Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Jornal do Vale, "onde a notícia chega mais cedo"

1. Cirurgiões de PE pedem demissão

Cirurgiões gerais atuantes nas emergências dos Hospitais da Restauração (HR), Getúlio Vargas (HGV) e Otávio de Freitas (HOF) se reuniram, no início da tarde de ontem, na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES) para dar entrada aos pedidos de exoneração. Essa foi a primeira especialidade médica a iniciar o processo de demissão, acordado por unanimidade pela categoria em assembléia realizada no último dia 31 de junho, na Associação dos Médicos de Pernambuco (AMPE). Ontem, 29 documentos foram entregues na sede do órgão, sendo cinco vindo do departamento pessoal da SES. As solicitações de exoneração deverão continuar sendo feitas na SES até a próxima semana.
Segundo o secretário-geral do Simepe, Mário Jorge Lobo, hoje será a vez dos cirurgiões vasculares pedirem demissão. Na quinta-feira, está prevista entrega das solicitações de exoneração dos ortopedistas e médicos atuantes nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). “Hoje (ontem) cerca de 80% cirurgiões gerais entregaram os pedidos de demissão na SES ou nos departamentos pessoais das unidades de saúde onde trabalham. Amanhã (hoje), todos os vasculares que atuam nos três hospitais deverão solicitar exoneração. Acreditamos que entre 80% a 90% dos médicos de cada uma das especialidades deverão requer desligamento da SES”, afirmou.

2. Licença-Paternidade pode ser ampliada

Ficar em casa após o nascimento ou adoção de uma criança não é desejo e necessidade apenas materna, isso porque os homens, agora, expressam a vontade de ajudar na execução das tarefas, antes exclusivamente, das mulheres. Isso é o que mostra a pesquisa desenvolvida pelo Instituto Papai, Rede de Homens pala Equidade de Gênero (RHEG) e o Grupo de Pesquisa em Gênero e Masculinidade (Gema), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), divulgada, ontem, na Fundação Joaquim Nabuco, no Derby, durante o lançamento da campanha “Dá Licença, eu sou pai!”. De acordo com os resultados preliminares dos estudos, 78% dos 140 entrevistados defenderam o aumento no tempo da Licença-Paternidade para mais de cinco dias. O objetivo dos grupos envolvidos é estimular os pais a exercerem o direito de cuidar do filho, nos primeiros dias de vida, além de promover mobilizações públicas para destravar o Projeto de Lei 2430/07, em tramitação na Câmara dos Deputados, em Brasília, que pretende elevar para 30 dias o tempo do benefício. “Os homens precisam estar mais presentes na criação das crianças. Para isso, precisam se unir em prol da ampliação do período”, disse o coordenador do Instituto Papai, Jorge Lyra.
A pesquisa mostrou, também, que apenas 66% dos entrevistados conhecem o direito dos homens em relação a Licença Paternidade. Nesse grupo está o psicólogo Ricardo Castro que espera a chegada do primeiro filho. “Eu e minha esposa estamos participando de encontro de casais. Acho muito importante o pai ficar próximo da mãe e do filho”.

3. Lei seca - 116 tiveram a habilitação apreendida

A Lei Seca intensificou as fiscalizações aos motoristas que dirigem após ingerir bebidas alcóolicas e tem mudado o hábito da população. No último domingo, a fiscalização intensa dos condutores completou um mês. No período, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), dos quase dois mil condutores que passaram pelo teste do bafômetro, 120 foram notificados e 116 tiveram a carteira nacional de habilitação recolhida. Paralelamente às ações de repressão, o Governo do Estado lançou, ontem, uma campanha educativa nos meios de comunicação. O mote da publicidade é: “Seja legal, se beber não dirija”.
Apenas no último fim de semana, quatro pessoas foram presas e duas foram autuadas nas rodovias federais que cortam Pernambuco. Duas das prisões aconteceram em Petrolina, no Sertão do Estado, enquanto as outras em Escada, na Mata Sul, e Caruaru, no Agreste. Os motoristas flagrados com menos de 0,3 miligramas de álcool por litro de ar expelido, detectado pelo etilômetro, têm o veículo apreendido, a habilitação suspensa por um ano e recebe multa de R$ 955. Os que estiverem com um índice acima desse valor podem, ainda, ficar detidos por seis meses a três anos.

4. Cão pastor arranca lábio de mulher

A costureira Maria Luciana Martins da Silva, 20, terá que esperar alguns meses até que o ferimento no lábio superior esquerdo esteja totalmente cicatrizado. Só assim, através de uma cirurgia plástica, poderá recuperar a aparência que tinha até antes da noite do último domingo, quando foi atacada por um cão da raça pastor belga. O animal, que atende pelo nome de Renê, partiu para cima da vítima dentro da casa onde ela morava, na travessa Pan-Americana, no bairro Nova Caruaru, em Caruaru.
O ataque aconteceu por volta das 20h e foi testemunhado por uma das primas da vítima, a também costureira Ingryd Alves, 18. “Ela parou para brincar com o animal e no momento em que passou a mão sobre a sua cabeça foi mordida”, relembrou a prima e dona do pastor. O animal é vacinado e não tinha histórico de agressividade.
A costureira foi atendida no Hospital Regional do Agreste (HRA). Ela teve parte do lábio arrancada pelo animal. Ela já recebeu alta hospitalar. Devido ao ferimento provocado pelo cão, que também causou arranhões em um dos seus braços, a costureira não poderá falar e terá que alimentar-se apenas com líquidos e comidas pastosas. A vítima terá fazer a limpeza do ferimento toda semana e receber a vacinação anti-rábica.
O animal foi levado para a casa de um tio da vítima, onde permanecerá sendo observado em quarentena. “Se ele permanecer bem, sem alteração de comportamento, receberá apenas a dosagem de três vacinas. Caso o animal apresente qualquer alteração, terá ampliada a dosagem das vacinas”, explicou a enfermeira Noele Laurentino, 30.

5. Supremo nega liberdade a pai e madrasta de Isabella

Ao analisar o pedido de liberdade protocolado pela defesa de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, respectivamente pai e madrasta da menina Isabella, 5, morta no dia 29 de março, a ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Ellen Gracie alegou que o tribunal não pode decidir a respeito de algo que já foi apreciado por um tribunal superior, no caso o STJ (Superior Tribunal de Justiça).
Na prática o casal acusado pela morte da garota permanecerá preso. Os dois negam o crime. Segundo o STF, a ministra aplicou a súmula 691, que impede a corte de decidir a respeito de algo que já teve apreciação de um tribunal de instância superior. “No caso, não vislumbro a presença dos pressupostos que autorizam o afastamento da orientação contida na Súmula 691, do STF, sob pena de supressão de instância’’, disse a ministra.
O habeas corpus havia sido protocolado no dia 14 de julho e, três dias depois, o presidente do STF, Gilmar Mendes, solicitou mais informações à Justiça paulista para analisar o processo, que tramita na 2ª Vara do Tribunal do Júri do Fórum de Santana (zona norte de São Paulo).
No pedido de habeas corpus, os advogados afirmavam que falta justa causa no decreto de prisão preventiva e contestam a decisão do ministro Napoleão Nunes Maia Filho, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), que negou recentemente um documento semelhante. Os defensores pediam também que o STF anulasse recebimento da denúncia (acusação formal) do Ministério Público Estadual por parte da Justiça, por acharem que implica em “antecipação do julgamento’’.
Eles reafirmaram no documento que a versão que o casal apresenta para o crime, desde o início das investigações - a de que “uma terceira pessoa’’, provavelmente um desafeto ou um ladrão, invadiu o apartamento e matou a menina.

6. Família de médico desaparecido cobra agilidade em investigação

Uma semana após o desaparecimento do médico Sérgio Ricardo de Souza, 34 anos, candidato a prefeito de Itaquitinga, na Zona da Mata Norte do Estado, a polícia ainda não tem pistas sobre o seu paradeiro. Sérgio Ricardo foi visto pela última vez na terça-feira da semana passada, em Caruaru, no Agreste. Ontem à tarde, parentes, amigos e correligionários fizeram uma manifestação em Itaquitinga para cobrar mais agilidade nas investigações.
“Temos algumas informações, mas não podemos divulgar para não atrapalhar as investigações. Mas continuamos fazendo diligências para tentar encontrar o médico”, disse o delegado Roberto Fonseca, da 2ª Delegacia Distrital de Caruaru, responsável pelo caso. O policial acrescentou que até agora nove pessoas foram ouvidas. Entre elas, o motorista de Sérgio Ricardo, Waldaymasson de Souza, o último a manter contato com Sérgio.
O médico saiu do Recife na terça-feira da semana passada, por volta das 10h, e foi para Caruaru, onde daria plantão no Hospital Manoel Afonso, no Bairro Maria Auxiliadora. Ele deixou Waldaymasson de Souza na casa dele, na Vila Kennedy, e deveria ir para o hospital, mas não chegou ao local. O veículo dele, uma Frontier Nissan de cor cinza, de placas KGK-3222, também está desaparecido. Por enquanto, a polícia não tem provas de que se trate de um crime político ou sequestro, já que não houve pedido de resgate.
Na tarde de ontem, houve manifestação em Itaquitinga, com o objetivo de chamar a atenção para o caso e cobrar mais agilidade nas investigações. Amigos, parentes e correligionários se reuniram entrada da cidade e percorreram as principais ruas do município.

7. População queima delegacia

Revoltada com a morte de um adolescente de 16 anos por um policial militar, a população de Viseu, localizado na divisa do Pará com o Maranhão, foi para as ruas, ocupou e incendiou o fórum e a delegacia de polícia, depois de libertar todos os presos. O juiz da comarca, César Augusto Rodrigues, teve que pular o muro da casa onde mora, ao lado do fórum, para fugir do local. A residência de Rodrigues foi saqueada. Todos os processos que estavam no local foram queimados, inclusive os eleitorais.
Outros prédios públicos foram apedrejados e veículos destruídos pela multidão. Três militares envolvidos no crime foram afastados das funções e retirados da cidade. A Polícia Militar enviou reforço de 70 homens do Comando de Missões Especiais, de Belém, para restabelecer a ordem na cidade. O corpo de Joelson Silva foi encaminhado para o Instituto Médico-Legal de Castanhal e será liberado hoje para sepultamento. Os moradores alegam que o adolescente foi morto covardemente pelo policial.
“É lamentável o que aconteceu. Me senti uma autoridade impotente e tive que contemplar a destruição do fórum”, disse o juiz. Ele teve que sair de Viseu de helicóptero com outros servidores de Justiça.

8. Justiça concede habeas corpus a médico

A Justiça Federal concedeu ontem habeas corpus ao médico Joaquim Ribeiro Filho, suspeito de comandar um esquema de venda de lugares na fila de transplantes de fígado no Rio, desarticulado na Operação Fura-Fila, da Polícia Federal, no último dia 30. Ribeiro Filho, que é ex-chefe da central de transplantes do Rio e o do setor de transplantes de fígado do hospital da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), foi preso durante a operação.
Na decisão, a juíza Andréa Cunha Esmeraldo deferiu o pedido de habeas corpus sob três condições - que o médico fique afastado do cargo de cirurgião do hospital da UFRJ e professor da universidade; que fique proibido de realizar transplantes de fígado; e que assine um termo se comprometendo a não manter qualquer tipo de comunicação com os réus, co-réus e testemunhas do processo que ele responde na Justiça.
Para isso, a juíza determinou que ele mantenha distância de um raio de pelo menos 500 metros dos citados no processo. Para ganhar liberdade, o médico também terá de pedir autorização à Justiça quando quiser sair do estado do Rio e avisar caso se mude. Na decisão, a juíza argumentou não ver, no processo e nas investigações, indícios de que Ribeiro Filho possa atrapalhar o processo, caso ficasse em liberdade.

9. Abadía e Beira-Mar voltam para presídio

Após passar a madrugada prestando depoimento na sede da Polícia Federal em Campo Grande (MS) sobre a suspeita de formação de quadrilha para seqüestrar autoridades, fazer emboscadas durante transferências de presos e atacar unidades prisionais, os traficantes Fernandinho Beira-Mar e Juan Carlos Abadía voltaram ontem de manhã para a Penitenciária Federal de Campo Grande, considerada pelo governo a mais segura do País.
Além dos dois traficantes, também são suspeitos os detentos José Reinaldo Girotti, considerado o mentor do assalto ao Banco Central em Fortaleza (CE), e João Paulo Barbosa, acusado de integrar a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).
Também foram presos na operação e ouvidos ontem o advogado de Girotti, Vladimir Búlgaro, a ex-mulher de Beira-Mar, Ivana Pereira de Sá, e Leandro Oliveira dos Santos e Leonice de Oliveira, parentes de Barbosa. Segundo a Polícia Federal, todos serão indiciados por suspeita de extorsão, formação de quadrilha e seqüestro.

10. Rejeitado recurso para liberar herança

Os ministros da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitaram, por falhas formais, um recurso dos advogados de Suzanne von Richthofen contra a liberação apenas para o irmão, Andreas, da herança, no valor estimado de R$ 800 mil, deixada pelos pais Manfred e Marísia von Richthofen, assassinados em 2002.
O ministro que relata o recurso alegou que os advogados de defesa não juntaram ao processo “peça obrigatória ou essencial para compreensão da controvérsia”. Suzane foi condenada, em julho de 2006, a 39 anos de prisão pela morte dos pais. Por conta disso, não teve direito à partilha da herança deixada pelos pais.
Amanhã, a Sexta Turma do STJ retoma o julgamento de um habeas-corpus que pede a redução da pena imposta a Suzane. Os ministros discutirão se uma suposta confissão da autoria do crime pode ser levada em consideração no cálculo da pena.

POLÍTICA

1 - MPPE entra no caso da Câmara

Ainda que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) não tenha apresentado seu parecer final sobre a auditoria realizada na Câmara de Vereadores do Recife, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) entrará, hoje, com uma solicitação para ter acesso às cópias do processo que apontou supostas irregularidades nos gastos das verbas de gabinete.
Dentre os indícios levantados pelos auditores, está a emissão de notas fiscais frias - de empresas fantasmas, com registros e endereços não confirmados, e clonadas - para justificar as despesas da atividade parlamentar. Inicialmente, 26 vereadores teriam cometido os erros.
2 – Presidente da Alepe garante estar tranqüilo
Embora não exista uma previsão do Tribunal de Contas do Estado (TCE) realizar uma auditoria especial na Assembléia Legislativa (Alepe), uma investigação semelhante não está descartada, segundo fontes do próprio TCE.
Mas, ontem, os deputados estaduais mostraram-se tranqüilos diante da possível iniciativa. Atualmente, a Casa trabalha com o mesmo sistema da Câmara Federal e, ao invés de adotar a verba de gabinete, trabalha com a restituição dos gastos dos parlamentares que também são comprovados via notas fiscais.
O presidente da Alepe, Guilherme Uchoa (PDT), ainda lembrou que as prestações de contas dos deputados passam por uma auditoria interna, que depois são remetidas ao TCE.

3 - Josenildo Sinésio admite prejuízo em ano eleitoral

Depois dos acontecimentos envolvendo os vereadores da Câmara do Recife, o presidente Josenildo Sinésio (PT), que não consta na lista dos 26 investigados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), reconheceu o prejuízo para a tentativa de reeleição dos parlamentares.
“Não é bom para ninguém. Mas o importante para a sociedade são as medidas tomadas e apresentadas a elas por mim e outros vereadores”, ressaltou. O petista buscou particularizar as irregularidades, apontando individualmente para os envolvidos sua parcela de culpa.
“Não justifica esse tipo de problema que vivemos hoje. As contas da Câmara estão todas regularizadas. A verba indenizatória dos gabinetes dizem respeito ao controle individual de cada vereador”, relatou.
Mesmo sem justificativas, os parlamentares devem tentar modificar o modelo atual de controle de verbas de gabinete, que chega ao limite dos R$ 14.365 mensais.
O sistema atual é o mesmo utilizado da Câmara dos Deputados e Assembléia Legislativa. Atualmente, cada gabinete usa total ou parcialmente a verba destinada e depois era compensado diante da comprovação de despesas.

4 - Juiz notifica João da Costa

O prefeiturável João da Costa (PT) foi notificado, ontem, pelo juiz da 8ª zona eleitoral, Nilson Guerra Nery, sobre a abertura de um processo de investigação por abuso de poder econômico e político do petista, quando secretário de Planejamento Participativo.
O candidato do PT é acusado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) de usar o programa Orçamento Participativo para fins eleitoreiros.
O juiz deferiu uma denúncia do Ministério que pede a inelegibilidade de João da Costa e também do prefeito João Paulo (PT), baseada em supostos excessos do OP. O postulante tem cinco dias para apresentar defesa.

5 - Kátia compara PT a siglas da direita

Em meio à troca de farpas entre os principais candidatos à Prefeitura do Recife, a postulante do PSTU, Kátia Telles, fez uma avaliação incisiva do atual cenário eleitoral.
Segundo ela, a polarização entre as demais candidaturas é falsa. “Tanto o candidato do presidente Lula (PT) quanto as oposições de direita têm em seu bojo a mesma política econômica”, afirmou.
Em entrevista à Imprensa, ontem, a prefeiturável disparou diversas críticas à administração de João Paulo (PT) e acusou o Orçamento Participativo - programa carro-chefe da campanha do petista João da Costa - de “falácia”. “No OP, a população discute apenas 2% orçamento. Enquanto isso, obras são feitas em benefício das empreiteiras e das pessoas que financiaram as campanhas”, disse.

6 - Mendonça no Buriti: “Aqui falta tudo”

Após caminhada no Alto do Buriti, na Macaxeira, ontem, o prefeiturável do Recife, Mendonça Filho (DEM), evitou comentar as denúncias de abuso de poder econômico contra o adversário João da Costa (PT), mas não poupou críticas administrativas ao governo João Paulo (PT) - principal avalista do candidato petista.
Discursando em cima de um banco, no meio de uma praça em péssimo estado de conservação, Mendonça disparou contra a Prefeitura afirmando que “há uma total ausência de serviços públicos” na localidade. “Aqui falta tudo. Não tem posto de saúde, creche e áreas de lazer para crianças e adolescentes. A escola municipal fica distante e a população trabalhadora sofre com falta de segurança”, bradou.

7 - André ganha batalha do andor em Jaboatão

No município de Jaboatão dos Guararapes só quem poderá usar as imagens do presidente Lula (PT) e do governador Eduardo Campos será o candidato André Campos (PT).
O petista ganhou a disputa para o deputado federal e candidato Paulo Rubem Santiago (PDT), que usava sua imagem em eventos e peças de campanha vinculadas aos líderes estadual e federal. A ação foi impetrada pela Frente A Força da Mudança, de André Campos.
A decisão foi tomada pelo desembargador substituto do TRE, André Oliveira Guimarães, que cassou a liminar concedida anteriormente ao pedetista, deixando o caminho livre apenas para o postulante do PT fazer uso das imagens.
“A lei eleitoral tem a imposição de colocar a diferença da coligação de Paulo Rubem para André Campos. André Campos está ao lado de Heraldo Selva, do PSB, mesmo partido do governador. Ele mesmo é do partido do presidente”, disse o advogado do petista, Carlos Neves.

8 - Manifesto contra o sumiço de candidate

Um coro de “justiça” ecoou, ontem, nas ruas do município de Itaquitinga (a 85km do Recife). Cerca de três mil pessoas saíram em caminhada para protestar contra o desaparecimento do candidato a prefeito pelo PSB, o médico Sérgio Ricardo de Souza, que completou uma semana.
E cobraram mais empenho da polícia nas investigações. “Estamos aqui para que todos se sensibilizem e se coloquem no lugar da família que está sofrendo até agora. Merecemos uma resposta sobre o que realmente aconteceu com o nosso amigo”, comentou Jeane Cartaxo, enfermeira e ex-colega de trabalho do socialista.
A hipótese de um crime político predomina como a possível causa do desaparecimento do doutor Sérgio para boa parte da população de Itaquitinga. Contudo os populares se dizem com medo de sofrer represálias, caso tornem públicas as suas opiniões, e preferem não comentar sobre o assunto.
Muitos afirmam que o médico conseguiu conquistar uma empatia com a população nunca antes vista no município. “As pessoas não querem falar porque sabem que pode acontecer alguma coisa com elas”, declarou o candidato a vice, Ivanildo Pereira (PSB).

9 - Corredor também na mira de Raul Henry

Assim como Mendonça Filho (DEM), o candidato à Prefeitura do Recife, Raul Henry (PMDB), declarou, ontem, que poderá alterar a atual configuração do Corredor Leste-Oeste. “O projeto está errado.
É um modelo (de corredores exclusivos) que São Paulo e Recife estão queimando. Ele tem que ser refeito, com esse novo conceito de paradas (com coleta de bilhetes na estação). Não tem nem o que derrubar, pois é uma obra no chão.
Mas se for necessário desfazer aquele canteiro central para fazer o corredor dentro do projeto correto, claro que sim”, justificou, ontem, para o pequeno público que participou do primeiro debate patrocinado pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (CREA), ontem à noite.

10 - Desembargador deve ser anunciado hoje

O Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) escolherá, às 10h de hoje, a lista tríplice para a vaga de desembargador pelo dispositivo do Quinto Constitucional, a partir da lista sêxtupla enviada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Pernambuco.
Passado o processo de seleção, os nomes serão enviados ao governador Eduardo Campos (PSB), para a escolha do novo desembargador, que, como reza a tradição, deve ser anunciado também hoje pelo socialista.
Os seis advogados que disputam a vaga são: Izael Nóbrega, Edgar Moury Fernandes Neto, Rogério Neves Baptista, Francisco Eduardo Gonçalves Sertório Canto, Virgínia Galvão e Flávio Régis. O vencedor ocupará a vaga deixada por Fausto Freitas, que aposentou-se.

ECONOMIA

11 - Pobreza no Recife é a maior do País

A Região Metropolitana do Recife tem a maior taxa de pobreza dentre as principais capitais do País. Estudo divulgado, ontem, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), revelou a queda no número de pessoas pobres em todo o Brasil, passando de 32,9% para 24,1%, entre 2002 e 2008.
No entanto, apesar de no Recife a taxa também ter sofrido redução, a capital ainda conta com 43,1% da população considerada pobre, ou seja, com renda per capita familiar abaixo de meio salário mínimo.
Para o comerciante Wilson Santos Moraes, que tem uma barraca de cigarros e bombons, no Bairro do Recife, as vendas não melhoraram nos últimos anos. Junto com a esposa Luwedja dos Santos, Moraes lucra cerca de R$ 1mil por mês, mas sustenta pelo menos quatro filhos, ou seja, a renda per capita da família fica abaixo de meio salário mínimo.
“É muito difícil viver com tão pouco. A gente fica sem poder planejar os gastos e não sobra dinheiro para uma compra maior”, revelou o comerciante.

12 - Obras podem ser prejudicadas

O andamento das obras da Ferrovia Transnordestina pode ser prejudicado por falta de recursos. As atividades estão ocorrendo apenas no trecho Salgueiro (PE)-Missão Velha (CE), uma extensão de 95,46 quilômetros do total de 1.860 quilômetros, há dois anos.
O projeto está avaliado em R$ 4,5 bilhões, recursos oriundos do Governo Federal e da empresa responsável pela construção, Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN). Até o momento, o projeto tem apenas investimentos privados e nenhum dinheiro dos Fundos de Investimentos do Nordeste (Finor) e de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE).
“As licenças ambientais devem sair na próxima semana. Vamos ficar apenas no aguardo da liberação dos recursos, que estão atrasados. Essa é uma decisão a ser tomada a nível da Casa Civil”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho.

INTENACIONAIS

13 - Tremor de 6 graus atinge a China

Um terremoto de seis graus na escala Richter atingiu ontem a divisa entre as províncias chinesas de Sichuan e Gansu, provocando a morte de pelo menos uma pessoa e ferindo 23, informou o Instituto de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos.
Em pânico, moradores da região afetada saíram correndo para o meio da rua por temer o desabamento dos imóveis onde se encontravam, informou a agência de notícias Nova China.
O tremor, qualificado como uma réplica do devastador terremoto de 12 de maio na mesma região, ocorreu a apenas dez quilômetros de profundidade e a 48 quilômetros da cidade de Guangyuan, em Sichuan, de acordo com os sismógrafos da entidade americana.
Um abalo sísmico na casa dos seis graus na escala Richter é capaz de causar extensos danos, mas isso depende de uma série de fatores, como a profundidade do tremor e a distância entre o epicentro e áreas de grande densidade demográfica.
Na última sexta-feira, uma réplica da mesma magnitude deixou 231 feridos nas cidades de Pingwu e Beichuan, ambas em Sichuan.
O terremoto ocorreu no fim da tarde de ontem, pelo horário local, apenas algumas horas depois de a tocha olímpica ter passado por Chengdu, a capital de Sichuan, na última escala antes da abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Pequim, na sexta-feira.

14 - Evo Morales já não controla o território

Não é a primeira vez que protestos de grupos oposicionistas impedem o presidente boliviano, Evo Morales, de fazer atos políticos nas regiões hoje governadas pelos oposicionistas.
Se analistas, dentro e fora da Bolívia, concordam que são baixíssimas as chances da atual crise política provocar uma desagregação territorial propriamente dita, os protestos como os de ontem, que impediram Morales e presidentes aliados de chegarem a Tarija, no sul, são mostras de que o poder do estado central já não pode se impor em todo o país.
“Uma das características do estado Nacional é o controle do território. Quando um presidente não pode aterrissar numa cidade, não pode receber visitas internacionais, é um claro sinal do questionamento de seu poder, uma prova da desinstitucionalização e da desagregação social da Bolívia’’, diz o analista Manuel Gonzalo Chávez, professor da Universidade Católica Boliviana.

ESPORTIVAS

15 - Leão misterioso para pegar a Lusa

Mistério, mas apenas no ataque. Após o rachão realizado na manhã de ontem, o técnico Nelsinho Batista divulgou apenas os nomes que irão compor o sistema defensivo do Sport no jogo contra a Portuguesa, que acontece hoje, às 20h30, na Ilha do Retiro.
A partida é válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. O treinador confirmou a sua linha de zagueiros, com uma única alteração com relação ao último jogo: Igor retorna após cumprir suspensão, no lugar de Gabriel. Os dois volantes escalados são Daniel Paulista e Júnior Maranhão.
Daí para frente, nenhum nome foi confirmado. A decisão do treinador deve alimentar a ansiedade dos torcedores, principalmente daqueles que, desde o jogo contra o Ipatinga, sonham com o jovem Ciro iniciando uma partida entre os titulares no ataque.

16 - Timbus estão bem otimistas

É matar ou morrer. Se não quiser voltar ao tormento do ano passado, quando figurou durante 19 rodadas na zona do rebaixamento, o Náutico precisará reencontrar o caminho das vitórias nesta noite, diante do Atlético/PR - adversário direto na luta contra o descenso.
Será um verdadeiro duelo de seis pontos.
A posição do Náutico na classificação da Série A é bastante crítica. Aliás, o sinal de alerta já está aceso há tempo. O time chega na penúltima rodada do Primeiro Turno na incômoda 16ª colocação, com 18 pontos, contra os 17 do Furacão - uma posição abaixo.
Mas mesmo com a pressão que o Atlético/PR deverá sofrer pelos seus torcedores, pois não vencem há quatro rodadas, os alvirrubros não estão esperando moleza. “Brasileiro é sempre difícil. A gente sabe que será mais um jogo complicado, pois eles também estão na mesma situação da nossa, de desespero.

17 - Santa quer recuperação fora de casa

Para se recuperar da fraca largada na Segunda Fase do Brasileirão da Série C, o Santa Cruz vai até Campina Grande, enfrentar o Campinense/PB, no Amigão, hoje, às 20h30, com a missão de buscar a vitória e reaver os pontos desperdiçados no empate diante do Salgueiro, dentro de casa.
Com apenas um ponto conquistado, o Tricolor foi beneficiado pelo empate, também em 1x1, entre o Icasa/CE e a Raposa do Nordeste, com os resultados tendo deixado todo o Grupo 19 embolado, com as quatro equipes empatadas, somando um ponto ganho. Para obter sucesso na sua missão.
O treinador coral, Ronaldo Bagé, deverá promover várias mudanças na equipe, inclusive no esquema tático, devendo deixar o 4-4-2, para passar a atuar no 3-4-3.

POLICIAIS

18 - Preso é assassinado no Aníbal Bruno

Durante a madrugada de ontem um detento do Presídio Professor Aníbal Bruno, em Tejipió, foi assassinado a golpes de faca pelos companheiros de cela. Anderson Luiz Ferreira, de 26 anos, era viciado em crack e, segundo informações dos presos que conviviam com ele, para alimentar esse vício, dentro da unidade prisional, ele praticava pequenos furtos.
“Infelizmente as drogas estão presentes no Aníbal Bruno. Elas são jogadas por cima do muro, as mulheres entram com elas escondidas e ainda os próprios seguranças as levam até os detentos”, revelou o diretor da unidade da unidade, Geraldo Severiano.

19 - Mecânico bate em moto de canto

O mecânico Gerson Gonçalves da Silva, de 28 anos, foi preso, no final da noite de anteontem, suspeito de subornar policiais militares que o detiveram depois que ele atropelou e não prestou socorro a um casal. O acidente aconteceu por volta das 23h na Estrada do Caenga, no bairro de Águas Compridas, em Olinda.
Testemunhas disseram que Gerson conduzia o Palio Weekend verde, de placa CWO-8520, na contramão da via quando chocou a lateral do seu carro na motocicleta onde estavam a cantora da banda de brega Vício Louco, Conceição Oliveira da Silva, de 23 anos, e seu marido, o empresário do grupo, Sérgio Aurélio Dias, de 28 anos.

20 - Pego suspeito de cometer Homicídios

Um jovem suspeito de ter praticado vários homicídios na Região Metropolitana do Recife (RMR) foi preso, anteontem, por policiais do 20° Batalhão de Polícia Militar (BPM).
A captura de Gugliel Leite da Silva, o Pezão, de 21 anos, foi realizada no centro do município de São Lourenço da Mata. Com ele foi encontrado um revólver calibre 38 municiado que, segundo a polícia, foi utilizado pelo suspeito em uma tentativa de homicídio ocorrida minutos antes de sua prisão.
Gugliel foi encaminhado à Delegacia de São Lourenço da Mata onde foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog