1. SDS fiscaliza policial na rua
A Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS) pretende lançar, no próximo dia 11, uma proposta para fiscalizar abordagens feitas por policiais militares nas ruas do Grande Recife. A intenção do programa, intitulado Corregedoria nas ruas, é evitar abusos dos PMs durante as atividades. O anúncio acontece em um momento delicado para a Polícia Militar, apontada pelos próprios integrantes como carente de preparo técnico. No dia 18 de julho, policiais tentavam evitar assalto a uma família quando balearam e mataram Maria Eduarda Barros, 9 anos, na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife.
“O projeto não está sendo feito por conta dos fatos que culminaram na morte de Maria Eduarda. Ele havia sido idealizado antes”, disse o corregedor-auxiliar da SDS, Paulo Jean. Ele afirmou que fiscalizar as abordagens não é a única intenção. “Vamos monitorar também se o policiamento está no local determinado pelo comando de cada batalhão.”
A fiscalização será feita por oficiais e praças da própria corregedoria e só não começou porque o órgão espera a chegada de coletes à prova de bala. “Os policiais fiscalizadores vão trabalhar à paisana, porém em viaturas caracterizadas. Se perceberem abusos, conduzirão os PMs até a corregedoria, onde prestarão depoimento a técnicos do Grupo Tático de Apoio Correcional”, afirmou Jean. O corregedor-auxiliar não acredita que haverá constrangimento pelo fato de PMs fiscalizarem PMs. “O nível de maturidade da nossa corporação não permitirá essa situação”, garantiu.
2. IC sabe de qual arma saiu a bala que matou menina
A Polícia Científica já sabe de qual arma partiu o projetil que atingiu e matou a criança Maria Eduarda Barros, 9 anos, na noite do dia 18 de julho, na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife. A menina foi morta após ação de policiais militares da CIPMotos, que tentavam evitar assalto ao carro onde ela estava com familiares. O laudo, no entanto, só será divulgado após o dia 15.
As pistolas dos dois PMs que participaram da ação foram apreendidas e levadas ao Instituto de Criminalística (IC). Afastados das ruas, os policiais passaram a realizar trabalhos administrativos. Uma terceira arma, encontrada com um dos suspeitos de cometer o assalto, também foi levada ao IC.
“Fizemos o confronto balístico. Três armas foram analisadas e já se sabe de qual delas partiu o tiro que matou Maria Eduarda”, explicou uma fonte, sem querer ser identificada. O projetil retirado do corpo da menina foi de pistola ponto 40, mesmo calibre utilizado pelos policiais.
Segundo o gestor do Instituto de Criminalística, Evson Lira, o laudo oficial precisa de novas análises. “Temos informações, mas faremos mais confrontos para ter certeza e remeter o caso à delegada responsável (Genezil Coelho, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa)”, afirmou. A delegada só fala após receber o laudo.
3. PMs e bandidos trocam tiros em ônibus no Agreste
Uma tentativa de assalto a um ônibus da empresa Progresso, que seguia do Recife para Salgueiro, no Sertão, acabou em tiroteio, na madrugada de ontem, no quilômetro 126 da BR-232, entre Caruaru e Bezerros. Dois policiais militares que viajavam à paisana perceberam e assalto e reagiram. Ninguém saiu ferido, mas o coletivo ficou com 19 perfurações.
De acordo com a Polícia Militar, quatro homens armados interceptaram o ônibus com 50 passageiros, por volta das 0h30, e obrigaram o motorista a parar. Os assaltantes estavam em um Vectra verde e atiram várias vezes.
“Quando os bandidos estavam entrando no ônibus os dois policiais perceberam que era um assalto, reagiram. Os bandidos acabaram desistindo da investida e fugiram”, contou Ricardo Souza, funcionário administrativo da sede Polícia Rodoviária Federal em Caruaru.
O motorista e os passageiros prestaram queixa na sede da PRF. Depois da substituição do ônibus, seguiram viagem.
4. Dez mortos em operação policial
Dez pessoas foram mortas ontem em uma operação policial no morro da Lagoinha, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense. De acordo com a polícia, todos eram criminosos. O tiroteio começou por volta das 16h, quando policiais da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) checavam a informação de que havia no local um caminhão com carregamento de cerveja roubado. Segundo a Polícia, duas equipes da delegacia ficaram encurraladas e pediram reforços. O inspetor Marcos Luiz Gomes Pinho, da Coordenadoria de Recursos Especiais (Cores), foi ferido com um tiro de fuzil no fêmur, teve fratura exposta e foi socorrido de helicóptero para o hospital Miguel Couto, na capital fluminense.
Cerca de 60 policiais da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), da Core e dois helicópteros seguiram para o local para dar apoio aos colegas. “Os marginais estavam muito bem armados, tinham fuzis, pistolas Uzi, armamento pesado mesmo. Nossa equipe ficou pelo menos dez minutos sob forte tiroteio”, contou o delegado Ronaldo Oliveira, titular da DRFA.
Na ação, quatro pessoas foram presas e oito motocicletas roubadas foram recuperadas. Drogas e armas foram apreendidas. Para a polícia, a favela contava com reforço de traficantes de Manguinhos, na zona norte do Rio. Havia possibilidade ainda de o traficante identificado por policiais apenas pelo apelido de Choque, do Complexo do Alemão, estar escondido no morro.
Os dez corpos foram retirados do morro e levados para o hospital Duque de Caxias. Moradores seguiram para a unidade e fizeram um protesto contra a operação policial. Cerca de 300 pessoas se concentraram na avenida Manoel Lucas e forçaram as duas entradas do hospital. Algumas chegaram até os corredores, mas foram expulsas por funcionários da unidade.
5. Assaltantes mantêm família refém por cinco horas
Sete pessoas da mesma família ficaram reféns de dois ladrões por quase cinco horas, ontem de manhã, em uma casa em Carapicuíba, na Grande São Paulo. Os assaltantes libertaram as vítimas em três etapas, após uma série de exigências – entre elas a de aparecerem ao vivo na televisão. Três homens foram presos e ninguém saiu ferido.
Segundo Marco Antonio Gameiro, delegado-assistente, foram detidos Caíque Ferreira Maya, de 21 anos, Aerton Barreto dos Santos, de 29, e Andrei Domingos de Oliveira, também de 29. Os dois últimos têm passagem por tráfico de drogas e podem estar envolvidos numa série de roubos a casas da região.
O objetivo dos criminosos era roubar a família, dona do mercado Suiti, na parte da frente da casa. Dois dos assaltantes, com os rostos cobertos, entraram na residência às 6h30 pelo portão dos fundos, assim que o empresário Paulo Tadashi, 41 anos, chegou para trabalhar. Ele estava com a mulher, de 42 anos, e a filha, de 8.
Na casa, foram rendidos o irmão de Tadashi, de 45 anos, sua mulher, de 44, e suas filhas, de 16 e 17. Os ladrões chegaram a pegar R$ 25 mil em dinheiro, mas, ao perceberem a polícia – chamada por vizinhos –, fizeram ameaças com facas.
Às 9 horas, a menina e uma das adolescentes foram soltas. Os outros reféns foram libertados após o envio de dois advogados, além de comida.
6. Cabeça de jovem é achada
O Corpo de Bombeiros de Goiás encontrou na tarde de ontem a cabeça que seria da adolescente britânica Cara Marie Burke, 17, assassinada no último dia 26. A parte do corpo estava em um saco plástico e foi encontrada na região do ribeirão Sozinha, no município de Bonfinópolis (GO). Assim como os braços e uma das pernas já localizados, a cabeça foi encaminhada ao IML (Instituto Médico Legal) e deverão ser identificados por meio de exame de DNA.
A adolescente foi esquartejada um dia após a morte, e as buscas se concentram na região indicada por Mohammed D’Ali Carvalho dos Santos, 20, suspeito pela morte da menina e que está preso desde a última quinta-feira. Segundo a polícia, ele confessou o crime.
Cara foi morta a facadas. No dia 28, o tronco foi encontrado em uma mala abandonada às margens de um rio em Goiânia. A inglesa foi reconhecida por meio de uma tatuagem.
Equipes de bombeiros continuam no trabalho de buscas pela perna da vítima. Cães farejadores auxiliam na procura.
DefesaA defesa de Mohammed diz que ele cometeu o crime sob efeito de drogas e não lembra o que fez no dia do assassinato. A defesa pretende pedir um exame clínico para comprovar o efeito das drogas no comportamento do suspeito. Segundo o advogado Carlos Augusto Trajano, o jovem goiano é dependente químico há vários anos e havia consumido cocaína e crack antes de matar Cara.
Gravação feita pela PM mostra que o jovem ofereceu R$ 70 mil para ser solto. De acordo com o advogado, Mohammed ainda não comentou a suposta tentativa de suborno. O suspeito também eximiu uma outra pessoa que, segundo a polícia goiana, o ajudou a transportar o corpo.
7. Abadía e Beira-Mar chefiavam esquema
Uma quadrilha formada por detentos do Presídio Federal de Campo Grande e por visitantes do local foi desmantelada ontem pela Polícia Federal. O grupo, encabeçado pelo traficante colombiano Juan Carlos Ramirez Abadía, de 45 anos, e Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, de 41, montou um esquema para a prática de assaltos e extorsões mediante seqüestro, segundo informações da PF.
A organização criminosa estava sendo investigada desde abril deste ano, quando desconhecidos dispararam vários tiros de arma de grosso calibre contra o presídio.
Agentes da PF e promotores do Ministério Público Federal desencadearam a chamada operação X, para desbaratar a quadrilha.
8. Xixi em público gera processo
O advogado Júnio Cançado Dias, 30 anos, é processado na Comarca de Curvelo por ter urinado em público durante o desfile de um bloco em Diamantina, no carnaval mineiro. Se for condenado, ele pode cumprir pena de três meses a um ano de prisão. Segundo o boletim de ocorrência, Júnio foi pego com a bermuda abaixada e com o órgão genital exposto. Ele alega que a prefeitura só instalou dois banheiros químicos em um bloco que atraiu 40 mil foliões.
9. Secretário de trânsito atropela jovem
O secretário responsável pelo setor de trânsito de Boa Vista, Antônio de Matos Neto, atropelou e matou a jovem Naira Kamaia, 19 anos, no final da noite de domingo. Ele foi afastado do cargo pelo prefeito Iradilson Sampaio e até ontem à noite não havia se apresentado à polícia. A suspeita é que ele estivesse embriagado.
Naira estava em uma moto Titan 150 conduzida pelo namorado, Ezequiel Praxedes, 19, e que foi atingida pela picape Mitsubishi L-200 do secretário em uma avenida da capital roraimense. Em depoimento à polícia e, depois, em entrevista, Praxedes disse que Matos Neto estava embriagado e dirigia em alta velocidade.
“Fomos atingidos bruscamente na traseira da moto. Naira foi arremessada. Ele estava em altíssima velocidade, bêbado demais. Não conseguia ficar em pé direito quando desceu do carro”, disse Praxedes.
Ainda de acordo com ele, o secretário, coronel da reserva da Polícia Militar de Roraima, esperou alguns momentos no local, mas depois entrou em um carro que havia chegado após o acidente e saiu. A estudante chegou a ser socorrida, mas não resistiu. Praxedes teve escoriações.
A Secretaria da Segurança Pública de Boa Vista informou que três testemunhas haviam sido ouvidas até a tarde de ontem. De acordo com a pasta, os relatos foram similares às declarações do jovem.
O órgão informou ainda que o advogado Saic Aziz havia feito contato com a polícia informando que Matos Neto iria se apresentar. À reportagem, Aziz negou ser advogado do secretário afastado. “Sou apenas amigo”, declarou, para depois negar que tivesse procurado a polícia para falar do caso.
POLÍTICA
1 - Juiz considera João da Costa inelegível
O juiz da 8ª Zona Eleitoral, Nilson Guerra Nery, acolheu ontem pedido de inelegibilidade do prefeiturável João da Costa (PT) por abuso de poder econômico e político, impetrado na última sexta-feira pela promotora do Ministério Público Estadual (MPPE), Andréa Nunes.
A magistrada questiona a produção e distribuição de 50 mil exemplares da revista do Orçamento Participativo (OP), comandado pelo petista, nas duas gestões do prefeito João Paulo (PT).
A publicação foi confeccionada pela Prefeitura do Recife, no primeiro semestre deste ano, e custou R$ 110 mil aos cofres públicos.
2 - Mendonça Filho descredencia promessa do PT
Apesar de garantir que não se afastará da “campanha propositiva”, o candidato a prefeito do Recife pelo DEM, Mendonça Filho, acusou, ontem, o adversário João da Costa (PT) de prometer o que não pode cumprir.
Para justificar sua crítica, ele utilizou como argumento uma promessa do petista para a área de saneamento básico. Segundo Mendonça, o petista “anda espalhando por aí” que entregará 80% da cidade saneada, caso eleito.
“Não dá para acreditar na proposta dele, porque não cumpre. Prefiro me comprometer com 50% e cumprir, do que perder minha credibilidade”, disparou o democrata, durante entrevista a Imprensa .
Em seguida, Mendonça prosseguiu o ataque enumerando promessas de campanha não cumpridas pelo prefeito João Paulo (PT), a exemplo da construção de 40 mil casas populares.
3 - Ricardo Costa assume cadeira
Primeiro-suplente de deputado estadual pelo PSDC, Ricardo Costa assume, amanhã, uma cadeira na Assembléia Legislativa (Alepe) pelos próximos 120 dias.
O social-democrata substitui o correligionário Edson Vieira, que pediu licença do mandato para disputar a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe (a 215 quilômetros do Recife, no Agreste). Esta é a segunda vez que Costa assumirá temporariamente um mandato na Alepe.
No final da legislatura passada (2004-2007), ele participou da votação extraordinária que aconteceu em janeiro de 2008, substituindo o deputado Sebastião Oliveira, que já estava exercendo suas funções na Secretaria Estadual de Transportes.
A posse de Costa está prevista para às 14h30, quando o suplente cumprirá os trâmites previstos pelo regimento da Casa.
4 - Raul propõe curso de capacitação
Para prometer cursos de capacitação aos jovens da comunidade de Vila Felicidade, no bairro da Caxangá, o candidato à Prefeitura do Recife pelo PMDB, Raul Henry, criticou o que disse ser uma inversão de prioridade da gestão do prefeito João Paulo (PT), que apóia a candidatura do correligionário João da Costa.
“Temos que investir para quem precisa. Não pode é ficar trocando pedra no calçadão de Boa Viagem”, disse Raul, voltando a atacar as obras de recuperação na orla.
O peemedebista explicou seu projeto para capacitar jovens na área de informática, sendo mais específico no segmento de programador de computador. “Existe emprego em Pernambuco. Na realidade, só não (há) capacitação. Na televisão vamos explicar melhor, quando começar o guia eleitoral”, lembrou.
5 - TRE definirá o tempo do guia hoje
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realiza, às 14h30 de hoje, o sorteio que definirá a ordem de aparição dos candidatos ao pleito de outubro no guia eleitoral. O juiz da propaganda, Paulo Torres, informará, na ocasião, o tempo a que cada coligação terá direito, tanto para a propaganda do rádio como da TV, que começa no dia 19.
Pela quantidade de partidos coligados na Frente do Recife, é esperado que o candidato João da Costa (PT) tenha o maior espaço para divulgação de suas propostas.
Ontem, o TRE apresentou algumas iniciativas no sentido de facilitar a vida do eleitor e o acesso do público às informações sobre as eleições.
Dúvidas em relação a número do título, locais de votação, zonas eleitorais e seções, por exemplo, poderão ser esclarecidas por meio do Disque Eleitor (400 99 400), ou pelo email faleconosco@tre-pe.gov.br.
6 - Antônio Speck tem o registro indeferido
O ex-prefeito e postulante à sucessão de Paulista, Antônio Speck (PTB), teve o registro de sua candidatura indeferido pela juíza eleitoral da 146ª Zona, Andréa Duarte Gomes.
Ela decretou a sentença baseada na existência de processos criminais e ações civis públicas por improbidade administrativa - no período em que o petebista esteve à frente do Executivo (2001-2004) - que estão em andamento.
Apesar de não haver condenação, a magistrada alegou que a candidatura de Speck contraria o Princípio da Moralidade contido na Constituição Federal e ressaltou:
“É indubitável (...) que as sucessivas rejeições nas contas prestadas pelo impugnado (...) demonstra sua inaptidão para o cargo que pretende. A situação em comento, igualmente, macula fortemente sua reputação”.
7 - Rivaldo Soares usará a imagem de Jarbas
Ainda com a candidatura sub-judice, o empresário Rivaldo Soares (PPS), candidato a prefeito pela oligação União por Caruaru (PPS/PTC/PMDB/PSC/PRP/PSDC), assegurou, ontem, ao abrir a série de entrevistas com os prefeituráveis na Rádio Liberdade, que o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) teria autorizado o uso da sua imagem durante a campanha.
Até então, a única referência do apoio do principal líder peemedebista do Estado à campanha pós-comunista era o fato de a legenda do ex-governador compor o leque de partidos que formam a aliança.
Embora ainda não tenha adiantado qual será o dia em que o senador estará ao seu lado pessoalmente, engajado na campanha e pedindo votos para a sua candidatura, Rivaldo Soares assegurou ter informações repassadas pelos candidatos a vereador pelo PMDB, de que o ex-governador subirá nos palanques dos aliados.
8 - Cassados tentam voltar aos cargos de prefeito
Pelo menos 45 prefeitos eleitos em 2004 que tiveram as candidaturas ou mandatos cassados vão tentar se eleger novamente no pleito de outubro. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), cerca de 250 prefeitos foram cassados nos últimos quatro anos - o equivalente a 4,5% do total de municípios no país.
Os principais motivos são abuso de poder econômico e compra de votos. Em Pernambuco há dois exemplos. Beto Gadelha (PMN), em Goiana, e Carlos Freitas (PSDB), em Aliança, tentam retomar os cargos dos quais foram afastados. Este último, inclusive, já teve a candidatura impugnada pelo Ministério Público, no mês passado.
A AMB (Associação dos Magistrados do Brasil) considera a eleição de quem foi cassado “mais grave” do que a de políticos com “ficha suja”. Há uma semana, a entidade divulgou uma lista de candidatos que são alvos de processos.
9 - Garibaldi propõe recesso branco
Com o argumento de que eleição “é dever cívico”, o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), voltou ontem de 19 dias de recesso propondo mais três semanas de folga aos congressistas.
Ele vai sugerir na reunião de líderes, hoje, que o Senado paralise as atividades na terceira semana de agosto e nas duas últimas semanas de setembro até 5 de outubro, data da eleição, para se dedicar às campanhas.
Garibaldi rejeitou o termo folga, ao afirmar que os senadores não vão utilizar esses dias para ir à praia, mas que precisam passar um período em seus Estados por causa das eleições.
10 - Jacilda aponta omissão no combate à violência
A candidata à Prefeitura de Olinda pelo PMDB, Jacilda Urquisa, prometeu, ontem, ações integradas para o combate à violência no município.
Durante caminhada pelo bairro de Ouro Preto, ela criíticou o número de jovens em idade escolar fora da escola e associou à falta de atividades para essa faixa etária como uma das causas do problema. “Falta um trabalho específico para tentar diminuir os casos de violência aqui.
É preciso tratar isso de forma diferenciada com políticas que incentivem o primeiro emprego para a juventude”, ressaltou. Ao lado do seu vice, o deputado Pedro Eurico (PSDB), a peemedebista ouviu relatos de assaltos a comerciantes da comunidade.
ECONOMIA
11 - Alimentos ajudam a reduzir custo de vida
Os alimentos, atuais vilões da inflação do País, foram os responsáveis pela desaceleração do custo de vida da Região Metropolitana do Recife em julho, que apresentou a maior retração, em comparação com junho, dentre sete capitais analisadas pela Fundação Getúlio Vargas.
O órgão divulgou, ontem, a taxa de 0,27% do Índice de Preço ao Consumidor (IPC) do Recife, a segunda menor do País, com queda de 0,63 pontos percentuais sobre junho.
12 - Estudos técnicos para Canal do Sertão
Petrobras Biocombustível financiará os estudos técnicos, no valor de US$ 10 milhões, para a construção do Canal do Sertão, que abrange os municípios de Casa Nova, na Bahia, e 16 cidades de Pernambuco (Petrolina, Afrânio, Dormentes, Santa Filomena, Santa Cruz, Ouricuri, Trindade, Araripina, Bodocó, Ipubi, Granito, Exú, Moreilândia, Serrita, Cedro e Parnamirim).
O Estado já realizou um estudo preliminar sobre o Canal. De acordo com dados do Sindicato das Indústrias do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), o canal poderá irrigar de 100 mil a 150 mil hectares de cana, que produziriam pelo menos 10 milhões de toneladas, um incremento de mais de 50% na safra do Estado, que em 2007/2008 foi de 19 milhões de toneladas.
13 - Refinaria vai duplicar produção
A Petrobras estuda a ampliação da produção do refino do petróleo na planta da Refinaria Abreu e Lima, no Complexo Industrial e Portuário de Suape, a pedido do Governo do Estado.
A informação foi confirmada pelo governador Eduardo Campos, durante o Fórum Nordeste 2008, realizado, ontem, no Arcádia Paço Alfândega, pelo Grupo EQM. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, a produção deverá saltar de 200 mil barris por ano para 400 mil barris por ano.
“Esse é um dos debates na Petrobras. Acredito que essa decisão não seja tomada antes do ano que vem”, acrescentou Campos. A refinaria é um investimento de R$ 9 bilhões, que tem a participação da Petrobras e da PDVSA - estatal petrolífera venezuelana.
Questionado se os investimentos também ampliarão na mesma intensidade da produção de barris, Bezerra Coelho explicou que deverá haver um incremento, porém não de 100%.
INTERNACINAIS
14 - Atentado mata 16 pessoas na China
Dois homens lançaram um caminhão de lixo contra um grupo de agentes de fronteira chineses e depois acionaram explosivos, provocando a morte de pelo menos 16 policiais ontem, informou a mídia estatal.
O ataque ocorreu na cidade de Kashgar, situada a algumas dezenas de quilômetros da fronteira chinesa com Afeganistão, Paquistão e Quirguistão, elevando a tensão no país nos dias que antecedem a abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim.
Trata-se do mais mortífero ataque em anos contra forças chinesas de segurança na província de Xinjiang, onde uma rebelião islâmica local contra o governo da China esporadicamente degenera em episódios de violência.
15 - Passagem de tornado mata três na França
A passagem de um forte tornado provocou a morte de pelo menos três pessoas no norte da França, informaram autoridades locais ontem. Os habitantes de quatro regiões do norte francês estão contabilizando os danos provocados pela passagem de um tornado breve, mas forte, que provocou o desabamento de casas e arrancou árvores pela raiz.
O tornado passou por Hautmont e outras três comunidades de Lille pouco antes da meia-noite do domingo. O governo local informou que três pessoas morreram e 13 foram hospitalizadas por ferimentos sofridos durante a passagem do fenômeno.
Também ontem, autoridades locais informaram que um homem de 76 anos que vivia em Hautmont suicidou-se depois do tornado. Ele perdeu a casa no incidente, mas funcionários do governo local recusaram-se a comentar o motivo do suicídio.
ESPORTIVAS
16 - Crise bate na porta dos Aflitos
O sétimo jogo consecutivo sem vitórias no Campeonato Brasileiro da Série A não só deixou o Náutico perto da zona do rebaixamento, a apenas um ponto do Atlético/PR - curiosamente o próximo adversário -, como também fez com que a diretoria começasse a “limpar” o elenco.
Ontem, mais três jogadores foram dispensados do Timbu. Antes, o presidente Maurício Cardoso foi até o vestiário para uma conversa séria com todo o elenco.
Os atletas que não fazem mais parte do Alvirrubro são João Paulo, Roger e Adriano - este último sequer estreou. O primeiro, após ser considerado o melhor lateral-direito do Campeonato Gaúcho, foi contratado para suprir a carência na posição, mas não rendeu o esperado.
Mesma coisa aconteceu com o meia vindo do Internacional. Com fama de “barqueiro”, por ter sido visto algumas vezes em bares da cidade, ele teve atuações pífias e foi devolvido ao Colorado. Já o zagueiro, que fez dupla com Negretti, no Oeste de Itápolis, foi embora sem ao menos ter vestido a camisa do clube no Brasileirão.
17 - Fumagalli pode voltar ao Sport contra a Portuguesa
O meia Fumagalli, que desfalcou o Sport nas últimas três rodadas do Campeonato Brasileiro, pode retornar ao time no duelo contra a Portuguesa, que acontece amanhã, às 20h30, na Ilha do Retiro.
Ele será testado no treinamento de hoje, sob os olhares atentos dos médicos do Leão. Se conseguir participar normalmente do trabalho com o resto da equipe, ele se torna mais uma opção ofensiva para o técnico Nelsinho Batista.
Outro que pode voltar a integrar o time titular é Igor. O zagueiro ficou de fora do jogo contra o Atlético/MG, cumprindo suspensão pelo terceiro cartão amarelo. O Sport não conta com o futebol de Fumagalli desde o jogo contra o Atlético/PR, realizado no dia 24 de julho.
Durante a partida, o jogador sofreu uma pancada nas costas e acabou sendo entregue ao Departamento Médico do clube no dia seguinte, para realizar um tratamento na região lombar.
18 - Juninho deve desfalcar o Santa
Sem muito tempo para lamentar a decepcionante largada na Segunda Fase do Brasileirão da Série C, no empate diante do Salgueiro, o Santa Cruz se foca completamente na partida de amanhã, contra o Campinense/PB, em Campina Grande.
A missão coral de recuperar os pontos perdidos em seus domínios para o Carcará, e reavê-los fora de casa, diante dos paraibanos, terá que passar por cima de um jejum: nos dois jogos que disputou contra a Raposa do Nordeste, nesta Terceirona, perdeu um e empatou outro.
Além disso, para cumprir a dura missão na Paraíba, o treinador Ronaldo Bagé deve ter uma baixa no seu "exército". Bastante criticado nas suas últimas apresentações, o meia Juninho sofreu um estiramento no músculo posterior da coxa esquerda.
Ele realizou, ontem, um exame de imagem para saber a gravidade da lesão e possui pouquíssimas chances de atuar amanhã. Apesar de o Departamento Médico do clube ainda esperar para ver o resultado do teste para decidir se veta ou não a participação do atleta.
POLICIAIS
19 - Executado em frente a igreja
A rua Bibiana Costa, localizada no Alto Bela Vista (antigo Alto da Besta), no bairro de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, foi palco, na noite de anteontem, para mais um crime com características de crueldade na Região Metropolitana do Recife (RMR).
O jovem Leonardo Maurício Sinézio, de 26 anos, foi arrastado de dentro de uma igreja evangélica por quatro homens armados e assassinado na frente do templo.
Um disparo de uma arma de fogo de grosso calibre foi o necessário para destroçar a cabeça da vítima fatal. Segundo a polícia, o crime pode estar ligado ao tráfico de drogas. O caso deverá ser investigado pela Delegacia de Cavaleiro.
20 - Esfaqueado pelo namorado da amiga
A polícia acredita ter sido motivada por ciúmes a morte de Gilson Aniceto Guerra, de 23 anos. Ele foi encontrado esfaqueado na casa de uma amiga, a manicure Manoela de Sales Fernandes, de 26 anos.
A suspeita é que o autor do crime tenha sido Ademir Batista do Nascimento, de 24 anos, namorado de Manoela. Porém, o rapaz nega a autoria do crime, que aconteceu por volta das 3h30 ontem, no terminal de Caixa D’Água, em Olinda.
Segundo Manoela, ela dormia em sua residência, quando ouviu batidas fortes da porta. “Quando abri, ele (Gilson) estava ensangüentado já sem forças. Entrei em pânico, pois ele chamava meu nome e me pedia para socorrê-lo.
Tentei ligar para a minha mãe e depois telefonei para Ademir. Fiquei muito triste, éramos amigos há muitos anos e eu gostava muito dele”. A manicure contou, ainda, que Ademir tentou ligar para um táxi, mas a vítima faleceu antes de ser socorrida.
21 - Pedreiro morto a tiros no Janga
O homicídio que vitimou o pedreiro Edson Pereira da Silva, de 29 anos, chamou a atenção dos moradores do bairro do Janga, município de Paulista. Ele foi morto a tiros na noite do último domingo na rua Floresta, localizada na comunidade do Tururu, onde mora.
Segundo informações de populares, um rapaz, também morador da área, teria sido o autor dos disparos que tiraram a vida do pedreiro. Testemunhas disseram à polícia que Edson estava acompanhado de um irmão e um amigo quando o algoz apareceu atirando contra o trio. O crime será investigado pela Delegacia do Janga.
O pai de Edson, o mestre-de-obras Daniel Francisco de Souza, de 47 anos, credita a morte do filho ao afastamento do ente da religião. “Faz dois anos que ele deixou de ir para a igreja. Dei muito conselho. Sempre pedi para ele prestar atenção com quem andava, para não beber e caminhar na igreja, mas ele não quis me ouvir”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bem-vindos ao nosso BLOG
Comentem nossas matérias, deixem seus recados...
Nenhum comentário:
Postar um comentário