Jornal do Vale
1. Mais 20 toneladas de maconha destruídas no sertão
A primeira semana da Operação Colheita, da Polícia Federal, terminou, ontem, com a erradicação de 418,9 mil pés de maconha no Sertão do Estado. Após as fases de secagem e de prensa, com essa quantidade, seria possível produzir cerca de 150 toneladas da droga, 20 toneladas a mais em relação ao balanço feito na última sexta-feira, quando tinham sido retiradas de circulação 130 toneladas da erva.
Nesse período, a PF, que teve a colaboração das Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, prendeu quatro pessoas e instaurou mais de cinqüenta inquéritos para investigar os responsáveis pelo plantio.
Esta primeira fase da operação foi concentrada nos municípios de Cabrobó, Belém de São Francisco, Orocó e Santa Maria da Boa Vista. Os policiais fizeram dezenas de incursões nas ilhas do Rio São Francisco.
A ação faz parte de uma estratégia da Coordenação de Repressão a Entorpecentes, órgão da Polícia Federal em Brasília, para diminuir o tráfico desse tipo de entorpecente no Nordeste.
Colaboram com a Operação Colheita policiais civis da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico e de militares da Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área da Caatinga (Ciosac).
2. Três fetos são achados no lixo
A Polícia Civil começa a investigar, hoje, a procedência dos três fetos humanos localizados no último sábado no bairro do Janga, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Os fetos estavam em meio ao lixo em um terreno baldio na Rua Aureliano Artur Soares Quintas. Policiais da força-tarefa do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) estiveram no local a pedido de moradores da área para registrar a ocorrência.
A apuração do caso ficará sob a responsabilidade da Delegacia do Janga. Suspeita-se que os fetos sejam de uma clínica clandestina que faz aborto na região, mas que ainda não foi localizada. Peritos do Instituto de Medicina Legal (IML) estiveram no local e levaram o material para análise em laboratório. No momento da coleta do material, os peritos não souberam dizer a idade dos fetos, mas acredita-se que tenham entre três e quatro meses.
3. Soldado acusa Polícia Militar de desobediência
Um soldado do 6º BPM acusa o Comando-Geral da Polícia Militar de Pernambuco de não ter respeitado uma decisão judicial que determina a promoção dele ao cargo de 1º sargento. Os advogados de Victor Hugo Dantas deram entrada com uma petição, na última quinta-feira, para que o comandante-geral da corporação, coronel Iturbson Agostinho, seja responsabilizado por desobediência. Isso porque uma sentença da 6ª Vara da Fazenda Pública do ano passado estabeleceu a reintegração do PM aos quadros da polícia e especificou a sua ascensão na carreira.
O beneficiado afirma que só conseguiu regressar na patente de soldado e que, por diversas vezes, comunicou o erro aos seus superiores - sem ser atendido. A defesa dele também pediu à justiça que o Estado pague pelo tempo em que a determinação de retorno à PM foi ignorada - o que geraria, segundo os advogados, uma multa de R$ 196 mil.
4. Paracetamol pode ser prejudicial
Não é novidade que grande parte da população se automedica e que isso pode acarretar em diversos problemas. Com os recentes surtos de dengue afetando o Brasil e chegando cada vez mais ao Recife, as pessoas ingerem o Paracetamol, que tem como seu principal representante o Tylenol, sem nenhuma orientação prévia.
“Eu uso sem o médico prescrever e indico para qualquer pessoa”, diz a assistente social Érika Regina Correia, de 31 anos. O que pouco se discute é que, como qualquer medicação, o remédio também tem contra-indicações e deve ser utilizado com responsabilidade, já que, em último caso, pode até levar à morte.
“Primeiro o paciente precisa procurar um médico para ser diagnosticado se realmente é dengue, e, se for, ter a orientação para tomar a dosagem correta”, afirma o clínico-geral Severino Santos. O órgão mais afetado pela má ingestão do medicamento é o fígado. Além disso, existem doentes que têm alergia ao Paracetamol. “Não é tão raro o quanto se pensa. Em pessoas mais sensíveis, a droga pode desenvolver hepatites tóxicas”, diz o médico.
5. Alexandre e Anna recebem visitas na prisão
Alexandre Nardoni recebeu ontem, a visita do pai, Antônio Nardoni, na penitenciária de Tremembé 2, onde está desde a noite da última sexta-feira. Por autorização da Justiça, o avô de Isabella ficou no presídio por cerca de uma hora. Ao sair, afirmou à imprensa que o filho estava mais seguro em Tremembé e que já esteve em companhia de outros presos. Ele, juntamente com sua mulher Anna Jatobá, são acusados de asfixiar e arremessar a menina da janela do apartamento onde moravam no dia 29 de março deste ano.
Já os pais de Anna Carolina Jatobá, madrasta da menina Isabella, visitaram a filha na penitenciária de Tremembé, Interior de São Paulo. Um dos advogados de defesa do casal, Ricardo Martins, disse à reportagem que Anna Carolina está bem física e emocionalmente, apesar do confinamento na penitenciária. “Apesar dos problemas de saúde recentes e de não ter o direito de tomar banhos de sol na penitenciária de Tremembé, Anna Carolina está bem”, afirmou o advogado.
Na última sexta-feira, Anna Carolina Jatobá recebeu a visita de um médico particular pois apresentava quadro hemorrágico e problemas intestinais. “A falta dos banhos de sol, e a adaptação à comida e à água da penitenciária, podem ter causado estes problemas”, afirmou Martins.
6. Filho de governador falece
O filho adotivo do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), morreu na manhã de ontem, vítima de uma acidente de automóvel. Marcelo Vicente Martins de Macena, 25, capotou o carro que dirigia por volta das 8h de ontem, na rodovia DF-140, próximo a São Sebastião (DF), a cerca 20 quilômetros de Brasília. Macena era seminarista e foi adotado pelo governador no ano de 1996.
Ele estava sozinho no veículo, um Celta, e voltava do seminário para casa no momento do acidente. O carro caiu em um barranco próximo a uma curva antes de capotar várias vezes. Macena morreu no local. A perícia vai investigar se o acidente foi causado por falha humana ou um problema mecânico. O velório será realizado hoje, e o sepultamento está marcado para às 17h, no cemitério Campo da Esperança.
7. Corpo de Zélia será cremado hoje
A foto de Fadhul, o cão da família, fez companhia a Zélia Gattai, em seus últimos momentos. Agora, ele vai assistir a volta definitiva da dona à tradicional Casa do Rio Vermelho, onde as cinzas da escritora farão, para sempre, companhia ao marido Jorge Amado, no jardim. A cerimônia que antecede a cremação foi realizada ontem à tarde, em uma das capelas do Cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Brotas. A cremação só deverá ocorrer hoje, com a entrega das cinzas à família prevista para terça-feira. Zélia morreu ontem, aos 91 anos.
A decisão de reunir a mãe e seu amor foi dos filhos de Zélia e Jorge Amado, João Jorge e Paloma Amado, que passaram a noite velando o corpo da escritora, recebendo amigos, lembrando coisas e casos. Pouco antes do seu falecimento, Zélia foi retirada da UTI e transferida para um quarto, onde passou os últimos instantes em companhia de parentes.
Em respeito à mãe, e aos ritos religiosos, eles usarão branco. Maurício, amigo e veterinário de Fadhul, recorda a tristeza do cão ao vê-lo: “ele estava desolado”. Autora de “Anarquistas, Graças a Deus”, Zélia Gattai é ex-integrante da Academia Brasileira de Letras, na vaga que herdou do marido, e ficou conhecida por seus livros, treze ao todo, de cunho autobiográfico, e familiar.
8. Jovem sem carteira atropela 40 em SP
O mecânico Thiago Ventura, 18 anos, foi preso no sábado acusado de atropelar cerca de 40 pessoas no estacionamento do Centro de Exposições Imigrantes, no Jabaquara, Zona Sul de São Paulo. No local, ocorria o carnaval fora de época Carnafacul, que reuniu cerca de 25 mil pessoas. Ventura não tem carteira de motorista.
Ele foi preso em flagrante e indiciado pela Polícia Civil por lesão corporal culposa (sem intenção). Passou a noite preso na carceragem 26º Distrito Policial (Sacomã) e foi solto ontem à tarde, após a Justiça lhe conceder liberdade provisória. O fato de Ventura dirigir um carro registrado em seu nome sem ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) consta como agravante contra ele.
Segundo o mecânico, o atropelamento aconteceu após uma briga. Ele disse à polícia ter acelerado o carro para fugir de agressões contra ele e seu cunhado, o metalúrgico Roneivon Liberato, 20. De acordo com o mecânico, vários rapazes passaram a agredi-los, quando já estavam dentro do carro, após assediarem a namorada e a irmã dele. O automóvel, um Gol prata, ficou totalmente danificado.
Política
9. Mendonça: Cadoca não estará no 2º turno
Conhecido por seu estilo conciliador, o prefeiturável no Recife, Mendonça Filho (DEM), deixou de lado a postura “politicamente correta” e afirmou que o deputado federal e pré-candidato Carlos Eduardo Cadoca (PSC) não estará no segundo turno das eleições.
De acordo com ele, o social-cristão não se debandará para o lado governista em hipótese alguma, tendo como opção única seguir apenas o rumo da oposição. “Ele não dispõe de condições políticas de estar em outro barco que não seja o nosso (da oposição). Até mesmo porque o PT fez um jogo político baixo com ele na eleição de 2004, entre outras coisas. Inclusive, chegaram a envolver até a família dele”, disparou.
O “jogo político baixo” a que se refere o ex-governador são as farpas trocadas durante o último pleito, onde Cadoca foi acusado de usar a líder comunitária de Brasília Teimosa, Maria do Socorro, para atacar a gestão do prefeito João Paulo (PT). Na ocasião, a esposa do então candidato, Berenice de Andrade Lima, foi apontada como cúmplice da “armação”.
Menos arredio, Mendonça Filho falou que vem fazendo a sua parte para manter os aliados da ex-União por Pernambuco unidos e sem atritos. E, apesar de não comentar resultados de pesquisas de opinião, aludiu as últimas amostragens para dizer que a manutenção da aliança pode assegurar a vitoria do seu grupo.
10. Neguinho aguarda apoio de Tony Gel
Antes de assumir a Prefeitura de Caruaru, Neguinho Teixeira (PSDC) já era conhecido nacionalmente. Ele ficou famoso ao ser flagrado fazendo turismo em Buenos Aires, na Argentina, quando deveria estar participando de um congresso. Para se defender, diz que “estava no lugar errado, na hora errada”.
Agora, com uma oportunidade que jamais pensou em ter, o social-cristão quer mais é mostrar serviço e se credenciar para uma possível reeleição. Para isso, aguarda o apoio do ex-prefeito Tony Gel (DEM), com quem pretende conversar em breve. No entanto, contra os seus planos, estão as pré-candidaturas de três secretários municipais, que contariam com uma maior simpatia do democrata.
11. PV lava a “roupa-suja” e alcança entendimento
Após uma semana de polêmicas e troca de acusações via imprensa, o PV pernambucano chegou a um consenso sobre a indicação dos quatro nomes que irão compor a Comissão Provisória da sigla, pondo fim à celeuma que ameaçava o apoio à pré-candidatura do deputado federal Raul Jungmann (PPS) no Recife.
A “roupa suja” foi lavada no último sábado, durante reunião ocorrida na sede da legenda. Ontem, as principais lideranças do partido reiteraram o apoio ao pós-comunista, ressaltando que a disputa interna já teve fim. O presidente estadual do PV, João Braga, inclusive, adiantou que o jornalista Sérgio Xavier foi convidado para a vaga de vice na chapa de Jungmann.
A confusão teve início na última quarta-feira, quando a Folha noticiou um possível complô armado por Carlos Augusto - membro da executiva provisória do partido e representante do PV na executiva nacional - para levar o partido para o palanque do prefeiturável Raul Henry (PMDB).
Informações de bastidores garantem que o filiado é muito ligado ao peemedebista e ao cientista político Antônio Lavareda. Augusto Carreras e João Braga confirmaram a armação. O vereador chegou até a classificar Carlos Augusto como “uma viúva de Raul Henry”.
12. Heloísa defende cassação de Paulinho
O P-Sol engrossou o coro dos que querem ver o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força Sindical, longe de Brasília. Nesta quarta-feira, a legenda da ex-senadora Heloísa Helena entrará com representação no Conselho de Ética da Câmara pedindo a cassação do parlamentar, acusado de suposto envolvimento no esquema de desvio de dinheiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), segundo investigação da Polícia Federal na chamada Operação Santa Tereza.
A decisão do P-Sol foi tomada em reunião da Executiva no final de semana e a legenda espera que outros partidos também assinem a representação. A ex-senadora Heloísa Helena - que preside o partido nacionalmente - esteve, ontem, em Pernambuco, cumprindo agenda política no Interior do Estado.
Em entrevista à imprensa, a ex-parlamentar condenou o dossiê supostamente montado pelo PT com informações sigilosas do governo Fernando Henrique Cardoso (FHC). “É preciso que as autoridades competentes apurem essa questão para encontrar os culpados e puní-los. As administrações públicas, independente do seu campo, devem ser transparentes e ter responsabilidade com o povo brasileiro”, argumentou Heloísa Helena.
13. Ministro do STF prestigia congresso
O ministro Gilmar Mendes - que preside o Supremo Tribunal Federal (STF) - ministrou, no último sábado, a palestra mais aguardada do III Congresso Euroamericano de Direito Constitucional, promovido pela Faculdade Maurício de Nassau e realizado no Centro de Convenções, em Olinda.
Em sua fala, o ministro abordou temas de repercussão na sociedade brasileira, a exemplo da fidelidade partidária. Em meio a um público formado por advogados, promotores, juízes e estudantes de Direito, o presidente da mais alta côrte de Justiça do País reiterou a sua posição de que o mandato pertence aos partidos, e não aos políticos.
Sobre o aniversário de 20 anos da Constituição Federal de 1988, Mendes ressaltou que o documento deu muita segurança às instituições brasileiras. “Apesar de todas as críticas que podemos fazer a essa carta, devemos reconhecer que ela tem características muito próprias e que devem ser devidamente reconhecidas e ressaltadas.
Estamos vivendo sobre a constituição de 1988 os mais longos anos de normalidade institucional de nossa história republicana. Talvez uma das fases mais promissoras em termos de respeito ao direito em geral, inclusive àqueles de perfil social, os direitos de caráter positivo”, argumentou Gilmar Mendes.
14. Arlindo critica PCdoB e reafirma pré-candidatura
O pré-candidato do PTB à Prefeitura de Olinda, Arlindo Siqueira, está travando uma batalha particular com o PCdoB. Incomodado com declarações dos comunistas e da própria prefeita Luciana Santos sobre uma possível retirada da sua candidatura em favor do deputado Renildo Calheiros (PCdoB), Siqueira revidou com críticas à gestão da prefeita.
“O PCdoB no município tem a hegemonia total e absoluta do governo municipal, onde o povo nunca foi prioridade, visto que em primeiro lugar vêm os interesses do PCdoB, em segundo o PCdoB, em terceiro o PCdoB, e só depois disso é que se vislumbra a possibilidade de abrir qualquer diálogo”, escreveu Arlindo, em nota divulgada ontem.
Disputando com o PCdoB o apoio do PT, o petebista listou, na nota, uma série de motivos que o teriam levado a qualificar de “centralizador” o governo Luciana Santos. Para o prefeiturável, o PCdoB não reconhece a importância do PT – impedindo que petistas ganhem visisbilidade na administração municipal –, usa os programas federais do governo Lula como “varejo do voto” e não divide os espaços da gestão nem com o partido do governador Eduardo Campos, o PSB. Procurada pelo JC, Luciana não retornou às ligações.
15. Governo e oposição se armam para depoimentos
Governistas e oposicionistas acertam os últimos acertos para as estratégias que adotarão amanhã na CPI dos Cartões quando ocorrem os depoimentos dos dois assessores acusados de envolvimento no vazamento do dossiê com gastos sigilosos do governo FHC.
O foco dos aliados será o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), cujo assessor André Fernandes recebeu o e-mail anexado com o dossiê anti-FHC de José Aparecido Nunes Pires, ex-secretário de Controle Interno da Casa Civil. Já a oposição vai cercar os dois assessores com várias perguntas em busca da contradição nas informações e a possível ligação com autoridades federais.
Na reunião fechada, na qual deputados e senadores analisarão os depoimentos prestados por Aparecido e Fernandes à Polícia Federal, os aliados vão cobrar detalhes sobre o que disse o senador tucano quando prestou esclarecimentos aos policiais federais. Os aliados insistirão ainda que as atenções da CPI devem ser o uso indevido de cartões corporativos e contas B, além das diárias e recursos de publicidade.
Em contrapartida, a oposição vai desferir uma série de perguntas a Aparecido de tal maneira que o ex-secretário seja levado a respondê-las e dar indicações sobre eventuais orientações que recebeu para elaboração do dossiê.
16. Minc: Forças Armadas na defesa da Amazônia
Convidado para assumir o lugar de Marina Silva no Ministério do Meio Ambiente, o ambientalista Carlos Minc (PT), declarou ontem pela manhã, ao desembarcar no aeroporto internacional do Rio vindo de Paris, que vai propor a Lula que as Forças Armadas ajudem na proteção da Amazônia.
Atual secretário de Ambiente do Estado do Rio, Minc disse que fará pelo menos dez sugestões ao presidente na reunião marcada para às 17h30 de hoje no Palácio do Planalto, quando será formalizado o convite para o Ministério. Algumas dessas propostas já foram divulgadas por ele na entrevista dada em Paris.
Minc disse que pretende complementar o Programa de Plano Amazônia Sustentável (PAS) com um programa de desmatamento zero em sete anos. Segundo Minc, a idéia se baseia em um plano de desmatamento zero elaborado por ONGs e fundações e pelo atual presidente do BNDES, Luciano Coutinho, que foi abandonado.
Minc considera o plano consistente, embora admita que conhece o plano apenas superficialmente. Ele acha que abaixo do ministro Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos), coordenador do PAS, deveria ter um gestor local, alguém que conheça bem a região. Lula entregou a coordenação do PAS a Unger com a alegação de que Marina não tinha isenção.
O futuro ministro disse que espera que Lula dê condições para que ele trabalhe como Sérgio Cabral fez no Rio. Vai sugerir que regimentos das Forças Armadas se integrem na defesa das unidades de conservação da Amazônia, como foi feito com os bombeiros que se tornaram guarda-parques em áreas protegidas do Rio.
17. PV amplia executiva e fica com Jungmann
O Partido Verde se reuniu, no sábado pela manhã, na sede estadual da sigla, sob um clima tenso, em meio a tons de voz elevados e trocas de acusações. Mas serviu para definir um consenso: a inclusão de quatro mulheres na executiva estadual da sigla vai permanecer, elevando de 15 para 19 o número de pessoas.
No entanto, o membro da executiva nacional Carlos Augusto não será o único a indicar as novas dirigentes. O vereador Daniel Coelho e Sérgio Xavier também indicarão. Carlos Augusto também garantiu apoio à pré-candidatura de Raul Jungmann (PPS).
Os quatro nomes ainda não foram todos definidos. Apesar de o presidente da legenda, João Braga, ter ficado sem o direito à indicação, ainda possui pelo menos quatro votos garantidos, contando com o seu próprio, além da simpatia de alguns membros da executiva considerados independentes.
Braga aceitou a alternativa, pois descentraliza a divisão dos nomes e minimiza a influência de Carlos Augusto, diretor da MCI, empresa do sociólogo Antônio Lavareda, visto como simpatizante da pré-candidatura de Raul Henry (PMDB).
Economia
18. Curso pela internet ganha espaço
A rotina corrida é um dos impedimentos para que os trabalhadores ampliem o seu nível profissional e ganhem mais espaço no mercado. A dificuldade é conciliar horário de trabalho com as aulas de uma especialização, inclusive o tempo de estudo em casa. Apesar de ainda haver receio por parte dos estudantes sobre a qualidade de ensino, a metodologia de educação à distância pela internet vem se tornando uma alternativa. As oportunidades são variadas, indo de cursos de pós-graduação aos de línguas estrangeiras, principalmente o inglês.
Os alunos que optam por esse tipo de educação têm a mesma capacitação do ensino tradicional, que ocorre em sala de aula, com professores, alunos e quadro negro. A possibilidade tecnológica transforma tudo em virtual e, em conseqüência, o estudo está disponível 24 horas, não havendo horários fixos. “Toda hora cheia, o aluno pode ter aulas com professores nativos. Oferecemos 30 aulas por mês. Ainda há o acesso de conteúdo interativo no site”, explica o gerente geral do Englishtown, Rogério Meirelles. A empresa oferece cursos de inglês em vários países por meio da internet.
19. Feirão da Caixa tem movimento recorde
O número de visitantes e o montante negociado no 4º Feirão Caixa da Casa Própria, que começou na sexta-feira e foi até ontem, no Centro de Convenções, em Olinda, Região Metropolitana do Recife (RMR) superou a expectativa dos organizadores.
Durante os três dias do evento, R$ 225 milhões foram negociados e 1.548 cartas de crédito foram concedidas. Um total de 38.824 pessoas passou pelo Centro de Convenções para acompanhar as formas de financiamento da Caixa e as ofertas de imobiliárias.
“Realmente superou as nossas expectativas. No feirão do ano passado, tivemos 27.700 visitantes e movimentamos R$ 140 milhões. Em 2008, estávamos esperando cerca de 30 mil pessoas, mas passou das nossas expectativas, o que é muito bom”, comemorou Pedro Santiago, superintendente regional da Caixa na Região Metropolitana do Recife (RMR).
20. Governo decide hoje sobre a nova CPMF
O governo decide hoje, às 10 horas, durante reunião da coordenação política, conduzida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a criação de um novo imposto sobre movimentações financeiras. A chamada nova CPMF deverá ter alíquota de 0,08%. Além disso, o governo prepara a elevação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) cobrado da indústria do cigarro.
O ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, confirmou a informação e explicou que o objetivo é aumentar a arrecadação para investir na área da Saúde, compensando o fim do imposto do cheque e a provável aprovação da Emenda à Constituição nº 29, que obriga o governo a investir R$ 20 bilhões em saúde até 2010. O Senado derrubou a CPMF no final do ano passado.
Internacionais
21. Trinta mil crianças poderão morrer
Milhares de crianças em Mianmar (antiga Birmânia) poderão morrer de fome em duas ou três semanas, informou ontem, uma Organização Não Governamental (ONG) internacional. A ONG Save the Children, com sede na Grã-Bretanha, disse que um levantamento feito mostrou que cerca de 30 mil crianças com menos de cinco anos de idade, na devastada região do delta do rio Irrawaddy, já sofriam de má nutrição antes da passagem do ciclone Nargis pela área - e essas crianças agora correm um grande risco de morrer por inanição.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban ki-moon, anunciou que visitará a região de Mianmar mais atingida pelo ciclone. Ban tentará melhorar a assistência aos refugiados. A televisão estatal de Mianmar informou hoje que o número oficial de mortos pela passagem do Nargis é de 78 mil pessoas. Outras 56 mil pessoas estão desaparecidas. As estimativas do número de mortos no terrível desastre - feitas até então, pelas agências - vão de 100 mil a 217 mil vítimas.
22. Bomba da 2ª Guerra esvazia cidade
Cerca de 16 mil pessoas foram retiradas ontem de Chofu, cidade a oeste de Tóquio, para que fosse desativada uma bomba da Segunda Guerra Mundial que nunca chegou a explodir e que estava perto de uma linha férrea.
As Forças de Autodefesa desativaram a bomba, de uma tonelada, após duas horas de trabalho e as pessoas que viviam em um raio de 500 metros de distância receberam a ordem de evacuar a região às 8h da manhã de ontem (20h do sábado, em Brasília). Trata-se de um projétil de 180 centímetros – que se acredita ter sido lançado por um avião americano B-29 que caiu em 1945 sobre essa região.
Esportivas
23. Náutico vence o Flu e é o líder do Brasileirão
O Campeonato Brasileiro da Série A agora tem um novo líder. O Náutico não tomou conhecimento do Fluminense, ontem, no Maracanã, no Rio de Janeiro, e derrotou o time reserva da equipe carioca por 2x0. Com o resultado, o Timbu agora está na ponta da tabela, com seis pontos ganhos - ficando à frente do Cruzeiro no quesito gols feitos (4x3). Os gols alvirrubros foram marcados por Wellington e Warley.
O primeiro tempo foi morno, sem muitas movimentações ofensivas. Insatisfeito com o rendimento da sua equipe, o técnico Roberto Fernandes pedia para o time jogar para frente. E deu resultado. Aos 37, Fernando Henrique mostrou porque é o goleiro titular do Fluminense. Ticão lançou Berg, que, na cara do gol, bateu rasteiro para o arqueiro defender com os pés. Quatro minutos depois, Geraldo tocou para Felipe bater cruzado para o goleiro tricolor fazer outra boa defesa.
24. Sport - Empate sem graça com o Vitória
Quem foi à Ilha do Retiro, no último sábado, assistir ao clássico nordestino entre Sport e Vitória, esperando um bom jogo, arrependeu-se. As duas equipes, apesar de conseguirem balançar as redes adversárias, não saíram do 0x0. O árbitro gaúcho Leonardo Gaciba acabou invalidando um gol pernambucano, ainda na primeira etapa, assinalando impedimento, e outro baiano no finalzinho da partida, ao marcar falta de ataque após uma cobrança de escanteio. Com o resultado, os donos da casa terminaram a rodada em 18º e os visitantes, uma colocação atrás, ambos na zona de rebaixamento.
25. Alexandre diz sim para o Santa Cruz
Após temer a perda do seu capitão e atual ídolo coral por conta de salários atrasados e uma proposta feita pelo Gama, a diretoria do Santa Cruz conseguiu negociar e recebeu um “sim” do volante Alexandre Oliveira, garantindo a permanência do atleta para a disputa do Brasileirão da Série C. Em conversa rápida, o atleta e os dirigentes corais conseguiram chegar a um acordo para que as pendências salariais sejam resolvidas, fazendo com que Alexandre recusasse a proposta feita pelo Alviverde do Cerrado e optasse por continuar nas Repúblicas Independentes do Arruda.
26. Palmeiras derrota o Inter por 2x1
Dois favoritos, Palmeiras e Internacional. Ambos campeões estaduais. Equipes sem outras preocupações na temporada, o que prometia um grande confronto ontem, no Palestra Itália. Mas a expulsão de Edinho, logo aos 18 minutos, acabou tornando o duelo totalmente desproporcional. Homem a mais em campo, vantagem verde no placar: vitória por 2x1 e a soma dos primeiros pontos no Campeonato Brasileiro.
27. Grêmio e Flamengo empatam sem gols
Grêmio e Flamengo empataram em 0x0, ontem, no estádio Olímpico, na cidade de Porto Alegre, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro 2008. As duas equipes, que haviam vencido na rodada inicial, continuam invictas na competição e somam quatro pontos cada. Empurrado por sua torcida, o Grêmio não deu descanso à zaga rubro-negra. O time chegou a colocar duas bolas no travessão durante o segundo tempo: aos dois minutos, em bola cabeceada por Pereira, e aos 20, em chute forte de Léo. A maioria das jogadas de ataque dos gaúchos, porém, acabou nas mãos do goleiro Bruno, herói do clube da Gávea na partida de ontem.
28. Kléber Pereira marca três e dá vitória ao Santos
O técnico Emerson Leão resolveu escalar força total no Santos para o jogo contra o Ipatinga. E acabou sendo bem bem-sucedido mais no segundo tempo, quando Kléber Pereira mostrou seu talento, fez três gols (um de pênalti), e o Santos goleou por 4x0, ontem, na Vila Belmiro, em sua segunda partida no Campeonato Brasileiro. A primeira vitória na competição serviu de motivação para o jogo de quinta-feira contra o América, do México, pela Copa Libertadores.
29. Reservas do São Paulo seguram 1x1
Com o time reserva, o São Paulo arrancou um empate contra o Atlético/PR por 1x1 ontem, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena da Baixada, em Curitiba. A equipe paulista, dirigida pelo técnico Muricy Ramalho, que preferiu poupar os titulares por conta das quartas-de-final da Taça Libertadores, somou o seu primeiro ponto no torneio - na estréia, perdeu para o Grêmio por 1x0. Já o Atlético/PR possui quatro pontos.
30. Figueirense derrota o Coritiba por 2x1
Jogando em casa, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC), o Figueirense derrotou o Coritiba por 2x1 ontem, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O time da casa abriu o placar com Cleiton Xavier, aos nove minutos. A torcida ainda comemorava quando, três minutos depois, Hugo descontou para o time paranaense. Mas o gol da vitória do Figueirense veio ainda na primeira etapa, em nova jogada de Cleiton Xavier, aos 42 minutos.
31. Goiás e Atlético/MG empatam em 1x1
Em jogo de duas equipes em crise, Goiás e Atlético/MG empataram em 1x1, ontem, no Serra Dourada, em Goiânia. O resultado mantém as duas equipes sob pressão das torcidas. No jogo sem emoções prevaleceram os erros de passe, a lentidão nas jogadas de ataque, e muitas vaias. O gol do time da casa foi marcado por Paulo Baier, e Vanderlei empatou.
32. Campinense bate rival por 2x0 e é campeão paraibano
Adversário do Santa Cruz na Série C do Brasileiro, o Campinense conquistou ontem, justamente em cima do principal rival, o Treze, o seu 18º título estadual. O Rubro-negro podia até perder do adversário por três gols de diferença, já que no primeiro duelo da decisão tinha vencido por 3x0. Porém, aproveitando-se do desespero do Galo, a equipe ratificou a conquista ganhando por 2x0, com Marquinhos Marabá marcando os gols, no estádio Amigão, em Campina Grande.
Policiais
33. Fim de semana violento no Aníbal
O domingo de visitas no Presídio Professor Aníbal Bruno, situado no bairro de Tejipió, no Recife, serviu para baixar a temperatura que fervilhou a unidade prisional durante os dois dias anteriores. Aos poucos, a multidão que estendia a fila de entrada tomava conhecimento dos incidentes ocorridos durante o fim de semana. Consternação e preocupação estampavam as faces dos familiares e amigos com a notícia da morte de quatro detentos - dois na sexta-feira e a outra metade no sábado. Os guardas tentavam acalmar o público. “A situação está normal e não há motivos para o desespero”, anunciavam. Mas é o próprio “normal” que traz medo. Nos últimos três meses, desde a posse da atual diretoria, dez internos foram assassinados. “É muito difícil controlar uma superpopulação de 3,5 mil presos. Além disso, a ‘linha dura’ adotada pela nova gestão gera desavenças”, revelou o diretor do presídio, Geraldo Severiano.
34. Assassinado na frente de casa dos pais
O auxiliar de serviços gerais Gutemberg Antônio dos Santos, de 24 anos, foi encontrado morto na rua 15 de Novembro, na comunidade da Cidade Tabajara, em Olinda. O rapaz foi assassinado a pauladas, por volta das 6h15 do último sábado, na frente da residência dos pais. Apesar da área ser residencial, a vizinhança afirmou não ter visto nada, nem ouvido nada.
De acordo com moradores, Gutemberg saiu para trabalhar na última sexta-feira, mas demorou para voltar para casa. Segundo o irmão da vítima, Hildenberg Antônio dos Santos, de 32 anos, o jovem não tinha inimigos ou envolvimento com drogas. De acordo com a polícia, ainda não há suspeitas de quem possa ter cometido o crime, nem qual seria o motivo do homicídio. O caso foi repassado para a Delegacia de Casa Caiada, que ficará responsável pelas investigações.
35. Encontrada com faca cravada no tórax
Alexsandra Gomes dos Santos, de 24 anos, foi encontrada morta na sua residência na segunda Travessa da Padre Roma, em Jaboatão Velho. O corpo foi achado na manhã do último sábado com uma faca do tipo peixeira cravada no lado esquerdo do peito. Ela estava deitada na cama, vestida apenas com uma calcinha e uma camiseta. A policia suspeita do seu companheiro, o ex-presidiário Cássio Lima de Oliveira, de 22 anos, que responde processo em liberdade por porte ilegal de arma e não foi mais visto no local desde o crime. De acordo com dados da Delegacia da Mulher, já foram mais de cem mulheres mortas este ano.
segunda-feira, 19 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bem-vindos ao nosso BLOG
Comentem nossas matérias, deixem seus recados...
Nenhum comentário:
Postar um comentário