Jornal do Vale
1. Padrasto engravida menina de 10 anos
Uma garota de 10 anos de idade ficou grávida após sofrer violência sexual do padrasto, no Ibura, Zona Sul do Recife. A menina encontra-se no sexto mês de gravidez, mas, segundo a polícia, só agora a família descobriu a série de abusos que ela vinha sofrendo. A confirmação da gestação veio depois da realização de um exame de ultra-sonografia, no último sábado.
No mesmo dia, após contato da família, policiais militares e agentes da Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA) detiveram o acusado, mas por falta de elementos para configurar o flagrante ele foi liberado e está foragido.
Após os primeiros depoimentos de vizinhos, o delegado Jorge Ferreira contou que o padrasto cometia os abusos e ameaçava a criança para que ela não dissesse nada à mãe. “Pelo que apuramos a esposa do acusado não desconfiava do que ocorria dentro de casa.
A comunidade, no entanto, passou a questionar as mudanças no corpo da garota. Ela tinha uma intimidade forte com a vizinha e acabou dizendo o que aconteceu. De imediato a mãe procurou a polícia”, afirmou.
2. Abuso: campanha estimula denúncias
O Disque Denúncia de Pernambuco lançou, ontem, a 2ª Edição da Campanha de Combate e Prevenção à Violência Contra Crianças. Desta vez, o foco é o combate ao abuso sexual infantil, que será lembrado no próximo dia 18. O objetivo da campanha é conscientizar a população a fazer uso do serviço para denunciar crimes contra crianças e estimular a própria vítima a apontar o seu agressor.
A delegada e coordenadora do Disque Denúncia do Recife, Carmela Galindo, reforçou a necessidade da denúncia. “Queremos que as pessoas denunciem as agressões e os abusos para que cheguem às autoridades competentes a tempo de solucioná-los e evitar um provável estupro, por exemplo. Os abusos, em 75% dos casos, são cometidos por pessoas próximas às crianças e, 41% em seus lares”.
3. Detentos fogem por buraco em cadeia
Seis detentos da Cadeia Pública de São Bento do Una, no Agreste do Estado, conseguiram fugir fazendo um buraco na parede da cela e pulando um muro de cerca de três metros de altura com arame farpado. No momento da fuga, apenas três policiais militares faziam a guarda do prédio que abriga 47 presos, sete a mais que sua capacidade.
Na tarde de ontem, outros dois presos foram transferidos para a Cadeia Pública de Pesqueira, também no Agreste. A gerência regional da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) acredita que eles arquitetavam um plano de fuga. Depois de uma revista geral, foram encontradas duas facas, uma chave de fenda e outros objetos perfurantes.
Antônio Anderson da Silva, José Wéverton da Silva, José Cícero da Silva, Antônio Eugênio de Andrade, Tiago Pereira da Silva e Jucelino Ramos Pimentel passaram por um buraco feito na parede do banheiro da cela dois, por volta das 19h. Depois, o grupo escalou um muro utilizando pedaços de pano amarrados entre si (terezas), passou por uma cerca de arame e fugiu.
Os guardas da cadeia só perceberam a falta dos seis homens, na manhã de ontem, quando fizeram a contagem dos presos. Até o início da noite de ontem, nenhum deles foi recapturado.
4. Universitário preso com maconha na frente de faculdade
Agentes da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico da Polícia Civil prenderam um estudante universitário que foi flagrado vendendo drogas no Recife. Segundo informações da polícia, ele costumava repassar maconha a consumidores de uma universidade privada da capital, na Madalena, Zona Oeste, e outros estudantes da cidade.
O universitário Luiz Antônio Brandão de Macedo, 24 anos, foi preso em flagrante no momento em que vendia maconha a um casal, em frente da universidade. Segundo o delegado Sérgio Moura, o jovem cursa o 5º período de administração na instituição.
Luiz Antônio foi flagrado com 300 gramas de maconha, além de celulares, R$ 97 em dinheiro e uma balança de precisão, utilizada para pesar as drogas. O equipamento, inclusive, teria restos de cocaína.
“A quantia apreendida é pequena, mas o que importa é que tiramos o acusado do mercado. Ele vinha sendo investigado desde novembro do ano passado e o casal flagrado com ele confirmou a comercialização da droga”, afirmou o delegado. O casal chegou a ser detido, mas por ser usuário foi liberado para responder em liberdade.
5. Nardoni é novamente hostilizado em prisão
Alexandre Nardoni foi, mais uma vez, hostilizado por presos, desta vez no CDP (Centro de Detenção Provisória) 2 de Guarulhos (Grande SP), para onde foi transferido anteontem à tarde, segundo moradores das imediações do presídio e parentes de detentos. Eles afirmaram que ouviram gritos dos presos na noite de anteontem e na madrugada de ontem.
“Teve agitação, foi difícil de dormir’’, disse um estudante de 17 anos, que mora a cerca de cinco metros do CDP. “Só foi ele chegar que começaram a gritar, com raiva dele’’. Um taxista que foi entregar o jumbo (comida, roupas e objetos pessoais) para o irmão preso disse que “estão um pouco bravos’’ e há “um pouco de tumulto’’ dentro do presídio.
Nardoni foi transferido anteontem do 13º DP (Casa Verde), na zona norte de SP, justamente porque foi hostilizado por outros detentos, e corria risco de ser agredido. O advogado Rogério Neres de Sousa, que visitou Nardoni na tarde de ontem, disse que “aparentemente, não tem problema nenhum de hostilidade dos presos’’. Nardoni ficará em uma cela isolada, em observação, por pelo menos oito dias. A SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) do estado não divulga informações sobre o interior do presídio.
6. Mãe e tia condenadas por matar criança
As irmãs lavradoras Ildenícia de Souza e Eliete de Souza foram condenadas pelo Tribunal do Júri do município de Bom Jesus da Lapa, oeste baiano, a 32 anos e 7 meses de reclusão em regime fechado pelos crimes de homicídio triplamente qualificado e participação em estupro e atentado violento ao pudor contra uma criança de 2 anos ocorrido em 2003, no município de Serra do Ramalho, a 845 quilômetros da capital baiana.
A menina Ivete de Souza era filha de Ildenícia e sobrinha de Eliete e foi torturada durante mais de um mês em rituais de magia negra, prescritos por Josivaldo Ferreira dos Santos, um homem que a mãe da vítima havia conhecido e passado a viver apenas dois meses antes do crime.
Ele chegou a ser preso, mas conseguiu fugir e está foragido. Conforme a polícia apurou na época do crime, Santos realizava “atividades” de magia negra em São Paulo, antes de se mudar para uma agrovila de Serra do Ramalho onde conheceu Ildenícia.
7. Garoto morre após ingerir anticonvulsivo
Um menino de 9 anos morreu na noite de anteontem após tomar um remédio anticonvulsivo no abrigo Homem de Nazaré, da Prefeitura de Divinópolis, a 120 quilômetros de Belo Horizonte. Cinco adolescentes também foram atendidos por terem ingerido o mesmo medicamento, comercializado com o nome Tegretol.
Até o início da noite de ontem, três deles – dois de 12 anos e um de 14 – permaneciam em observação no Pronto-Socorro de Divinópolis, depois de terem sido submetidos a lavagem estomacal. Outras duas garotas, de 14 anos, foram liberadas após atendimento.
De acordo com a prefeitura, uma das crianças toma regularmente o medicamento antiepiléptico. Resolveu pegá-lo no armário da cozinha e distribuir entre os colegas. A Polícia Militar informou que eles disseram querer se drogar.
Uma monitora percebeu que os seis estavam passando mal e acionou os bombeiros. O garoto morreu antes de chegar ao hospital. As reações neurológicas causadas pelo remédio, segundo a bula, são vertigem, sonolência e fadiga. As polícias Civil e Militar e a prefeitura não souberam dizer quantos comprimidos foram consumidos. Foi instaurado inquérito para apurar o caso e checar se houve negligência.
8. Câmara aprova fim do direito a 2º júri
A Câmara dos Deputados aprovou ontem projeto que acaba com o direito de novo julgamento automático para réus condenados a prisão por 20 anos ou mais pelo Tribunal de Júri (júri popular, que julga crimes contra vida). O projeto, que também torna mais ágil o procedimento do Tribunal do Júri, irá à sanção presidencial e poderá influenciar no julgamento do caso Isabella Nardoni.
Se as mudanças previstas no projeto já estivessem em vigor, o fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, condenado a 30 anos de prisão em um primeiro julgamento por mandar matar a missionária Dorothy Stang, não teria tido o segundo julgamento que o absolveu na semana passada. O projeto acaba com a aplicação automática do recurso chamado de “protesto por novo júri”, usado em condenações superiores a 20 anos de prisão.
Política
9. Bancada do PSDB isola Pimentel
O isolamento do deputado Raimundo Pimentel (PSDB) dentro da bancada de oposição e entre seus correligionários era visível na sessão de ontem na Assembléia Legislativa. O líder do grupo, Pedro Eurico, convocou uma reunião dos tucanos, com exceção de Pimentel, e preparou uma nota rechaçando seu comportamento em defesa do Governo Estadual.
A nota assinada pelos demais deputados do PSDB considera “estranha” a postura de Raimundo, que estaria usando a tribuna para confrontar-se com os correligionários, principalmente com Pedro Eurico. “O deputado Raimundo Pimentel sempre recebeu apoio político do partido nas eleições em que disputou e foi indicado por todos nós para nos representar na Mesa Diretora da Assembléia”, destaca a nota.
Os correligionários também repudiaram a atitude do parlamentar de pedir licença do PSDB até o deputado Pedro Eurico deixar a liderança da oposição, como está previsto para o final deste ano. “Entendemos tal postura como um desrespeito ao PSDB e à bancada que, por unanimidade, escolheu Pedro Eurico para nos representar na função que ocupa. Quando estiver concluído o período de liderança do deputado Pedro Eurico na oposição, é nossa intenção conduzí-lo à liderança do nosso partido”, acrescenta a nota.
10. Lula indica Og Fernandes para STJ
O nome do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Og Marques Fernandes, foi indicado, ontem, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para uma das três vagas de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Junto com Og, o nome do desembargador Luiz Felipe Salomão também figura como indicado para as vagas destinadas aos Tribunais de Justiça dos estados brasileiros.
No caso, Salomão é desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. O terceiro nome, desta feita indicado para o Ministério Público, é o de Mauro Luiz Campbell Marques, que é procurador-geral de Justiça do Amazonas.
Repercutindo a informação, o senador Marco Maciel (DEM) adiantou que a escolha de Og Fernandes para o Superior Tribunal de Justiça “foi extremamente feliz, uma vez que trata-se de magistrado que atualmente preside o Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, por escolha de seus pares, notabilizando-se pelo zelo ético e grande saber jurídico”.
“Estou certo de que o Senado Federal ratificará essa escolha, mercê de suas reconhecidas qualidades. Sensibiliza-me registrar o fato de, em 1981, ao tempo em que era governador do Estado de Pernambuco, haver nomeado Og Fernandes, após aprovação em concurso público, para as funções de juiz”, acrescentou.
11. Deputados fazem acordo para reconduzir Uchoa
Um acordo multipartidário pode garantir uma eleição tranqüila para a próxima Mesa Diretora da Assembléia Legislativa. Os parlamentares fizeram uma reunião, anteontem, e acertaram a recondução de Guilherme Uchoa (PDT) para a presidência. As outras seis vagas seriam mantidas conforme a atual composição partidária, podendo haver um rodízio de nomes. Apesar do acordo, disputas entre deputados não estão descartadas, no dia da eleição.
Uchoa nega que vá desistir de concorrer à Prefeitura de Igarassu, por conta do acerto. O vice-presidente da Casa, Izaías Régis (PTB), contudo, garante que o pedetista nunca disse que seria candidato a prefeito. “Uchoa nunca me falou que seria o candidato. Temos um acordo para elegê-lo novamente como presidente da Assembléia. Isso acontece se ele não for o candidato ou se perder a eleição”, revelou o petebista.
Além disso, existe o indecisão do Palácio do Campo das Princesas sobre quem apoiar em Igarassu. Uchoa é da base aliada, mas o prefeito Severino Sousa (PSB), o Ninho, deve lançar o secretário de Saúde, Gesimário Baracho, à sucessão. O deputado não perdeu as esperanças de ter o apoio do socialista, mas não descarta a hipótese de presidir o Legislativo por mais dois anos. “Posso até perder a eleição, mas no caminho de volta ninguém se perde”, alertou.
12. TCE enviará ao TRE lista de quem tem ficha suja
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) encaminhará, até o dia 4 de julho, ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a listagem com os nomes de todos os gestores públicos municipais e estaduais que tiveram contas rejeitadas, nos últimos cinco anos.
A data foi estabelecida durante um encontro, na última segunda-feira, entre a conselheira e corregedora do TCE, Teresa Duere, e o presidente do TRE, Jovaldo Nunes. De acordo com a conselheira, Nunes expressou que o sentimento majoritário do Colégio Nacional dos Presidentes dos TREs é para desfavorecer o registro de candidaturas de políticos com pendências no TCE.
O posicionamento está de acordo com a idéia defendida pelo novo presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, que apresentou um entendimento que torna inelegível os prefeitos que estão sendo processados por crime eleitoral ou improbidade administrativa, a partir das próximas eleições.
“Se a improbidade é administrativa, acho justa a punição, até porque a sociedade clama por justiça. Agora, é preciso agir com cuidado no manuseio da listagem, porque nem todas as contas rejeitadas têm o carimbo do dolo ou da improbidade administrativa. Temos que separar as que foram rejeitadas por alguma ilegalidade de natureza formal, daquelas que foram rejeitadas porque o ordenador de despesas teve a nítida intenção de desviar recursos públicos”, explicou a corregedora.
13. CPI - Aparecido pede exoneração
Apontado como peça-chave na montagem e vazamento do dossiê com despesas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), o auditor José Aparecido Nunes pediu, ontem, exoneração da Secretaria de Controle Interno da Casa Civil. Aparecido passou o dia sumido.
A CPI dos Cartões não conseguiu entregar o ofício da sua convocação. No início da noite, seu novo advogado, Maximiliano Telesca, entrou em contato com a presidente da CPI, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), para avisar que seu cliente irá depor na Polícia Federal hoje ou sexta.
Com receio das revelações de Aparecido sobre a montagem do dossiê na Casa Civil, os aliados exigiram, antes de o ex-secretário do Planalto depor na CPI, ter cópia do seu depoimento à Polícia Federal. Dessa forma, a base governista quer evitar ser surpreendida com o teor do depoimento de Aparecido.
Ontem, num sinal de que não pretende falar e que sua exoneração pode ser um movimento sincronizado com o Planalto, Aparecido entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) com um pedido de habeas-corpus para poder ficar calado em depoimento à CPI dos Cartões, na terça-feira.
14. Aliança: Azoka pede auditoria
Um dia depois de tomar posse, o prefeito eleito para um mandato-tampão de nove meses em Aliança, Azoka Gouveia (PR), pediu ontem ao TCE auditoria especial nas finanças do município. Ele disse que não encontrou nenhum registro contábil do exercício financeiro de 2008 em documentos ou em computadores. O caso foi informado à Polícia e ao Ministério Público. O prefeito também avisou que entrará com ação judicial de busca e apreensão de documentos. O ex-prefeito Carlos Guedes (PSDB) não foi localizado.
15. Se dizendo discriminado Paulo Rubem ataca André
O deputado Paulo Rubem (PDT) insistirá na tese de que foi discriminado pelo PT para resguardar seu mandato. Ele informou ontem que seus advogados aproveitarão a suspensão do julgamento do seu processo, iniciado anteontem, para tentar convencer a maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral de que a troca de partido foi legítima. E demonstrou confiança. “Acho que podemos reverter. Vou vencer, como em outras batalhas”, disse, em entrevista à Rádio JC/CBN. Ele aproveitou para acusar o deputado André Campos de comprar filiações ao PT em Jaboatão dos Guararapes.
O julgamento da ação de infidelidade partidária começou mal para Rubem. O relator do caso, ministro Marcelo Ribeiro, votou pela cassação. O julgamento foi suspenso pelo pedido de vistas do ministro Eros Grau. Seis integrantes do TSE faltam votar.
A principal prova para a discriminação, segundo Rubem, foi o fato de o PT ter aceitado “filiações em massa” no diretório de Jaboatão, em março de 2007. Ele foi duro ao tratar o tema. Disse que as fichas de filiação foram “compradas” por André Campos, que disputava com ele a indicação do partido para concorrer à Prefeitura do município, e a legenda teria consentido com a prática. “André pagou pelas 400 fichas de filiação, uma verdadeira fraude. Não sou palhaço para me submeter a isso”, atacou.
16. João da Costa promete ajudar luta do GLBTS
O prefeiturável João da Costa (PT) esteve, ontem pela manhã, com integrantes do movimento GLBTS (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Simpatizantes), para apresentar sua pré-candidatura e ouvir as demandas do segmento.
Com a clara estratégia de associar-se o máximo possível ao prefeito João Paulo, ele fez, na verdade, um balanço das ações da atual gestão em defesa da liberdade de orientação sexual. E, colocando-se como a continuidade, comprometeu-se a, antes mesmo da eleição, trabalhar pelo movimento.
Ontem, durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Recife (Coderm), no Palácio, João Paulo confirmou que no ato de oficialização do apoio do PSB a João da Costa, dia 23, também será anunciado o vice do petista – que tem tudo para ser mesmo do partido do governador Eduardo Campos.
“O nome é que vai depender de João (da Costa). Companheiro de chapa tem de ser uma escolha do candidato, porque é uma relação longa que não pode ter atrito na semana seguinte”, brincou o prefeito.
ECONOMIA
17. Alimentação continuará custando caro
Os preços dos alimentos continuarão altos, pelo menos nos próximos sete ou oito anos, segundo a vice-presidente do Banco Mundial (Bird), Pamela Cox. Já o chefe dos conselheiros econômicos da Casa Branca, Edward Lazear, considera que os altos preços dos alimentos devem persistir por mais dois ou três anos, até que os estoques mundiais consigam ser reabastecidos.
Ele negou que a produção de biocombustíveis, como o álcool a partir do milho, tenha papel significativo sobre os preços. “Os estoques foram consumidos e vai levar um tempo para reabastecê-los, por isso os preços continuarão altos”, disse Lazear.
18. Falta de álcool ainda não atinge Pernambuco
Pelo menos seis estados e o Distrito Federal estão enfrentando problemas de desabastecimento de álcool, tanto o hidratado como o anidro, que é adicionado à gasolina. A informação é da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis). Segundo a entidade, o desabastecimento está afetando a comercialização de álcool e de gasolina em Minas Gerais, Paraná, Amazonas, Pará, Goiás, interior de São Paulo e Distrito Federal.
O problema ainda não afetou o cenário pernambucano. No entanto, de acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sindicombustíveis) do Estado, Afonso Nóbrega, a carência do álcool anidro no Sudeste e Centro-Oeste do País pode sim acarretar, até no fim deste mês, o racionamento da gasolina.
“Choveu bastante no Sul do Brasil, o que atrapalhou a produção de cana-de-açúcar. Como nós acabamos tendo que comprar de lá, o processo fica prejudicado. Já registramos um aumento de R$ 0,13 no preço do álcool. Esse reajuste não foi sentido nos postos de gasolina, mas, caso o problema se estenda, pode sim ser repassado”, confirmou.
19. Compesa corta água de prefeitura
A Prefeitura de Caruaru passou o dia de ontem sem água. O corte feito pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), na última terça-feira, foi devido à falta de pagamento de contas de água e esgoto atrasadas. Segundo a estatal, órgão municipal tem uma dívida de R$ 2 milhões, de junho de 2006 a fevereiro deste ano. A prefeitura não reconhece o valor e alega a existência de um crédito com a companhia de R$ 14 milhões por causa de obras e serviços a partir de convênios.
A ação faz parte de uma cobrança que a Compesa fez com os órgãos públicos desde o segundo semestre do ano passado, enviando cartas aos devedores convocando todos para negociações. De acordo com o diretor Comercial da estatal, Décio Padilha, foram enviadas quatro cartas à prefeitura, sendo que a última tinha um prazo para negociação e, como conseqüência pelo não pagamento, foi efetuado o corte na última segunda-feira. “Se eles pagassem, pelo menos, a última fatura de R$ 63 mil e negociassem, não ocorreria o corte”, completou. A falta de água deve permanecer por hoje, com exceção de escolas públicas e hospitais.
INTERNACIONAIS
20. Paraguaia é presa por torturar menina
A paraguaia Kátia Cristaldo, 23 anos, foi presa pela Polícia Civil de Ponta Porã (MS) na tarde de ontem acusada de torturar uma menina de 12 anos, também cidadã do Paraguai. As duas têm parentesco distante e moravam juntas havia cerca de seis meses. Segundo o delegado da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Ponta Porã, Mário Donizete Ferraz de Queiroz, a denúncia partiu do Conselho Tutelar do município.
De acordo com informações de Iraci Garcia de Oliveira, representante do Conselho Tutelar, há um mês vizinhos já haviam denunciado que Kátia mantinha a menina trancada em casa e que a espancava. Quando as conselheiras foram na casa dela, num bairro da periferia, na fronteira com o Paraguai, a mulher disse que a garota tinha retornado para a casa dos pais, no país vizinho. No início da tarde de terça-feira, o conselho foi acionado novamente. Iraci e outra conselheira foram ao local e novamente a mulher disse que a menina não estava.
“Um vizinho começou a nos dar sinal de que a menina estava dentro da casa, e aí resolvemos entrar e encontramos a garota toda machucada”, afirmou a conselheira.
A criança, segundo a denúncia, era obrigada a realizar serviços domésticos e era impedida de estudar. Exames de corpo de delito realizados na manhã de ontem apontaram que ela tem lesões nas nádegas, marcas pontiagudas em diversas partes da perna, costa e braços – que podem sugerir picadas de um instrumento como uma faca –, hematomas e um ferimento no olho. Esse último pode sugerir que ela teria levado um soco recentemente.
ESPORTIVAS
21. Guerreiro, Sport vai à semifinal
O presente dos 103 anos de fundação do clube para a torcida rubro-negra não poderia ter sido melhor. Com garra e um homem a menos, pois o meia Luciano Henrique foi expulso aos 22 minutos do 2º tempo, e também um bom futebol, o Sport venceu o Internacional por 3x1, ontem à noite, na Ilha do Retiro, e está classificado às semifinais da Copa do Brasil. O time havia perdido o primeiro jogo por 1x0 e precisava de dois gols de diferença para ficar entre os quatro melhores da competição. Agora, o Leão pega o Vasco da Gama.
22. Santa - Atraso salarial provoca desligamentos
Pelo menos dois jogadores titulares iniciaram movimento de saída do Santa Cruz por conta de atraso nos salários. O primeiro deles foi o atacante Thiago Capixaba, que conseguiu o direito de negociar com outra equipe após conquistar uma limiar no Tribunal Regional do Trabalho. Ontem, foi a vez do lateral-direito Rafael Mineiro, outro titular na Série A1 do Campeonato Pernambucano, acusar a direção de não cumprir promessas feitas mais de uma vez.
É a segunda oportunidade em menos de uma semana que Rafael Mineiro promete deixar o Arruda. “Primeiramente, eles prometeram quitar os salários logo após o término do Estadual, disseram que depositariam na conta bancária dos jogadores. Não aconteceu. Na última segunda-feira, pediram para esperar um pouco mais porque estavam levantando o dinheiro. Novamente não fizeram o combinado. Vamos ver como vai ser”, declarou o lateral-direito.
23. Pena imposta a Ruy revolta Fernandes
O treinador Roberto Fernandes se mostrou inconformado com a pena de cinco jogos imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) ao ala/meia Ruy, principal reforço do Náutico para a disputa do Campeonato Brasileiro. Na entrevista coletiva de ontem, nos Aflitos, o técnico alvirrubro criticou a decisão do órgão, afirmando que “as coisas aqui sempre são mais difíceis”. Enquanto isso, a diretoria ainda tenta contar com o atleta para o jogo de domingo, contra o Fluminense, no Maracanã.
24. Patativa faz faxina para a Série C
Ontem, o Central iniciou uma reformulação no elenco que disputou o Pernambucano e a Copa do Brasil. Entre dispensas, negociações e término de contrato, seis atletas deixaram o clube. Para a disputa do Brasileiro da Série C, o técnico Marcelo Vilar já adiantou que pelo menos oito jogadores devem ser contratados. A meta é repetir a campanha do primeiro semestre, quando jogou de igual para igual com Náutico e Sport. No mesmo grupo que Santa Cruz, Campinense/PB e Potiguar/RN, a Patativa começa a montar um plantel para ficar pelo menos entre os 20, garantindo uma vaga na Terceirona de 2009.
O goleiro Delmir, que chegou para ser titular mas acabou o Estadual como a terceira opção para a posição, os zagueiros Márcio e Humberto, os volantes Gaspar e Jair Bahia - este último chegou a ser afastado do elenco por indisciplina -, não fazem mais parte dos planos alvinegros. O meia Cleberson, que pertence ao Central, deve ser emprestado. Quem também não continua jogando em Caruaru é o defensor Ricardo. O contrato do jogador encerrou e os dirigentes não tiveram interesse em renová-lo.
25. LIBERTADORES - São Paulo abre vantagem
No primeiro confronto dos brasileiros nas quartas-de-final da Libertadores, o São Paulo abriu pequena vantagem sobre o Fluminense. Na noite de ontem, o time da capital paulista demonstrou uma invejável valentia no gramado para bater o adversário carioca por 1x0, no estádio do Morumbi.
O São Paulo contou principalmente com a inspiração de sua dupla de ataque para ganhar a batalha na capital paulista. Dagoberto se mostrava acordado e abusava nos dribles, enquanto Adriano travava uma ferrenha batalha contra os zagueiros adversários.
26. Santos vai ao México de olho nas semifinais
Desacreditado no início da temporada, o Santos começa, hoje, às 21h20, diante do América-MEX, a decidir sua classificação para as semifinais da Taça Libertadores. A partida será realizada no lendário Estádio Azteca, onde a seleção brasileira sagrou-se tricampeã mundial em 1970.
A maior preocupação do técnico Emerson Leão é o atacante Cabañas, responsável direto pela eliminação do Flamengo. Ele fez dois, dos três gols da vitória dos mexicanos sobre os rubro-negros. Para que a história não se repita, o Santos realizou um “estudo” sobre o modo de o atacante jogar. Quem comandou a reunião foi o atacante Kléber Pereira, que enfrentou Cabañas quando defendia o Necaxa, também do México. No outro jogo de hoje pela Libertadores, o argentino San Lorenzo recebe o equatoriano LDU.
Policiais
27. Jovem morto com tiros de 38
Tiros de revólver calibre 38 tiraram a vida de Izael Francisco da Silva, de 17 anos. O crime aconteceu, anteontem, por volta das 22h, na rua Clotilde Pereira de Lima, na 4ª Etapa de Rio Doce, em Olinda. De acordo com a polícia, um homem, de identidade desconhecida, se aproximou do rapaz e efetuou os disparos que atingiram o pescoço e a cabeça da vítima. O assassino fugiu do local.
O homicídio chamou a atenção dos moradores que ficaram o observando o trabalho de perícia dos técnicos do Instituto de Criminalística (IC) na cena do crime. Familiares da vítima informaram para a polícia que Izael esteve apreendido durante um ano na Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) por participar de um roubo. O jovem estava solto há cerca de dois meses.
28. Companheira acusada de espancar marido idoso
Moradores da rua Medusa, na comunidade de Brasília Formosa, no Pina, denunciam que um idoso de aproximadamente 60 anos, vem sendo espancado pela sua companheira identificada apenas pelo nome de Gerusa. Segundo a vizinhança, o ancião de nome Severino Silva, foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), mesmo assim, vem sofrendo maus-tratos por parte da companheira.
“Uma vez ela (Gerusa) jogou esse senhor na rua, tarde da noite. Na última sexta-feira, a Polícia Militar esteve aqui, levou-a até à Delegacia de Boa Viagem, mas ela foi liberada”, relatou a moradora Ivonete Ferreira da Silva, 62, que prestou uma queixa contra a mulher suspeita na Delegacia do Idoso.
29. Aposentado agredido por motorista
Abarcado pela Constituição, todo cidadão tem garantido o direito de ir e vir. O sub-oficial reformado da Aeronáutica Mivaldo Cavalcante Gomes, 65 anos, usufrui desse gozo. De domingo a domingo, ele sobe no ônibus da linha Vila Tamandaré, no Recife, viaja pelo Centro da Cidade, desce no ponto de partida e repete o mesmo roteiro mais de seis vezes ao dia.
Na noite da última segunda-feira, no entanto, o destino foi cessado pela atitude violenta de um motorista do transporte coletivo. Segundo testemunhas, o condutor ordenou que o idoso descesse do coletivo. Com a ‘desobediência’, iniciava-se uma seqüência de agressões, que deixou inúmeros hematomas no braço e outras partes do corpo do aposentado.
A família esteve na Delegacia do Idoso, no Centro do Recife, ontem, para prestar a queixa de agressão. A perícia traumatológica do Instituto de Medicina Legal (IML) constatou as visíveis lesões. Mas não foram apenas essas seqüelas que condenaram Mivaldo. “Espero continuar realizando o meu passatempo. Mas com aquele motorista eu não vou mais”, abateu-se. A filha do idoso, a dona de casa Nadira de Arruda, 38 anos, mostrava-se revoltada com o incidente. “É inadmissível tamanha brutalidade contra uma pessoa indefesa, alegre e que se dá bem com todos”, desabafou.
30. Polícia prende mulher com bebê seqüestrado em hospital
A polícia localizou, por volta das 23h desta quarta-feira, o bebê de apenas um dia de nascido, que foi seqüestrado por uma mulher durante a manhã, no Hospital Central de Paulista, na PE-15, na Vila Torres Galvão, Grande Recife. A criança, que chama-se Isadora, estava com Divanir Maria da Silva, 38 anos. Os policiais chegaram até a acusada após receber uma denúncia.
Segundo o pai da criança, a avó de Isadora acionou a polícia depois de ter recebido uma ligação anônima informando onde estava a menina. Ao chegar na casa de Divanir, os policiais flagraram o bebê ainda com a pulseira de identificação da maternidade. Na delegacia, Divanir negou o crime. Depois, confessou que pegou a menina pois havia perdido um bebê, aos seis meses de gravidez, e não teria contado nada ao marido.
Ao chegar à GPCA, Divanir foi reconhecida pela mãe da menina, Jadilma Ferreira. A acusada foi levada para a Delegacia de Plantão de Paulista, onde será ouvida.
quinta-feira, 15 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bem-vindos ao nosso BLOG
Comentem nossas matérias, deixem seus recados...
Nenhum comentário:
Postar um comentário