Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Jornal do Vale, "onde a notícia chega mais cedo"

1. Identificada mulher que raptou criança

A Polícia Civil divulgou, ontem, a foto da principal suspeita de ter raptado a recém-nascida Maria Vitória, na última quinta-feira, do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). Segundo as investigações policiais, a desempregada Cláudia Carolina Bezerra Gomes, de 19 anos, é a responsável pelo desaparecimento do bebê. A mãe e o companheiro da mulher foram ouvidos na Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), anteontem, e confirmaram para o delegado responsável pelo caso, Jorge Ferreira, que ela irá se apresentar à polícia amanhã. A menina Maria Vitória desapareceu na última quinta-feira do Imip depois que a mãe pediu para que uma mulher a segurasse para fazer um telefonema. Quando retornou ao local, a mulher e a criança não estavam mais. O bebê tinha apenas oito dias de vida quando foi raptado.
Na última sexta-feira, a criança foi deixada por duas mulheres em frente ao Conselho Tutelar de Camaragibe, município onde Cláudia mora com os familiares. “A mãe da suspeita nos confirmou que acompanhou a filha até o Conselho Tutelar para entregar a recém-nascida. Ela descobriu que a filha havia roubado uma criança, mas não sabia o local. A mãe disse ainda que não foi até a delegacia porque ficou com medo, pois o caso já tinha sido divulgado pela Imprensa”, afirmou Jorge Ferreira. Durante o depoimento do companheiro e da mãe da suspeita, eles revelaram que Cláudia Carolina fingiu estar grávida durante vários dias e apareceu em casa com a criança alegando ter dado a luz. “A vontade da mulher era ficar grávida, por isso acabou raptando a criança”, comentou o delegado.

2. Comoção no enterro das crianças afogadas

As três crianças que morreram afogadas na Praia de Jaguaribe, no município de Itamaracá, Litoral Norte de Pernambuco, foram enterradas, ontem, no cemitério São Gonçalo, em Itapissuma, também no Grande Recife.
O enterro foi acompanhado por uma multidão, que, desde o início da tarde, concentrou-se na rua onde as primas Renubya Karlen e Rayane Cris Gomes de Souza, de 5 e 7 anos, e a amiga delas Tainá Liliane, que completaria 8 anos ontem, moravam, no Centro de Itapissuma.
Durante o velório, o pai de Rayane, o vendedor de caldeirada Rosivan Gomes de Souza, afirmou que as famílias nunca mais vão recuperar-se do trauma de ter perdido as meninas. “É uma dor que não tem como esquecer”, disse, sob lágrimas.
Emocionada, a avó das duas primas, Severina Maria de Souza, que cedeu a sala da sua casa para que parentes e amigos pudessem despedir-se das pequenas, concluiu que “só Deus sabe como fazer para superar uma coisa dessas”.
As mães de Rayane e Renúbia, Marluce Souza e Rogéria Gomes, não tiveram condições emocionais de falar sobre o assunto. A mãe de Tainá Liliane, a última criança a ter o corpo encontrado, na manhã de ontem, também não comentou o ocorrido. A dona de casa Elurdiane da Silva Nascimento mal conseguia andar e teve que ser amparada por amigos e familiares para participar do enterro da filha.
Das três mães, apenas a de Renubya não acompanhou os corpos até o cemitério, devido a um problema que tem nas pernas.

3. Fugitivo atira nas mãos de cinco pessoas

Um fugitivo da Penitenciária Agroindustrial São João (PAISJ), em Itamaracá, provocou pânico entre os moradores da comunidade do Fosfato, em Abreu e Lima, Grande Recife, na noite da última terça-feira. Alegando que concorrentes tentavam tomar o comando de bocas-de-fumo da área e teriam roubado parte de um carregamento de drogas, ordenou que cinco pessoas colocassem as mãos, umas sobre as outras, desferiu um disparo e fugiu.
As vítimas deram entrada nos Hospitais da Restauração (HR), na área central da capital, e Agamenon Magalhães (HAM), na Zona Norte. Após receberem atendimento foram liberados.
Identificado pelas vítimas como Luiz Carlos da Silva, Nego Luiz, a polícia informou que trata-se de um criminoso violento, procurado há tempos pelos agentes da delegacia da cidade. “Sabemos que ele matou, pelo menos, sete pessoas depois que escapou de Itamaracá há seis meses. Ele vem eliminando qualquer um que represente ameaça ao comando do tráfico de drogas na região”, relatou o comissário Everaldo Cavalcanti. Ainda segundo o comissário, durante o dia o acusado de comandar o tráfico na área se esconde no porto dos pescadores e à noite, na favela. “É muito difícil localizá-lo por não possuir residência fixa. Está sempre de um lado para o outro”, justificou.
O policial acrescentou que Nego Luiz havia sido condenado por outros dois homicídios. “Antes desta série de assassinatos, era considerado de alta periculosidade, pois estava envolvido com a morte de duas pessoas e com o tráfico de entorpecentes. Acreditamos que iremos localizá-lo em breve. Nossos homens estão na rua à sua procura”, disse.

4. PENSÃO ALIMENTÍCIA Pai inadimplente vai para o SPC

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) resolveu fechar o cerco contra devedores de pensão alimentícia no Estado. A partir de agora, pais que não cumprirem as obrigações com os filhos terão os nomes registrados no Cartório de Processos e, posteriormente, caso o débito não seja quitado até três dias após notificação, incluídos no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e no Serasa. A medida, publicada ontem no Diário Oficial do Estado e inédita no País, impedirá que essas pessoas realizem qualquer tipo de transação financeira, enquanto a pendência não for resolvida.
Na prática, a sentença julgada passa a ter o mesmo valor de um título comercial não pago. Após o vencimento de determinada parcela, o credor da dívida deverá procurar o Cartório de Registros para documentar a inadimplência, como ocorre em casos de transações comerciais. O devedor passa então a ter um período de três dias para quitar a cobrança ou justificar os motivos pelo não pagamento.
“Em regra, pretendemos forçar o cumprimento da decisão judicial com a quitação da dívida. É mais um mecanismo que estamos criando, que não anula as vias judiciais já existentes, como a prisão civil, no caso do não pagamento de três parcelas em seqüência do valor em questão”, ponderou o presidente do TJPE, desembargador Jones Figueirêdo.

5. CRISE NA SAÚDEEmergências superlotadas

Aos poucos, as principais emergências do Estado começam a voltar ao normal. Ontem, primeiro dia após o acordo firmado entre Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e governo, o movimento nas unidades de saúde foi intenso. A emergência do Hospital da Restauração (HR), no Derby, por exemplo, com capacidade para 90 pacientes, recebeu 180. No início da manhã, dos 25 médicos do plantão, quatro haviam faltado. À tarde, o plantão ficou completo. No Hospital Getúlio Vargas (HGV), no Cordeiro, a emergência continuava atendendo só os casos de extrema gravidade. A direção informou que a escala de plantão estava completa.
No Hospital Otávio de Freitas (HOF), no Sancho, Zona Oeste do Recife, algumas especialidades ficaram descobertas. Ao longo do dia, a situação se normalizou. A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou, na manhã de ontem, que, dos 69 plantonistas escalados para atender nos grandes hospitais, nove não haviam comparecido ao trabalho até o meio-dia de ontem. Os diretores das principais unidades de saúde de Pernambuco foram unânimes em afirmar que a situação vai se normalizar gradualmente.

6. Apesar do acordo, greve de servidor está mantida

Mesmo depois de negociação com o vice-governador, João Lyra Neto, na tarde de terça-feira, os servidores da Saúde decidiram manter a greve. A partir de segunda-feira, 17 mil servidores paralisam as atividades por tempo indeterminado. Na tarde de ontem, a coordenadora do Sindsaúde, Perpétua Rodrigues, informou que a posição só será revista se o governo do Estado revogar o projeto que cria as fundações de direito privado.
Durante o encontro, João Lyra Neto deixou claro que o governo não vai recuar. Ontem, por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria Estadual de Saúde comunicou que ainda acredita num entendimento para evitar a greve. Na manhã de hoje, representantes de diversos sindicatos de servidores do Estado e de movimentos sociais realizam um encontro, na sede do Sindsep, na Rua Fernandes Vieira, para traçar estratégias conjuntas de protesto. Ontem, os médicos residentes, que haviam programado uma passeata até o Palácio do Campo das Princesas, desistiram da manifestação em virtude do entendimento entre médicos e governo.

Guerra de Titãs

Na tarde de ontem, o procurador-geral de Justiça, Paulo Varejão, rebateu às declarações do presidente da OAB-PE, Jayme Asfora. Na terça-feira, Asfora chamou Varejão de “laranja do Executivo e preposto de Eduardo Campos”. Na nota enviada à imprensa, Varejão diz, entre outras coisas, lamentar “a desastrosa participação do senhor Jayme Asfora no evento, embora não surpreenda tal fato, pois o mesmo é conhecido por buscar notoriedade na mídia, fruto talvez de rasgos juvenis, se não fosse uma conduta criminosa, por atingir um bem jurídico que é fundamento do Estado Democrático de Direito e que, finalmente, não se condiz com a envergadura da instituição que o mesmo representa.” Asfora respondeu que em nenhum momento atacou a imagem do MPPE enquanto instituição e que, da mesma forma, as críticas não foram direcionadas aos membros do Ministério Público.

7. ACIDENTE NO SERTÃOTrator esmaga dois ao cair de caminhão

Duas pessoas morreram e uma ficou gravemente ferida em um acidente envolvendo uma carreta e um caminhão, na altura do Km 90 da BR-316, a sete quilômetros de Ouricuri, Sertão do Estado. Na mesma rodovia, há menos de uma semana, ocorreu capotamento envolvendo um ônibus da empresa Princesa do Agreste que levava fiéis da 2ª Igreja Batista em Casa Amarela, no Recife, para uma missão evangelizadora em Araripina. Sete pessoas morreram e mais de uma dezena ficaram feridas.
A colisão entre a carreta de placa NJR 2540, de Mato Grosso, e o caminhão de placa HVA 2689, de Juazeiro do Norte (CE), aconteceu por volta das 11h. A estrada ficou interditada e o tráfego teve que ser desviado por uma estrada secundária. Equipes do Corpo de Bombeiros e das Polícias Rodoviária Federal, Militar e Civil participaram do resgate. "Ao que tudo indica, a carreta tentou ultrapassar o caminhão, acabou colidindo na lateral e os dois veículos perderam o controle. O caminhão transportava um trator, que caiu em cima da cabine do caminhão que o transportava, matando os dois ocupantes", explicou o tenente Ednilson Barros, do 7º Batalhão da PM em Ouricuri.
Morreram no acidente Cícero Helton Rodrigues de Souza, 22, condutor do D-60, e o passageiro Francisco Pereira de Souza, 55. O motorista da carreta, Laudelino Deumer, foi conduzido ao Hospital Regional Fernando Bezerra. De acordo com informações da PM, ele teve várias escoriações, perdeu couro cabeludo, mas não corre risco de morte. O motorista está sob custódia e assim que receber alta deve prestar depoimento à Polícia Civil.

8. Chuva de granizo provoca estragos

Uma chuva intensa, acompanhada de granizo e ventos fortes, voltou a fazer estragos e causar transtornos, ontem, em Belo Horizonte e em duas cidades da região metropolitana: Contagem e Betim. O temporal durou cerca de 30 minutos, sendo 15 minutos apenas de chuva de granizo.
Em Betim, o Corpo de Bombeiros registrou o desabamento de uma residência no bairro Jardim das Alterosas. Em Contagem, também houve ocorrência de desabamentos e destelhamentos. Em Belo Horizonte, pedras de gelo cobriram o gramado do estádio Mineirão. Vários carros tiveram os vidros quebrados e a lataria amassada.
Segundo o meteorologista do MG Tempo, Ruibran dos Reis, as chuvas de granizo que atingiram o Estado nos últimos dias são resultado do encontro do ar quente e seco com a uma massa de ar polar, o que formou extensas nuvens.

Política

9. Henry aponta ataque desnecessário

O guia eleitoral da televisão passou a ser usado, definitivamente, para troca de ataques entre peemedebistas e petistas. Segunda-feira passada, o prefeito João Paulo (PT) se queixou da “herança maldita” que recebeu das gestões passadas, e a resposta veio ontem, através do candidato a prefeito Raul Henry (PMDB). Ele disse ter sido um ataque “desnecessário” e lembrou que o próprio petista elogiou diversas vezes o ex-governador Jarbas Vasconcelos (PMDB) pelas “parcerias realizadas”.
Henry ainda aproveitou para alfinetar o candidato do PT, João da Costa. “Será que ele não está qualificado para defender a administração e precisa estar atrás de alguém?”, questionou. O peemedebista também fez uso das imagens veiculadas na mídia nacional sobre o caos na saúde do Estado, e fez a ligação com a falta de estrutura do município para auxiliar nos atendimentos.

10. Costa vê simplificação da violência na eleição

O candidato João da Costa (PT) defendeu, ontem, uma ação articulada com os governos estadual e federal para combater a violência no Recife. Segundo ele, o município, sozinho, encontra limitações para resolver a questão. Em debate na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o petista criticou adversários que “simplificam” o problema.
“Um candidato faz uma pesquisa, vê que a volência é uma das principais preocupações e sai falando que vai resolver, basta dobrar o número de guardas. Simplificar de forma populista e maniqueísta não acumula nada para a sociedade se preparar para enfrentar um problema complexo”, disse. Para ele, a violência é um problema estrutural. O petista defendeu maior articulação entre o plano municipal de segurança, o Pronasci e o Pacto pela Vida, além de políticas de urbanização, saúde, cultura, habitação, gênero, e, especialmente, educação e profissionalização de jovens. João da Costa se comprometeu a, se eleito, montar uma mesa de discussão sobre o assunto, com participação de várias secretarias. Também destacou a importância de estudar as causas da violência no Recife.

11. Cadoca liga críticas ao lixo ao caso Qualix

Lixo e esgoto nas ruas da Mangabeira, Zona Norte do Recife, foram o pano de fundo da vez para as críticas de Carlos Eduardo Cadoca (PSC) à gestão do PT. Enquanto o prefeiturável caminhava pelo bairro, ontem à noite, o locutor do carro de som atacava a prefeitura, lembrando o caso da Qualix, que presta serviço de limpeza urbana. A Justiça Eleitoral investiga o trabalho da empresa no comitê de João da Costa (PT), depois que o DEM pediu apuração sobre possível uso da máquina no episódio.
“Tem canaleta sem limpeza há dois meses, e para onde vai o dinheiro? Para a Qualix, que está limpando comitê de candidato”, gritou o locutor. Cadoca foi menos enfático, mas desatou a apontar o que chama de “farra administrativa”. “Aqui há ausência de qualquer tratamento urbano, abandono total”. E ressaltou o fato de a gestão não encerrar as atividades do lixão da Muribeca, após assinar termo de ajustamento com o Ministério Público.

12. Mendonça evita confronto com peemedebista

O prefeiturável do DEM, Mendonça Filho, não quis comentar a tentativa do antigo aliado, Raul Henry (PMDB), de polarizar com o adversário do PT, João da Costa, após a entrada dura do prefeito João Paulo (PT) no guia eleitoral do candidato petista, criticando seus antecessores na prefeitura. Ontem, inclusive, Henry centrou fogo nessa iniciativa, na sua propaganda de TV. “Não estou preocupado com esse fato. A minha disputa é com o afilhado de João Paulo”, resumiu Mendonça, ontem, evitando confrontar-se com Raul, seu antigo aliado.
O democrata voltou a criticar a “esquisita” participação de João Paulo no guia. “O prefeito toma a frente como se ele fosse o candidato e quisesse um terceiro mandato”. Mesmo entrando na reta final da campanha, Mendonça insistiu que manterá a “linha propositiva” do seu guia. Porém não descarta revidar uma eventual crítica direta do adversário contra a sua candidatura. “A linha mestra do guia é focada nas propostas. Mas também não vou fechar as portas se precisar dar alguma resposta”.

Esportivas

13. Invencibilidade do 3-5-2 é comemorada pelo Sport

Desde que o técnico Nelsinho Batista adotou o esquema 3-5-2, o Sport não sabe o que é sofrer derrotas no Campeonato Brasileiro. Foram quatro boas partidas do Leão, que somou três vitórias e um empate, além de ter sofrido apenas um gol e marcado dez vezes. Para Nelsinho, o zagueiro César, que ganhou a vaga de titular quando o treinador começou a optar pela formação com três defensores, é um dos jogadores mais importantes nessa recuperação do Rubro-negro no Campeonato Brasileiro. “O César nos deu uma maior estabilidade defensiva, é um atleta que ajudou a equipe nesse momento de evolução. Inclusive, ele também está cada vez melhor na saída de bola, um quesito fundamental para os times que querem vencer no futebol atual”, disse o treinador.

14. Náutico - Eduardo rumo ao centésimo jogo

Sábado, 20 de junho de 2006. O Náutico, jogando no estádio dos Aflitos, enfrentava o Ceará pela Segunda Divisão daquele ano. Na ocasião, brilhou a estrela do atacante Kuki, autor dos dois gols da vitória por 2x1 em cima da equipe alvinegra. Porém, longe dos holofotes da noite, as traves do estádio alvirrubro testemunhavam a estréia do goleiro Eduardo, que posteriormente viria a ser um dos principais jogadores do Timbu. No próximo sábado, quase dois anos depois, Eduardo enfrentará o Atlético/MG, quando completará 100 jogos defendendo o Timbu. Uma marca especial, principalmente pelos recentes problemas superados pelo arqueiro.

15. Santa - Conselho será conhecido amanhã

A expectativa e a curiosidade quanto ao anúncio da formação do novo Conselho Deliberativo do Santa Cruz estão com o dia contado. Escolhendo a dedo os 125 nomes a que tem direito - fora os 75 beneméritos (fixos) e outros 50 que serão indicados pelos grupos políticos que abriram mão de disputar a eleição coral -, o futuro presidente do Tricolor, Fernando Bezerra Coelho, informou que irá anunciar toda a formação do quadro amanhã, em reunião com todas as lideranças políticas do clube, no próprio Arruda.
O encontro promete não ser tão amigável quanto foi o anúncio da candidatura do secretário de Desenvolvimento do Estado. É que, segundo informações, alguns ex-dirigentes da Cobra Coral estão insatisfeitos com a decisão tomada por Bezerra Coelho de diminuir a formação para “apenas” 250 pessoas no conselho, pois teriam direito a poucos nomes. A intenção dos ex-cartolas é dobrar esse número, idéia completamente descartada pelo futuro mandatário do clube, que já começa a sentir que o clima de festa em cima do seu nome está com os dias contados.
O vice-presidente do TJPE, o desembargador Bartolomeu Bueno, é o mais cotado à presidência do Deliberativo. Roberto Arraes e Sebastião Oliveira, secretários do Governo Eduardo Campos, também estão bem cotados.

Policiais

16. Briga de vizinhos acaba em morte no bairro do Ibura

Intrigas antigas entre vizinhos terminaram em assassinato. O crime ocorreu, por volta das 18h de anteontem, próximo à Quadra do Trucá, na UR-03, no bairro do Ibura, no Recife. Os três disparos que atingiram fatalmente o professor e dono da Escola Grêmio Educacional, na mesma localidade, Jaílson Teixeira de Oliveira, 41, foram deflagrados pelo proprietário de uma casa de jogos eletrônicos, José Gomes da Silva Filho, de 64 anos.
Após praticar o homicídio, o comerciante saiu andando pelas ruas, sem rumo, completamente atordoado, segundo o delegado do 3º Núcleo do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), Gilmar Rodrigues, que efetuou a prisão do assassino em flagrante. De acordo com o delegado, o acusado não gostava da vítima porque ela o denunciou à polícia por agredir constantemente a mulher, que não tinha coragem para prestar a queixa. Além disso, os dois se envolveram em um pequeno acidente de trânsito, onde os carros ficaram machucados.

17. Vendedor executado com oito tiros

O mau cheiro do local e as baratas que andavam pela lama ao redor do corpo do vendedor de frutas Wilames Alex da Silva, de 28 anos, caracterizavam mais uma cena de homicídio dentro de comunidades da Região Metropolitana do Recife (RMR). Dessa vez, a polícia encontrou a vítima na rua das Flores, em frente à casa de número 128, na comunidade do Campo do Vila, bairro do Espinheiro, no Recife.
Moradores disseram que os tiros foram ouvidos por volta das 21h15 da terça-feira e que a vítima não era conhecida na comunidade. “Por ele não ser conhecido aqui e, segundo relatos da família de não haver envolvimento com drogas, acreditamos na hipótese de ser um crime passional, pois nos informaram que ele tinha uma amante aqui na comunidade”, revelou o delegado da Força-Tarefa da Capital, do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), Gilmar Rodrigues.

18. Estudante é baleado na cabeça

O estudante Leonardo das Chagas, de 18 anos, foi levado às pressas pelo irmão e por um amigo ao hospital Getúlio Vargas (HGV), na noite da última terça-feira, após ter sido vítima de uma tentativa de homicídio na comunidade de Roda de Fogo, no bairro dos Torrões, no Recife. O estudante foi baleado na cabeça e teve, inclusive, exposição de massa encefálica. Por não haver atendimento no HGV, o mesmo foi conduzido ao Hospital da Restauração (HR), onde não resistiu aos ferimentos e faleceu na tarde de ontem.“Nós ficamos desesperados e arrumamos um carro para trazer ele ao hospital. Eu pensei até que ele já estava morto”, relatou Leandro das Chagas, de 20 anos, irmão da vítima. Segundo moradores que estavam no local do crime, a vítima estava embaixo de uma marquise, para se proteger da chuva, quando um homem, identificado pelos moradores apenas por Maurício, teria se aproximado caminhando e disparado contra Leonardo, fugindo em seguida. “Todos viram que foi ele. Esse cara é envolvido com venda de armas aqui na região e já matou mais gente”, contou uma testemunha que não quis se identificar.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog