Jornal do Vale
1. Mãe espanca filha com fio de TV
Mais um caso de violência contra criança está sendo investigado pela Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA). Dessa vez, a vítima é uma menina de 7 anos de idade, residente no bairro de Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes. Ela foi violentamente espancada com um fio de antena de TV pela própria mãe, uma catadora de 27 anos, na última sexta-feira.
Em depoimento à polícia, a genitora alegou que “ela não queria fazer a tarefa de casa”. A menina precisou ser medicada devido aos hematomas e às feridas deixadas em seu corpo. A polícia obteve informações de que os outros três filhos da acusada, de 3, 6 e 8 anos, também costumam ser espancados por ela.
A denúncia chegou até a GPCA por meio do Conselho Tutelar de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes. Uma equipe da especializada esteve no endereço da família e conduziu a mãe agressora para prestar depoimento sobre o ocorrido.
Ela confessou à polícia que “estava muito agoniada” e, por isso, “deu um tapa na filha”. “Disse que iria colocar ela de castigo e mandei ela fazer a tarefa. Mas ela demorou muito e só riscava o caderno. Depois de um tempo, fiquei aperreada. Acabei pegando o fio da televisão e batendo nela”, confessou.
2. PE tem maior número de doentes de tuberculose
A incidência de tuberculose no Brasil tem registrado queda anual de 2,8%, segundo dados do Ministério da Saúde. A notícia causaria boa impressão, caso os números não persistissem em colocar o País na 16ª posição do ranking mundial mais conflitante da doença. Cerca de 80 mil pessoas foram contaminadas em 2007. Dessas, mais de cinco mil morreram (4ª maior causa mortis).
Pernambuco contabilizou quase 7% desse total - foram 317 falecimentos entre os 3,8 mil portadores da bactéria Bacilo de Koch. Apenas o Rio de Janeiro apresentou maior índice de óbitos. No entanto, ao analisar a taxa com a proporção de habitantes, Pernambuco desbanca: valor maior do que o dobro de qualquer outra localidade. A cada 200 mil brasileiros, cinco são portadores da enfermidade. A cada 200 mil pernambucanos, nove convalescem do mal.
3. “Municípios pela Vida” debate violência
A Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codeam) promove amanhã o primeiro seminário “Municípios pela Vida”, na sede da comissão, em Garanhuns. O objetivo do encontro é debater o envolvimento das 50 cidades ligadas à Codeam nas ações de combate e redução da violência do programa Pacto pela Vida, do Governo do Estado.
Segundo o presidente da Codeam e prefeito de Palmeirina, Eudson Catão, a idéia é montar uma rede de ação envolvendo municípios, câmaras de vereadores, sindicatos, associações de classe e sociedade civil em geral para atuar no combate e prevenção da violência através de ações educativas, de saúde, geração de emprego e entretenimento cultural e esportivo.
“Não vamos conseguir atingir a meta de 12% de redução da violência se não houver cooperação entre as entidades e a população em geral. Estamos no caminho certo, em parceria com o Governo do Estado, para vencermos esse mal crônico da nossa sociedade”, disse. Segundo o prefeito, este é o primeiro movimento no Interior e a expectativa é que outros possam ser articulados em todo o Estado.
4. Quadrilha invade casa e seqüestra fazendeiro
Não se fala em outro assunto no município de Pedra, no Agreste do Estado, distante 255 quilômetros da capital. Um pecuarista foi seqüestrado, anteontem à noite, quando estava em casa, na zona rural da cidade. Oito homens armados, encapuzados e com roupas do Exército invadiram a fazenda de Uriel Campelo, 47 anos, renderam a família dele e o levaram. O resgate foi pedido ainda no local, à esposa da vítima.
No momento em que os bandidos chegaram, o pecuarista estava com a mulher e os três filhos, entre eles um bebê de 10 meses de idade. De acordo com a esposa de Uriel Campelo, que não teve o nome divulgado, antes de levá-lo, a quadrilha informou que se tratava de um seqüestro e disse qual seria o valor do resgate.
O grupo passou pouco tempo na casa da vítima e fugiu em três carros, sendo um deles do pecuarista. O veículo do fazendeiro, um Fiat Strada, foi localizado por policiais militares por volta das 3h na cidade vizinha de Buíque, também no Agreste.
O carro estava às margens da PE-270, que liga Arcoverde, no Sertão, a Buíque. A polícia isolou o local onde estava o veículo para que fosse realizada a perícia. Até o fim da tarde de ontem, os seqüestradores não haviam feito contato por telefone com os familiares da vítima.
A esposa de Uriel Campelo e funcionários dele prestaram depoimento durante todo o dia na Delegacia de Pedra. O Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil, responsável por investigar casos de seqüestro no Estado, não confirmou se está investigando a extorsão ou se estaria fora do caso a pedido da família.
5. Mulher tentou levar outro bebê de maternidade
Autuada em flagrante por ter seqüestrado uma recém-nascida do Hospital Central de Paulista, na manhã de quarta-feira, Divanir Maria da Silva, 38 anos, informou que estava na unidade de saúde desde domingo. Na sexta-feira da semana passada, ela foi ao Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), na Encruzilhada, para tentar levar algum bebê. Não conseguiu.
Se condenada, Divanir pode pegar de 2 a 6 anos de reclusão em regime fechado. Ela tem uma filha de 19 anos e afirmou que, em dezembro do ano passado, perdeu um bebê. “Estava grávida de cinco meses.” No momento em que foi presa em flagrante com a criança, na Rua Severino Barbosa de Aquino, em Paratibe, Paulista, por volta das 22h da quarta-feira, Divanir mostrou um cartão de gestante e disse que a filha era sua. Após a avó da criança reconhecer a neta, a mulher confessou o crime.
A casa onde foi localizada pela polícia fica a apenas duas ruas da residência da família de Paulo Vinícius, pai de Isadora, a menina que havia sido seqüestrada. “Estou muito emocionado porque posso olhar para a minha filha novamente”, disse o pai. A polícia conseguiu localizar a garota após uma denúncia anônima.
6. Apreensão de maconha no Sertão
Agentes da Polícia Federal de Juazeiro apreenderam ontem 80 quilos de maconha, nas proximidades da localidade de Pau Ferro, a 50 quilômetros de Petrolina. A droga estava num Fiat Strada placa LWF 6570. Quatro homens foram presos: João Moura de Souza, Denisson Alves de Oliveira, Clelton Martins da Silva e Dorival Sílvio dos Santos.
7. Mãe ameaça matar o próprio rebento
Um brasileiro que vive no Japão assistiu ontem, pela internet, o filho de quatro anos ser ameaçado de morte pela mãe, em Rio Branco do Sul (região metropolitana de Curitiba). A professora Márcia Aparecida Sensi, 35, que foi presa, se desentendeu com o marido sobre a documentação necessária para se mudar com os três filhos para o Japão. O casal começou a discutir por meio de uma webcam, na internet. Em depoimento, a mulher negou ter ameaçado os filhos.
No Japão, o marido viu, segundo a polícia, a mulher apontar uma faca de cozinha para o pescoço do filho, que estava em seu colo. Ela teria ameaçado matar a criança na frente da câmera se o marido não conseguisse os papéis para a viagem. Os outros dois filhos do casal, de seis e nove anos, também foram trancados por ela na sala onde fica o computador. A mãe da professora chamou a polícia, pois pouco antes de se trancar com os filhos na sala, Sensi a expulsou de casa.
8. Tumulto marca gravação de “Duas Caras” no Recife
Uma multidão de curiosos aglomerou-se no aeroporto dos Guararapes/Gilberto Freyre. Eram os curiosos para ver os momentos decisivos de “Duas Caras”, novela da Globo que estava sendo gravada ontem na cidade. Fãs não conseguiam se segurar perante Ferraço (ator Dalton Vigh) e Renato (o pequeno Gabriel Sequeira).
A produção teve muita dor de cabeça para conter flash de câmeras digitais e dos telefones celulares, além de gritinhos e muita euforia. A agonia foi tanta que resultou em prejuízo: foram canceladas duas cenas previstas no script original. A programação se estende hoje em Igarassu.
Mas nem tudo foi confuso. Os atores desembarcaram no Recife, tranqüilamente, às 13h, e seguiram para um almoço na churrascaria Fogo de Brasa, em Boa Viagem. Por volta das 16h, o caos começou a operar-se. A área de acesso aos atores não foi fechada e resultado: avalanche de gente. Sobrou para os seguranças particulares do local e para os 12 policiais militares escalados para a gravação. Eles tiveram a difícil tarefa de separar fãs, produtores e Imprensa que, por instantes, formaram um único conglomerado humano.
Política
9. Seminário do DEM reúne candidatos
O Democratas reúne os seus pré-candidatos a prefeito no Estado e a vereador da Capital, hoje, visando prestar esclarecimentos em torno da campanha para as eleições municipais de outubro. A idéia é munir todos com subsídios políticos num seminário organizado pelas executivas nacional e estadual da legenda.
“Queremos colocar todos os nossos candidatos no mesmo nível de disputa”, disse o presidente estadual do DEM, Mendonça Filho, que concorre à Prefeitura do Recife. Ele ressaltou que os prefeituráveis devem tomar conhecimento da importância das ferramentas da Internet, assim como das pesquisas de opinião.
Porém, Mendonça Filho preferiu não adiantar as conversas a respeito das articulações políticas. Sobre a dissidência de parcela do PV, que estaria acertado com o PPS e, agora, sinaliza tomar um rumo para o palanque do PMDB, foi comentada com discrição pelo democrata.
“Acho que é um assunto que interessa apenas aos dois partidos. Só vamos discutir a composição do meu vice a partir da segunda metade do mês de junho”, disse. A especulações em torno da formação da sua chapa majoritária também não entusiasmam Mendonça.
10. PT se arma para a “guerra eleitoral”
O secretário municipal de Planejamento e Orçamento Participativo e pré-candidato à Prefeitura do Recife, João da Costa, participou, ontem à noite, da primeira plenária do PT voltada para as eleições, adotando um discurso agressivo e conclamando os militantes para a disputa que está por vir.
Junto com o principal avalizador de sua campanha, o prefeito João Paulo, ele destacou os apoios estadual (governo Eduardo Campos) e nacional (governo Lula) e se colocou como o “baixinho corajoso”. Já o prefeito João Paulo, também em ritmo de campanha, alertou os militantes para a “guerra” e previu “jogo sujo” contra o palanque governista.
“É preciso estar preparado porque eles (as oposições) jogam sujo e vêm com tudo”, bradou o prefeito, para aplausos da multidão. A forte chuva não impediu que centenas de militantes lotassem a quadra do clube, no que João da Costa classificou de “primeiro passo” de sua pré-campanha. Mas o clima era de campanha mesmo, com direito a orquestra de frevo, balões vermelhos e amarelos e camisas “João é João” por todo lado.
11. Múcio distribui santinhos e irrita outros petistas
Na festa que o Partido dos Trabalhadores promoveu ontem, no Clube Internacional, para marcar a reunião plenária da legenda – sem esconder o clima de campanha eleitoral –, muito se falou em unidade interna para as eleições de outubro. Mas pelo menos uma ação motivou críticas nos bastidores. Não relativa à eleição majoritária, mas sim à disputa proporcional.
A ação partiu do ex-secretário de Governo da Prefeitura do Recife, Múcio Magalhães, um dos petistas mais próximos do prefeito João Paulo e que pretende se eleger para uma cadeira na Câmara Municipal. Por meio de aliados, ele “inundou” o Clube Internacional dos tradicionais santinhos das campanhas eleitorais.
Os santinhos traziam, junto a foto do petista, a indicação “pré-candidato a vereador pelo PT” e a data da plenária. Talvez numa forma de burlar a legislação eleitoral, já que a campanha, oficialmente, só começa em julho.
12. Marina Silva atribui demissão a pressões
Dois dias após deixar o Ministério do Meio Ambiente, a senadora Marina Silva (PT-AC) quebrou ontem o silêncio e denunciou pressões dos governadores de Mato Grosso, Blairo Maggi, e de Rondônia, Ivo Cassol, para rever as medidas de combate ao desmatamento na Amazônia.
Ela deixou claro que estava perdendo a queda-de-braço no governo e decidiu pedir demissão para forçar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a manter as principais diretrizes de sua política ambiental. Religiosa, Marina se mostrou cansada de pregar no deserto, num ambiente cada vez mais hostil ao seu discurso contra a expansão do agronegócio.
“Na vida é assim, você não pode ficar gesticulando. Quando você percebe que não dá mais para fazer o gesto, você faz o ato. Talvez o ato tenha criado o fato, e nós temos agora a clareza de que (a política ambiental) não vai mudar”, disse Marina, numa referência à promessa feita por Lula na quarta-feira. “É fundamental que possamos preservar os avanços e que não tenhamos retrocessos nessa política.”
13. Assembléia faz sessão especial para Liberato
A passagem dos 50 anos de vida pública do vereador Liberato Costa Júnior (PMDB) foi a pauta do grande expediente especial de ontem da Assembléia Legislativa. A homenagem - atendendo a um requerimento do ex-vereador e atual deputado estadual Eriberto Medeiros (PTC) – transformou-se numa descontraída sessão de “contação de causos”, com vários deputados se alternando na tribuna para narrar passagens de suas carreiras que, de alguma forma, envolveram o decano na Câmara Municipal do Recife.
Vereador com dez mandatos, Liberato também teve uma passagem pela Assembléia (1967-1970). Antes, porém, em 1963, na condição de presidente da Câmara, assumiu a Prefeitura do Recife por onze meses, com a eleição do então prefeito Miguel Arraes para o governo e do vice, Arthur Lima Cavalcanti, para deputado federal. O currículo político do homenageado foi o mote do discurso de Eriberto, inclusive destacando obras no Recife e projetos importantes.
14. PF identifica mais dois envolvidos com dossiê
A Polícia Federal fechou a reconstituição do caminho percorrido pelo dossiê dos gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, desde o momento em que ele foi confeccionado, na Casa Civil da Presidência da República, até o seu vazamento e identificou dois novos envolvidos na operação.
O delegado Sérgio Menezes, encarregado do inquérito, informou que já sabe qual computador fonte alimentou com dados a planilha contendo os gastos do ex-presidente FHC, passada por e-mail pelo ex-secretário de Controle Interno da Casa Civil José Aparecido Nunes Pires, ao assessor do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), André Fernandes.
Os nomes dos envolvidos não foram revelados pelo delegado porque o inquérito corre em segredo de Justiça. “Posso garantir que o caso está praticamente esclarecido”, disse Menezes. Ele explicou que a PF periciou cerca de 15 computadores, 13 deles da Casa Civil e ouviu dez pessoas que tiveram contato direto com elaboração do dossiê e seu vazamento. Ninguém foi até agora indiciado porque ainda não está definido se os dados do dossiê eram sigilosos e se houve crime na sua manipulação e vazamento.
15. João Paulo: vice deve ser anunciado dia 23
O prefeito João Paulo (PT) confirmou a intenção de anunciar no próximo dia 23, durante oficialização do PSB no palanque petista, quem será o vice na chapa do secretário de Planejamento Participativo e pré-candidato a prefeito do Recife, João da Costa (PT). “Possivelmente vamos anunciar no dia 23”, disse João Paulo, ontem, durante a reunião plenária do PT para engajar a militância no processo eleitoral. O prefeito saiu do Clube Internacional, onde foi realizado o evento, diretamente para uma audiência com o governador Eduardo Campos (PSB) para tratar do assunto.
No entanto, o prefeito não revelou o nome do socialista que comporá a chapa e ainda desconversou sobre o encontro com o governador. Primeiro, o petista disse que a reunião não estava na agenda dele nem de Eduardo Campos. Depois ele confirmou o encontro, mas declarou que se tratava de uma pauta “administrativa” entre os gestores.
“Vamos conversar sobre assuntos administrativos, pode ser que a gente converse sobre a vice, mas isso não está na pauta”, respondeu. Até o momento, os cotados para o cargo continuam sendo o vereador João Arraes, o presidente do Metrorec, Sileno Guedes, e o secretário de Articulação Social do Governo, Waldemar Borges. Mas o próprio João da Costa garante que o PSB ainda não apresentou uma lista oficial.
16. TCE inicia auditoria no município de Aliança
Depois de se deparar com uma série de irregularidades em seu primeiro dia de mandato, como a ausência de funcionários e o sumiço de documentações importantes, o prefeito de Aliança, Azoka Gouveia (PR), recebeu, ontem, a visita do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O órgão encaminhou uma equipe ao município para uma auditoria especial na intenção de constatar o teor das denúncias protocolados anteontem.
“Após a visita do TCE, o ex-secretário de Finanças, Renê Vasconcelos, esteve na Prefeitura para entregar uma CPU e também alguns documentos protocolados. Eu perguntei porque o equipamento e aquela papelada foi levada para sua casa, e ele me falou que estava sem tempo de fazer os últimos trabalhos na Prefeitura”, contou Azoka.
Em sua defesa, o ex-prefeito Cláudio Guedes (PSDB) argumentou que, ao contrário do que foi dito, toda a documentação já havia sido entregue ao TCE no último dia do seu mandato. “Os documentos não sumiram. O problema é que a gente não estava sabendo o dia certo da posse do novo prefeito e, antes disso, a gente tinha que entregar e protocolar todo material ao TCE”, justificou Guedes.
Economia
17. Preço do pão francês sofrerá queda de até 5%
O preço do pão francês cairá até 5% em Pernambuco. Ontem, o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, disse que espera uma redução em torno de 9,25% no País, devido à suspensão da cobrança do PIS e da Cofins sobre o preço do trigo, anunciada na última quarta-feira.
No entanto, de acordo com o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação (Sindipão) de Pernambuco, José Cosme, os empresários pernambucanos deverão esperar o impacto da redução do valor da farinha de trigo, para somente depois calcular o preço do pão.
“Há uma previsão de aumento do preço da farinha de trigo, que já havia sido confirmada. O preço do saco deverá passar de R$ 116 para R$ 120. Essa alta seria passada no fim de abril, mas deve acontecer nos próximos dias. Não sabemos se essa redução anunciada pelo Governo Federal será sobre o valor antigo, ou já em cima do novo preço”, disse Cosme.
18. Operação da PF prende um no Estado
A Polícia Federal prendeu, ontem, um funcionário do Ministério da Agricultura em Pernambuco, durante a Operação Lactose, realizada ainda nos estados da Paraíba, Bahia, Ceará e Santa Catarina. A ação da PF, cujas investigações duraram um ano, visa desarticular uma quadrilha suspeita de adulteração de leite em pó integral, além de falsificação de notas fiscais e sonegação de impostos.
Estão sendo cumpridos pelo menos oito mandados de prisão e 14 de busca e apreensão e, segundo o assessor da Polícia Federal em Pernambuco, Giovani Santoo, estão envolvidas no esquema as empresas Big Leite, Cilpe, Bom Du Leite, Naturesse e Só Beber. “As empresas reempacotavam os produtos, substituindo 50% do leite em pó integral por soro, pobre em proteína”, revelou Santoro, afirmando que os produtos, apesar de falsificados, possuíam o selo do Ministério da Agricultura.
19. Estado receberá 7 mil toneladas de milho
Pernambuco deverá receber 7 mil toneladas de milho das quase 80 mil toneladas que serão enviadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) às unidades de armazenamento das regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste do País. O produto começará a ser entregue na próxima semana e é destinado a pequenos criadores de aves, suínos e bovinos que adquirem milho do Governo em pequena escala e para o uso em ração animal. O produto é comercializado com preços abaixo do mercado, por meio do Programa Vendas em Balcão. Este é o primeiro carregamento do grão neste ano destinado ao grupo de produtores.
De acordo com o superintendente de Programas Institucionais e Sociais de Abastecimento da Companhia, João Cláudio Dalla Costa, a maior parte (68,8 mil toneladas) está estocada no Mato Grosso. Os primeiros lotes chegarão ao destino a partir da semana que vem. Para participar do programa, os interessados devem solicitar o cadastramento junto à Superintendência da Conab nos respectivos estados. Cada produtor tem limite de compra de acordo com o consumo do seu plantel, limitado no Norte e Nordeste a 14 toneladas por mês.
Internacionais
20. Polícia prende 383 pessoas em operação
A polícia italiana prendeu quase 400 pessoas - das quais 270 imigrantes clandestinos principalmente da Romênia, Albânia e Norte da África - em uma grande operação contra a criminalidade nas ruas e a imigração clandestina, conduzida desde 7 de maio, informaram as autoridades na noite de ontem. A operação teve a cooperação das autoridades romenas. Atualmente, vivem na Itália 560 mil romenos, que perfazem 1% da população total do país.
A operação policial foi uma das primeiras ações tomadas pelos conservadores do novo governo do primeiro-ministro Silvio Berlusconi, que foi eleito ao prometer melhorar a segurança nas ruas, em seguida a uma onda de crimes que parte da população responsabiliza aos estrangeiros. O ministro do Interior, Roberto Maroni, insiste que a operação policial, conduzida principalmente em Roma, Nápoles e Milão, tinha na mira a criminalidade e não os estrangeiros
21. Ciclone pode superar as 100 mil vítimas
O número total de vítimas do ciclone Nargis que atingiu Mianmar em 3 de maio chegou aos 43.318 mortos e 27.838 desaparecidos, anunciaram ontem os meios de comunicação estatais do país. O número anterior, divulgado 24 horas antes, era de 38.491 mortos. A ONU advertiu que o número de mortos poderá superar os 100 mil, e que mais pessoas poderão morrer se os dois milhões de sobreviventes não receberem ajuda básica rapidamente.
Esportivas
22. Primeiro jogo da semifinal será na Ilha
Após a vitória por 4x1 do Sport sobre o Palmeiras, pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil, o goleiro Marcos, do time paulista, abismado com a força da Ilha do Retiro e a da torcida rubro-negra, afirmou: “Queria ver o Sport na Libertadores e que o Boca Juniors viesse jogar aqui (na Ilha do Retiro). Aí eles saberiam o que é pressão”, disse o arqueiro, comparando o estádio rubro-negro à famosa La Bombonera, arena da equipe argentina, tida com um verdadeiro “alçapão”.
Torcedor do Corinthians, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que espera que o Sport continue bem na Copa do Brasil, mas não ultrapasse o seu time de coração. Ele se referia às vitórias do time pernambucano por 4x1 sobre o Palmeiras e 3x1, anteontem, diante do Internacional. Agora, os rubro-negros enfrentam o Vasco pelas semifinais da competição e podem ter na final um confronto com o time paulista, que terá como adversário o Botafogo.
23. Náutico - Contra o Fluminense, quem jogará ao lado de Geraldo?
Quem será o companheiro de Geraldo no meio-de-campo, na partida de domingo, contra o Fluminense, pela segunda rodada do Brasileirão, no Maracanã? O técnico Roberto Fernandes, mesmo sem nenhuma confirmação, já disse que o preferido para a posição é Paulo Santos. E ao que tudo indica será ele mesmo quem entrará em campo. Ontem, o detalhe que estava atrapalhando a sua escalação entre os titulares foi resolvido. O meia teve o seu nome publicado no Boletim Interno Diário (BID) da CBF e está apto para estrear pelo Náutico.
24. Edmundo é confirmado no Santa Cruz
Apesar dos cofres praticamente vazios, o Santa Cruz continua, mesmo que a passos lentos, se reforçando para o Campeonato Brasileiro da Série C, que tem a rodada de abertura marcada apenas para o dia 6 de julho, com o Tricolor enfrentando o Campinense/PB, fora de casa. Confirmando as especulações, os dirigentes corais acertaram a contratação do experiente atacante Edmundo, de 38 anos, ex-Ypiranga, e que estava atuando na Segunda Divisão do futebol paraibano. O centroavante foi o grande destaque da Máquina de Costura no Estadual 2008, marcando 12 gols no certame, terminando a disputa como vice-artilheiro, ao lado de Wellington, do Náutico.
25. Djalma é a mais nova contratação
Aos poucos, o Central vai montando um elenco para a disputa de amistosos na Geórgia e Azerbaijão, em junho, e a Série C do Campeonato Brasileiro, a partir de julho. O embarque para o exterior acontece no dia 29 de maio. Ontem, a equipe de Caruaru anunciou a contratação do terceiro reforço para o restante da temporada. O meia Djalma, com passagem pelo Porto, Santa Cruz e Sport, e que já atuou com a camisa alvinegra no Estadual do ano passado, assinou contrato de um ano com o clube da Capital do Agreste e já treinou com os demais companheiros no estádio Luiz Lacerda, em Caruaru. Antes, a Patativa havia anunciado a contratação do zagueiro Alex Xavier e do atacante Thiago Almeida, ambos ex-Santa Cruz.
Policiais
26. Executado em frente a edifício
Um crime com características de vingança foi registrado na última terça-feira, na emergência do Hospital da Restauração (HR). Sandro Carrera de Albuquerque Melo, 22 anos, deu entrada na unidade com vários tiros pelo corpo, inclusive, na cabeça, onde morreu. Parentes que aguardavam ansiosos por notícias a respeito do estado de saúde dele entraram em desespero após a confirmação de sua morte. Eles não tiveram condições emocionais de comentar o ocorrido.
O crime aconteceu na tarde da última quarta-feira, em frente ao Residencial Apipucos, localizado na avenida José Américo de Almeida, bairro da Macaxeira. De acordo com informações levantadas pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) da capital, quatro homens não-identificados chegaram em duas motocicletas e chamaram o jovem para conversar em frente ao prédio. Após um breve diálogo, os criminosos atiraram contra Sandro.
27. Estudante morto a tiros
O estudante Paulo Almeida da Silva, de 25 anos, foi assassinado, anteontem, por volta das 21h, com vários tiros de revólver calibre 38 nas costas. O crime aconteceu na avenida Torres Galvão, no bairro de Caetés Velho, Abreu e Lima. No local do homicídio a polícia não soube informar quantas pessoas participaram do assassinato. Moradores disseram somente ter escutado os tiros que tiraram a vida do estudante. O crime chamou a atenção da população, que se aglomerou ao redor do cadáver para observar o trabalho de perícia dos técnicos do Instituto de Criminalística (IC). Os familiares da vítima estavam em estado de choque.
28. Jovem de 13 anos é assassinado
O estudante Jonas Nunes, de 13 anos, foi assassinado ontem pela manhã na rua do Ibimirim, na comunidade de Jardim Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. De acordo com moradores, a morte pode ter acontecido às 5h da manhã, quando foram ouvidos os estampidos dos tiros. Não há suspeitos, e a polícia acredita que o crime provavelmente foi motivado por dívidas com o tráfico de drogas. O menino morava na vizinhança, na terceira Travessa do Ibimirim, e era conhecido por vários moradores do bairro.
Segundo o pai do adolescente, o vendedor Ezequiel Joaquim Moisés, de 31 anos, desde os 11 anos o estudante era viciado em maconha e em crack. O pai contou, ainda, que o garoto estava realizando pequenos furtos na região para manter o vício. “Eu já esperava. Tentei tirá-lo deste caminho, levá-lo para minha casa, mas não consegui. Há um certo tempo ele já não freqüentava a escola, devia a traficantes e, depois que a mãe morreu, morava sozinho. Estava jurado de morte. Infelizmente, isso acabou acontecendo”, lamentou. De acordo com o soldado da polícia militar Sérgio Silva, não há testemunhas do caso e ainda não existem maiores informações a respeito.
29. Aposentado morre eletrocutado
O aposentado e dono de uma empresa de manutenção de elevadores morreu na tarde da última quarta-feira, após receber uma descarga elétrica. O acidente de trabalho aconteceu na casa de máquinas do edifício Gervásio Pires, na rua da Conceição, bairro da Boa Vista. Segundo informações repassadas pelo Instituto de Criminalística, José Felipe Cabral, de 72 anos, foi manusear um dos elevadores do prédio. Ao se aproximar da casa de máquinas que fica na cobertura do edifício de seis andares, ele foi atingido por uma descarga elétrica e morreu. Porém, a causa da morte só será confirmada após um exame realizado pelo Instituto de Medicina Legal.
30. 19 pessoas detidas em Operação
Tendo como um dos principais objetivos diminuir o poder do tráfico de drogas em Olinda, foi realizada, na madrugada de ontem, a 2ª edição da Operação Esforço Integrado, uma realização conjunta das polícias Civil e Militar de Olinda. Os resultados da ação foram apresentados, na manhã de ontem, na sede do 1º BPM. A operação teve início às 3h de ontem, e tinha que cumprir 13 mandados de busca e apreensão nas comunidades de Salgadinho, Umuarama, Varadouro, Amaro Branco, Jardim Fragoso, Bultrins e Bonsucesso.
sexta-feira, 16 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bem-vindos ao nosso BLOG
Comentem nossas matérias, deixem seus recados...
Nenhum comentário:
Postar um comentário