Jornal do Vale
1. Violência: interação para evitá-la
As polícias Civil e Militar de Pernambuco concordaram que uma das medidas para reduzir os índices de criminalidade no Estado é interagindo com a população. Quem garante é o chefe da Polícia Civil (PC), Manuel Carneiro, e o diretor geral de operações da Polícia Militar (PM), coronel José Lopes. Eles afirmaram, ontem, no II Encontro Anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que é necessário que haja a polícia comunitária.
“Nós já procuramos atuar conversando com as pessoas nos bairros para saber quais são os problemas vivenciados por elas. Queremos, cada vez mais, uma maior aproximação com a população”, assegurou Manuel Carneiro. Ainda segundo ele, é preciso o envolvimento com o Ministério Público e a Defensoria Pública. “A idéia é que haja mais troca de informações entre os órgãos”, explicou.
2. PE terá cartório 24 horas
Cartório 24 horas. Agora as pessoas que necessitarem dos serviços de um cartório vão poder solucionar seus problemas de qualquer lugar do mundo através da internet, evitando o desperdício de tempo e diminuindo a burocracia. O lançamento será na manhã de hoje, no 18° Encontro Descentralizado da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anureg), em Jaboatão dos Guararapes.
Serão oferecidos aos usuários os serviços de um cartório comum. As pessoas vão poder solicitar todos os dados que necessitarem, pedir certidões e ainda terão a opção de um lote diferencial para as grandes operações. Pela internet, o usuário poderá fazer o pedido e receber o documento no local de sua preferência, o prazo de entrega varia de quatro a 12 dias, no Recife. Além disso, vão ter atendimento de profissionais capacitados.
3. Perigo: dengue do tipo 4 entrou no Brasil
Um estudo feito por pesquisadores no estado do Amazonas mostrou que a dengue tipo 4 voltou ao Brasil, mais de duas décadas após ser registrada em Roraima, em 1982. O Ministério da Saúde nega que tenham havido casos recentes. Segundo a pesquisa publicada na revista “Emerging Infectious Diseases’’, exames mostraram que três pacientes de Manaus tiveram o vírus entre 2005 e 2007.
No período, foram coletadas amostras de sangue de 128 pessoas. O aparecimento dos casos pode estar ligado à proximidade com países como a Venezuela e a Colômbia, onde o tipo 4 é endêmico - existe constantemente. Contudo, os participantes do estudo não haviam viajado em um período de 15 dias antes da coleta das amostras.
4. Deficiente visual evita assalto
Um deficiente visual conseguiu evitar um assalto e ainda rendeu o ladrão e o entregou à polícia. Vendedor de bilhetes de loterias e dono de uma banca no camelódromo de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, Valtemir Pereira da Silva, de 38 anos, atravessava com sua bengala um das esquinas mais movimentados do centro da cidade, quando sentiu um empurrão e alguém lhe puxando o celular que carregava na cintura.
“Foi instantâneo, quase que por instinto, consegui segurar os dois braços do sujeito e o segurei até que a Polícia Militar chegasse ao local”, contou. Durante os três minutos que se seguiram ninguém ajudou o Silva, que continuou segurando o suspeito, César Reinaldo Pereira, de 28 anos, até a chegada de PMs que estavam nas proximidades.
Pereira ainda tentou escapar de Silva e negar a autoria do roubo, mas quando os PMs o levavam para o 1º Distrito Policial, o telefone tocou e ele não teve como silenciar o aparelho, que estava escondido na cueca. O acusado, conhecido da polícia por envolvimento com furtos e receptação de mercadoria roubada, foi preso em flagrante por roubo, cuja pena pode chegar a cinco anos e quatro meses de reclusão.
5. Mulher é baleada no Espinheiro
A proprietária de um cartório identificada pelo nome de Ana Clotilde Lins, 40 anos, foi vítima de uma tentativa de latrocínio (assalto seguido de morte). Ela estava na companhia de uma prima identificada apenas pelo nome de Zuleide, quando foram surpreendidas por um homem desconhecido numa motocicleta de placa não-anotada.
O criminoso teria anunciado o assalto. Ao tentar passar a bolsa, Ana Clotilde foi atingida por um tiro. O crime aconteceu por volta das 19h de ontem, na rua Conselheiro Portela, no Espinheiro. A violência aconteceu a cerca de 300 metros do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).
6. Chaveiros mantêm poder nos presídios
A 15 dias do fim do prazo estipulado pela Justiça para a extinção dos chaveiro nas unidades prisionais, a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) só retirou 21 dos 90 que atuam em Pernambuco. Ele são detentos que têm o poder de abrir e fechar celas, cobrar taxas para manutenção de pavilhões e até punir apenados que cometem “irregularidades”.
Autor da portaria que determina a abolição dessa atividade, o juiz titular da 1ª Vara de Execuções Penais, Adeildo Nunes, designou oficiais de Justiça para avaliar o cumprimento da medida em seis presídios do Grande Recife.
O limite estabelecido para o governo estadual acabar com os chaveiros é o dia 10 de abril. Caso a ordem não seja cumprida, Adeildo afirmou que entrará com medida judicial para retirar, à força, os presos privilegiados e transferi-los para outras cadeias.
7. Carro desgovernado sobe em calçada e mata garoto
Um garoto de 12 anos morreu esmagado após ter sido atingido por um carro de som em Araripina, no Sertão do Estado, a 683 quilômetros do Recife. Samuel Fortunato Ferreira dos Santos estava sentado na calçada da casa, onde vivia com os pais e dois irmãos, quando foi atingido por uma caminhonete D-10, que desceu uma ladeira desenfreada. O acidente aconteceu dois dias antes do aniversário do adolescente, que seria comemorado amanhã.
Segundo o escrivão da Delegacia de Araripina, Arlondes Ribeis, o garoto teve a cabeça esmagada por causa do impacto ocasionado pela colisão com o veículo। O pai da vítima estava em casa, na Rua Deodato Pereira Santiago, e foi o primeiro a ver o que tinha ocorrido com o filho. Ele ficou em estado de choque. Desgovernada, a caminhonete ainda atingiu um Gol, que teve parte da lataria amassada e derrubou uma árvore.
8. Homem invade casa com carro
Uma residência localizada na Estrada do Bongi, no bairro de mesmo nome, no Recife, foi invadida, ontem, por volta das 2h, por uma picape, modelo Frontier, de cor prata, placa KHQ-7203. O carro estava sendo conduzido pelo advogado Silvânio da Silva Burgos, de 36 anos, que teve um pequeno corte na cabeça.
Segundo testemunhas, o motorista estava em alta velocidade, perdeu o controle do automóvel e acabou entrando com a picape na residência, onde também funciona um bar. Devido ao acidente, o portão da frente do imóvel ficou totalmente destruído, parte da parede da casa ficou danifica e, com a violência da batida, a caminhonete ainda se chocou com um carro, modelo Gol, que estava na garagem.
9. PF apreende 33,7 quilos de maconha
Um casal de jovens foi preso e um adolescente apreendido, na tarde de anteontem, acusados de transportar 33,7 quilos de maconha do Sertão do Estado para o Recife. Davi Roberto da Silva, de 24 anos, Marianne Tarquino Assunção Duarte, de 18 anos, e o adolescente, de idade não-informada, foram capturados por agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal e Policiais Rodoviários Federais (PRF) na BR-232, no município de Moreno. Com eles, além da droga, foi aprendido o veículo que os conduziam, um Fiat Uno branco, placa KHZ-5127.
Um revólver calibre 38 com seis munições intactas também foi apreendido na residência de Marianne, em Dois Unidos, no Recife. Eles foram autuados em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de armas.
Política
10. Governo deve informar gastos
A oposição conseguiu aprovar ontem na Mesa Diretora do Senado 47 requerimentos de informação sobre gastos com cartões corporativos em todos os ministérios e secretarias especiais do Governo, no período entre 2003 e 2007.
Os pedidos foram apresentados pelo líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), e pelo senador Álvaro Dias (PSDB-PR), numa estratégia para enfrentar a maioria governista na CPI dos Cartões, que tem impedido a aprovação de requerimentos.
11. Ex-ministros querem conhecer gastos
O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) e o deputado federal Raul Jungmann (PPS-PE), ambos ex-ministros da gestão Fernando Henrique Cardoso (PSDB), foram ontem ao Palácio do Planalto pedir informações sobre seus gastos durante o período em que estiveram no governo e reforçar o apelo para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também divulgue suas despesas.
“Pedimos que nossos dados sejam tornados públicos e enviados a nós. E fizemos um requerimento ao presidente para que ele tomasse a iniciativa de tornar também transparentes os gastos com cartões corporativos e contas tipo B nas gestões dele”, disse Virgílio.
12. Tarso nega conflito de versões sobre suposto dossiê
O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse que não há versões conflitantes no Governo sobre a existência de dados relativos aos gastos do governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) com as contas tipo B. Tarso, que negou a existência do suposto dossiê, afirmou que a Polícia Federal não vai “se meter” no caso para apurar quem são os responsáveis pela compilação e pelo vazamento das informações.
Ele ressaltou que não há nenhum delito sendo investigado, apenas uma sindicância aberta a pedido da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. “Trata-se de fogo fátuo. É mais um fato político para o debate entre oposição e Governo.”
13. Jarbas e Guerra: ataques a Lula
Ontem, os senadores Jarbas Vasconcelos (PMDB) e Sérgio Guerra (PSDB) não pouparam críticas à visita do presidente Lula a Pernambuco e dispararam suas metralhadoras sem medo da popularidade do petista - 85% de aprovação na Região Nordeste, segundo pesquisa da CNI.
Guerra criticou as atitudes eleitoreiras do petista, dizendo que esta viagem foi o início da campanha para as eleições de 2010, para a qual o presidente indicou a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, como sua preferida para a sucessão. “Ele não deveria fazer isso, muito menos com dinheiro público”, disparou o senador tucano, para quem “a campanha começou ontem (quarta-feira)”.
14. Mendonça aponta equívoco petista
Governador de Pernambuco por nove meses, Mendonça Filho (DEM) não aceitou as críticas do presidente Lula (PT) à gestão passada, pelo fato de o Governo não ter feito acordo com a Caixa Econômica Federal. Conforme o petista, o Estado não teve interesse, na época, e a população foi penalizada.
“É um equívoco. É sempre bom lembrar que a origem para a captação daqueles recursos foi que possibilitou a grande resolução na área de saneamento básico. O programa Águas de Pernambuco foi proveniente da ação da Compesa por parte da Caixa Econômica Federal”, respondeu.
15. Governo Lula tem 58% de aprovação
O Governo Luiz Inácio Lula da Silva teve a melhor avaliação desde 2003, na 22ª rodada da pesquisa CNI/ Ibope, divulgada ontem, em Brasília. Entre os dias 19 e 23 de março, 58% das 2.002 pessoas ouvidas consideraram a gestão petista “ótima” ou “boa”, crescimento de 7% em relação a dezembro de 2007.
Desde a posse de Lula, somente em dezembro de 2006 a avaliação positiva do Governo chegou a patamar semelhante, 57%. O Nordeste é a Região onde o índice é melhor, chegando a 70% de avaliação positiva, 24% de “regular” e apenas 5% de “ruim” e “péssimo”.
16. Segurança pública é eleita a pior área
A avaliação positiva do Governo Federal e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva registrada pela pesquisa CNI/Ibope, em março deste ano, não se refletiu na área da segurança pública. Do total de entrevistados, 56% desaprovam as políticas do Governo na área de segurança, contra 40% que aprovam. Nos indicadores sociais, porém, a administração federal obteve resultados positivos em vários setores.
As ações de combate à fome e à pobreza tiveram a aprovação de 62% dos entrevistados, contra apenas 35% que não apóiam a atuação do Governo nesse campo. Já os programas sociais nas áreas de Saúde e Educação também registraram a aprovação de 60% dos entrevistados, contra 37% que desaprovam as ações. O combate ao desemprego registrou o apoio de 55% dos entrevistados, contra 41% que desaprovam o Governo nesse campo.
17. Presidente chama Chávez de pacificador
Apesar de o presidente venezuelano, Hugo Chávez, ter ameaçado entrar em guerra contra a Colômbia, recentemente, o brasileiro Lula (PT) fez um discurso, no Palácio do Campo das Princesas, enaltecendo a participação do colega na resolução do conflito com o Equador. “Quem foi o grande pacificador do conflito Colômbia e Equador? Foi exatamente o presidente Chávez. Por isso, ao ex-guerrilheiro, hoje pacificador, meus parabéns”, disse.
Chávez, que estava em pé ao lado do petista, se mostrou surpreso com a afirmação do colega brasileiro. “Incrível”, disse. Segundo Lula, foi “o discurso pacificador de Chávez que permitiu a reunião que resultou no documento de conciliação entre os países”.
18. TSE cassa 1º federal infiel
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou ontem o primeiro mandato de deputado federal por infidelidade partidária. Walter Brito Neto (PB), 25 anos, havia assumido a vaga na Câmara em novembro do ano passado, depois que Ronaldo Cunha Lima (PSDB-PB) renunciou ao mandato para fugir de um processo por tentativa de assassinato de um adversário político na Paraíba, que seria julgado no Supremo Tribunal Federal (STF).
Brito disputou as eleições de 2006 pelo PFL (atual DEM) e conseguiu uma vaga de suplente. Em setembro do ano passado, seis meses depois de o TSE definir ser dos partidos políticos a titularidade dos mandatos de deputados, o paraibano trocou o DEM pelo PRB, partido do vice-presidente da República, José Alencar.
Economia
19. Loteria chama trabalhadores
Um dia após a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou a volta das loterias mistas em Pernambuco, os empresários do segmento, parados desde setembro do ano passado, já começaram a contactar seus antigos funcionários e vendedores de cartelas.
O setor aguarda apenas o sinal verde da Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE) para retomar os sorteios। De acordo com o presidente da Arpe, Ranílson Ramos, a expectativa é de que o primeiro sorteio ocorra no segundo domingo de abril, dia 13.
20. Lotéricas vão absorver mão-de-obra do bicho
As empresas que voltarão a operar as loterias mistas em Pernambuco pretendem absorver boa parte dos ex-trabalhadores do jogo do bicho, completamente proibido de operar em Pernambuco desde o começo de fevereiro.
O presidente da Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe), Ranílson Ramos, acredita na iniciativa, pois também aposta numa ampliação da atividade logo após seis meses da retomada dos sorteios. A decisão favorável do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso Mello, não incluiu o jogo do bicho porque a atividade nunca foi de fato legalizada.
21. Um terço dos celulares vendidos no Estado é usado
O mercado de celular vem batendo recordes a cada mês e uma parte importante desse crescimento se deve ao comércio de usados. Na região de serviço onde Pernambuco está inserido, de cada três celulares comprados, um foi adquirido de segunda mão.
É o que revela a pesquisa Um estudo anual da Latin Panel, empresa de consumo domiciliar, que ouviu 26 mil indivíduos para avaliar os hábitos de compra e uso da telefonia celular no Brasil. A amostra representa 80% da população ativa e 91% do potencial de consumo de celulares no País.
BB também vai financiar imóveis O Banco do Brasil vai ingressar no mercado de crédito imobiliário com recursos da poupança. A estréia deve acontecer em junho e a maior instituição financeira do País tem planos de terminar 2008 com pelo menos R$ 1 bilhão em empréstimos voltados para a classe média. Até 2012, o BB quer abocanhar mercado dos concorrentes privados e alcançar o terceiro lugar do setor.
Após anos de espera e de uma disputa de bastidores com a Caixa Econômica Federal (CEF), o BB conseguiu ontem a autorização para entrar no Sistema Financeiro da Habitação (SFH), segmento que usa recursos da poupança para financiar a compra de imóveis। O presidente do banco, Antônio Lima Neto, comemorou. “A avaliação é muito positiva. A novidade traz expectativa de agregarmos valor ao resultado do banco e deixa o BB bem posicionado para crescer bastante nos próximos anos”, disse.
23. Companhia aérea vai priorizar preço baixo
Tarifas mais baixas e serviço diferenciado são as apostas do empresário David Neeleman (fundador e ex-presidente da empresa norte-americana de baixas-tarifas JetBlue Airways) para a nova companhia aérea que começa a operar no Brasil a partir de janeiro de 2009. O executivo destaca que operar em cidades que não são atendidas pelo mercado aéreo é outro fator importante.
O executivo preferiu, no entanto, manter em segredo qual o nível de preços que a nova empresa pretende oferecer, assim como as cidades em que pretende atuar। “Precisamos baixar mais as tarifas de modo que possamos trazer para esse mercado o passageiro que viaja hoje de ônibus e até mesmo os que não viajam”, disse.
24. Auditores entram em greve na segunda-फेइरा
Os auditores da Fazenda municipal do Recife vão entrar em greve na próxima segunda-feira. Além disso, a categoria aprovou um indicativo na qual os profissionais que possuem cargos de confiança entreguem seus postos na próxima semana. De acordo com o sindicato dos auditores do Recife (Aprensindical), a mobilização se deve à falta de contraproposta da prefeitura. Eles reclamam um aumento salarial de 50%, que na prática representaria uma equiparação salarial com os auditores federais.
Internacionais
25. EUA intensificam ataques ao Paquistão
Os Estados Unidos estão intensificando os ataques contra supostos terroristas do grupo Taleban e da rede Al Qaeda nas zonas tribais do noroeste do Paquistão, por temer que o novo governo de Islamabad impeça as ações em breve, informa o jornal “Washington Post”.
De acordo com o jornal, que cita fontes americanas, Washington quer infligir o maior dano possível ao Taleban e aos membros da Al Qaeda no Paquistão em um momento de incerteza sobre o futuro político do presidente Pervez Musharraf, importante aliado dos Estados Unidos.
26. 25 mortos por fogos de artifício
Uma grande quantidade de fogos de artifício levada ao deserto de Gobi para ser destruída explodiu ao ser jogada numa vala, provocando a morte de 25 pessoas, informou a imprensa local ontem. Pelo menos cinco pessoas ainda estão desaparecidas.
Esportivas
27. É uma chuva de mudanças na tabela
As causas variam. Foram desde a concepção do regulamento às condições meteorológicas. No entanto, o que o torcedor local continua presenciando, este ano, é uma verdadeira chuva de mudanças na tabela do Pernambucano. Até o momento, foi um tira e bota, um bota e tira de deixar confuso qualquer um. Uma hora o clube joga no domingo, daqui a pouco antecipam o duelo para o sábado ou adiam para uma quarta-feira.
E quem tentou guardar sua tabelinha, divulgada no início do Estadual, pode preparar a caneta para rasurá-la novamente. Somente durante o Segundo Turno, isso ocorrerá pela terceira vez. Devido à interrupção da partida entre Salgueiro e Náutico, no município sertanejo, na última quarta-feira, por conta de um verdadeiro dilúvio, a Federação Pernambucana de Futebol precisou remarcar o confronto ontem. Porém, os dirigentes foram mais além. Em vez de apenas um jogo, cinco tiveram suas datas alteradas.
28. Timbu pode levar mais um revés financeiro
Em menos de quatro meses, o Náutico pode levar o segundo revés na negociação de atletas. Depois de perder o uruguaio Acosta, destaque alvirrubro no Campeonato Brasileiro do ano passado, sem ganhar nenhum tostão, para o Corinthians, o clube pernambucano pode ficar sem ver a cor do dinheiro em outra ocasião.
Desta vez, a transação envolve o lateral-direito Sidny, Salgueiro, Livorno e o Timbu. Após o Brasileirão do ano passado, o jogador, que tem seus direitos federativos ligados ao Carcará do Sertão, mas estava emprestado ao time da Capital, foi negociado por 300 mil euros com a equipe italiana, e como o empréstimo dele havia sido encerrado, o negócio foi feito diretamente entre os estrangeiros e os sertanejos.
29. Zinho não é mais técnico do time
Após comandar o Centro Limoeirense em apenas sete partidas, o técnico Zinho, que entregou o cargo após a derrota por 3x0 para o Vera Cruz, deixou o comando do Dragão. O treinador chegou a Limoeiro no final do Primeiro Turno e não conseguiu bons resultados comandando a equipe.
Em sete jogos, foram seis derrotas e apenas uma vitória, logo na estréia, marcando apenas oito gols e sofrendo 18, ficando com um saldo negativo de -11. Quem comandará os jogadores até o término do Estadual será Neto Surubim, que foi apresentado ao elenco na tarde de ontem.
30. Ronaldinho fora dos planos de Dunga
Se contar com Kaká nos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto, já parece uma missão praticamente impossível para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por causa da posição firme do Milan em não cedê-lo, um outro jogador de renome internacional vai ficar fora da lista da Olimpíada por motivos diferentes. O técnico Dunga já decidiu que não levará o meia-atacante Ronaldinho Gaúcho para a disputa na China, nem mesmo se houver um sinal verde do Barcelona para liberar o atleta.
Policiais
31. Dois homens assassinam vigilante
O vigilante de uma empresa de segurança privada Marcos Antônio Gomes de Oliveira, de 50 anos, foi assassinado, ontem, próximo a sua casa, no Timbi, Camaragibe. Segundo a polícia, por volta das 8h30, dois homens que estavam em uma motocicleta de cor preta - placa não-anotada - praticaram o crime. Os assassinos se aproximaram da vítima e, após confirmar a sua identidade, atiraram diversas vezes.
Marcos Antônio ainda correu, mas não conseguiu fugir. A família da vítima disse que ele tinha acabado de sair de casa para o trabalho quando foi surpreendido pelos bandidos. O caso será investigado pela Delegacia de Camaragibe.
32. Acusado de chefiar tráfico é preso com maconha e arma
Um jovem acusado de liderar uma boca-de-fumo localizada no bairro de San Martin foi preso, na tarde de anteontem, por agentes da Delegacia da Mustardinha. Marcos Paulo Domingos da Silva, mais conhecido como Quinho Caroço, de 18 anos, foi capturado dentro da residência de sua irmã, localizada no Beco da Gaia, após uma perseguição.
Com ele foram apreendidos 100 papelotes de maconha, um revólver calibre 38 que continha seis munições e dois grampeadores - utilizados na embalagem da droga. Segundo a polícia, Quinho Caroço também é acusado de praticar assaltos nos bairros de Jardim São Paulo, San Martin e Bongi. Ele foi autuado em flagrante por porte ilegal de armas e tráfico de drogas.
33. Jovem vai à polícia pedir proteção
Um drama vivido por um adolescente de 15 anos foi registrado no plantão da Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), na noite de anteontem. Com medo de ser morto por traficantes, o jovem foi até a delegacia pedir proteção policial.
De acordo com o adolescente, ele está sendo ameaçado de morte pelo fato de dever cerca de R$ 250 a vários traficantes de droga da comunidade da UR-11, no Ibura, Recife. Na GPCA, o jovem contou que consome crack e maconha desde os nove anos de idade. Ele ainda disse que conseguiu se livrar do Crack depois que fez tratamento, mas assumiu ainda ser viciado em maconha.
“Passei um tempo em um abrigo aqui do Recife, porém terminei fugindo de lá. Estou querendo voltar. Sei que no abrigo vou ficar mais seguro, longe das drogas e das pessoas que querem me matar”, contou o jovem, que tem a aparência de um garoto ainda com 10 anos de idade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário