1. Servidores da Saúde param hoje
Auxiliares e técnicos de enfermagem, laboratório e raio-x, alguns profissionais de nível superior, entre outros que atuam nos ambulatórios e na área clínica dos grandes hospitais da Região Metropolitana do Recife (RMR) e regionais irão paralisar, hoje, suas atividades por 24h. A mobilização começa às 6h nas unidades ambulatoriais do Estado e às 7h na área clínica dos hospitais, onde os profissionais atenderão em esquema de revezamento, ou seja, metade do quadro deverá trabalhar, nos dois turnos. Apenas quem atua nas grandes emergências não deverão participar da paralisação. A perspectiva do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Seguridade Social (SindSaúde) é de que 70% dos cerca de 23,5 mil servidores da saúde façam parte do movimento.
2. Consultas suspensas no Getúlio Vargas
Faltava apenas um exame para que a cirurgia de retirada das pedras que o caseiro Salatiel Florêncio, de 25 anos, tem nos rins fosse marcada. O teste seria mostrado ontem ao urologista, em uma consulta agendada há quase dois meses no ambulatório do Hospital Getúlio Vargas (HGV), localizado no bairro do Cordeiro. No entanto, devido à ausência de profissionais com essa especialidade, o paciente teve de voltar para casa sem atendimento. Salatiel não pode nem remarcar a consulta, já que as marcações também foram suspensas. “Estou preocupado. Estou tratando desse problema há dois anos, quando estava perto de me operar, falta médico. Agora vou ver se consigo me consultar em outro hospital público”, desabafou.
3. Professores também parados
Todas as 1.105 escolas com 924 alunos da rede pública estadual de Pernambuco, além de algumas municipais, param hoje por 24 horas. Trata-se de uma ação de advertência dos mais de 40 mil professores da rede estadual, como parte de uma ação nacional, sob o slogan “O piso é lei, faça valer!”. A categoria inicia uma ampla campanha nacional como resposta a tentativa de alguns secretários estaduais e municipais de educação de entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade , que institui o Piso Salarial Profissional Nacional. Em todo o Brasil mais 500 mil profissionais aderem a causa, marcada para todo o dia 16 de cada mês, data alusiva a sanção da lei. Apesar de Pernambuco ser o primeiro o estado a antecipar o pagamento do Piso para este mês, o movimento é solidário à causa. A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação (SEE) informou que Pernambuco foi o primeiro a antecipar o valor referente ao Piso para os professores. Por conta disso, a SEE acredita que não haverá paralisação das aulas hoje na rede pública de ensino. Caso isso venha ocorrer, será um ato de solidariedade aos colegas de outros estados.
4. Menino de oito anos ajuda mãe a dar à luz
Apesar do sonho de se tornar policial, o estudante Robert Vieira de Lima, 8 anos, agiu ontem como médico. Ele ajudou sua mãe, Roberta Cristina Aparecida Vieira, 27, a dar à luz a mais nova integrante da família. O nascimento de sua irmã se deu na casa em que eles moram na Cohab Juscelino Kubitschek, na Zona Leste de São Paulo, enquanto o pai, Leonardo Sabino, 28, procurava ajuda para a mulher.
Quando Sabino voltou, acompanhado da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Lidiane já havia nascido. A menina pesa 3,140 quilos e está em observação no hospital geral de Guaianases com a mãe.
“Tô feliz por ter ajudado minha mãe e ter salvo minha irmãzinha. Tô me sentindo um herói”, disse o garoto, fã do Homem-Aranha.
Roberta começou a sentir contrações por volta das 3h. Ela, no entanto, preferiu esperar o dia amanhecer para ir ao hospital porque fazia frio. Porém, com as dores se intensificando, Roberta não conseguia dormir e o marido decidiu sair para chamar uma ambulância.
Enquanto Sabino buscava auxílio, Roberta foi tomar banho. “Ela começou a gritar muito debaixo do chuveiro”, disse o filho Robert.
Ele tirou a mãe do chuveiro e a colocou em sua cama. “Foi muito rápido. Ela falou: ‘empurra a barriga’. Aí eu falei: ‘e você tem de fazer força’. Ela fez e saiu a cabeça”, contou o menino, que disse ter ‘aprendido’ na televisão a arte de ser parteiro. A partir daí, segundo ele, veio a parte mais fácil: “peguei no pescoço dela e puxei devagar para não machucá-la”.
CHORO
Robert, a pedido da mãe, pegou uma tesoura e ela mesma cortou o cordão umbilical. O garoto, por sua vez, buscou uma toalha e cobriu a irmã. “Quando terminei de enrolar a toalha, ela começou a chorar e abriu os olhos. Ela chorava muito”, contou, com um sorriso no rosto.
Quando Sabino voltou, cerca de meia hora depois, recebeu a notícia. “Queria assistir ao parto no hospital e, no fim, meu filho ajudou minha filha a nascer. Nunca imaginei que ele tivesse sangue frio para fazer isso. Estou feliz e orgulhoso”, afirmou.
Sabino disse que antes de sair de casa tentou ligar para o Samu, mas a ligação não foi atendida. Então, ele seguiu para a base da GCM e levou os guardas até sua casa. Foram eles que levaram Roberta e Lidiane para o hospital.
5. Pai tenta estuprar a própria filha
Um homem de 33 anos foi preso, por volta das 15h de ontem, após tentar abusar sexualmente da filha de 13 anos e espancar a adolescente e mãe dela, esposa do acusado. O crime aconteceu em Caruaru, Agreste de Pernambuco. Segundo a polícia, ao perceber o barulho, vizinhos acionaram a polícia. “Ele tentou estuprar a filha, mas ela e a mãe tentaram evitar. Com raiva, o acusado bateu nas duas com um pedaço de madeira”, explicou um policial, sem se identificar. Com cortes na cabeça, mãe e filha seguiram para o Hospital Regional do Agreste, onde foram medicadas e liberadas em seguida. O agressor foi levado para a Delegacia Regional de Caruaru e lá foi autuado em flagrante. Ele se encontra no Presídio Juiz Plácido de Souza, em Caruaru.
6. Acidente de carro deixa 11 mortos e 14 feridos
Onze pessoas morreram e pelo menos 14 ficaram feridas numa colisão entre uma van, modelo Sprinter, e um Fiat Uno, na BR-242, próximo à cidade baiana de Itaberaba, distante 276 quilômetros de Salvador. O acidente aconteceu por volta das 17h do domingo, no km 193 da rodovia.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os ocupantes dos dois veículos eram amigos e retornavam de uma partida de futebol no povoado de Itaíba (em Itaberaba).
O acidente aconteceu quando o motorista tentou fazer uma ultrapassagem num trecho perigoso e, como vinha outro veículo na direção contrária, tentou voltar para a faixa original, se chocando contra a lateral da van. Com o impacto, a Sprinter foi jogada para fora da pista e caiu em uma ribanceira, capotando diversas vezes. Os 11 mortos estavam na van, que transportava 30 passageiros, muito acima da sua capacidade máxima, que é de 16 pessoas sentadas.
Ainda segundo a PRF, os motoristas dos dois veículos estavam brincando ao volante, tentando fazer sucessivas ultrapassagens entre si, quando ocorreu o desastre.
Todos os ocupantes dos dois veículos residiam no povoado de São Vicente (também pertencente a Itaberaba) e a maioria era formada por crianças e adolescentes.
Como os ocupantes da van não estavam com documentos de identificação, somente ontem a PRF divulgou o nome de todos os mortos.
Os feridos foram encaminhados em sua maioria para o Hospital Regional de Itaberaba e três foram transferidos para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, devido à gravidade dos seus ferimentos. Os corpos foram liberados ontem pelo Instituto Médico Legal (IML) de Itaberaba. O enterro das vítimas será realizado em Vila de São Vicente. O condutor do Uno está foragido.
7. CASO JOÃO ROBERTOFamília de menino será indenizada
A Justiça do Rio condenou ontem o Estado a pagar dez salários mínimos mensais aos pais de João Roberto Amorim, 3 anos, morto no dia 6 de julho após ser baleado quando estava dentro do carro da mãe, no Rio, em suposta perseguição policial. Dois PMs são acusados de matar o garoto. O governo do Rio também terá que pagar, durante seis meses, tratamento psiquiátrico para os pais, o irmão e os avós de João Roberto, segundo a decisão da juíza Cristiana Aparecida de Souza Santos, da 4ª Vara de Fazenda Pública. “Ao final de seis meses, serão reavaliados e, se os médicos julgarem necessário, o Estado continuará a pagar o tratamento”, prevê a sentença.
8. Beira-Mar mobiliza 50 policiais
O traficante Luiz Fernando da Costa, Fernandinho Beira-Mar, esteve mais uma vez no Rio ontem para acompanhar depoimentos, desta vez de testemunhas de acusação de um dos processos a que responde. Para passar menos de duas horas no 3º Tribunal do Júri, a Polícia Federal precisou montar uma megaoperação, com mais de 50 homens, para tirá-lo do presídio federal de Campo Grande e permitir que ele assistisse ao depoimento de três testemunhas. No processo, Beira-Mar é acusado de liderar uma guerra de facções dentro do presídio de segurança máxima Bangu 1, quando foram mortos quatro presos de uma quadrilha inimiga. A volta do traficante para Mato Grosso do Sul estava prevista para a noite de ontem.
9. Bebê é achado em posto de gasolina
Um bebê de aproximadamente 1 ano e 8 meses foi encontrado em um posto de gasolina de São Vicente, litoral sul de São Paulo, na madrugada de domingo. Descalço e vestindo um conjunto de moletom sujo, o menino estava no Centro da cidade, quando um grupo de jovens que voltava de uma festa o ouviu chorando.
De acordo com o conselheiro tutelar João Tadeu de Lima Maurício, que atendeu ao chamado, a criança foi levada ao Centro de Referência em Emergência e Internação (CREI) e passa bem. “A equipe examinou e viu que não era vítima de maus tratos”, disse Maurício. O caso foi registrado no 1º Distrito Policial de São Vicente como abandono de incapaz e o bebê foi encaminhado ao abrigo Lar de Assistência ao Menor (LAM) da Cidade Náutica.
Política
10. João vê números estáveis como arma
A vitória no primeiro turno continua dentro dos planos do prefeiturável João da Costa (PT), que enxerga na sua estabilidade das pesquisas de opinião seu maior trunfo para decidir a eleição. “Não costumo me ater a número. Tivemos várias pesquisas com variáveis de dez pontos de diferença, mas o importante é que tivemos com percentual maior do que a soma dos outros candidatos em todas as pesquisas. Esse é o desejo da população”, disse João da Costa, em entrevista concedida a Nossa Rádio FM.
O petista reconheceu a importância de seus padrinhos políticos para seu crescimento meteórico, mas também fez questão de ressaltar que soube aproveitar os apoios, além de valorizar o próprio desempenho. “O amadurecimento do povo está associando a candidatura de João da Costa aos feitos do presidente Lula (PT) e do prefeito João Paulo (PT). Agora, o candidato tem contribuído porque faz a diferença. Tem muito lugar que existe esse apoio e o mesmo não acontece”, relatou.
11. Cadoca vai engrossar tom de críticas na TV
Depois de muita insistência do conselho político de sua campanha, o prefeiturável do Recife Carlos Eduardo Cadoca (PSC) deu o braço a torcer e decidiu engrossar o tom das críticas ao Governo João Paulo (PT), no seu guia eleitoral da TV. A mudança de estratégia - revelada, ontem, após caminhada no Alto José Bonifácio - pode ter sido motivada pela queda do social-cristão nas intenções de voto, de acordo com as últimas pesquisas. O objetivo de Cadoca é mostrar que o “Recife não é essa maravilha que se vê na TV”. A postura mais incisiva já pôde ser vista ontem, no programa da noite, quando Cadoca criticou a gestão da saúde pública por parte da atual administração.
12. Mendonça Filho aponta “retrato do descaso”
A estratégia de polarização com o PT, adotada por Mendonça Filho (DEM) para sua campanha à Prefeitura do Recife, deu a tônica, ontem, no lançamento das propostas para a área de Planejamento Urbano. Em tom de ironia, Mendonça chegou a questionar a escolha de João da Costa (PT) - que comandou a pasta durante quase todo o Governo João Paulo (PT) - para representar a continuidade da atual gestão. “O retrato do planejamento no Recife é de descaso. Incrível que esta área tenha gerado o candidato, porque é uma área crítica do Recife”, disparou o ex-governador. O tom ácido do ato foi dado, principalmente, pelo coordenador-geral da campanha mendoncista, o arquiteto e urbanista, Paulo Roberto Barros, que, até então, só atuava nos bastidores.
13. Candidato de Amaraji é cassado
O débito do TRE em relação a julgamento de registros de candidaturas pouco foi alterado na sessão de ontem. Dos três processos pendentes desde a última reunião da Côrte, na quarta-feira passada, apenas um foi julgado - o do prefeiturável de Amaraji, Adailton Antonio de Oliveira (PSB). Ele teve a candidatura indeferida por unanimidade. Pesou na decisão condenação do TCU, relativa à não prestação de contas do convênio com o Fundo Nacional de Educação (FNDE). De resto, permanecem se arrastando no Pleno os recursos do candidato à Prefeitura de Goiana, Beto Gadelha (PSL), e de Fábio Dantas (PSB), postulante em São Benedito do Sul. O resultado de ambos era esperado para ontem, mas o desembargador Ademar Rigueira pediu, respectivamente, o adiamento do primeiro e vista para o segundo. A iniciativa atrasou ainda mais a conclusão da análise dos registros, que vem se estendendo desde quando o prazo do calendário eleitoral se esgotou, no dia 6 de setembro.
14. Prefeito: filha assinou pela mãe
Em defesa às denúcias feitas por quatro vereadores, de que a Prefeitura de Tamandaré utiliza notas falsas, superfatura as obras e assina contrato com pessoa que já morreu, o atual prefeito Paulo Romero (PSB) respondeu que o registro de preços para a compra de material de escritório, em 2008, é no valor de R$ 709.794,56, mas, até o momento, o município utilizou cerca de R$ 148 mil nas compras. O material é destinado ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), para a Secretaria de Política Social e demais pastas. Sobre a assinatura da falecida Edna Nunes de Lima, como representante da empresa TE Papelaria, o socialista se defendeu: “Eles trouxeram documentos sem o registro do cartório, onde mostra que Ednara Freire da Siqueira, filha, sócia e representante legal (da empresa), assinou o contrato no lugar da sua mãe, a falecida Edna Nunes. Isso é uma manipulação eleitoral, pois os parlamentares que fizeram a denúcia estão concorrendo nestas eleições a cargos políticos”, ressaltou.
Esportivas
15. Carlinhos Bala: o coringa leonino
Os “coringas”, na gíria do futebol, são aqueles jogadores que têm a capacidade de atuar em mais de uma posição, facilitando assim a vida dos treinadores mais inventivos, ou daqueles que não possuem um elenco mais recheado. Domingo, diante do Figueirense, Carlinhos Bala substituiu Sidny na ala direita. Foi a terceira posição diferente em que ele atuou no Sport, onde já disputou jogos como meia e segundo atacante, a sua função de origem. O técnico Nelsinho Batista aprovou a participação de Bala. “Carlinhos nos ajudou bastante no jogo, tanto apoiando o ataque como na marcação. Ele já havia feito essa função indiretamente em outras partidas, cumprindo um importante papel defensivo. Contra o Figueirense ele foi escalado na posição e deu conta do recado”, disse o treinador.
16. Alvirrubros de bem com a vida
Fazia tempo que uma reapresentação no Náutico não acontecia com um ambiente tão descontraído. Nada que uma vitória de 3x1, fora de casa, em cima do Vasco da Gama, com vários desfalques, e a manutenção de quatro jogos sem derrotas não faça. Aliás, as coisas tendem a melhorar nesta semana, com a possível liberação de dois atletas que estavam no Departamento Médico. Ainda ontem à tarde, o atacante Cristiano Tiririca, ou melhor, Cristiano Silva - como ele quer ser chamado a partir de agora -, foi apresentado aos companheiros de time.
17. Chapa pode ganhar dois nomes hoje
Desde que assumiu o posto de candidato único na eleição coral, marcada para o dia 30 deste mês, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Fernando Bezerra Coelho, tem tido um cuidado especial na composição da sua chapa, que terá papel fundamental na sua gestão, como sempre afirma o próprio. Porém, acompanhado de tanto zelo, Bezerra Coelho tem encontrado certa dificuldade para conseguir fechar nomes que unam competência, confiança e disponibilidade para ocupar os cargos disponíveis.
18. Carcará quer mostrar que não está abatido
O que era esperança virou decepção. Ao ser derrotado por 3x1, no Cornélio de Barros, no último domingo, o Salgueiro deixou escapar a chance de ficar entre os líderes do Grupo 26 da Série C. O resultado negativo deixou os sertanejos em uma situação pouco confortável nesta terceira fase. Com apenas um ponto, o Carcará segura a lanterna da chave. Amanhã, diante do líder ASA, em Arapiraca, a equipe do Sertão do Estado tem a chance de mostrar que não se abalou com a derrota.
Policiais
19. Mototaxista executado com tiros de pistola
Noite de desespero para a família do mototaxista Bruno Paulino da Silva, de 21 anos, que foi assassinado por volta das 22h30, enquanto trabalhava na rua 24 de fevereiro, no bairro de São José, conhecido também como Corrope, em Jaboatão Velho, Jaboatão dos Guararapes. Segundo testemunhas, a vítima conduziu um cliente em sua moto, de placa KKT-4477, até o local onde o próprio assassino estava esperando. Bruno foi atingido por dois tiros de pistola na cabeça.
O mototaxista costumava fazer ponto no bairro de Vila Rica, também em Jaboatão, e era dependente químico. “Alguns conhecidos diziam que ele estava usando drogas, mas não imaginei que as conseqüências poderiam ser tão graves”, disse, emocionado, o pai do jovem, Gercírio Paulino da Silva, que completou: “ele tinha acabado de comprar essa moto e estava feliz porque estava ganhando o próprio dinheiro honestamente”. Segundo o soldado Adjailton Marinha, do 6º BPM, “os assassinos certamente queriam pegar ele, isso foi execução”.
20. Assassinato choca moradores
Fábio Francisco de Assis, 23 anos, foi assassinado a tiros dentro de casa, enquanto assistia televisão, no bairro Beira Mar 2, rua Josefa de Albuquerque Pereira, em Igarassu. O crime aconteceu por volta das 21h do último domingo. O assassinato chocou os moradores do bairro. “Eu ouvi um barulho de chutes, como se estivessem arrombando a porta. Depois uns tiros. Aí eu vim correndo e quando cheguei em casa vi meu filho morto”, chorou a mãe da vítima, Lúcia Laura da Conceição, ao narrar como ficou sabendo da morte do único filho homem. Ela estava na rua próxima à casa quando o crime ocorreu.A vítima era estudante e cursava o 1º ano do Ensino Médio. Ele morava com a mãe e duas irmãs na casa onde foi executado. Segundo a polícia, não há indícios do envolvimento da vítima com drogas, e a família garantiu que o comportamento de Fábio era normal nos últimos dias. “A gente nem imagina o porquê do assassinato”, afirmou a irmã do rapaz, que não quis ser identificada. A Divisão de Homicídios da Força Tarefa Sul (DHPP) foi a responsável pela perícia e a primeira investigação do caso. Ainda não existem suspeitas do criminoso nem como o crime aconteceu. Moradores não quiseram falar sobre o ocorrido. O corpo da vítima foi removido para o Instituto de Medicina Legal (IML).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bem-vindos ao nosso BLOG
Comentem nossas matérias, deixem seus recados...
Nenhum comentário:
Postar um comentário