Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Jornal do Vale, "onde a notícia chega mais cedo"

1. Parada da diversidade atrai mais de 40 mil

Integrantes do público de Lésbicas, Gays, Bissexuais eTransexuais (LGBT), famílias, casais heterossexuais, curiosos e até aqueles que estavam aproveitando a praia. Os mais variados grupos lotaram a avenida Boa Viagem, ontem, para participar da Sétima Parada da Diversidade. Com o lema “Pernambuco Sem Homofobia - Criminalização Já”, o evento deste ano teve como uma das metas pressionar as Câmaras Federais pela aprovação da lei 122, em tramitação no Senado Federal, que torna crime o preconceito contra o público LGBT. Dados da Polícia Militar do Estado estimam que aproximadamente 45 mil pessoas tenham prestigiado a parada. A concentração do evento aconteceu no terreno ao lado do hospital da Aeronáutica. Ao longo da manhã, vários artistas locais se revezaram na tarefa de animar os que ainda estava chegando. A cabeleireira Sandra Maria, de 34 anos, acredita na parada como uma forma de garantir visibilidade. “Esse é o segundo ano que venho e acho que essa é uma forma de brigarmos para diminuir o preconceito e garantir que tenhamos respeitada a nossa individualidade”.

2. Homens sofrem com queda de testosterona

Os calores, suores noturnos, insônia, diminuição do desejo sexual não deixam dúvidas. Para a maioria das mulheres, a chegada da menopausa é um período de sintomas tão marcantes que é imediatamente detectado. Para os homens, no entanto, a queda da produção dos hormônios sexuais é algo mais sutil. O Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (Daem), nome atual para o fenômeno que era conhecido como andropausa, decorre da deficiência na produção de testosterona. “No caso das mulheres, a menopausa é uma quebra muito marcada na produção de hormônio. Entre os homens, essa diminuição é de cerca de 1% ao ano, a partir dos 40. Ou seja, é algo muito sutil”, explica o coordenador da residência médica em urologia do Otávio do Hospital Freitas, Rodrigo Brasileiro.
A testosterona é o mais importante dos hormônios sexuais do homem, também conhecido como andrógeno ou androgênio. É produzido principalmente pelos testículos e entre suas funções no corpo do homem está a de estimular o desejo sexual e garantir uma ereção sustentada, além de aumentar a massa muscular e sensação de bem-estar. Como, de forma geral, os homens não têm o costume de ir ao médico, sintomas como osteoporose, perda da força muscular, depressão e diminuição da qualidade de vida acabam sendo consideradas como passageiros.

3. ACIDENTE NO SERTÃO Dor e saudade na despedida

Com lágrimas escorrendo pelo rosto, José Oliveira entrou na II Igreja Batista em Casa Amarela, no Alto Santa Isabel, Zona Norte do Recife, ontem pela manhã, para acompanhar o velório da filha, Cinara Cláudia Oliveira Silva, 34 anos. O caixão com o corpo da educadora religiosa estava enfileirado na frente do altar, ao lado de outros cinco mortos da tragédia com o ônibus da empresa Princesa do Agreste, que levava um grupo de 31 evangélicos para um encontro religioso em Araripina, no Sertão de Pernambuco. Sete morreram, 22 ficaram feridos.
À tarde, quando três caminhões do Corpo de Bombeiros transportavam os seis caixões até o Cemitério de Casa Amarela, José Oliveira seguiu o cortejo na Rua Santa Isabel amparado pela família. Cinara, Jaqueline Barroso, Ana Paula Vilanova, Jorge Rodrigues e os pastores Pedro Pereira e Solón de Oliveira foram sepultados em gavetas do Bloco B do cemitério. O velório e enterro de Severina Farias ocorreram em Paulista, município do Grande Recife.
O acidente aconteceu na madrugada de sábado, no KM 85 da BR-316, em Ouricuri, no Sertão. José Oliveira tinha se despedido da filha na sexta-feira, quando ela embarcou no ônibus para a missão evangelizadora. Nesse dia, recorda, trabalhou inquieto e com dor de cabeça. Quando Cinara anunciou a viagem, Oliveira ficou preocupado com as condições da estrada. Mas a educadora, diz ele, estava empolgada porque ajudaria pessoas necessitadas.
“Ela foi uma vez para a missão e voltou muito comovida com a situação das crianças e bebês que passavam fome. Agora, daria continuidade ao trabalho de evangelização”, diz. Solteira, Cinara tinha uma filha de 9 anos e morava com os pais. Freqüentava a igreja com a mãe, também evangélica. “A filha era a razão da vida dela”, ressalta.
Os corpos chegaram às 7h na igreja. Vieram de carro, de uma casa funerária de Araripina. Aos poucos, o templo religioso se encheu de parentes, amigos e curiosos. Pastores se revezavam na leitura de trechos da bíblia, cânticos e louvores para confortar as famílias dos mortos. Uma das passagens bíblicas dizia “nem a morte poderá nos separar da alma de Deus, estaremos nos seus braços, isso é o que nos conforta e nos dá paz.”

4. Triplo homicídio em Petrolina

Três jovens foram assassinados a tiros, por volta das 3h30 da madrugada de ontem, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, a 722 quilômetros do Recife. De acordo com o único sobrevivente, que está internado no Hospital Dom Malan e terá seu nome preservado por motivo de segurança, a chacina foi cometida por três homens que ocupavam duas motos. As vítimas tinham saído de uma festa de vaqueiros no Loteamento Vale Dourado, bairro de Pedra Linda, quando foram emboscadas e mortas pelos criminosos. Os motivos ainda não foram esclarecidos pela polícia, mas a principal hipótese é de crime de execução.
Segundo o sargento Alexandre Queiroz, do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), os assassinos abordaram as vítimas na Estrada da Banana. “Recebemos um chamado informando que haviam quatro corpos na área. Quando chegamos, vimos que três pessoas estavam sem vida e uma delas ainda respirava”, contou.

5. DR. FRITZMédium tenta na Justiça retomar atendimentos

O advogado do médium mineiro Kléber Aran Ferreira e Silva, Marcone Dias, entra hoje com um requerimento à Justiça para que seu cliente volte a realizar atendimentos em Pernambuco. A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) apreendeu, na última sexta-feira, os instrumentos cirúrgicos utilizados pelo médium, que afirma incorporar o espírito do médico alemão Dr. Fritz, em intervenções no Clube Rodoviário, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife. Sem o material, os serviços foram suspensos.
“Estou colecionando decisões de outros Estados, que, por ventura, se assemelhem ao caso dele para requerer, amanhã (hoje), a volta dos atendimentos”, explicou o advogado. “Nunca houve impedimento, prisão ou processo que apontasse estelionato”, afirmou.
Uma secretária que atendeu o telefone celular de Kléber Aran, sem identificar-se, disse que o médium não estava em condições de falar. “Ele está um pouco abatido com a situação. Os atendimentos estão suspensos. Só podem ser retomados com a autorização da Justiça”, disse a mulher.
Mais de dez mil pessoas foram assistidas por “Dr. Fritz” na capital pernambucana, desde o dia 31 de agosto. Técnicos da Apevisa afirmaram que as condições de higiene do ambiente eram inadequadas e apresentavam risco à saúde. Foram apreendidas 557 agulhas comuns, 22 pinças, oito bisturis e três tesouras de costuras utilizadas nas “cirurgias espirituais”. Todo o material será encaminhado hoje ao Instituto de Criminalística (IC).

6. Temporal deixou 180 desabrigados

O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na última quarta-feira deixou 180 pessoas desalojadas, de acordo com a Defesa Civil Estadual. Quatorze municípios estão em situação de emergência. São eles: Harmonia, Mato Leitão, São José do Sul, Pareci Novo, São Sebastião do Caí, Montenegro, Maratá, São Sepé, Sobradinho, Tabaí, Picada Café, Triunfo, Nova Petrópolis e Venâncio Aires.
Um homem morreu atingido por um raio em São Francisco de Assis, e uma mulher ficou gravemente ferida em Nova Petrópolis ao ser atingida por uma árvore. A Defesa Civil contabiliza ainda 28 pessoas levemente feridas durante o temporal, todas já atendidas e liberadas. Cerca de 70 imóveis foram destruídos devido às chuvas, acompanhadas de precipitação de granizo e de fortes ventos. Até a tarde do sábado, a Defesa Civil havia distribuído 1.430 kits de limpeza, 2.090 kits com colchão, travesseiro, cobertor e lençóis, e ainda 950 filtros de água, 62 rolos de lona, 250 travesseiros extras e 500 telhas.

7. Hanseníase - Pensão beneficiou 6% dos portadores

Um ano após entrar em vigor, a lei que instituiu o pagamento de pensão especial a pessoas com hanseníase internadas em colônias pelo Estado beneficiou apenas 6% das 9,2 mil pessoas que pediram o benefício. O dado é do Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas por Hanseníase (Morhan), entidade que presta auxílio a vítimas da doença.
Até agora, cerca de 550 pessoas passaram a receber a pensão, de acordo com o Morhan. A entidade calcula, ainda, que cerca de 300 ex-internos de colônias que viviam segregados da sociedade tenham morrido desde que a lei foi promulgada, em setembro do ano passado. Na última quarta-feira uma comissão, formada por 170 moradores e ex-internos de colônias, vítimas da doença e entidades de apoio, exigiu do governo maior rapidez nos trabalhos da comissão que julga os pedidos de pensão. A comitiva reuniu-se com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o chefe de Gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho, o senador Tião Viana (PT-AC) e representantes da Secretaria Especial dos Direitos Humanos.

8. Casal que esquartejou filhos é transferido

João Alexandre Rodrigues, 39, e Eliane Aparecida Antunes Rodrigues, 36, foram transferidos da Delegacia de Ribeirão Pires para duas penitenciárias de Tremembé (147 km de SP). A transferência dos dois ocorreu na madrugada do sábado, discretamente, para evitar tumultos.
O pai e a madrasta de João Vitor, 13, e Igor Giovanni, 12, são acusados de matá-los por asfixia e depois incendiar e esquartejar os corpos. Rodrigues ficará na mesma penitenciária onde está o estagiário de direito Alexandre Nardoni, acusado de matar a filha, Isabella, 5, jogando-a do sexto andar do prédio em que morava. Eliane vai ficar na mesma unidade onde estão Anna Jatobá, madrasta de Isabella, e Suzane von Richthofen, condenada por matar os pais, Marísia e Manfred von Richthofen.

9. Dois jovens se afogam em praia da Bahia

Tinha tudo para ser um domingo de sol como outros para os quatro amigos que saíram do bairro periférico de Narandiba para a praia da Boca do Rio, em Salvador. Uma inesperada tragédia, porém, alterou os planos de diversão dos rapazes, na manhã de ontem, quando dois deles se afogaram. O corpo de João Marcos Neves dos Reis, 16 anos, foi achado na altura da praia de Armação, por volta das 10h.
Uma equipe do Salvamar, com apoio do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), continuava, ainda à tarde, as buscas por Luciano de Jesus Souza, 14. “Nessa situação já não espero encontrá-lo com vida”, resignou-se o pai, João de Souza, 41. Os outros dois adolescentes, Murilo de Souza Chagas, 14, e Uilton da Glória, 15, quase se afogaram, mas ainda conseguiram escapar com vida do mar.
O fato ocorreu por volta das 8h15, na praia situada atrás da sede do Esporte Clube do Bahia. De acordo com Souza, era um costume do filho e dos amigos, todos vizinhos, sair de Narandiba para passear de bicicleta, antes de parar na Boca do Rio. “Ele não sabia nadar, então a gente recomendava que não entrasse no mar”, contou, enquanto aguardava notícias do paradeiro do filho, na praia de Armação. Luciano trabalhava numa serralheria e não estudava.
Inconsolável estava o pai de João Marcos, Antônio José dos Reis. Ao lado do corpo estirado do filho na areia, coberto por toalha e camisas, ele chorava a morte do garoto, estudante do 3º ano.

Política

10. Mendonça Filho vê arrogância do PT

O candidato a prefeito do Recife, Mendonça Filho (DEM), realizou ontem mais um passeio cilcístico e fez críticas sobre a postura dos seus adversários, principalmete ao prefeiturável João da Costa (PT) que, nesta reta final de campanha, vem utilizando a frase “Caminhada da Vitória.” Segundo o democrata, não são os caciques políticos que mandam nas eleições, mas o eleitor. “Meu trabalho não muda, eles estão com um ar de auto-suficiência e isso mostra a arrogância do PT em achar que ganha logo de primeira. Mas fico tranqüilo, que continuem com a soberba e o salto alto, porque eu levarei a campanha para o segundo turno e ganharei”, defendeu Mendonça.

11. Costa monta “carreata da vitória”

O candidato João da Costa (PT) não quis comentar, ontem, avaliações – endossadas por candidatos oposicionistas – de que já teria atingido um teto de crescimento nas pesquisas, depois que a 4ª rodada Ibope indicou uma oscilação negativa de um ponto em seus percentuais de intenção de voto. Assegurando não se preocupar com números, Costa disse que as sondagens apontam para “a consolidação da perspectiva de vitória no primeiro turno”. E é nesse espírito que ele pretende organizar as atividades da reta final da campanha. Após participar ontem de uma caminhada em Boa Viagem, o petista anunciou para o próximo domingo a “carreata da vitória”.
“Começamos agora a montar a agenda dos maiores eventos da campanha. No próximo domingo faremos a carreata da vitória, do Tacaruna a Boa Viagem. Também teremos uma grande caminhada no Centro e estamos organizando um ato com a presença da ministra Dilma Roussef (Casa Civil)”, informou.

12. Cadoca avisa: “O jogo está na metade”

O candidato a prefeito do Recife, Carlos Eduardo Cadoca (PSC) disse ontem, durante caminhada na rua da Lama, no Prado, que é preciso ficar atento aos candidatos que estão de “salto alto”, pois a eleição ainda não acabou. “O jogo está na metade, não acabou, ainda tem o segundo tempo. Estou na rua fazendo minha campanha, buscando o voto. Trabalho na perspectiva de um segundo turno”, declarou.
Na avaliação do social-cristão, “a arrogância não combina com a política”. Segundo ele, inúmeros exemplos de salto alto e arrogância no Recife não tiveram resultado positivo. Para o postulante, o jogo eleitoral só termina no dia 5 de outubro, quando os votos forem computados. “Até lá, cada político faz sua avaliação, mas o que vale mesmo é o voto na urna”, observou Cadoca.

13. Caruaru: João Lyra canta vitória

Em sua primeira participação na campanha política desta cidade, o governador Eduardo Campos foi, ontem à tarde, a principal atração da segunda grande carreata do candidato José Queiroz (PDT). Em quase três horas de evento, centenas de carros saíram do comitê central, na Avenida Agamenon Magalhães, e percorreram as principais ruas da cidade. Animado, o vice-governador João Lyra Neto (PSB) previu a “maior vitória política de Caruaru”. Já Queiroz minimizou as denúncias feitas pelo adversário Rivaldo Soares (PPS) sobre críticas dele ao governo do PT, em entrevista dada em 2005. Para o pedetista, ele não sofrerá prejuízo eleitoral com o episódio.
A carreata começou por volta das 16h30. Nos bairros mais populosos, como Salgado e São Francisco, as pessoas aguardavam com bandeiras e cartazes e acenavam para os candidatos. Com agenda que previa compromissos ainda ontem à noite em Recife, o governador não ficou até o final. Acompanhado do deputado federal Armando Monteiro Neto (PTB), ele seguiu para o Recife aproximadamente duas horas depois do início do evento.

14. Belas vitórias de Sport e Náutico

Dizer que Pernambuco fez bonito ontem na Série A do Campeonato Brasileiro não seria justo com Náutico e Sport. Os dois times que representam o Estado na Primeira Divisão fizeram muito mais que vencer. Eles arrasaram seus adversários, enchendo de orgulho alvirrubros e rubro-negros. O Leão aplicou no Figueirense uma goleada de 5x0 na Ilha do Retiro, enquanto o Timbu fez 3x1 no Vasco, em pleno São Januário. A tarde de domingo só não foi completa porque o Salgueiro decepcionou na Série C. O Carcará foi derrotado por 3x1, perdendo a invencibilidade que tinha em seus domínios. No Recife, o Sport foi impiedoso. Liderada pelo atacante Roger, autor de dois gols, a equipe apresentou um futebol perto da perfeição, ao defender com precisão e atacar em bloco, com bom aproveitamento nas finalizações. Ao Figueirense, não sobrou tempo para reagir. Enquanto isso, no Rio de Janeiro, o Náutico voltou a ganhar longe do Recife, mostrando um futebol convincente. Mais do que a vitória, os alvirrubros conseguiram se afastar da zona de rebaixamento, para onde empurraram o time carioca.

15. Fernando conhece casa tricolor

Em “A Arte da Guerra”, livro de estratégias mundialmente conhecido, o general chinês Sun Tzu escreve que o conhecimento do campo de batalha é fator essencial para se conquistar a vitória sobre o inimigo. Homem inteligente que é, o futuro presidente do Santa Cruz, Fernando Bezerra Coelho, tratou de conhecer aquele que será o seu campo de batalha nos dois próximos anos, caso realmente seja aclamado como mandatário coral na eleição do dia 30 deste mês. Ontem pela manhã, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado fez uma visita ao Arruda, a fim de verificar de perto a realidade da casa dos tricolores.

16. Nada deu certo para o Salgueiro

Numa tarde em que nada deu certo, o Salgueiro conheceu ontem sua primeira derrota na série C do Campeonato Brasileiro atuando dentro de seus domínios, o Estádio Cornélio de Barros. O Carcará caiu diante do Campinense/PB, por 3x1. Além de perder a invencibilidade que sustentava até então nos jogos em casa, o time sertanejo assumiu a lanterna isolada do Grupo 26 da competição, com apenas um ponto. Agora, se quiser permanecer sonhando com a classificação para a série B, o Carcará terá que se superar contra a ASA/AL, quarta-feira, em Arapiraca.

Policiais

17. Ex-preso executado com três tiros

“Ele estava lá em casa bebendo (distante aproximadamente três quilômetros do local do crime). Em menos de dez minutos, percebi que ele não estava mais lá e perguntei: ‘Cadê o Negão?’. Foi quando me responderam: ‘O Negão? Acabaram de derrubar!’”, contou a irmã da vítima, a dona de casa Marinalva Ferreira, de 40 anos. Em liberdade há cinco meses, depois de cumprir pena por assalto à mão armada, o desempregado Reginaldo Luiz Costa, de 30 anos, foi assassinado, na tarde do último sábado. O crime aconteceu por volta das 15h, na rua Pico da Neblina, no Ibura, Zona Norte do Recife. Segundo a irmã da vítima, após sair da prisão, ele fazia artesanato, levava uma vida tranqüila e não recebia nenhum tipo de ameaça.

18. Segurança é morto com cinco disparos

O segurança de rua João Joaquim da Silva Neto, de 26 anos, foi brutalmente assassinado com cinco tiros no bairro de Cajueiro Seco, Jaboatão dos Guararapes. O crime aconteceu por volta das 20h da última sexta-feira na rua São Bernardo. Segundo testemunhas, o assassinato foi um acerto de contas já que a vítima jurou que vingaria um amigo, identificado apenas como Binho. O rapaz teria sido ferido em um tiroteio, há cerca de 15 dias, ocorrido em um bar de Cajueiro Seco.
Ainda de acordo com algumas pessoas que estavam no local no momento do homicídio, João Joaquim foi surpreendido por dois elementos. A dupla chegou em uma motocicleta, parou e disparou várias vezes contra o segurança. De acordo com a Divisão de Homicídios Força-Tarefa Sul, responsável pela área, ainda não há identificação dos suspeitos. Após ser periciado pelo Instituto de Criminalística (IC), o corpo foi removido para o Instituto de Medicina legal (IML).

19. Adolescente executado na UR-1

Um garoto foi encontrado morto com tiros na cabeça por volta das 23h15 da última sexta-feira na praça da UR-1, no Ibura, no Recife. A vítima foi identificada por conhecidos que estavam no local do crime apenas como Tiago, de 15 anos. Além dele, outro jovem também foi baleado. O rapaz, que preferiu não ser identificado, estava no local do crime e foi atingido por um disparo na perna.
“Eu estava esperando a minha namorada junto com um casal de amigos. Neste momento, vieram dois caras em uma motocicleta e atiraram nele (Tiago). Eu me abaixei para me proteger dos tiros e pedi para Deus me ajudar”, relatou o garoto baleado. Ele foi levado à policlínica do Ibura e, em seguida, encaminhado ao Hospital da Restauração.
A primeira unidade policial a chegar ao local para isolar a área foi o 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Após as investigações preliminares realizadas ainda no momento do homicídio, a polícia suspeita do envolvimento da vítima fatal com o tráfico de drogas na região. Depois de periciado pelo Instituto de Criminalística, o corpo de Tiago foi removido para o Instituto de Medicina Legal (IML). Ainda não há pistas sobre a autoria do assassinato. O caso deverá ficar sob a responsabilidade da Delegacia do Ibura.

20. Assassinado ao sair de um pagode

Os moradores do bairro de Arthur Lundgren l, no município do Paulista, ficaram chocados na madrugada do último sábado ao ver o corpo de Evandro Ramos Costa, de 17 anos, estendido na calçada da avenida Palmares, em frente à loja de número 34. Segundo testemunhas, o rapaz estava no pagode que costumava freqüentar quando aconteceu uma confusão. Ao sair do bar, Evandro foi atingido por um tiro na cabeça. Ele ainda tentou correr, mas não resistiu aos ferimentos e caiu desfalecido a alguns metros de onde levou o disparo.Segundo o padrasto da vítima, Adriano Oliveira da Silva, de 25 anos, Evandro era estudante e não tinha nenhum envolvimento com drogas. “Ele estava cursando a 8ª série e gostava de vir para esse bairro porque tem alguns amigos que moram por aqui”, contou o padrasto, sem conseguir conter as lágrimas. A vítima morava com a mãe e o padrasto no bairro de Mirueira, também em Paulista. “A mãe dele está desesperada. Não sei nem como ela está vindo para cá”, revelou Adriano.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog