1. Situação crítica nas principais emergências
Ontem, mais uma vez, a situação foi crítica nas principais emergências do Estado. A falta de médicos ocasionada pelo impasse sobre o reajuste salarial faz com que as pessoas precisem se deslocar por várias unidades à procura de atendimento. A do Hospital Getúlio Vargas, por exemplo, atendeu apenas casos com risco iminente de morte, segundo as enfermeiras.Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, foram registradas 20 ausências nos plantões. Cinqüenta e quatro médicos compareceram ao trabalho.
O autônomo José Cabral de Menezes, de 48 anos, teve o braço fraturado e se dirigiu ao Hospital Agamenon Magalhães. Não atendido e orientado pelos enfermeiros, foi até o Getúlio Vargas, onde também não pôde ser examinado, pois não haviam médicos. Ele foi obrigado a continuar a peregrinação até o HR. Já o técnico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Hélio Salgado, denunciou a falta de socorro às pessoas. “Peguei um ciclista que foi atropelado na BR-101 e levei para o HGV. Lá, não tinha neurocirurgião e tive que levá-lo à Restauração. Enquanto fico nisso, outras pessoas estão deixando de ser atendidas”.
2. Parada Gay sofre impasse
Uma briga entre dois grupos, que disputam a autoria da III Parada Gay de Caruaru foi parar na mesa da Promotora Gilka Miranda na manhã de ontem. O promotor de eventos Júnior Sherman anunciou a realização da 3ª edição da Parada para hoje, mas Erisson Ferreira, representante do Grupo de Resistência Gay de Caruaru, que produz o evento desde 2006, questionou o uso do mesmo nome. “Soube por acaso desse novo evento”, reclamou Ferreira.
Segundo a promotora, para a realização do novo evento, será necessária a substituição do nome e da edição da terceira para primeira. “Não existe impedimento legal para esse tipo de manifestação, desde que sejam respeitadas as condições de segurança”, explicou Gilka.
Estão confirmadas as duas manifestações: a de hoje, que tem concentração marcada para às 15h, no Posto Avenida; e a de outubro, cuja programação ainda está sendo finalizada. “Amanhã (hoje) teremos trios elétricos, Dj’s e shows”, disse Júnior Sherman.
3. Bebê cai do 3º andar e fica em estado grave
Um bebê de um ano e três meses foi internado em estado grave após cair do terceiro andar de um prédio na tarde do domingo, em Bombinhas (79 km de Florianópolis), litoral de Santa Catarina. A criança foi levada às pressas para a capital catarinense, onde permanece internada em estado grave. A Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros não tinham informações sobre como o bebê caiu.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o menino foi atendido por volta das 16h, após familiares acionarem o resgate. Apresentava traumatismo craniano, fraturas na costela e dificuldades de respiração.
O acidente ocorreu na pousada Cantinho da Vó Ítala, na praia da Conceição. Após os primeiros socorros, o bebê foi encaminhado ao hospital São José, em Tijucas, mas, em razão da gravidade das lesões, teve de ser levado em helicóptero da Polícia Militar para o hospital infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. Segundo o hospital, o menino, chamado Joaquim, sofreu traumatismo crânio-encefálico. A polícia abriu inquérito para apurar o caso.
No mês passado, houve três casos parecidos no país. Em Recife, dois bebês caíram dos terceiros andares de dois edifícios e sobreviveram. Um, de um ano e meio, despencou após subir no sofá de casa e se inclinar na janela aberta. Um dos meninos sobreviveu porque, na queda, ficou preso pela fralda no muro; o outro, porque caiu sobre um pequeno telhado na porta de um apartamento antes de atingir o chão. Em São Paulo, um bebê de três anos morreu após cair do sexto andar de um prédio.
4. Mexicano pedófilo é preso em Minas
Um mexicano naturalizado norte-americano, acusado de pedofilia e foragido da Justiça do Texas, nos Estados Unidos, foi preso no domingo em São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas Gerais. Alejandro Jorge Martinez, de 35 anos, foi detido pela Polícia Militar quando desembarcava, acompanhado da mãe, na rodoviária da cidade mineira. Martinez é acusado de abusar sexualmente de uma criança de 4 anos.
Ele vivia ilegalmente no Brasil e estava sendo investigado pela Policia Federal há cinco meses. A investigação foi iniciada a partir de uma denúncia anônima. Ele foi levado para a sede da PF em Belo Horizonte e ontem seria transferido para uma unidade prisional do estado. Embora seja casado com uma brasileira, com quem tem um filho recém-nascido, a expectativa é que o mexicano seja extraditado. A decisão caberá ao Supremo Tribunal Federal (STF).
5. Menino de 12 anos salva três crianças
O estudante Carlos Henrique Rodrigues do Nascimento, de 12 anos, ajudou a salvar três crianças que estavam perdidas na tarde do domingo, em São José dos Campos, São Paulo. Ele estava em uma feira livre, trabalhando como guardador de carros, quando viu duas crianças (de 3 e 5 anos) andando sem rumo e as abordou.
Elas contaram onde estava o carro da mãe, que estava estacionado em um posto de gasolina, com um bebê de apenas um mês dentro. Carlos Henrique percebeu o desespero do recém-nascido, que chorava exaustivamente, e chamou a polícia. A mãe das três crianças, que havia abandonado o carro com os três filhos dentro, voltou uma hora depois, alegando que havia ido a uma farmácia e não teria com quem deixar as crianças. A Delegacia de Defesa da Mulher vai verificar se houve abandono de incapaz.
6. Cães ajudam a localizar corpo de recém-nascido
Agricultores da Zona Rural de Camocim de São Félix, no Agreste pernambucano, localizaram o corpo de um recém-nascido, na tarde do último sábado, depois de perceberem a movimentação de cães junto a uma clareira, nas proximidades de uma estrada de barro da região. A criança estava sem um dos membros superiores e em avançado estado de decomposição. Exames preliminares, realizados no Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife, constataram a existência de um traumatismo craniencefálico. Apesar disso, a causa da morte do garoto segue ignorada.
Ontem, a Polícia Civil iniciou as investigações sobre o caso. “Até o momento nós não temos suspeitos ou uma linha de trabalho definida, já que apenas hoje recebemos as informações da delegacia de plantão, responsável pelas ocorrências do fim de semana. Nos próximos dias realizaremos diligências em busca de informações que possam nos levar à mãe do menino ou a alguma pessoa que a conheça. Brevemente, deveremos receber os exames do IML e, a partir daí, teremos condições de definir o que realmente aconteceu”, informou o agente da delegacia local, Carlos Roberto da Silva.
Casos semelhantes ao de Camocim de São Félix foram registrados no Estado, este ano. Em março, um feto foi achado, coberto com um pedaço de pano, em um matagal no município de São Caetano, também no Agreste. Tinha, aproximadamente, oito ou nove meses e teria sido jogado numa vala pela mãe. Em abril, moradores de Sapucaia de Dentro, em Olinda, localizaram um outro feto em frente a uma residência do bairro.
Em Julho, catadores de lixo encontraram o corpo de um bebê no Aterro Sanitário da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. A criança era de cor branca, tinha cerca de 50 centímetros e cabelos castanhos. Os três casos continuam sendo investigados pela Polícia Civil.
7. PM esfaqueado em serviço ao fazer abordagem
Um homem esfaqueou um policial militar em serviço, ontem à noite, em São Lourenço da Mata, Grande Recife. De acordo com testemunhas, Rogério Pereira do Nascimento, 34, reagiu a uma abordagem feita pelo PM Valdecir Vicente Alves Sobrinho, 34, e deu uma facada no pescoço do militar. Socorrido e levado para o Hospital Petronila Campos, em São Lourenço, o policial foi transferido para o Hospital Otávio de Freitas, no Sancho, Zona Oeste da capital, onde passava por cirurgia até o fechamento desta edição, às 23h30. Ele não corre risco de morrer. Segundo a esposa de Rogério, o marido começou a apresentar sinais de perturbação mental no último domingo, por estar desempregado. Ele foi levado para o Petronila Campos para tomar remédios e se acalmar, já que estava visivelmente transtornado.
BULTRINS
Revoltado com o fim do casamento, Rivaldo Gomes da Silva, 37, esfaqueou a ex-mulher, Maria Albanize Santana Ferreira, 48, na casa onde ambos moravam, na Travessa do Quipapá, nos Bultrins, Olinda. Após o crime, o acusado tentou se matar com a mesma faca. Os dois foram levados para o Hospital da Restauração, onde permaneciam até 23h30. O estado dela era grave. Já Rivaldo estava em observação e custodiado por policiais.
8. ESQUARTEJAMENTOPai e madrasta de garotos mortos têm prisão decretada
Eliane Aparecida Rodrigues, 36 anos, madrasta dos meninos Igor Giovani, 12, e João Vítor, 13, mortos e esquartejados em Ribeirão Pires (Grande São Paulo), foi indiciada por homicídio qualificado, vilipêndio e ocultação de cadáver. Ela confessou ter ajudado seu marido, João Alexandre Rodrigues, 40, pai dos garotos, a executar o crime. A Justiça decretou prisão temporária de 30 dias do casal.
O crime ocorreu na noite da última sexta-feira – dois dias depois de as crianças serem levadas à delegacia por um guarda-civil que as encontrou abandonadas na rua à noite. O conselho tutelar foi acionado, mas as crianças foram devolvidas à família.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado, somente a madrasta confessou a participação. O pai dos garotos ainda não confessou, por isso ainda não foi indiciado. A Polícia Civil realiza diligências na casa do casal em busca de provas. Eles estão presos provisoriamente na delegacia de Ribeirão Pires.
Eliane disse à polícia que seu marido asfixiou os garotos com sacos plásticos e admitiu ter ajudado a queimá-los e esquartejá-los com uma foice. Os sacos com pedaços dos corpos foram achados por lixeiros em frente à casa da família.
A relação entre os garotos e a família era conflituosa e eles chegaram a passar nove meses em um abrigo. A mãe deles saiu de casa. Eles chegaram a viver com uma tia, depois foram para a rua e, em seguida, foram morar com o pai e a madrasta, quando passaram a reclamar de agressões e maus-tratos.
Ontem, o coordenador da Comissão de Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Antonio Carlos Malheiros, afirmou que ainda é cedo para apontar erros por parte da Justiça no assassinato dos irmãos.
Malheiros defendeu a atuação do órgão. “Seguiu o procedimento normal, encaminhando os meninos à casa da família, pois eles não aparentavam ter sofrido agressões e nem apresentavam resistência”, disse.
Política
9. Mendonça quase é atingido por ovo
Por muito pouco, o prefeiturável do Recife ,Mendonça Filho (DEM), não foi atingido por uma ovada na tarde de ontem, quando caminhava na comunidade Sítio Cardoso, na Madalena. No momento em que o democrata cumprimentava populares com adesivos do candidato João da Costa (PT), na rua dos Aliados, o agressor - que fugiu sem ser identificado - atirou um ovo na direção dele mas acabou acertando o fotógrafo Paulo Almeida, da Folha de Pernambuco. O incidente pode ter sido motivado pelo fato de dois militantes do DEM terem arrancado da grade de uma casa, na mesma rua, uma faixa do postulante petista para colar um adesivo de Mendonça. A proprietária da residência, entretanto, autorizou a retirada do material petista.
10. Prefeito reconhece transferência de votos
O desabafo esbaforido do prefeito João Paulo (PT) inflamou e comoveu a militância. No seu discurso de ontem, ele assumiu a responsabilidade pela transferência de eleitorado para João da Costa, que segue na liderança das pesquisas de opinião. “Podemos dizer: o povo aprovou nossa gestão e está transferindo para João da Costa o futuro da cidade. A população está sinalizando que deseja a continuidade, isso é fundamental”, afirmou.
João Paulo também avisou que o desempenho das pesquisas de opinião não deveriam esmorecer a ação de rua da militância. “A pesquisa não dá vitória a ninguém, o que dá vitória é quando for contado o último voto e o juiz eleitoral anunciar o eleito”, contou. Quando subia o tom do discurso, faltou fôlego ao prefeito, que chegou a engasgar-se durante a sua fala. Mas o petista logo se recompôs, recebendo o apoio dos militantes. “Desculpe, estou emocionado demais com o momento”, disse.
11. Cadoca: “Candidato de Lula é João da Costa”
Contrariando as especulações dos últimos três dias, de que poderia retirar a sua candidatura à Prefeitura do Recife a pedido do presidente Lula (PT), o postulante do PSC, Carlos Eduardo Cadoca, anunciou, ontem, que permanece na disputa. O deputado garantiu que em nenhum momento da conversa que aconteceu ontem à tarde, no Palácio do Planalto, com o ministro das Relações Institucionais, José Múcio, e que durou pouco mais de 30 minutos, o presidente chegou a sugerir a desistência do pleito ou qualquer tipo de acordo. Em Brasília Cadoca disse que a versão que circulou pelos bastidores políticos foi um “boato” que os adversários criaram para desqualificar o seu pleito.
12. Raul: há tentativa de desmoralizar o MP
O candidato à Prefeitura do Recife, Raul Henry (PMDB), atacou, ontem, a utilização da administração pública para promoção do candidato governista, João da Costa (PT). De acordo com o peemedebista, as diversas ações impetradas e matérias da própria imprensa apontam a indícios de irregularidade eleitoral. “Há uma grande máquina fazendo campanha e há uma tentativa de desmoralizar o trabalho do Ministério Público que está cumprindo seu papel”, declarou, em debate com membros do setor tecnológico do Estado. O prefeiturável também colocou em dúvida a consolidação dos dados do adversário do PT. “Esse crescimento foi muito rápido. Muito cedo. Tem muito chão pela frente, quase um mês de campanha. Um crescimento como esse dá margem a uma alteração no quadro”, avaliou.
13. TRE concluirá julgamentos hoje
Passada a data-limite para julgamento dos recursos referentes a registro de candidatura, que seria no último sábado, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estendeu o prazo para hoje, quando deve analisar os 13 processos restantes. Com isso, conclui-se a apreciação do total de 770 pedidos protocolados. Na pauta do dia, estão 12 casos de prefeituráveis, sob relatoria da desembargadora Alderita Ramos, e um de candidato proporcional, cuja relatora é Margarida Cantarelli. Em destaque, os pedidos de Beto Gadelha (PSL), que concorre à Prefeitura de Goiana, e do deputado estadual Marcos Barreto (PMN), postulante ao Executivo de Joaquim Nabuco.
14. PT aguarda notificação
O Ministério Público Eleitoral devolveu ontem ao juiz da 8ª Zona Eleitoral, Nilson Nery, o processo relativo à nova representação que a campanha de Mendonça Filho (DEM) protocolou contra o candidato João da Costa (PT) e o presidente da Câmara de Vereadores, Josenildo Sinésio. A promotora Andréa Nunes apenas informou ao Juízo que tomou conhecimento da investigação, que apura suposta distribuição de alimentos em troca de voto. Isso teria ocorrido no Pina. Na casa onde o peixe era entregue à população havia material de campanha dos petistas. Imagens foram gravadas por uma equipe do DEM. A campanha petista ainda espera a notificação para que os acusados possam se pronunciar.
Economia – gravado
Esportivas
15. A CRUZ DO SANTAUm gigante ocioso
Mundão, Colosso, Gigante do Arruda. Os adjetivos são vários para o estádio do Santa Cruz. E quase sempre utilizados de forma positiva. Mas o maior orgulho da torcida coral vem sendo um problema a mais nesta crise que parece sem fim. Este ano, deu mais prejuízo do que lucro, transformando-se num peso extra para a direção do clube.
Ultrapassado, a exemplo da maioria das praças esportivas do Brasil, o Arruda parou no tempo. Apesar de ser o estádio mais novo da capital pernambucana (construído em 1972), não recebe mais jogos internacionais. O último foi há 13 anos, no amistoso em que a seleção brasileira venceu a Polônia por 2x1.
O local também não foi concebido para abrigar outros eventos, embora já tenha sido alugado para a encenação da Paixão de Cristo do Recife, de evento evangélico e até para o show do grupo musical Menudo, no início da década de 80. Uma megaestrutura que ficou ociosa. Principalmente agora, com o time profissional em férias prolongadas.
16. Fumagalli era só alegria na reapresentação na Ilha
Aliviado e feliz. Foi assim que o meia Fumagalli se reapresentou ontem, na Ilha do Retiro, após ter passado 20 dias em São Paulo fazendo tratamento. O sorriso estampado no rosto demonstrava a alegria do jogador por ter superado a lombalgia, que era provocada por uma protusão de disco. A lesão é similar a uma hérnia de disco, mas a sua gravidade é consideravelmente menor. O problema nas costas o deixou afastado dos últimos dez jogos do Sport no Campeonato Brasileiro.
Agora começa o esforço para reconquistar a forma física, já que o atleta está sem jogar há mais de 40 dias. Fumagalli só garante o seu retorno para o dia 27 de setembro, contra o Flamengo, no Maracanã. Mas caso o jogador evolua rapidamente no trabalho de condicionamento físico, o retorno pode acontecer uma rodada antes, quando o Leão recebe o São Paulo.
17. Aflitos - Dois atletas são desfalques certos
O elenco do Náutico só iniciará a semana de trabalhos logo mais, no Centro de Treinamento Wilson Campos, porém, o técnico Roberto Fernandes já tem dois desfalques de cara para armar sua equipe contra o Vasco da Gama, domingo, às 16h, no Rio de Janeiro, pela 26ª rodada do Brasileirão. O volante Hamilton, com uma entorse no tornozelo direito, e o zagueiro Negretti, com uma tendinite no joelho direito, estão fora de combate. Entretanto, Alceu e Ticão retornam da suspensão, enquanto Geraldo e Everaldo já estão liberados para retornarem a campo. Hoje à tarde, Derley e Titi, os reforços contratados junto ao Internacional, serão apresentados à Imprensa.
Policiais
18. Cabeleireiro morto brutalmente
O cabeleireiro Edmilson Bernardo de Senna, de 30 anos, foi brutalmente assassinado, na madrugada de ontem, a pauladas e pedradas. O crime aconteceu dentro de um terreno baldio localizado na rua Manuel Resende, no bairro de Monsenhor Fabrício, no Recife. Próximo ao corpo do cabeleireiro foram encontrados os pertences dele. Os instrumentos utilizados pelos assassinos também foram vistos na cena do crime. A polícia não soube informar quantas pessoas mataram a vítima, porém, informou que os autores do crime atraíram Edmilson até o local. “Ele deve ter sido vítima de uma armadilha. Os assassinos o levaram para o terreno. Houve luta corporal antes de a vítima perder a vida”, observou um policial militar responsável por fazer o isolamento do corpo.
19. Homem assassinado a facadas em praça
O pescador Ednaldo Pereira da Silva, de 31 anos, foi assassinado com várias facadas, na noite do último domingo, em Itapissuma, município localizado na Região Metropolitana do Recife (RMR). O crime aconteceu por volta das 20h na praça Pedro José Rodrigues, no bairro de Gamboa, centro da cidade. Um homem identificado apenas pelo apelido de Zé Rasgado é o principal suspeito do crime. Agentes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), responsáveis pelas primeiras informações, ainda realizaram diligências na tentativa de prender o suspeito, mas não o encontraram.
20. Pescador morto por engano no Pina
Uma família não teve o que comemorar no dia da Independência do Brasil. Mais um jovem, filho da Nação, foi assassinado no País. E, dessa vez, o crime foi por engano. Assim, sem motivos, morreu o pescador Adriano Gomes da Silva, de 19 anos, no último domingo, na comunidade do Buraco da Velha, em Brasília Teimosa, Pina. A vítima morava na comunidade da Ilha Sem Deus, na Imbiribeira, e estava bebendo com os amigos, normalmente, nas barracas que ficam em frente à praia do Pina, quando, por volta das 17h, estava voltando para casa e foi abordado pelo seu algoz.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bem-vindos ao nosso BLOG
Comentem nossas matérias, deixem seus recados...
Nenhum comentário:
Postar um comentário