Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Jornal do Vale, "onde a notícia chega mais cedo"

1. Paciente confessa o assassinato de médico

O desaparecimento do médico e candidato a prefeito de Itaquitinga, na Mata Norte do Estado, Sérgio Ricardo Cordeiro de Souza, 34 anos, terminou de forma trágica na noite de quarta-feira (6). Depois de oito dias sumido, policiais da Delegacia de Caruaru, Agreste do Estado, encontraram o corpo da vítima em estado de decomposição num matagal, na zona rural do município. A descoberta aconteceu depois da prisão de um paciente que confessou participação no assassinato da vítima. Leandro Henrique dos Santos Cabral, 20, era acompanhado pelo médico há dois anos e disse tê-lo matado por asfixia com a ajuda de dois comparsas.
Preso no bairro do Salgado, em Caruaru, na manhã de quarta-feira, Leandro Cabral levou a polícia ao Sítio Vargem da Picada, zona rural do município, e mostrou onde ele e os comparsas abandonaram o corpo (existe a informação que Sérgio Souza teria sido assassinado em outro lugar não revelado pela polícia). Policiais acreditam que a intenção dos assassinos era roubar o carro do médico, uma Nissan Frontier de placa KGK-3222. Até as 21h30 desta quinta (7), o veículo não havia sido localizado.
Os comparsas de Leandro Cabral ainda não foram encontrados. “Estamos perto de prendê-los, mas não vamos divulgar nomes para não atrapalhar as investigações”, explicou o diretor-geral de Polícia Judiciária da Secretaria de Defesa Social (SDS), delegado Newson Motta, que não apresentou Leandro à imprensa, mas registrou a foto dele em celular, durante depoimento, e repassou aos jornalistas.

2. Corpo é encontrado boiando em rio de Itapissuma

Uma criança desaparecida, um corpo boiando no rio e uma mãe desesperada. O quadro mobilizou, ontem, boa parte da Vila do Botafogo, em Itapissuma, distante 45 quilômetros do Recife. O garoto Atos Severino Mendes Barbosa, de 9 anos, sumiu anteontem à tarde, após ser visto - em cima de um cavalo - com José Antônio dos Santos, 36 anos. O rapaz foi encontrado morto, na manhã de ontem, no rio. “A última vez que o viram, ele estava com o menino no mesmo cavalo. Quando chegamos próximo ao local em que o corpo foi achadodo, percebemos o difícil acesso, então, acionamos os bombeiros”, afirmou o soldado Mizael Ferreira - do 17° BPM.
Sete integrantes da unidade Tática de Mergulho do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) percorreram cerca de um quilômetro pelo matagal repleto de lama até encontrar o corpo, boiando no lado esquerdo do rio onde seu cavalo estava amarrado. A vítima apresentava um tiro na cabeça, um no peito e outro na barriga. Segundo o sargento do GBMar Cristiano Galvão, o grupo não recebeu nenhuma informação oficial de que havia uma criança no local. “Quando a informação foi passado pelo Ciods nem se sabia que existia uma criança envolvida. Caso haja confirmação de que o desaparecimento do menino foi na água, voltaremos as buscas”.
Segundo a polícia, José Antônio era fugitivo da Penitenciária Agro Industrial, em Itamaracá. A mãe da criança, Adeilda Mendes Barbosa, 55 - depois de ser socorrida - foi para a casa de familiares. “Ele era o meu caçulinha e sempre gostava de andar a cavalo. A gente já procurou por todo canto e nada”, desesperou-se.

3. No Recife Toneladas de grãos espalhadas em pista

Parte da carga de grãos de cevada de um caminhão derramou, por volta das 11h ontem, enquanto o veículo passava pela Ponte 12 de Setembro (Ponte Giratória), que liga os bairros do Recife e São José. O material descarregou depois que o veículo passou por um desnível existente no início da ponte - sentido São José/Recife. De acordo com funcionários da empresa responsável pelo transporte do produto, cerca de duas toneladas de grãos se espalharam na pista. Parte do material que derramou foi saqueado por moradores da comunidade do Pilar. “Serve para alimentar porco e galinha. Sempre que acontece isso a gente pega”, revelou o arrumador Reginaldo da Silva, 45, que levou cerca de quatro sacas. O caminhão carregava 18 toneladas avaliadas em R$ 12 mil.
De acordo com o motorista do veículo, Messias Marques, 51, o pedaço de ferro que trava a porta traseira da caçamba desprendeu a tampa e abriu. “No início da ponte tem um desnível e como o caminhão estava muito pesado deu um forte sopapo. O trinco destravou e o peso abriu a tampa”, explicou. O material foi carregado no Armazém 17 do Cais do Porto. A cevada seria transportada para uma fábrica de cerveja no bairro da Guabiraba, no Recife.

4. Idoso morto por abelhas em Maraial

Um agricultor morreu na tarde de quarta-feira ao ser atacado por abelhas no Engenho São João, na zona rural de Maraial, Zona da Mata Sul de Pernambuco. O grupamento do Corpo de Bombeiros de Palmares, acionado para socorrer a vítima, já encontrou Severino Francisco da Silva, 71 anos, morto, com o corpo coberto pelos insetos. Segundo testemunhas, ele tentava destruir uma colméia de abelhas africanas, acompanhado por uma mulher e uma menina que não foram identificadas. As duas conseguiram fugir sem ferimentos. Esse é o segundo caso de ataque por abelhas este ano. Em abril, uma mulher de 80 anos foi vítima de um enxame na Zona Sul do Recife, mas resistiu às picadas.

5. Garota resgatada na Fundac é recapturada

Policiais do 18º Batalhão da Polícia Militar encontraram, no final da tarde de ontem, uma das três adolescentes foragidas desde o dia 29 de julho do Centro de Internamento Provisório Feminino (Cenip) da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), na Iputinga, Zona Oeste do Recife. A PM chegou à garota através de denúncias.
A adolescente, de 17 anos, foi encontrada no Alto Bela Vista, na comunidade Chã da Mangabeira, no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife. Policiais do Serviço Reservado da PM, que também participaram da ação, afirmaram que a jovem estava numa rua, próxima à sua residência, conversando com as amigas. Quando percebeu a presença da polícia, ela ainda correu para dentro de casa e tentou se esconder debaixo de uma cama, mas foi apreendida e reencaminhada para o Cenip, onde chegou por volta das 18h30.
As três garotas, acusadas de envolvimento com tráfico de drogas, foram resgatadas da unidade da Fundac na manhã do último dia 29 de julho, quando três homens armados invadiram o local no horário de visitas.
Um dos acusados, que segundo a polícia é irmão de uma das meninas, aproveitou que já era conhecido dos agentes socioeducativos e fingiu que iria visitar sua parente no Cenip. Quando o portão foi aberto, os três homens entraram no local, renderam o único policial que fazia a segurança (ele trabalhava desarmado) e levaram as adolescentes. Vizinhos e funcionários do centro informaram que as seis pessoas fugiram num carro.

6. Mulher diz que foi baleada por policial

A dona de casa Selma Maria da Conceição, 40 anos, levou um tiro nas costas, ontem à noite, na comunidade do Brum, área central do Recife. De acordo com a vítima, o disparo foi efetuado por um policial militar.
“Saí para comprar pão e, quando estava voltando, percebi que havia um tiroteio. A polícia estava lá, mandando todo mundo entrar. Quando corri, atiraram nas minhas costas”, afirmou. A dona de casa disse ainda que os homens que atiraram estavam num carro verde, que não tinha identificação da polícia. “Mas o que atirou estava fardado. Tenho certeza. Se colocarem na minha frente, eu reconheço. E ainda tenho muitas testemunhas”, garantiu.
Selma foi levada pelo seu irmão e por dois vizinhos ao Hospital da Restauração. A bala foi retirada e, após o curativo, Selma recebeu alta. De acordo com o comissário de plantão do HR, Rudimar Lima, ainda na noite de ontem a vítima seguiu para a Delegacia de Plantão de Santo Amaro e as três testemunhas foram prestar depoimento na Corregedoria Geral do Estado.

7. Agressões contra mulher dobraram

O número de denúncias de agressões a mulheres no País mais do que dobrou no comparativo do primeiro semestre deste ano com igual período de 2007. Números apresentados ontem pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres com base no número de serviço 180 - a central de atendimento à mulher - apontam que de janeiro a junho de 2008 foram feitas 121.891 denúncias, contra 58.417 em igual período de 2007, um incremento de 107,9%. A lei Maria da Penha, que pune com mais rigidez os agressores de mulheres, completou dois anos ontem.
Os dados mostram ainda um crescimento quase três vezes e meio superior na quantidade de pessoas que pretendem se informar sobre a lei. Enquanto no primeiro semestre do ano passado 11.020 ligações foram atendidas com o intuito de prestar esclarecimentos sobre a lei, no mesmo período de 2008 os atendimentos foram de 49.025. Distrito Federal, São Paulo, Pará e Goiás lideram o ranking das denúncias. Na outra ponta estão Acre, Maranhão e Amazonas.
Ainda de acordo com o levantamento, 61,5% das mulheres informaram sofrer agressões diariamente e outras 17,8% são alvo de maus tratos toda semana. A maior parte das agressões (63,9%) são praticadas pelos próprios companheiros e em 58,4% dos casos relatados, os agressores estavam bêbados ou eram usuários de drogas.
Segundo a subsecretária Aparecida Gonçalves, da área de Enfrentamento à Violência da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, grande parte das denúncias se deve a um maior nível de informação a respeito da legislação que estabelece maior rigor nas punições aos agressores de mulheres.
“A cada ano temos mais divulgação sobre a lei, o que reflete no aumento das denúncias. Só as respostas efetivas aos casos de agressões virão a fortalecer esses números”, afirma Gonçalves. Apesar de a maior parcela das agressões ser cometida quando o parceiro está drogado ou bêbado, ela afirma que a questão é cultural. “Se fosse só a agressão em si, ele (agressor) bateria num amigo do bar, não na mulher, ao chegar em casa”, afirma.

8. PM baleado atira e mata assassino antes de morrer

O policial militar Rodrigo Caetano da Silva, lotado no 3º BPM do Rio (Méier), morreu ontem após ser surpreendido no estacionamento da 25ª DP (Rocha) por um adolescente que escoltava e que conseguiu roubar sua pistola. Antes de morrer, porém, já ferido, o PM recuperou a arma e matou o menor.
O policial estava levando para a carceragem da delegacia Jéferson Rocha da Silva, 17 anos, e outro menor de 16, que minutos antes tinham roubado R$ 30 de um taxista. Ainda no estacionamento, Jéferson, já sem algemas, agrediu o PM. Quando caíram no chão, o ladrão tirou a arma do policial e atirou três vezes.
“O policial ainda conseguiu pegar a arma de volta e deu quatro tiros no menor, que morreu na hora. O outro preso não fugiu porque foi abordado por um policial civil que chegava na delegacia”, explicou o delegado Márcio Esteves.
Segundo as investigações, ainda dentro do carro, Jéferson conseguiu se desvencilhar de três algemas plásticas, descartáveis, que estavam sendo usadas. Elas foram encontradas dentro do carro que levou os dois até a delegacia. Uma delas estava aberta e outra com sangue.
Tudo começou na Rua José Bonifácio, na Zona Norte da cidade, quando a dupla anunciou o assalto ao taxista. Foram roubados R$ 31. A dupla foi presa dentro de um ônibus, tentando fugir. Depois eles foram levados para a delegacia.

POLÍTICA

1 - Polícia encontra corpo de candidato

Fim do mistério em Itaquitinga. O corpo do candidato a prefeito pelo PSB, o médico Sérgio Ricardo de Souza, que estava desaparecido há dez dias, foi encontrado, na noite de anteontem, no Sítio Capim, na zona rural de Caruaru, por agentes da Delegacia Regional.
Após receber um telefonema anônimo, a polícia chegou ao nome de Leandro Henrique dos Santos Cabral, de 20 anos, que assumiu a participação no caso e revelou o local onde se encontrava o cadáver.
“Foi um crime de latrocínio, roubo seguido de morte. E agora, estamos investigando para prender os outros dois envolvidos que foram citados pelo que está preso”, garantiu o diretor-geral da Polícia Judiciária, Newson Motta.
Os moradores de Itaquitinga estão revoltados com o crime bárbaro que culminou com a morte de Sérgio Ricardo. Ontem, após receberem a notícia, os populares fizeram plantão na casa do clínico-geral, clamando por justiça. “Queremos que a polícia faça seu trabalho e prenda todos que mataram o doutor. Eles não podem continuar soltos”, pediu Josefa Menezes.
A simpatia e informalidade com a qual o médico tratava aos que o procuravam em sua casa foi lembrada por muitos dos presentes. “Uma pessoa extremamente simpática. Vivia sorrindo para todos e nunca se negou a atender ninguém. Era um amigo de verdade”, assegurou o estudante Mallon Aragão, de 17 anos.

2 - Governador lamenta morte

O governador Eduardo Campos (PSB) lamentou a morte do correligionário Sérgio Ricardo e classificou o episódio como um “ato brutal de violência”. “Primeiro, quero enviar minha palavra de pesar à família de Sérgio e à população de Itaquitinga, que tinha por ele um enorme carinho e respeito.
Nós, desde que fomos comunicados, que estamos acompanhando esse processo, das formas e métodos que a polícia dispõe, e ontem, ao longo do dia, começou o interrogatório que abriram pistas”, assinalou.
Eduardo tem seguido o passo-a-passo das investigações que culminaram na prisão de um dos envolvidos na noite dessa quarta-feira. Sobre uma suposta motivação política para o possível assassinato, o governador afirmou que o mais importante agora é “esclarecer tecnicamente” o crime.
“Não interessa a ninguém fazer ilações quaisquer que sejam. O que gostaríamos mesmo é ter o Sérgio vivo, voltando ao convívio de sua família”, lamentou.

3 - TRE multa João da Costa. Mendonça vai ao TSE

O juiz da Propaganda, Paulo Torres, condenou, ontem, o ex-secretário de Planejamento Participativo e candidato à Prefeitura do Recife, João da Costa (PT), ao pagamento de R$ 21.200,00 pela prática de propaganda fora do prazo.
A decisão foi baseada em representação do Ministério Público do Estado (MPPE), protocolada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no último dia 17 de julho, que aponta reincidência na exibição de cartazes com fotos do postulante e a frase - “Em 2008, a grande obra não pode parar” - no Alto de Santa Izabel e na Iputinga.
O promotor eleitoral, Eduardo Cajueiro, vinha investigando o caso desde março, quando solicitou ao juiz da Propaganda que determinasse a retirada do material. Como a situação voltou a se repetir, instaurou-se processo de investigação preliminar eleitoral.
“Os depoimentos deixaram claro que o candidato sabia da existência dos cartazes. Desta forma, concluí que o caso se configurava como propaganda extemporânea”, afirmou Eduardo Cajueiro.
A assessoria jurídica de João da Costa informou que vai recorrer ao TRE. “O fato ocorreu em período muito anterior à eleição, na virada do ano. Mas essa é uma decisão preliminar e natural”, considerou o advogado Ricardo Soriano.

4 - Edilson: PSOL não é legenda radical

O prefeiturável pelo PSOL no Recife, Edílson Silva, destacou, ontem, que o seu partido não pretende ser uma “esquerda fechada”, excluindo setores médios, além de “pequenos burgueses”.
A declaração foi uma sinalização de que a legenda não é “radical” e, sendo assim, não pretende perder os apoios que venham de fora. Mas, também foi um recado indireto à candidata Kátia Telles (PSTU), que afirmou que os trabalhistas-unificados não apoiaram Silva no primeiro turno porque ele havia acatado o apoio de “burgueses”.
“Somos uma candidatura de esquerda, mas não é só para a esquerda. Não queremos ser uma esquerda pequena, que encerre em si mesma. Queremos abrir o nosso espectro de intervenção política para amplos setores, pois temos um projeto nacional”, frisou o candidato.
Kátia Telles chegou a lamentar separação entre as siglas na cidade, dando como exemplo positivo a unidade em vários municípios. Edílson Silva contestou a informação. “O PSOL tem candidato em 428 municípios e só fez aliança em 20. As alianças com eles não são uma regra”, ponderou.

5 - Cadoca faz visita e critica gestão

O prefeiturável Carlos Eduardo Cadoca (PSC) apresentou, ontem, para um grupo de empresários, artistas e produtores, sua proposta para o Bairro do Recife e fez críticas à atual gestão que, segundo ele, “não deu seqüência” ao projeto de revitalização da localidade.
Embora otimista, o social-cristão admitiu que é uma tarefa “difícil” retomar o bairro, em decorrência do “abandono” em que ele se encontra. “Vamos reconstruir, refazer, buscar recuperar o bairro. É difícil, mais do que a primeira vez (quando o projeto foi idealizado)”, afirmou.
Após o ato, em entrevista à imprensa, elogiou o governador Eduardo Campos (PSB) e o ex-governador Jarbas Vasconcelos (hoje rompido com o candidato) e disparou contra o prefeito João Paulo (PT). “O governador tem sido muito feliz, atraindo investimentos.
A administração Jarbas deu uma contribuição excelente ao Estado, requalificando a Infra-Estrutura e Eduardo deu seqüência e avançou, coisa que o prefeito não fez. Aqui (no Recife Antigo) ele fez questão de matar porque tinha o carimbo da gestão anterior”, disparou, enfatizando que o prefeito tem que explicar porque “não fez”.

6 - Lemos rebate parecer feito por promotora

O prefeito de Camaragibe, João Lemos (PCdoB) contestou o pedido de impugnação feito pela promotora Mariana Vilanova da 127ª Zona Eleitoral. No seu parecer, a promotora relatou que o prefeito teria a vida pregressa comprometida para o exercício do mandato eletivo, colocando o gestor como “um obstáculo intransponível nos princípios da moralidade e do interesse público”.
Em nota, João Lemos relembrou sua outra gestão (1993-1996) em Camaragibe, para afirmar que não teria nenhuma conta rejeitada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) ou da União (TCU). “Tenho a consciência e ficha limpas. Tenho um processo porque contratei uma cooperativa em 1994 para implantar o Programa Saúde da Família e outros referentes a desmandos da gestão passada”, disse.
João Lemos disse que a promotora só teria apresentado seu pedido de maneira extemporânea, e depois do candidato Jairo Pereira ter solicitado “isonomia” em relação a ele. “Ao que parece, a digna representante do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) mordeu a isca do candidato Jairo Pereira, que já foi condenado por abuso de poder econômico”, colocou.

7 - Desembargadores são empossados

Os quatro novos desembargadores do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) tomaram posse, oficialmente, ontem, no Gabinete da Presidência da Casa, às 11h.
O advogado Eduardo Sertório, ingresso pelo mecanismo do Quinto Constitucional, e os juízes promovidos pelos critérios de merecimento e antiguidade, José Ivo de Paula Guimarães, Antônio Carlos Alves da Silva e Nivaldo Mulatinho, fizeram seus juramentos e assinaram os termos de compromisso em solenidade que reuniu representantes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), da OAB-PE, desembargadores do TJ-PE, familiares e amigos dos empossados.
A participação de Sertório no protocolo foi surpresa para alguns. De acordo com a Assessoria de Comunicação do TJPE, a programação inicial previa que ele fosse empossado em cerimônia separada, mas, ainda ontem, horas antes da posse, ficou decidido que ele seguiria o mesmo cronograma dos demais.

8 - TSE julgará denúncia de propaganda extemporânea contra Mendonça

Depois de ser condenado por propaganda extemporânea pelo juiz eleitoral do Recife, Paulo Torres, e também pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), o prefeiturável Mendonça Filho (DEM) será julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ele recorreu das duas sentenças proferidas até agora. Coube ao Ministério Público Eleitoral (MPE) solicitar ao TSE que multe em R$ 53 mil o democrata pelo desvirtuamento da inserção partidária estadual veiculada na televisão entre os dias 2, 4, 6 e 9 de junho deste ano.
O entendimento do órgão é de que as inserções promoveram eleitoral e politicamente Mendonça, então pré-candidato a prefeito, o que caracterizaria propaganda eleitoral antecipada. Com base no artigo 36 da Lei das Eleições (9.504/97), o MPE pede aplicação de multa tanto ao candidato como ao partido.
Em sua defesa, o Democratas argumenta que não houve propaganda eleitoral antecipada do ex-governador. A legenda explicou que ele é o presidente regional da legenda em Pernambuco e, por isso, é quem aparece no programa para expor “as idéias e crenças partidárias” da agremiação.

9 - Vice-governador anuncia novo modelo de gestão para Saúde

Reestruturação de todos os hospitais de Pernambuco e a construção de 29 ambulatórios de urgência em todo o Estado. Essas foram algumas das medidas prometidas pelo secretário estadual de Saúde, o vice-governador João Lyra Neto, para tentar amenizar a crise na saúde pernambucana.
A implantação do novo modelo de gestão para a saúde do Estado terá investimentos da ordem de R$ 315 milhões. A expectativa é que até 2010 todos os ambulatórios sejam entregues à população. Durante o anúncio do plano, que foi realizado no Palácio do Campo das Princesas, o secretário culpou as prefeituras municipais pela situação da saúde.
"Os prefeitos são os responsáveis. Os municípios não cumpriram a suas funções (na área da saúde), por isso, o Estado vai ter que intervir, fiscalizando e exigindo que os pequenos e médios atendimentos sejam feitos pelas cidades", afirmou.
De acordo com João Lyra, das 29 unidades ambulatoriais, 13 serão instaladas na Região Metropolitana do Recife (RMR) e as outras 16 serão distribuídas pelo Interior. Cada ambulatório custará aos cofres públicos R$ 4 milhões. Os cinco primeiros ambulatórios, que atenderão os casos de pequena e média gravidade, estarão prontos até janeiro de 2009.

ECONOMIA

10 - Bebida ficará 5% mais cara

A Receita Federal aumentará em cerca de 30% as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre as chamadas bebidas quentes (vinhos, cachaças e uísques, entre outras) a partir de outubro.
Só cerveja fica de fora. Essa informação foi repassada, ontem, pelo auditor da Coordenação de Tributação da Receita Federal, Helder Silva. O decreto era para entrar em vigor no dia 1º de agosto, mas a Receita adiou a vigência do reajuste para 1º de outubro.
Para o auditor, a medida não deve ter muito impacto nos preços finais ao consumidor. Ele estima que o repasse deve ser da ordem de 5%. “Nós acreditamos que não terá muito repasse ao consumidor”, afirmou.

11 – PIS - Caixa começa hoje a pagar benefício

A Caixa Econômica Federal (CEF) começa a pagar hoje o abono salarial e os rendimentos do Programa de Integração Social (PIS) do exercício 2008/2009. No Brasil, 12,9 milhões de pessoas têm direito aos R$ 415 referentes ao benefício.
Outros 29,3 milhões de trabalhadores receberão os rendimentos. O calendário de pagamento do exercício 2008/09 segue até o dia 18 de novembro. Em Pernambuco, cerca de 500 mil pessoas receberão o abono, cujo valor chegará a R$ 70,23 milhões, e 935 mil receberão os rendimentos, que têm valor estimado em R$ 38,27 milhões.
Segundo a gerente regional da CEF, Bartira Araújo, para ter direito ao abono, o trabalhador precisa ter sido cadastrado no programa até 2003 e ter trabalhado com carteira assinada pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2007

12 - Previsão sobe para 143,7 milhões/t

Além de favorecer o desenvolvimento das lavouras de inverno, o clima atual é ideal para o plantio da safra de verão, que começa a ser cultivada a partir do mês que vem. A avaliação é do diretor de Logística e Gestão Empresarial da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Silvio Porto.
A Conab divulgou, ontem, uma nova estimativa para a safra 2007/08 de grãos, que deve somar 143,7 milhões de toneladas, número recorde. A colheita é 9,1% maior que o da safra passada, que foi de 131,8 milhões de toneladas e 0,9% superior à pesquisa de julho, projetada em 142,4 milhões de toneladas.
Porto explicou que a estimativa para a safrinha de milho foi corrigida para 18,391 milhões de toneladas. No mês passado, a Conab havia reduzido as projeções de colheita para a segunda safra de milho para 17,612 milhões de toneladas, devido ao temor de quebra na produção por causa da possibilidade de geadas no Paraná, o que acabou não acontecendo.

INTERNACIONAIS

13 - Tensão às vésperas de referendo na Bolívia

Três prefeitos (governadores) opositores da Bolívia se declararam em greve de fome contra o governo do presidente Evo Morales, quase às vésperas do referendo revogatório do próximo domingo, no qual o mandatário e oito dos nove governadores medirão forças para continuar nos seus cargos.
Já o presidente Morales assistiu a um desfile militar em Cochabamba ontem, no dia das forças armadas da Bolívia. “Faltam poucos dias para o referendo, quero que vocês defendam esse processo de mudanças,” disse Morales na cerimônia, na qual agradeceu o apoio dos militares bolivianos.
Rubén Costas, governador do departamento (estado) de Santa Cruz; Ernesto Suárez, governador de Beni; e Leopoldo Fernández, governador de Pando, todos opositores, se somaram à greve de fome dos líderes cívicos regionais, deflagrada no domingo passado, para exigir que La Paz devolva fundos obtidos com tributos sobre o faturamento do petróleo e gás do país.
O governo arrecadou o dinheiro há mais de um ano dos orçamentos dos departamentos para pagar uma aposentadoria universal a todos os idosos do país.

14 - Motorista de Bin Laden tem pena branda

O tribunal militar de Guantánamo foi mais brando do que o esperado ao estabelecer a pena de Salim Ahmed Hamdan, considerado culpado na véspera da acusação de prover apoio material ao terrorismo. O iemenita Hamdan, ex-motorista de Osama Bin Laden, foi condenado a cinco anos e meio de prisão.
Como já passou 61 meses recluso na prisão que o governo de George W. Bush criou na base militar, Hamdan precisa cumprir apenas mais cinco meses, em cela isolada dos demais detentos.
Contudo, ainda não está claro se o motorista será libertado e enviado ao Iêmen ao final desse período, já que Bush manifesta a intenção de manter todos os suspeitos de Guantánamo presos até que a “guerra contra terror’’ “termine’’ - um conceito considerado vago.
Hamdan não receberá qualquer crédito pelos cerca de dois anos que passou em prisão militar dos Estados Unidos até 2003. Ele havia sido capturado em 24 de novembro de 2001, em operação dos EUA subseqüente aos atentados de 11 de setembro daquele ano, que deixaram cerca de 3.000 mortos.
A sentença judicial é a primeira proferida em Guantánamo, onde estão presos outros 264 suspeitos de terrorismo. O julgamento foi o primeiro a ser conduzido por um painel militar nos EUA desde o fim da Segunda Guerra (1939-45).
Em sua deliberação, a comissão formada por seis militares americanos havia inocentado o motorista da acusação mais grave, a de conspiração na organização terrorista Al Qaeda. Se tivesse sido considerado culpado por esse crime, poderia ser condenado à morte.

ESPORTIVAS

15 - Três jogadores dependem de avaliação médica no Santa

Após arrancar um importante empate diante do Campinense/PB, na última quarta-feira, em Campina Grande, o elenco do Santa Cruz se reapresentou ontem à tarde, no Arruda.
Não querendo perder tempo comemorando o ponto conquistado fora de casa, o grupo coral já passou a mirar todo o foco principal na partida deste domingo, contra o Icasa/CE, no Mundão. E antes mesmo do confronto, o Tricolor já tem que superar alguns problemas para entrar com força máxima em campo. Três atletas serão avaliados hoje e ainda não têm presença confirmada para o jogo deste fim de semana.
O goleiro Glédson, o lateral-direito Rafael Mineiro e o meia Juninho serão avaliados pelo Departamento Médico do clube para saber as reais condições de atuar no domingo.

16 - Fernandes é (de novo) do Timbu

No dia em que integrantes de uma torcida organizada do Náutico foram aos Aflitos protestar pela péssima campanha no Brasileirão (é o 17° colocado, com 18 pontos), a diretoria anunciou o retorno do técnico Roberto Fernandes ao comando alvirrubro.
Pintado, que não venceu um jogo sequer (foram cinco derrotas e um empate), nem retornou ao Recife com toda a delegação, após a partida da última quarta-feira, em Curitiba. Ele, agora ex-treinador, foi direto para São Paulo e sequer se despediu dos atletas.
A apresentação de Fernandes está programada para acontecer logo mais, às 9h, nos Aflitos. Apesar de estar demitido antes mesmo do início da partida contra o Atlético/PR, Pintado só foi comunicado oficialmente ontem pela manhã.
Já para a Imprensa, apesar de ter noticiado como certa a sua demissão, só foi informada sobre a saída do treinador no início da noite, através do presidente Maurício Cardoso.

17 - De contrato novo, Ciro já faz planos para o future no SPORT

Ainda comemorando a assinatura do novo contrato, o atacante Ciro já faz planos sobre o seu futuro dentro do Sport. O jogador contou que está se preparando para as próximas oportunidades na equipe.
Ele já sonha também com a disputa da Libertadores, mas afirma que não quer queimar etapas. “Acho que o Nelsinho está fazendo o trabalho certo comigo. Eu ainda tenho que evoluir em vários aspectos, e ele está me ajudando nesse processo.
Não tenho pressa, pois acredito muito no que dizem os profissionais do clube”, disse o atleta, de 19 anos. Ciro declarou estar tranqüilo com os valores do novo contrato com o Leão. A multa rescisória do jogador é de R$ 20 milhões para clubes do Brasil, e R$ 40 milhões, se a negociação envolver times do exterior.
“Fiquei muito feliz com o reconhecimento da diretoria. É sinal de que em pouco tempo o meu trabalho já foi reconhecido. Recebi um reajuste salarial, mas sou uma pessoa muito simples, aprendi isso com os meus pais. Quanto à multa, prefiro não pensar nisso agora, pois no momento só tenho olhos para o Sport”, afirmou.

POLICIAIS

18 - Tatuador executado com dois tiros

O tatuador Sandro Ferreira de Lima, de 29 anos, foi morto, na última quarta-feira, por volta das 21h, com dois tiros de revólver calibre 38, na cabeça e nas costas.
O homicídio aconteceu na rua Santo Elias, no bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes. Segundo informações passadas pela polícia, a vítima trafegava na via acompanhada de uma mulher, quando foi perseguida por um desconhecido.
O assassino abordou o tatuador, sacou a arma e efetuou os disparos. O autor do crime fugiu em seguida. De acordo com moradores, a vítima residia na rua Asa Branca, localizada em Cajueiro Seco, Jaboatão, porém freqüentava uma academia de ginástica situada próxima ao local do homicídio.

19 - Assassinado dentro de casa

Tiros de revólver calibre 38 mataram o desempregado João Santos, de 34 anos, na noite da última quarta-feira. O crime aconteceu na residência da vítima, localizada no beco do José Mulato, número 16B, no bairro de Peixinhos, em Olinda.
PMs, que ficaram responsáveis por fazer o isolamento da cena do crime, informaram que o desempregado estava assistindo televisão, quando dois homens, de identidades desconhecidas, invadiram a casa da vítima e efetuaram vários disparos.
Três tiros acertaram a cabeça de João Santos. Nenhum objeto da residência foi levado pelos assassinos, segundo a polícia. O homicídio chamou a atenção de moradores, que se aglomeraram próximos a residência para acompanhar o trabalho de perícia dos técnicos do Instituto de Criminalística (IC).

20 - Irmãos são baleados. Um more

Os mototaxistas Chelirson dos Santos Silva, de 25 anos, e o seu irmão, Charliton dos Santos Silva, de 22, foram vítimas de uma tentativa de um duplo homicídio em Bonanza, distrito do município de Moreno.
Chelirson foi alvejado por sete tiros e não resistiu, morrendo no local do crime, na rua Antônio Feliciano dos Santos.Já Charliton foi atingido por um disparo na coxa e levado ao Hospital João Murilo, onde recebeu os primeiros socorros, e em seguida, transferido para a emergência do Hospital Getúlio Vargas. Até o fechamento desta edição, o rapaz estava em cirurgia, sem previsão para acabar.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog