1. Universitários morrem em acidente
Uma noite que tinha tudo para terminar em festa, acabou em tragédia. Dos 37 universitários que voltavam da aula, na Faculdade Fama Sul, no sentido Palmares-Ribeirão, dez morreram, incluindo o motorista do ônibus acidentado. Outros 17 foram socorridos em estado grave. O restante chegou a ser levado para unidades de saúde, mas já recebeu alta. A colisão aconteceu por volta das 22h15 da última quarta-feira, na entrado do município de Gameleira, na altura do quilômetro 157 da BR-101 Sul, a 94 quilômetros do Recife. Um ônibus escolar, placa KIB-7203, que fazia o transporte dos universitários, teria forçado uma ultrapassagem e colidido frontalmente com o caminhão placa MUB 7035, que transportava água sanitária e amaciantes. Ontem, a cidade de Ribeirão (destino dos estudantes), que comemoraria 80 anos de emancipação com apresentações musicais de vários artistas, acabou adiando as festividades e decretando luto oficial por três dias.
2. Um morto em briga familiar em Caruaru
Uma discussão familiar resultou na morte de uma pessoa e deixou outra gravemente ferida no início da noite da última quarta-feira, na 5á Travessa Panamericana, bairro Nova Caruaru, na periferia do município de Caruaru. A vítima fatal foi o pedreiro Joel Américo dos Santos, 49, que de acordo com a polícia foi morta por engano pelo próprio filho, o ex-interno da Fundac Jobson Joel dos Santos, 19. O alvo do crime era o seu genro da vítima, o biscateiro Alan Diego José de Jesus, 19, que no último final de semana teria agredido a companheira, Mônica Auricéia dos Santos, 23, com quem mantinha um relacionamento. Contudo, a família discorda da versão da polícia, informando que uma outra pessoa até agora não-identificada, e não o acusado, teria feito os disparos.
O crime aconteceu por volta das 18h30, no momento em que várias crianças brincavam na rua. O pedreiro teria se irritado ao saber que o genro havia brigado e agredido a sua filha, grávida de seis meses, com um murro no rosto, agressão ocorrida no último domingo. O casal, que vivia junto há quatro anos, já tinha uma menina com um ano e seis meses. A vítima teria saído de casa à procura do genro para tomar satisfação, sendo acompanhada depois pelo próprio filho, que estaria armado.
Ao avistar o sogro, o biscateiro tentou fugir por um caminho escuro, quando teve início um tiroteio que acabou acertando o pedreiro e o genro. O pedreiro acabou atingido por um tiro no tórax, vindo a falecer no início da madrugada, após ser socorrido no Hospital Regional do Agreste (HRA), enquanto seu genro, que levou uma facada no tórax e uma coronhada na cabeça, permanece em observação na mesma unidade, após ser submetido a uma cirurgia.
De acordo com a filha da vítima, o seu irmão não teria matado o pai. “Isso não faz qualquer sentido, pois ele não tinha motivos para isso. Acho que o acusam pelo fato dele já ter sido preso”, desabafou Mônica. Quanto ao fim do relacionamento com o ex-companheiro, ela explicou o motivo. “Ele queria que eu saísse de casa para morar na casa do meu pai, pois morávamos na casa da minha sogra”, revelou.
3. Quadrilha é presa pela polícia
A Delegacia de Repressão ao Roubo apresentou ontem à tarde, cinco homens acusados de tentar colaborar com a fuga de um adolescente da Fundac do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife, na noite de anteontem. Utilizando dois carros e duas motos, os homens tentaram interceptar uma Kombi que levava o menor à emergência de um hospital da cidade. De acordo com a apuração da Polícia Civil, o mesmo grupo também foi responsável por um assalto a uma loja de equipamentos de informática, no bairro de Piedade, Jaboatão dos Guararapes. Eles levaram cerca de R$ 75 mil em computadores, celulares e câmeras.
Jackson Paulo da Silva, o Tito, de 26 anos, e José Rodrigues da Silva, o Digo, 27, já foram presos por porte ilegal de arma. Ainda integram o quinteto Fábio Mário da Silva, o Cabeça, 30, Márcio Messias da Silva Paixão, 24, e Cleudson Fernando Maciel de Araújo, Keu, 26, que já tem acusação de assalto a mão armada. Segundo informações policiais, o grupo se dividiu para fazer o resgate do adolescente - comparsa dos bandidos - que estava chegando ao Hospital Mendes Sampaio, no Cabo, queixando-se de um corte no pé. Tito estava na direção do Corsa de placa do Recife KHM 5748, enquanto se aproximavam no Kadete de placa KFM 1282. Keu e Márcio estavam em duas motos, de placas JPI 9023 e KKT 3005, do Recife.
4. Faltam médicos no HGV, dizem deputados
O Hospital Getúlio Vargas (HGV), localizado no bairro do Cordeiro, no Recife, é a unidade de saúde que mais está sendo prejudicada pela falta de médicos, ocasionada pelo movimento de exonerações em massa. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), ontem, 16 médicos estavam atendendo na unidade, sendo dois clínicos gerais da Marinha. Devido a falta de especialistas - em especial de cirurgiões gerais e vasculares - apenas 80 pacientes estavam sendo atendidos na emergência do HGV. Antes da crise, a média de atendimentos ficavam em torno de 270 por dia. A situação foi constatada, na manhã de ontem, pelos deputados da bancada da oposição Terezinha Nunes (PSDB), Augusto Coutinho (DEM) e Mirian Lacerda (DEM), durante visita ao HGV. De lá, eles seguiram para o Hospital da Restauração (HR).
Segundo Terezinha Nunes, as condições de atendimento do HGV pode ser agravada nesse fim de semana, quando três dos cinco cirurgiões que atuam na emergência devem entregar os cargos. A SES informou que o quadro de cirurgiões gerais do HR será ampliado por médicos militares para absorver a demanda do HGV - quatro farão parte dos dois plantões do sábado e três do domingo. Além da dificuldade com os cirurgiões, os deputados também verificaram que faltam ortopedistas no HGV.
Terezinha Nunes afirmou que o cenário visto pelos deputados no HR era mais animador do que no HGV. “Hoje, por causa do acidente do ônibus de Gameleira, haviam mais médicos na unidade do que o número verificado em dias anteriores. Estavam trabalhando 22 profissionais, sendo 15 militares do Hospital da Polícia Militar e Forças Armadas mais sete servidores”, disse. A SES contrapôs afirmando que em vez de 22 médicos haviam 30 atuando na unidade, sendo 24 da casa e seis militares. Segundo a deputada, o problema da falta de médicos está atingindo até o funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Dos 26 leitos existentes apenas 12 estão funcionando” disse.
5. Médicos alertam sobre o linfoma
No próximo domingo, frequentadores da praia de Boa Viagem, vão ter um dia inteiro dedicado aos esclarecimentos sobre um tipo comum de câncer, mas que ainda é pouco conhecido da população: o Linfoma. Esse é um tipo de câncer que atinge o sistema linfático da pessoa, impedindo que o organismo consiga produzir as defesas naturais, o que facilita a manifestação de doenças. Na ocasião, cerca de oito hematologistas e oconlogistas estarão reunidos em frente ao edifício Acaiaca, onde realizam um trabalho de conscientização e esclarecimento sobre os sintomas que podem identificar a doença e as formas de tratamento.
No dia, além de haver a distribuição de panfletos, os profissionais vão ensinar como fazer o auto-exame, prática indispensável para detectar o tumor no começo. “ É importante esclarecer que este ano o nosso foco está direcionado ao público jovem de 20 a 50 anos, que é onde constatamos o maior índice de manifestação da doença”, diz a hematologista Rosa Arcuri.
Os principais pontos de manifestação do linfoma estão contidos nos glânglios linfáticos, que compreendem as regiões do pescoço, axila e virilha, além de tóráx, abdômen,amídalas, fígado e baço. “É comum as pessoas observarem o aumento das glândulas e dizerem que se trata de uma íngua. O linfoma se caracteriza por uma glândula grande, dura e indolor”, esclarece a especialista. Apesar do nome câncer assustar e dar a sensação de ser uma doença terminal, é importante reforçar que 90% dos casos de linfoma são tratáveis com quimioterapia e radioterapia.
6. Paranormal na mira da polícia
A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e a Polícia Civil criticaram a atuação do paranormal mineiro Kléber Aran Ferreira e Silva, que garante incorporar o espírito do médico alemão Adolf Fritz e já atendeu, desde o dia 31 de agosto, mais de 10 mil pessoas no Recife. Segundo o delegado Roberto Wanderley, titular da Delegacia do Consumidor, Kléber Aran Ferreira e Silva pode ser até indiciado por exercício ilegal da medicina, já que opera sem ter registro profissional. “Isso é um charlatão”, acusou. As instituições estudam realizar uma vistoria no Clube dos Rodoviários, na Imbiribeira, Zona Sul, onde Doutor Fritz atende.
“Observamos as fotografias divulgadas no jornal e ficamos chocados. O falso médico enfia uma faca na barriga do paciente. Isso é inadmissível. Até para aplicar uma seringa você deve obedecer a regras sanitárias, quem dirá para cortar as pessoas com bisturi”, impressionou-se Roberto Wanderley. Ele informou que o crime prevê pena de seis meses a dois anos de reclusão.
7. CRISE NA SAÚDEMorre estudante que esperava vaga em UTI
O estudante Ângelo Mário Barbosa Siqueira, 26 anos, morreu, na manhã de ontem, no Hospital da Restauração (HR). Desde segunda-feira, esperava vaga numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HR. A prima Viviane Siqueira, que o acompanhava, disse que foi orientada pela direção do hospital a procurar o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para que Angelo fosse encaminhado à rede privada. Na quarta-feira, ela esteve no MPPE e foi informada de que a guia de autorização estaria pronta apenas na tarde de ontem.
“Deixaram um menino de 26 anos, trabalhador, morrer por causa dessa briga do governo com os médicos”, desabafou.
A costureira Ana Lúcia da Silva, 39 anos, denunciou que o filho, que saiu de uma UTI no Hospital da Restauração para outra do Hospital Alfa, recebeu alta na manhã de ontem e foi encaminhado ao Hospital São José, conveniado ao SUS, para realização de uma cirurgia. “Tiraram ele da UTI do Alfa para colocarem outra pessoa. Quando ele chegou ao São José, o médico disse que não tinha como realizar a operação porque ele precisava voltar para uma UTI.” Até à noite de ontem, Ana Lúcia não sabia qual seria o destino do filho. “Disseram para eu esperar. O caso dele é muito grave.” Paulo Romão da Silva, 19 anos, sofreu politraumatismo. “Ele teve traumatismo craniano e quebrou o fêmur.”
Na manhã de ontem, profissionais do Hospital Barão de Lucena, na Iputinga, protestaram contra as condições da rede pública de saúde e a criação das fundações de direito privado. O grupo de cerca de 50 pessoas, liderado pelo Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde), chegou a interditar a Avenida Caxangá por alguns minutos para distribuir panfletos sobre o sistema de gestão que o governo de Pernambuco pretende adotar. Na próxima terça-feira, os servidores prometem paralisar as atividades por 24 horas.
8. Bebê desaparece do 5º andar do Imip
Um bebê recém-nascido do sexo feminino desapareceu do 5º andar do Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira (Imip), por volta das 12h de ontem. Segundo a mãe da menina, Sandra Maria Pereira da Silva, 36, a criança, que recebeu o nome de Maria Vitória, foi levada por uma mulher aparentando 25 anos, gorda, morena, alta, com cabelos lisos e pretos na altura dos ombros. Sandra contou que deixou a filha sob os cuidados da desconhecida enquanto descia ao térreo na intenção de ligar para o marido. Internadas desde o dia 4 de setembro, data de nascimento do bebê, mãe e filha tinham acabado de receber alta médica.
“Como eu e minha filha recebemos alta, pedi para a mulher tomar conta da menina enquanto eu ligava para meu marido. Não passei mais de dez minutos. Quando voltei, a mulher tinha desaparecido com a minha filha”, disse Sandra, aos prantos. No 5º andar do Imip funciona o setor onde as mães se recuperam de cirurgias. Os filhos ficam em berços ao lado das mães. Segundo informou, cinco adultos, incluindo a mulher que levou o bebê, estavam no local na hora do desaparecimento.
“Não desconfiei de nada. Como ela estava conversando com outra mãe, pensei que fosse conhecida. Ela falou a quem estava na hora que iria levar minha filha para passear, mas não voltou”, completou Sandra.
9. Geladeira cai sobre um bebê
O menino Henrique Farina Pereira, de um ano e sete meses, de Bebedouro, interior de São Paulo, está internado no hospital e maternidade Sinhá Junqueira, em Ribeirão Preto, com traumatismo cranioencefálico, após uma geladeira duplex cair sobre sua cabeça, na tarde da última e terça-feira. O acidente ocorreu no Instituto Nova Geração, escola particular que atende do berçário à 4ª série.
A criança respira com o auxílio de aparelhos. A escola alega que foi uma “fatalidade” e que está prestando toda a assistência hospitalar ao menino e à sua família.
O boletim médico do hospital de ontem informou que Henrique “continua em estado muito grave. O delegado seccional de Bebedouro, José Eduardo Vasconcelos, disse que o caso é “estranho” e que a polícia só terá condições de investigar a partir do laudo do IC.
Política
10. João acredita em arquivamento de processo
O prefeiturável João da Costa (PT) mostrou-se tranqüilo, ontem, durante caminhada na UR3, no Ibura, com relação à investigação do Ministério Público sobre o suposto uso da máquina pública em seu benefício. Questionado quanto à expectativa do resultado da ação, o candidato disse que o “processo tem que ser encarado com naturalidade”. “Houve a denúncia, abriu-se investigação e ouviu-se as testemunhas. É para isso que existe um estado democrático de direito. Temos certeza, pelos autos que estão no processo, pelo que foi feito e pela postura que a gente sempre adotou, de que não há nenhuma razão para que o processo não seja arquivado”, comentou, frisando ter “a consciência tranqüila de tudo o que fez”.
11. Mendonça e Raul pregam basta à anti-campanha
Em suas andanças pelo Recife, os prefeituráveis Mendonça Filho (DEM) e Raul Henry (PMDB) têm reclamado, cada vez mais, de uma anti-campanha que militantes do PT estariam promovendo contra eles. Ambos acusam os petistas de espalharem pela cidade que eles vão acabar, caso eleitos, com o programa Bolsa Família, do Governo Federal, e outros benefícios municipais, a exemplo de auxílio moradia. Além de assinar um acordo popular de campanha garantindo que não acabará com o programa federal, Mendonça já dedicou espaço no seu guia eleitoral para tentar desmentir a suposta anti-campanha. Já Raul procura destacar, no contato direto com os eleitores, que não extingüira o Bolsa se vencer a disputa pela Prefeitura.
Após caminhada no Conjunto Habitacional do Cordeiro, ontem, Mendonça Filho chegou a prometer assessoria jurídica para moradores da localidade que, segundo ele, estariam sendo coagidos por funcionários da Prefeitura a votarem em João da Costa (PT), sob pena de perderem benefícios. “Se alguém da Prefeitura tentar obrigar vocês a votarem em João da Costa, aterrorizando, dizendo que vão perder as ajudas, me procurem. Vou contratar advogados para processar essas pessoas”, disparou Mendonça Filho, que discursava para os residentes do conjunto, construído pela atual gestão para abrigar ex-moradores de Brasília Teimosa.
12. TREs querem lei contra ficha-suja
O colégio de presidentes dos TREs (tribunais regionais eleitorais) aprovaram moção, ontem, pedindo urgência na criação de uma lei contra a candidatura de “ficha suja”. Eles querem que o a concessão do registro de candidatura leve em conta a vida pregressa dos candidatos. A proposta foi apresentada pelo presidente do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio, desembargador Roberto Wider.
Pela proposta de Wider estariam impedidos de se candidatar quem tivesse condenação em primeira instância. O TRE-RJ informa que o rigor seria maior no caso de envolvimento em crimes hediondos. Nesse caso o registro de candidatura seria negado assim que o processo fosse recebido em instrução pelos juízes. “A exigência da moralidade para o exercício da função pública é um tema que já ganhou a sociedade e precisa ser abordado com urgência pelos legisladores”, afirmou Wider.
13. Senadores livres para campanha
As eleições municipais paralisaram as votações no Congresso Nacional. Depois da Câmara anunciar o recesso branco até o fim do pleito, na noite de quarta-feira, o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), decretou a suspensão das sessões deliberativas (com votação) até o dia 7 de outubro, dois dias depois do primeiro turno. A expectativa é de que no Congresso apenas a CPI das Escutas Telefônicas, que analisa a situação dos grampos ilegais no País, continue funcionando.
A decisão de Garibaldi surpreendeu tendo em vista que, na sessão de anteontem, não foi concluída nem mesmo a análise da chamada pauta de consenso fechada pelos líderes partidários.
A principal matéria, mesmo constando na pauta de votação, o projeto de lei 98/02, que estabelece novas regras para criação, incorporação, fusão ou desmembramento de municípios, não foi analisado. A proposta é importante porque também regulamenta a Emenda Constitucional 15, promulgada em 1996, que suspendeu a prerrogativa dos Estados tratarem da criação de novas cidades.
Pelo texto do projeto, os 57 atos de emancipação ocorridos entre 1996 e 2007 ficarão mantidos, desde que as prefeituras se encontrem no pleno gozo de sua autonomia municipal, com prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos e empossados. Mas o Congresso precisa ser rápido.
14. Paraibano deve ser o 1º infiel cassado
A Corregedoria da Câmara comunicou ontem ao deputado federal Walter Brito Neto (PRB-PB) a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de cassar seu mandato por infidelidade partidária. Brito Neto tem cinco dias úteis para se defender. Caso a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) seja mantida, ele será o primeiro parlamentar em esfera federal a perder o cargo por infidelidade partidária.
A Corregedoria vai analisar as provas e elaborar parecer para a Mesa Diretora julgar o caso. Ainda não há previsão de quando ocorrerá o julgamento. O TSE, no entanto, cobra pressa do Congresso, tendo em vista que já marcou a posse do suplente Major Fábio para o próximo dia 14.
O parlamentar deve alegar que é competência do Congresso editar uma lei impedindo a troca de partido. “Essa resolução do TSE só poderia ser criada por lei complementar, e só quem pode fazer esse tipo de lei neste País é o Congresso Nacional”, defendeu recentemente Brito Neto.
A história partidária do corregedor da Câmara, deputado Inocêncio de Oliveira (PR-PE) pode ser um ponto favorável ao deputado cassado. Inocêncio tem no currículo recentes trocas partidárias. Em 1985, o parlamentar pernambucano deixou o PDS para preencher os quadros do PFL, atual DEM. Por lá, ficou até 2005, quando migrou para a base aliada do presidente Lula, filiando-se ao PMDB. Ainda em 2005, o corregedor mudou para o PR.
Esportivas
15. Fernando encara primeiro obstáculo
Nem mesmo assumiu a presidência do Santa Cruz e o candidato único para disputar a eleição coral, marcada para o dia 30 deste mês, Fernando Bezerra Coelho, já é obrigado a pular o seu primeiro obstáculo para comandar o clube. Não bastasse ter que resolver problemas estruturais e administrativos do Mais Querido antes de tomar posse, como salários atrasados e falta de luz, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado foi pego de surpresa com uma notícia ventilada, ontem, de que poderia ter a sua candidatura à presidência do executivo inviabilizada.
16. Sport dobrará cota de patrocínio
Com a Libertadores da América batendo na porta, a diretoria do Sport está trabalhando para trazer maiores investimentos para o clube, já que a imagem do Leão será exibida em um dos torneios mais importantes do futebol mundial. Uma das principais fontes de recurso é o dinheiro dos patrocinadores de camisa. Na próxima temporada, a empresa que quiser estampar a sua marca no uniforme rubro-negro terá que abrir os cofres. Para o vice-presidente de marketing, Carlos Frederico, com a valorização do clube em 2008, o aumento deve ser de 100%.
“Por todo avanço que o Sport conseguiu dentro de campo, é natural que o clube aumente o valor das cotas de patrocínio. Pela avaliação que fizemos, vamos pedir pelo menos o dobro do valor cobrado para as empresas esse ano. A Libertadores é um torneio exibido para todo o mundo, é uma oportunidade única de investimento”, declarou Carlos Frederico. O vice de marketing aproveitou para desmentir alguns boatos.
17. Náutico - Tiririca está chegando
Depois de Viviane Araújo - noiva do volante Radamés, agora nos Emirados Árabes -, uma nova musa está prestes a aportar nos Aflitos. Porém, ela não tem os belíssimos dotes da rainha de bateria do Salgueiro, tampouco é outra personalidade do mundo das celebridades. O que poderá embalar o Náutico na luta contra o rebaixamento e, ao mesmo tempo, servir de trilha sonora para tal, é um hit famoso dos anos 90: “Florentina”, de autoria do cantor e humorista Tiririca, homônimo da nova esperança de gols do Timbu. Além do atacante Cristiano Tiririca, contratado ontem, a diretoria acertou também com o atacante Eliomar e o lateral-direito Caju. Em compensação, cinco jogadores foram dispensados. E a lista poderá aumentar.
18. Salgueiro segura empate em Aracaju
Quem achou que a boa fase do Salgueiro seria apenas passageira, e que o clube não deveria sonhar muito alto, se enganou. Ontem, pela primeira rodada da terceira fase da Série C do Brasileiro, o Carcará conseguiu um bom empate em 2x2 contra o Confiança, em Sergipe, e chegou à vice-liderança do Grupo 26, empatado com o próprio Confiança. O próximo desafio do Carcará será domingo, contra o Campinense, em Salgueiro.
Policiais
19. Jovem de 18 anos executado
O estudante Rafael Monteiro de Lima, de 18 anos, foi encontrado morto, anteontem, na rua Córrego do Euclides, no Morro da Conceição. Segundo a polícia, o estudante seria usuário de drogas e era acusado de ter praticado um assalto na noite anterior à execução. “A informação que recebemos é de que ele estaria devendo dinheiro a algum traficante de drogas da região”, afirmou o soldado Rinaldo Farias, do 11° Batalhão de Polícia Militar (BPM). A vítima apresentava ferimentos de arma de fogo na cabeça e no abdômen.“Ninguém esperava que esse menino ficasse em uma situação como essa”, lamentou a diarista Maria José da Conceição, de 42 anos, que disse conhecer a família há muito tempo. Questionada sobre o envolvimento de Rafael com drogas, Maria José negou. “Nunca ouvi dizer que ele usasse droga, nem praticasse assalto. Até onde eu sei ele estudava, mas teve que parar para começar a trabalhar”, justificou. No restante da comunidade, prevaleceu a lei do silêncio. Ninguém mais quis se pronunciar a respeito. De acordo com a polícia, o crime aconteceu por volta das 14h.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bem-vindos ao nosso BLOG
Comentem nossas matérias, deixem seus recados...
Nenhum comentário:
Postar um comentário