Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Jornal do Vale

Segunda, 28 de janeiro de 2008


1. Combate às chamadas "doenças da pobreza" terá metas específicas, diz ministro

O combate a males como hanseníase, tuberculose, malária e dengue, conhecidos por "doenças da pobreza", terá metas específicas, inclusive com recursos alocados, para tratamento, o que inclui saneamento ambiental. Foi o que assegurou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em entrevista ao programa Sala de Convidados, produzido pela Fundação Oswaldo Cruz, e e transmitido ao vivo pela NBR, a TV do Poder Executivo.
"Pretendemos alocar R$ 4 bilhões em quatro anos para triplicar a oferta de saneamento ambiental às populações indígenas, quilombolas e as que moram em regiões vulneráveis", afirmou, destacando que a oferta de esgoto e água também está incluída no que chamou de "Pacão" - o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.

2. Estoque de vacinas contra a febre amarela está normalizado, afirma ministro da Saúde

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que o estoque de vacinas contra a febre amarela está normalizado, e alertou que apenas as pessoas que estão em áreas de risco ou vão viajar para esses locais devem tomar a vacina.
Temporão lembrou que a vacina pode causar reações, como outros medicamentos, e que atualmente há mais pessoas internadas com efeitos colaterais do que com a suspeita da doença.
O ministro explicou que vários postos ficaram sem a vacina porque houve um aumento muito grande da procura. Segundo ele, somente nas três primeiras semanas do ano, três milhões de pessoas foram vacinadas.
“Precisamos passar uma visão qualificada para as pessoas, para que elas se sintam seguras e não aconteça o que aconteceu no início deste ano, quando muita gente tomou a vacina desnecessariamente”, disse.
Agora, segundo ele, a Fundação Oswaldo Cruz está entregando uma quantidade razoável de vacinas e a “expectativa é de que o carnaval seja tranqüilo em relação à febre amarela”.

3. Motoqueiro é assassinado durante assalto

O motoqueiro Klédison Vicente de Santana, de 26 anos, foi assassinado, por volta das 20h de ontem (27), com um tiro na região da axila esquerda. O crime aconteceu no bairro da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Segundo informações passadas pela polícia, a vítima estava trafegando na estrada da Muribeca com uma motocicleta, quando dois homens também em uma moto o abordaram afirmando ser um assalto. A vítima tentou fugir do local, porém foi atingida por um tiro fatal. Um dos assassinos tentou levar o veículo da vítima, porém a motocicleta parou metros depois por conta de um dispositivo de alarme, que se encontrava no bolso do proprietário. Distante desse dispositivo o veículo acaba tendo suas funções mecânicas bloqueadas.




4. Preso em condicional é morto com tiros na cabeça

O preso em liberdade condicional, José Wilhames dos Santos, de 24 anos, foi morto, por volta das 21h de ontem (27), com vários tiros na cabeça. O crime aconteceu no centro de Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Segundo informações passadas por familiares da vítima, conhecidos do ex-preso foram até sua residência e o chamaram para consumir bebida alcoólica em frente a casa. No momento em que o grupo estava bebendo três homens se aproximaram e efetuaram vários disparos apenas contra José Wilhames.
Agentes da Força-Tarefa do Núcleo de Homicídios estiveram no local no intuito de buscar detalhes sobre o crime. As investigações complementares serão feitas pela Delegacia de Itapissuma. Após ser periciado pelos técnicos do Instituto de Criminalística (IC), o corpo de José Wilhames dos Santos foi transportado para o Instituto de Medicina Legal, que fica no bairro de Santo Amaro, no Recife.

5. CNBB não tem posição oficial sobre Arquidiocese de Olinda contra pílula do dia seguinte

O assessor de imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Geraldo Martins Dias, afirmou hoje que a entidade ainda não tem uma posição oficial sobre a atitude da Arquidiocese de Olinda, em Pernambuco, de recorrer à Justiça contra a decisão da prefeitura da cidade de distribuir, durante o Carnaval, o anticoncepcional de emergência, conhecido como pílula do dia seguinte.


Sobre as declarações do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que criticou na semana passada a atitude da Arquidiocese de Olinda, de entrar na Justiça contra a distribuição do anticoncepcional, por ver nisso uma questão de saúde pública e não religiosa, padre Geraldo Martins Dias disse que não poderia se pronunciar, por não ter a função de porta-voz da CNBB.
Ele disse que para dar qualquer informação sobre o assunto, em nome da entidade, dependeria de consultar vários setores da CNBB, como seu presidente, dom Geraldo Lírio, arcebispo de Mariana e Primaz de Minas Gerais, bem como do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, dom Orlando Banis, que trata "dessas questões".

6. Mulher assassinada

A vigésima mulher assassinada em Pernambuco desde o início do ano foi encontrada morta dentro de casa na manhã desta segunda-feira (28), em Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife. Maria José de Santana da Silva, 27 anos, foi morta a tiros e o corpo foi encontrado pela mãe.
De acordo com a família da vítima, que era gari, o autor do crime é o ex-companheiro de Maria José, identificado como Severino Ramos, 40. Segundo os familiares, apesar de o casal morar junto, Severino não aceitava fim do relacionamento, que já durava seis meses. O suspeito está foragido. Maria José Santana da Silva deixa quatro filhos.



7. Mulher assassinada em

Uma mulher foi assassinada a facadas pelo vizinho em Nazaré da Mata, no Interior de Pernambuco. Roseane Maria Silva, 24 anos, foi encontrada ainda com vida pela sobrinha de oito anos e foi levada para o Hospital Getúlio Vargas (HGV), no Recife, onde deu entrada já sem vida.
O crime aconteceu no bairro do Sertãozinho. De acordo com a família, o acusado pelo crime, Anderson José Nascimento, havia tentado matar a avó e se escondeu no quintal da casa de Roseane Maria quando foi repreendido por ela. Irritado, ele desferiu seis golpes de faca contra a vizinha.
A família da vítima está inconformada e afirma que o acusado já tinha passagem pela polícia. Anderson Nascimento foi autuado por homicídio e levado para a cadeia pública de Nazaré da Mata.
8. Estudante de direito é preso acusado de participar de assalto

Um estudante de direito foi preso na madrugada desse domingo (28) sob acusação de ter praticado um assalto a uma pizzaria na Avenida Bernardo Vieira de Melo, no bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Anderson Emanuel Bezera de Araújo, 26 anos, e outros três acusados pelo crime etavam em um carro quando foram abordados pela polícia. Houve troca de tiros. Outro homem, Valdicleiton Silva Neves, 20, foi preso e um adolescente foi apreendido. O quarto envolvido conseguiu fugir.


De acordo com testemunhas, o grupo teria chegado armado à pizzaria e mantido clientes e funcionários como reféns enquanto os roubava. Uma das vítimas conseguiu fugir e acionou a polícia, que perseguiu o Ford Ka usado pelos assaltantes e conseguiu deter três deles. Com o grupo foram encontrados cerca de R$ 700 em dinheiro e garrafas de uísque, porém nenhuma arma foi apreendida.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog