Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Jornal do Vale, "onde a notícia chega mais cedo"

1. Fralda salva a vida de criança

Uma queda do terceiro andar de um prédio residencial pode ser fatal para qualquer adulto. Mas se o acidente ocorrer com uma criança, o risco de morte é praticamente máximo. Porém, de acordo com o ditado popular, “os anjos protegem, principalmente, os recém-nascidos”. Foi exatamente o que aconteceu, ontem, no edifício Jardim Tropical, na rua Felix de Brito Melo, em Boa Viagem, quando Cauã Felipe Massaneiro, de 1 ano e seis meses, caiu pela janela do apartamento, onde estava com a mãe. O bebê só não bateu diretamente no chão, por causa da fralda descartável, que enganchou no grampo de um muro. A proteção “angelical” foi certeira, pois se o menino tocasse na parede um centímetro para frente, ele cairia em cima do objeto pontiagudo, onde ficou preso o acessório. Com o amortecimento, de acordo com informações repassadas por vizinhos, que não quiseram se identificar, o garoto sofreu uma torção na perna direita e não teve escoriações graves.
De acordo com o porteiro Manoel Messias, que estava trabalhando no edifício na hora do acidente, não é possível saber como ocorreu a queda, pois ele não ouviu a mãe do menino contar nada. “Estava na portaria e só escutei o barulho da queda. Não sabemos como tudo aconteceu, a única coisa que vi foi o menino sendo levado para o hospital. Ele saiu daqui acordado e parece não ter desmaiado em nenhum momento”, explicou.

2. Irmãos presos com 46 cartões de crédito

Um casal de irmãos foi preso ontem acusados de clonar cartões de crédito. Josiel Francisco de Souza, 39 anos, e Maria Jobede de Souza, 49, foram pegos com 46 cartões da administradora Unibanco, vários formulários de empréstimo consignado em branco, cópias de documentos, além de um CD com mais de 200 mil dados de funcionários públicos federais, estaduais e municipais. O disco possuía informações como o nome das pessoas, filiação, CPF e endereço. O casal foi preso em casa, localizada em Jaboatão dos Guararapes, às 7h de ontem, por uma equipe da Delegacia de Repressão ao Estelionato. Ambos foram autuados por estelionato.
“O CD possuía dados de funcionários do Governo Federal, Governo do Estado, Prefeitura do Recife, Poder Judiciário, Poder Legislativo, Forças Armadas e polícias. Com isso, eles pretendiam efetuar vários golpes”, destacou o delegado da especializada, Erivaldo Guerra. Ainda segundo o delegado, os irmãos estouraram o limite dos 46 cartões de crédito. Apesar dos titulares serem diferentes, os cartões estavam endereçados para um mesmo local, rua João Pessoa, 187, em Vila Rica, Jaboatão dos Guararapes - o endereço dos irmãos. Depois de constatar a fraude, a Unibanco acionou a Delegacia de Estelionato que conseguiu prender a dupla.

3. Crise na UPE ainda no impasse

Ante a crise financeira que colocou em risco o funcionamento do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) e da própria Universidade de Pernambuco (UPE), a qual a unidade de saúde está vinculada, o Conselho Universitário da instituição, formado por estudantes, professores e representantes da reitoria se reuniram na tarde de ontem para discutir os últimos detalhes de um plano de desenvolvimento que irá definir estratégias para solucionar os problemas vivenciados pela instituição de ensino superior. O reitor da UPE, Carlos Calado, não quis dar detalhes sobre o conteúdo do plano, mas afirmou que ele vem sendo elaborado há bastante tempo. “Vamos encaminhar o documento para a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma) e realizaremos uma reunião para elencar as propostas”, contou. Calado preferiu não repassar o dia em que a reunião será realizada, mas o presidente do Diretório Central dos Estudantes da UPE (DCE-UPE), Eduardo Vasconcelos, que também estava presente na ocasião, disse que o encontro foi marcado para a próxima sexta-feira.

4. SOS MÃO - Missão Humanitária começa hoje

Com apenas 11 anos de idade, o estudante Wesley José dos Santos Silva já foi submetido a seis cirurgias para corrigir uma deformidade nas mãos. Ele nasceu com sindactilia, uma doença genética que corresponde à fusão dos dedos. De origem humilde, a família de Wesley não poderia pagar as intervenções cirúrgicas. Mas, através da Missão Humanitária do Instituto SOS Mão, a mãe do garoto, Simone Regina, conseguiu realizar o sonho do filho, que hoje passa por sua sétima cirurgia. O projeto pelo qual Wesley é beneficiado foi criado em 2005 e começa hoje a sua oitava edição para operar outras crianças com idade entre 0 e 12 anos, que tenham problemas congênitos e deformidades nas mãos. A ação segue até a sexta-feira e vai atender a 50 crianças, de um total de 250 inscritos.

5. Mudanças estão sendo analisadas pela Defesa Social

A titular da Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), delegada Inalva Regina, afirmou ontem, que o plano para reestruturação das unidades está em análise na Secretaria de Defesa Social (SDS). “O projeto faz parte do Pacto pela Vida. Estou aguardando uma reunião com o secretário Servilho Paiva para validar as propostas.”
Segundo ela, para dar mais agilidade ao recebimento e apuração dos crimes, cada um dos quatro delegados da gerência ficará responsável por uma região da capital. “Eles começam a trabalhar dessa forma, que constitui a formação dos núcleos de investigação, a partir de 1º de setembro.”
Inalva Regina acrescentou que as instituições receberão um reforço de mais de 25 policiais. “Eles fazem parte da última turma formada pela Polícia Civil, na última segunda-feira. Só estão esperando a nomeação sair no Diário Oficial para assumir os cargos.”
Entre as propostas apresentadas pela delegada, ainda estão a criação de mais nove delegacias no Grande Recife e interior e a descentralização do plantão da GPCA. “Além de mais agilidade no atendimento, isso vai provocar a diminuição no desgaste dos móveis, que ocorre porque há uma grande circulação de pessoas nas duas únicas unidades existentes hoje.”

6. Ex-policial assassinado em Ouricuri

O ex-PM Wilson Simonal Freire Amando, 38 anos, foi assassinado, no início da noite de ontem, no município de Ouricuri, Sertão pernambucano. De acordo com policiais de plantão na delegacia da cidade, Wilson estava na casa de uma amiga, localizada no bairro Renascença (também chamado de Batalhão), quando ouviu um barulho, saiu para verificar o que acontecia e foi abordado por alguém não identificado, que efetuou disparos de armas de fogo contra ele. A vítima morreu no local.
Wilson Simonal foi preso no ano de 2004, acusado de participação no assassinato do vereador e radialista Manoel Messias Ribeiro. O crime foi cometido em 12 de julho de 2003. O então prefeito de Ouricuri, Francisco Ramos da Silva (PSDB), conhecido como Biu Ramos, também chegou a ser preso, acusado de ter mandado assassinar Manoel, porque o vereador era de oposição e utilizava um programa de rádio para fazer críticas à gestão da prefeitura.
Na época em que ocorreu o crime, o delegado responsável pela investigação do caso, Moari Drumond, concluiu que o homicídio teve motivação política, já que Manoel Messias, também conhecido como Manoel dos Remédios, vinha, dias antes de ser morto, denunciando no programa de rádio que comandava, supostos atos de corrupção do prefeito.
Ainda não se sabe os motivos do assassinato de Wilson Simonal, nem se há alguma ligação com o crime que vitimou Manoel Messias. O caso será investigado pela Delegacia de Ouricuri.

7. Anabolizante mata jovem em Caruaru

No final de semana, foi confirmada a morte de um rapaz de 25 anos, que estava internado há uma semana em um hospital da cidade. O fato chamou a atenção de freqüentadores de academias de ginástica de Caruaru, já que o uso do anabolizante ADE foi levantado como motivo para o falecimento do jovem, que, a pedido da família, não terá seu nome divulgado. A vítima aplicava a substância no tríceps e no bíceps, provocando uma infecção, que posteriormente evoluiu para uma necrose.
De acordo com professores de algumas academias de Caruaru, a aplicação localizada não é muito comum, mas muitos usuários fazem uso de injetáveis via intramuscular, que se espalha pela corrente sanguínea. Dessa forma, qualquer parte do corpo, quando estimulada, tem seu volume aumentado. “Eu acredito que 30% dos freqüentadores de academias utilizam anabolizantes e na grande maioria são homens, que desejam ficar fortes em pouco tempo”, afirmou o professor de musculação Aristóteles Augusto. No caso das mulheres, o percentual é bem menor.

8. Buracos na PE-149 deixam lenta viagem para Altinho

Quase três meses após a assinatura da ordem de serviço para a execução da obra de recuperação da PE-149, rodovia que faz a ligação entre as cidades de Agrestina e Altinho, no Agreste do Estado, por enquanto, ao invés das máquinas na pista, o que se vê são os buracos, que a cada dia aumentam. Os 17 quilômetros da rodovia acabam sendo um teste de paciência para qualquer um que arrisque percorrer todo o trajeto. Para evitar desgastes no carro, motoristas precisam andar em baixa velocidade, aumentando o tempo de deslocamento entre as duas cidades.
A ordem de serviço autorizando a execução da obra foi assinada no último dia 4 de junho, aproveitando uma visita do governador Eduardo Campos a vários municípios da região. Na época, a previsão inicial era de que as obras de recuperação da pista seriam iniciadas no mês seguinte, com prazo de conclusão para dez meses, a um custo de R$ 4,14 milhões. Enquanto os serviços não começam, o que sobra são reclamações dos motoristas e passageiros que trafegam pelo local.

9. Mãe mata filho atropelado

Um trágico acidente ocorrido anteontem no município de Teixeira de Freitas, extremo-sul da Bahia, resultou na morte do garoto Cauã Araújo Alves, 5 anos, atropelado pela própria mãe, Cristina Costa de Araújo. Ela estava manobrando o carro para dar ré e acabou acelerando para frente, onde estava o garoto, que foi imprensado contra uma árvore. Cauã teve um dos pulmões perfurados e não resistiu, mesmo recebendo atendimento médico.

10. Menino de 11 anos volta a roubar carro

O menino de 11 anos acusado de furtar vários carros foi parar na delegacia novamente na madrugada de ontem. Ele dirigia um carro furtado e estava na companhia de outros três menores. Por ter menos de 12 anos, não pôde ser encaminhado à Fundação Casa (ex-Febem) e voltou para casa depois que o pai compareceu à delegacia. Pelo menos dois dos outros menores foram encaminhados para a instituição.
Na semana passada, o garoto foi flagrado porque passou em alta velocidade diante de uma escola e o carro foi visto por uma viatura da Guarda Municipal, que fazia a ronda escolar. Anteontem, o Conselho Tutelar de Santo Amaro entregou à Vara da Infância e da Juventude um relatório completo sobre as infrações cometidas pelo menino desde que ele tinha 9 anos. Durante esse tempo, ele foi encaminhado a vários grupos de apoio social e psicológico – sem sucesso.
O conselho sugere em seu relatório que ele já pode ser internado a partir de 5 de setembro, quando completa os 12 anos. Mas, de acordo com o legislação, isso só é possível se ele cometer outro ato infracional. Na lista, além de furto de veículos, há desacato a autoridade, atentado ao pudor (ele abaixou as calças para provocar um policial) e arrombamento de estabelecimento comercial.

Política

11. Henry “pesquisa” audiência do guia

Após uma semana de exibição do guia eleitoral na televisão, o candidato à Prefeitura do Recife, Raul Henry (PMDB) ainda não viu as inserções revertidas em melhores percentuais de intenção de votos. Para o peemedebista, “ainda é muito cedo”, mas ele acredita que é possível “perceber a mudança na rua”. No porta-a-porta realizado, ontem, na comunidade do Capuá, em Areias, o prefeiturável tentava ter a leitura da população sobre sua publicidade na mídia. “Você viu o programa de televisão? O que achou?”, questionou diversas vezes. “A idéia do Compaz é muito bem recebida, mas o descrédito com a classe política é muito grande. Evidentemente que o processo eleitoral, a campanha na televisão, essas etapas vão se superando. Começa a modificar na rua, mas não arriscaria um prognóstico antes de 15 dias (de veiculações)”, explicou.

12. Cadoca promete incentivos fiscais

dia após ter participado do debate promovido pela Universidade Católica com os candidatos à Prefeitura do Recife, o postulante do PSC, Carlos Eduardo Cadoca, esteve presente, ontem, em um evento no Sindicato dos Fazendários. Os associados à instituição fizeram perguntas ao deputado federal sobre transparência nos gastos públicos e incentivos fiscais, assunto que recebeu uma atenção diferenciada do prefeiturável. Cadoca afirmou que pretende, caso eleito, criar incentivos para a atração de novas empresas e a manutenção de outras na cidade.
Contudo, o social-cristão criticou a iniciativa da atual gestão de reduzir o ISS da cobrança de impostos das empresas de ônibus. “Abateram um tributo sem uma resposta à sociedade. O preço da passagem não abaixou com a medida”, declarou o prefeiturável, que assegurou uma outra postura na negociação com o setor privado, antes de conceder um benefício parecido.

13. Mendonça e o mantra do 2º turno

Após a queda nas recentes pesquisas de intenções de voto, o prefeiturável do DEM, Mendonça Filho, tem incluído nos seus discursos a garantia de que esta é uma disputa de dois turnos. A postura é um claro reflexo de que o rápido crescimento do adversário João da Costa (PT) preocupa o democrata. Ontem, em almoço-debate promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no Spettus, Mendonça finalizou sua participação pedindo um voto de confiança. “A caminhada será dura, longa. Esta é uma campanha de dois turnos, tenham certeza. Confiem em mim. Temos convicção de que vamos vencer no segundo turno. Escrevam aí o que eu estou dizendo”.
A mesma frase foi dita horas antes, na Livraria Cultura, onde o prefeiturável apresentou seu programa de governo para a área de desenvolvimento humano. “Podem escrever aí: vamos levar a disputa para o segundo turno”, repetiu. O mesmo ele tem dito em entrevistas e nos eventos há duas semanas. A idéia é não dispersar a militância e os eleitores e continuar mostrando-se firme e competitivo no embate.

14. João Paulo cria problemas no guia

O fato de o prefeito João Paulo (PT) aparecer no guia eleitoral dos proporcionais ao lado apenas dos candidatos a vereador Múcio Magalhães e Mozart Sales (veja na página 4) gerou incômodo entre outros integrantes da Frente do Recife. Ontem, em caminhada do prefeiturável João da Costa (PT), o atual presidente da Câmara, Josenildo Sinésio (PT), afirmou ter recebido cerca de dez telefonemas de queixosos. “Acho que pedir voto apenas para um é ruim. Se pediu voto para um, deve pedir para todos”, ponderou Sinésio. Logo em seguida, procurou minimizar o imbróglio, afirmando ser “natural da campanha” e prevendo uma rápida solução.

15. MPPE diz que locação de carro é legal

Depois de examinar o contrato de aluguel enviado pela locadora Asa Branca, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) verificou que o Honda Civic preto, placa KGN-7813, utilizado pelo prefeito do Recife, João Paulo (PT), nos eventos de campanha de seu candidato a prefeito João da Costa (PT), foi mesmo alugado pelo comitê do majoritário. Como esta modalidade de contrato não tipifica nenhum tipo de irregularidade, os promotores Andréa Nunes, Patricia Tavares e Eduardo Cajueiro decidiram não iniciar nenhum processo de investigação, uma vez que não há caracterização de uso da máquina pública. João Paulo não está se locomovendo com o automóvel oficial ou locado pela prefeitura para pedir votos para o seu apadrinhado político.

16. Senado tem que listar parentes

Os senadores vão ter que fornecer à Mesa Diretora do Senado os nomes de parentes empregados em cargos comissionados que configurem casos de nepotismo. A medida foi tomada pelo presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), que teme falhas em um levantamento cruzando os nomes dos senadores e dos funcionários. Garibaldi disse que espera a colaboração de todos os parlamentares. “Acho que os parlamentares vão cumprir a lei e possibilitar todas as informações sobre o nome das pessoas que devem ser desligadas do Senado”, disse Garibaldi.

17. Em campanha, Gabeira não defende legalização da maconha

Defensor histórico da legalização da maconha, o candidato do PV à Prefeitura do Rio, deputado Fernando Gabeira, reconheceu hoje (26) que essa bandeira afasta parte dos eleitores e considerou “inútil” uma discussão agora sobre o assunto sem uma ampla reforma da polícia. Convidado do quarto dia de sabatinas do Grupo Estado com os concorrentes à prefeitura, Gabeira, aliado no PSDB no Rio, que indicou o candidato a vice, criticou a atuação dos tucanos na oposição ao governo Luiz Inácio Lula da Silva. “Não considero dos melhores o desempenho do PSDB”, declarou. O parlamentar verde também defendeu que parte da Guarda Municipal seja armada e que haja ação da Força Nacional de Segurança e das Forças Armadas no combate ao crime na cidade.
Gabeira disse que é a favor da descriminalização da maconha, “desde que se tenha uma polícia avançada” e que, “neste momento”, não retomaria o discurso da legalização. Segundo ele, as pesquisas mostram que “há uma cota de preconceito, de rejeição” entre os eleitores especialmente por sua postura em relação às drogas. Sobre outros temas polêmicos, como a união civil de homossexuais, o candidato acredita que “houve muitos avanços”.

Internacional

18. Avião com 102 pessoas é seqüestrado

Três membros de um antigo movimento rebelde de Darfur seqüestraram ontem um avião com 102 pessoas a bordo, no Sudão. Mohammed Bashir, porta-voz da facção Mina Minnawi do Movimento de Libertação do Sudão (SLM), afirmou que os seqüestradores eram um comissário do movimento, um conselheiro de Minnawi e um dos participantes do acordo de paz de 2006.
Segundo um oficial de segurança sudanês, o avião foi seqüestrado por um homem armado com uma faca. Ele teria tomado controle da aeronave logo após a decolagem, no aeroporto de Nyala, no sudeste de Darfur, e a desviou para a Líbia depois que autoridades egípcias se recusaram a ceder seus aeroportos.
Funcionários da aviação na Líbia confirmaram que o avião aterrissou em Kufra, num aeroporto precário da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) no deserto líbio, perto da fronteira com o Egito. Até as 23h30, não havia informações sobre negociações.

Esportivas

19.O Santa vai entrar na Justiça Desportiva hoje para o Campinense perder os pontos

Agonizando no fundo de um poço, um senhor de 94 anos tenta se apegar a qualquer fio de esperança que surge como uma possível, mesmo que mínima, chance de salvação. Sangrando bastante, devido a gravíssimos ferimentos causados por pessoas que lhe juraram amor e apoio incondicional, o velho homem, apesar de já demonstrar sinais de desistência, promete lutar até o fim para conseguir sobreviver e viver ainda por muitos anos.
Com as devidas proporções dramáticas do parágrafo acima, essa história não comoveria tanto caso fosse explicado que esse senhor é o Santa Cruz Futebol Clube, o poço é o cenário do futebol nacional, e as pessoas que lhe juraram amor são os seus ex-dirigentes. A parte boa desta saga é que esse fio de esperança ganhará vida hoje.

20. Nelsinho ainda não definiu substituto de Bala

O técnico Nelsinho Batista ainda não definiu o substituto do atacante Carlinhos Bala, que recebeu o terceiro cartão amarelo e está fora da partida de domingo, contra o Internacional, na Ilha do Retiro. Na disputa pela posição, cinco jogadores: Enílton, Joélson, Ciro, Lúcio Curió e Wilson. O último da lista inicia a semana de treinamentos como favorito, já que o treinador rubro-negro foi o principal responsável pela sua contratação. Na última partida, contra o Fluminense, Wilson fez a sua estréia, substituindo Roger no segundo tempo. A movimentação do jogador, que atuou enfiado entre os zagueiros do Tricolor carioca, gerou dúvidas sobre a possibilidade do novo contratado encaixar seu estilo ao do atual camisa nove.

21. Lateral Piauí deve ser dispensado pelo Náutico

Na surdina, sem ninguém ficar “sabendo”, a diretoria do Náutico deverá dispensar hoje o lateral-esquerdo Piauí. A confirmação oficial deverá ser dada logo mais, tanto para o atleta quanto para a Imprensa. Ontem, ao serem procurados, nenhum membro da alta cúpula alvirrubra quis confirmar a notícia. Já o jogador disse não saber de nada. Por outro lado, o Timbu poderá contratar o goleiro Gledson, do Santa Cruz, e o meia-atacante André Oliveira, atualmente no Colônia, da Alemanha.

22. Salgueiro não se preocupa com arbitragem

O pênalti marcado por Cláudio Mercante, aos 40 minutos do segundo tempo, que resultou no gol de empate do Santa Cruz diante do Salgueiro, no Arruda, na estréia das duas equipes na segunda fase da Série C, parece não ter deixado o Carcará ressabiado com os árbitros pernambucanos. No novo encontro entre os dois times, dia 6 de setembro, no Cornélio de Barros, os sertanejos não irão reivindicar trio de arbitragem de fora de Pernambuco. “O que aconteceu foi puro acaso, foi um erro humano”, disse o presidente do clube, José Guilherme, justificando a decisão.

Policiais

23. Mulher é executada em Dois Unidos

Execução. A palavra define o crime que vitimou, na última segunda-feira, por volta das 19h, a dona de casa Maria Olívia de Moraes, de 40 anos. O homicídio aconteceu na rua João Cavalcanti Petribu, no bairro de Dois Unidos, no Recife. Moradora da área, a mulher estava retornando para a residência, de acordo com testemunhas, quando foi abordada por dois homens, de identidades desconhecidas. Um dos assassinos sacou um revólver calibre 38 e efetuou três disparos contra a cabeça de Maria Olívia. Os criminosos fugiram em seguida. A polícia ainda não tem pistas sobre a autoria do crime. De acordo com informações repassadas pelo setor de estatísticas da Unidade da Mulher, esta é a 176ª vítima de homicídio este ano em Pernambuco.

24. Executado com tiros na cabeça

Tiros de revólver calibre 38 tiraram a vida, anteontem, por volta das 23h, do ajudante de pedreiro José Nilton Felisberto da Silva, de 25 anos. Segundo informações passadas pela polícia, a vítima trafegava na rua André Barros, no bairro de Nova Descoberta, no Recife, quando foi abordada por vários homens. Os assassinos, ainda de acordo com a polícia, mandaram a vítima ajoelhar-se e um deles efetuou vários disparos na cabeça dela. Depois da execução, os criminosos fugiram. A autoria do homicídio ainda é ignorada pela polícia. O assassinato chamou a atenção de transeuntes e moradores da área, que se aglomeraram ao redor do cadáver para acompanhar o trabalho de perícia dos técnicos do Instituto de Criminalística (IC).

25. Morto com dois disparos

Um homem, aparentando ter 25 anos, foi executado com dois tiros na nuca, na última segunda-feira, na rua Professor José Rabelo, por trás do Residencial Praia Grande, em Candeias. Apesar de ter acontecido em plena luz do dia, às 11h50, os moradores disseram não ter visto o crime e não conhecer a vítima. No entanto, afirmaram que ouviram dois estampidos que pareceram tiros de revólver.O corpo, sem documentos que o identificassem, foi encontrado depois que uma ligação anônima foi feita para o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), possivelmente por um morador. Ao lado do corpo, tinha apenas uma carteira de cigarros. “Só ouvimos o barulho e ficamos achando que eram tiros. Uma vizinha aqui do residencial disse que viu um homem de camisa branca e bolsa nas costas correndo. Mas esse homem estava de costas e ela o viu de longe”, comentou o estudante, Paulo César da Costa.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog