Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Jornal do Vale, "onde a notícia chega mais cedo"

1. Maria da Penha completa dois anos

Uma em cada duas mulheres usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) já sofreram violência doméstica, diz uma pesquisa da SOS Corpo Instituto para a Democracia. No Ministério Público de Pernambuco, são 336 denúncias, de janeiro a julho deste ano, envolvendo a Lei Maria da Penha. “É um número relevante e supera roubos, entorpecentes, portes ilegais de armas e furtos”, explica o coordenador da Central de Inquéritos, Francisco Edílson de Sá Júnior. O mecanismo completa dois anos hoje. Apesar de a sua implementação ser motivo de comemoração para órgãos competentes e, claro, para as mulheres, ainda há um longo caminho a ser trilhado. Ações que deveriam ter sido colocadas em prática desde o ano passado, aguardam um desfecho nas tramitações.
A Lei prevê a criação de serviços articulados, casas de abrigo e delegacias especializadas. No entanto, em todo o Brasil, o processo caminha de forma lenta. Em Pernambuco, são apenas quatro centros municipais de referência - localizados no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Caruaru - e quatro delegacias da Mulher nos bairros de Prazeres e Santo Amaro, além das cidades de Caruaru e Petrolina. “A situação se agravou porque tínhamos apenas uma unidade para abrigar mulheres no Estado, ela teve seu endereço (sigiloso) descoberto e está desativada há mais de um ano. O processo está lento”, denuncia a coordenadora do Núcleo de Pesquisas da SOS Corpo, Ana Paula Portella.
Configura-se violência doméstica ou familiar qualquer ação que cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico ou dano moral. Quando praticados por companheiros, descendentes ou simplesmente que tenham convivido com a mulher, independente do nível de relação, o crime dá pena de detenção de três meses a três anos. O juiz pode determinar o comparecimento do agressor a programas de recuperação e reeducação.

2. CRISE NA SAÚDEBarão fecha emergência infantil

A emergência pediátrica do Hospital Barão de Lucena, Zona Oeste do Recife, ficou fechada ontem devido à falta de médicos. Apenas uma pediatra estava de plantão para atender casos mais graves, quando normalmente são três ou quatro. Vários pacientes foram levados para outros hospitais. Segundo a especialista, além dos casos da emergência, outras 56 crianças ficaram sob sua responsabilidade.
A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde admitiu o problema e informou que desde julho, novos profissionais estão sendo procurados para assumir os cargos. Afirmou, no entanto, que as crianças internadas estariam recebendo atenção de outra equipe médica, ao contrário do que disse a pediatra Lelane Cavalcanti.
O problema no Barão ocorreu um dia após 29 médicos do serviço público entregarem os cargos. Para piorar a situação, os 14 cirurgiões vasculares do Hospital Getúlio Vargas (HGV) e outros 10 do Hospital da Restauração (HR) pediram demissão ontem. A previsão do Sindicato dos Médicos de Pernambuco é de que pelo menos 200 profissionais sigam o mesmo caminho até o fim desta semana.
Apesar da decisão da categoria, as grandes emergências continuam funcionando com as escalas completas, segundo a SES. No HR, 25 médicos compuseram o plantão iniciado às 7h. No HGV e no Hospital Otávio de Freitas (HOF) eram 20 e 15, respectivamente. “Mesmo com as demissões, o atendimento está garantido porque há aviso prévio de 30 dias”, informou o representante do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, Mário Lobo.

3. Médicos do HGV suspendem os plantões

Os plantões de cirurgia, clínica geral e traumato-ortopedia do Hospital Getúlio Vargas (HGV), no Cordeiro, Zona Oeste do Recife, foram suspensos no final da tarde de ontem.
De acordo com o funcionário da assistência social da unidade de saúde Geraldo Matias, os médicos tomaram a decisão por causa da grande demanda de pacientes no local.
“Agora (ontem à noite), os cirurgiões estão realizando dez procedimentos que deveriam ter sido feitos à tarde”, argumentou. Segundo o funcionário, no expediente noturno não havia clínicos gerais nem traumato-ortopedistas no HGV. “Todas as pessoas que chegaram à tarde foram atendidas. Quem veio à noite precisou ser encaminhado para outro hospital”, afirmou.
A falta de médicos provocou um pequeno tumulto na entrada da emergência, ontem à noite. “Estou com um tio internado há dois dias. Cheguei aqui por volta das 18h30. Já são 21h e ninguém me dá notícias”, reclamou a dona de casa Evênia de Cássia, 41 anos.
De acordo com Geraldo Matias, os plantões suspensos só deveriam ser regularizados na manhã de hoje.

4. Arsenal de guerra no Sertão

Um homem foi preso com um arsenal de guerra, na manhã de terça-feira, em Carnaíba, Sertão do Estado. Segundo a polícia, Adriano Salvador Pereira, 23 anos, guardava em uma garagem próxima à casa do pai dele, no distrito de Lagoa da Cruz, 48 armas de diversos modelos e calibres. Além dele, a polícia capturou outras três pessoas que também guardavam armamento em casa.
Todos foram autuados em flagrante por posse ilegal, na Delegacia de Carnaíba. Apenas Adriano seguiu para o Presídio de Serra Talhada, porque estava de posse de armas de uso restrito das Forças Armadas. Os outros pagaram fiança e responderão ao processo em liberdade. No total, a polícia apreendeu 51 armas.
Vinte policiais militares da 4ª Companhia do 14º BPM, Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati) e Companhia Independente de Operações no Sertão e Áreas de Caatinga (Ciosac) participaram da operação “Tivemos informações que pessoas de Carnaíba estavam comercializando armas na cidade e resolvemos investigar. Conseguimos mandado de busca e apreensão com o juiz do município (José Carvalho de Aragão Neto) para entrar em algumas casas e verificar a denúncia”, explicou o tenente César Gaia, da 4ª Cia.
A primeira visita da polícia aconteceu à casa de José Laerte Salvador, 41. Ele guardava na residência uma espingarda calibre 36 e 16 cartuchos. O segundo a ser preso, Arlindo Pereira Lima, 69, tinha em sua residência um revólver calibre 38. O terceiro detido, José de Anchieta de Oliveira, 41, possuía uma espingarda calibre 12. “Durante o interrogatório, José de Anchieta contou que comprou a espingarda a Adriano, um armeiro da cidade”, afirmou Gaia.
Na casa de Adriano, a polícia encontrou apenas uma pistola 357. “Ele nos disse que trabalhava consertando armas em uma oficina localizada ao lado da casa do pai. Fomos ao local e encontramos o armamento escondido em baldes, dentro de máquinas de lavar e enroladas em lençóis”, completou César Gaia.
Em depoimento, Adriano negou comercializar armamento, embora um dos detidos tenha dito que comprou armas a ele. “Adriano declarou que trabalha consertando armas e tem clientela fixa tanto em Pernambuco como na Paraíba. Tanto que várias espingardas e revólveres estavam desmontados. Só não informou com quem conseguiu as armas”, estranhou o tenente.
A Polícia Civil está investigando para saber quem fornecia o armamento a Adriano e quem lhe comprava os apetrechos. “O trabalho continua para tentarmos prender mais pessoas que estejam envolvidas com o crime”, completou Gaia.
De acordo com a Polícia Federal (PF), apenas pessoas credenciadas pelo órgão têm o poder de consertar armas. “Cada polícia (Civil, Militar ou Federal) pode ter seus armeiros, desde que sejam credenciados na Polícia Federal para tal finalidade. Não era o que acontecia com o rapaz preso em Carnaíba”, explicou Giovanni Santoro, assessor de comunicação da PF.

5. LEI SECA - Homem preso por beber e dirigir

Um empresário foi preso, na noite de terça-feira, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, sob acusação de dirigir embriagado, agredir um motorista e desacatar um policial militar. O empresário Roberto Marcelo Ratacaso de Araújo, 37 anos, conduzia um Audi preto de placa KHM-6387, pela Avenida Bernardo Vieira de Melo, quando perdeu o controle do veículo e bateu em um Siena que estava estacionado na frente de um prédio. Ratacaso tentou fugir, mas acabou perseguido por um morador, que tentou convencê-lo a voltar ao local e foi agredido pelo empresário. Acionado, o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) se dirigiu ao local. O soldado Antônio Lima sofreu desacato. Ratacaso foi autuado em flagrante na Delegacia de Plantão de Prazeres por dirigir sob efeito de álcool e desrespeitar autoridade. Como ambos os crimes são afiançáveis, o delegado Ricardo Pereira arbitrou uma quantia e liberou o acusado

6. DEPÓSITO DE CRACK NA IPUTINGA - Preso empresta dinheiro em troca de lugar para drogas

Um homem que fazia de sua casa depósito de drogas foi preso, terça-feira, na Iputinga, Zona Oeste do Recife. Marcos André Leite da Silva, 33 anos, estava com três quilos de crack e um revólver calibre 38 com sete munições. Segundo a Polícia Federal, responsável pela prisão, a droga pertencia a um detento do Presídio Barreto Campelo, em Itamaracá, Grande Recife. Marcos guardava o entorpecente como retribuição ao detento, que lhe emprestou R$ 10 mil para pagamento de dívidas. “O presidiário emprestou R$ 10 mil a Marcos para este pagar dívidas. Como favor, ficou decidido que guardaria drogas em casa e depois repassaria para outra pessoa indicada pelo detento”, explicou Giovanni Santoro, gerente de comunicação da PF.

7. TRABALHO - Senadores ampliam licença paternidade

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) aprovou ontem projeto de lei da senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), que amplia de 5 para 15 dias a duração da licença paternidade, inclusive para pais adotivos. O benefício será concedido aos trabalhadores sem qualquer prejuízo de salário ou emprego. Como a votação foi terminativa (sem necessidade de ir à votação no plenário do Senado), a proposta será encaminhada diretamente à Câmara dos Deputados, a não ser que haja recurso contra a medida.
Para o relator do projeto, Flávio Arns (PT-PR), a ampliação da licença representa um bom presente para toda a família, “porque irá beneficiar as mães e, sobretudo, as crianças ao garantir a elas mais estabilidade emocional”.
O senador Romeu Tuma (PTB-SP) previu que o projeto vai estimular os pais a registrarem seus filhos, uma vez que precisarão apresentar a certidão de nascimento para terem direito ao benefício.
Ao presidir a reunião, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) ressaltou a importância de o projeto conceder estabilidade por 30 dias, a serem contados a partir do fim da licença-paternidade, contra demissão imotivada. “Podemos dizer que este projeto terá grande alcance social e contribuirá para o fortalecimento da família brasileira”, disse a senadora.

FÉRIAS

Na mesma reunião, foi aprovado projeto de lei do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) que beneficia os trabalhadores ao isentar da cobrança do Imposto de Renda e da contribuição previdenciária a remuneração de férias e o adicional de um terço de férias. Originalmente, a proposta (PLS 685/07) previa que o décimo terceiro salário também fosse isento, mas a relatora da matéria, a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), excluiu essa possibilidade em seu parecer. O texto segue agora para análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
Ao justificar o projeto, Zambiasi argumenta que a Constituição de 1988 pretendeu fazer justiça ao trabalhador ao prever a concessão desses benefícios (o décimo terceiro, a remuneração de férias e o adicional de um terço). Portanto, não caberia a incidência de Imposto de Renda e de contribuição para o custeio da Seguridade Social sobre tais valores.
Em seu parecer favorável, Lúcia Vânia excluiu a isenção sobre o décimo terceiro salário. Ela alega que a tributação sobre tal remuneração se faz exclusivamente na fonte, não compondo a base de cálculo da contribuição previdenciária no mês em que é o décimo terceiro é recebido. Isso impede que tais rendimentos sejam onerados de maneira mais gravosa, afirmou a senadora.

8. STF rejeita pedido e libera “ficha-suja”

Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) não podem mais barrar as candidaturas dos políticos com ficha suja. A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) - 6 votos em um plenário de 11 - decidiu, ontem, que, enquanto o Congresso Nacional não mudar a Lei de Inelegibilidades, a Justiça Eleitoral não pode proibir os candidatos processados de concorrer às eleições. Prevalece, assim, o que está na Constituição e na atual Lei de Inelegibilidades: ninguém pode ser privado do direito político de se candidatar enquanto o processo a que responde não tiver sido julgado em última instância (transitado e julgado). Isso significa que as candidaturas dos “ficha-suja” estão garantidas para a eleição municipal de outubro.
Até as 21h30 haviam votado contra barrar candidatos processados os ministros Celso de Mello (relator), Carlos Alberto Direito, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowsky, Joaquim Barbosa e Eros Grau. O voto de Barbosa, contudo, foi diferenciado - para ele o político deve ter a candidatura vetada quando, condenado em primeira instância, tiver sentença confirmada por um julgamento em segunda instância. Na prática, portanto, Barbosa, acolheu parcialmente o recurso da Associação dos Magistrados Brasileiros: não aceitou o veto imediato, mas expôs uma fórmula de veto. O ministro Ayres Britto - que também é o atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - foi favorável ao pedido dos TREs e ao recurso da AMB em defesa do direito de barrar candidatos processados.

POLÍTICA

1 - TJPE com novos desembargadores

Quatro novos desembargadores foram escolhidos, ontem, para integrar o Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), sendo três juízes promovidos e um advogado para ocupar a vaga do Quinto Constitucional.
Francisco Eduardo Gonçalves Sertório Canto figurou na lista tríplice eleita pelo Pleno, que foi encaminhada ao Palácio do Campo das Princesas, sendo indicado pelo governador Eduardo Campos.
Sertório entra no lugar de Fausto Freitas, que aposentou-se compulsoriamente. Os promovidos pelos critérios de antigüidade e merecimento foram: Antônio Carlos Alves da Silva, Nivaldo Mulatinho e José Ivo de Paula Guimarães.
Na disputa pela vaga do Quinto, concorreram com Eduardo Sertório (27 votos), os advogados Rogério Neves Baptista (31 votos) e Edgar Moury Fernandes (28 votos). Os três foram selecionados por meio de votação nominal - formato nunca antes adotado pelo TJPE -, com a participação de 35 desembargadores.

2 - Costa: “Mendonça copia todos os projetos do PT”

O prefeiturável João da Costa (PT), em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, ontem, procurou desconstruir a imagem do candidato do DEM, Mendonça Filho. Em praticamente todos os temas tratados, o petista fez críticas ao adversário. Disse que o democrata “copia” todos os projetos da gestão petista, que “não teve competência para enfrentar a questão da segurança no Estado” e que faz promessas que não serão cumpridas.
Isentando a Prefeitura de “culpa” com relação ao aumento da violência no Recife, o postulante chamou o ex-governador de “incompetente”. “Quem era responsável para combater a violência no Estado e falhou gravemente tem que assumir suas responsabilidades.

3 - Derrota de Izael já era prevista no Palácio

O fato de o nome do ex-presidente estadual do PSB e procurador Izael Nóbrega sequer ter chegado a compor a lista tríplice do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) não surpreendeu o Palácio do Campo das Princesas.
Fontes palacianas atestaram que o próprio governador Eduardo Campos (PSB) já considerava a causa como “dificílima”, mas que teria trabalhado até os últimos minutos para garantir a indicação do aliado como forma de demonstrar sua “amizade e lealdade”.
Os aliados contavam que Izael tivesse 16 votos garantidos, precisando de apenas mais dois para figurar na lista tríplice. Mas só alcançou 14. Logo no início do processo de captação de votos, deputados engajados na campanha pró-Izael chegaram a confessar a resistência dos membros do TJPE ao socialista.

3 - Yves tem candidatura confirmada

A juíza Eleitoral da 146ª Zona Eleitoral, Andréa Duarte Gomes, confirmou, ontem, o deferimento da candidatura do prefeito de Paulista, Yves Ribeiro (PSB), e de seu vice Dufles Pires (PSDB), para disputa das eleições de outubro.
A magistrada acatou a resposta da assessoria jurídica do chefe do executivo e julgou extinto o pedido de impugnação feito pela oposição, que acusou o socialista de abuso de poder econômico e utilização indevida dos meios de comunicação social.
Entre as contestações apresentadas pelos opositores, Yves teria participado de disribuição, em pleno ano eleitoral, de cestas básicas através de programa social institucional subconvencionado pelo Poder Público, em prol de sua própria candidatura, cessão de bens de imóveis do município para a divulgação de slogan contendo propaganda eleitoral, como se fosse institucional, utilização de propaganda institucional após 5 de julho deste ano, em placas de obras, uniformes de prestadores de serviço do município e transporte alternativo.

4 - Juízes se reúnem para discutir orçamento

Juízes de todas as comarcas da Região Metropolitana do Recife e do interior de Pernambuco participam de um encontro que começa hoje e deverá se estender até sábado, em Gravatá, quando serão ouvidos pelo presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Jones Figueirêdo.
A reunião servirá para a elaboração do orçamento global do Poder Judiciário a ser implementado em 2009. Os responsáveis pelas comarcas do Agreste e de outras áreas participaram do primeiro encontro temático realizado em Garanhuns. Na ocasião, eles expuseram as necessidades e sugestões com o objetivo de introduzir melhorias e assegurar eficiência e rapidez na prestação de serviços jurisdicionais à população.

5 - Democrata: “Ele está muito nervoso”

O candidato à Prefeitura do Recife, Mendonça Filho (DEM), deixou de lado a postura propositiva ao rebater às declarações do petista João da Costa, ontem. Após debate na OAB-PE, o democrata respondeu de forma mordaz à afirmação do adversário de que estaria “procurando ser mais popular” ao visitar as comunidades e “beber cachaça” nos eventos de campanha.
Para Mendonça, o ex-secretário do Orçamento Participativo está “beirando o desequilíbrio”. “O julgamento dele não podia ser diferente. Ele é uma pessoa mesquinha. Está muito nervoso e preocupado comigo. Não sei porque está assim”, ironizou.
Um dos temas que gerou mal-estar entre os postulantes foi, justamente, o foco do debate: Segurança Pública e Violência. Para Mendonça, a razão do problema é a educação pública de má qualidade.
Como solução, o candidato reafirmou que a área estará em primeiro lugar no seu projeto e prometeu que, caso eleito, colocará o o Recife entre as dez melhores capitais em Educação já na primeira gestão.

6 - TCE pode ampliar auditoria

O que já se configura como um prejuízo para a Câmara de Vereadores do Recife, sobretudo no que tange à disputa municipal de outubro, poderá ganhar proporções ainda maiores.
Isso porque o escândalo que revelou a apresentação de notas fiscais falsas para justificar o mau uso das verbas de gabinete da Casa poderá ser apenas “a ponta de um iceberg”.
Ontem, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) chegou a confirmar que poderá aplicar uma auditoria especial semelhante para verificar as prestações de contas dos anos de 2006 e 2007, em sua plenitude.
O relatório de três mil páginas, que hoje está sob o poder do TCE, é referente apenas a dez meses de contas do Legislativo Municipal - de maio a julho de 2006, e janeiro a julho, e setembro de 2007.

7 - OAB faz crítica a parlamentares

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Pernambuco (OAB-PE), Jayme Asfora, condenou o argumento que alguns vereadores do Recife apresentaram para justificar as irregularidades na prestação de contas da verba de seus gabinetes.
Após a verificação pelo TCE de um rombo de mais de R$ 900 mil na Câmara dos Vereadores do Recife, parlamentares que estão na lista disseram não ter conhecimento do problema porque suas contas estavam a cargo de assessores.
“Não é um fato menor a clonagem de notas, a utilização de notas frias e uma série de coisas que foram descobertas. São fatos gravíssimos.
O parlamentar tem que ter o controle da sua própria equipe. No mínimo, ele tem a responsabilidade pela má escolha de auxiliares.

8 - Descoberta fraude na Câmara de Paulista

Após sete anos de investigações, uma fraude cometida há mais de 15 anos começa a ser questionada judicialmente.
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e Ministério Público do Trabalho (MPT-PE) anunciaram, ontem, um esquema montado na Câmara Municipal de Paulista, de 1989 a 1994, que consistia na falsificação de documentos para efetivação de prestadores de serviços.
Os procuradores ainda não foram capazes de estabelecer a quantidade exata de pessoas beneficiadas com o golpe, mas a estimativa é que passe de 470 pessoas, com salários que variam de um salário mínimo a R$ 10 mil.

9 - TCE libera Elias para a disputa

O Tribunal de Contas do Estado (TCE), decidiu, ontem, por unanimidade aceitar o pedido de rescisão feito pelo candidato à Prefeitura de Jaboatão Elias Gomes (PSDB) sobre as irregularidades da prestação de contas apresentada por ele em 2001.
Na época, o prefeiturável governava o município do Cabo de Santo Agostinho. As irregularidades encontradas foram consideradas pelo TCE como erros meramente formais e que não causaram prejuízos aos cofres públicos.
“Não foi um juiz quem deu uma liminar, foi o próprio TCE que reconheceu a nossa forma de administrar como honesta. Foi um gesto nobre do Tribunal”, afirmou o tucano.
Contudo, o TCE apresentou ressalvas no texto de aprovação das contas de 2001. O Tribunal considerou inerente a uma Prefeitura reter o ISS na fonte, o que não havia sido feito na gestão de Elias, mas, por não identificar má fé, fez apenas uma recomendação.

10 - Juízes se reúnem para discutir orçamento

Juízes de todas as comarcas da Região Metropolitana do Recife e do interior de Pernambuco participam de um encontro que começa hoje e deverá se estender até sábado, em Gravatá, quando serão ouvidos pelo presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Jones Figueirêdo. A reunião servirá para a elaboração do orçamento global do Poder Judiciário a ser implementado em 2009.
Os responsáveis pelas comarcas do Agreste e de outras áreas participaram do primeiro encontro temático realizado em Garanhuns. Na ocasião, eles expuseram as necessidades e sugestões com o objetivo de introduzir melhorias e assegurar eficiência e rapidez na prestação de serviços jurisdicionais à população.

11 - Clima tenso domina plenário da Câmara

A auditoria do TCE sobre a prestação de contas dos vereadores do Recife e, agora, a possibilidade de expansão das investigações, já estão surtindo efeito no cotidiano da Casa de José Mariano.
Os poucos que estiveram ontem na Câmara Municipal estavam arredios e silenciosos. Ontem, apenas cinco vereadores estavam presentes no plenário para a realização de uma sessão solene: Josenildo Sinésio (PT), João Alberto (PSDB), Cordeiro de Deus (PRB), Liberato Costa Júnior (PMDB) e João Arraes (PSB).
Com exceção de Josenildo Sinésio, presidente da Câmara, e do primeiro-secretário, João Arraes, os outros três presentes na sessão de ontem foram citados pela auditoria do tribunal, tendo suas prestações de conta sob suspeita.
O discurso dos parlamentares parecia homogeneizado em torno do conteúdo da nota oficial emitida na terça-feira pela presidência.

ECONOMIA

12 - Conta de luz ficará mais barata

As contas de energia ficarão mais baratas em todo o Estado a partir deste mês. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) deixará de cobrar a Recomposição Tarifária Extraordinária (RTE), encargo elétrico estabelecido pelo Governo Federal.
Com isso, as tarifas sofrerão redução de 2,9% para os consumidores das classes residencial, rural e iluminação pública. Para indústria e comércio, a economia será de 7,9%.
A RTE foi estabelecida para recompor a perda de receita de geradoras, como a Chesf, e distribuidoras, como a Celpe, ocorridas no racionamento de 2001, com o Programa Emergencial de Redução do Consumo de Energia Elétrica.
Mas a cobrança das taxas tinha prazo para encerramento, que, em Pernambuco, foi 28 de julho. Portanto, as faturas de setembro, com a leitura de medidores de energia feita a partir de agosto, virão sem o adicional da taxa.
A Celpe fornece energia para cerca de 2,5 milhões de unidades consumidoras. O último reajuste da companhia foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em abril deste ano, aumentando as tarifas em 2,45%.

13 - Compesa precisa cumprir metas

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) precisa melhorar o seu desempenho para não perder recursos repassados pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para investimento em infra-estrutura hídrica.
Em abril passado, a estatal assinou um Acordo de Melhoria e Desempenho com o Ministério das Cidades, no qual são estipuladas oito metas para serem cumpridas por todas as empresas de saneamento do Brasil.
Para não ter o dinheiro suspenso, a Compesa precisa cumprir no mínimo quatro dessas metas anuais, mas, no momento, apenas duas estão enquadradas e outras três estão para serem cumpridas.

14 - Produção industrial de PE sobe 7,9%

A produção industrial pernambucana cresceu 7,9% neste primeiro semestre, quando comparada com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados divulgados, ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Impulsionadas pelo aumento da demanda do mercado nacional, as indústrias pernambucanas apresentaram um incremento superior à média nacional (6,3%) e do Nordeste (4,6%).
“Neste primeiro semestre, dos 11 itens pesquisados, oito apresentaram resultados positivos. Em destaque, aparece o setor de alimentos e bebidas, com a produção de açúcar cristal e refinado.
Além desse ramo, temos o segmento de refino de petróleo e produção de álcool. Destaco também o setor de metalurgia básica, com a fabricação de chapas e tiras de alumínio”, afirmou a economista da Coordenação de Indústria do IBGE, Denise Cordovil.

INTERNACIONAIS

16 - Embaixada brasileira é atingida por bomba

Policiais chilenos reforçaram ontem a segurança nas proximidades da Embaixada do Brasil, no centro de Santiago, após um ataque a bomba contra o prédio onde funciona a representação diplomática brasileira.
A bomba, de fabricação caseira, foi detonada entre 12h30 e 1h30 da madrugada de ontem, destruindo vidros e danificando a parede e uma porta do prédio da embaixada.
Câmeras de um circuito interno de segurança indicaram que uma pessoa encapuzada agiu de maneira isolada, lançando a bomba contra o prédio. O artefato explodiu cinco minutos depois, com um grande estrondo. Os resíduos do artefato foram entregues aos policiais e ao serviço de segurança chileno.
“Não recebemos ameaças de ninguém e nenhum grupo reivindicou a autoria do atentado”, disse o embaixador do Brasil em Santiago, Mário Villalba. “O fato não passou de um ato isolado, sem nenhum significado para as relações entre os dois países”.
Esse foi o segundo atentado a bomba contra representações brasileiras no Chile em pouco mais de quatro anos.

17 - Hiroschima relembra tragédia

Para lembrar o momento exato do 63º aniversário do primeiro ataque nuclear da história, em Hiroshima, no Japão, dezenas de milhares de pessoas foram ontem ao Parque Memorial da Paz, em Hiroschima.
Num momento de silêncio, as pessoas baixaram a cabeça em sinal de pesar, enquanto um sino soava às 8h15 (hora local). “Nós, que buscamos a abolição das armas nucleares, somos a maioria”, disse o prefeito Tadatoshi Akiba em discurso.
Estavam presentes o primeiro-ministro Yasuo Fukuda e o embaixador da China (país que tem armas nucleares), além de idosos sobreviventes do ataque.
Dezenas de milhares de pessoas morreram devido à bomba que os militares dos EUA haviam apelidado de “Little Boy” (“Garotinho”), seja em conseqüência direta da explosão ou durante os anos subseqüentes, como resultado de doenças provocadas pela radiação.

ESPORTIVAS

18 - Sport ganha fácil da Portuguesa

Em uma noite chuvosa na Ilha do Retiro, o Sport voltou a vencer no Campeonato Brasileiro, desta vez pelo placar de 2x0. O adversário foi a Portuguesa, que não apresentou um bom futebol ontem, com um posicionamento muito defensivo.
Aproveitando a timidez da Lusa, o Leão fez uma boa partida, sempre comandando as ações do jogo. A surpresa na escalação de Nelsinho Batista foi Francisco Alex.
E o golpe do comandante rubro-negro foi certeiro, pois o meia teve uma bela participação na jornada. Os gols da noite foram marcados por Roger e Bruno Rodrigo (contra). Luciano Henrique ainda desperdiçou um pênalti, aos 34 minutos da etapa final.

19 - Timbu perde e entra na degola

Não tem jeito. O martírio do Náutico no Brasileirão parece não ter fim. Ontem à noite, o jejum de vitórias aumentou para oito partidas ao perder do Atlético/PR, por 2x0, no Kyocera Arena, pela 18ª rodada.
A derrota fez com que o Timbu entrasse pela primeira vez na zona do rebaixamento. Mas as coisas podem mudar. Uma pessoa ligada ao clube, que pediu anonimato, afirmou que Roberto Fernandes retornaria aos Aflitos, hoje, independente do resultado da partida em Curitiba.

20 - Santa arranca um empate importante

A tão esperada vitória fora de casa não veio desta vez, mas o Santa Cruz conquistou um importante empate, em 0x0, contra o Campinense/PB, ontem, no Amigão. Com o resultado, o Tricolor passou a dividir a vice-liderança do Grupo 19, ao lado dos paraibanos, com dois pontos ganhos.
Num primeiro tempo conturbado para os pernambucanos, o goleiro Glédson e o lateral-direito Rafael Mineiro receberam um chute no rosto e uma cotovelada, respectivamente, e tiveram que ser substituídos.
Marcando forte e conseguindo segurar bem o ânimo dos donos da casa, o Santa Cruz ainda teve uma excelente chance de abrir o placar, aos 29 minutos, após tabela entre Camilo e Edmundo, mas o lateral chutou para fora e desperdiçou a oportunidade.

POLICIAIS

21 - Duplo homicídio em Paudalho

Urian Caetano da Silva, de 18 anos, e Josuel Bernardo Alves, de 19 anos, foram assassinados na noite de anteontem em Paudalho.
O crime aconteceu por volta das 20h, próximo à casa onde moravam. De acordo com familiares das vítimas, dois homens foram vistos rodando de moto na rua São Sebastião, no bairro de Guadalajara, onde eles residiam.
Segundo um parente de Urian, que não quis se identificar, a dupla estava bebendo perto de casa quando foi alvejada. “Eu vi os dois, falei com eles e entrei em casa.
Pouco tempo depois, ouvimos os tiros, mas até onde sabemos, ninguém viu nada”. Ainda segundo o parente, os dois eram viciados em drogas e realizavam alguns assaltos nas redondezas.

22 - Empresário detido por dirigir embriagado

Um empresário de 37 anos foi autuado em flagrante, anteontem, por volta das 22h, acusado de dirigir embriagado e desacato à autoridade.
Segundo a polícia, o empresário bateu fortemente com seu automóvel, um Audi, de cor preta e placa não-informada, em um outro veículo, um Siena, de cor vermelha, que estava estacionado na avenida Bernardo Vieira de Melo, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes.
Após a colisão, o motorista fugiu do local, porém acabou sendo localizado minutos depois por uma guarnição da PM. Ao ser abordado, segundo a polícia, o condutor do Audi agrediu verbalmente o soldado Antônio Pereira de Lima, do Batalhão de Polícia de Trânsito. Com o fato, o empresário acabou sendo conduzido para o plantão da Delegacia de Prazeres.

23 - Motorista é executado em Nova Descoberta

O motorista particular Eudes Barbosa de Lima, de 40 anos, foi assassinado, anteontem, por volta das 20h30, com vários tiros de revólver calibre 38 na cabeça e nas costas.
O crime aconteceu na residência da vítima, localizada na Subida da Beta, número 3, no bairro de Nova Descoberta, no Recife. Segundo informações passadas pela polícia, dois homens encapuzados cercaram a casa do motorista.
Um dos criminosos bateu na porta da frente do imóvel. Assustado, Eudes tentou fugir pelo quintal da residência, porém acabou sendo alvejado. Os assassinos escaparam em seguida.O homicídio chamou a atenção dos moradores, que se aglomeraram próximo ao local do assassinato para acompanhar o trabalho de perícia dos técnicos do Instituto de Criminalística (IC).

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog