Jornal do Vale
Terça, 29 de janeiro de 2008
1. Fraternidade 2008 “escolhe a vida”
“O tema da Campanha da Fraternidade 2008 está inteiramente relacionado com a nossa posição em defender a vida e condenar a distribuição de pílulas do dia seguinte no Carnaval pernambucano.” A afirmação do arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, reforça a campanha anual da Igreja Católica que será lançada, oficialmente, no dia 7 de fevereiro.
Fraternidade e Defesa da Vida, cujo lema é Escolhe, Pois, a Vida, traz à tona uma mensagem de que é preciso se preocupar com a vida humana, que, no entendimento da instituição religiosa, está ameaçada desde o início - em razão do aborto - e durante sua existência - com a eutanásia. “A Igreja entende que o novo ser surge a partir do embrião. Dessa forma, a trajetória da concepção até a morte natural deve ser respeitada e compreendida como dom divino e direito inalienável de todo indivíduo”, declarou o arcebispo.
2. Correnteza arrasta carro e sete pessoas morrem
Sete ocupantes de um jipe morreram afogados no fim da tarde de anteontem, em Araçaí, a 108 quilômetros de Belo Horizonte, após o veículo ter afundado no córrego do Prata. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Sete Lagoas, que realizou o resgate das vítimas, o motorista do veículo, ocupado por mais 11 pessoas, tentou atravessar o córrego que dá acesso à cidade.
Devido ao grande volume de água em decorrência das chuvas que atingem a região, o jipe foi arrastado pela correnteza 100 metros abaixo, antes de atingir a metade do trajeto até a outra margem. Entre as vítimas, há duas crianças e uma grávida.
3. Garoto de 16 anos fazia sexo em carros oficiais
Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Ministério Público Estadual e Polícia Civil de Franca, distante 400 quilômetros de São Paulo, investigam dois bombeiros e quatro integrantes da Defesa Civil da cidade que teriam mantido relações sexuais com uma adolescente de 16 anos em veículos oficiais, como ambulância e unidades de resgate.
O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana anunciou que deverá pedir o afastamento dos bombeiros e dos membros da Defesa Civil envolvidos no caso.
A denúncia chegou na semana passada ao Conselho Tutelar, que levou o caso à polícia. A garota contou aos conselheiros que tinha relações sexuais consentidas com os servidores há pelo menos um ano e que não recebia presentes ou dinheiro em troca.
O delegado seccional de Franca, Maury de Camargo Segui, afirmou que, se as denúncias forem comprovadas, os funcionários públicos serão denunciados por corrupção de menores e favorecimento da prostituição. A pena para esses crimes é de 12 anos.
4. Presos suspeitos de fraudar o INSS
A Polícia Federal de Santa Catarina prendeu ontem, em operação denominada Iceberg, dez pessoas suspeitas de integrar um esquema de fraudes em concessões de pensões e aposentadorias em uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Tijucas, distante 45 quilômetros de Florianópolis.
A polícia afirma que o esquema beneficiou 160 pessoas. O prejuízo aos cofres públicos é calculado em R$ 6 milhões. Entre os detidos estão o superintendente do porto de Itajaí (SC), Wilson Francisco Rebelo, o servidor do INSS João Roberto Porto e o secretário do Sindicato dos Motoristas de Itajaí Carlos César Pereira.
Os demais presos, segundo a polícia, eram agenciadores que convenciam pessoas a participarem do esquema e corrompiam funcionários do INSS.
5. Caso Jango - Tarso: pode haver uma investigação
O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse que o governo federal poderá tomar alguma providência e “mobilizar uma investigação” se receber alguma informação concreta indicando que o Estado brasileiro tenha ordenado ou contribuído para um atentado contra o ex-presidente João Goulart morto em 6 de dezembro de 1976, em Mercedes, na Argentina.
“Para isso, precisamos de um dado real, que até agora não existe pelo menos sob controle do Ministério da Justiça”, ressaltou ontem, em Porto Alegre, onde participou de um painel com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o senador Pedro Simon na sede do Grupo RBS.
A discussão sobre a morte de João Goulart, que governou o País de 1961 a 1964, foi retomada pelo filho do ex-presidente, João Vicente Goulart, que diz ter certeza de que uma investigação sobre a morte de seu pai comprovaria que ele foi envenenado por militares uruguaios a pedido da ditadura brasileira.
6. Igreja quer banir pílula
A Arquidiocese de Olinda e Recife agora quer impedir na Justiça que o Sistema Único de Saúde (SUS) ofereça a pílula do dia seguinte em todas as unidades do Estado. A Pastoral da Saúde entrou ontem com representação no Ministério Público de Pernambuco (MPPE) solicitando a suspensão, não só no Carnaval, da distribuição do que chamam de “abortivo”.
Um dos dois promotores acionados já negou o pedido. A arquidiocese ainda confia que o outro se pronuncie a favor, mas mantém o desejo de lutar judicialmente contra a prática. É apoiada pela Associação dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps), que entra com ação na Justiça hoje.
No fim da tarde, a promotora da Saúde Ivana Botelho, indeferiu a representação. “As médicas do Ministério Público concluíram que a pílula não é abortiva. Vou recomendar à Secretaria Municipal de Saúde que a mantenha disponível”, afirmou, ressaltando que a arquidiocese tem todo o direito de recorrer à Justiça. O promotor coordenador de Cidadania e Direitos Humanos, Marco Aurélio Farias, disse que só hoje falará sobre o assunto.
7. Afastado padre da Paróquia de Água Fria
A Justiça concedeu mandado de reintegração de posse da Paróquia de Água Fria à Arquidiocese de Olinda e Recife, afastando o pároco João Carlos Santana, 40 anos, de suas atividades. A determinação foi assinada no dia 7 deste mês pelo juiz Janduhy Finizola da Cunha Filho, mas só no dia 23 chegou à igreja matriz do bairro da Zona Norte. Desde a última quinta-feira, o padre não celebra mais missas, batizados ou qualquer outro ritual no local. Mas afirma que entrará com recurso e quer voltar ao posto hoje.
Ontem pela manhã, a Matriz de Santo Antônio parecia abandonada. Apenas um grupo de cinco paroquianos e três funcionários estavam na igreja, esperando algum pronunciamento da arquidiocese. “Estamos aguardando que venha um novo administrador. Os fiéis precisam assistir às missas, já estão comentando o abandono. Alguns acham que o arcebispo (dom José Cardoso Sobrinho) não se preocupa conosco, só em tirar o padre João Carlos”, reclamou a professora Maria Inês Silva, 47, freqüentadora assídua do templo.
8. Para Dom José, pároco já deveria ter saído
O arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, reiterou o argumento de que o padre João Carlos Santana está no cargo irregularmente. “O Tribunal Supremo da Igreja Católica respondeu três vezes a ele, dizendo que ele deveria sair. Era o que deveria ter feito desde o começo”, alfinetou dom José, após entrevista coletiva no Palácio dos Manguinhos, sua residência oficial.
O chefe da Igreja Católica no Recife e em Olinda também se disse tranqüilo em relação ao processo por injúria, calúnia e difamação movido contra ele por padre João Carlos e pela dona de casa Ivânia Olímpio de Almeida. “Ele não goza de boa fama. Não sou acusador, apenas repeti o que todos já sabiam”, afirmou, referindo-se aos comentários feitos acerca da acusação de homicídio contra João Carlos Santana e do suposto relacionamento entre o padre e a paroquiana.
9. Menina imprensada em carro morreu asfixiada
Laudo do Instituto de Medicina Legal (IML), divulgado ontem, revelou que a estudante Rafaella Macedo de Souza, 11 anos, morreu em virtude de uma asfixia por sufocação.
A menina ficou imprensada entre a porta e a carroceria do carro da tia, após a lateral do automóvel colidir numa pilastra da garagem do Edifício Sierra de Gredos, na Rua Setúbal, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, no último sábado. O resultado da perícia foi repassado à Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), que investiga o caso.
10. Família vive horas de terror em assalto no litoral
Três bandidos armados com pistolas invadiram, na sexta-feira à noite, uma casa de veraneio na Praia de Ponta de Pedras, no município de Goiana, na Mata Norte, e fizeram um empresário, a família e um caseiro reféns por três horas.
Depois de trancar o proprietário da casa no quarto e o caseiro no banheiro, os criminosos fugiram no carro da vítima, um Space Fox, levando a esposa do empresário e uma sobrinha de 14 anos. A ação ocorreu às 18h30. As duas só foram libertadas pouco depois da meia-noite, em uma favela em Abreu e Lima, no Grande Recife.
Política
11. Humberto “joga a toalha” e João da Costa será o nome do PT
A Unidade na Luta (UL) cansou de “remar contra a maré” e resolveu retirar os nomes dos deputados Maurício Rands e Pedro Eugênio da disputa eleitoral no Recife. A decisão deixa o caminho livre para o secretário de Planejamento Participativo, João da Costa, o preferido do prefeito João Paulo à sua sucessão.
Se essa posição significa que as brigas internas no partido terão fim, só o tempo poderá dizer. Até porque o tom “duro” das declarações de Humberto, ontem, durante a coletiva para anunciar a decisão, pode ser o prenúncio de um embate sem fim.
12. Fora da disputa, Rands reclama de João Paulo
Apesar de afirmar não ter ficado frustrado com a retirada do seu nome para a sucessão deste ano na Capital, o deputado federal Maurício Rands distribuiu uma nota à Imprensa, na qual explica os motivos que o levaram a apresentar-se como pré-candidato, além de reclamar da maneira como o prefeito João Paulo conduziu o processo. “O processo de consulta deveria ter sido mais transparente e aberto.
Infelizmente, duas das pré-candidaturas não foram tratadas com a legitimidade que as suas respectivas trajetórias impunham. Em momento algum elas foram consideradas. Das três, apenas uma, lançada desde 2006, foi reconhecida pelo prefeito. “O que se viu foi que o papel de coordenador confundiu-se com o de maior defensor de uma das pré-candidaturas”, diz a nota.
13. Caruaru - Pesquisa definirá pleito da esquerda
Como uma das maiores lideranças de Caruaru, o vice-governador João Lyra Neto (PDT) se posicionou ontem sobre as eleições que vão suceder a gestão de oito anos do prefeito Tony Gel (DEM). O pedetista rechaçou a possibilidade de o campo de esquerda sair dividido em duas candidaturas e antecipou que as pesquisas de intenção de voto serão um dos fatores que vão determinar o escolhido.
Dois partidos aliados ao Governo do Estado já colocaram nomes para disputar o pleito. O PSB tem na vereadora Laura Gomes - esposa do secretário estadual de Saúde, Jorge Gomes - sua opção predileta. Já o PDT aposta na força do ex-prefeito e atual deputado estadual, José Queiroz.
14. Eduardo adota discurso populista
As férias parecem ter inspirado o governador Eduardo Campos (PSB). Ontem, durante a transferência da sede do Governo do Estado para Olinda, em comemoração aos 354 anos da Restauração Pernambucana, o socialista recorreu a um discurso populista. Durante a assinatura de um convênio para o repasse de R$ 500 mil voltados para o Carnaval de Olinda, ele lembrou que o povo pobre é quem primeiro tem o direito de brincar a festa.
“Estamos muito felizes de poder oferecer um Carnaval sem cordas. Defendemos isso contra o abuso e a crítica de alguns que não querem se misturar. A nossa posição política não podia ser diferente. Nossos governos têm lado, têm posição. Quando se coloca em disputas centrais, nós sabemos exatamente onde nos encontramos. Nós não vacilamos, não ficamos em cima do muro”, insinuou.
15. Lobão Filho - Suplente é convidado para ingressar no PTB
Convidado a se retirar do DEM, Edison Lobão Filho (MA), o Edinho, suplente do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB), recebeu sinal verde para se filiar ao PTB. O convite foi feito pelo presidente do diretório petebista no Maranhão, deputado Pedro Fernandes, e avalizado pelo presidente nacional, Roberto Jefferson. O convite foi dirigido também à mãe de Edinho, a deputada Nice Lobão (DEM-MA).
Mesmo antes de ouvir o pedido de Jefferson para receber os dois políticos, o líder do partido no Senado, Epitácio Cafeteira (MA), disse que eles seriam bem-vindos. “Ninguém nega a entrada no partido”, alegou, comemorando um aumento de bancada de sete para oito senadores, caso Edinho resolva mesmo assumir. Para Cafeteira, o fato de não ter sido julgado anula qualquer resistência contra o suplente.
16. CGU investigará uso de cartão corporativo
A Comissão de Ética Pública – que investiga irregularidades envolvendo servidores e autoridades federais – pediu ontem à Controladoria-Geral da União (CGU) que investigue se a ministra Matilde Ribeiro (Igualdade Racial) utilizou de forma ilegal o cartão corporativo.
A ministra gastou no ano passado R$ 171.556,09 no cartão, segundo dados do Portal Transparência, mantido pelo governo federal. No dia 29 de outubro, Matilde gastou R$ 461,16 no Duty Free Brasil, free-shop dos aeroportos brasileiros. Ela disse que foi um engano e devolveu o dinheiro depois que o gasto se tornou público.
17. Valério é vinculado a Dirceu
A presidente-executiva do Banco Rural, Kátia Rabello, foi interrogada ontem por cinco horas no processo do mensalão, em Belo Horizonte (MG). No depoimento, ela disse que Marcos Valério – acusado de ser o operador do suposto esquema – informava o banco sobre a disponibilidade na agenda do ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) para encontros, e que jamais participou da concessão de empréstimos para empresas de Valério.
A executiva confirmou participação em duas renovações de empréstimos feitos ao PT. Ela negou as acusações de formação de quadrilha, evasão de divisas, gestão fraudulenta de instituição financeira e lavagem de dinheiro.
18. Parlamentares só voltam quinta
O retiro forçado do grupo de 12 deputados federais e um senador brasileiros retidos na Antártida desde sexta-feira, à espera do avião que vai buscá-los, deve continuar até quinta-feira. Além da nevasca e da falta de visibilidade que impedem o Hércules C-130 da FAB de pousar na base chilena de Eduardo Frei, ontem a aeronave ficou impedida de levantar vôo do aeroporto de Punta Arenas, no sul do Chile, por causa de problemas no motor.
A viagem serviu para que os parlamentares conhecessem pesquisas na Estação Antártica Comandante Ferraz, do Programa Antártico Brasileiro. Enquanto não são resgatados, aproveitam o tempo com palestras sobre o programa e caminhadas sobre o gelo.
19. Fogaça investirá 4 vezes mais do que no 1º ano
Em Porto Alegre, o prefeito José Fogaça terá mais dinheiro para investir em obras em seu último ano à frente do Executivo municipal. A previsão é que os investimentos cheguem a R$ 314 milhões, quatro vezes mais do que o investido no primeiro ano de governo. Fogaça não admite, mas é cotado para ser candidato à reeleição.
Segundo o jornal, o valor destinado a investimentos é quase o equivalente à soma dos investimentos feitos desde 2005. Fagaça assumiu a prefeitura de Porto Alegre com um déficit de R$ 75 milhões e teve um superávit de R$ 35 milhões no ano passado.
20. Lula é animador de auditório, diz líder da oposição
O líder da oposição no Congresso Nacional, senador José Agripino Maia (DEM-RN), definiu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como um "animador de auditório". Segundo ele, Lula afirmar que as obras de infra-estrutura do Programa de Aceleração do Crescimento trarão desenvolvimento para o País é apenas "animar" a torcida.
Gostaria muito que aquilo falado pelo presidente da boca para fora se realizasse. Como ficaria feliz. Acontece que ele é um animador de auditório. Ele não tem êxito no cumprimento do que promete", disse.
Lula fez uma avaliação do primeiro ano do PAC e disse esperar que as obras estejam gerando benefício para a população já em março e abril. "Eu estou convencido de que este ano nós vamos transformar as regiões metropolitanas e muitas outras cidades brasileiras num canteiro de obras", afirmou no programa Café com o Presidente.
Economia
21. Teles terão que implantar conselhos
Os serviços oferecidos pelas empresas de telefonia fixa, a partir do segundo semestre deste ano, serão avaliados por Conselhos de Usuários.
A medida imposta pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), publicada ontem no Diário Oficial da União, é uma tentativa de melhorar o relacionamento entre os clientes e as operadoras, pois essas são as empresas que mais recebem queixas nos órgãos de direitos dos consumidores por má prestação de serviços. Serão implantados, pelas concessionárias, 46 conselhos em todo o País, sendo dois em Pernambuco.
22. Energia - Térmica acionada não pesará no bolso do cliente
Os 2,8 milhões de consumidores da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) não terão de pagar a mais, pelo menos este ano, pelo acionamento das térmicas - em funcionamento desde novembro, por causa da baixa nos reservatórios das hidrelétricas. Isto porque, segundo o presidente da Neoenergia, Marcelo Corrêa, o insumo que vem sendo utilizado em Pernambuco estava previsto em contratação anterior.
O não-impacto das termelétricas no reajuste das tarifas, a ser divulgado em abril próximo, foi anunciado, ontem, durante a apresentação do balanço da Celpe no exercício de 2007. De R$ 1,340 bilhão lucrado pela Neoenergia como um todo, a Celpe representou uma fatia de R$ 311,5 milhões. A companhia pernambucana apresentou um crescimento de 43% no lucro líquido quando comparado com 2006.
23. Cliente deve ficar atento com horários
Devido aos festejos de Carnaval, os bancos não abrirão na próxima segunda e terça-feira. O atendimento ao público volta na Quarta-feira de Cinzas (06), a partir das 12h. Para evitar maiores problemas, o Procon Pernambuco recomenda que os clientes verifiquem suas contas e efetuem o pagamento dentro dos prazos. As contas de consumo (água, luz, telefone, etc.) e os carnês que vencem nos dias 4 e 5 de fevereiro podem ser pagos no dia 6, sem a cobrança de multas, conforme disposição do Banco Central. “Se no dia do vencimento o banco não abrir, os clientes podem fazer seus pagamentos no primeiro dia de funcionamento sem qualquer acréscimo na conta”, disse o gerente-geral do Procon-PE, José Cavalcanti Rangel.
24. Dólar fecha em leve baixa de 0,16%
O dólar fechou em leve baixa de 0,16% nos últimos negócios ontem, sendo cotado a R$ 1,784 (valor de venda). Nas casas de câmbio paulistas, o dólar turismo foi cotado a R$ 1,900 (estável).
O Banco Central (BC) informou que as saídas de dólares superaram as entradas em US$ 1,6 bilhão até o dia 24 deste mês, que marca um período de fortes turbulências do mercado financeiro.
25. Corrida pelo emprego já começou
Movidos pela esperança de serem inseridos no mercado de trabalho, quase 650 pessoas selecionadas participaram, ontem, da primeira aula de capacitação profissional promovida pelo Governo do Estado. À tarde, no Centro Profissionalizante das Mulheres, na Boa Vista, dos 75 alunos matriculados nos cursos de cozinheiro e manutenção de microcomputadores, 70 estavam presentes na sala.
Apesar do calor, todos participavam ativamente da disciplina de Cidadania, proferida pela coordenadora e professora Regina Célia. No local, as várias histórias pessoais contadas tinham um ponto em comum: o sonho de voltar a exercer uma profissão.
26. Centrais lançam campanha para redução da jornada
A Campanha pela Redução da Jornada de Trabalho sem Redução de Salários será lançada no dia 11 de fevereiro, às 11 horas, na Praça Ramos, em São Paulo, pelas centrais sindicais CUT, Força Sindical, UGT, CGTB e Nova Central. A decisão foi tomada ontem, em reunião com dirigentes dessas centrais.
As centrais sindicais pretendem recolher, entre 11 de fevereiro e 1° de maio, mais de um milhão de assinaturas em todo o Brasil. O abaixo-assinado será encaminhado ao Congresso Nacional. De acordo com o secretário-geral da Força Sindical, José Carlos Gonçalves, o Juruna, a redução da jornada é necessária, inclusive, para melhorar o desempenho profissional dos trabalhadores brasileiros. “O profissional descansado realiza trabalhos de melhor qualidade.”
27. Dilma diz que reforma não vai contemplar CPMF
A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse ontem que o projeto de reforma tributária será encaminhado pelo Executivo, ao Congresso Nacional, sem prever a recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). “Não vamos incluir a CPMF na reforma tributária.
Não achamos que temos que fazer a reforma olhando pelo retrovisor”. Apesar disso, há movimento de partidos governistas pela recriação da CPMF. A medida seria colocada na reforma tributária por meio de emenda.
28. Grevistas preparam manifestação hoje
O comando de greve do movimento dos advogados da União prepara para hoje uma manifestação em frente ao prédio principal da Advocacia Geral da União (AGU), em Brasília. Determinados a manter a paralisação, iniciada no último dia 17, os grevistas disseram ter obtido mais ânimo em decorrência da decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, em Porto Alegre - que considerou legal a paralisação.
“Vamos manter o movimento e aguardamos a retomada das negociações. A última decisão da Justiça nos deu mais ânimo para manter a paralisação’, afirmou Jorge Messias, do Fórum Nacional dos Advogados da União. “Amanhã, temos encontro com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nacional, Cezar Britto, em busca de apoio para retomar as conversas com o governo”, disse.
29. Lula: País será “canteiro de obras”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, ontem, durante o programa de rádio “Café com o Presidente”, que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) vai transformar o País em um “canteiro de obras”. “Estou convencido de que este ano nós vamos transformar as regiões metropolitanas e muitas outras cidades brasileiras num canteiro de obras, gerando os empregos e a distribuição de renda que tanto nós queremos”.
“Eu trabalho com a perspectiva de que a gente tenha um longo período de crescimento econômico no Brasil para que a gente apague os 26 anos de baixo crescimento que tivemos”. O presidente comentou a pesquisa do IBGE, da semana passada, que apontou um crescimento no rendimento médio real habitual do trabalhador brasileiro.
Internacionais
30. Violência já matou 800 no Quênia
Centenas de pessoas de tribos rivais armadas com machetes, cassetetes e pedras confrontaram-se ontem em uma das principais avenidas da capital do Quênia, e só dispersaram quando policiais fizeram disparos de advertência. O número de mortos durante um mês de confrontos étnicos no país já chega a 800.
31. Família Kennedy apóia Obama
Em uma tarde de discursos inflamados na Universidade de Washington, na capital do país, Caroline Kennedy, filha do ex-presidente John F. Kennedy, assassinado em 1963, o senador Ted Kennedy, irmão caçula do ex-presidente, e Patrick Kennedy, filho de Ted e deputado democrata, anunciaram apoio à candidatura do senador Barack Obama.
Esportivas
32. Eduardo diz que fica no Náutico
“Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação. Estou pronto! Digam ao povo que fico”. A frase foi proferida por Dom Pedro I, ainda na época do Brasil colônia, quando as Cortes Portuguesas exigiam o seu retorno imediato. Mas ontem à tarde, em pleno século 21, bem que ela poderia ter sido dita por Eduardo.
O goleiro do Náutico, que chegou a conceder entrevistas como jogador do Botafogo e tinha chegada agendada no Rio de Janeiro nesta sexta-feira, voltou atrás de sua decisão e preferiu não trocar o certo pelo duvidoso.
33. Bruno deixa o Sport e vai jogar na Portuguesa
O lateral-esquerdo Bruno, que no ano passado foi titular durante todo o Pernambucano e em boa parte do Campeonato Brasileiro, está deixando o Sport. O destino dele será a Portuguesa, que ofereceu um contrato de três anos e está adquirindo os 50% dos direitos federativos do jogador pertencentes ao Leão - o restante é do Bahia. Pela negociação, fechada ontem à noite, o Rubro-negro receberá R$ 350 mil. A diretoria rubro-negra não confirma o acordo, mas deve anunciar hoje a saída do atleta.
34. Justiça manda Hugo voltar para o Santa em 48 horas
Mais um reforço deve começar a treinar nas Repúblicas Independentes do Arruda. Diferentemente do restante do elenco, desta vez ele foi trazido pelo departamento jurídico do clube e não pelo de futebol, como geralmente acontece. Trata-se do zagueiro Hugo, nome já bem conhecido pelos torcedores corais.
Em audiência realizada ontem, na 11ª Vara do Trabalho do Recife, a juíza Marília Gabriela ordenou a volta do atleta aos trabalhos no Tricolor, não aceitando o pedido do jogador de obter seu passe, que por sua vez, alegava ter ficado três meses sem receber salários no clube, além de irregularidades no recolhimento do FGTS e INSS, com Hugo não conseguindo provar na justiça essas suas reclamações.
De acordo com o veredicto dado pela juíza, o zagueiro tem 48 horas para se apresentar ao Santa Cruz, sob a pena de ter de pagar uma diária de R$ 500,00, caso não cumpra o prazo dado. Vale ressaltar que o jogador ainda pode recorrer desta decisão.
35. Caem os primeiros treinadores
Foram necessárias apenas cinco rodadas para dois técnicos do Campeonato Pernambucano perderem seus empregos. Edmílson Santos, do Porto, e Luiz Carlos Mendes, do Vera Cruz, deixaram os cargos à disposição, logo após a derrota para o Serrano e Santa Cruz, respectivamente.
No Gavião, com apenas dois pontos, quem assume o comando do time é Erasmo Forte, 42, ex-jogador do Náutico e Sport. A última equipe que ele comandou foi o Uniclinic/CE, ainda este ano. Já no Galo, com três, a procura pelo novo comandante continua, mas segundo o presidente do clube, Fernando José, o treinador estará no banco de reservas, comandando a equipe no próximo jogo.
36. Sertanejos estão mais fortes
Em excelente fase no Estadual, os times do Sertão são os destaques neste início de campeonato. Tanto que dos seis primeiros colocados – os que estariam classificados para o hexagonal da vida – três são da região. O Serrano está na co-liderança com 11 pontos, ao lado de Sport e Santa Cruz, levando desvantagem, apenas, no saldo de gols. Logo em seguida, empatados na quarta posição, estão Petrolina e Salgueiro, com oito pontos ganhos.
Os treinadores das três equipes fazem questão de ressaltar que o principal objetivo dos clubes não é brigar com os grandes da capital pelo título, mas conquistar uma vaga para o hexagonal da vida e depois alcançar a classificação para a Série C. “O que vier depois é lucro”, afirmam.
Policiais
37. Travesti é morto no Coque
O desempregado Tiago Frankelino de Lima, de 21 anos, foi executado a tiros em um beco da rua Ibirama, na comunidade do Coque, no Centro do Recife, na madrugada de ontem, por volta das 4h da manhã. Um rastro de sangue de dez metros na via indicou que ele foi arrastado. O cadáver apresentava escoriações em toda sua extensão.
A mãe da vítima, a lavadeira Damiana Frankelino de Lima, de 52 anos, relatou que, desde criança, o filho se vestia e agia como uma mulher e que era conhecido por todos como “Sarita”. Muito nervosa, a mulher contou que não desconfiava de uma motivação para o crime, mas confessou que sempre temeu o destino trágico que acometeu o filho.
38. Motociclista é vítima de latrocínio na Estrada da Muribeca
O motociclista Klédison Vicente de Santana, 26, foi assassinado, anteontem, por volta das 20h. O crime aconteceu na Estrada da Muribeca, no bairro de mesmo nome, em Jaboatão. Segundo informações passadas pela polícia, o motoqueiro trafegava pela via na motocicleta, modelo Honda CG, placa KHS-7732, de cor azul escura, quando dois homens, também em uma moto, o abordaram afirmando ser um assalto.
Klédison ainda tentou escapar, mas foi atingido fatalmente. Um dos assassinos ainda fugiu com o veículo, porém a motocicleta parou metros depois por conta de um dispositivo de alarme, que estava no bolso do proprietário. Distante desse dispositivo, o veículo acaba tendo suas funções mecânicas bloqueadas.
39. Executado em frente de casa
O preso em liberdade condicional José Wilhames dos Santos, de 24 anos, foi morto, anteontem, por volta das 21h, com vários tiros na região da cabeça. O crime aconteceu na rua da Alegria, no centro de Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Segundo informações passadas por familiares da vítima, conhecidos do ex-preso foram até a casa dele e o chamaram para consumir bebida alcoólica em frente à residência.
No momento em que o grupo estava bebendo, três homens se aproximaram e efetuaram vários disparos apenas contra José Wilhames. Bastante chocada, a mãe da vítima ficou por vários minutos próximo ao cadáver do filho. Ela preferiu não conversar com a reportagem.
40. Bebê baleado em tentativa de roubo
Está internado em estado grave, no Hospital da Restauração (HR), no Derby, no Recife, o bebê Felipe da Silva Barbosa, de 1 ano 9 meses, baleado durante um assalto a um ônibus da linha Barro/Macaxeira, na noite do último domingo. A criança foi atingida no abdômen por um dos dois homens que realizaram o roubo.
A mãe da criança, a dona de casa Flávia Augusta da Silva, de 21 anos, estava com o bebê no colo no momento do crime. Ela contou que um dos assaltantes disparou contra o menino depois de roubar o celular de uma passageira. Ferido, Felipe foi conduzido pelo motorista do ônibus à emergência do Hospital Barão de Lucena (HBL), Caxangá, e, de lá, ao HR. Foi submetido a uma cirurgia e, até o fechamento desta edição, permanecia sem perspectiva de receber alta médica.
terça-feira, 29 de janeiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bem-vindos ao nosso BLOG
Comentem nossas matérias, deixem seus recados...
Um comentário:
Em momento algúm, creio, nós como membros da Igreja temos o direito de nos pronunciarmos contra as decisões da igreja. Quem seriamos nós? Para jugar e intervir nas decisões e mandatos da igreja. A igreja é santa e inquestionável, Deus se manifesta nela. Entendo que a igreja é mãe e em momento algum teria o prazer de \"expulsar \" um sacerdote do meio do povo. A igreja é também misericórdiosa e creio que oportunidades e de recomeço não faltaram. Porém para nós é muito fácil júgar, nós que vemos os fatos de fora e o que a midia nos passa, a igreja sabe as decisões que toma pois são baseadas em estudos e todos possuem fundamentos. Se você não sabe o que de fato acontece, saiba não cometa a leviedade de pecar julgando e acusando o nosso bispo e pastor do Recife.Quem não ama a igreja não ama a Cristo.PP Paulo VI,PRECISAMOS ENTENDER QUE É MUITO FACIL julgar o nosso bispo diante desse fato mas tenho a certeza que se você soubesse de todo acontecido já teria retirado o PE da própria igreja a ponta pé,onde de forma absurda o mesmo chama o nosso bispo de neurótico doido em seu discurso,o mesmo precisa estudar pscologia para se tratar.
Postar um comentário