebeu uma ligação de um empresário, que perguntou ao jogador se ele tinha interesse em retornar ao Emirados Árabes, onde atuou no ano passado, pelo Al-Nasser. Ao saber que o contrato seria por empréstimo, o jogador decidiu não avançar com a negociação. “Não sei nem o nome do clube envolvido. Eu disse ao empresário que havia gostado muito do país, que gostaria de um dia voltar para lá. Mas perguntei se havia interesse em comprar meu passe ou o contrato era por empréstimo. Quando ele afirmou que era empréstimo, eu disse que não me interessava”, declarou o atleta.

16. Náutico pode voltar a ser escalado no esquema 4-4-2

A partida contra o Atlético/MG, amanhã, pelo Campeonato Brasileiro, está sendo encarada como um divisor de águas pelos jogadores do Náutico. Sabendo da importância do confronto, o técnico Roberto Fernandes, em coletivo feito ontem, nos Aflitos, resolveu testar um novo esquema para neutralizar as principais armas da equipe mineira. Mas, com um rendimento bem acima do esperado, e que surpreendeu bastante o comandante alvirrubro, Roberto agora vive um dilema: continuar com o 3-5-2, vitorioso contra o Vasco, ou arriscar o 4-4-2, formação testada nas atividades?
Além das mudanças estruturais da equipe, a outra novidade do treinamento ficou por conta do time titular. Entre as novidades, está a volta do volante Alceu, no lugar de Ticão, e o meia André Oliveira, no lugar do defensor Adriano, abrindo mão do esquema com três zagueiros para contar com quatro homens no meio de campo. Assim como na semana passada, a dupla de ataque dos treinamentos ficou por conta dos já entrosados Kuki e Felipe. A formação, embora inesperada, pareceu estar dando certo, com os titulares abrindo o placar com Valdeir.

17. Conselho: dois nomes são mais cotados

Como numa história de suspense, está marcado para acontecer hoje, às 18h, num prédio empresarial, localizado no centro da cidade, o capítulo final da novela sobre a escolha da equipe política que irá comandar o Santa Cruz nos próximos dois anos. Com todas as lideranças do clube já tendo confirmado presença, o futuro mandatário do Mais Querido, Fernando Bezerra Coelho, deverá anunciar - além de todos os 250 conselheiros que irão formar o Conselho Deliberativo, como já era esperado -, a composição completa da sua chapa, tratando-se apenas de uma antecipação, já que o prazo final para a inscrição na eleição coral é até segunda-feira.
Como não poderia ser diferente, as especulações fervem cada vez mais os bastidores políticos da Cobra Coral. Segundo informações de um conselheiro próximo a Bezerra Coelho, que preferiu não ter o seu nome revelado, dois nomes concorrem à presidência do deliberativo: o do vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJD-PE), o desembargador Bartolomeu Bueno, e o secretário executivo da Fazenda, Roberto Arraes, com este último sendo apontado como provável escolhido. Já para assumir o posto de vice-presidente do executivo, o atual secretário de Transportes do Governo, Sebastião Oliveira, deve ser indicado. Vale ressaltar que independentemente desses nomes ocuparem um cargo fixo, eles já estão garantidos nos 250 membros do Conselho.

Policiais

18. Pai encontra o filho morto

Depois de procurar pelo filho desde o último domingo, José Bartolomeu de Souza teve uma surpresa cruel. O corpo do filho dele, José Bartolomeu de Souza Júnior, 23, foi encontrado, ontem, por volta das 7h20, por moradores da rua Direita, em Nossa Senhora do Ó, Ipojuca, Litoral Sul de Pernambuco. Ele estava em um pequeno lago, próximo a uma estreita estrada de terra, que é utilizada pelos transeuntes da região. Como foi achado na água, o cadáver estava em avançado estado de decomposição, dificultando o trabalho dos funcionários do Instituto de Medicina Legal (IML), que precisaram chamar os militares do Corpo de Bombeiros para fazer a retirada, principalmente depois de perceberem que a vítima havia sido amarrada à pedras. De acordo com o pai da vítima, ela era calma e não andava com má companhia, pelo menos que fosse do conhecimento da família. Ainda segundo ele, o filho apresentava problemas mentais, mas não utilizava medicamentos controlados. “Essa morte é um mistério para todos nós, estou muito preocupado com a mãe dele, que também é doente. Não sei como ela vai reagir”, disse.

19. Morto com tiro de espingarda calibre 12

Depois de quase uma hora de busca por ruas mal iluminadas e de difícil acesso para carros, a polícia e os peritos do Instituto de Medicina Legal (IML) encontraram, sem roupas e deitado no meio da rua Carnaíba, no bairro de Candeias, o corpo de um adolescente. O jovem foi assassinado com um tiro de espingarda calibre 12 nas costas. Segundo uma testemunha, que não quis se identificar, o garoto era conhecido por Sandrinho e tinha 17 anos.
Ainda de acordo com essa pessoa, a vítima residia em Barra de Jangada, Jaboatão dos Guararapes. Porém, a polícia não confirmou a informação da identificação do adolescente. Junto ao corpo do jovem, foram encontrados frascos de loló, o que levantou a suspeita da polícia de que o garoto teria ido ao local onde foi morto para comprar a substância.
A falta de iluminação no local dificultou o trabalho dos policiais na busca de mais indícios que pudessem orientar uma investigação sobre como o crime aconteceu. Ainda foi levantada a hipótese de existir outra vítima fatal por perto, levando os policiais a organizarem um multirão para procurar o possível corpo, porém nada foi encontrado nas proximidades.

20. Assassinado com disparos na cabeça

Um rapaz de 22 anos, identificado por Davi Barbosa dos Santos, foi assassinado a tiros na noite da última quarta-feira. O crime ocorreu por volta das 22h no Curado 4, em frente ao terminal de ônibus, no município de Jaboatão dos Guararapes. O local do homicídio estava bastante movimentado e várias pessoas presenciaram a execução do rapaz.“Ele entregou um pacote a dois caras em uma motocicleta e, logo depois, começou uma discussão. Só sei que, depois disso, atiraram nele e fugiram na moto mesmo. Ele ainda atravessou a rua se arrastando, mais caiu aqui mesmo”, disse uma das testemunhas, que não quis ser identificada. Segundo o perito do Instituto de Criminalística (IC), Rivadávia Pereira, “O crime tem características de execução”. “Contabilizamos três perfurações de entrada e duas de saída na cabeça da vítima”, disse.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog