Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Jornal do Vale, "onde a notícia chegamais cedo"

1. Bebê abandonado em lava-jato já está em abrigo

O bebê abandonado semana passada num lava-jato em Casa Forte, no Recife, já se encontra num abrigo do Conselho Tutelar, em Casa Amarela. A criança recebeu alta, ontem à tarde, do Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira (Imip), onde estava internado desde a última quarta-feira - dia em que foi encontrado pelo gerente do estabelecimento comercial dentro de uma caixa de sapato. O bebê completa, hoje, 13 dias de vida e passa bem. O menino passou por uma bateria de exames antes de ser liberado.
A pequena criança foi “batizada” por funcionários do Imip com o nome de João Gabriel. Ele foi levado para um abrigo, porém, o local não foi divulgado pelo Conselho Tutelar por medida de precaução. O conselheiro tutelar Rafael Reis informou que irá noticiar oficialmente o fato, hoje, ao Ministério Público de Pernambuco. “A partir daí, ele (criança) estará em condições de ser adotado. Sabemos que existem algumas pessoas interessadas em adotá-lo. Acredito que, dentro de um mês, ele será recebido por uma família”, vislumbrou o conselheiro. Em princípio, é dada a guarda provisória à família e, posteriormente, é concedido o registro definitivo da criança.
Já a investigação em relação ao caso não avançou. O delegado da Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), Bruno Chacon, informou que ainda não há pistas da mãe que abandonou essa criança. “A dificuldade existe porque ninguém viu a pessoa deixando o bebê no local”.

2. Bebê em creche morreu ao aspirar vômito

O laudo do IML (Instituto Médico Legal) de São Paulo aponta que o menino Gabriel Santos Ribeira, de sete meses, morto quando estava em uma creche particular da zona norte de São Paulo, tinha meningite viral e que sua morte foi causada por asfixia mecânica, provavelmente provocada pela doença.
O bebê morreu quando estava na creche Pedacinho da Lua, na Vila Medeiros (zona norte). Há duas semanas o Hospital Nipo-Brasileiro, que atendeu o menino Gabriel, informou que exames preliminares apontaram que o bebê estava com meningite viral.
Já o laudo do IML apontou que o menino apresentou encefalopatia aguda de provável natureza viral, pulmões com manchas e restos de vegetais, de um quadro de bronco aspiração.
O documento sugere, segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública), que o que causou a morte de Gabriel foi asfixia mecânica por bronco aspiração, induzida pela meningoencefalite viral. A doença teria feito a criança vomitar e os alimentos trazidos pelo vômito foram aspirados.
O laudo será anexado ao inquérito. O delegado-titular do 90º Distrito Policial (Parque Novo Mundo), Sérgio Alves, que investiga o caso, se recusou a falar sobre o documento e se a investigação tomará um novo rumo.
A família de Gabriel acusa a creche de negligência com o garoto na hora da alimentação. Já a creche lamenta a morte e disse que o que ocorreu foi uma tragédia.
Conforme o pai, o menino não tinha problemas de saúde quando foi deixado na creche. Ele diz ainda que levou a comida que deveria ser dada ao garoto porque os alimentos servidos na creche não faziam bem à criança.
A funcionária da creche afirma que Gabriel estava no berçário e que ela só percebeu que o menino não respirava quando foi trocar as fraldas dele, pouco antes de o pai chegar.

3. CRISE NA SAÚDEPronto-socorro do coração na UTI

Uma semana de espera por marca-passo. Doentes sendo reanimados no chão. Emergência com mais de 60 pessoas internadas, o dobro do que deveria permanecer apenas em observação. Médicos, enfermeiros e auxiliares sem tempo para sequer ir ao banheiro. Todos os 200 leitos de enfermaria ocupados. Escalas desfalcadas de médicos. Esse é o cenário do Pronto-Socorro Cardiológico de Pernambuco, moderno hospital universitário construído com verba pública, na área central do Recife, inaugurado há dois anos.
“Voltamos a atender hoje por causa da extrema necessidade”, afirmou, ontem, a diretora médica do Procape, Deuzeny Tenório. A emergência foi fechada temporariamente no domingo por causa da excessiva lotação. Mudou pouco na reabertura. “Estou exausta”, desabafou a enfermeira-chefe da emergência, Milca Mesquita, que está grávida. No seu setor deveriam ficar em observação no máximo 30 doentes, mas havia, até as 13h, 63 internados, 28 em cadeiras, fora uma dezena em atendimento e um volume maior na recepção, à espera de cuidados médicos.

4. Gays são recrutados para experimento contra aids

A Fundação Oswaldo Cruz iniciou o cadastramento de 200 voluntários homossexuais que irão participar de uma pesquisa mundial para determinar se o medicamento comercializado com o nome de Truvada, já usado no coquetel antiaids, pode também prevenir a contaminação pelo HIV.
Um estudo publicado em 2006 demonstrou que a droga teve 97% de eficácia para prevenir a infecção pelo HIV em macacos. O Truvada, já aprovado pelo Foods and Drugs Administration (órgão que controla medicamentos nos EUA), combina em comprimido o tenofovir e a emtricitabina. É usado em vários países, inclusive no Brasil, no tratamento da aids.
“Há outros modelos de estudos em andamento, mas essa droga é a que se mostrou mais promissora”, disse o infectologista do Instituto de Pesquisas Clínicas e coordenador do estudo na Fiocruz, Jorge Eurico Ribeiro.
O estudo global está sendo conduzido pela Universidade de São Francisco e é patrocinado pelo National Health Institute, o ministério da saúde americano, e pela Fundação Bill Gates. Reúne 3 mil voluntários de seis países, que serão acompanhados por um ano e meio.

5. Promotor perde cargo

O Conselho Nacional do Ministério Público (CMNP) negou ontem o cargo vitalício ao promotor de Justiça de São Paulo Thales Schoedl, acusado de matar a tiros um jovem e ferir outro em dezembro de 2004 no litoral paulista. A decisão é definitiva e cabe agora ao Ministério Público paulista editar a exoneração. O promotor já estava afastado desde setembro de 2007, quando o CNMP suspendeu seu cargo vitalício liminarmente.

6. ALGEMASMesmo contrariada, PF diz que cumprirá súmula

Com críticas à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de limitar a utilização de algemas, o diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, anunciou ontem, sem esconder a contrariedade, a edição de uma circular a todos os dirigentes do órgão no País restringindo o uso a casos extremos.
“Não tem precedentes, todo policial do mundo usa algemas”, observou o diretor em relação à súmula do STF. A seu ver, a medida impõe uma restrição perigosa “a uma prática histórica, consagrada e bem-sucedida” de segurança da PF de usar algemas como regra.
Em reunião com o ministro da Justiça, Tarso Genro, ficou acertado que dentro de 15 dias o governo editará uma norma nacional para adequar as operações policiais à súmula. A medida restringiu o uso de algemas a casos em que haja resistência do preso, riscos de fuga ou à integridade de policiais ou de terceiros. A súmula prevê punições para autoridades que algemarem pessoas sem necessidade, além da responsabilização do Estado.
No caso da PF, Corrêa disse que terá de mexer no manual de procedimentos operacionais, editado em dezembro do ano passado para proibir a exposição de presos e à chamada “pirotecnia” das operações contra o crime organizado. O manual, porém, mantém o uso de algemas como regra, simbolizando o exercício do poder de prisão pelo Estado. “Agora vamos fazer a devida adequação”, queixou-se.

7. Maiores de 18 anos terão direito a pensão alimentícia

Filhos com mais de 18 anos que ainda precisem da ajuda dos pais para se manter têm direito de continuar recebendo pensão alimentícia. Com esse entendimento, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) aprovou ontem a súmula 358, para padronizar as decisões da Justiça. A súmula tem um efeito orientador, não vinculante - ou seja, os juízes podem decidir de uma forma diferente, mas sabem que haverá grandes chances de suas decisões serem reformadas em outros tribunais ou no STJ.
Pela lei brasileira, no caso de pais divorciados, o pagamento de pensão alimentícia é obrigatório até que os filhos completem 18 anos. Depois, o que vale são as interpretações da lei: alguns juristas entendem que a necessidade de pagamento cessa com a maioridade, outros pensam que há a obrigação enquanto o filho precisar. Embora a segunda tendência seja dominante, muitos juízes autorizavam pais a parar de sustentar os filhos só porque eles haviam completado 18 anos.

8. Viaturas custarão R$ 9 mi por ano

Mais 210 viaturas da Polícia Militar (PM) estarão circulando por 24 municípios de todas as regiões do Estado a partir de hoje. O Governador Eduardo Campos entregou ontem as viaturas durante solenidade no Quartel do Comando Geral do Derby, realizada às 14h30. Os novos carros são do tipo pick-ups, modelo S10, 4X4, diesel. Com cabine dupla e ar condicionado, elas serão locadas a um custo anual de R$ 9,3 milhões. Do total de veículos, 168 serão destinados ao interior do Estado e 42, a unidades da Região Metropolitana do Recife. A ação faz parte do Programa Pacto pela Vida.
“Estamos enfrentando o grande desafio de reconstruir políticas públicas em áreas sociais prioritárias como saúde, educação e segurança pública. Estamos contratando pessoal, investindo em qualificação e em equipamento para aumentar a força policial no Estado e responder a população de forma mais precisa e rápida”, disse Eduardo Campos. “Por outro lado, investimos em educação com a contratação de novos professores, aumento de salários e reforma e construção de escolas, além da restruturação do ensino técnico. Com isso, pretendemos dar uma oportunidade de vida aos jovens pernambucanos”, complementou.

9. Caso Itapetim conclui com três indiciados

O inquérito sobre a tentativa de assassinato contra o prefeito e candidato à reeleição de Itapetim, no Sertão do Pajeú, Adelmo Alves de Moura (PSB), foi concluído e encaminhado ontem para o Fórum de São José do Egito. O empresário Wilson Gomes Zumba (PR), apontado como mandante do crime, e os pistoleiros Roberval Araújo de Oliveira Filho, 33 anos, e Hildeoclécio Cruz dos Santos, 23, foram indiciados pelo delegado regional de Afogados da Ingazeira, Artur Feitosa. Segundo ele, os três podem pegar até 20 anos de prisão.
Na última sexta-feira, o empresário, que é candidato a vice-prefeito na cidade de São Tomé, no Rio Grande do Norte, prestou depoimento na Delegacia Regional de Caruaru e negou a acusação, afirmando desconhecer os outros dois homens. Zumba é cunhado do atual prefeito de Itapetim, Mário Cavalcanti (DEM). Segundo os pistoleiros, a candidatura do democrata seria beneficiada com morte do adversário.
“Estão tentando transformar em um crime de tentativa de homicídio”, disse o advogado de defesa de Zumba, Ernesto Cavalcanti, afirmando que pretende recorrer ao Tribunal de Justiça, assim que a denúncia sair, para trancá-la e evitar o julgamento do caso.

10. Miss Gay

A representante pernambucana Lizandra Brunelly é a grande vencedora do Miss Brasil Gay 2008, que teve sua trigésima segunda edição realizada em Juiz de Fora (MG). Este é o terceiro título da jovem de 22 anos, que venceu o Miss Mundo em 2005 e Miss Universo Gay em 2007. Por três vezes candidata ao título, Lizandra, que em 2005 representou o Piauí e em 2007, Santa Catarina, já havia anunciado que esta edição, realizada em Juiz de Fora, seria sua última tentativa.

POLÍTICA

11. Mendonça Filho tem escritório arrombado

O escritório político do prefeiturável do Recife Mendonça Filho (DEM) teve a porta arrombada, na madrugada da última sexta-feira, dia 15, e os ladrões - que ainda não foram presos - fugiram levando a quantia de R$ 750. O Instituto de Desenvolvimento de Estudos Avançados (Idea) fica no 15º andar do Sobrado Empresarial Luciano Gesteira Costa Filho, na Agamenom Magalhães. A coordenação de campanha do candidato suspeita que o crime tenha motivação política e prestou queixa na Polícia Federal (PF), ontem. No entanto, o fato de outros escritórios, no mesmo empresarial, terem sido alvos dos meliantes, pode derrubar a tese dos democratas.
Um dos argumentos dos mendoncistas para a motivação política foi o arrombamento de um armário do gabinete do candidato, mas, até ontem, ele não tinha dado conta do sumiço de qualquer documento importante. Por outro lado, laptops, telefones celulares e obras de arte foram deixados.

12. Cadoca engrossa contra a Prefeitura

Pela primeira vez, ontem, durante caminhada no bairro de Torrões, o prefeiturável do PSC, Carlos Eduardo Cadoca, abandonou a sua postura propositiva e partiu para o ataque contra a Prefeitura do Recife de uma forma mais enfática. “Em oito anos, esta administração teve a coragem de dizer que estava cuidando das pessoas, mas o que a gente vê é essa situação aqui. Uma senhora me disse que aqui já faz um ano que está sem iluminação. Fizeram o calçamento, mas não fizeram saneamento. Isso é um absurdo. Mas isso vai mudar, porque eu tenho convicção de que, dia 5 de outubro, nós seremos o prefeito do Recife”, discursou Cadoca ao final do evento.
Depois, o social-cristão explicou que o entusiasmo foi conseqüência da empolgação gerada pela boa receptividade da comunidade. Em uma localidade dividida politicamente, onde era possível encontrar propagandas de Mendonça Filho (DEM) e João da Costa (PT), Cadoca mostrou força, reunindo uma centena de populares. “Eu acredito no nosso projeto. E essa gestão (do PT) é muito ruim, de muito furo”, disse.

13. Eurico denuncia ameaça em evento

O deputado estadual e candidato a vice-prefeito de Olinda, na chapa de Jacilda Urquisa (PMDB), Pedro Eurico (PSDB), denunciou, ontem, na tribuna da Assembléia Legislativa, que teria sofrido pressões, antes e durante uma caminhada na comunidade de Ilha de Santana. O parlamentar contou que, ao tomar a decisão de visitar a comunidade com a peemedebista e mais 12 candidatos à vereança, os moradores teriam recomendado que eles evitassem entrar no local, porque “poderia ser perigoso”. O motivo seria a ordem de uma liderança local, conhecido pelos habitantes como “Juca”, que não queria o ingresso deles na localidade.
Ele afirmou que o grupo recebeu o auxílio da Polícia Militar (PM). O comandante José Lopes enviou duas viaturas, além de policiais armados para resguardar os postulantes. Dessa forma, foi garantida a entrada na comunidade. Ao passar pelas ruas, Eurico observou que muitas casas tinham os muros pintados de branco com os dizeres “Juca, paz e alegria”. Mas, lembrou que o Juca não é candidato a cargo nenhum nesta eleição e, na verdade, estaria escolhendo alguém para apresentar como seu predileto para o pleito. O postulante também disse que algumas pessoas reclamavam da insegurança e estariam desesperadas com o tráfico de drogas no lugar.

14. Novos desembargadores tomam posse

Personalidades do meio jurídico, político e empresarial do Estado prestigiaram, ontem à noite, no Teatro de Santa Isabel, a cerimônia que marcou a posse solene dos cinco novos desembargadores do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Comandada pelo presidente do TJPE, desembargador Jones Figueirêdo, a solenidade sacramentou o ingresso de Eduardo Sertório, Nivaldo Mulatinho, José Ivo Guimarães, Antônio Carlos Alves e Cláudio Jean Nogueira na Casa Judiciária. As festividades foram abertas com as participações do Coral do TJPE e da Orquestra Criança Cidadã - formada pelos meninos da comunidade do Coque - tendo prosseguimento com os protocolos de juramento, assinatura dos termos de posse e discursos.
“Quem começou como auxiliar de portaria em 1968 e chegou a limpar o salão do Pleno, hoje está sentado na cadeira de desembargador, imagine a emoção que é”, rememorou o desembargador Antônio Carlos Alves, que assumiu a cadeira de José Fernandes de Lemos, depois de ter sido promovido pelo critério de merecimento. As lembranças também vieram à tona na memória de Nivaldo Mulatinho, único promovido por motivo de antiguidade. “Já chorei bastante ontem (antes de ontem). Imaginei ser escritor de histórias criminais, mas nunca juiz”, lembrou.

15. Precatórios vão ter mesa de negociação

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Jones Figueirêdo, instituiu, ontem, uma mesa de negociação para solucionar a dívida pública dos precatórios. “Vamos convocar todos os entes devedores e os credores para promover uma conciliação de forma a saldar os débitos que já chegam a R$ 150 milhões”, explicou Jones Figueirêdo.
As negociações estão previstas para outubro, e envolvem ainda a determinação de que os prefeitos comprovem, no TJPE, consignação no orçamento dos precatórios para o exercício seguinte. “Eles serão intimados a apresentar razões ponderadas que justifiquem o não pagamento da dívida”, informou o presidente do TJPE.
A mesa de negociação dos precatórios é um dos primeiros atos da gestão do desembargador Jones Figueirêdo. Ele anunciou o ato ao final da solenidade de posse dos cinco novos desembargadores do TJPE, realizada ontem à noite, no Teatro de Santa Isabel.
Precatório é uma espécie de requisição de pagamento de determinada quantia a que a Fazenda Pública foi condenada em processo judicial, para valores totais acima de 60 salários mínimos por beneficiário. Após ser julgada procedente, não cabendo mais recursos, a ação entra na fase de execução. Ao fim dessa etapa, o juiz envia um ofício ao presidente do Tribunal de Justiça (TJ) para a requisição de pagamento, que tem o nome de precatório.

16. Justiça indefere candidaturas

Dois candidatos a prefeito de Amaraji, na Mata Norte, Adailton Antônio de Oliveira (PSB), atual gestor do município, e o ex-prefeito Jânio Gouveia da Silva (PR), ambos das coligações majoritárias, tiveram seus registros de candidatura indeferidos. A decisão foi baseada em representação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que emcampou uma denúncia do vereador e presidente da Câmara, George Rêgo Barros (PT). As irregularidades foram constatadas pela Procuradoria Geral do Município, apontando desrespeito à Lei de Responsabilidade Fiscal, fraudes em licitações e enriquecimento ilícito do gestor.
Já no município de Abreu e Lima, a juíza Ana Maria da Silva, da 119ª Zona Eleitoral, decretou a inegibilidade do ex-prefeito Gerônimo Gadelha (PDT), no período de cinco anos, pela vida pregressa e por ter a prestação de contas do Fundo Nacional de Educação (FNDE) rejeitada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

17. FARMÁCIA - Ministério nega privilégio a aliados

O Ministério da Saúde negou, ontem, ter privilegiado prefeituras do PT e do PMDB na implantação do Programa Farmácia Popular do Brasil. Segundo informou, em nota, a assessoria da pasta, neste ano foram 33, e não 351 municípios brasileiros habilitados a receber o programa. O texto encaminhado pelo ministério informa que as cidades mais beneficiadas este ano são administradas por prefeitos do PSDB (sete delas) e DEM (cinco).
Ao todo, entre os municípios incluídos no programa este ano, o PT e o PMDB tiveram apenas duas prefeituras, cada, habilitadas, de acordo com o Ministério da Saúde. “A divulgação de dados equivocados distorce a realidade e leva a uma interpretação, por parte da população, que não condiz com a verdade, colocando em xeque a idoneidade de um dos principais programas do ministério”, contestou a nota enviada pela Saúde.
O Farmácia Popular do Brasil atende 2 milhões de pessoas por mês, com a oferta de 107 itens de medicamentos a baixo custo.

INTERNACIONAIS

18. VIOLÊNCIA Brasileiro preso por matar companheira na Espanha

A polícia espanhola prendeu um brasileiro de 44 anos, cuja identidade não foi divulgada, suspeito de ter matado sua companheira, uma brasileira de 25 anos, com um tijolo. A mulher foi encontrada morta pela polícia na noite de domingo em sua residência da cidade de Vigo, na Galícia, noroeste do país, onde morava com os filhos de 3 e 4 anos. Foram as crianças que alertaram os vizinhos sobre o ocorrido, segundo a Polícia Nacional.
Nenhum dos dois tinha antecedentes criminais e a mulher nunca apresentou queixas de agressões à polícia. A brasileira possuía uma permissão de residência na Espanha e morava e trabalhava em Vigo, enquanto que o suposto autor do crime estava há pouco tempo no país.

19. LÍBANOEquipe da Globo é seqüestrada

Os correspondentes da Rede Globo Marcos Losekann e Paulo Pimentel foram seqüestrados no domingo por extremistas do grupo Hezbollah em Beirute, no Líbano. Eles realizavam uma matéria sobre uma lanchonete com temática de guerra quando foram surpreendidos por integrantes da organização libanesa e detidos por cinco horas.
Os jornalistas foram forçados a entrar em um carro com cortinas nas janelas e tiveram os celulares e os equipamentos temporariamente apreendidos pelos militantes islâmicos. Depois de cinco horas de interrogatórios, foram libertados com a ordem de voltar expressamente para Londres.
Ontem, já na capital britânica, Losekann disse que os aparelhos de telefone foram devolvidos sem os cartões de memória. Uma fita de vídeo também ficou retida, mas eles não perceberam que a original com a as imagens gravadas havia sido trocada momentos antes.

ESPORTIVAS

20. SANTA - Cálculo cruel: só 6% de chances de passar

Quando um campeonato vai afunilando e a hora de definir classificações chega próxima, é impossível jogadores, dirigentes e torcedores não recorrerem à calculadora. E a situação do Santa Cruz, em particular, está muito complicada. Com duas rodadas para o término da segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro, os corais amargam a lanterna do Grupo 19. Têm de vencer os dois jogos e torcer por uma combinação de resultados. De acordo com os cálculos e análises combinatórias, o time tem 6,2% de chance de seguir em frente.
O próximo jogo do Santa é domingo, contra o Campinense-PB, no Estádio do Arruda. Os comandados de Ronaldo Bagé fecham a fase no domingo seguinte, contra o Salgueiro, no Estádio Cornélio de Barros, no Sertão pernambucano. Atualmente, o time soma dois pontos. O líder é o Carcará, com sete pontos e dois de saldo positivo. Os cearenses vêm logo em seguida, com sete pontos e zero de saldo. Os paraibanos estão em terceiro, com cinco pontos.

21. SPORT - Procura-se um meia urgentemente

No quesito técnica, Fumagalli e Luciano Henrique são os principais destaques do Sport. Os torcedores, que já andam meio ressabiados com a qualidade do futebol apresentado pelo time, precisarão se acostumar com a ausência da dupla. Os meias estão fora por no mínimo 15 dias. A diretoria leonina, que no passado recente já focou suas forças na busca por atacantes, agora inicia uma manobra de emergência para trazer um homem de ligação. “Nós já estávamos procurando um meia. Mas, com o problema de Fumagalli e Luciano Henrique, temos que antecipar a contratação de um jogador para a posição”, disse o vice-presidente de futebol, Guilherme Beltrão, sem citar nomes.

22. AFLITOS - Valdeir poderá reforçar o Náutico

Para tentar mudar a forma da equipe jogar e, conseqüentemente, deixar a zona do rebaixamento do Brasileiro, o técnico Roberto Fernandes poderá contar com um reforço. Caso o meio-campista Valdeir tenha seu nome publicado no Boletim Interno Diário (BID) da CBF, até hoje à noite, ele será presença mais do que certa entre os titulares. Os outros reforços dificilmente ficarão aptos para estrearem. Logo mais à tarde, nos Aflitos, acontecerá o último treino, antes da partida contra o Fluminense.
No coletivo de ontem, entre os jogadores que não atuaram diante do Goiás contra os juniores, Valdeir teve uma atuação razoável. Mas mesmo sem conhecer a maioria dos atletas, ele garante que isso não será obstáculo. “A dificuldade está mais no entrosamento, em saber onde cada um gosta de jogar. Mas essas coisas você só pega jogando”, disse. Em compensação, o quesito ritmo de jogo não será problema. “Em relação a isso, eu estou tranqüilo”, completou. Sua última partida foi contra o Gama, no dia 8 de agosto.

POLICIAIS

23. Mistério em morte de mulher

Mais uma mulher é assassinada no Recife. Daniela Oliveira Albuquerque da Silva, de 18 anos, foi morta a tiros por volta das 18h30 na rua das Orquídeas, localizada no bairro da Várzea. De acordo com testemunhas, um homem, de identidade desconhecida, aproximou-se e atirou em Daniela enquanto ela conversava com um amigo na esquina da via. A polícia ainda não tem informações sobre o que motivou o crime contra a jovem. Essa foi a 171ª mulher assassinada no Estado em 2008. No mesmo período do ano passado, 189 mulheres foram mortas. O caso deverá ser investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

24. Morte com motivações passionais em Olinda

Ciúme. Este parece ter sido o motivo da morte do auxiliar de serviços gerais Edson Melo Neto, de 48 anos, às 5h de ontem. O assassinato aconteceu na rua da Mata, em Sapucaia de Dentro, Olinda, via transversal à casa da vítima. Ele estava indo trabalhar de bicicleta, quando os algozes o abordaram. Depois de uma breve conversa, veio o tiro, um pouco acima do nariz. O corpo ficou estendido na calçada, com muito sangue ao redor. A principal suspeita é de crime passional.
Edson manteve um relacionamento de 15 anos com uma mulher, mas há oito meses estava separado. Pouco tempo atrás, por desconfiança, ele voltou a morar com os pais, na rua Ipanema, em uma casa próxima à da ex-companheira. Após a insegurança, chegou a confirmação. A vítima flagrou a moça com o vizinho. Mesmo assim, ela esteve no trabalho do ex-marido há três meses, mostrando interesse na reconciliação. Na ocasião, os dois discutiram.

25. Ajudante de marceneiro é morto

O ajudante de marceneiro Fábio Antônio Souza da Silva, de 24 anos, foi assassinado com vários tiros, no início da noite do último domingo. Dois homens não-identificados que estavam em uma motocicleta, de marca e placa não-informadas, foram os autores dos disparos. O crime aconteceu por volta das 18h30 na rua Bugari, no bairro de Casa Amarela, no Recife. Agentes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) responsáveis pelas primeiras investigações ainda não têm pistas dos criminosos. As diligências deverão continuar a cargo do DHPP.
Policiais do 11° Batalhão de Polícia Militar (BPM) disseram que o veículo utilizado pelos criminosos estava com a placa amassada para cima. Segundo eles, a ação é normalmente realizada por bandidos. “Eles fazem isso para que as pessoas não anotem as letras e os números da moto. Além disso, segundo moradores, ambos estavam utilizando capacetes. Isso dificulta bastante a identificação deles”, comentou o soldado Paulo Sérgio.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog