Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Jornal do Vale - "Onde a Notícia Chega Mais Cedo"

1. Garoto de 11 anos mata tio à facada

Por causa de um desentendimento com a avó materna, um garoto de 11 anos matou o tio de 37 com uma facada, ontem pela manhã, no bairro de Passarinho, Zona Norte do Recife. Após atingir o tio no peito, o menino fugiu. Estava desaparecido até o fim da tarde de ontem. A delegada Genezil Coelho, da Força-Tarefa de Homicídios, esteve no local e registrou a ocorrência. Como o crime envolve uma criança, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o caso deve ser acompanhado pelo Conselho Tutelar.
Por volta das 8h, o garoto estava em frente ao barraco onde mora com a mãe e cinco irmãos. A avó, que vive em um barraco ao lado, reclamou com uma das irmãs dele porque ela estava brincando com areia. “Ele não gostou e começou a me esculhambar. Foi quando meu filho ouviu e mandou ele parar de dizer coisa comigo. Meu neto ficou com raiva, pegou uma pá e tentou bater no tio”, relatou a avó.
Em seguida, já depois da briga, o menino entrou em casa, pegou uma faca e surpreendeu o tio com uma facada, desferida logo abaixo do peito esquerdo, próximo ao coração. “Não sei como ele fez isso. Não deu tempo de meu filho reagir porque foi pego desprevenido. Foi tudo muito rápido”, relembrou. “Meu neto percebeu que fez besteira e se desesperou. Pediu desculpas ao tio, disse que não queria matá-lo. Ficou dizendo o tempo todo que não queria matar o tio”, comentou a avó.
Familiares e vizinhos ainda tentaram socorrer o homem, mas ele não resistiu e morreu cerca de cem metros do local o crime aconteceu. O menino não estudava. Segundo a avó, porque não tinha certidão de nascimento. “Minha filha, mãe dele, está desesperada. Meu neto é um menino bom, não sei por que fez isso com o tio. Eles brigavam de vez em quando, mas nada tão sério como hoje (ontem)”, observou.

2. PM é preso por atirar a esmo

Um policial militar foi preso, no fim da tarde de ontem, acusado de atirar a esmo na Rua Engenheiro Célio Carli, no Sítio do Rosário, em Nova Descoberta, Zona Norte do Recife. Segundo testemunhas, o soldado do 1º BPM Alexandre Novaes de Oliveira, 34, passou o dia bebendo. No fim da tarde, pegou uma pistola 380 mm e foi para o meio da rua, onde começou a efetuar vários disparos.
Segundo moradores da área, que não quiseram se identificar, o acusado tentou entrar em uma casa onde acontecia uma festa de aniversário, mas não conseguiu. Apesar do corre-corre da população, por causa dos disparos efetuados pelo militar, ninguém ficou ferido. A polícia foi chamada e prendeu Alexandre. A arma dele foi apreendida e ficou constatado que ele atirou quatro vezes.
Visivelmente embriagado, ele foi levado para a Delegacia de Plantão de Casa Amarela, onde foi autuado em flagrante por porte de arma e disparo em via pública sem motivo e levado para o Creed, em Abreu e Lima.

3. Corpo da atriz Dercy é velado no Rio de Janeiro

O corpo da comediante Dercy Gonçalves, que morreu na tarde do sábado, no Hospital São Lucas, em Copacabana (zona sul do Rio), aos 101 anos, foi velado durante todo o dia de ontem na Assembléia Legislativa do Estado do Rio. O velório ficou aberto ao público até as 18h. O enterro foi marcado para as 12h de amanhã. Na cidade da região noroeste fluminense, a cerca de 200 km do Rio, o velório deve começar no fim da tarde de hoje, no Clube Montanhês.
Dercy será enterrada no dia de Santa Maria Madalena, padroeira da cidade e da qual a atriz era devota. A comediante costumava dizer que gostaria de morrer no dia da santa. Pouco antes do enterro, às 10h, está marcada uma missa de corpo presente na igreja matriz da cidade. A celebração terá a presença de um coral, que cantará em homenagem a Dercy; antes disso, às 6h, a banda da cidade tocará o hino nacional.
Durante o velório em Madalena, está prevista também a execução do samba que a Viradouro criou em sua homenagem em 1991: “Bravíssimo - Dercy Gonçalves, o Retrato de um Povo”. Segundo a filha de Dercy, Dercimar, este era um dos pedidos da mãe para quando morresse. “Ela tinha garra pela vida e não jogou a toalha nunca. Com ela não tinha esta história de ter 100 anos”, afirmou Dercimar. A filha da comediante ressaltou que Dercy teve uma morte tranqüila. Segundo ela, tudo aconteceu de forma rápida.
“Foi bom ser muito rápido. Ela não merecia ficar muito tempo doente internada no hospital”, afirmou. Dercimar contou que a mãe, assim que chegou ao hospital, disse que queria ir embora logo.
Um dos artistas que se despediu de Dercy ontem foi o cantor e vereador de São Paulo Agnaldo Timóteo (PP), amigo da atriz. Ele descreveu Dercy como uma figura única no mundo. Para ele, ninguém viveu tanto tempo com tanta irreverência. “Ela brincou com a vida. Deitou e rolou”.

4. Fogo mata família inteira

Quatro pessoas da mesma família foram encontradas carbonizadas após um incêndio em sua residência na rua Enos, 65, Jardim Panorama, em Taboão da Serra (Grande São Paulo). O incêndio ocorreu por volta das 2h de ontem e segundo a Polícia Militar, ainda não se sabe a causa. Após o fogo ser controlado, os bombeiros encontraram três vítimas. Só na manhã de ontem o quarto corpo foi localizado. Os nomes e as idades das vítimas estavam sendo preservados.

5. Abelhas ferem 17 pessoas

Um ataque de abelhas deixou 17 pessoas feridas na rua Ursulina de Lima, no bairro Vera Cruz, em Mongaguá, litoral sul de São Paulo. De acordo com a PM, sete pessoas precisaram ser atendidas pelo serviço médico. As vítimas passavam bem ontem. Um cachorro também ficou ferido e algumas aves foram mortas devido às picadas.
No final do ano passado, pelo menos dois ataques de abelhas fizeram vítimas no País. No Rio, cinco pessoas foram atacadas por um enxame na praia do Flamengo (zona sul).

6. Carteiros podem encerrar greve hoje

Em assembléias hoje nos Estados, funcionários dos Correios serão orientados pela direção da Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos) a encerrar a greve iniciada em 1º de julho e aceitar o acordo fechado anteontem entre sindicalistas e o Governo Federal.
No sábado, em reunião que durou cerca de sete horas com o comando de greve, a direção dos Correios e o ministro Hélio Costa (Comunicações) concordaram em pagar um adicional de periculosidade de 30% no salário-base dos carteiros e ainda oferecer um abono de R$ 260 a outros 16 mil funcionários da empresa.
Essa era a principal reivindicação dos grevistas, que agora irão renegociar com o governo alguns pontos do plano de cargos e carreira da categoria. Além disso, os dias de paralisação não serão descontados.
De acordo com os Correios, os cerca de 120 milhões de correspondências que não foram entregues por conta da greve serão colocadas em dia num prazo máximo de duas semanas.

7. Colisão de caminhão e trem mata dois

A colisão de um caminhão com um trem matou duas pessoas em Pelotas, na zona sul do Rio Grande do Sul, ontem. O acidente ocorreu antes do amanhecer, na BR-392, rodovia que corta a cidade no sentido norte-sul. Os agentes da Polícia Rodoviária Federal que atenderam a ocorrência acreditam que o motorista não obedeceu a sinalização, composta apenas por placas, e tentou cruzar os trilhos quando o trem passava pela ferrovia.
O choque com a lateral da locomotiva despedaçou o caminhão, separando a cabine da carroceria e provocando o descarrilamento de três vagões. O caminhoneiro Cesar Morais Escalante, de 36 anos, e seu filho Mateus Goularte Escalante, de 13 anos, morreram no local. O condutor do trem não sofreu ferimentos. A BR-392 ficou bloqueada até o meio-dia de ontem. Não houve engarrafamentos porque o tráfego foi desviado para ruas urbanas de Pelotas.

8. Preso suspeito de chacina

Policias do 21° Batalhão de Polícia Militar (21° BPM) prenderam, na tarde do último sábado, Cícero da Silva Soares, de 29 anos, conhecido como Ciço Galego. Ele estava escondido em uma residência, localizada no bairro de Nova Escada, no mesmo município onde é acusado de ter praticado uma chacina na comunidade Firmeza, na última quarta-feira.
Na ocasião, foram mortos três homens e uma mulher e, inclusive, dois dos homens tiveram os corpos carbonizados. No momento da abordagem, os policiais militares perceberam que Ciço Galego apresentava ferimentos feitos à bala causados por uma investida policial, na última sexta-feira, na comunidade da Mangueira, que quase culminou na sua prisão.
Ele precisou ser levado para o Hospital de Escada na tarde do último sábado e, logo depois, foi encaminhado ao plantão da Delegacia de Vitória. O acusado não reagiu à prisão. Segundo a Policia Militar, ele já tinha um mandado de prisão e é acusado de comandar o tráfico de trocas da cidade, além de ter matado cerca de 40 pessoas.
Aproximadamente 40 policias militares do 21° BPM, em uma operação conjunta com os agentes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Delegacia de Escada, participaram das diligências que resultaram na prisão de Ciço Galego.
Quando o principal suspeito da chacina foi ferido, a polícia prendeu um de seus comparsas, identificado como Ademario Gomes da Silva, além de apreender quatro espingardas, cinco munições calibre 20 e 13 balas de revolver calibre 38. Cícero será apresentado, às 9h de hoje, no DHPP, na Imbiribeira.

POLÍTICA

1 - Jarbas: “Vamos seguir o rastro de Cadoca”

Nós vamos no rastro dele”. Foi esse o recado que Jarbas Vasconcelos (PMDB) mandou, ontem, ao candidato à Prefeitura do Recife, Carlos Eduardo Cadoca (PSC).
A declaração foi dada na caminhada realizada no Alto Nossa Senhora de Fátima, reduto eleitoral do adversário social-cristão e também do líder peemedebista. O senador reconhecia as pessoas, entrava nas casas, principalmente em casas com material de propaganda do ex-correligionário, e fazia questão de explicar que seu candidato era Raul Henry (PMDB).
Cada reversão do voto era comemorada e comentada. “Só nesse trecho (dez minutos de caminhada) ganhei cinco casas que tinham o desconhecimento de quem era meu candidato. Achavam que meu candidato era Cadoca”, avaliou. No final do evento, Jarbas Vasconcelos até brincou com o trabalho realizado no porta-a-porta. “Sei mais não, mas mudei um bocado (de votos)”, disse.
Com essa atitude, Jarbas Vasconcelos deixou claro que vai se esforçar para recuperar bases eleitorais construídas ao lado de Cadoca, durante o tempo de convivência com o ex-peemedebista. A atitude do líder peemedebista também é reflexo do percentual obtido nas pesquisas de intenção de votos no Recife, de apenas um dígito (7%), obtido por Raul Henry.

2 - Pedro Eurico exige punição

A morte de uma criança de 9 anos em uma ação policial, na noite de sexta-feira, foi mote para mais um ataque do líder da oposição, Pedro Eurico (PSDB), ao Governo do Estado. O deputado estadual condenou a transferência dos policiais envolvidos, acusados pela família de serem os autores dos disparos, para funções administrativas internas.
“Causa estranheza, é um acinte às vítimas. Esses marginais têm que ser presos”, exigiu o tucano.
Eurico prosseguiu nas críticas contra as providências tomadas quanto ao caso. “O governo deve retirar farda, arma e distintivo e decretar a prisão preventiva dos dois policiais”, afirmou, alegando que “não adianta abrir um inquérito pura e simplesmente, é preciso uma punição exemplar”.
O líder da oposição considera que os métodos das polícias militares em todo o País são semelhantes. “Todo civil é considerado suspeito, o policial já chega atirando”, lamentou.
A Secretaria de Defesa Social, através de sua assessoria, informou que não iria se manifestar sobre as críticas de Pedro Eurico. O governo alega que a realidade da ação policial em Pernambuco não é igual à de outros estados e que este foi um caso isolado. Afirma, ainda, que agiu imediatamente e que o que vai determinar as punições é o resultado do inquérito em andamento.

3 - “João da Costa é muito fraco, é um poste”

O senador Sérgio Guerra (PSDB), que participou, ontem, da caminhada do prefeiturável Raul Henry (PMDB), ironizou os 20% do candidato João da Costa (PT) na última pesquisa Ibope. De acordo com o líder tucano, diante do palanque de apoio reunido pelos governistas, o número de largada é inexpressivo.
“O que vale agora é o recall e a máquina. João da Costa é a máquina pura e simples. Ele é a Prefeitura! Se ao invés de João da Costa for a PCR, João Paulo, João da Silva ou Manuel do Nascimento é a mesma coisa. Não há diferença. Com Lula, com Eduardo (Campos), com o PT e PCdoB, só render 20%? Só tem duas explicações: ou esse partido não existe ou o candidato é muito fraco. É um poste”, atacou.
Apesar da crítica ao petista, Sérgio Guerra mostrou animação com os apenas 7% conquistados por Henry. Assim como os demais aliados, o tucano remeteu o alto indíce de rejeição, de 27%, à falta de recall do peemedebista.
“Raul não pode ter rejeição, pode ter desconhecimento. Não conheço uma pessoa, incluse opositores, que tenham a Raul a menor crítica. Não faz sentido resistência no sentido de rejeição”, argumentou. Para ele, o cenário desfavorável pode ser revertetido. “Joaquim Francisco (DEM) saiu com grande vantagem (em 2000). Ao longo da campanha essa vantagem se esvaiu.
Na eleição passada, o próprio Cadoca, em determinado momento era vitorioso e, depois foi superado. O processo é dinâmico e o que vai valer são as consistências, quem representa o quê”, avaliou.

4 - “Quando ele sair, eu volto lá”

“Ele pode fazer caminhadas. Eu também vou caminhar. E quando ele sair, eu volto para lá”. Foi com essa frase dita em tom de ironia que Carlos Eduardo Cadoca (PSC) contra-atacou o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), após caminhada de uma hora no Córrego da Areia, no bairro de Nova Descoberta, ontem.
Apesar de preferir uma postura mais propositiva, sem ataques pessoais, Cadoca não dispensou a resposta ao ex-aliado, mostrando que os ânimos não estão tão apaziguados quanto ambos apregoaram. Antes de ser informado da declaração do padrinho político de seu adversário, Cadoca começou a caminhada em ritmo acelerado, para compensar o atraso de uma hora na saída.
O social-cristão sempre ladeado pelo seu vice Rossini Barreira (PPS) percorreu diversas ruas da localidade. A dupla, acompanhada pelo presidente estadual do PV, João Braga, líderes comunitários e candidatos a vereador, cumprimentou dos mais idosos às crianças, entrou nas casas e falou até com quem estava no trânsito, dentro de carros e ônibus, distribuindo sorrisos e pedindo votos.
Mesmo preferindo um estilo diferenciado - público pequeno e mais proximidade com os eleitores - o candidato não abriu mão de artifícios para chamar a atenção dos moradores.
Bandeirões, carro de som e até uma orquestra de frevo foram utilizados enquanto a militância distribuía adesivos, bandeirinhas e cartazes aos eleitores receptivos.

5 - Sem Eduardo, Queiroz faz carre

A exemplo do que havia ocorrido anteriormente, quando foi o primeiro candidato a ter o nome lançado oficialmente para a disputa pela prefeitura do maior colégio eleitoral do Interior, o deputado estadual José Queiroz (PDT), da coligação “Caruaru mais forte do que nunca”, saiu mais uma vez na frente dos adversários e colocou a militância nas ruas, no final da tarde de ontem, para realizar a primeira carreata da atual campanha.
Pelo menos por enquanto, as presenças do governador Eduardo Campos (PDB) e do presidente Lula (PT), considerados os principais cabos eleitorais do candidato pedetista, ficaram restritas a alguns cartazes e aos jingles de campanha.
Na ausência do governador Eduardo Campos (PSB), maior liderança do Estado a apoiar a candidatura pedetista, a coligação mostrou força ao juntar lado a lado com José Queiroz o seu filho, o deputado federal Wolney Queiroz (PDT), o candidato a vice, o ex-secretário de saúde do Estado, Jorge Gomes (PSB), e o vice-governador João Lyra Neto (PSB), todos devidamente vestidos com camisas vermelhas, a cor oficial da campanha.
A carreata saiu pontualmente às 16h, em frente ao campo do Central, passando inicialmente pelo bairro do Salgado, o mais populoso da cidade, seguindo em direção às zonas Oeste e Sul.

6 -Ministro nega ser candidato em 2010

Após enfrentar cotoveladas na Polícia Federal, broncas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, críticas da oposição e cara feia no PT, o ministro da Justiça, Tarso Genro, encerrou a semana como um dos principais personagens da novela em que se transformou a operação Satiagraha.
Para jogar água na fervura produzida pelos que vêem interesses eleitorais em suas ações, ele recolheu as armas políticas e disse estar fora do páreo para a sucessão de Lula, em 2010. Mais: afirmou que o presidente não o quer na disputa.
“Nessa questão da sucessão à Presidência eu estou subordinado ao presidente Lula que, como é óbvio, não me tem como pré-candidato”, disse Genro. “Estou totalmente fora disso.
” Na avaliação do homem que incomodou a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff - ao constatar que ela não tem vida partidária -, os rumores sobre seu desejo de ocupar a cadeira de Lula não passam de “tentativa de enfraquecer o trabalho contra a corrupção” no País.
Apesar do discurso para consumo externo, Genro mira o Palácio do Planalto. Como o presidente não esconde sua preferência por Dilma, no entanto, ele prepara em banho-maria sua candidatura ao governo gaúcho, também em 2010.
Tudo porém, pode mudar, dependendo do cenário. “Se eu tivesse alguma idéia de ser candidato ao Planalto, já teria desistido quando não consegui eleger o deputado José Eduardo Martins Cardozo à presidência do PT”, alegou Genro, numa referência à eleição do ano passado, na seara petista, quando o deputado Ricardo Berzoini (SP) derrotou Cardozo, hoje secretário-geral do PT.

7 - Lula abre o cofre para prefeituras aliadas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu o cofre para os aliados no ano das eleições municipais. Das 50 cidades que mais receberam transferências federais, a base aliada administra 43. Ao todo, o Governo Federal já liberou R$ 8,5 bilhões para convênios com estados, municípios e entidades públicas e privadas desde o início do ano.
Metade disso foi paga nos últimos 40 dias, com a proximidade do prazo final estipulado pela Lei Eleitoral para que o Governo inicie obras. A reportagem identificou os 935 municípios que receberam mais de R$ 800 mil neste primeiro semestre. O grupo soma R$ 2,7 bilhões em liberações.
Destes, 81% dos recursos foram repassados para partidos da base aliada - o PT, que tem 7% dos prefeitos do País, abocanhou 23% das verbas, seguido por outra sigla governista, o PMDB, com 22% dos recursos liberados.

8 - Socialistas celebram paz em Petrolina

No ato que marcou o início da campanha do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) à prefeitura deste município (a 776 quilometros do Recife), ocorrido sábado, a surpresa não foi a presença do governador Eduardo Campos (PSB) e todo o staf de politicos que carregou para o principal colegio eleitoral do Sertão.
O que surpreendeu foi a presença do seu secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho. Adversário há 26 anos de Gonzaga, Fernando tinha sido derrotado dia 22 de junho pelo correligionário, que levou a melhor sobre o prefeito Odacy Amorim na convenção socialista.
Num processo onde os dois grupos se atacaram durante meses, sobrando até para o governador, a decisão de Fernando subir no palanque de Patriota foi entendida como um gesto democrático. Fernando se antecipou em afirmar que não estava ali por pressão, mas porque “Petrolina é maior”.
“Estamos inaugurando um novo ciclo na política de Petrolina. Poderia dizer que estou aqui atendendo a um apelo do governador ou porque me curvo a decisão da convenção partidária, mas o argumento maior é Petrolina”, discursou o ex-prefeito.
Fernando Bezerra disse que a “história quis que essa fosse a hora” de Gonzaga”. Claro que gostaria de estar aqui com Odacy recebendo o seu apoio nessa festa, mas a história quis assim”, acrescentou. Patriota agradeceu os apoios.
“Esse é um momento de reflexão e vou precisar, além de todos os apoios politicos, da fraternidade de todos nesse palanque. Fernando, vamos nos dar as mãos, para que a gente possa fazer um grande governo e trabalhar para todos”, convocou Patriota.

ECONOMIA

9 - Limites para venda de agrotóxicos em PE

A Adagro, em parceria com a Fundacentro e Apevisa, está fazendo um levantamento no Estado para quantificar os tipos de agrotóxicos que foram proibidos em países da União Européia e que tiveram a aprovação para serem utilizados no Brasil.
Após os estudos, os órgãos encaminharão, dentro de 15 dias, um relatório com todos os dados para os Ministérios Públicos Federal, de Pernambuco e do Trabalho que, a partir daí, irão estabelecer a estratégia de ação conjunta, com o objetivo de retirar o produto do mercado.
A medida está sendo tomada pelo Fórum de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde do Trabalhador, no Meio Ambiente e na Sociedade, coordenado pelo Ministério Público do Trabalho.
O Fórum já tem uma listagem com alguns princípios ativos que compõem alguns inseticidas, fungicidas, acaricidas e herbicidas proibidos. Segundo o procurador do trabalho, Pedro Luiz Serafim, os inseticidas com base no endossulfan e acefato foram proibidos na Europa, mas ainda estão sendo usados no Brasil.
Em Pernambuco, os municípios de Vitória de Santo Antão, Camucin de São Félix e Petrolândia estão com grande parte de seus hortifrutigrangeiros com excesso de agrotóxicos.

10 - MMS lança plano para classes D e E

A partir de hoje, as classes D e E terão acesso a um plano de saúde que irá custar R$ 24,90 ao mês, para beneficiários com até 18 anos. O plano Super Saúde, do grupo MMS Saúde, irá oferecer consultas e exames clínicos sem limites.
De acordo com a diretora executiva da MMS, Michele Pessôa, a aposta é justificada pelo aumento da renda média familiar das classes D e E que saltou de R$ 545 para R$ 580, segundo a pesquisa Observador Brasil 2008, realizada pela financeira Cetelem, em parceria com a Ipsos Public. Outro fator revelado pela pesquisa é o aumento da renda disponível, aquela que resta depois do pagamento das contas essenciais. Antes faltavam R$ 17 para pagar as contas, agora sobram R$ 22.

INTERNACIONAIS

11 – Colômbia pede liberdade de reféns

Pelo menos um milhão de colombianos vestidos com camisetas brancas e bandeiras com as cores da Colômbia saírem em marcha pelas principais cidades do país com gritos de “libertação já”.
O protesto visa a libertação de seqüestrados em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). As emissoras de TV mostram manifestações similares de colombianos residentes em El Salvador, Honduras, Bolívia, Brasil, Espanha, França, Estados Unidos, Austrália e China.
Os colombianos saíram às ruas para exigir a liberdade de todas as pessoas seqüestradas que estão nas mãos de grupos guerrilheiros, informou o comandante geral da Polícia Rodolfo Palomino.
Palomino assegurou que cerca de 17 mil policiais e integrantes do programa de segurança cidadã prestaram serviço de vigilância nas sete marchas programadas em diferentes setores da capital colombiana.
A iniciativa da marcha foi idéia do sargento da polícia, Julio César Buitrago, no dia dois de julho deste ano, horas depois de ter sido uma das 15 pessoas resgatadas em uma operação militar em zona de selva no sul do país, depois de ter passado mais de cinco anos em poder das Farc.

12 – Avião com brasileiros sai da pista ao pousar

Um avião da Aerolíneas Argentinas com 160 passageiros de nacionalidade brasileira saiu da pista ao pousar ontem no aeroporto internacional de Ushuaia (3.500 km ao sul de Buenos Aires) sem causar vítimas, segundo informaram autoridades do terminal aéreo.
O acidente aconteceu na madrugada de ontem em meio a uma forte nevasca quando o MD-88, que havia partido sábado de São Paulo e feito escala em Buenos Aires, aterrissou.
Os pilotos perderam o controle do aparelho devido ao acúmulo de neve e o avião parou a 800 metros da pista com o trem de pouso aberto.
A Força Aérea permitiu em seguida o ingresso de ônibus na pista para retirar os passageiros, em meio a muito nervosismo. As autoridades aeronáuticas fecharam o aeroporto e abriram uma investigação para esclarecer as causas do acidente.

ESPORTIVAS

13 - Santa Cruz se vinga do Potiguar

Numa tarde onde a habilidade e a inspiração passaram longe do gramado, com a força de vontade e a raça sendo os grandes craques do dia, o Santa Cruz derrotou o Potiguar/RN, por 2x0, ontem, no Arruda, e conseguiu se vingar do humilhante revés sofrido em Mossoró, no domingo da semana passada.
De quebra, o Tricolor chegou aos seis pontos ganhos e, não só reassumiu a vice-liderança do Grupo 5, com um ponto a menos que o líder, Campinense, como voltou a figurar na zona de classificação para a segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série C, conseguindo, por enquanto, espantar o fantasma da Série D que ronda as Repúblicas Independentes do Arruda.

14 - Apático, Sport reabilita o Santos

Em mais uma tarde pouco inspirada do ataque rubro-negro, o Sport voltou a perder fora de casa no Campeonato Brasileiro. O algoz da vez foi o Santos, ontem, na Vila Belmiro.
A vitória, por 1x0, serviu para amenizar um pouco a atual crise do time paulista, que há 11 jogos não somava três pontos. O atacante Kléber Pereira foi o autor do único gol da partida, aproveitando o rebote de Magrão na cobrança de pênalti, aos 44 minutos do primeiro tempo.
No Leão, ficou clara a dependência do xerife Durval, vetado por conta de uma forte virose. Na defesa e no ataque, o capitão fez muita falta. Lá atrás, justamente o seu substituto, César, cometeu o pênalti que originou o gol santista.
Ofensivamente, sua ausência também foi determinante. Artilheiro da equipe na competição, ele foi o autor de três dos últimos quatro gols do Sport.

15 - Timbu deixa vitória escapar de novo

Na estréia do técnico Pintado, o Náutico deixou novamente a vitória escapar. Sem conseguir segurar a vantagem no placar, a equipe empatou com o Internacional em 1x1, ontem, no estádio dos Aflitos, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com gols de Gilmar, pelo Timbu, e Nilmar, pelo Colorado, o Alvirrubro agora está na nona posição, com 18 pontos ganhos. O próximo confronto da equipe pernambucana será na quarta-feira, contra o Vitória, no estádio Barradão, em Salvador.

16 – Outros resultados

Para quem pensava que o Central seria eliminado precocemente da Série C, a Patativa deu provas de que está mais viva do que nunca. Ontem à tarde, em pleno estádio Amigão, em Campina Grande/PB, o Alvinegro não tomou conhecimento do Campinense e somou sua primeira vitória, ao derrotar o Rubro-negro por 1x0. Com o resultado, a Patativa subiu para a terceira colocação, com cinco pontos.
O Salgueiro mostrou ontem, fora de casa, porque é o melhor time de Pernambuco na Série C. Mesmo atuando fora de casa, o Carcará do Sertão derrotou o Santa Cruz/RN e se classificou de forma invicta para a segunda fase da competição, com dez pontos.
Os gols do triunfo sertanejo foram marcados por Alisson e Élvis, um em cada tempo da partida. Em quatro jogos, os sertanejos somaram três vitórias e um empate, mesma campanha do Icasa/CE, adversário de quarta-feira, mas a equipe pernambucana leva vantagem no saldo de gols (5x3). Dessa vez a partida acontecerá no Cornélio de Barros. O jogo de ida, em Juazeiro do Norte/CE, terminou 1x1.

POLICIAIS

17 - Mulher executada em sua residência

Uma mulher morreu e seu irmão ficou ferido durante uma investida criminosa ocorrida na residência das vítimas, localizada na rua Itabiraba, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Maria Mirian Tenório, de 38 anos, foi morta com quatro tiros na cabeça depois que três homens encapuzados invadiram sua residência.
Depois de assassinar a mulher, os algozes ainda feriram com um tiro no peito o irmão da vítima fatal, Manoel José Tenório, de 27 anos. O rapaz foi encaminhado primeiramente para o Hospital Geral de Prazeres. Logo em seguida precisou ser transferido para o Hospital da Restauração (HR), no Derby. Ele recebeu os primeiros socorros e foi liberado.

18 - Sargento morto após jogo

Jogo de futebol em pleno domingo de folga, o momento ideal para o aliviar as tensões conquistadas ao longo da semana, principalmente, numa profissão como a de um policial. Na manhã de ontem, o sargento do 12° Batalhão de Polícia Militar (BPM), Regivaldo Custódio da Paz, de 30 anos, havia deixado de lado o colete, a arma e a função para ser apenas um jogador de futebol amador.
Mas acabou sendo vítima da violência que assola dos bairros do Recife. Morreu logo após o termino da partida, por volta das 12h, no Campo da Marinha, no bairro da Mangueira, no Recife. Regivaldo foi assassinado com três tiros na cabeça e no tórax.
O número de viaturas e policiais militares presentes no local do crime fazia jus a atuação do sargento, que servia na corporação há mais de 20 anos. O homicídio chamou a atenção da população. Muitos curiosos saíram de suas casas para observar a movimentação dos agentes ou para verificar quem era o homem estirado no chão da casa em construção, com muros de alvenaria incompletos. Bastante emocionado, um irmão da vítima chorava muito em volta da residência.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog