1. Índio Truká é morto no Sertão de PE
Tribo indígena é surpreendida por atirador, que disparou e matou o índio Mozeni Araújo de Sá, líder do povo Truká, de 36 anos. O crime ocorreu, anteontem, em Cabrobró, no Sertão de Pernambuco, quando Mozeni estava acompanhado do filho e de vários indígenas. Todos ficaram abismados com a atitude do assassino, pois segundo as testemunhas, ele chegou apertando o gatilho, sem falar nada e muito menos oferecendo defesa a vítima. De acordo com o Conselho Indiginista Missionário (CIMI), desde 2004, o índio vinha recebendo ameaças, pois nesse ano, ele empenhou-se no processo de expulsão dos invasores do território tradicional da tribo, que está situado na Ilha da Assunção, no Rio São Francisco, e corresponde a 6.500 hectares.
2. Desejo de se tatuar termina em tragédia
O desejo de fazer uma tatuagem perseguia a técnica de enfermagem, Giane Duarte da Silva, de 42 anos, mas a coragem de realizar o sonho acabou provocando uma tragédia. Na última sexta-feira, às 16h, ela resolveu chamar um tatuador para desenhar um tribal, na região dorsal, mas com medo de sentir dor, pode ter se automedicado com analgésicos, de acordo com Tetis Duarte, prima da vítima. O motivo, real, da morte ainda não foi confirmado, mas, segundo informações obtidas pela delegada da Foça-Tarefa Sul Dilma Tenório, a vítima já havia sofrido dois AVCs.
Giane morreu na casa onde morava com dois filhos, na rua 2, residência de número 9, no distrito de Pontezinha, no Cabo de Santo Agostinho, pois não deu tempo de ser levada para um hospital ou pronto-socorro.
Médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados, mas nada puderam fazer ao chegar no local. Depois da consumação do óbito, a delegada Dilma Tenório esteve no local, com os peritos, que encontraram diversos tipos de medicamentos. “Na residência existem remédios variados. Encontrei analgésicos, anestésicos e até anti-depressivos. Segundo alguns amigos da vítima, ela tinha sintomas de depressão”, contou.
3. Polícia localiza veículo de auditora assassinada
O carro da auditora da Receita Federal Jacira Dulce Xavier Fonseca, 55 anos, assassinada a pauladas na noite de terça-feira, em sua residência na Avenida Afonso Olindense, na Várzea, Zona Oeste do Recife, foi encontrado pela polícia ontem à tarde. O veículo, um Honda Fit de placa KJE 4832, levado pelos acusados do crime, estava nas proximidades do pronto-socorro infantil do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana. De acordo com funcionários da unidade de saúde, o carro estava estacionado no local desde a última quarta-feira.
Ontem pela manhã moradores da Várzea se uniram para clamar por mais segurança no bairro. Em passeio ciclístico, cerca de 450 pessoas percorreram ruas e avenidas, com o objetivo de chamar a atenção para os casos de violência na localidade.
Entre os moradores, as histórias se multiplicam. “Somente esta semana, assaltaram a farmácia, a padaria e uma loja próximo à Praça da Várzea. Eu presenciei um assalto à mão armada há pouco tempo. Não sabemos mais a quem recorrer.
Esperamos que as autoridades olhem para nós e resolvam o problema, pois estamos amedrontados”, ponderou uma das organizadoras do evento, a comerciante Fernanda Rêgo Barros.
4. Três jovens encontrados mortos no Sertão
Dois adolescentes de 15 anos foram assassinados a tiros, na tarde de sábado, na zona rural de Arcoverde, Sertão do Estado. De acordo com a polícia, os estudantes Sebastião de Lima Pereira e Almir Ferreira de Melo estavam em uma estrada que dá acesso à Fazenda Arara quando acabaram mortos. A Delegacia Municipal de Arcoverde registrou e também vai investigar o duplo homicídio.
De acordo com a Polícia Civil, a área onde os corpos foram achados é deserta. “Isso facilita que homicídios ocorram no lugar sem que ninguém veja”, explicou um agente, sem identificar-se.
Populares encontraram primeiro o corpo de Sebastião Pereira, por volta das 14h de sábado. Apesar de o corpo de Almir estar a menos de 20 metros de distância do de Sebastião, só foi encontrado no final da tarde. “Houve um duplo homicídio. O problema é que a área é coberta por um matagal e o corpo de Almir estava escondido no meio do mato. Tivemos que voltar ao mesmo local duas vezes”, explicou o agente.
Em Verdejantes, também no Sertão de Pernambuco, o jovem Leandro Herculano da Silva, 18, foi morto com vários tiros de revólver próximo a sua residência. Segundo a polícia, o crime teria sido cometido por volta das 22h de sábado por dois homens encapuzados que chegaram em um Gol preto de placa não anotada.
“A vítima era acusada de assaltos, tentativa de homicídios e estupro. A hipótese mais provável para o crime é vingança, embora nada esteja descartado”, afirmou um agente, que preferiu o anonimato. A Delegacia de Verdejantes investiga o homicídio.
5. Empresário flagrado dirigindo bêbado
O empresário Paulo Rogério Melo Moraes, 57 anos, foi flagrado dirigindo alcoolizado, na madrugada de ontem, na Avenida Herculano Bandeira, no Pina, Zona Sul do Recife. Parado em uma blitz realizada na avenida, ele se negou a fazer o teste do bafômetro e, segundo a polícia, desacatou agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). No Instituto de Medicina Legal (IML), ficou constatado que tinha ingerido bebida alcoólica e ele seguiu para a Delegacia de Boa Viagem, onde foi autuado em flagrante e perdeu o direito de dirigir por um ano. Após pagar fiança de R$ 1.200, foi liberado.
6. Idoso mata mulher a tiros e comete suicídio em SP
Um idoso matou sua mulher ontem e em seguida se suicidou, no número 3797 da Avenida Rebouças, em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo. Segundo a Polícia Militar, os dois tiveram uma discussão momentos antes. Eles morreram no local. O caso foi registrado no 15º Distrito Policial (Itaim Bibi).
O crime aconteceu por volta das 15h. Antes de matar a mulher com um tiro na nuca e dar um tiro no próprio ouvido, Jacques Lang, 75, escreveu um bilhete.
Um trecho dizia o seguinte: “Não queria deixar a Dirce (Dirce Florestano Felice Lang, 78) passar por um drama sozinha e as portas estavam fechadas”.
O crime aconteceu na residência do casal. Os corpos dos dois foram encontrados pela empregada da casa, por volta das 15h. Informações do boletim de ocorrência apontam que a empregada foi até a casa do casal Lang, por volta das 10h30 de ontem. Depois de terminar seus afazeres, estranhou que os patrões não haviam descido do quarto – situado no pavimento superior da residência – sequer para almoçar na cozinha.
Ao subir as escadas, a empregada encontrou a porta do quarto onde os dois dormiam entreaberta e visualizou o pé de Jacques. Ao se aproximar, viu que ele estava baleado no ouvido e Dirce estava de bruços. A arma, calibre 38, estava próxima ao corpo de Jacques. A polícia ainda ainda desconhece os motivos que levaram à morte do casal.
7. Apreensão de maconha em Vitória
Policiais do 21º Batalhão da Polícia Militar apreenderam, ontem à tarde, quase 19 quilos de maconha, em Vitória de Santo Antão, Zona da Mata pernambucana. De acordo com o tenente-coronel Alexandre de Souza, que participou da operação, após receber denúncia anônima, a polícia seguiu para o Campo do Índio, no bairro Jardim Ipiranga, e ainda conseguiu ver um homem no local, que correu e deixou a droga no campo. Segundo Souza, há suspeitas de que o homem visto seja um acusado de tráfico conhecido por Vanildo.
8. Padre é roubado e assassinado a facadas
O padre Nilson José Brasiliano, 44 anos, foi morto a facadas, provavelmente na noite da última sexta-feira, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, ao ser vítima de um roubo. O corpo foi encontrado somente na manhã de ontem e abandonado em uma localidade rural, a cerca de dez quilômetros do centro da cidade. A polícia prendeu quatro suspeitos. Eles ainda não tinham sido ouvidos de forma oficial, mas seriam indiciados por roubo, homicídio e ocultação de cadáver.
Brasiliano exercia o sacerdócio na paróquia de Agudos do Sul, a cerca de 70 quilômetros ao sul de Curitiba. De acordo com o delegado de Araucária, Rubens Recalcatti, o padre já conhecia as quatro pessoas acusadas pelo assassinato.
Eles teriam se encontrado no início da tarde de sexta-feira no centro de Araucária e os quatro ganharam uma carona. O padre passou na Caixa Econômica Federal, retirou uma quantia em dinheiro e todos seguiram para uma chácara que ele tinha no bairro Costeira.
Ainda de acordo com o delegado, o padre teria comentado que possuía mais R$ 17 mil depositados no banco. Na chácara, os acompanhantes do padre – três dos quais já teriam passagem pela polícia por furto de veículos – teriam encontrado uma corda e decidido amarrar Brasiliano, forçando-o a repassar a senha da conta bancária. Depois o colocaram em um Siena vermelho pertencente ao padre e seguiram para o banco, onde retiraram uma quantia de dinheiro que não tinha sido levantada ainda.
9. Acidente mata família
Seis pessoas morreram e uma criança teve ferimentos graves em um acidente envolvendo quatro veículos, no sábado à noite, na BR-381, em Periquito (260 km de Belo Horizonte). Cinco dos mortos estavam no mesmo carro, um Tempra, e eram da mesma família. O acidente foi no km 180 da rodovia. Segundo a polícia, o Tempra foi para a contramão, durante tentativa de ultrapassagem, e bateu de frente em um caminhão. Outros dois veículos não conseguiram frear e também se envolveram no acidente. O motorista e quatro passageiros do Tempra morreram no choque. V.A.A., 12, está internado. A sexta pessoa que morreu no acidente estava em uma picape que se chocou com o caminhão.
Política
10. João da Costa é o líder com 36,5%
divulga, hoje, a primeira pesquisa estimulada de intenções de voto na disputa pela Prefeitura do Recife, em parceria com o NEPD/Fade/UFPE, contando com o maior universo de eleitores entre as amostras - 2.976 entrevistados em oito microrregiões. Nela, o candidato do PT, João da Costa, aparece na liderança com 36,5%, e o representante do DEM, Mendonça Filho, fica em segundo lugar, com 23,7%. Carlos Eduardo Cadoca (PSC) tem 16,9%; Raul Henry (PMDB), 5,1%; Kátia Telles (PSTU), 1,2%; Edílson Silva (PSOL), 0,9%; e Roberto Numeriano (PCB) ficou em último, com 0,3%. Os votos em branco, nulos e os eleitores indecisos somam 15,1%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
11. Mendonça desafia João Paulo
Apesar de não querer opinar sobre as acusações de uso da máquina em benefício de João da Costa (PT) - alvo de investida da Polícia Federal e investigação do Ministério Público (MPPE) - o ex-governador e candidato à Prefeitura do Recife, Mendonça Filho (DEM), chegou a cobrar um posicionamento mais definido por parte do prefeito João Paulo. “Ele tem que dar nomes”, avaliou o democrata, referindo-se às insinuações, feitas pelo chefe do executivo municipal, de que “a oposição está querendo ganhar a disputa no tapetão”.
12. Raul diz perceber mais aceitação
Apesar de ser um dos responsáveis pela entrega de “evidências” à promotora Andrea Nunes, do Ministério Público do Estado, sobre a participação de servidores da Secretaria de Educação na campanha do candidato à Prefeitura do Recife João da Costa (PT), o prefeiturável Raul Henry (PMDB) evitou, ontem, comentar o assunto e preferiu, em caminhada pelo Alto José Bonifácio, criticar as carências de infra-estrutura da cidade. “Não temos que entrar nessa discussão e vamos deixar a Polícia Federal e o MP fazerem seus trabalhos. Recife tem outros problemas que precisam de atenção”, declarou o peemedebista, que se mostrou confiante com, segundo ele, o crescimento da receptividade do eleitorado recifense após a primeira semana de exibição do guia eleitoral de televisão. Raul disse que, agora, já é possível observar uma aceitação maior da sua campanha nas ruas da cidade. Para o peemedebista, parte da população, durante as últimas caminhadas, passou a reconhecê-lo como postulante à chefia do Executivo.
O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), que acompanhou Henry pela comitiva, não só concordou com o correligionário, como assegurou que seu “apadrinhado” vai entrar de vez na briga por uma vaga no segundo turno. “Ele ainda vai crescer demais com suas propostas e sua imagem na TV”, garantiu.
13. Propaganda petista irrita Cadoca
O prefeiturável Carlos Eduardo Cadoca (PSC) realizou uma das caminhadas mais “mornas” desde o início da sua campanha, ontem, quando visitou o Alto da Guabiraba. O local havia sido alvo de um ato de campanha do candidato do PT, João da Costa, no último sábado, e pelas ruas o que se via era uma propaganda massiva do petista. Ao contrário do que vem acontecendo em outros eventos, Cadoca não contou com a popularidade de costume, nem com o número de militantes que o acompanham. Ainda assim, não faltaram críticas dos populares quanto à falta de segurança e, sobretudo, de saneamento, o que acabou causando uma reação pouco esperada do social-cristão nos últimos momentos da caminhada. “Mas só tem João da Costa aqui”, retrucou ele à moradora Eliete Ferreira de Melo, 55 anos, que se disse “jogada ao mar do esquecimento”.
14. TRE libera referência à ação da PF
Com intuito de inibir que as coligações “Por um Novo Recife”, “Amor pelo Recife” e “Democratas” ecoem, no guia eleitoral, a investigação da Polícia Federal e do MPPE sobre o uso da máquina em seu benefício, o prefeiturável João da Costa (PT) entrou com representação na Comissão de Propaganda do TRE no sábado.
Ele alegou que a investigação, conforme determinação da 8ª Zona Eleitoral, deveria ficar sob sigilo. Mas o juiz da Propaganda, Paulo Torres, indeferiu o pedido de liminar. “No momento em que estava despachando esta petição, foi noticiado, através do jornal NETV da Globo, a operação realizada pela Polícia Federal, o que tornou inócuo o pedido de sigilo”, sentenciou, levando em conta ainda o direito à liberdade de expressão e a ausência de fato concreto que leve a uma censura.
15. Prefeituráveis ficam frente a frente hoje
Os candidatos à Prefeitura do Recife estarão frente a frente, hoje, para protagonizarem o primeiro debate desta disputa municipal. O encontro, que está marcado para às 17h, foi uma iniciativa da Universidade Católica de Pernambuco para marcar a abertura oficial da 6ª Semana de Integração da Universidade com a Sociedade. Já foram confirmadas as presenças dos prefeituráveis João da Costa (PT), Mendonça Filho (DEM) Carlos Eduardo Cadoca (PSC), Raul Henry (PMDB), Edilson Silva (PSOL) e Roberto Numeriano (PCB). Até a sexta-feira, Kátia Telles não havia confirmado sua participação.
O primeiro bloco do debate ficará restrito a apresentação dos mesmos, que dirão porque querem governar o Recife e quais as suas propostas. Uma segunda etapa será destinada para uma rodada de perguntas dos jornalistas para cada candidato. O terceiro bloco ficou reservado para as perguntas do público, que serão feitas por escrito e filtradas por mediadores.
Na quarta etapa, os candidatos terão três minutos para fazer suas considerações finais.
A apresentação dos prefeituráveis obedecerá a ordem de sorteio, onde o debate será iniciado por Mendonça Filho, seguido por Kátia Telles, João da Costa, Edilson Silva, Roberto Numeriano, Cadoca, e por fim Raul Henry.
Internacional
16. Dois aviões caem e deixam 78 mortos
Um Boeing 737 com 90 pessoas a bordo, incluindo um time de basquete de uma escola, caiu ontem pouco depois de decolar do principal aeroporto do Quirguistão, na Ásia Central, matando 68 pessoas, segundo informou o governo local, que inicialmente havia informado a morte de 71 pessoas. Uma porta-voz do governo do Quirguistão Roza Daudova disse que 22 sobreviveram ao acidente, incluindo dois membros da tripulação.
O Boeing 737, pertencente à companhia Itek Air, caiu perto do Aeroporto de Bishkek, onde fica localizada uma base militar americana. Segundo a fonte do aeroporto, a tripulação comunicou um problema técnico cerca de dez minutos depois que o avião decolou rumo a Teerã, capital do Irã. A aeronave teria tentado retornar, mas caiu a cerca de dez quilômetros do aeroporto.
Esportivas
17. Santa - Uma agonia que parece não ter fim
Primeiro, a empolgação. Logo em seguida, a desconfiança. Pouco a pouco, vieram o sofrimento, o desespero e a agonia.
Até que, ontem à tarde, ao empatar com o Campinense em 1x1, no Arruda, o sonho de se livrar da Série C foi desfeito, com um gol aos 44 minutos do segundo tempo. E o roteiro sobre a participação do Santa Cruz em Campeonatos Brasileiros deixou de ser um drama, para se transformar em terror. Ao Tricolor, restou apenas a esperança de um milagre para garantir uma vaga na Terceira Divisão do próximo ano, como um dos quatro melhores times entre os que não se classificarem para a próxima fase.
18. Náutico cede empate no fim e cai em outra batalha
Raça, determinação e muita valentia não foram suficientes para o Náutico vencer o Grêmio, ontem à noite, nos Aflitos. A equipe alvirrubra não temeu o líder do Brasileirão, abriu o placar, mas cedeu o empate nos acréscimos da partida. O placar igual de 1x1 teve o gosto amargo da derrota para os alvirrubros. Afinal, o resultado não fez o time sair da zona de rebaixamento.
O time alvirrubro está na 17ª colocação, com 22 pontos. Já os gaúchos, com 45 pontos, continuam na liderança absoluta.
19. Sport cede empate ao Fluminense no final
Sport e Fluminense fizeram um jogo bastante agradável de se ver no último sábado. Para os leoninos, ficou a frustração por deixar escapar, nos últimos minutos, a vitória tão bem construída durante o jogo.
As alegrias rubro-negras ficaram por conta do retorno de Sandro Goiano, que conseguiu participar dos 90 minutos, e da atuação de Kássio. O jovem meia fez uma das suas melhores partidas, comandando bem as ações ofensivas.
Policiais
20. Um morto e 27 detidos em operação
Um bandido morto, 27 detidos e vários produtos apreendidos. Esse foi o saldo da Operação Verão, ocorrida em Itamaracá. A missão foi executada por agentes da delegacia da ilha e por policiais do 17° Batalhão da Policia Militar de Pernambuco (BPMPE). Cerca de 32 carros partiram, por volta das 4h do sábado, com 15 mandados de busca e apreensão. Com os detidos, foram encontradas duas espingardas de calibres 28 e 12, dois revólveres 38 municiados e duas facas do tipo peixeira. Além disso, alguns dos suspeitos de assaltarem residências e turistas estavam com 43 papelotes de maconha e 250 gramas da droga prensada. Duas televisões, dois sons, DVDs, seis celulares, amostras de perfume e um condicionador de ar.
21. Perseguição e troca de tiros
Perseguição e troca de tiros entre polícia e bandidos deixou um homem ferido e outro preso, na madrugada de hoje, na avenida Mascarenhas de Moraes, no bairro da Imbiribeira, no Recife. Dois suspeitos estavam trafegando na via em um carro modelo Corsa Sedan, quando foram interceptados por uma guarnição da PM. A dupla tentou fugir no veículo, mas acabou sendo rendida depois que um dos acusados ser baleado.
Adriano Gomes da Silva, de 20 anos, foi atingido no abdômen e levado para o Hospital da Restauração (HR). Ele foi submetido a uma cirurgia e está sob custodia na unidade hospitalar.
22. 16 adolescentes são levados à GPCA
Um fim de semana aparentemente normal terminou em castigo para 16 adolescentes, em Jaboatão dos Guararapes. Na madrugada de ontem, o grupo de meninas estava no bar dançante Studio 27, na rua Santa Elias, nº 27, em Prazeres, quando foram abordadas com bebidas alcoólicas e levadas pela polícia para a Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA). O proprietário do estabelecimento Vagner Gomes, foi levado à delegacia por servir bebida alcoólica a menores, prestou depoimento e foi liberado, após pagar a fiança. As 16 adolescentes foram ouvidas e levadas para o Instituto de Medicina Legal (IML) para detectar a presença da substância no sangue e, em seguida, liberadas.
23. Tráfico leva mais um para a cadeia
Mais um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas, no último sábado à tarde, no bairro dos Coelhos. Ériko Teófilo Santos, de 29 anos, que é ex-presidiário, foi encontrado com quatro papelotes de maconha e mais R$ 320 em dinheiro. A prisão foi realizada por PMs que faziam ronda de rotina pela comunidade e suspeitaram de quatro homens. Dois fugiram quando viram a guarnição. Dos outros dois rapazes que ficaram, apenas Ériko foi encontrado com drogas, levado para Delegacia de Santo Amaro e, posteriormente, encaminhado para o Centro de Triagem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bem-vindos ao nosso BLOG
Comentem nossas matérias, deixem seus recados...
Nenhum comentário:
Postar um comentário