Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Jornal do vale, "onde a notícia chega mais cedo"

1. Grávida de 7 meses é baleada e bebê morre

Uma mulher grávida de sete meses perdeu o bebê após ser baleada, na noite do último domingo, durante discussão em um bar, no Engenho Fortaleza, em Ipojuca, no Grande Recife. Catarina Maria do Nascimento, 18 anos, tentou defender o marido em uma briga e acabou atingida no abdome. Ela foi levada ao Hospital da Restauração (HR), no Derby, onde passou por cirurgia, mas a criança não resistiu. O agricultor Severino Rodrigues da Paz Filho, 25, companheiro de Catarina, levou cinco tiros e também foi encaminhado à unidade de saúde. O casal não corre risco de morte.
Poucas horas depois, a Polícia Militar (PM) prendeu o acusado, identificado como Cícero José de Santana, 39, perto da BR-101, em Escada, na Mata Sul. Ele confessou a tentativa de assassinato. O revólver calibre 38 utilizado no crime, no entanto, não foi localizado.
De acordo com o soldado Armando José Barbosa, da 2ª Companhia do 21º Batalhão, Cícero e Severino disputavam uma partida de sinuca quando a confusão teve início. O criminoso alegou que atirou porque estava sendo alvo de chacota por parte de Severino, que vencia o jogo. “O suspeito contou que o rapaz estava ganhando e começou a fazer brincadeiras e dizer palavrões. Ele disse que se sentiu humilhado e atirou.

2. Educação disponibiliza vagas

O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação (SEE), está disponibilizando 1.607 vagas para profissionais do Magistério, e mais 17 vagas de gestores, nas 17 Gerências Regionais de Educação (GREs), do quadro efetivo da Secretaria.
As inscrições vão acontecer, respectivamente, até amanhã e até o dia 10 de setembro. Atualmente, 667 profissionais exercem a função de profissionais do Magistério, em Pernambuco, porém com a nova contratação, a SEE pretende suprir um déficit histórico na rede estadual. Os formulários de inscrição estão disponíveis no site www.educacao.pe.gov.br.
Os interessados nas 1.607 vagas, devem entregar o cadastro e a documentação, na GRE, na qual pretende atuar. A seleção será realizada por uma comissão técnica de busca, formada por 16 profissionais da área. Na avaliação, haverá uma prova dissertativa e será analisado o currículo do candidato. O resultado será divulgado a partir do dia 15 de setembro, no mesmo site da inscrição e no Diário Oficial do Estado.

3. Polícia Civil tem acréscimo de 32%

Nos próximos dias, o contigente da Polícia Civil em Pernambuco receberá um acréscimo de mais de 32% no atual quadro de pessoal. Foram nomeados, ontem, 1.388 novos policiais, entre agentes, delegados e escrivães. O número representa um terço do efetivo que está trabalhando no momento. A expectativa é de que até setembro todos tenham tomado posse dos cargos. Os servidores serão distribuídos na capital, Região Metropolitana do Recife (RMR), Sertão, Agreste e Zona da Mata.
“O aumento do efetivo obedece a uma estratégia que visa melhorar a eficiência da segurança pública. Vamos ter mais capacidade na elaboração de inquéritos e prisões em flagrante, por exemplo”, afirmou o chefe geral da Polícia Civil (PC), delegado Manoel Carneiro. Segundo ele, a maioria dos policiais ficará no Recife e na RMR, onde existem mais ocorrências.
O último concurso público para ingresso na PC foi realizado há mais de dez anos. Na ocasião, o ingresso foi de aproximadamente 1,2 mil policiais. O atual contigente é de 4.210 homens.

4. Conselho da mulher é criado em PE

Com a posse de 27 conselheiras, ontem à tarde, instalou-se em Pernambuco o Conselho Estadual de Direitos da Mulher (CEDIM-PE), órgão consultivo e deliberativo vinculado à Secretaria Estadual da Mulher. As atividades se iniciam no Estado depois de 24 estados brasileiros já estarem atuando, segundo informou a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal. Minas Gerais foi a primeira unidade da federação a constituir seu conselho, em 1983. Sergipe e Rondônia ainda são os estados retardatários.
De acordo com a secretária estadual da Mulher, Cristina Buarque, que vai presidir o Conselho, a implantação do órgão é resultante da Conferência de Políticas Públicas para as Mulheres, ocorrida em junho do ano passado. “Na verdade, o início desse processo aconteceu em fevereiro de 2007. Na conferência, o órgão começou a ser desenhado, através das discussões sobre as condições da mulher em Pernambuco em relação à Educação, Saúde, habitação, direitos sexuais e reprodutivos, inclusão, reparação de desvantagens históricas e, claro, relativas à violência”, explicou.

5. Brasileiro é morto na cidade de Gifu, no Japão

O brasileiro Tadashi Namekata Brum, de 31 anos, foi morto na madrugada de sábado (horário japonês) na cidade de Gifu, no Japão, onde morava desde os 17 anos. A família do decasségui, que desconhece detalhes do assassinato, tenta viabilizar a vinda do corpo para o Brasil. Moradores de Praia Grande, litoral sul de São Paulo, os pais de Tadashi souberam do crime na tarde de sábado, ao receberem o telefonema de um amigo. Pela internet, a família descobriu que o assassinato ocorreu em uma pequena rua da cidade, por pessoas que fugiram em três carros. Segundo informações, o jovem foi encontrado sem documentos e com dois celulares. Ele ainda teria chegado a ser socorrido. O irmão gêmeo da vítima, que há 40 dias retornou para o Brasil, viajou para o Japão para tentar viabilizar o transporte do corpo.
Tadashi havia se mudado para o Japão em 1994 junto com irmão e os pais - mãe japonesa e pai brasileiro - que permaneceram em território japonês até que os filhos completassem a maioridade. Atualmente, Tadashi trabalhava como mecânico de automóveis autônomo, mas até 2004 era operário de empreiteiras. Durante os anos que morou no Japão, o mecânico se casou, separou e por cinco vezes esteve no Brasil visitando a família.

6. Granada explode em baile funk

Pelo menos 12 pessoas ficaram feridas após uma explosão de granada durante baile funk, no bairro de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, na madrugada de ontem. Um corpo foi encontrado próximo ao local.
Segundo informações de agentes da 36ª Delegacia de Polícia (Santa Cruz), um telefonema anônimo direcionado à Polícia Civil dava conta que o dono da granada havia sido morto. O corpo encontrado estava com marcas de tiros. Os agentes querem ouvir depoimentos para confirmar se o homem portava de fato a granada. Os policiais civis suspeitam que o artefato explodiu de forma acidental enquanto as pessoas saíam do baile funk.

7. Cratera em SP não foi fatalidade

O IC (Instituto de Criminalística) de São Paulo concluiu ontem seu laudo sobre a abertura do buraco do metrô de Pinheiros e descartou que a tragédia tenha sido resultado de uma fatalidade, como os pareceres do Consórcio Via Amarela indicam.
O laudo com 193 páginas, 400 fotos e 1.000 documentos em anexo, conforme a reportagem apurou, aponta cinco “causas preponderantes’’ e um leque de “fatores contribuintes’’ para a cratera. Não traz, assim, um motivo único para levar ao acidente que deixou sete mortos em janeiro do ano passado.
Na lista das causas estão, por exemplo, a seqüência de explosões para abertura do túnel no solo minado (de saprolito, considerado rocha podre).
O IC também considerou que, se as construtoras tivessem reforçado as paredes do túnel em tempo hábil depois dos sinais de instabilidade, a cratera poderia ter sido evitada.

8. Penhora de carros poderá ser efetuada pela internet

Os juízes de todo o País poderão, a partir de hoje, determinar pela internet o bloqueio de carros para o pagamento de dívidas. O sistema on-line de restrição judicial de veículos foi testado nos casos da área trabalhista desde maio no Distrito Federal e em Tocantins. Montado a partir da base de dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), o sistema, que exige uma senha, permite ao magistrado identificar o proprietário de um veículo e determinar ao Detran, pela internet, o bloqueio do bem para pagamento de dívida judicial.
A decisão de ampliar o sistema para todos os tribunais brasileiros foi adotada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para dar mais celeridade aos casos e forçar o pagamento da dívida. Basta ao juiz digitar o CPF do proprietário ou o número de registro da empresa dona do veículo.
De acordo com nota distribuída pela assessoria de imprensa do conselho, a vantagem do sistema, chamado de Renajud, é evitar o desperdício de tempo e de dinheiro na expedição de ofícios em papel e acelerar o trabalho do Detran.
Ele poderá ainda agilizar a aplicação de sentenças das varas de família e dos juizados de pequena causa. O sistema permite ao juiz determinar o bloqueio da transferência de veículo, do licenciamento e da circulação, além da penhora. O lançamento do sistema em nível nacional, marcado para hoje, contará com a participação do ministro da Justiça, Tarso Genro.

9. Estado ganha hoje projeto milionário para criação de peixes em cativeiro

A Aqualider Maricultura, primeira empresa licenciada pelo Governo Federal para realizar atividades de aqüicultura na costa brasileira, vai investir R$ 5 milhões em recursos próprios no Projeto Beijupirá, a cerca de 11 quilômetros da costa do Recife. Esta é a primeira iniciativa no Brasil em criação marinha de peixes em cativeiro. O projeto visa à produção anual de 10 mil toneladas de beijupirás. O investimento milionário deve acontecer nos próximos dez meses.
Os detalhes do projeto completo será apresentado nesta terça-feira, pelo ocenógrafo Santiago Hamilton, gerente da empresa.

Política

10. Debate dominado por militância

O primeiro debate entre os prefeituráveis do Recife, ocorrido ontem na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), se transformou num verdadeiro campo de batalha entre as militâncias dos postulantes Mendonça Filho (DEM) e João da Costa (PT), com direito a troca de ofensas e gritos de guerra de agressão mútua. Durante todo o embate, os candidatos tiveram dificuldades em apresentar suas propostas e responder às perguntas por conta do acirramento entre os grupos.
As tentativas da coordenação do evento de acalmar os “ânimos” dos militantes eram em vão. Toda vez que um postulante fazia uso da palavra, começava o barulho entre os grupos. De um lado, gritos do tipo “o povo quer, o povo gosta, o prefeito é João da Costa”. Do outro, “ah, é 25”. O índice de João da Costa nas pesquisas foi lembrado pela militância que gritava o tempo todo “é 37”, em referência aos 37,5% do petista no último levantamento. No entanto, aos poucos essas frases foram dando espaço para provocações. Enquanto o grupo do PT gritava “pula, sai do chão, Mendonça é um ladrão”, os democratas respondiam da mesma forma: “pula, sai do chão, o PT é mensalão”, em alusão ao escândalo envolvendo parlamentares petistas no primeiro governo do presidente Lula (PT). Também entrou na disputa o caso do suposto “uso da máquina” da Prefeitura do Recife em favor do candidato do PT.
Quando petistas entoavam o hino “partido, partido é dos trabalhadores”, democratas contraprovocavam com “polícia, polícia, Polícia Federal”. Além de Mendonça, os prefeituráveis Carlos Eduardo Cadoca (PSC), Raul Henry (PMDB), Edilson Silva (PSol) e Kátia Telles (PSTU) também foram alvos das provocações. Irritado, Cadoca chegou a mandar um militante calar a boca, no momento em que respondia à pergunta de um jornalista. “Cala a boca para ouvir e aprender”, disse o postulante.

11. João da Costa animado com os números

Líder na corrida sucessória do Recife, com 36,5%, conforme a pesquisa do UFPE/ NEPD/fade, o petista João da Costa considerou que os índices mostram que “a população começa a definir qual é o caminho que quer para a cidade”. E esse caminho, segundo ele, é “dar continuidade” à gestão petista. Diante dos números, ele acredita ser possível ganhar a eleição ainda no primeiro turno. “Eu sempre disse que a gente estava criando as condições para isso. As condições hoje estão dadas para ser resolvido no primeiro turno. Se a gente mantiver esse crescimento e os outros candidatos forem caindo, então é possível se resolver”, analisou. Ele também observou que, numa eventual segunda etapa, bateria em todos os outros candidatos.
Embora prefira não comentar pesquisas eleitorais, o candidato Mendonça Filho (DEM) disse não estar preocupado com a ascensão e recente liderança - antes ocupada por ele - do seu principal adversário. Ontem, após mais uma apresentação de propostas, dessa vez para o meio ambiente, na Livraria Cultura, o democrata afirmou que, apesar da mudança no cenário eleitoral, manterá sua campanha na mesma linha.

12. Cadoca investe em Lula e Eduardo

Bastou apenas o prefeiturável do PSC, Carlos Eduardo Cadoca, cair da segunda para a terceira colocação nas pesquisas de intenção de voto para prefeito na sucessão do Recife para valer-se do direito do uso das imagens do presidente Lula (PT) e do governador Eduardo Campos (PSB). O mote da parceria administrativa, até então limitado às caminhadas do candidato por meio do carro de som, tomou as ruas da cidade, ontem, em placas onde Cadoca aparece ao lado dos dois gestores. “Lula, Eduardo e Cadoca. Recife para Todos”, exibe o material, que divide espaços com as placas de João da Costa, onde este também aparece ao lado de Lula, como candidato oficial do PT.
“Se eu tenho aliados, eu já estou me preparando para governar com eles. Eu acho que o grande trunfo que eu tenho para fazer o Recife que nós queremos, que está no nosso projeto, é contar com o apoio do Governo Federal, é ter 56 deputados (federais), e um ministro (das Cidades, Márcio Fortes, do PP) que cuida do PAC”, afirmou o prefeiturável. Paralelamente, desde o último domingo, o social-cristão também passou a veicular inserções televisivas onde ressalta a importância dos aliados e das parcerias, exibindo os dois gestores. Desde o início da campanha, Cadoca ressaltava que havia sido liberado para utilizar as imagens, mas que só o faria quando achasse necessário.

13. Candidatos focam no tema Segurança

A orquestra dos candidatos da oposição estava afinada no guia eleitoral de ontem. O tema da Segurança Pública foi explorado em demasia, principalmente, pelos candidatos Mendonça Filho (DEM) e Raul Henry (PMDB).
O programa democrata esclareceu que a responsabilidade da Segurança deve ser do Governo do Estado, mas que o “prefeito não pode se omitir”. Mendonça denunciou a iluminação das ruas da cidade que contribuem para a ação de marginais. “Vamos trazer um banho de luz ao Recife para dificultar a ação do bandido”, afirmou Mendonça.
O deputado federal Raul Henry apresentou seu coordenador colombiano do programa de Segurança, Hugo Acero, que desenvolveu projetos para conter a violência das distantes Medelin (Colômbia) e Quito (Equador). O mesmo seria feito no bairro do Coque, por exemplo. O ataque à gestão do prefeito João Paulo (PT) ficou por conta do investimento de R$ 22 milhões do Projeto Orla, que seria “priorizar os bairros mais ricos”.

Internacionais

14. 200 palestinos são libertados

O governo israelense libertou ontem quase 200 prisioneiros palestinos, em uma medida destinada a melhorar as relações com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas. A libertação aconteceu horas antes da chegada da secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, à região, para sua mais recente missão de paz no Oriente Médio.
Os ex-prisioneiros tiveram uma recepção de heróis ao chegarem à Cisjordânia, onde milhares de pessoas celebravam nas proximidades do escritório de Abbas, em Ramallah, e em outras cidades da região. “Não descansaremos até os prisioneiros estarem livres e as cadeias, vazias”, garantiu Abbas à multidão.
Os prisioneiros chegaram à Ramallah após serem libertados em um posto de controle militar israelense perto de Jerusalém. Alguns deles beijaram o solo ao deixar os ônibus israelenses, antes de entrar em veículos palestinos.
Entre os 198 libertados estava Said al-Atba, condenado à prisão perpétua e detido havia mais de 30 anos por planejar um ataque à bomba em um mercado, em 1977. No atentado, no centro de Israel, morreu uma mulher e dezenas de outras pessoas ficaram feridas.

Esportivas

15. Torcida tricolor promete continuar apoiando o time

Não fazia nem 24 horas que o Santa Cruz havia sido eliminado da disputa por uma vaga na Série B e ficado muito perto do rebaixamento. Mesmo assim, um grupo de torcedores esteve ontem à tarde no Arruda, apesar de a reapresentação do elenco estar marcada para amanhã. Era a Turma da Tesoura, que, como de costume, se encontrou nas sociais para falar sobre o clube. Embora tristes, eles prometeram continuar incentivando o time, mesmo na Quarta Divisão.
Eles foram chegando pouco a pouco. A garoa que começou a molhar as arquibancadas do Arruda não impediu que esses apaixonados torcedores fossem se posicionando, no lugar onde se encontram há anos. Por volta das 15h, cerca de dez deles já haviam escolhido algumas vítimas para “tesourar”. O mais criticado foi o presidente Edson Nogueira, porém, o ex-técnico Bagé e o elenco também não foram poupados.

16. Sport negocia Daniel Paulista

Agora é oficial. Ontem, no final da noite, a diretoria do Sport bateu o martelo na negociação do volante Daniel Paulista. O jogador, que já havia acertado os detalhes do seu contrato, vai atuar no Rapid Bucarest, um dos principais clubes da primeira divisão da Romênia. O Leão vai receber 800 mil euros pela venda do atleta, cerca de R$ 2 milhões. “Parte desse dinheiro será investido na compra do Centro de Treinamento do Intercontinental. O pagamento do CT tem que ser feito à vista”, explicou o presidente do Sport, Milton Bivar, minutos após fechar a negociação.
O primeiro contato do clube romeno com o ex-volante do Leão foi feito no final de julho. Na época, Daniel chegou a declarar que já tinha acertado os termos do seu contrato. A diretoria do Sport, porém, não ficou satisfeita com a proposta. Na última semana, representantes do Rapid Bucarest chegaram ao Recife dispostos a fechar a contratação. Os dirigentes do Leão fizeram uma contraproposta. Ontem, a negociação rolou durante todo o dia, até chegar ao seu desfecho.

17. Eduardo deve voltar ao gol timbu

Alvo de muitas críticas, o goleiro Eduardo acabou sendo poupado por Roberto Fernandes, no último domingo, quando o Náutico empatou em 1x1 com o Grêmio. Mas quis o destino entrar na jogada para mudar os planos do treinador. Seu substituto de imediato, André Sangalli, machucou-se, e Deivid, o terceiro da posição, não demonstrou muita segurança debaixo dos três paus. Por tudo isso, o retorno de Eduardo ao gol alvirrubro é quase certo.
Mas mesmo sem a confirmação do técnico, ele já avisou: “serei um dos jogadores que vai tirar o Náutico dessa situação.”A “folga” da última rodada parece ter sido mesmo muito boa para Eduardo. Ontem, enquanto era entrevistado, o goleiro demonstrava muita certeza e confiança em suas respostas. “Por tudo que foi criado, eu até cheguei a pensar que era o culpado. Agora, tenho a certeza que sou um dos jogadores que vai tirar o Náutico dessa situação. Papai do Céu é bom demais. Todos puderam ver que eu não era o culpado, e hoje eu tenho a certeza de que não era”, disse o goleiro, referindo-se às falhas cometidas pelo time contra o Grêmio.

Policiais

18. Dois mortos a tiros em Jardim Jordão

Dois homens foram brutalmente assassinados em frente às suas famílias, na noite do último domingo, no bairro de Jardim Jordão, município de Jaboatão dos Guararapes. O primeiro foi dentro de uma casa e o outro no quintal de outra residência. Os crimes aconteceram no Córrego da Rosa. Apesar de não existir nenhuma ligação entre as vítimas, a polícia acredita que os dois homicídios foram praticados pelo mesmo grupo.
A primeira vítima foi Wilames Gomes de Oliveira, de 31 anos. Ele era comerciante de frutas na feira de Prazeres, em Jaboatão. Por volta das 20h30, três pessoas encapuzadas invadiram a casa pela porta dos fundos, que estava aberta, e dispararam contra a vítima. Um tiro de espingarda calibre 12 atingiu o peito da vítima e outros dois tiros de revólver calibre 38, a cabeça.

A mulher, junto com dois filhos, estavam na casa e viram tudo. Segundo a família, Wilames não tinha inimigos nem era envolvido com crimes. “Ele me contava tudo o que acontecia. Ele estava normal, não comentou nada de estranho comigo”, contou a esposa da vítima, que se identificou apenas como Fernanda, de 28 anos.

19. Pedreiro executado enquanto bebia

O pedreiro Fernando Antônio de Brito, de 37 anos, foi executado no último domingo com vários tiros enquanto bebia em um bar, na rua Doutor Guimarães, no bairro da Estância. O pedreiro era irmão do policial civil Luiz Augusto, que foi assassinado há dois meses. Por conta do fato, a polícia está investigando uma possível ligação entre os dois homicídios.
O crime ocorreu por volta das 19h quando dois homens se aproximaram do bar e começaram a disparar vários tiros contra Fernando. Segundo testemunhas, os assassinos não eram conhecidos da comunidade e, após a execução, eles saíram caminhando da mesma forma como chegaram. Nada foi roubado da vítima.
A esposa do pedreiro, Adriana Alves de Nascimento, disse que ele costumava freqüentar o bar nos finais de semana. Ainda segundo ela, o marido contou que havia discutido há duas semanas, mas não relatou maiores detalhes da briga. “Ele parecia nervoso nos últimos dias”, revelou.

20. Adolescente assassinado a tiros

Um adolescente de apenas 17 anos foi morto a tiros por dois homens, por volta das 23h do último domingo, na descida da ladeira da rua Sérgio Bittencourt, às margens da BR-101, em Jordão Alto, no Recife.
Os criminosos que atiraram contra Isaías Batista da Silva Filho estavam em uma moto, de modelo e placa não-anotados. A vítima foi encontrada com loló e, segundo os moradores, estaria vendendo a droga.
Segundo relatos de testemunhas, a moto perseguiu o garoto desde o alto da ladeira, disparando contra ele. Já no fim da ladeira, a vítima caiu no chão e foi executada com tiros de um revólver calibre 38 na cabeça. O jovem morava com a mãe, que não quis revelar a identidade, no Alto da Bela Vista. Ela apenas compareceu ao local para deixar os documentos de identificação de Isaías.
Por estar muito emocionada, a mãe do rapaz preferiu não dar declarações com a Imprensa e também não agüentou ficar muito tempo na cena do crime. Após a perícia do Instituto de Criminalística (IC), o corpo do adolescente foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML). As investigações sobre o caso devem ficar a cargo da delegacia do distrito.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog