Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Jornal do Vale, onde a notícia chega mais cedo"

1. Policial puxa arma para sem-teto

O protesto para reivindicar a construção de casas tomou outro rumo depois que um agente da Polícia Federal, revoltado com o fechamento da avenida Cais do Apolo, no Recife Antigo, pelos cerca de 100 manifestantes, puxou a arma, querendo a todo custo passar pelo bloqueio. O policial desceu do seu veículo para tomar satisfação com os manifestantes e tentar furar a interdição. Daí iniciou a confusão. A briga foi generalizada e, em meio a tapas e pontapés, o policial federal Ramon de Lima Espíndola, sacou o revólver, mas foi rapidamente desarmado por policiais militares que, presentes no local, acalmaram os ânimos de todos.
Antes da confusão começar, o líder do Movimento de Luta e Resistência pelo Teto (MLRT), Jeancarlos Costa, explicava para a PM o porquê de toda manifestação. “Estamos cobrando uma nova planta do nosso projeto. Nos prometeram 64 apartamentos, mas na perspectiva que recebemos só constam 36. Só vamos abrir a pista quando atenderem a gente”, explicava Jeancarlos, um dos criadores do movimento. Foi justamente nessa hora que o policial federal desceu do seu carro e chegou junto a Jeancarlos e à PM.

O policial federal não quis falar com a imprensa. O chefe de Comunicação Social da PF, Giovani Santoro, disse que os manifestantes já prestaram a queixa, porém se negaram a fazer o exame de corpo delito. “Agora o caso vai ser enviado para a Corregedoria, que vai se manifestar, ou não, pelo procedimento disciplinar”, informou

2. Restrição para policiais utilizarem algemas é polêmica

A determinação que irá regular o uso de algemas no País, aprovada anteontem pelo Supremo Tribunal Federal (STF), deve mudar a cena de grande parte das prisões efetuadas no Brasil. A medida prevê o uso das algemas apenas em situações onde os indivíduos ofereçam resistência ou representem perigo à integridade física ou alheia. De acordo com a redação da súmula editada pelo STF, para usar o instrumento o agente deverá justificar por escrito o ato, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do mesmo, além da nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere.
Segundo o chefe de Comunicação Social da Polícia Federal (PF), Giovani Santoro, a medida não vai afetar a atuação da PF no Estado. “Nós já tomamos o cuidado de fazer uma pré-avaliação para saber quem vai ou não ser algemado. É uma decisão muito subjetiva, mas que já acatamos. A nova medida é apenas uma burocracia a mais, que não vai interferir no procedimento atual”, explicou. Até o fechamento desta edição, o secretário de Defesa Social, Servilho Paiva, estava em reunião e não pôde se pronunciar sobre o assunto.

3. Preso um dos envolvidos em assalto ao BB em Recife

Um dos acusados do assalto ao Banco do Brasil da rua da Hora, no Espinheiro, foi preso na última quarta-feira, às 10h, no Ibura, pela equipe da Delegacia de Prevenção e Repressão ao Roubo e Furto da Polícia Civil. Oseias Pedro Moura da Silva, de 32 anos, apresentado ontem à imprensa, é foragido da Penitenciária Agro Industrial São João (PAISJ), em Itamaracá, onde cumpria pena de 22 anos pelos crimes de assalto e seqüestro.

A sua prisão foi possível depois que a polícia teve acesso as imagens do circuito de televisão interna do banco. As imagens mostram todos os seis assaltantes, sem máscaras, durante a ação, na última terça-feira. Os comparsas de Oseias continuam foragidos.
Segundo informações de um funcionário do banco, os assaltantes levaram cerca de R$ 450 mil. Oseias foi o primeiro homem a entrar na agência, portando uma metralhadora INA-45 e anunciando o assalto. Em seguida, ele rendeu os seguranças do banco para que quatro homens entrassem no banco. Todos estavam bem vestidos e fortemente armados. Outros dois assaltantes ficaram esperando no carro usado para a fuga.

4. Missa lembra 77 anos de ordenação de D. Hélder

Os 77 anos de ordenação do ex-arcebispo de Olinda e Recife, dom Hélder Câmara, vão ser celebrados com uma missa, às 19h de hoje, na igreja do Bom Pastor, na sede da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na Boa Vista. A homenagem será comandada pelo bispo de Sobral, no Ceará, dom Fernando Saburido. Na celebração, estarão presentes todos os padres que receberam a ordenação pelo arcebispo ao longo de toda a sua carreira de pregação religiosa. A celebração também faz parte das comemorações rumo ao centenário de dom Hélder.
Dom Fernando, ex-bispo de Olinda e Recife, que também foi ordenado por dom Hélder, vem ao Recife especialmente para o evento. Ele promete fazer uma homenagem sobre a carreira e história do religioso, exaltando a sua importância para a cidade e para a sociedade religiosa. Todos que admiram o trabalho do arcebispo estão convidados a participar da cerimônia.

5. AGU analisará mudanças no piso do professor

Em meio à polêmica que envolve a lei do piso salarial do professor, o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que levará à AGU (Advocacia Geral da União) propostas de estados e municípios que flexibilizam a interpretação de “atividade extraclasse”.
Um dos parágrafos da lei do piso estabelece que o professor terá que dedicar no máximo dois terços de sua jornada de trabalho às “atividades de interação com os educandos”, ou seja, à sala de aula. O restante da carga horária serviria para o docente estudar, preparar aulas e corrigir provas.
Uma das idéias que, segundo o ministro, foram levadas a ele por governos estaduais e prefeituras, é considerar como horário para atividade extraclasse os intervalos entre as aulas ministradas pelos professores. Intervalos de 12 minutos a cada hora de aula, por exemplo, seriam contabilizados como 20% de atividade extraclasse.
Outra proposta é que as exigências relativas à jornada de trabalho sejam válidas apenas para o professor que ganha o piso de R$ 950, o que exclui pelo menos 40% da categoria.
“O argumento, que não é do MEC, é que a lei do piso deve reger o próprio piso e não a carreira”, disse Haddad.

6. Promotor é torturado por várias horas

Confundido com um policial, um promotor de Justiça de Nova Friburgo (região serrana do Rio) foi seqüestrado e torturado durante horas por traficantes de um morro de Niterói (região metropolitana). Ele só foi libertado após convencer os criminosos de que não era da polícia.

Em nota, o Ministério Público Estadual classificou o episódio como “seqüestro relâmpago’’, sem relação com o trabalho que o promotor desenvolve na Vara da Infância, Juventude e Idoso em Nova Friburgo.
O caso aconteceu no último dia 5 e foi revelado ontem pelo jornal “Extra’’. O promotor, que não teve o nome revelado, foi abordado pelos criminosos no bairro de Icaraí, área nobre da cidade. Ele acabara de deixar o pai em um bar e estava estacionando o carro quando foi atacado por um grupo. Segundo a 77ª DP (Delegacia de Polícia), o objetivo dos criminosos era roubar o carro.
Segundo relato do promotor à polícia, ao ser rendido, os assaltantes perceberam que ele portava uma pistola -promotores são autorizados a carregar armas. Os assaltantes concluíram então que o promotor era da polícia e decidiram levá-lo para o morro Souza Soares, no bairro vizinho de Santa Rosa (zona sul de Niterói), segundo o comandante do CPAE (Comando de Policiamento de Áreas Especiais da Polícia Militar) da área, tenente-coronel Rosano Augusto.

7. STF proíbe cobrança de matrículas

As universidades públicas não podem mais cobrar taxas de matrículas dos seus alunos. Por maioria, os ministros do STF concluíram que a taxa de cobrança é inconstitucional, em julgamento conjunto de vários recursos extraordinários realizado anteontem.
O principal recurso julgado foi o da Universidade Federal de Goiás (UFG) contra a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), sediado em Brasília, a favor de sete candidatos aprovados em vestibular da UFG.

O TRF-1 entendeu que a cobrança da taxa de matrícula feria a constitucionalidade do artigo 206, inciso IV, da Constituição, que determina que as instituições públicas de ensino têm a obrigação de prestar educação gratuita.

8. Trote termina com 11 estudantes queimados

Um trote entre alunos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Diamantina (299 km de Belo Horizonte), levou 11 estudantes calouros ao hospital com queimaduras pelo corpo. A Polícia Civil e a direção da universidade apuram o caso, ocorrido no último dia 4.
Segundo a polícia, um estudante do segundo período de zootecnia é suspeito de ter queimado os calouros ao usar algum produto químico no trote. A suspeita é que tenha sido usado um ácido ou uma substância alcalina, como soda cáustica, disse o médico Samuel Pereira, que atendeu os alunos. Os estudantes - oito mulheres e três homens - foram atendidos e liberados pela Santa Casa da cidade.

9. Presa mãe que deixou filha trancada em casa

A mãe que deixou a filha de seis anos trancada sozinha dentro de casa por três dias, em Fernandópolis (553 km de SP), foi presa ontem. De acordo com o Conselho Tutelar, a acusada chegou à cidade por volta das 15h e foi para o Conselho. Policiais da Delegacia de Defesa da Mulher de Fernandópolis foram ao local e prenderam a mulher. A prisão preventiva foi determinada anteontem pelo juiz Evandro Pelarin. Ele considerou que houve negligência. “Os pais devem cuidar dos filhos e tê-los junto a eles. A acusada infringiu a lei’’, afirmou anteontem o juiz.
A mãe foi levada para a Cadeia Feminina de Meridiano (545 km de SP). “Ela disse que a filha podia ter ido para a casa de uma tia, que é longe. Só que a menina não achou a chave’’, afirmou o conselheiro Alan José Mateus. Ele disse ainda que a acusada chorou bastante. As duas filhas que moravam com ela - a de seis anos e uma de três anos - foram encaminhadas a um abrigo da cidade.
Ainda de acordo com o Conselho Tutelar, a avó materna das crianças entrou com um processo para ficar com as duas. A acusada tem outro filho pequeno, que mora com o pai, na Bahia. “Ela disse que não tinha condições de criar o filho e o pai veio buscar’’, disse o conselheiro. No último domingo, o choro da menina de seis anos, que estava trancada, chamou a atenção de vizinhos, que chamaram o Conselho.

10. Bebê abandonado à espera de adoção

Tão logo receba alta médica do Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira (Imip), o que deve acontecer na próxima semana, o bebê abandonado na calçada de um lava-jato em Casa Forte, Zona Norte do Recife, deve ter um lar. De acordo com o juiz titular da 2ª Vara da Infância e da Juventude, Élio Braz Mendes, a expectativa é que em 30 dias João Gabriel, nome com o qual o menino foi batizado por enfermeiras do Imip, seja adotado.
“Atualmente, temos 150 famílias cadastradas na 2ª Vara da Infância e da Juventude para adotar uma criança. Se a família do bebê não aparecer quando ele receber alta, iniciaremos os trâmites legais. Acredito que após iniciado esse processo, em 30 dias a criança deve estar sob os cuidados de sua nova família”, explicou Mendes.
Segundo o magistrado, a família do bebê abandonado terá até o fim desse processo para se manifestar sobre o caso. “Se alguém aparecer durante esse período e provar que é parente do menino, faremos uma análise para ver se essa pessoa tem condições de criar a criança. Depois que o processo de adoção for finalizado, infelizmente, a família biológica não terá mais direitos sobre o bebê”, completou.

11. Hemofílico que contraiu HIV terá direito a pensão

Em decisão inédita em Pernambuco, a Justiça obriga a Fundação Hemope a pagar pensão temporária a um hemofílico que teria contraído HIV, hepatite C e HTLV durante uma transfusão de sangue. A contaminação teria ocorrido no começo dos anos 1990. No entanto, o paciente, um desempregado de 43 anos que mora em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, descobriu que estava com as doenças em 2004. A pensão provisória será no valor de cinco salários mínimos por mês, o equivalente a R$ 2.075.
A medida cautelar foi concedida de forma provisória pelo juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública, Djalma Andrelino, enquanto o mérito do caso não é julgado. Isso porque, o desempregado requer indenização por danos morais, materiais, além de pensão vitalícia.
No despacho, o magistrado afirma que “o dano sofrido pelo autor (decorrente da perda da saúde e as limitações impostas à vida) está mais do que evidenciado”. O magistrado acredita que a decisão pode abrir precedente.
Atualmente, dezenas de hemofílicos buscam indenização na Justiça pelo mesmo tipo de problema. Alguns já tiveram o pedido indeferido. A hemofilia é uma doença hereditária que afeta a coagulação do sangue e leva o paciente a precisar de inúmeras transfusões.

12. Conselho denuncia situação crítica das unidades da Fundac

No aniversário de um ano do Pacto pela Vida, em 8 de maio, o governo do Estado anunciou que 73% das 138 ações previstas no programa foram implementadas, sem especificar quais os itens executados. De acordo com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco (Cedca-PE), nenhuma ação incluiu a reforma institucional da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac). A presidente do Cedca-PE, Eleonora Pereira, declarou que as metas de reestruturação da Fundac tinham prazo de implementação de seis a 12 meses. Hoje, um ano e três meses depois do Pacto, Eleonora disse que as ações não saíram do papel. O assunto esteve em foco, ontem, em assembléia ordinária realizada no conselho, nas Graças, Zona Norte do Recife.

13. STF agora quer evitar exposição de presos

Depois de limitar o uso de algemas, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) querem proibir agora a exposição por policiais dos presos, qualquer que seja o crime, às câmeras de televisão. “A algema é só uma metáfora”, disse ontem o presidente do STF, Gilmar Mendes. No entender de Mendes, “a exposição de presos viola a idéia da presunção de inocência e da dignidade da pessoa humana”.
A exposição indevida dos presos, segundo o ministro Celso de Mello, já levou a Corte Interamericana de Direitos Humanos a responsabilizar autoridades no Peru. “Esse ato da autoridade pública transgride a própria Convenção dos Direitos Humanos”, disse, no julgamento sobre o uso de algemas, na quarta-feira. Para ele, se o Judiciário brasileiro não começar a reprimir abusos, o mesmo poderia acontecer com o governo brasileiro.

14. MARIA DA PENHAMinistra denuncia juiz que se nega a aplicar lei

A ministra-chefe da Secretaria dos Direitos da Mulher, Nilcéa Freire, encaminhou ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) representação em que protesta contra outro juiz que se nega a aplicar a Lei Maria da Penha, que criminaliza a violência doméstica contra a mulher. O mais recente alvo foi o juiz gaúcho Marcelo Mezzono, que atua no município de Erechim e decidiu extinguir 32 processos por considerar a Lei Maria da Penha inconstitucional.
“A atitude desses juízes é flagrantemente machista. Em suas decisões eles sequer chegam a apresentar qualquer embasamento teórico e acabam expondo argumentos que refletem preconceito e discriminação contra a mulher”, lamentou a ministra, que já havia enviado ao CNJ outra representação no início do ano.
De acordo com Nilcéa Freire, a Secretaria dos Direitos da Mulher vem recebendo denúncias, através do telefone 180, de casos de descumprimento da Lei Maria da Penha. A primeira delas foi contra o juiz Edilson Rumbelrsperger Rodrigues, do município mineiro de Sete Lagoas, que já está respondendo a processo disciplinar.
Por conta da posição dele, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais foi obrigado a reformular 70 sentenças que rejeitavam pedidos de medidas para proteger mulheres contra violência doméstica.

Política

15. Polícia ouvirá suspeito do caso Itapetim hoje

O empresário Wilson Gomes Zumba, apontado por dois pistoleiros presos como mentor da tentativa de assassinato do prefeito de Itapetim, Adelmo Moura (PSB), se apresentará, hoje, na Delegacia Regional de Caruaru. Conforme o delegado Artur Prachedes Feitosa, sua presença será para prestar esclarecimentos sobre o episódio. De acordo com o advogado de Zumba, Ernesto Gonçalo Cavalcanti, seu cliente é inocente e está “disposto” a comprovar isso durante o depoimento. “Meu cliente não planejou nada do que estão falando. É completamente inocente e, por isso, estamos tranqüilos e confiantes, porque sabemos que a verdade vai acabar aparecendo”, apostou.

16. Ettore chama prefeito de “babaca”

A coligação São Lourenço Segue em Frente, encabeçada pelo prefeito Tito Pereira (PSDB), entrou com pedido de impugnação e cassação do registro de candidatura do adversário Ettore Labanca (PSB). O socialista é acusado de anunciar obras do Governo do Estado, no município, através do carro de som da sua campanha eleitoral. Ao ser procurado pela reportagem, Ettore respondeu com acidez.
“Esse Tito Pereira é, no fundo, um tremendo babaca. Não mais que isso, porque foi um prefeito rejeitado pela população e quer impedir que eu anuncie a presença do governador Eduardo Campos (PSB) e suas realizações aqui. Repito: é um babaca”, disparou.

17. Ônibus escolar cheio de cerveja em Tamandaré

Ônibus da Prefeitura de Tamandaré responsável pelo transporte escolar foi apreendido, ontem à tarde, no distrito de Santo André. O veículo carregava bebidas que supostamente seriam distribuídas numa festa da associação dos moradores, em benefício do candidato a prefeito Paulo Guimarães (PSB). Após a denúcia, o presidente da Câmara Municipal, Raimundo Câmara (PMDB), juntamente com dois vereadores, acionaram o Cartório Eleitoral e constataram a irregularidade na frente do clube onde aconteceria o evento. “Chegamos ao local com o chefe do Cartório e a Polícia Militar. Ao ser constatado o uso da máquina pública, foi dada voz de prisão. Além da infração eleitoral, a mercadoria estava sem nota fiscal”, afirmou Raimundo.

18. Consenso na disputa por espaço

Os principais candidatos majoritários à Prefeitura do Recife - João da Costa (PT), Mendonça Filho (DEM), Raul Henry (PMDB), Carlos Eduardo Cadoca (PSC) - começam, hoje, um rodízio de material publicitário na Agamenom Magalhães. A proposta é disciplinar a distribuição de placas, cavaletes e até mesmo da militância.

O sistema de alternância foi adotado depois que o juiz da Propaganda, Paulo Torres, exigiu, na última sexta-feira, dos coordenadores jurídicos das campanhas, uma forma de evitar prejuízos ao trânsito de pedestres, veículos e poluição visual. Ontem pela manhã, um sorteio, realizado entre os advogados dos prefeituráveis na Comissão de Propaganda do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), definiu a ordem de utilização dos lotes (espaços entre as pontes). O petista ficou com o número um, o dois é o democrata, o três ficou para o peemedebista e o quatro para o social-cristão. A partir dessa numeração, o grupo passa a revezar os intervalos numerados, com início no viaduto Joana Bezerra e fim na ponte localizada em frente à Caixa Econômica Federal (CEF). Seis trechos foram delimitados de cada lado da avenida.

19. João da Costa - “Mendonça plagia até o que eu falo”

O candidato do PT à Prefeitura do Recife, João da Costa (PT), usou de ironia, ontem, para rebater as críticas do seu principal adversário na disputa, Mendonça Filho (DEM), de que o Orçamento Particpativo só servia para promovê-lo e que ele “é a maior copiadora da cidade” por ter “copiado” o programa de saúde do democrata. “Ele (Mendonça) fica plagiando até o que eu falo”, ironizou o petista, logo após caminhada no bairro de Dois Unidos.
Em seu discurso frisou que é o candidato que dará “continuidade a obra do prefeito João Paulo (PT), junto com o presidente Lula (PT) e o governador Eduardo Campos (PSB)” e que isso está “incomodando” seus opositores.

“Vocês vão ver nossos adversários ficarem desesperados, nervosos, começarem a esbravejar demais, saírem do tom, porque eu sempre falei da parábola do escorpião”, disse, contando a história da traição do escorpião com o sapo.
Inspirado, o petista acusou seu oponente de “arrogante e agressivo”. “Tem candidato que está desde o começo querendo que o povo acredite que ele era bonzinho. Bastou as nuvens mudarem de tom”, declarou.

20. MPPE notifica candidato

O candidato à Prefeitura do Recife, Mendonça Filho (DEM), foi notificado ontem, sobre a ação de investigação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), relativa à propaganda televisiva extemporânea, que envolve, além dele, os prefeituráveis Raul Henry (PMDB) e Carlos Eduardo Cadoca (PSC). A ação pode acarretar a inelegibilidade de todos os citados.
O democrata era o único que ainda não tinha sido intimado a apresentar defesa, a qual já está sendo preparada por seu advogado, Ramiro Becker. Ele deverá entregá-la até a próxima terça-feira, segundo prazo legal de cinco dias.
“A denúncia diz que Mendonça descumpriu a legislação quando fez propaganda antecipada, entretanto esse assunto sequer foi julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”, afirmou Becker. O advogado considera precipitada a iniciativa do MPPE de ingressar com ação investigatória quando ainda não existe decisão definitiva sobre o tema.
O juiz da 8ª Zona Eleitoral, Nilson Nery, já analisa as defesas dos outros candidatos e pretende marcar audiência na próxima quarta-feira, para o final do mês ou início de setembro.
Cada candidato poderá levar até seis testemunhas. Como o processo ainda está em aberto, é vedado ao magistrado se pronunciar sobre o mérito da questão, mas Nery disse estar avaliando os casos detalhadamente.

21. Democrata: programa sem pirotecnia

Mendonça Filho (DEM) nega, insiste na desculpa de que é “apenas” mais uma etapa da campanha, mas tanto ele quanto sua equipe esperam ansiosos pela próxima terça-feira, dia 19, quando tem início a mais importante das etapas da eleição de uma capital no Brasil pós-redemocratização: o guia eleitoral. “Acredito na consistência do nosso projeto. Farei um guia propositivo, sem pirotecnia, com foco na apresentação de propostas para a cidade”, afirmou, ontem, após lançar seu programa de governo para os idosos. O ex-governador revelou, ainda, que já tem 80% do seu guia de estréia prontos.
Entre as propostas do democrata para os idosos, está a municipalização do Hospital Geral de Areias para transformá-lo em unidade de referência para o gênero, criação de ambulatórios especializados nas RPAs, recuperação de calçadas e passeios públicos, criação de espaços de convivência e apoio às vítimas de violência. As proposições já integram o programa do candidato para outras áreas.

22. Cadoca corrige locução do seu carro de som

Depois de o prefeiturável do PSC, Carlos Eduardo Cadoca, negar que a sua equipe de campanha, mais especificamente os locutores do carro de som, estivessem divulgando que o governador Eduardo Campos (PSB) votava nele, conforme revelou a Folha de Pernambuco, foi possível observar, ontem, uma mudança na comunicação. Em caminhada no Sítio do Berardo, no Prado, o discurso “Lula vota em Cadoca, e Eduardo Campos também vota em Cadoca” foi substituído pela parceria com o Governo Estadual. “Cadoca é o 20 com a parceria do governador Eduardo Campos”, enfatizou o locutor. E mais à frente voltou a desmentir o boato de que o social-cristão é contra o Programa Bolsa Família. “Cadoca é o prefeito que vai ampliar o Bolsa Família e que tem muitos projetos para a juventude”, complementou.

23. CUT prepara cartilha para os candidatos

Com o intuito de participar das pautas políticas do Estado, a Central Única de Trabalhadores (CUT) de Pernambuco apresenta, às 10h de hoje, a “Plataforma da classe trabalhadora para as eleições de 2008”. As propostas seguem quatro eixos fundamentais baseados na igualdade, distribuição de renda e inclusão social; valorização do trabalho; Estado indutor do desenvolvimento; e democracia e participação popular. As diretrizes foram elaboradas durante um ano, com material coletado na jornada realizada pela entidade, em debates realizados em todo o País.

24. “Arlindo faz pouco caso da memória do eleitor”

Apesar de pregar uma campanha propositiva, afirmando que “candidato que bate não ganha”, o postulante à Prefeitura de Olinda, Renildo Calheiros (PCdoB), não deixou de atacar o adversário Arlindo Siqueira (PTB). Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, ontem, o comunista disse que o petebista está “fazendo pouco caso da memória dos eleitores” ao exibir cartazes em que aparece ao lado do presidente Lula (PT), do governador Eduardo Campos e, inclusive, do prefeito do Recife, João Paulo (PT). “Arlindo apoiou Geraldo Alckmin (PSDB) e José Serra (PSDB) em outras eleições. Apoiou Mendonça Filho (DEM) e agora se coloca ao lado de Lula, Eduardo e até de João Paulo. Ele está enganando as pessoas”, declarou o deputado federal.

25. Jaboatão - André diz que só ele trará investimentos

Líder da maior chapa (14 partidos) entre os candidatos a prefeito de Jaboatão dos Guararapes, André Campos (PT) duvidou da competência dos seus rivais na corrida eleitoral para alocar recursos junto aos governos Estadual e Federal num futuro mandato. Para ele, nem Elias Gomes (PSDB), nem Newton Carneiro (PRB), tampouco Paulo Rubem Santiago (PDT) reúnem condições políticas para atender às necessidades da população jaboatonense. “Sou o único candidato que, eleito, conseguirá fazer os investimentos que o município precisa. Os outros não têm como conseguir”, argumentou.

A proposta feita pelo candidato Elias Gomes (PSDB) de construir a Arena Esportiva para a Copa do Mundo de 2014, em Jaboatão, já foi arquivada pelo Governo do Estado. O projeto em andamento prevê a obra no Complexo de Salgadinho, em Olinda, numa parceria com o Náutico e um clube do exterior. Assim, mesmo o secretário estadual de Esportes, Nelson Pereira, tendo sinalizado positivamente, a idéia de Elias ficou só na tentativa.

INTERNACIONAIS

26. Mulher-bomba mata 26 e fere 75 EM BAGDÁ

Uma mulher-bomba suicida detonou seus explosivos em meio a peregrinos xiitas ao sul de Bagdá, matando pelo menos 26 pessoas e ferindo dezenas, informou a polícia iraquiana. Foi o terceiro e mais violento ataque ontem contra peregrinos xiitas, às vésperas de um festival religioso xiita na cidade iraquiana de Karbala.
A mulher detonou os explosivos perto de peregrinos que descansavam à beira de uma rodovia em Iskandariyah, enquanto mulheres cozinhavam o jantar, homens faziam suas preces e as crianças brincavam, disse uma testemunha.
Mais cedo, duas outras explosões de bombas ocorreram em Bagdá, matando um peregrino xiita e um policial, além de ferir outras 16 pessoas, muitas delas peregrinos xiitas que caminhavam a pé até Karbala para o festival religioso, informou a polícia.

A segunda bomba foi detonada no bairro central de Alwiya, matou um peregrino e feriu sete, todos homens na faixa dos 20 anos, disse outro policial. Os policiais falaram sob anonimato.

27. Oposição prepara protestos contra Evo

Após uma reunião entre governo e governadores autonomistas terminar sem avanços na Bolívia, os oposicionistas anunciaram ontem que farão uma paralisação na próxima terça-feira em cinco dos nove departamentos do país.
O governo reagiu acusando os opositores de não reconhecerem o resultado do referendo de domingo passado.
Na consulta, o presidente Evo Morales obteve 67,8% dos votos, com 92,7% da apuração concluída, com expressiva aprovação nas regiões opositoras. Os governadores oposicionistas de Santa Cruz, Pando, Beni e Tarija, a chamada meia-lua, também foram amplamente ratificados.
Sem concessões de parte a parte, governo e autonomistas não chegaram a um acordo sobre a distribuição do IDH, um imposto sobre o gás, em reuniões anteontem e ontem. Morales cortou 30% do repasse para pagar um benefício a idosos.

Esportivas

28. Reforços esperam regularização

Depois de conseguir achar a tranqüilidade desejada, em Serra Talhada, bem longe da sua torcida, o Santa Cruz ainda corre para entrar com força máxima para a “decisão” diante do Icasa/CE, neste domingo, em Juazeiro do Norte.
O treinador coral, Ronaldo Bagé, ainda espera pelos meias Jéfferson e Rosembrick para poder armar a equipe titular que vai em busca da reabilitação contra o Verdão do Cariri. Os atletas ainda não conseguiram regularizar suas respectivas documentações e correm contra o tempo para ter os seus nomes publicados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, para aí sim ganharem condição de jogo.
Tendo aportado no Arruda no dia 30 de julho, o gaúcho Jéfferson não imaginou que teria tanto tempo para se condicionar melhor fisicamente, pedido feito pelo atleta na sua chegada. Indicação pessoal do técnico Bagé, o meia deve ter presença garantida contra os cearenses, já que treinou como titular, ontem, no Pereirão, de forma improvisada, atuando no ataque, ao lado de Edmundo. “Sigo na expectativa e espero que isso seja resolvido o mais rápido possível. Porém, independente disso, eu vou continuar me dedicando ao máximo para dar o meu melhor quando puder jogar”, disse Jéfferson.

29. Nelsinho treina time com Sidny na lateral direita

Aparentemente, o técnico Nelsinho Batista só aguardava a regularização do lateral-direito Sidny para escalá-lo. No coletivo realizado ontem, o jogador esteve presente entre os onze titulares durante todo o tempo, dando inclusive uma assistência para o último gol do treino, marcado por Carlinhos Bala. Roger também foi destaque, marcando outros três na goleada de 4x0 dos titulares. Hoje, após mais um treinamento marcado para o período da tarde, o treinador rubro-negro deve definir o time que enfrenta o Botafogo, domingo, na Ilha do Retiro. O zagueiro Igor, recuperado de lesão na panturrilha, é nome certo na escalação.
Depois de receber o colete de titular, Sidny demonstrou muito empenho durante o treinamento. Famoso pela agressividade com que se lança ao ataque, o jogador foi bastante acionado pelos companheiros, principalmente no segundo tempo, quando Nelsinho optou por uma formação com três zagueiros. O tradicional corte para a diagonal, seguido por chute de canhota, também fez parte do repertório apresentado, mas denunciou um pé ainda descalibrado.

30. Náutico - Gilmar renova contrato por três anos

As boas atuações dentro de campo não só fizeram Gilmar cair nas graças da exigente torcida alvirrubra. Na última quarta-feira, o Náutico resolveu renovar seu contrato por mais três anos e adquirir 40% de seus direitos federativos. Suas multas rescisórias também sofreram um reajuste. O atacante Adriano Pimenta, que estava em observação, foi outro a assinar com o Timbu, mas até o final do ano.
“Nada melhor do que fazer um contrato grande com um clube que tenho carinho e me identifiquei. Se hoje estou sendo reconhecido na mídia, devo tudo ao Náutico. Estava sendo assediado por um clube da Coréia do Sul, mas preferi permanecer aqui. Não seria justo da minha parte ir embora. Tive as portas abertas, consegui ter uma boa seqüência de jogos e sou titular”, alegou.

Policiais

31. Mulher é perfurada até a morte

A dona de casa Marinalva Ricardo Gomes, de 46 anos, foi assassinada, na noite da última quarta-feira, com vários golpes de faca. O homicídio aconteceu na casa da vítima, localizada na travessa Alice Gomes, no bairro de Campo Grande, no Recife. De acordo com informações passadas pela polícia, o principal suspeito pelo crime é o genro de Marinalva, o jovem Reginaldo Correia Júnior, de 22 anos. Ainda segundo a polícia, a mulher foi morta depois de discutir com o assassino. O criminoso fugiu em uma moto. Residentes tentaram socorrer a dona de casa. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada até a localidade, mas a vítima já estava morta. Com este crime, sobe para 169 o número de mulheres mortas no Estado.

32. Outra morte na cidade de Igarassu

Espingarda calibre 12. Foi com um tiro desferido com esse tipo de arma de fogo que o vigilante Elizeu da Silva Fraga, de 25 anos, foi assassinado na madrugada de ontem. O crime aconteceu no terraço da residência da Fazenda Ramalho, onde o rapaz trabalhava há apenas três semanas. A propriedade está localizada na estrada que dá acesso à praia de Mangue Seco, no distrito de Cruz de Rebouças, município de Igarassu, Região Metropolitana do Recife (RMR). Nenhuma testemunha ocular compareceu ao local para prestar depoimento. O crime deverá ser investigado pela delegacia do distrito.O caso foi registrado pelos agentes do núcleo norte da Força-Tarefa de Homicídios.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog