1. 69 mil volts carbonizam vigilante
O vigilante Edmilson José Lisboa, de 44 anos, morreu eletrocutado no momento em que tentava tirar uma pipa que havia se enganchado nos fios de alta tensão da subestação da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) da Várzea, que se localiza na BR-232, no bairro do Curado. O acidente fatal ocorreu ontem, por volta das 8h. A vítima havia acabado de chegar ao local, onde trabalhava para uma empresa que presta serviço à Celpe e era responsável pela vigilância da subestação.
O corpo de Edmilson, que ficou carbonizado, recebeu uma descarga elétrica de 69 mil volts. Por causa da descarga elétrica, seis bairros do Recife ficaram sem energia temporariamente e toda a linha do metrô parou de funcionar por cerca de 30 minutos. Vários funcionários da Celpe foram até o local do acidente, mas preferiram não conversar com a reportagem sobre o ocorrido. Familiares do vigilante ficaram desesperados ao receberem a notícia.
Três moradores do Curado disseram ter visto quando a vítima recebeu a descarga elétrica. Segundo o pedreiro Severino de Oliveira, de 44 anos, o vigilante estava tentando pegar a pipa a pedido de moradores da área. “Ele subiu no equipamento e foi eletrocutado quando tocou no brinquedo. Quando caiu no chão o corpo estava pegando fogo. Foi muito forte o choque”, contou o morado. O pedreiro disse ainda que algumas residências do Curado tiveram as lâmpadas queimadas no momento do acidente. “Conhecidos meus disseram que algumas lâmpadas foram queimadas em suas casas. Um deles ainda comentou que uma chegou a explodir”, informou.
2. Seis detidos por embriaguez no Agreste
Os órgãos de fiscalização do trânsito continuam atuando com rigor na aplicação da Lei Seca, implantada em 20 de junho, no País, e efetivamente vistoriada, em Pernambuco, desde o dia três de julho deste ano, quando foram iniciadas as blitze com foco na norma de conduta. No último final de semana, A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, no Agreste do Estado, seis motoristas embriagados. Segundo a assessoria de comunicação social da PRF, todos os acusados foram submetidos ao teste de etilômetro - equipamento capaz de detectar a presença de álcool no sangue - e apresentaram índices de alcoolemia que variaram entre 0,37 mg/l a 1,27mg/l.
Apesar das detenções, o inspetor da PRF Eder Hommel acredita que com o passar do tempo a população vai aceitar e respeitar a lei, assim como aconteceu com o uso obrigatório do cinto de segurança. “Com o tempo a população vai assimilar os benefícios que estão tendo com a norma e passarão a tomar as atitudes corretas, como a escolha de um amigo da vez ou até mesmo a utilização de táxi. No início, o sinto sofreu a mesma rejeição, mas, hoje, todos o utilizam e chegam a colocá-lo sem perceber. Esperamos que com a bebida ocorra o mesmo”, disse. O Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) recolheu 228 Carteiras de Habilitação, desde o início da fiscalização.
3. Transplante de fígado emociona dona de casa
Quando atendeu o telefone na noite do último domingo, a dona de casa Maria José da Silva, 33 anos, nem conseguiu terminar a ligação. Passou o aparelho para o marido José Vieira Gomes e caiu no choro. Era o aviso de que finalmente seria submetida a um transplante de fígado. O órgão foi doado pela família da professora Maria Gorette Machado de Melo morta após ter sido vítima de bala perdida, no último sábado no Espinheiro, Zona Norte. Sem o transplante, Maria José teria, no máximo, mais seis meses de vida.
“Ela mal conseguia falar. Deu o telefone para mim e se emocionou”, declarou José Vieira. Ontem à tarde, a dona de casa recebeu alta da UTI e foi transferida para um quarto do Hospital Jayme da Fonte. Além do fígado, os rins e uma córnea da professora foram doados para transplantes.
Uma senhora de 46 anos recebeu um dos rins anteontem. Ontem foi a vez de uma jovem de 23 anos, moradora de Afrânio, no Sertão, ganhar o segundo órgão.
A córnea de Maria Gorette, as duas do vigilante Adilson Gonçalves da Silva, 34, e uma da técnica em enfermagem Simone Alves da Silva, 31, todos vítimas do mesmo crime na esquina das Ruas da Hora e 48, beneficiarão quatro pessoas.
“A cirurgia na senhora Maria José da Silva foi bem-sucedida e ela deve passar dez dias internada em observação. O que é importante ressaltar é que estamos vivendo um momento único no Estado com relação ao aumento do número de doadores. No ano passado inteiro, tivemos 47 transplantes. O de Maria José foi o 49º deste ano”, informou o cirurgião Cláudio Lacerda, que comandou a equipe que realizou o transplante de fígado na paciente.
Em pernambuco, 300 pessoas estão na fila de espera por um fígado.
4. Falso paciente rouba médico
Seguranças particulares do Hospital Barão de Lucena, na Zona Oeste do Recife, detiveram um suposto paciente, na manhã de ontem, no momento em que tentava deixar a unidade com a carteira de uma médica do setor de ginecologia e obstetrícia. O golpe foi descoberto quando um dos doutorandos flagrou Washington Luiz Bento Pedrosa, 35, sair da sala de repouso dos médicos, local de acesso restrito. Questionado sobre o motivo da presença, entrou em contradição e confessou o crime. Após a detenção, policiais militares conduziram-no até a delegacia do Prado.
5. Justiça impede demissão em massa na Saúde
O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Jones Figueirêdo, cassou, às 23h de ontem, a liminar que garantia a exoneração coletiva de médicos da rede pública do Estado. A categoria iniciou um movimento demissionário em massa há pouco mais de um mês.
A decisão de ontem também anulou a proposta de reajuste salarial imediato para os setores de emergência, elaborada pelo Ministério Público Estadual (MPPE). A proposta do MP foi apresentada à categoria em 4 de setembro e previa 61% de reajuste para a categoria até 2010.
A liminar cassada foi dada em ação movida pelo Ministério Público do Estado. O juiz plantonista Gilvan Macedo dos Santos, determinou a substituição gradativa dos médicos exonerados a pedido em até 60 dias, período em que também se dariam as exonerações.
O pedido de suspensão da liminar foi feito pelo Estado de Pernambuco. Na sua decisão, o desembargador Jones Figueirêdo considerou que “está devidamente demonstrada a grave lesão à ordem, à saúde e à economia pública, na certeza de que a execução da medida liminar, nos pontos específicos aqui examinados, representará ônus excessivo ao Poder Público e sua coletividade.”
Na ação em que pede a suspensão da liminar, o Estado informava que mais de 240 médicos já pediram exoneração da rede pública este ano. Alega ainda que desde o ano passado, quando os médicos ameaçaram pela primeira vez proceder com o pedido coletivo de exoneração, o Estado ajuizou ação, na qual obteve liminar determinando que os médicos devem prestar serviço até que haja a publicação dos atos de exoneração, sob pena de responsabilização administrativa, civil e criminal.
Na opinião de Mário Jorge Lobo, diretor do Sindicato dos Médicos, a liminar apenas libera o Estado de fazer a substituição obrigatória dos profissionais demissionários: “Não muda a situação dos médicos, afinal, ninguém é obrigado a trabalhos forçados ou sem condições. Seria a volta da escravidão.”
6. Três bandidos morrem em tiroteio com PM
Três homens morreram e um quarto saiu ferido após roubarem um carro EcoSport em Setúbal, Zona Sul do Recife, e, durante a fuga, trocarem tiros com policiais militares no Ipsep, também Zona Sul da capital. O fato aconteceu por volta das 20h de ontem. De acordo com a polícia, os quatro assaltantes - sendo um deles um adolescente de 17 anos - abordaram um engenheiro civil que chegava em casa acompanhado de sua filha, de 15 anos, na Rua Sá e Souza, em Setúbal.
“Após o assalto, a Polícia Militar foi acionada para tentar localizar os suspeitos. Eles deram azar, porque estávamos realizando rondas rotineiras no Ipsep e eles vieram em nossa direção, na Rua Rio Amazonas, comunidade Chico City. Ao avistar as viaturas, tentaram desviar e atiraram contra nós”, explicou um PM da Radiopatrulha, sem se identificar. Durante o tiroteio, havia duas viaturas da polícia, cada uma com quatro policiais.
Após a troca de tiros, os assaltantes perderam o controle do veículo e colidiram contra uma árvore. Com os bandidos foram apreeendidos dois revólveres calibre 38. A polícia também recuperou os pertences roubados do engenheiro civil - um computador portátil, carteira e celulares.
7. Direção do HRA suspende cirurgias
Mais um dia de transtornos para os pacientes que precisaram de atendimento no Hospital Regional do Agreste (HRA). A crise da saúde que atinge o Estado piorou a situação da unidade, que já funcionava com déficit de médicos. Para tentar diminuir o impasse da falta de profissionais, o diretor Antônio Vieira resolveu suspender as cirurgias eletivas, ou seja, aquelas marcadas com antecedência, e transferir os médicos do ambulatório para o atendimento de urgência.
Este mês, a ausência de dois profissionais que atendem nas quintas-feiras (por férias e licença eleitoral), como especialistas em clínica médica, ortopedia e neurocirurgia, deixou buracos nas escalas dos plantões. Profissionais procurados para a substituição não aceitaram a proposta do Hospital e os médicos reclamam que o salário de R$ 2.900,00, com expediente de um dia por semana, não é atraente.
Além disso, a forma de contratação também é questionada. Os médicos querem contrato de, no mínimo, seis meses e a Secretaria de Saúde só aceita prestação de serviço, que não cria vínculo. A dificuldade é confirmada pela direção. “É muito difícil negociar com os médicos. Toda a negociação gira em torno de dinheiro”, reclamou Vieira. Durante toda a manhã da terça-feira, a nossa equipe de reportagem tentou ouvir os médicos, mas nenhum deles quis rebater as declarações do Diretor nem falar sobre os problemas do hospital.
8. Casal guardará células de bebê
Um casal conseguiu na Justiça o direito de ter as células-tronco do cordão umbilical da filha coletadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em São José do Rio Preto (438 km de São Paulo). A decisão possibilitará que os pais, que não podem pagar uma clínica particular para o procedimento, guardem as células-tronco da recém-nascida Sara na tentativa de salvar a vida de sua irmã, Júlia, 8, que tem leucemia.
Sara, que nasceu na manhã de ontem, é a terceira filha de Verônica e Ricardo Guilharduci. O casal descobriu a doença de Júlia há um ano. Segundo o pai, a garota já passou pela quimioterapia e agora aguarda que sua medula volte a funcionar normalmente. Caso isso não ocorra, há 70% de chances de que as células-tronco da irmã possam ser usadas em um transplante. Não há compatibilidade para que outro membro da família faça a doação do órgão.
A gravidez de Sara não foi planejada, mas foi muito bem-recebida pela família Guilharduci. Segundo Ricardo, desde que se descobriu grávida, Verônica já pensava em coletar as células-tronco na hora do parto. A ação foi proposta pelo advogado Rogério Vinicius dos Santos na Vara da Infância e da Juventude de São José do Rio Preto, e, alguns dias depois, o juiz Osni Assis Pereira concedeu a liminar determinando a coleta.
“A família não tinha condições de pagar pela coleta e tem uma filha com leucemia. Além disso, o caso era urgente, já que depois do nascimento não haveria o que fazer. Nosso dever é proteger a saúde e o bem-estar de crianças e adolescentes. As pessoas não podem morrer por causa de um papel’’, diz o juiz.
9. Juliana Paes se emociona no casório
Às 20h30 de ontem, a atriz Juliana Paes realizava o seu sonho: entrou na tenda armada no jardim do Itanhangá Golf Club para dizer “sim” ao amado Carlos Eduardo Baptista, empresário do ramo esportivo. A cerimônia atrasou apenas meia hora - ela queria se casar às 20h em ponto por causa de uma análise astrológica - e durou cerca de 35 minutos. Durante o ato, foram lidos textos de Mário Quintana e Luís Fernando Veríssimo a pedido da atriz, que se emocionou e chorou durante boa parte do casório.
Juliana chegou ao casamento acompanhada do pai. Também estiveram presentes artistas como Carolina Dieckmann, Miguel Falabella, Sheron Menezes, Miguel Thiré, Jorge Pontual, Deborah Secco, Ísis Valverde, Marcelo Faria, Juliana Knust e Fernanda Rodrigues. Outros convidados se atrasaram um pouco, mas não deixaram de conferir o belo casamento, entre eles, Joana Balaguer, Priscila Fantin, Marcelo Serrado, Débora Nascimento e Danielle Suzuki.
“Hoje é um dia muito feliz para mim, pois fui eu que apresentei o Dudu para a Juliana. Graças a Deus”, afirmou Marcelo Faria, um dos padrinhos do noivo, ao lado da namorada, Isis Valverde, na chegada ao casamento.
BELAA atriz se arrumou no hotel Fasano, em Ipanema, Zona Sul do Rio. Ela foi maquiada por Alê de Souza e assistida por Samuel Cirnansck, estilista que fez o seu vestido.
Política
10. Apostando no guia, Raul testa popularidade
Depois de duas investidas no Centro do Recife, sem alarde, ou seja sem divulgar para a imprensa, o prefeiturável Raul Henry (PMDB) cumpre hoje sua primeira agenda de campanha no local, faltando menos de um mês para o primeiro turno da eleição. “Nós devemos ampliar a atuação no Centro. Intensificar as atividades. Mas tenho andado pela cidade toda”, explicou o candidato.
O momento escolhido para chegar ao Centro do Recife faz parte do mapa estratégico montado pela equipe do peemedebista. O candidato preferiu começar sua campanha pela periferia, especialmente nos bairros da Zona Norte – onde seu partido tem maior penetração – para somente após o início do guia eleitoral testar sua popularidade no principal centro comercial da Capital.
11. Mendonça: campanha “pé no chão”
Ao contrário dos prefeituráveis Raul Henry (PMDB) e Carlos Eduardo Cadoca (PSC) que já admitiram enfrentar problemas financeiros em função de suas colocações nas pesquisas, o candidato Mendonça Filho (DEM) – que também tem caído nas intenções de voto – revelou ontem não enfrentar o mesmo problema, pelo menos até agora. Mendonça garantiu estar honrando os “compromissos financeiros” porque tem feito “uma campanha pé no chão, para a realidade do Recife, porém competitiva”.
“É modesta, sobretudo se comparada com a do PT, que é milionária. É uma campanha pé no chão, sem desperdício de dinheiro, sem exagero, racional, mas competitiva”, explicou, ontem, após caminhada na comunidade Vila Arraes, na Várzea. Como exemplo de que tem buscado executar gastos enxutos, o democrata informou ter optado pelo uso de kombis, ao invés de carros de som, para executar seu jingle nos eventos e caminhadas.
12. Cadoca critica benefício da PCR aos transportes
Passadas as especulações de que abandonaria a disputa eleitoral, o prefeiturável Carlos Eduardo Cadoca (PSC) voltou ontem à campanha retomando as críticas à “falta de gestão” no governo João Paulo (PT). Desta vez, ele censurou à concessão de benefício fiscal às empresas de ônibus, que tiveram a alíquota do Imposto Sobre Serviço (ISS) reduzidas de 5% para 2% este ano. Segundo Cadoca, a benesse não veio acompanhada de vantagens à população, e que o dinheiro que deixou de entrar no erário subsidiaria uma das principais propostas suas: o Vale Duas Horas. Insinuou, também, que a redução do ISS só trouxe benefícios aos empresários, acusando a PCR de inverter prioridades.
“O Vale Duas Horas traz benefícios ao usuário de transporte coletivo. Nesse caso (redução da alíquota do ISS) houve uma inversão de prioridades”, afirmou, dando a entender que diminuição no percentual do tributo só beneficiou empresários. O prefeiturável lembrou que o Tribunal de Contas (TCE) apura se houve ilegalidade na concessão do benefício justamente porque não teria havido contrapartida das empresas em favor da população.
13. João da Costa usa hoje gravação do presidente
Depois de muito suspense e especulação, o depoimento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em favor da candidatura de João da Costa (PT), no Recife, será divulgado hoje na TV. Além de aparecer no programa eleitoral, Lula também irá protagonizar as inserções do postulante, que são veiculadas ao longo da programação das emissoras. Em um momento em que João da Costa vai muito bem nas pesquisas de opinião, a presença do maior cabo eleitoral do País em seu guia é mais um reforço à estratégia de pregar a continuidade e se associar ao projeto do governo federal.
Para o candidato, a declaração do presidente hoje servirá para divulgar uma vinculação que já era identificada pelo povo – apesar de o prefeiturável Carlos Eduardo Cadoca (PSC) também se apresentar como candidato da base de Lula. “O depoimento confirma o que vínhamos construindo. Essa relação sempre foi clara para a população. O apoio do presidente Lula já era declarado, e agora será ainda mais público”, disse o petista, ontem.
14. TRE indefere mais candidaturas
Na iminência de findar os julgamentos de processos referentes a registros de candidaturas, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) indeferiu, ontem, mais prefeituráveis no Estado. Entre eles, o deputado estadual Marcos Barreto (PMN), que concorre ao executivo de Joaquim Nabuco. Além dele, foram negados os pedidos de Eduardo Coutinho (PSB, de Água Preta), José Edson (PSB, de Tabira), Gervásio Cavalcanti Matos (PSDB, de Bom Conselho), e da candidata vice em Calumbi, Maria de Lourdes de Lima Cordeiro (PR). No rol dos proporcionais, foi negado provimento ao registro do candidato a vereador de Carpina, Josué José Felipe Neri (PSL). Agora, sobram apenas três, do total de 770 pedidos de registro protocolados, para serem julgados na segunda-feira, data da próxima sessão. São eles: os dos candidatos a prefeito de Goiana, Beto Gadelha (PSL); de Amaragi, Adailton de Oliveira (PSB); e São Benedito do Sul, Fábio Barreto (PT).
O parlamentar Marcos Barreto teve contas rejeitadas pelo TCU por um histórico de improbidade administrativa, desvio de recursos, vida pregressa e notas fiscais falsas. “Considera-se inelegível por vícios insanáveis”, votou a relatora Alderita Ramos. Nem o deputado, nem seu advogado compareceu à sessão, o que desencadeou rumores de que ele abdicaria da candidatura em prol de seu filho, Marco Barreto Filho, que é o vice na sua chapa.
Esportivas
15. Por proposta irrecusável, Radamés deixa o Náutico
Ontem à tarde, o treino do Náutico acontecia tranqüilamente, quando Radamés entrou no gramado, de bermuda, chinelo e uma camiseta preta, ao invés do uniforme tradicional. Um a um, ele se despediu de todos os companheiros. Logo em seguida, explicou aos repórteres que estava se transferindo para o Al Jazeera, time de Dubai, capital dos Emirados Árabes. Mas o Náutico não ganhará nada com a negociação. Os alvirrubros ficarão apenas com as boas jogadas do atleta na memória. Em compensação, dois novos atletas já chegaram e poderão reforçar o time no domingo, contra o Vasco da Gama.
16. Contratações estão encerradas neste ano na Ilha do Retiro
Há cerca de um mês as manchetes sobre o Sport chamavam a atenção para a corrida da diretoria na busca por um meia de ligação. Isso porque Luciano Henrique havia acabado de se juntar a Fumagalli no Departamento Médico do clube. E o futebol de Kássio, após ganhar quatro quilos em um trabalho de fortalecimento muscular, ainda era uma incógnita. Mas o jovem surpreendeu positivamente, e comandou as jogadas ofensivas do Leão nos últimos jogos. Com isso, os dirigentes decidiram encerrar as contratações para a atual temporada, guardando as fichas para 2009, ano de Libertadores da América.
Agora, com Luciano Henrique liberado para jogar contra o Figueirense e Fumagalli próximo de voltar aos campos, uma nova pergunta surge na Ilha do Retiro: Com todos à disposição, quem será escalado pelo técnico Nelsinho Batista? Com a palavra, o treinador rubro-negro. “No momento não é possível tomar uma decisão sobre isso. É o tipo de dor de cabeça que todo técnico gostaria de ter”, disse.
17. Santa - Marco Maciel deve ser chamado para o Conselho
Um dia após ser anunciado como candidato único à presidência do Santa Cruz no biênio 2009/2010, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Fernando Bezerra Coelho, não quis saber de perder tempo e, aos poucos, já começa a se articular para formar a equipe, que será, segundo o próprio, “peça fundamental” na sua gestão. Como já havia adiantado, Bezerra Coelho não pretende convidar ninguém ligado aos blocos políticos já existentes no Mais Querido. Segundo informações, a medida foi adotada como forma de prevenir um possível mal-estar entre os grupos.
Baseado na idéia de formar uma chapa de prestígio, com o intuito de atrair investidores ao Santa Cruz, o futuro mandatário coral deverá fazer, provavelmente ainda hoje, um convite oficial ao senador Marco Maciel (DEM) para assumir o cargo de presidente do Conselho Deliberativo. Apesar de não estar diretamente ligado às ações políticas do Tricolor há alguns anos, o ex-vice presidente da República tem uma forte ligação com o clube desde pequeno. Como prova disso, está o estádio da Cobra Coral, mais conhecido como Arruda, que leva o nome oficial de José do Rêgo Maciel, pai do senador.
Policiais
18. Dívida por tráfico leva mais um à morte
O lavador de carros Anderson Francisco da Silva, 18 anos, foi morto a tiros na Moenda de Bronze, Jaboatão Velho, por volta das 21h50 da última segunda-feira. De acordo com a polícia, ele estava envolvido com o tráfico de drogas no local. Existe a suspeita de que o motivo da morte foi dívida por drogas. Segundo testemunhas, foram dois homens em uma moto que surpreenderam o garoto e dispararam seis tiros contra ele, porém, a perícia contabilizou quatro perfurações que acertaram a cabeça, o tórax e as costas de Anderson.
19. Trabalhador morre esmagado
Um acidente mal explicado envolvendo dois tratores resultou na morte do ficheiro de uma obra de uma empresa de garimpagem, Severino José dos Santos, de 29 anos. A colisão aconteceu na última segunda-feira, na rua Agulinha, no bairro Teixeira, em Jaboatão dos Guararapes. A vítima morava na rua do Jasmim, na Muribeca, Jaboatão, e costumava voltar para casa à noite. A esposa e a única filha de José ficaram preocupadas à medida em que as horas se passavam e seu marido não retornava. Após uma longa espera, a vizinha da família trouxe a má notícia: José havia sofrido um acidente no trabalho. Uma ambulância do Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) se deslocou até o local do acidente, porém, o pai de família já estava sem vida.
20. Pedreiro é morto nos Milagres
Não vai para lá rapaz. Isso não é lugar para você”. Parece que Jorge André da Rocha Marques, tio do pedreiro Pelino da Silva Marques Neto, 28 anos, estava prevendo o pior ao tentar alertar o sobrinho sobre o que aconteceria na Ilha do Maruim, bairro dos Milagres, em Olinda. O pedreiro estava com um amigo, o músico José Maria de Farias, 51 anos, também conhecido por Malu, por volta das 21h30 da última segunda-feira, quando foi assassinado com três tiros na cabeça. Malu, ao tentar fugir, foi atingido por um tiro no tórax. Ele foi socorrido pelos profissionais do Samu e levado ao Hospital da Restauração, onde passa bem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bem-vindos ao nosso BLOG
Comentem nossas matérias, deixem seus recados...
Nenhum comentário:
Postar um comentário