Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

segunda-feira, 31 de março de 2008

Jornal do Vale

1. Chacina deixa 4 jovens mortos

Quatro jovens foram assassinados a tiros, por volta das 23h do último sábado, no Curado I, em Jaboatão dos Guararapes, Grande Recife. De acordo com um dos sobreviventes, que terá seu nome preservado por motivo de segurança, a chacina foi cometida por quatro criminosos ainda não identificados.

As vítimas estavam reunidas na casa de uma amiga, situada na Travessa São Lucas, quando foram rendidas e mortas pelos bandidos. Dois deles usavam capuzes pretos e estavam armados com revólveres calibre 38 e pistolas. O crime teria sido cometido por causa de uma briga entre o namorado dessa mulher, conhecido apenas como Anderson, e o bando.

2. Professor da UFPE é enterrado sob emoção

O corpo do professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e vice-presidente do Centro Paulo Freire de Estudos e Pesquisas, João Francisco de Souza, 63, assassinado na última quinta-feira, na Bahia, foi enterrado ontem, por volta das 10h30, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista. Parentes, alunos, ex-alunos e colegas de profissão se emocionaram ao lembrar da atuação do acadêmico na defesa da educação e dos movimentos sociais.

O velório de João Francisco aconteceu no hall do Centro de Educação da UFPE. O professor tinha ido à Bahia para ministrar uma aula inaugural do curso de formação de professores, na cidade de Camaçari, localizada na Região Metropolitana de Salvador, mas acabou sendo morto com dois tiros no peito, na casa do amigo e professor de ioga José Edvaldo de Oliveira, 42, onde estava hospedado.

3. Casal refém de bandidos por uma hora

Um casal foi mantido refém no próprio apartamento, durante cerca de uma hora, por dois assaltantes, na manhã de ontem, na Estrada de Belém, em Campo Grande, Zona Norte do Recife. As vítimas foram amarradas, amordaçadas e ameaçadas com revólveres calibre 38. Os minutos de pânico só terminaram quando um dos vizinhos acionou a Polícia Militar (PM), que foi até o local e prendeu os criminosos no momento em que eles tentavam fugir.
Segundo o vigilante Adonias Pedro da Silva, 30, a dupla o rendeu quando ele chegava do trabalho, por volta das 6h. “Minha esposa estava dormindo. Moramos num apartamento em cima de uma casa lotérica. Quando abri o portão, eles apontaram a arma e tomaram as chaves. Amarraram minhas mãos com uma corda e me amordaçaram com uma flanela”, relatou.

4. Irmão mata outro à facada

Um homem matou o próprio irmão com uma faca de cozinha, ontem pela manhã, em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes. Ao ver o irmão mais novo discutindo com a mãe, Clêucio Barbosa da Silva, 34, entrou na briga e acabou desferindo os golpes contra o rapaz.

Cristiano Barbosa da Silva, 27, morreu na hora. O agressor fugiu e não havia sido encontrado até o fim da tarde pela polícia. A mãe entrou em estado de choque. À tarde, o pai de Cristiano esteve no Instituto de Medicina Legal (IML) e informou que só iria resgatar o corpo do filho hoje.

5. Mulher morta pelo ex-marido

A jovem Crécia Cristina dos Nascimento Gomes, 23, foi morta a facadas pelo ex-marido, às 17h30 de ontem, em Itapissuma, Grande Recife. O crime aconteceu a poucos metros da delegacia da cidade. Segundo informações repassadas à polícia, Leonildo José dos Santos, 24, não aceitava a separação imposta por Crécia.

Ontem, durante tentativa de reconciliação, os dois discutiram e Crécia foi assassinada. Durante a briga, Leonildo feriu uma tia da ex-esposa com uma facada no braço. Ela foi levada ao Hospital da Restauração (HR), no Derby, mas não corre risco de morrer. O suspeito dos crimes conseguiu fugir. A Delegacia de Itapissuma vai investigar o caso.

6. Acidente mata 4 de uma mesma família

Quatro pessoas de uma mesma família morreram em um trágico acidente, ontem à tarde, na PE-218, no município de Brejão, Agreste do Estado. De acordo com a Polícia Militar, o carro onde as vítimas estavam, um Verona, de placa KGU-0062, colidiu frontalmente com uma caminhão-baú, de placa LVG-3093, carregado de telhas, que fazia uma ultrapassagem forçada.

A pancada foi tão forte que a polícia não conseguiu identificar qual das vítimas estava dirigindo o veículo. O caso deve ser investigado pela Delegacia de Brejão, município localizado a 255 quilômetros do Recife.
Morreram no acidente Arnaldo Barbosa da Silva, 49, Ivanildo Gonçalves dos Santos, 43, Manoel Soares dos Santos, 71, e Jaílson de Oliveira Santos, 17। Todos moravam em Belo Jardim, e tinham ido até a cidade de Santa Terezinha, ambas também no Agreste, visitar um parente. O acidente aconteceu quando retornavam para casa, por volta das 15h.


7. Padrasto mata criança de 1 ano

Uma criança de um ano e três meses morreu no final de semana após ser espancada pelo padrasto, em Guapimirim, na Baixada Fluminense (RJ). Maria Eduarda do Carmo foi encontrada pela mãe, Mônica da Silva, 22 anos, ferida e sangrando muito. Ela chegou a ser encaminhada ao hospital, mas não resisitu.

A mãe da menina disse que fugiu para pedir ajuda após uma discussão com Jomar Heleno de Carvalho, 29 anos, com quem estava casada há um ano. Quando voltou a criança estava bastante ferida. A PM prendeu o acusado.

8. Criança morre após cair do sexto andar

A menina Isabella Oliveira Nardoni, 5 anos, morreu na noite de sábado após cair do sexto andar de um prédio de classe média na região do Carandiru, Zona Norte de São Paulo. A polícia trabalha com a hipótese de homicídio. Havia marcas de sangue e um buraco na tela da janela de onde teria sido jogada.
Isabella não morava no prédio, mas a cada 15 dias passava os fins de semana no local, onde mora o pai, o consultor Alexandre Alves Nardoni, 29, e sua atual mulher Anna Carolina Trotta Jabota, 24.
Em depoimento à policia, o pai da garota, afirmou que havia deixado Isabella no quarto, dormindo, enquanto desceu até a garagem para buscar os outros dois filhos – um de três anos e outro de dez meses, do seu casamento com Anna – que dormiam no carro। A família tinha chegado de Guarulhos e as três crianças dormiam.


9. PF apreende 400 quilos de droga

A Policia Federal (PF) apreendeu aproximadamente 400 quilos de cocaína, logo depois prendeu um homem, no último final de semana, na cidade de Itatiba (SP). A droga estava no porta-malas de um veículo modelo Ford Explorer.

A abordagem aconteceu na rodovia Alkindar Monteiro Junqueira, km 30,8, que liga Itatiba a Bragança Paulista, perto de um sítio. Os policiais interceptaram o veículo que vinha de Minas Gerais. Houve tiroteio com tentativa de fuga, mas ninguém foi ferido. O acusado foi levado a carceragem da PF em São Paulo.

10. Seis jovens são arrastados em rio

Um jovem morreu e outros cinco desapareceram em Itabaiana, na Paraíba, após o grupo ter entrado no rio Paraíba na tarde do último sábado, após terem sido arrastados por uma forte correnteza. A polícia disse que o único corpo resgatado havia sido o de Severino Pereira, 24 anos. Os jovens haviam participado de uma festa num distrito da região e resolveram entrar no manancial. Eles usavam um tronco de árvore para descer o rio, que estava com grande volume de água.

Em razão das chuvas, o estado da Paraíba está em situação de emergência. Há 25 municípios em situação crítica. Seis pessoas morreram no estado no mês de março. Está prevista para hoje, a chegada de tropas do Exército. O governo disse que destinará R$ 6 milhões -sendo R$ 2 milhões do Ministério da Integração Nacional - para os municípios atingidos. Os desabrigados chegam a 3.700, segundo a Defesa Civil.

Política

11. Em encontro estadual, PPS faz críticas ao governo Lula

Críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcaram o Encontro Estadual do PPS, realizado ontem nesta cidade do Agreste. O evento reuniu cerca de 200 filiados, entre os quais pré-candidatos de 40 municípios, e contou com as presenças do presidente estadual e nacional da legenda, deputado Raul Jungmann e Roberto Freire, respectivamente. Coube a Freire às críticas mais duras ao governo.
Ele abriu sua fala reforçando o apoio ao pré-candidato a prefeito do PPS em Caruaru, Rivaldo Soares, e reprovando a citação de Lula ao ex-deputado Severino Cavalcanti (PP), na semana passada, em visita a Recife। “Não tenho vergonha de apoiar Rivaldo Soares. Vergonha teria eu em assistir Lula elogiar Severino em Pernambuco e Renan Calheiros em Alagoas. Eu é que não fico com um presidente desse. Fico com as pessoas sérias”, disparou Freire.


12. Governo pretende tirar Dilma do foco eleitoral

Com o argumento de que a Casa Civil virou alvo de acirrada disputa política, o governo vai tirar a ministra Dilma Rousseff da vitrine eleitoral até a temperatura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Cartões baixar. No Palácio do Planalto, há certeza de que a excessiva exposição da chefe da Casa Civil – preferida do presidente Lula para sua própria sucessão, em 2010 – “foi um erro” que provocou a fúria da oposição e o fogo amigo no PT. O esforço do governo, agora, é para blindar a “mãe do PAC”.
Dilma manterá agenda de viagens para inaugurar obras do Programa de Aceleração do Crescimento, mas vai reduzir participação em encontros político-partidários e reuniões relacionadas a disputas municipais। Cumprindo cronograma técnico do PAC, ela estará hoje no Rio, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na sexta, também com o presidente, irá a evento em Rio Grande (RS).


13. PSDB vai recorrer ao Ministério Público

Como forma de contornar a supremacia da base aliada na CPI dos Cartões, o PSDB pretende fazer representações ao Ministério Público Federal para que o órgão investigue as denúncias de irregularidades relacionadas ao uso dos cartões corporativos do governo, como o escândalo do dossiê produzido na Casa Civil sobre FHC. A base aliada tem empregado sua maioria esmagadora na CPI (14 votos contra 7 da oposição) para vetar os requerimentos que não sejam de seu interesse, como o de convocação da ministra Dilma Rousseff.

“O Governo adotou a estratégia de confundir, de que todos estão no mesmo embornal (saco). Não podemos passar a idéia de que concordamos com isso’’, disse o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), principal defensor no partido de apresentar requerimentos à Procuradoria. “Vamos tentar tudo. O objetivo não é desprestigiar a CPI, pelo contrário. Mas temos que esclarecer os fatos’’, disse Arthur Virgílio (AM), líder do PSDB no Senado.

14. Ficha suja pode tirar candidatos

O Colégio dos Presidentes dos TREs decidiu encaminhar na sexta-feira ao Congresso Nacional e ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a minuta de um projeto de lei que visa proibir candidaturas de políticos que respondam a processos criminais ou civis por improbidade administrativa.

A proposta foi discutida durante encontro do colégio realizado em Natal (RN). Segundo o presidente do TRE-RN (Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte), Cláudio Santos, não há uma lei que trata do deferimento de registro de candidatos que tenham “maus antecedentes’’, por isso a necessidade de legalizar o assunto.

15. Petista vai ao governador

Depois de especulações e rumores que apontavam a resistência do governador Eduardo Campos (PSB) à candidatura do secretário de Planejamento Participativo, João da Costa (PT), à Prefeitura do Recife, os dois se encontrarão hoje, às 15h, no Palácio do Campo das Princesas, para debater o assunto.

Para a presidente do PT recifense, Karla Menezes, é possível que, após a conversa, Eduardo chame seu partido para ficar ao lado de Costa. “O PSB já está declarando apoios ao PT em alguns municípios, como Jaboatão”, destacou a dirigente.

16. Cunha Lima reclama de discriminação

Mesmo sob fortes denúncias de corrupção, que o fazem governar o estado da Paraíba sob efeito de liminar, o governador Cássio Cunha Lima (PSDB) não deixa de gerar polêmicas. Fiel ao estilo controverso que adotou, o tucano está levantando uma bandeira que pode gerar muita discórdia entre os colegas.

No último encontro com o presidente Lula - na semana passada no Recife - o tucano deu mais um passo. Entregou ao petista um documento que mostra, segundo ele, as disparidades econômicas entre os estados nordestinos.

“O governo federal tem que assumir uma postura e defender que os investimentos não se limitem aos estados de Pernambuco, Bahia e Ceará. Caso contrário estará estimulando a construção de dois nordestes: o dos estados pobres e o dos estados ricos”, disse o paraibano.

17. TSE veta campanha eletrônica este ano

Um parecer técnico da assessoria especial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proíbe que os candidatos às eleições municipais deste ano se valham das várias ferramentas da internet para angariar votos. O documento veda a publicação de blogs, o envio de spams com as propostas dos candidatos, o chamado e-mail marketing, a participação do político no Second Life, o uso do telemarketing, o envio de mensagens por celular e a veiculação de vídeos em sites como o You Tube. A razão central para a proibição dessas tecnologias é a falta de legislação específica para tratar do assunto.

Economia

18. Medicamentos são reajustados a partir de hoje

Retirar cerca de R$ 450 - de uma renda de R$ 700 - para a aquisição de medicamentos. Os R$ 250 restantes são divididos entre o pagamento de despesas pendentes e a compra dos alimentos do mês. Os cálculos fazem parte da rotina da professora Cláudia Barros. A mãe da jovem é hipertensa e o pai faz uso diário de ansiolíticos.

Como se não bastasse a dificuldade causada pelos transtornos e o peso do valor dos remédios, a família, composta por quatro membros, terá mais uma preocupação. A partir de hoje passa a vigorar o novo reajuste para cerca de 20 mil medicações em todo o Brasil.

19. Com dólar baixo, insumos ficam mais acessíveis

O aumento no preço dos medicamentos é necessário para repor o impacto de outros reajustes, como os do salário mínimo, além do acréscimo no valor das matérias-primas, segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Farmacêuticos de Pernambuco (Sinfacope), Felipe Coelho. “Eles cobram em dólar e, como a moeda desvalorizou, os insumos passaram a ser cobrados mais caros”, informa.

20. Banco Central avalia o impacto do consumo

O bem sucedido processo de inclusão social gerou “um bom problema” para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva: o aquecimento da demanda provocado pelos programas de inclusão social, que jogou no mercado de consumo milhares de brasileiros das classes C, D e E.

Os elevados níveis de consumo desses emergentes entrou de vez no radar econômico e suscitou análises diferentes no Banco Central e no Ministério da Fazenda. O BC identifica problemas à frente no controle da inflação.
Já a Fazenda saltou de uma preocupação exacerbada, para uma postura mais equilibrada e alinhada com o BC, de identificação da capacidade da indústria doméstica atender à demanda।


21. Concurseiros rumo ao इन्तेरिओर


O sonho de ter um emprego estável e bem remunerado tem motivado pessoas a sair da Capital para assumir cargos públicos no Interior de Pernambuco. Atualmente existem seis concursos em andamento nos poderes públicos municipais. Juntos, eles ofertam 1.719 vagas para nível básico, médio e superior.
As remunerações podem chegar a R$ 4 mil, como é o caso da Prefeitura de Feira Nova, para sete vagas de médico clínico-geral do Programa Saúde da Família। No total, o município, localizado a 77 Km da capital, está oferecendo 143 oportunidades. As inscrições do concurso podem ser feitas até quarta-feira.


22. Empresa abre 500 vagas para 16 filiais

PricewaterhouseCoopers abriu inscrições para o Programa Trainees 2008. Ao todo são 500 vagas para os 16 escritórios da PwC no Brasil. Os escolhidos poderão trabalhar nas áreas de auditoria, consultoria tributária e gestão empresarial. As vagas para cada escritório serão divulgadas durante a seleção. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.pwc.com/recrutamentobrasil , até o dia 18 de abril.

Para se inscrever o candidato deve estar formado, no máximo, há dois anos ou estar, pelo menos, no segundo ano dos cursos de Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Economia, Engenharia, Psicologia ou cursos ligados à informática e tecnologia ou cursando a partir do 4º ano de Direito. Também são pré-requisitos conhecimento intermediário de inglês, de aplicativos de back office e disponibilidade para trabalhar em período integral.

Internacionais

23. ARGENTINA - Trégua com agricultores só dura 24 horas

O governo da presidente Cristina Kirchner indicou ontem que só dialogará com os produtores do setor agropecuário caso estes suspendam o locaute (greve patronal) – e os piquetes nas estradas – que realizam há duas semanas e meia.

Na sexta-feira, as quatro associações do setor haviam decidido suspender a paralisação que tinham realizado durante 16 dias, para iniciar negociações com o governo. Mas, menos de 24 horas depois, sem vislumbrar avanços nas reuniões com os ministros – e diante do que denominaram de “intransigência” da presidente Cristina – os produtores determinaram o retorno à paralisação de atividades.

24. Líder do parlamento isenta dalai-lama

O presidente do Parlamento do governo do Tibet no exílio, Karma Chophel, negou que o dalai-lama e seus partidários tenham instigado os recentes conflitos na província. Chopel também afirmou ontem, que Pequim mantém uma ação “brutal” para reprimir eventuais opositores.

Em Roma, Chopel garantiu que os protestos foram uma manifestação da população tibetana, sem a interferência dos exilados. “Nosso pedido é que um grupo internacional independente, neutro e imparcial vá ao Tibet e possa tentar descobrir a real situação”, apelou.

Esportivas

25. Sport joga mal de novo e só empata

Com exceção da possibilidade de chuva, todas as previsões feitas para o jogo entre Ypiranga e Sport, em Santa Cruz do Capibaribe, foram concretizadas. Ontem à tarde, os dois times fizeram um duelo marcado pelo equilíbrio. Pela segunda vez consecutiva, e desta vez sem ter o gramado como vilão, o Rubro-negro não fez uma boa partida, e acabou conquistando um empate. A Máquina de Costura esteve à frente do placar durante quase todo o jogo, mas, aos 36 do segundo tempo, o Leão empatou, garantindo seu 13° ponto.

26. Santa perde muitos gols, mas vence o Sete por 1x0

Mesmo desperdiçando várias oportunidades de gol, o Santa Cruz venceu o Sete de Setembro, ontem, no Arruda, e abriu nove pontos de distância para a zona de rebaixamento do Campeonato Pernambucano 2008, praticamente assegurando a permanência na divisão de elite estadual.

Com a vitória, a Cobra Coral chegou aos 24 pontos e assumiu a liderança isolada do Hexagonal da Morte. De quebra, o Tricolor ainda derrubou um jejum de cinco jogos sem vencer atuando em seus domínios, tendo sido quatro empates e uma derrota. A última vitória no Arruda havia acontecido no dia 27 de janeiro, contra o Vera Cruz, ainda na primeira fase do Primeiro Turno.

27. Porto consegue arrancar um empate

Mesmo não jogando seu melhor futebol, o Porto conseguiu voltar com um ponto de Limoeiro. O empate em 1x1, ontem, com o Centro Limoeirense, fez com que a equipe caísse para a segunda colocação do Hexagonal da Morte, com 22 pontos. Já o Dragão, que não vence há sete jogos, está com 15, e permanece na zona de rebaixamento.

28. Petrolina e Vera Cruz: 1x1

Em um jogo de dois tempos bem distintos, o primeiro de um bom futebol e o segundo de muita chuva, o Petrolina não conseguiu sair de um empate em 1x1 com o Vera Cruz, no Sertão do Estado, em partida realizada na noite do último sábado. Com o resultado, as duas equipes terminaram a rodada na mesma posição que iniciaram. O Galo em nono, agora com 19 pontos, já o Tigre, com a mesma pontuação, ocupa a décima colocação, levando desvantagem no saldo de gols.

29. É grande a procura por ingressos em Caruaru

Agora é pra valer. Teve início no último sábado a venda dos ingressos para a partida entre Central e Palmeiras, válida pela Copa do Brasil, marcada para a noite de quarta-feira, no Estádio Luiz José de Lacerda, em Caruaru. A diretoria da Patativa solicitou 20 mil ingressos e a julgar pela boa procura na sede do clube e nos pontos de venda espalhados pela cidade, a expectativa é de que se tenha o segundo maior público da história do Lacerdão, inferior apenas à partida de 1986, válida pelo Campeonato Brasileiro, quando o Central derrotou o Flamengo por 2x1, com quase 25 mil torcedores, na época do então Estádio Pedro Victor de Albuquerque.

Policiais

30. Vinte facadas matam ambulante

Vinte facadas. Essas foram as perfurações encontradas inicialmente pelos profissionais do Instituto de Criminalística (IC) no corpo do ambulante Cídio José da Silva, de 22 anos, assassinado na noite do último sábado, na rua Coronel Fabriciano, no bairro da Imbiribeira.

De acordo com informações repassadas por policiais do 19º BPM, a vítima estava bebendo com amigos em um bar quando foi esfaqueada até a morte. A polícia acredita que o crime pode ter sido um acerto de contas, uma vez que familiares do rapaz afirmaram que Cídio era usuário de drogas. O caso foi registrado pela Força-Tarefa do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

31. Morto a tiros de grosso calibre

Um homem foi assassinado, na noite da última sexta-feira, em um matagal, conhecido como Campo do Mangueirão, em Paratibe, Paulista. A vítima, que aparentava ter uns 25 anos, foi morta a tiros de arma de grosso calibre. De acordo com moradores, por volta das 20h30 foram ouvidos oito disparos de arma de fogo.

O tiro efetuado pela espingarda calibre 12 o atingiu no rosto. Apesar de a vítima não ter sido identificada oficialmente, no bolso da bermuda dela a equipe do IML encontrou uma guia de atendimento no Hospital da Restauração (HR). No papel havia a informação de que Evandro Pereira da Silva havia sido atendido na unidade de saúde.

32. Assassinado perto de bar em Areias

Um homem identificado como Gleidson Guilherme do Nascimento Silva, 24 anos, foi morto a tiros nas proximidades de sua residência, na comunidade Chico Mendes, no bairro de Areias, na madrugada de ontem. De acordo com informações repassadas por moradores aos familiares dele, o crime teria sido praticado por um homem em uma moto, que, além de efetuar os disparos, passou com o pneu da motocicleta por cima da cabeça de Gleidson Guilherme.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog