Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

quinta-feira, 27 de março de 2008

Jornal do Vale

1. Criança morre eletrocutada

Duas crianças, uma de nove e outra de 14 anos, foram vítimas de descargas elétricas no Estado. O primeiro caso, registrado na noite da anteontem, vitimou fatalmente o estudante Francisnaldo Ribeiro Nascimento, de 9 anos. Ele recebeu um choque elétrico após pisar em um fio desencapado próximo à sua residência, no bairro da Mustardinha.

Francisnaldo ainda foi socorrido para o Hospital Getúlio Vargas (HGV), mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Seu corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), em Santo Amaro. Agentes de plantão da Delegacia do Prado registraram a ocorrência, que até o final desta edição não havia chegado à delegacia do distrito.

2. IML e IC: duas horas de greve

Médicos legistas do Instituto de Medicina Legal (IML) e peritos do Instituto de Criminalística (IC) paralisaram os trabalhos por cerca de duas horas e meia, ontem pela manhã, para reivindicar melhores condições salariais.

Segundo os presidentes da Associação Pernambucana de Medicina e Odontologia Legal (Apemol), Antônio Barreto de Miranda, e da Associação dos Peritos Criminais (Apoc), Atamaria Prado, o objetivo da manifestação é a equiparação salarial.

Eles alegam que os delegados recebem mais. E atuação dos três grupos IC, IML e polícia são para um mesmo fim. “Nós trabalhamos em conjunto e com o mesmo intuito de investigação, então por que os delegados ganham uma quantia maior?”, questionou Antônio Miranda.

3. Defensor público faz greve no Estado

Defensores públicos deflagraram greve, ontem, por tempo indeterminado. A paralisação teve início porque o projeto de lei para dar autonomia à instituição – atualmente subordinada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – ainda não foi aprovado pela Assembléia Legislativa.

O presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado de Pernambuco (Adepepe), Edmundo Siqueira Campos, garantiu que a adesão ao movimento é de pelo menos 80% dos quase 240 profissionais. Segundo ele, dos 45 núcleos do órgão espalhados pelo território estadual, 37 interromperam suas atividades.

4. Foragido é preso no Sertãओ

Um foragido da Penitenciária de Sorocaba, no interior de São Paulo, foi preso, ontem de manhã, no município de São José do Belmonte, no Sertão do Estado, a 470 quilômetros da capital. Natanael Pereira da Silva, 33 anos, estava na casa da mãe dele. Ele foi detido por policiais militares que cumpriam mandado de prisão expedido pelo juiz da cidade.
Contactada pelo delegado de São José do Belmonte, Silvander Ponte, a direção da Penitenciária de Sorocaba informou que Natanael cumpria pena de 23 anos por roubo e tráfico de drogas e havia fugido em 2 de fevereiro। Atualmente, ele estava no regime semi-aberto e havia cumprido apenas seis anos. Ao ser detido, ele informou aos policiais que era portador do vírus da aids. Ele foi encaminhado para a cadeia pública da cidade.


5. Enfermeira presa por maus-tratos a idosas

Uma mulher foi presa na manhã ontem suspeita de maus-tratos e apropriação de bens de três idosas que ela mantinha em uma casa em Aparecida de Goiânia, em Goiás. As mulheres - duas com 66 anos e outra com 67 anos - foram encontradas sem condições adequadas de higiene e estavam em um quarto fechado.

De acordo com a Delegacia da Mulher da cidade, policiais foram até a casa após receberem uma denúncia contra a suspeita - Nilma de Fátima Alves da Silva, 49 -, que se identifica como enfermeira. No local, os policiais encontraram em um quarto as três idosas. Duas delas estavam em uma única cama e a outra estava suja e sem roupas, em outra cama.

6. Seis são indiciados por tortura

A delegada Adriana Accorsi encerrou ontem o inquérito policial nº 075/08 que investigou o caso de tortura e cárcere privado da menina L.R.S., de 12 anos, mantendo o indiciamento de seis pessoas. A maioria delas é formada por parentes da “empresária sem empresa”, Silvia Calabresi Lima, de 42 anos, que foi detida na semana passada juntamente com a empregada doméstica Vanice Maria Novais, de 23 anos.

No relatório, a delegada indica que a família de Silvia - mãe adotiva, filho e marido - foi também responsabilizada pelos crimes da empresária, que tiveram início, segundo as seis vítimas que se apresentaram à delegacia, há 17 anos, quando ocorreu a primeira denúncia de maus-tratos. Agora, o inquérito será avaliado pelo juiz José Carlos Duarte, da 7ª Vara Criminal de Goiânia, que já homologou os chamados “autos de prisão em flagrante” da empresária e da empregada doméstica.

7. Chuva paralisa jogo do Náutico

Debaixo de um verdadeiro dilúvio, com um gramado pesado e bastante escorregadio, Salgueiro e Náutico tentaram jogar futebol, ontem à noite, no estádio Cornélio de Barros, pelo Campeonato Pernambucano. Mas o que se viu estava mais para uma partida de pólo aquático.

Tanto que, aos nove minutos da etapa complementar, quando o placar marcava 1x0 para o Carcará, com gol de Dudu, o quarto árbitro Nielson Nogueira Dias entrou em campo, conversou algo no ouvido do juiz Antônio André e o jogo foi paralisado.

8. Vereador é acusado de assédio sexual a menores

O Conselho Tutelar e a Polícia Civil de Belo Jardim, cidade do Agreste do Estado, distante 185 quilômetros do Recife, estão investigando uma denúncia de assédio sexual, que teria sido praticada pelo 1° secretário da Câmara Municipal, vereador Antônio Gomes do Nascimento (PMDB), 51, mais conhecido por Pomba, contra um grupo de jovens, com idades variando dos 13 aos 20 anos.

O crime teria ocorrido na noite do último domingo, na praça do Cassiano, no centro, no momento em que os jovens estavam conversando. Pela denúncia, o parlamentar teria acenado para o grupo e ao falar com um dos menores, oferecido R$ 2,00 para a compra de um refrigerante, ao mesmo tempo em que teria pedido para chamar os demais menores para ir a um motel.

9. Jogos voltam a funcionar

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Celso Melo, concedeu, ontem, uma liminar a favor da volta dos jogos de bilhetagem. Eles haviam sido suspensos pela 10ª Vara Federal do Recife, em outubro do ano passado, quando também foi posto limites a Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) - que entre outras atribuições regula o funcionamento das casas de jogos no Estado.

“Ao entendimento do Supremo, as loterias anteriores ao ano de 167 podem funcionar normalmente. O que não pode são os jogos eletrônicos, porque ainda não existiam à época”, justificou o advogado da Associação Brasileira de Loterias Estaduais, Sear Jasu Mascena Veras. Ainda segundo ele, as Raspadinhas, Pernambuco dá Sorte, Caruaru Dá Sorte, entre outras, estão em base legal. Assim como as do Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

10. Crianças passam mal após comer merenda

Poliana Barros de Medeiros, de 14 anos, passou o dia de ontem internada depois de comer a merenda do Centro de Ensino Experimental de Palmares (Ceepa), onde estuda, no município de Palmares, Mata Sul do Estado, distante 125 quilômetros do Recife. A adolescente foi uma das 126 pessoas que passaram mal e foram internadas no Hospital Regional dos Palmares Dr. Sílvio Fernandes Magalhães, com quadro de intoxicação.

A merenda foi servida aos alunos durante o almoço da última terça-feira. Na mesma noite muitas crianças já apresentavam os sintomas. De acordo com funcionários da unidade médica, o hospital não teve como abrigar cada paciente em um leito, pois só havia seis disponíveis. “As crianças foram distribuídas entre as salas de observação, consultórios e leitos disponíveis. Todos os jovens chegaram à unidade hospitalar de uma vez e a estrutura do hospital não comportava”, contou um funcionário, que preferiu não se identificar.

Política

11. Lula promete eleger o sucessor

Com um discurso recheado de ataques à oposição, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu o tom eleitoral, ontem, na solenidade de assinatura da ordem de serviços para obras do canal do Jordão, através do Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC). O petista provocou os adversários e mandou um recado sobre a sucessão presidencial em 2010.

“A oposição pensa que vai eleger o sucessor. Podem tirar o cavalinho da chuva, porque nós vamos fazer a sucessão para continuar governando este País. Podem tirar o cavalo da chuva”, disparou. Lula não chegou a colocar a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, como o nome preferido, para não transformar ainda mais a solenidade num ato eleitoral, mas não deixou de enaltecer sua participação no PAC.

12. Lula e Chávez mostram afinidade e populismo

Alheios aos entraves enfrentados pelo Brasil e pela Venezuela durante reunião que estabeleceu o acordo para a operação da Refinaria Abreu e Lima, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez transpareceram ontem uma bela harmonia durante agenda atribulada que cumpriram no Estado. Em meio a sorrisos, tapinhas nas costas e segredos confidenciados, os dois chefes de Estado deram provas suficientes de que estavam realmente afinados.

Lula sequer recorreu ao serviço de tradução para compartilhar impressões com o companheiro venezuelano, que se expressava rapidamente em espanhol. Em meio às formalidades da programação oficial, o petista quebrava o protocolo para contar estórias ao convidado. Quando concluiu a assinatura de acordos, Lula chegou a conduzir Chávez de braços dados até o salão onde foi servido o jantar, no Palácio do Campo das Princesas.

13. CPI rejeita convocação de Dilma

A mobilização da tropa de choque governista na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Mista dos Cartões Corporativos derrubou ontem, numa sessão marcada por bate-bocas, o requerimento de convocação da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Por 14 votos a 7, a maioria dos parlamentares foi contra a ida da ministra à CPI para explicar o suposto dossiê elaborado por integrantes do Governo com gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e sua mulher, Ruth, com cartões corporativos e com contas tipo B (abertas em nome de servidores para o pagamento de despesas por meio de saques ou emissão de cheques).

14. PMDB quer candidaturas próprias

Insatisfeitos com as ações do PT Brasil afora, dirigentes do PMDB de vários estados defenderam ontem que o partido dê prioridade a candidaturas próprias na disputa municipal de outubro.

Até o governador do Paraná, Roberto Requião, que tem petistas no secretariado e considera o PT local um bom parceiro, impôs condições à tese da aliança preferencial com o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, defendida pelo Palácio do Planalto.

15. Deputado do PSDB punido por propaganda antecipada

Seguindo as diretrizes de combater a propaganda eleitoral extemporânea e coibir o uso da máquina pública para fins políticos, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) intensificou a sua atuação no Estado e apresentou, ontem, novos resultados dessa fiscalização.

O deputado estadual Carlos Santana (PSDB), pré-candidato à Prefeitura de Ipojuca, foi multado em R$ 21,2 mil, por propaganda irregular de outdoor durante o período de Carnaval, onde estavam estampadas a sua foto e logomarca. A decisão do juiz da 16ª Vara Eleitoral, Haroldo Carneiro, é a sétima punição aplicada em Ipojuca. Outras quatro representações do promotor local, Roberto Brayner, aguardam apreciação.

16. Mendonça orienta seus candidatos

Diante dos alertas e conselhos da Justiça Eleitoral, o Democratas decidiu realizar, hoje, a primeira reunião do partido com os seus pré-candidatos à chapa proporcional no Recife.

O encontro, marcado para as 10h, no plenarinho da Câmara de Vereadores, será comandado pelo presidente regional do DEM e pré-candidato à Prefeitura, Mendonça Filho, e pela presidente municipal, vereadora Priscila Krause, que orientarão os postulantes sobre a legislação eleitoral.

17. TRE lança programa Mesário Voluntário

A juíza eleitoral Michelle Duque de Miranda iniciou o trabalho de convocação em massa da população para participar de maneira espontânea do dia das eleições municipais de outubro. Trata-se do programa Mesário Voluntário.

A magistrada preside a Comissão dos Mesários Voluntários, formada por 13 membros, que tentarão sensibilizar os próprios funcionários do TRE e enfatizar a importância do trabalho. “Também pretendemos lembrar à população sobre as vantagens legais que podem ser asseguradas, além de estabelecer parcerias com instituições públicas e privadas”, disse Michelle Miranda.

18. Inocêncio ameaça dissolver diretório

O presidente estadual do PR, Inocêncio Oliveira, informou ao Blog da Folha , ontem, que irá dissolver o diretório municipal do partido em Caruaru, no Agreste do Estado, caso o presidente da legenda na cidade, Lula Torres, continue contra a candidatura do deputado estadual José Queiroz (PDT). O dirigente bateu o pé em defesa do nome da vereadora Laura Gomes (PSB) na sucessão municipal.

A decisão vai de encontro a Inocêncio Oliveira, que não gostou nada dessa história. “Quero ver se ele continua com esse papo de apoiar outro candidato. A decisão da Executiva estadual deve prevalecer. Vou tirar ele de lá”, sentenciou o deputado, durante a visita de Lula e Chávez a Suape.

19. Ex-prefeito de Pedra condenado pelo TCU

O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou, ontem, o ex-prefeito de Pedra, no Agreste do Estado, Mardônio Japiassu, a devolver R$ 81 mil aos cofres públicos. O ex-gestor é acusado de superfaturamento nas obras de construção das escolas do Sítio Salinas e da Fazenda Caldeirão, realizadas em convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Uma segunda pena, de R$ 63 mil, foi aplicada devido a falta de documentos obrigatórios em licitações, planilhas e projetos, também na área de educação. Nos dois casos, foram multados ainda os proprietários das empresas contratadas. As partes terão 15 dias para comprovar o recolhimento dos valores ao Tesouro Nacional.

20. Congresso chega a um acordo sobre as MPs

O projeto que muda a edição e a tramitação de medidas provisórias vai acabar com o chamado trancamento de pauta do plenário, mas, em contrapartida, dará tratamento prioritário na votação para as MPs. Esse foi um dos pontos acertados entre os líderes dos partidos na Câmara e no Senado em reunião com os presidentes da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN).

O acordo, no entanto, ficou restrito a algumas alterações o que impediu que o relator da proposta, deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), apresentasse ontem o seu parecer conclusivo na comissão especial da Câmara que discute a proposta.

Economia

21. Banco só pode deixar cliente na fila por 15 minutos

A partir de amanhã, as instituições financeiras do Recife terão de reduzir o tempo de espera nas filas para 15 minutos. A determinação virá por meio da Lei municipal de número 17.405/2007.

A legislação, elaborada pelo vereador Gustavo Negromonte e sancionada pelo prefeito da capital João Paulo - em dezembro do ano passado - entra em vigor nesta sexta-feira. Além da demora para se chegar aos caixas bancários, a norma versa sobre o atendimento da população de forma geral, nas agências.

22. legislação

Como qualquer outro serviço prestado à população, a legislação à qual está sujeita este tipo de prestação é o Código de Defesa do Consumidor (CDC), de 1990. “É desumano fazer alguém ficar horas em pé.

Seria interessante que a nova legislação não viesse como mais uma e que tivesse um órgão como o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ou Procon municipal empenhados na aplicabilidade da legislação”, destacou a advogada especialista em Direito do Consumidor, Luciana Browne.

Para ela, somente com a verificação in loco será possível fazer com que a legislação seja cumprida, podendo assim saber quais estabelecimentos estariam passíveis de multa.

23. Alimento e gasolina puxam inflação

Os alimentos, a gasolina e os preços administrados (controlados pelo governo) podem exercer pressão sobre a inflação este ano, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), fundação vinculada ao Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

De acordo com a economista Maria Andreia Parente, a diferença entre o preço internacional da gasolina e o do mercado doméstico era de cerca de 20% em meados deste mês de março.

24. Quilo do pão subirá até 12% em abril

Na primeira quinzena de abril, o preço do pão sofrerá um aumento de até 12%. De acordo com o Sindicato da Indústria da Panificação (Sindipão) esse valor foi calculado com base no aumento da saca de trigo, que sofreu reajuste de 25%.

A farinha de trigo representa cerca de 30% na composição total do preço do pão francês. De acordo com João Galdino, diretor do Sindipão, o valor do quilo do produto, que custa hoje uma média de R$ 5, passará para cerca de R$ 5,50.

25. Mantega avalia prazo do crédito

Em reunião ontem com representantes do setor bancário, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, questionou os dirigentes dos principais bancos do País sobre os prazos dos créditos concedidos a pessoas físicas, principalmente para a compra de automóveis.

Os executivos garantiram ao ministro que são poucos os financiamentos de seis a oito anos, se considerado o volume de créditos concedidos. Eles disseram que a maioria dos contratos ainda é fechada para pagamento em até cinco anos.

26. Vendas crescem 8,6% nos supermercados
Os supermercados registraram alta real de 8,63% nas vendas de fevereiro na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo pesquisa divulgada ontem pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Na comparação com janeiro, o mês passado registrou queda de 3,22% nas vendas, também em valores reais - deflacionado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Segundo o presidente da Abras, Sussumu Honda, o consumo das famílias continua em crescimento e existe uma migração de compra para produtos de maior valor agregado.
Internacionais

27. Bush pede a Pequim que tenha moderação

O presidente dos EUA, George W. Bush, telefonou ontem para o líder chinês, Hu Jintao, para expressar sua preocupação sobre a repressão das recentes manifestações no Tibet, informou ontem a Casa Blanca. Bush instou o presidente chinês a dialogar com o líder dos tibetanos no exílio, dalai-lama, e pediu que a China permita o acesso de diplomatas e jornalistas à região. Na sexta-feira, a presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, a democrata Nancy Pelosi, havia viajado à Índia para prestar seu apoio ao dalai-lama.

28. Novo premiê diz que vai combater terror

O novo premiê do Paquistão, Yousaf Raza Gilani, disse ontem que seu país continuará a combater o terrorismo, mas que a questão será abordada “de maneira coletiva”, e que o desenvolvimento econômico das áreas de fronteira com o Afeganistão “é fundamental para enfrentar os extremistas”.

Esportivas

29. Jumento dá outro coice no Leão em Serra Talhada

No mesmo estádio em que perdeu a invencibilidade, o Sport sofreu, ontem à noite, sua segunda derrota no Pernambucano. No Pereirão, em Serra Talhada, a equipe da casa bateu o Leão por 1x0, mesmo placar da primeira vez. O resultado interrompeu uma seqüência de sete vitórias seguidas, mas não tirou do Rubro-negro a liderança da competição.

A chuva deu uma trégua até pouco tempo antes da partida. Mas quando ela veio, deixou o gramado encharcado em poucos minutos. Inevitavelmente, as duas equipes tiveram dificuldade para tocar a bola. Porém, o maior prejudicado foi o Sport, por ter uma equipe mais técnica. Além de não conseguir marcar, o time levou um gol aos 36, com Ivson, aproveitando um cruzamento de Sandro Miguel.

A partida entre Serrano e Sport pelo Campeonato Pernambucano de Juniores, que estava marcada para ser a preliminar do jogo profissional, foi adiada para hoje.

30. Santa Cruz continua sem vencer no Arruda

Durou pouco a alegria do Santa Cruz. Após quebrar o jejum de dez jogos sem vencer, o Tricolor voltou a sua rotina de maus resultados e, desta vez, em pleno Arruda, apenas empatou com o Petrolina, ontem, em 2x2, porém, ajudado pelos outros resultados do Hexagonal da Morte, aumentou a distância para a zona de degola para sete pontos.

31. Alexandre Pato dá vitória à Seleção

chuva fina começou a cair no Emirates Stadium aos 26 minutos do segundo tempo do amistoso Brasil 1x0 Suécia, realizado sob o frio que resolveu não deixar Londres desde o início da primavera, em 21 de março. Coincidência ou não, choveu no exato momento em que o mais novo craque do futebol brasileiro, um garoto magrinho, tímido, que se chama Alexandre Pato e já é ídolo na Itália, marcava um gol genial, logo em sua estréia pela seleção principal. Era o gol da vitória de um amistoso irritante no início e marcante no final.

Policiais

32. Executado no Alto da Esperança

O Alto da Esperança, no Vasco da Gama, foi palco de uma execução, no início da manhã de ontem. Gilson Ferreira de França, de 42 anos, ex-presidiário, foi assassinado a tiros no quarto onde dormia, construído nos fundos da casa da família.

O pai dele, o portuário Lourival Ferreira de França, de 70, ouviu os disparos, por volta das 6h, no entanto, achou que seriam fogos. O corpo dele foi encontrado por familiares momentos depois do crime. A porta não exibia sinais de arrombamento e o pequeno cômodo não foi revirado. Ninguém soube informar quantas pessoas praticaram o crime, mesmo a casa estando situada no alto de uma escadaria.

33. Primos são mortos na cidade de Paulista

Tiros de pistola calibre 380 tiraram a vida de dois homens, anteontem, por volta das 20h, na rua Antônio Guedes de Amorim, no Loteamento Riacho de Prata Dois, em Maranguape 2, no município de Paulista. Os primos Lúcio Fernandes da Costa, de idade não-informada, e Romildo Firmino da Costa, de 21 anos, foram executados com vários tiros na cabeça e no abdome.

A autoria para o duplo homicídio ainda é desconhecida. De acordo com informações passadas pela polícia, os dois homens eram ex-presidiários e estavam em liberdade há cerca de duas semanas. As vítimas, ainda segundo a polícia, tinham cumprido pena no Presídio Professor Aníbal Bruno por assalto.

No local do assassinato, nenhuma informação foi passada de como Lúcio e Romildo foram mortos. Um morador da via disse apenas ter escutado o tiroteio, e quando saiu para verificar o que tinha acontecido encontrou os cadáveres.

34. Vigilante preso por abuso sexual

O vigilante Mário José de Souza, de 41 anos, foi preso na última terça-feira, depois de abusar sexualmente de uma criança de 12 anos. O crime aconteceu em Rio Doce, em Olinda, onde o acusado mora. Ao ver sua sobrinha entrar na casa de Mário, o tio da menina, que não pode ser identificado, e o pai dela foram buscá-la. Ela disse que ganhava entre R$ 2 e R$ 3 dele para tirar a roupa.

De acordo com o pai da menina, ao chegar na casa de Mário e mandar ele abrir a porta, o acusado ficou ganhando tempo para que a menina saísse pelo muro. “Quando ele abriu a porta, ainda estava ajeitando as calças. Minha filha me contou que ele tirou a roupa dela e ficou alisando as partes íntimas”.

35. Motoboy é baleado na cabeça

Um homem morreu após ser baleado na cabeça durante uma investida criminosa que assustou moradores e comerciantes da rua Doutor Carlos Gueiros Leite, no bairro do Janga, em Paulista. O motoboy José Batista da Silva, de 40 anos, pilotava sua motocicleta, por volta das 9h30 de ontem, quando foi abordado por dois homens, que estavam em outra moto.

Após disparar os dois tiros, essas pessoas não-identificadas deixaram o lugar às pressas. José Batista foi atendido por uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) ainda no local. Os profissionais tentaram reanimá-lo, no entanto, não conseguiram que ele retomasse as funções vitais. De lá, o motoboy foi encaminhado ao Hospital da Restauração (HR), no Derby. A morte dele foi confirmada às 13h20 do mesmo dia.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog