Jornal do Vale
1. Abuso sexual: crianças devem ser escutadas
Marcando o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no último domingo, foi realizado, ontem, o Seminário Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A atividade teve como objetivo discutir mecanismos que podem ser utilizados para melhorar o atendimento às crianças e adolescentes vítimas de abuso ou exploração sexual.
De acordo com a coordenadora da gerência de proteção social especial da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Pernambuco, Susana Paulino, “a família da criança abusada e quem convive com ela precisa atentar para sinais de timidez excessiva, por exemplo”. De acordo com dados da GPCA, somente nos quatro primeiros meses deste ano já foram contabilizados 217 crimes sexuais contra crianças e adolescentes.
2. Governo lançará site contra pedofilia
O governo lançará em agosto um site para receber denúncias de abuso sexual infantil e para rastrear crimes cibernéticos. O anúncio foi feito ontem pelo secretário de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, no lançamento do 3º Congresso Mundial de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O projeto é uma parceria entre a secretaria, a Polícia Federal e a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). Há três anos, o governo criou um serviço de discagem direta e gratuita em todos os Estados, o Disque 100, como uma ferramenta importante no combate à exploração sexual. O volume de chamadas diárias recebidas passou de 170 para 2 mil, das quais 90% se confirmam como denúncias efetivas.
3. Tiroteio em Boa Viagem mata um e fecha escola
Tiroteio, morte por bala perdida, assalto, saques, perseguição policial e escola de portas fechadas por causa da insegurança. A descrição de mais um dia violento no Recife teve como palco, novamente, o bairro de Boa Viagem, na Zona Sul. No fim da manhã de ontem, troca de tiros na Rua Benvindo Farias matou uma pessoa e deixou outras quatro feridas na Favela Ilha do Destino, de acordo com a Polícia Militar (PM).
O encanador Luís Gonzaga da Silva Filho, 56 anos, estava trabalhando quando foi surpreendido por quatro disparos. Ele ainda foi socorrido, mas morreu antes de dar entrada no Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central da cidade.
Segundo o delegado Evaristo Ferreira Neto, a hipótese mais provável é que o incidente tenha sido mais um capítulo da guerra entre gangues rivais. Na fuga, os bandidos roubaram o carro de uma mulher. Em virtude da ocorrência, a Escola Municipal Karla Patrícia, a poucos metros de onde tudo aconteceu, suspendeu as aulas da tarde e da noite.
Por volta das 11h30, quatro homens invadiram a Ilha do Destino. O tenente Aldir Bernardo, oficial de operações do 19º Batalhão, disse que os criminosos estavam todos sujos de lama, o que supõe que eles tenham atravessado o mangue. “Pelos relatos de moradores, foram no mínimo dez tiros efetuados”, contou.
4. Produto de limpeza pirata afeta a saúde
Ao comprar produtos de limpeza você observa o estado da embalagem e as informações do rótulo do produto? Adotar este hábito é algo importante, segundo as autoridades, pois a pirataria chegou também aos produtos utilizados diariamente pelas donas de casa, colocando a saúde e o bolso delas em perigo.
Segundo pesquisa feita pela Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla), 42% da água sanitária consumida no País é falsificada, assim como 30% dos desinfetantes e 16% dos amaciantes.
Para a polícia, a falsificação de produtos de limpeza existe no Estado, mas a população não denuncia. “As pessoas não fazem denúncias por falta de conhecimento, porque não sabem que pode fazer mal. Mas acredito que haja produtos sendo falsificados por aqui”, acredita o chefe de investigação da Delegacia do Consumidor, Eduardo Jardim.
Em Pernambuco, a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) tem mais de 100 empresas produtoras de material de limpeza registradas.
O consumo de produtos falsificados é danoso tanto para o bolso quanto para a saúde. No caso da água sanitária, o consumidor deve ficar atento a vários itens, como o teor de cloro ativo para que a ação bactericida seja eficiente. O usuário deve observar no rótulo se a concentração de cloro está na faixa recomendável de 2% a 2,5%.
5. Corpo de Zélia Gattai é cremado na Bahia
O corpo da escritora Zélia Gattai foi cremado ontem de manhã no crematório do cemitério Jardim da Saudade, em Salvador. As cinzas da escritora, depositadas numa urna ecológica, devem ser retiradas hoje pela família. Elas deverão ser espalhadas amanhã ao redor da mangueira do quintal da Casa do Rio Vermelho, onde Zélia viveu com o marido, o escritor Jorge Amado – falecido em 2001 –, e onde também foram colocadas as cinzas dele.
Não há dúvidas para a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia de que a Casa do Rio Vermelho será transformada em um memorial. O imóvel voltará a guardar os objetos do casal que estão temporariamente na Faculdade Jorge Amado e poderá ser visitada por baianos e turistas interessados em conhecer a vida dos criadores de histórias mundialmente famosas. “É tudo uma questão de tempo, de esperar que essa fase, depois da morte de Zélia, passe”, disse o secretário de Cultura da Bahia, Márcio Meirelles.
6. Refém mata bandido e foge de cativeiro
O empresário Pedro Ivo Torres de Souza, 21 anos, conseguiu escapar de um cativeiro em Americana, a 128 quilômetros de São Paulo, na noite de domingo, após atingir com três golpes de machado um de seus seqüestradores, Robson da Silva Barbosa, 39, e render o proprietário da casa, Gamaliel Carlos Moraes, 42, e a estudante de psicologia Kaline Cantelli Boer, 22, cuja defesa alega ser usuária de drogas e estaria no local para comprar crack.
Souza foi seqüestrado na sexta-feira à noite, em frente à transportadora de sua família, localizada em Carapicuíba, na Grande São Paulo. O jovem foi abordado por Nilson de Matos, primo distante de seu pai, que prestava serviços gerais a um clube em frente à transportadora e também de propriedade da família.
De acordo com Souza, Nilson estava acompanhado de um sobrinho, Alexandre de Matos, 19, e Robson Barbosa, que trabalhou em duas ocasiões fazendo “bicos” na transportadora. Nilson e Alexandre estão foragidos. O primeiro já era procurado pela polícia por pelo menos cinco acusações de roubo a mão armada. “Quando vi Nilson não achei que tivesse perigo. Só percebi quando vi com eles um revólver”, contou Souza ontem.
7. Ex-BBB causa frisson em livraria
Capa da Playboy deste mês, a ex-BBB Juliana Góes causou frisson, ontem à noite, na Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife. Divulgando a revista, a sister distribuiu autógrafos para as dezenas de fãs que a esperavam no local.
Pontual, ela, que ilustra 20 páginas da magazine, chegou na hora marcada e logo começou a atender o público. Primeiro da fila, Humberto César, 16 anos, aproveitou a oportunidade para pedir a jornalista para assinar também sua camisa.
“Cheguei aqui às 18h em ponto (a sessão estava marcada para às 19h), não queria correr o risco de ficar sem falar com ela”, disse o estudante, que se declarou um fã fervoroso. “Torci por ela no BBB e mesmo quando acabou o programa eu não deixei de gostar dela”. Quem também não perdeu tempo foi Francisco das Chagas Mendes.
O senhor, de 56 anos, foi à livraria prestigiar o lançamento do livro de uma amiga, mas quando descobriu que a bela morena estaria lá, tratou de comprar uma revista. “É sempre bom estar perto de uma moça bonita, além do mais vou ter o que contar para os meus amigos”, disse.
8. Procuradoria denuncia 18 pessoas
O Ministério Público Federal em Uberaba (MG) denunciou ontem 18 pessoas por crime contra a saúde pública e por formação de quadrilha, que foram investigadas na Operação Ouro Branco, em outubro, por envolvimento em um esquema de fraude no leite, supostamente praticado por duas cooperativas mineiras – a Coopervale e a Casmil.
A denúncia encerra o inquérito policial que tramitou na 1ª Vara da Justiça Federal em Uberaba. Na denúncia, a Procuradoria relata, com detalhes, todo o esquema de adulteração do leite ocorrido na Coopervale, que consistia na adição ao produto de soda cáustica, ácido cítrico, citrato de sódio, sal, açúcar e água. A fraude vinha ocorrendo há aproximadamente dois anos.
9. Legista do caso PC Farias analisará laudo de crime
O médico-legista alagoano e vereador por Maceió George Sanguinetti (PTB) recebeu convite da defesa de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá para atuar na investigação da morte da menina Isabella Nardoni. “Recebi esse convite para fazer o mesmo trabalho que fiz no caso do assassinato de Paulo César Farias e de sua namorada, Suzana Marcolino. Estou estudando os laudos e só quarta-feira me pronunciarei se vou ou não aceitar”, afirmou.
O legista ficou conhecido ao atuar no caso do empresário PC Farias, achado morto ao lado da namorada em junho de 1996, na praia de Guaxuma, em Alagoas. Sanguinetti se opôs ao laudo do legista Badan Palhares, que defendia a tese de homicídio seguido de suicídio. Para Sanguinetti, eles foram assassinados.
Sanguinetti não quis revelar abertamente, porém, quem lhe passou os laudos e se foi contratado para realizar o trabalho. “Eu posso ter acesso a isso de diversas formas, não é? Os advogados de defesa, no Ministério Público, em vários locais”, afirmou.
Política
10. TSE divulga novas regras
As eleições municipais para a escolha de prefeitos e vereadores serão realizadas em 5 de outubro. Até o pleito, no entanto, a legislação eleitoral prevê várias etapas a serem cumpridas pelos partidos, como as convenções para escolha dos candidatos, o registro das candidaturas e o início da propaganda eleitoral, em 6 de julho. Uma das principais ações é a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, que começa em 19 de agosto, daqui a três meses, e vai até 2 de outubro, no primeiro turno.
As regras que disciplinam a propaganda eleitoral gratuita estão na Resolução 22.718/08 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Uma das novidades trazidas pela Lei 11.300/06 (minirreforma eleitoral) é a divisão de dois terços do tempo da propaganda de acordo com o número de deputados federais eleitos em 2006. Até o último pleito, a divisão levava em conta a representação de cada partido na Câmara dos Deputados quando do início da legislatura em curso, considerando o número de deputados que tomaram posse naquela data.
Dentre outras mudanças, está a Resolução 22.718/08, que institui que serão veiculados dois blocos diários de 30 minutos no rádio e na televisão. Um terço desse tempo, dez minutos, é dividido de forma igualitária entre todos os candidatos. Os outros dois terços, que totalizam 20 minutos, serão divididos conforme a quantidade de deputados federais eleitos em 2006. Se houver coligação, somam-se os deputados eleitos de cada partido que a compõe.
Segundo o TSE, a divisão do tempo de cada eleição (prefeito e vereador) será feita pelo juiz eleitoral de cada município, que vai se reunir, a partir de 8 de julho, com os partidos políticos e os representantes das emissoras de rádio e televisão para elaborar o plano de mídia.
11. Nordeste pode ganhar 2,6 mil novos vereadores
Os partidos políticos podem se preparar para reunir mais candidatos do que imaginavam para as próximas eleições municipais. Os líderes partidários fecharam acordo e devem votar nesta semana Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 333/2004, que redefine o número de vereadores por municípios - a chamada PEC dos Vereadores. A proposta é polêmica porque aumenta em mais de sete mil o número de vereadores e reduz em R$ 1,2 bilhão por ano os recursos que todas as prefeituras têm que repassar para os órgãos legislativos municipais.
A PEC propõe que o número de vereadores seja restabelecido de acordo com faixas populacionais. Ao todo, são 24 categorias, que de acordo com os deputados, vai estabelecer uma distribuição proporcional entre os municípios. Para a menor faixa (de até 15 mil habitantes), a Câmara poderá ter no máximo nove vereadores. A maior faixa é de 55 vereadores para os municípios com mais de oito milhões de pessoas. Para se ter uma idéia, hoje, há municípios de dois mil ou três mil habitantes com nove vereadores, e outros com 100 mil habitantes com apenas dez.
12. Lula definirá papel de ministros
A menos de cinco meses das eleições municipais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu, ontem, que fará uma reunião ministerial para definir como ministros e seus assessores diretos poderão participar das campanhas nos municípios. A idéia é fazer esta reunião nos próximos dias para discutir o assunto. O petista determinou ao seu chefe-de-gabinete, Gilberto Carvalho, que agende o encontro. A participação dos auxiliares de Lula nas campanhas municipais foi tema de parte da reunião de coordenação política, realizada ontem.
De acordo com uma primeira análise da questão, a principal dificuldade está em administrar as eventuais participações nas eleições, uma vez que a base aliada reúne 14 partidos políticos, e que seus representantes reivindicam subir nos palanques de seus respectivos candidatos. A expectativa é que o presidente Lula libere a participação do seu primeiro escalão apenas nos Estados de origem.
13. Mendonça Filho promete AP e Poupança Educação
Em vez de Orçamento Participativo (OP), o Acordo Popular (AP). Essa foi a proposta apresentada, ontem, pelo secretário de Políticas Sociais do Rio de Janeiro, Marcelo Garcia, para ser implantada no Recife, caso Mendonça Filho (DEM) seja eleito prefeito. O carioca - uma espécie de João da Costa de lá - veio a convite do democrata para participar do debate elaborado pelo partido com lideranças comunitárias sobre políticas sociais e o Bolsa Família. Mendonça também adiantou outra idéia. É a Poupança Educação, que visa premiar os estudantes do ensino fundamental que se dedicarem aos estudos. Segundo ele, será um complemento ao Bolsa Família.
No caso do AP, há uma diferença em relação ao OP. No programa democrata, as plenárias não envolvem obras relacionadas aos serviços essenciais previstos como obrigatórios dentro da Constituição. “No AP não entra escola, creche e saúde. Não posso repassar à população a priorização de obrigações constitucionais. Isso não pode entrar em negociação, a cidade tem que ofertar o serviço. Quando se pede para a população decidir se ela quer uma escola ou um posto de saúde, você está mentindo. Isso deveria ser de graça”, atestou.
14. André de Paula citado para integrar chapa
Com o prazo para as convenções partidárias se esgotando e o DEM ainda sem atrair partidos para o palanque do ex-governador Mendonça Filho, o partido já discute a indicação do deputado federal e ex-presidente estadual da sigla, André de Paula, para a vice. O nome vem sendo defendido, nos bastidores, por alguns democratas que destacam a densidade eleitoral do parlamentar. Mas, se depender do próprio André de Paula, outros nomes cotados para o cargo, como o da esposa do ex-governador e ex-prefeito Joaquim Francisco, Silvia Cavalcanti, ganharão prioridade no debate.
Procurado pela reportagem, o deputado deixou claro que não pretende entrar na disputa, alegando que suas atividades em Brasília - a vice-presidência nacional do Democratas e a atuação na Câmara Federal - “servem melhor a Mendonça e às propostas do partido”. “Eu não acho que essa (a escolha do seu nome) seja uma opção inteligente, porque eu tenho espaço no Congresso, tenho a liderança da minoria no próximo ano e esse apoio do Congresso é importante. Eu posso servir a Mendonça, serei sempre o ponta de lança, mas servindo de Brasília”, argumentou ele.
15. Festa para João Paulo vira alvo da oposição
A bancada oposicionista na Câmara Municipal decidiu solicitar à Justiça Eleitoral que acompanhe a “grande festa” do prefeito João Paulo em comemoração ao título de cidadão recifense, a ser concedido pela própria Câmara na próxima quinta-feira (22). Para seus adversários políticos, o evento que o prefeito vai promover no Marco Zero será um “showmício” e o objetivo seria antecipar a campanha eleitoral dos pré-candidatos petistas. O Ministério Público Eleitoral vai analisar o pedido da oposição.
João Paulo, olindense de nascimento, está programando um dia inteiro de atividades para celebrar o título, a ser entregue às 10h na Casa de José Mariano. Antes, o prefeito tomará o café da manhã oferecido pelo trade turístico no hotel Atlante Plaza, em Boa Viagem. O almoço, no Spettus do Derby, será cortesia de uma série de associações e empresas que querem homenagear o chefe do Executivo municipal.
16. Eduardo comandará PSB até 2010
O governador Eduardo Campos, presidente nacional do PSB, decidiu antecipar, para os dias 5 e 6 de junho, o congresso nacional da legenda, que seria realizado apenas em dezembro. Sem oposição na legenda, pelo menos aparente, Eduardo será reeleito por mais uma gestão, aproveitando, inclusive, a sua popularidade junto ao presidente Lula.
Como só tomará posse em janeiro do próximo ano, estará no comando da agremiação em 2010, quando poderá renovar o mandato de governador ou concorrer à Presidência da República, como especula-se em Brasília. Com a máquina partidária nas mãos, o governador pernambucano conseguiu reconduzir Milton Coelho à presidência regional do PSB. A decisão foi anunciada ontem, mas o nome de Milton, porém, será referendado em uma reunião que o diretório regional promove até domingo.
17. Aparecido tem direito de ficar calado
O ex-secretário de Controle Interno da Casa Civil José Aparecido Nunes Pires obteve no Supremo Tribunal Federal (STF) um habeas corpus para ficar calado ou mesmo mentir, sem correr o risco de ser preso, no depoimento que dará hoje na CPI dos Cartões. Além do ex-secretário, depõe hoje na CPI o assessor do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) André Fernandes, que recebeu o e-mail com o dossiê.
A estratégia de defesa de Aparecido já foi adotada, por exemplo, pelo ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e pelo empresário Marcos Valério, pivôs do escândalo do mensalão. Com o habeas corpus em mãos, o depoimento deverá ser, no máximo, a repetição da versão que ele apresentou à Polícia Federal, na semana passada.
Na ocasião, Aparecido isentou de qualquer responsabilidade a secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Guerra, braço-direito da ministra Dilma Rousseff, e afirmou ter vazado por engano o dossiê com gastos do cartão corporativo do governo FHC.
Apesar dessa versão, o delegado responsável pelas investigações, Sérgio Menezes, indiciou o ex-secretário pelo crime de violação do sigilo funcional, previsto no artigo 325 do Código Penal, por ter repassado por e-mail, a André Fernandes, os dados do dossiê.
18. CPI ouve vazadores hoje
A CPI dos Cartões vai ouvir, hoje, os depoimentos dos dois assessores acusados de envolvimento no vazamento do dossiê com gastos sigilosos do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) - José Aparecido Nunes Pires, ex-secretário de Controle Interno da Casa Civil, e André Fernandes, assessor do senador Álvaro Dias (PSDB-PR). Todavia, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), na noite de ontem, concedeu habeas-corpus ao assessor para que ele se mantenha calado durante todo o depoimento. A medida também concede o direito de ele não ter que assinar um termo de compromisso para falar a verdade, e não permitirá que o mesmo seja detido se optar pelo silêncio.
O foco dos aliados do Governo será o tucano Álvaro Dias, já que seu assessor recebeu o e-mail anexado com o dossiê anti-FHC de Aparecido. Já a oposição vai cercar os dois assessores com várias perguntas em busca da contradição nas informações e a possível ligação com autoridades federais. Na reunião fechada, na qual deputados e senadores analisarão os depoimentos prestados por Aparecido e Fernandes à Polícia Federal, os aliados do Governo vão cobrar detalhes sobre o que disse o senador tucano quando prestou esclarecimentos a policiais federais.
Economia
19. Governo decide não propor criação de nova CPMF
O ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, informou ontem, em entrevista no Palácio do Planalto, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros da Coordenação Política tomaram, “por unanimidade”, a decisão de não propor ao Congresso a criação de uma nova Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). Múcio acrescentou que a decisão foi adotada “em função” da lição que o Governo aprendeu com a votação no Senado na qual foi extinta, no fim do ano passado, a CPMF.
“Ninguém esqueceu aquilo. Foi pedagógico. Em função do que aprendemos, o Governo tomou essa decisão hoje (ontem)”, afirmou Múcio, referindo-se ao fato de que, após a votação na qual a Câmara aprovara a renovação da CPMF, o Governo esperava que o mesmo ocorreria no Senado e não se preparou para a ofensiva dos senadores oposicionistas.
20. Governo de PE regulamenta loterias
As loterias estão mais perto de voltar a atuar em Pernambuco e reintegrar ao trabalho milhares de pessoas que ficaram sem fonte de renda com a proibição da atividade no Estado. No último sábado, o governo estadual regulamentou o funcionamento das lotéricas através de decreto publicado no Diário Oficial, pelo qual reconhece os termos da Lei número 73, de 1947, que concede a Pernambuco o direito da exploração ou concessão de mais de uma loteria.
Agora, a Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Arpe), que permanecerá responsável pela administração e fiscalização do serviço, passa a elaborar o Termo de Referência (TR) que vai nortear os trâmites do edital de licitação das empresas interessadas em explorar os jogos em Pernambuco. Depois de pronto, o TR segue para apreciação da Procuradoria Geral do Estado e, assim, será lançada a concorrência.
21. Proibido saque com cartão do consignado
Não houve mudança no sistema de compras - o aposentado pode usar o cartão, com o limite de 10% do benefício, e depois ter esse valor descontado diretamente da aposentadoria. Também houve mudanças nas regras do empréstimo consignado, que foram anunciadas, ontem, pelo ministro da Previdência, Luiz Marinho. Uma delas é a limitação do número de contratos de empréstimo ativos que o segurado pode ter ao mesmo tempo: seis por vez. Hoje, não há limite.
Porém, para ter o empréstimo aprovado, o segurado não pode comprometer mais que 20% do valor do benefício com as parcelas. As alterações servirão para aumentar a segurança das operações e diminuir o risco de endividamento, entram em vigor em 15 dias. Nesse período, os bancos terão de se adaptar às regras.
Internacionais
22. Chávez denuncia invasão dos EUA
O governo Hugo Chávez acusou ontem os Estados Unidos de invadirem no sábado o espaço aéreo venezuelano com uma aeronave militar. O incidente foi admitido horas depois pelo Pentágono, que alegou “problemas de navegação’’.
“O sistema de defesa aérea captou sobrevoando o espaço aéreo um avião de guerra pertencente à Marinha norte-americana’’, disse ontem de manhã o ministro da Defesa venezuelano, Gustavo Rangel Briceño, durante entrevista coletiva em Caracas.
23. Filha de Raúl vai a parada gay em Cuba
Palestras, improvisação e shows de transformistas movimentaram uma espécie de “Parada Gay’’ à cubana no último sábado, em Havana, com chancela oficial e cobertura de imprensa. À frente dos eventos pelo Dia Mundial contra a Homofobia, Mariela Castro Espín, a filha do atual líder máximo da ilha, Raúl.
“Esse é um momento muito importante para nós, homens e mulheres de Cuba, porque pela primeira vez estamos juntos dessa maneira e falando profundamente e com bases científicas sobre esses tópicos’’, disse a sexóloga Mariela, 46, diretora do Cenesex (Centro Nacional de Educação Sexual) e há anos ativista da diversidade sexual, com nove livros publicados.
Esportivas
24. Sport ofensivo para pegar o Vasco
A não ser que o técnico Nelsinho Batista resolva fazer alguma mudança de última hora no treino de hoje pela manhã, a equipe do Sport está definida para enfrentar o Vasco, amanhã, na Ilha do Retiro, pela primeira partida da semifinal da Copa do Brasil. Precisando marcar gols para não ficar em uma situação ruim no jogo de volta, em São Januário, o time montado pelo treinador rubro-negro mantém a ofensividade do confronto passado contra o Internacional, vencido pelo Leão de maneira heróica por 3x1.
25. Liderança do Náutico serve para quebrar tabu
Desde 2003, quando o Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão mudou a sua fórmula de disputa e começou a “Era dos pontos corridos”, nunca um clube da região Nordeste tinha liderado por um momento a competição. Mas isso já é passado. E graças ao Timbu. Ao final da rodada de anteontem, o Náutico tornou-se o primeiro time nordestino a liderar a competição.
O feito só foi possível graças à vitória de 2x0 sobre o Fluminense, em pleno Maracanã, pela segunda rodada do certame. O Cruzeiro é o outro clube que venceu os dois jogos iniciais, mas como a vantagem no número de gols pró é dos pernambucanos (4x3), o nome que consta no topo da tabela é dos alvirrubros da Rosa e Silva.
26. Santa se reforça com jogadores do Porto
Contando com apenas 18 atletas no elenco atual e faltando pouco mais de um mês e meio para a estréia no Brasileirão da Série C, o Santa Cruz deve ter o reforço de mais quatro novos nomes, com três devendo aportar no Arruda ainda esta semana. Ontem, o presidente coral, Édson Nogueira, o Edinho, e o treinador Fito Neves, viajaram a Caruaru, onde se reuniram com o mandatário do Porto, José Porfírio, e acertaram todos os detalhes para contar com os zagueiros Stanley e Gonçalves, o meia Juninho e o atacante Joélson, como reforço para a Terceirona.
Este último ainda depende de uma sondagem feita por uma equipe da Série A, só vindo para o Mais Querido caso essa negociação não evolua, e mesmo assim, só aportando nas Repúblicas Independentes do Arruda após o final do Estadual de Juniores, que só termina no dia 7 do mês que vem.
27. Central contrata Jamesson e Márcio
Faltando nove dias para o embarque para a Europa, onde disputará quatro amistosos como preparação para a Série C, o Central anunciou a contratação de mais dois reforços para o restante da temporada. O lateral-direito Jamesson, ex-Santa Cruz e Cabense, e o meia Márcio, contratado junto ao rival Porto, já estão treinando com o restante do elenco, no estádio Luiz Lacerda, em Caruaru. Caso estejam com a documentação em dia, os dois poderão figurar na delegação que viaja, no próximo dia 29, para o Azerbaijão e a Geórgia.
28. Semifinais serão abertas hoje à noite
Contra rivais de segunda, terceira ou sem divisão nacional, o Corinthians é arrasador em 2008. Bem diferente do que acontece diante dos adversários “classe A”, como o Botafogo, com quem o time abre hoje, no Engenhão, às 20h30, a disputa por uma vaga na decisão da Copa do Brasil.
Foram seis jogos na temporada contra times que estão hoje na Primeira Divisão do Brasileiro. Neles, o Corinthians registra o pífio aproveitamento de 39% e a minguada média de um gol por jogo. Vitórias, só contra Portuguesa e Goiás, que ainda não venceram no Brasileiro depois de duas rodadas.
Além do desempenho ruim contra times da Série A em 2008, o Corinthians terá pela frente um representante do Estado que vem dominando as últimas edições da Copa do Brasil. Times cariocas ganharam o torneio em 2006 (Flamengo, em final contra o Vasco) e 2007 (Fluminense).
29. São Caetano pode assumir liderança
O São Caetano pode assumir hoje a liderança provisória da Série B. Para isso, precisa vencer o Criciúma, fora de casa, num dos três jogos que abrem a terceira rodada do campeonato - todos serão às 20h30. Depois de duas rodadas disputadas, o São Caetano está com quatro pontos, dois atrás do líder isolado Corinthians, que só joga no sábado, contra o ABC, em Natal. Mas o problema é que o jogo de hoje será no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma.
Também hoje, o atacante Túlio Maravilha é a aposta do Vila Nova para conquistar mais três pontos, assim como aconteceu na rodada passada, na vitória por 1x0 sobre o Ceará, quando ele fez o gol. Desta vez, a equipe goiana recebe o CRB.
Já em Marília, o time da casa busca a sua primeira vitória na competição. E recebe a grande decepção da Série B até o momento: o Paraná. O time do interior paulista soma dois pontos, enquanto os paranaenses perderam suas duas partidas.
30. Domingo marcado por homicídios
A polícia registrou a ocorrência de dois assassinatos no último domingo. O primeiro aconteceu em Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes. O adolescente Eduardo Lucas, 15 anos, foi morto com quatro tiros, em frente a sua casa. O outro, no campo de futebol do Sítio do Primo, no Lixão da Tábua, em São Lourenço da Mata, e vitimou o autônomo Cristiano Maciel da Silva, 25.
Eduardo Lucas foi assassinado por volta das 14h15. O jovem foi alvejado com três tiros na cabeça e um no ombro, quando fazia pipas na rua. A família diz que não desconfia do que teria motivado a morte. A delegada Dilma Tenório, responsável pelo caso, lamentou a falta de contribuição dos moradores.
De acordo com testemunhas, Cristiano Maciel da Silva foi morto por uma figura conhecida na vizinhança como Marconi. O crime teria sido resultado de um desentendimento ocorrido durante partida de futebol. Cristiano teria tentado sair em defesa do goleiro de seu time, o que irritou Marconi. Segundo testemunhas, o criminoso então teria ido para trás de uma árvore, de onde tirou um revólver e acertou Cristiano.
31. Vingança motivou homicídio
A polícia prendeu, na noite do último domingo, Flávio Coutinho da Silva, de 18 anos, acusado de ter matado, com quatro tiros na cabeça, de pistola calibre 38, Fábio de Moura, também conhecido como Fabinho ou Sapinho, 25, por volta das 15h do mesmo dia, na primeira travessa da rua Dona Bem Vinda de Farias, na comunidade de Ilha do Destino, em Boa Viagem.
Segundo informações repassadas pelo próprio acusado à Força-Tarefa Sul, o crime foi motivado por vingança, já que, de acordo com Flávio, Fábio e um homem identificado como Máscara teriam matado o irmão de consideração de Flávio, identificado como Negão de Paula.
32. Homicida pego após assassinato
Foi preso, ontem, na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o coletor de resíduos para reciclagem Alexsandro Freitas Silva, 30 anos, acusado de matar João Inácio da Silva, 64, em Barra de Jangada. De acordo com a delegada responsável pelo caso, Dilma Tenório, o crime teve motivações passionais. O objeto da suposta disputa sentimental, Maria José Martins da Silva, 24, no entanto, negou envolvimento amoroso tanto com a vítima, quanto com o algoz. O acusado foi preso algumas horas depois do crime, no último domingo, na casa de uma tia, no Bairro do Vasco da Gama.
“Não sei porque aconteceu. Foi na frente da minha casa, mas não tinha relação com nenhum dos dois. Só morava na mesma rua”, disse Maria José. João Inácio da Silva foi atingido no peito por um objeto cortante.
33. Mistério em crime no Jordão Alto
Jaez Luc de Gaspari, de 19 anos, foi assassinado, anteontem, por volta das 22h com vários tiros de revólver calibre 38 na cabeça. O crime aconteceu na rua Iractan, no bairro de Jordão Alto, no Recife. Segundo a polícia, a vítima bebia em uma praça da localidade na companhia de amigos quando resolveu sair.
Sozinho, o jovem foi abordado e executado. Apesar de Jaez ter sido morto em um lugar bastante movimentado, residentes e freqüentadores do lugar disseram para a polícia que escutaram apenas o barulho dos tiros. Alguns familiares estiveram no local do crime, mas não quiseram conversar com a reportagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário