1. Caminhada pela Vida atrai 15 mil católicos
Uma reunião contra a legalização do aborto e em prol da vida. Foi por essa razão que católicos de mais de cem paróquias pernambucanas participaram da 2ª Caminhada pela Vida, organizada pela Pastoral da Família da Arquidiocese de Olinda e Recife, com o tema “Sim à Vida”. A caminhada aconteceu ontem pela manhã, na avenida Boa Viagem e, segundo estimativas da Polícia Militar (PM), cerca de 15 mil pessoas fizeram parte da manifestação cristã, triplicando o número de pessoas que participaram da caminhada no ano passado. Os fiéis partiram da Praça de Boa Viagem e caminharam até o Segundo Jardim, com a animação de cinco trios elétricos e no ritmo de muitas músicas religiosas e bastante orações.
O diretor espiritual da Arquidiocese de Olinda e Recife Para a Vida e Para a Família, padre João Carlos, comentou a importância de se organizar um ato de fé desse porte, com uma mensagem que leva os dogmas católicos. “Nós queremos sensibilizar a sociedade para o valor da vida, que é, sem dúvidas, inalienável. A vida é o bem maior que recebemos de Deus e, por isso, é preciso valorizá-la, principalmente onde ela se encontra ameaçada”, falou o padre, referindo-se à questão do aborto.
2. Servidores da saúde iniciam greve
Mais um dia de caos está previsto para hoje nos hospitais pernambucanos. Os servidores da saúde ficarão de braços cruzados, em protesto ao projeto de lei estadual que cria as fundações públicas de direito privado. Estima-se que dos 23,5 mil servidores do Estado, 80% paralisem suas atividades. A decisão foi anunciada desde a última terça-feira, em assembléia do Sindicato dos Servidores em Saúde de Pernambuco (Sindsaúde-PE), que reúne mais de nove mil filiados em todo o Estado.
O projeto de Lei Ordinária nº 686/2008 autoriza o poder executivo a instituir “Fundação Estadual de Assistência Hospitalar”. Ele foi aprovado na Assembléia Legislativa e regulamentado. Agora, o governador Eduardo Campos tem 180 dias para sancionar o projeto. Segundo a coordenadora geral do Sindsaúde-PE, Perpétua Rodrigues, a greve só termina com a revogação da lei. Depois de amanhã, haverá uma outra assembléia, às 9h, no Hospital da Restauração, para avaliar os dois dias da paralisação. Durante a greve serão atingidos os serviços de ambulatórios, como consultas e exames.
De acordo com Perpétua Rodrigues, o projeto de lei transfere a responsabilidade do Governo do Estado para a iniciativa privada. “O governo deixa de ser o único responsável pela saúde pública porque os hospitais poderão fazer convênios para atender a planos privados de saúde e com isso a população poderá perder o direito de fiscalizar todo o funcionamento das fundações e seus recursos, já que terá fim o controle social dos Conselhos de Saúde. Desse modo, a quem a população vai cobrar seus direitos?”, questionou.
3. Embriagado mata 2 e é preso
Numa atitude rara em Pernambuco e no País, um motorista embriagado que provocou a morte de duas pessoas – um adulto e uma criança de 9 anos – foi autuado em flagrante por homicídio doloso (intencional) e encaminhado ao Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, sem direito a pagamento de fiança. O caso aconteceu na noite de sábado, na PE-35, que liga os municípios de Igarassu e Itapissuma, no Grande Recife, um dia antes de a Lei 11.705, mais conhecida como lei seca, completar três meses. Quatro pessoas ficaram feridas, mas passam bem.
Depois de tomar seis doses de cachaça, o motorista de um ônibus fretado para o transporte de trabalhadores rurais de Goiana, na Mata Norte, para Itapissuma, Givanildo Olímpio da Costa, 37 anos, perdeu o controle do veículo, de placa KIB-6958, e bateu de frente com a Kombi lotação (placa KIE-4667) onde viajavam todas as vítimas. Morreram na hora o condutor da lotação, Alcione Bandeira, 54, irmão da deputada estadual Ceça Ribeiro (PSB), e a neta dele, Bianca Raquel dos Santos Silva, 9, que ficou presa às ferragens.
O motorista do ônibus nada sofreu. Revoltados com a imprudência, pessoas que presenciaram o acidente tentaram linchá-lo, mas agentes da Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) conseguiram evitar, levando-o para o plantão da Delegacia de Paulista, onde foi autuado. A colisão aconteceu num dos trechos mais perigosos da PE-35, onde existe sinalização indicando o risco de acidentes. A Kombi ficou destruída.
4. Garoto morre após levar surra de colegas
Um adolescente de 14 anos morreu após ter sido espancado por três jovens com quem estudava no CEU Vila Rubi, no Grajaú (Zona Sul de São Paulo). A família do adolescente afirma que ele foi agredido dentro da escola. Na versão da diretoria, a briga ocorreu do lado de fora, na porta do CEU. O caso está sendo investigado pela polícia.
A agressão ocorreu no último dia 3, uma quarta-feira. Luiz Rodrigo de Souza Rocha saía da escola, por volta do meio-dia, quando foi cercado por três estudantes – tinham 11, 12 e 14 anos, segundo colegas. O adolescente levou vários chutes, principalmente nas costas. A agressão só parou após a intervenção dos seguranças do CEU.
Luiz Rodrigo não voltou à escola naquela semana. Na segunda seguinte, foi levado ao Hospital Estadual do Grajaú queixando-se de dores fortes nas costas. Os exames não apontaram nenhum problema, e o jovem foi mandado para casa. As dores não passaram, e ele voltou a procurar o hospital. Como antes, os médicos não encontraram problema.
Na sexta à noite, sem conseguir mexer as pernas e com dificuldade para falar, Luiz Rodrigo foi levado pela última vez ao Hospital Estadual do Grajaú. Morreu naquela mesma noite, nove dias depois de ter sido atacado. A missa de sétimo dia foi rezada na sexta-feira passada.
5. Presa ex-noiva de jogador torturado
Foram presas na manhã de ontem, no Rio, duas pessoas acusadas de envolvimento na tentativa de assassinato de Thiago Jotta da Silva, 25, jogador da categoria de base do Vasco. São elas a ex-noiva do jogador, Aline Padula Vianna Genaro, 23, e a tia dela, Márcia Padula Vianna. A primeira foi detida em sua casa, no bairro Osvaldo Cruz, e a segunda apresentou-se na 44ª DP, de Inhaúma. Suspeita-se que o crime tenha sido cometido porque Thiago terminara o noivado com Aline poucos dias antes do casamento.
Marcia é companheira do policial militar Alexsandre de Freitas da Silva, 33, que não teria aceitado o fim do relacionamento entre o jogador e Aline. O PM está detido administrativamente. A Civil descobriu que Aline convidou Thiago para sair no carro dela na quinta. Eles se encontraram por volta das 14h30. Pouco depois, em Bonsucesso, o casal teria sido abordado por um carro dirigido por Márcia, que estava com Alexsandre e um homem ainda não identificado. Em seguida, Aline teria ido para o carro da madrinha e os dois homens, para o da jovem.
À polícia, o jogador contou que foi algemado e torturado pela dupla e por outras pessoas. Os suspeitos fugiram. Os agentes da 44ª DP tentam agora identificar o cúmplice do PM.
6. Intolerância deve ser criminalizada
“As religiões de matriz africana são as mais vulneráveis ao preconceito, principalamente por parte de outras religiões”. A afirmação foi feita ontem pelo ministro da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos, para quem é necessário combater essa prática que, muitas vezes, se faz por meio da violência. Ele defendeu a criação de um dispositivo “claro”, que criminalize o preconceito por parte de outras religiões.
“Talvez seja necessário um dispositivo legal, que criminalize de forma muito clara essas manifestações religiosas, punindo seus responsáveis”, disse. “Na maioria das situações, os lideres não aparecem, mas seus seguidores são instrumentalizados e orientados a ofender e agredir as religiões, em especial, as de matriz africana”, completou o ministro.
Em entrevista à imprensa, o ministro Edson Santos disse que a legislação atual não é aplicada com rigor. Mas, ponderou que a intolerância é praticada por uma pequena parte da população.
PRECONCEITOAtualmente, a maioria dos crimes de preconceito religioso no país são enquadrados no Artigo 208 do Código Penal, que estabelece detenção de um mês a um ano, ou multa - que pode ser aumentada em até um terço, no caso do emprego da violência.
7. Dr. Fritz - Pacientes de médium fazem protesto
Depois de anunciada a suspensão dos trabalhos do médium mineiro Kléber Aran Ferreira e Silva, que diz incorporar o espírito do médico alemão Adolf Fritz, desde o último dia 12, pacientes e voluntários que trabalhavam com ele no Clube dos Rodoviários, na Imbiribeira, organizaram um ato, ontem, na Praça de Boa Viagem, para a defesa do paranormal. A iniciativa foi uma prévia para o protesto que acontecerá no dia 4 de outubro, às 8h, no mesmo local.
Kléber realizava cirurgias espirituais desde 31 de agosto, mas foi autuado por exercício irregular da medicina quando técnicos da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) e do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), além de policiais da Delegacia do Consumidor fizeram uma vistoria no clube e recolheram instrumentos utilizados nas cirurgias, como bisturis e tesouras. No Recife, mais de 12 mil pessoas já haviam sido atendidas.
A estudante Marília Melo afirma ter sido curada depois de procurar tratamentos em vários locais. “Eu tinha depressão e síndrome do pânico, procurei os melhores médicos de Recife e de Maceió e ninguém conseguiu me curar. Eu não saia de casa e tinha medo das pessoas, mas depois que comecei a frequentar o clube eu estou melhor, é inexplicável. Só quem foi ao local consegue entender toda a fé e energia”. O jornalista Francisco Almeida disse que “lá era o hospital de Deus, não dos homens”. E sugeriu que “as autoridades deveriam fiscalizar o Hospital da Restauração, onde as pessaos estão jogadas no chão e correm riscos de pegar infecção”.
8. Policial que atirou contra brasileiro em blitz é inocentado
O policial americano Christopher Van Ness, 36 anos, foi inocentado pela morte do paranaense André Martins, 25, baleado em 27 de julho ao tentar fugir de uma blitz. O brasileiro trabalhava como pintor e morava ilegalmente nos Estados Unidos desde 2001. Segundo o relatório da Promotoria de Cape Cod, em Massachusetts, EUA, o policial agiu em legítima defesa. No documento, o promotor Michael O’Keefe afirma que “não tomará qualquer medida a respeito do caso”.
Segundo as investigações, Van Ness temia ser esmagado contra seu próprio carro. O relatório sustenta que André dirigia em alta velocidade e, apesar da ordem de Van Ness para que parasse, ele acelerou, chegando a 140 quilômetros por hora.
O"Keefe disse que André estava “sob influência de substância controlada”. Três dias antes, ele havia sido detido por dirigir em alta velocidade.
O relatório da promotoria afirma que, segundo uma testemunha, o policial gritou para que ele “saísse do carro com as mãos para cima”, o que foi negado pela viúva da vítima. Ainda segundo o relatório, André “dispunha de uma arma mortal, o carro, que colocava a sua vida e de outras pessoas, em risco”.
Política
9. Costa faz maior evento de campanha
Em clima de festa, João da Costa (PT) realizou ontem “a grande carreata da vitória” pelas zonas Norte e Sul da cidade, indo da avenida Agamenon Magalhães até o primeiro Jardim da avenida Boa Viagem. O ato mobilizou milhares de carros, além de centenas de motos e bicicletas. Acompanhado do prefeito João Paulo (PT), do governador Eduardo Campos (PSB) e do candidato a vice Milton Coelho (PSB), João da Costa acenava para o povo que se mostrou receptivo, tanto nas ruas como nas janelas de edifícios e residências, ao longo de 13 quilômetros.
Na concentração, moradores das localidades próximas à Fábrica Tacaruna, de onde partiu a carreata, foram demonstrar apoio ao petista. Ao descer o viaduto Joana Bezerra, um grupo do Coque, bastante animado, parou a carreata por alguns minutos com uma enorme faixa com a frase “João da Costa é participação popular”. No Pina mais uma demonstração de apoio de moradores do Bode. Ao longo do percurso veículos se engajavam na carreata, formando uma imensa cauda. Ninguém da coordenação ousou dimensionar o ato, mas avaliaram que foi “a maior carreata que a esquerda já realizou no Recife”.
A euforia que tomou conta da campanha nesta reta final, segundo João Paulo, é resultado da “unidade dos 16 partidos que formam a Frente do Recife, à adesão da militância, um bom candidato a vice, a aprovação do governo e a articulação dos governos Estadual e Federal”. “São elementos importantes para hoje (ontem) darmos essa arrancada para a vitória”, analisou.
10. Raul não descarta usar caso no guia
Ciente da coletiva que sua assessoria jurídica realizaria, de surpresa, na tarde de ontem, o prefeiturável Raul Henry (PMDB) evitou comentar, pela manhã, os laudos da Polícia Federal (PF) relativos ao suposto uso da Prefeitura do Recife (PCR) em benefício do candidato João da Costa (PT). Mas não descartou a exploração do mote no guia eleitoral. “Vamos avaliar”, prorrogou. Ao término da primeira carreata de sua campanha, que saiu do estádio do Arruda e seguiu até a Bomba do Hemetério, num percurso de 10 quilômetros, o peemedebista fez prospecções sobre a reta final da disputa e apostou no segundo turno. “Partimos atrás na campanha por conta do desconhecimento. Agora, leva um tempo para que a identificação transforme-se em intenção de voto. E é isso que explica as mudanças na reta final das campanhas, como no Rio Grande do Sul, por exemplo”, assegurou.
11. Cadoca evita comentar divulgação de laudos
Ao contrário dos outros candidatos da oposição ao prefeito João Paulo (PT), cujos jurídicos se uniram na tarde de ontem, Carlos Eduardo Cadoca (PSC) não quis se envolver na divulgação dos laudos da Polícia Federal sobre o caso da participação de servidores da Secretaria Municipal de Educação na campanha de João da Costa (PT). O social-cristão adiantou que só dará declarações sobre o caso após o juiz da 8ª zona eleitoral, Nilson Nery, emitir decisão, o que só deve ocorrer na próxima quarta-feira. Pela manhã, Cadoca realizou caminhada na Mustardinha, onde conversou com moradores que reclamaram da falta de Infra-estrutura da localidade. As queixas mais recorrentes - segundo o postulante - giraram em torno da iluminação precária, ruas sem asfalto, esgoto a céu aberto e canais sujos.
12. Mendonça Filho continua pedalando
Candidato do DEM à Prefeitura do Recife, Mendonça Filho promoveu, ontem, a quinta “bicicleata azul” de sua campanha, que percorreu sete bairros da Zona Norte. Único prefeiturável da capital a adotar a fórmula, o ex-governador espera - com a postura - incentivar a defesa do meio ambiente urbano e a implantação de mais ciclovias na cidade. Além disso, ele também economiza recursos com a estratégia, que demanda menos investimento que as tradicionais carreatas. Com início na Praça de Casa Forte, às 10h30, a bicicleta passou pelos bairros de Parnamirim, Jaqueira, Graças, Espinheiro, Aflitos e Rosarinho, retornando a Casa Forte, por volta do meio-dia.
13. Deputados trocam tapas em Vitória
A campanha esquentou de vez em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. Integrantes da base do governador Eduardo Campos (PSB), mas adversários no município, os deputados estaduais Henrique Queiroz (PR) e Aglaílson Júnior (PSB) trocaram socos e pontapés no último sábado, após discussão em ato eleitoral. Ocorrido por volta das 16h30, na Avenida Miguel Arraes, bairro do Maués, o incidente foi motivado por disputa de espaço para divulgação de material dos prefeituráveis apoiados pelos parlamentares. Henrique Queiroz é pai do candidato a vice na chapa do deputado Elias Lira (DEM), Henrique Filho. Já Aglaílson Júnior é aliado do postulante Demétrio Lisboa (PSB), o Dedé.
Henrique Queiroz alegou que participava de panfletagem com um grupo de militantes quando foi surpreendido por Aglaílson e três capangas, entre eles um policial militar à paisana, conhecido apenas por Bartolomeu, que estaria armado. Segundo o Henrique, o socialista já desceu do carro pronto para o confontro. “Ele (Aglaílson) gritava: atira, atira, atira! Pensava que iria nos intimidar, mas fomos para cima”, disparou. O deputado relatou, ainda, que o suposto policial quebrou a perna de um de seus militantes.
Economia – gravado
Esportivas
14. Tarde sem gols na Ilha do Retiro
Apesar do esforço e da aplicação tática, o Sport não conseguiu furar o bloqueio do São Paulo, que levou um ponto para o Morumbi. Cerca de 32 mil rubro-negros - o maior público que a Ilha do Retiro recebeu desde a final da Copa do Brasil -, assistiram um jogo movimentado, mas que não saiu do 0x0. Na defesa, o Leão demonstrou a mesma consistência das últimas rodadas, completando assim quatro partidas sem tomar gols. Mas o ataque, desfalcado de Roger, não foi eficiente. Jogadores e comissão técnica de ambas as equipes consideraram o empate um bom resultado. A satisfação com o ponto dentro de casa só pode ser colocada em xeque por conta das próximas rodadas do Brasileirão, pois o Rubro-negro viaja para enfrentar Flamengo e Cruzeiro, que brigam pelas primeiras posições na tabela. O Sport está em décimo.
15. De virada, Timbu cai diante do Galo
Faltou pouco para o Náutico dar continuidade à sua seqüência de cinco jogos sem perder no Campeonato Brasileiro. Sábado, na partida contra o Atlético/MG, válida pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, no Mineirão, o Timbu chegou a sair na frente do placar, mas não conseguiu segurar o resultado e acabou perdendo, de virada, por 2x1. Mesmo com o resultado negativo, a equipe pernambucana permanece na 13ª colocação, com 29 pontos, quatro atrás do próprio Atlético/MG, 12°. O próximo desafio dos alvirrubros será contra o Palmeiras, no próximo domingo, nos Aflitos.
16. Bezerra Coelho anuncia sua equipe
No último e decisivo encontro envolvendo todos os blocos políticos do Santa Cruz, ontem, num prédio localizado na avenida Boa Viagem, o futuro presidente Fernando Bezerra Coelho anunciou, oficialmente, a formação geral da equipe que irá assumir o comando das Repúblicas Independentes do Arruda a partir do dia 7 de outubro até dezembro de 2010. Dando fim ao festival de especulações que alimentavam os bastidores políticos do clube, a única surpresa ficou por conta do anúncio de Sidnei Aires para a vice-presidência do Executivo, já que nomes como o do atual secretário de Transportes do Governo, Sebastião Oliveira, surgiam melhores cotados nas “bolsas de apostas” do Santa Cruz. Aires, que ocupará o lugar de Fred Arruda, atual vice-presidente licenciado, é homem de confiança de Bezerra Coelho e seu braço direito no Porto de Suape, onde exerce a função de gerente geral de Projetos Estratégicos.
17. Salgueiro empata e se complica
Mais uma vez, o Salgueiro, dessa vez jogando em casa, não conseguiu superar a ASA e ficou apenas no 0x0. O resultado deixou os sertanejos numa situação ainda mais complicada nesta Série C. Com apenas dois pontos, o time do Sertão do Estado ocupa a lanterna do Grupo 26 e precisa vencer os seus dois últimos confrontos. Primeiro, quarta-feira, diante do Campinense, às 20h30, em Campina Grande, e, depois, domingo, diante do Confiança, no Cornélio de Barros. Além de somar seis pontos, o Carcará precisará torcer para que os alagoanos, praticamente classificados para o octogonal, vençam seus dois confrontos restantes.
Policiais
18. Menina de 5 anos é estuprada
Mais um caso grave de violência sexual contra criança foi registrado no plantão da Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA). Um homem de 53 anos violentou uma menina de apenas 5 anos de idade, no bairro dos Bultrins, em Olinda. O crime aconteceu na tarde do último sábado, dentro de um imóvel vizinho à residência da tia da garota. O acusado José Maria da Cruz aproveitou a ausência da tia responsável pela criança e praticou sexo anal e oral com a menina.
O crime de estupro foi constatado através do exame de corpo de delito realizado na vítima, no Instituto de Medicina Legal (IML). O criminoso foi autuado em flagrante por estupro presumido - já que a vítima é menor de 14 anos - e depois foi encaminhado ao Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, onde está aguardando julgamento.
A tia da vítima, de 30 anos, disse que José Maria havia chegado recentemente do estado de São Paulo e estava morando na casa da filha dele, que é prima dela. “Minha sobrinha tinha ido até essa casa, que fica no mesmo terreno da minha residência, para brincar com uma vizinha. Quando minha sobrinha entrou na casa, ele estava sozinho. Minha prima - filha dele - tinha saído. Quando ela voltou e abriu a porta, flagrou o pai dela levantando a bermuda e a minha sobrinha vestindo o short”, relatou a tia da garota.
19. Pai ajoelha-se diante do filho morto
A dor de um pai diante do corpo do filho assassinado parecia não comover os moradores da Vila Sotave, em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, que observavam o cadáver de Eliab Gomes de Vasconcelos, de 20 anos, morto com vários tiros no corpo, na noite do último sábado. A indiferença talvez se explique devido ao fato de a comunidade já ter se habituado a conviver com cenas de violência no local. O trabalho do Instituto de Crimalística (IC) na hora de identificar os ferimentos produzidos à bala no corpo do rapaz era acompanhado passo a passo pelos olhares curiosos das pessoas que o cercavam, mas o sofrimento do pai da vítima, não.
20. Motociclista tem cabeça esmagada
Um acidente de moto com vítima fatal foi registrado na Região Metropolitana do Recife (RMR). Após cair sozinho em sua moto, uma Honda, de placa KKA- 3486, na avenida Bom Conselho, em Ponte dos Carvalhos, Cabo do Santo Agostinho, por volta das 18h do último sábado, o motoboy Renato César da Silva Franco, de 25 anos, teve sua cabeça esmagada por um caminhão. O veículo de grande porte vinha logo atrás da vítima e não pôde parar a tempo. O motorista do caminhão fugiu do local.Segundo testemunhas que presenciaram o acidente, a vítima não vinha em alta velocidade e a queda pode ter sido ocasionada por uma ultrapassagem feita pelo condutor da moto. “Ele ultrapassou uma kombi e um ônibus e, poucos metros depois, sem motivos aparentes, caiu da moto. Isso foi justamente na hora que um caminhão vinha passado. O homem teve o azar do caminhão ter pego justamente na cabeça”, contou uma mulher que preferiu não se identificar.
segunda-feira, 22 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bem-vindos ao nosso BLOG
Comentem nossas matérias, deixem seus recados...
Nenhum comentário:
Postar um comentário