Jornal do Vale
Quarta, 30 de janeiro de 2008
1. Carnaval anima Sertão
Maior cidade do Sertão do Estado, distante 776 quilômetros do Recife, Petrolina afina os instrumentos para a abertura oficial do Carnaval, marcada para a sexta-feira, a partir das 22h, no Corredor do Bode, principal pólo da folia na cidade. A estrutura está sendo montada na avenida São Francisco, bairro Areia Branca (um dos mais movimentados do município) e tem como atração principal, o show do petrolinense, Geraldo Azevedo.
Este ano, Petrolina, Salgueiro e Triunfo, integram o Circuito Carnavalesco do Sertão, patrocinado pelo Governo do Estado, através da Fundarpe. A maratona carnavalesca da cidade se estende até a terça-feira. Ainda na sexta, a partir das 17h, cerca de 100 baianas farão a lavagem do Bode, com banhos de alfazema e um ritual para atrair a paz durante o evento.Em Salgueiro, no Sertão Central, 518 quilômetros do Recife, o ‘Maior Carnaval do Sertão’, tema da festa este ano, vem com caráter multicultural.
2. Detentos se rebelam devido transferência
Um princípio de motim foi registrado, ontem, no Centro de Reeducação da Polícia Militar (Creed), em Abreu e Lima. De acordo com a assessoria de comunicação da corporação, dois soldados - André Paulo das Chagas e Douglas Dias de Araújo, o Douglas Pitbull - foram os protagonistas da confusão.
A negociação entre a diretoria da unidade prisional, policiais do BPChoque e os amotinados durou cerca de uma hora. Os presos rebelaram-se porque o soldado Chagas seria transferido, ontem, para o Centro de Triagem, também em Abreu e Lima. Essa notícia revoltou os demais detentos. A direção do Creed disse que também pediu a transferência de Douglas Pitbull para outra unidade, que foi acatada pela Vara de Execuções Penal.
3. Recife: a capital dos homicídios
Mais um estudo sobre violência vem à tona. Mais uma vez os holofotes se viram para Pernambuco. As luzes recaem sobre o Recife. Pesquisa “Mapa da Violência 2008”, do Ministério da Justiça, elaborada pela Rede de Informação Latino Americana (Ritla), com base em dados do Ministério da Saúde de 2004 a 2006, constatou que a cidade ocupa a dianteira do ranking das capitais brasileiras com mais homicídios por número de habitantes (90,5 casos por 100 mil/hab).
Quando a comparação é feita com todos os 5.564 municípios brasileiros, a colocação cai para nono lugar. A lista é encabeçada por Coronel Sapucaia (Mato Grosso do Sul, com 107,2 por 100 mil/hab.) e apenas 13,9 mil habitantes. O Recife é a única localidade com mais de 500 mil moradores (tem 1,5 milhão) entre as dez cidades em que mais se mata no Brasil - e a única do Nordeste.
4. Pernambuco lidera em mortes de jovens
A “primazia” pernambucana também se dá no tipo de crime que vitima os mais jovens. O Mapa da Violência avaliou os crimes entre a juventude - pessoas entre 15 e 24 anos - e verificou que o Estado lidera a listagem nacional, ao inserir 17 cidades entre as que possuem as maiores taxas de homicídio.
É seguido, no Nordeste, de longe por Alagoas (com 6 municípios), Bahia (com 3) e Sergipe (com 1). Estados como Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte sequer aparecem no ranking dos locais que mais matam jovens.
A capital pernambucana também assume destaque na avaliação dos casos que ceifam a vida dessa faixa etária. O Recife ocupa a segunda colocação entre as capitais, com 636 homicídios. Maceió (AL) vem em sexto lugar, com 428 assassinatos, Jaboatão aparece em sétimo, com 212, e Olinda surge somente em 13º, com a notificação de 124 casos fatais no período avaliado pela pesquisa.
5. Serrambi - Pai de Tarsila nega uso de droga
O pai de Tarsila Gusmão (assassinada em Serrambi, em 2003), José Vieira de Melo Neto, assistente do Ministério Público na presente ação penal, enviou à juíza da Comarca de Ipojuca, Luciana Tavares, por seu procurador Bruno Lacerda, “requerer o acostamento ao feito de cópia da queixa-crime supletiva (doc. 01) oferecida, em desfavor dos ora denunciados, pelos genitores da desditosa Tarsila Gusmão Vieira de Melo, em face da então inércia ministerial, no remoto dia 02 (dois) de outubro de 2003, e que restou prejudicada, por perda de objeto, ante o oferecimento da denúncia recebida pela juíza., inaugurando a instância criminal.
Colhe o peticionário o ensejo, a outro lado, para manifestar a mais profunda repulsa e indignação em face do deplorável viés adotado, por meio da imprensa, pela defesa dos assassinos (doc. 02), o que, embora apenas se preste para reforçar a perspectiva do notório exercício do jus esperniandi defensivo ante o processamento - afinal! - dos vis homicidas, em face do robusto concurso indiciário angariado nas numerosas investigações policiais empreendidas, sempre conclusivas da responsabilidade criminal dos imputados, resulta, todavia, na tentativa de um segundo homicídio - a morte moral - da sua infelicitada filha menor.
6. Oficiais da PM são exonerados no Rio
O secretário da Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, anunciou ontem a exoneração do comandante-geral da Polícia Militar do Estado, coronel Ubiratan Angelo, além do Chefe do Estado Maior, coronel Samuel Dias Dionízio, oito oficiais além da troca de comandantes de batalhões da capital. Beltrame se mostrou insatisfeito com a postura do comando diante da passeata feita por policiais militares no domingo, na Zona Sul da cidade, em protesto contra os baixos salários.
Quem assume o lugar de Ubiratan é o coronel Gilson Pitta Lopes, atual chefe do Serviço de Inteligência da PM, o P-2. O secretário alegou que faltou pulso ao comandante exonerado. “Faltou a ele (Ubiratan) apoio. Essas pessoas (que realizaram a manifestação) se precipitaram. O comandante deveria ter reprimido e tomado as rédeas desse processo”, afirmou Beltrame.
Beltrame afirmou que foram identificados oito oficiais entre os manifestantes e que eles serão exonerados. Os nomes não foram informados pelo secretário. A assessoria de imprensa da Segurança informou que os nomes serão divulgados no “Diário Oficial” do Estado.
Além de exonerados, esses policiais serão alvo de inquérito interno. A pena prevista para PMs que participem de atos e protestos pode chegar a seis meses de prisão. “Quem proporcionou esse triste evento, no mínimo se precipitou, para não dizer outra coisa. Isso é insubordinação”, disse o secretário.
7. Febre amarela - Mulher fica em coma após vacina
Uma mulher de 43 anos está internada em coma no Hospital Geral de São Mateus, São Paulo, com suspeita de febre amarela vacinal. Imunizada no dia 17 de janeiro, em uma Unidade Básica de Saúde da Zona Leste, ela foi internada no último sábado em estado grave no hospital e respira com a ajuda de aparelhos.
Ao todo, já são 43 os casos de reações adversas à vacina contra a febre amarela no país - em 19 dos quais as vítimas tiveram de ser hospitalizadas. O número de reações é muito maior do que os registros confirmados da doença. Segundo o Ministério da Saúde, desde dezembro, foram confirmados 19 casos, com dez mortes. Há suspeita de que um vigia da Universidade Federal de Goiás tenha morrido em razão da imunização indevida, mas o Ministério da Saúde não confirma o caso.
8. Big Brother 8
O primeiro paredão triplo do “Big Brother Brasil” eliminou, na noite de ontem, o modelo Alexandre Scaquette, de Limeira (SP), com 45% dos votos do público. O rapaz, que chegou ao paredão por indicação da líder Thalita, disputava a permanência no jogo com Thatiana, votada pela casa, e Gyselle, escolhida por Rafael Galego.
Thalita esteve diretamente ligada ao emparedamento de Alexandre mesmo antes da indicação. O paulista venceu a prova do líder desta semana, mas foi desclassificado pela produção em favor de Thalita. E a líder não pretendia votar nele, mas em Marcos, e mudou de idéia durante o programa ao vivo do último domingo.
9. CARNAVAL 2008 - Igreja quer banir pílula
A Arquidiocese de Olinda e Recife agora quer impedir na Justiça que o Sistema Único de Saúde (SUS) ofereça a pílula do dia seguinte em todas as unidades do Estado. A Pastoral da Saúde entrou ontem com representação no Ministério Público de Pernambuco (MPPE) solicitando a suspensão, não só no Carnaval, da distribuição do que chamam de “abortivo”. Um dos dois promotores acionados já negou o pedido.
A arquidiocese ainda confia que o outro se pronuncie a favor, mas mantém o desejo de lutar judicialmente contra a prática. É apoiada pela Associação dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps), que entra com ação na Justiça hoje.
No fim da tarde, a promotora da Saúde Ivana Botelho, indeferiu a representação. “As médicas do Ministério Público concluíram que a pílula não é abortiva. Vou recomendar à Secretaria Municipal de Saúde que a mantenha disponível”, afirmou, ressaltando que a arquidiocese tem todo o direito de recorrer à Justiça. O promotor coordenador de Cidadania e Direitos Humanos, Marco Aurélio Farias, disse que só hoje falará sobre o assunto.
10. Afastado padre da Paróquia de Água Fria
A Justiça concedeu mandado de reintegração de posse da Paróquia de Água Fria à Arquidiocese de Olinda e Recife, afastando o pároco João Carlos Santana, 40 anos, de suas atividades. A determinação foi assinada no dia 7 deste mês pelo juiz Janduhy Finizola da Cunha Filho, mas só no dia 23 chegou à igreja matriz do bairro da Zona Norte. Desde a última quinta-feira, o padre não celebra mais missas, batizados ou qualquer outro ritual no local. Mas afirma que entrará com recurso e quer voltar ao posto hoje.
Ontem pela manhã, a Matriz de Santo Antônio parecia abandonada. Apenas um grupo de cinco paroquianos e três funcionários estavam na igreja, esperando algum pronunciamento da arquidiocese. “Estamos aguardando que venha um novo administrador. Os fiéis precisam assistir às missas, já estão comentando o abandono. Alguns acham que o arcebispo (dom José Cardoso Sobrinho) não se preocupa conosco, só em tirar o padre João Carlos”, reclamou a professora Maria Inês Silva, 47, freqüentadora assídua do templo.
Política.
11. Oposição à espera do “corpo mole” petista
Se por um lado os partidos de esquerda podem estar enxergando com apreensão a confirmação do PT quanto à candidatura do secretário de Planejamento Participativo, João da Costa, por outro, há quem comemore.
Sobretudo as legendas que compõem o campo adversário, hoje dividido entre as pré-candidaturas dos deputados federais Raul Henry, pelo PSDB; Raul Jungmann, pelo PPS; Carlos Eduardo Cadoca, pelo PSC; do ex-governador Mendonça Filho, pelo DEM; e do ex-vereador do Recife Clóvis Corrêa, pelo PSDC. Nos bastidores, a avaliação é a de que a forma como os desdobramentos se deram no PT - a “guerra” entre o Campo de Esquerda Unificado (CEU) e a Unidade na Luta (UL) - não garantirá o consenso do grupo.
12. Infiel - Gueiros envia defesa ao Tribunal Eleitoral
Tomando as providências para não perder o seu mandato de vereador do Recife, Carlos Gueiros (PTB) entregou sua defesa ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A medida foi tomada depois que o primeiro suplente - Charles Lucena - deu entrada no TRE requerendo seu mandato sob a alegação de infidelidade partidária do parlamentar. “Mostrei que suas alegações não procediam, Lucena nem provou.
Só pode ter feito o que fez com dolo ou má fé”, disse Gueiros. O vereador tentou esclarecer que elegeu-se pelo PTB, depois largou a sigla em 2006 para disputar o cargo de deputado estadual pelo PRTB, mas desfiliou-se da sigla ainda em 2007, retornando ao ninho trabalhista quando estava sem partido.
13. Controladoria investigará agora ministro da Pesca
Não só as despesas realizadas pela ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Política da Promoção da Igualdade Racial, serão investigadas pela Controladoria-Geral da União (CGU). Os gastos com o cartão corporativo do Governo feitos pelo secretário Especial de Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin, também serão alvo da CGU.
Segundo a Controladoria, o pedido de verificação foi encaminhado pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, por solicitação do próprio Gregolin. A Secretaria da Pesca informou que o ministro está tranqüilo em relação à investigação pois todos os gastos realizados envolvem agendas de trabalho e estão em conformidade com a lei, mas nega que Dilma tenha pedido investigação do ministro.
14. José Serra e Aécio Neves negam clima de animosidade
Em um encontro realizado na noite de ontem, em Belo Horizonte, os governadores de São Paulo, José Serra, e de Minas Gerais, Aécio Neves, negaram haver clima de animosidade no PSDB para a definição de quem será o candidato do partido nas eleições para a presidência da República em 2010.
Provocado por uma jornalista, Serra chegou a pronunciar um tímido “Viva Aécio”. Foi uma suposta demonstração de que assim apoiaria o governador mineiro, caso seja a vontade do partido. Aécio seguiu a mesma linha. “Nossa compreensão do País é cada vez mais próxima. Estaremos juntos independentemente da decisão final do partido”.
Os governadores estiveram juntos para uma reunião informal no Palácio das Mangabeiras, residência oficial do chefe do executivo mineiro. Serra chegou ao local de helicóptero, por volta das 21h20, e tinha retorno programado a São Paulo após reunir-se com Aécio.
A tônica da conversa com os jornalistas, que antecedeu o encontro, foi mostrar coesão e alinhamento entre os governadores. “Vamos discutir questões administrativas e tributárias. É preciso que a gente esteja afinado”, disse Aécio.
15. PMDB - Nomeações só após o Carnaval
As negociações dos cargos do setor elétrico, que estão na mira do PMDB, foram adiadas para depois do Carnaval. A reunião entre o ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais) e a cúpula do PMDB, prevista para ontem, no Palácio do Planalto, foi cancelada.
O motivo oficial é que Múcio teria um compromisso no Rio de Janeiro, mas, nos bastidores, a avaliação é que o Palácio do Planalto e o comando do PMDB querem “apaziguar os ânimos” da disputa por cargos nas estatais do setor elétrico. Por telefone, Múcio e o presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), acertaram que a reunião para fechar as nomeações será feita, provavelmente, na semana seguinte ao Carnaval.
16. Distorções na liberação de emendas
Levantamento divulgado ontem pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que o Governo Federal privilegia a liberação de emendas orçamentárias atreladas a projetos do Executivo. Segundo o estudo, que abrange o período de 2003 a 2007, o Governo liberou 39,56% em emendas aprovadas nos últimos quatro anos - que correspondem a R$ 24,9 bilhões do total de R$ 63 bilhões. E, de acordo com a Confederação, 76,67% das verbas liberadas foram para emendas apresentadas a projetos tocados pelo Governo Federal.
“Há uma interferência política na liberação de verbas”, afirmou ontem o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. “A gente vê claramente um mapeamento partidário na liberação de verbas para os municípios”, completou. Em sua avaliação, o Governo dá prioridade à liberação de emendas atreladas a projetos do Executivo para negociar caso a caso o pagamento das emendas exclusivas. Tanto é assim que a maioria dessas emendas é paga a parlamentares da base aliada.
17. Rodovalho denuncia inadimplência
Ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes e pré-candidato à prefeitura do município nas eleições de outubro, Fernando Rodovalho (PSC) mais uma vez atacou o atual gestor da cidade, Newton Carneiro (PRTB). O social-cristão denunciou a inadimplência da administração do adversário, que não renovou a Certidão Negativa de Débito (CND) por não quitar dívidas com a Previdência Social.
Por esta razão, segundo o ex-prefeito, R$ 40 milhões em recursos da União deixaram de ser repassados a Jaboatão através da Caixa Econômica Federal (CEF). “É mais um exemplo da administração relapsa feita no município”, disse, lembrando que os recursos foram devolvidos para a Central da CEF, em Brasília.
18. Dilma segura nomes do PMDB na Petrobras
Derrotado mais uma vez na batalha com o PT para controlar postos no segundo escalão do governo federal, o PMDB prepara uma nova ofensiva para ocupar a diretoria Internacional da Petrobras. Terá, no entanto, que travar uma queda-de-braço com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.
Um graduado interlocutor da Casa Civil revelou que, diante das pressões do principal partido da base aliada, a ministra está disposta a manter intacta a atual estrutura da estatal. A mensagem passada pela ministra foi clara: Jorge Zelada, ungido pelo PMDB mineiro, pode até vir a ocupar alguma diretoria da petroleira, mas não agora.
19. Medo de repercussão
A percepção da dama-de-ferro do governo é de que, diante de todo o estardalhaço feito pelo partido nos últimos dias, pegaria mal para o governo nomear um executivo para posto tão estratégico, por mais competente que Zelada possa vir a se revelar.
Disposta a corrigir o erro cometido pela articulação política do Planalto no ano passado - quando cedeu às pressões do partido, ao nomear o arquiteto Luiz Paulo Conde para a presidência de Furnas Centrais Elétricas - a ministra vê na atual disputa com o PMDB a oportunidade ideal para o governo recuperar o cacife perdido nas já corriqueiras disputas com o aliado.
20. Cesar Maia admite nova candidatura a prefeito em 2012
Apesar dos recentes protestos contra o pagamento do IPTU, Cesar Maia está perto de completar 12 anos como prefeito do Rio pensando nas eleições municipais de 2012. Ele admitiu que pode disputar novamente a prefeitura, mesmo depois da revolta de associações de moradores que culminou com a revogação de decreto que acabava com 40% de desconto no IPTU para 100 mil donos de imóveis.
Sobre o possível retorno, Cesar tentou despistar. "Preciso consultar os orixás e os santos. Eles que vão dizer", disfarçou, para em seguida lançar novas pistas. "Não sei se vou ao desfile na Sapucaí. No último ano, gosto de não deixar o governo acabar. Tenho que consultar os orixás para ver se eu devo ir e encerrar minha etapa como prefeito, ou se não devo ir, e retornar em 2012", disse.
Economia
21. PF apreende 1,5 mil máquinas de jogos ilegais
A Polícia Federal deu início, na manhã de ontem, à apreensão de máquinas de jogo eletrônico e à interdição dos estabelecimentos que trabalham no ramo. Na operação Game Over, foram apreendidas, no Recife, Jaboatão e Olinda, cerca de 1,2 mil máquinas de caça-níquel, vídeo pocker, bingo e de jogos de bicho. No Interior do Estado também houve interdição, com 95 máquinas retidas, em Salgueiro, e 145 em Caruaru. O número ainda é parcial, mas cerca de 1,5 mil máquinas já foram apreendidas. Ao todo, foram escolhidos 95 estabelecimentos nos cinco municípios.
Com a participação de 73 policiais, a ação ainda foi responsável pela prisão de três pessoas, cada uma portando uma arma de fogo. “Esta é uma ação civil pela qual nós buscamos o fechamento de casa de jogos, inclusive de bicho, porque a operação de jogos no Brasil é exclusividade da União e o exercício de tal tipo de atividade por particulares constitui, inclusive, infração penal”, explicou o Procurador da República, Marcelo Mesquita.
Segundo ele, a ação foi aceita pela 1ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco e o fechamento dos estabelecimentos ficou a cargo da Polícia Federal, cabendo ao Exército Brasileiro a guarda do material que será apreendido.
22. Adesão ao Simples acaba amanhã
Amanhã é o último dia, este ano, para as micro e pequenas empresas aderirem ao Simples Nacional. A adesão pode ser feita na página da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional) e, quem perder o prazo, só poderá migrar para o novo regime tributário em janeiro de 2009, pois o cadastramento será feito sempre no início de cada ano.
Segundo dados da Receita Federal, cerca de 205 mil empresas, em todo o Brasil, solicitaram adesão ao Comitê Gestor do Simples Nacional este ano, das quais mais de 98 mil têm pendências junto à Receita Federal ou a estados e municípios.
Em Pernambuco, foram 7,111 mil empresas de micro e pequeno porte que pediram a migração neste mês de janeiro. As empresas que iniciaram suas atividades neste ano, no entanto, podem pedir a adesão ao londo de 2008.
23. Governo autuou 521 mil em 2007
A Receita Federal intensificou a fiscalização em 2007. Ao todo, 521.669 contribuintes foram alvo das ações da instituição, o que representa um crescimento de 80% em relação a 2006 (289.215).
As ações de fiscalização reverteram R$ 108,042 bilhões em créditos tributários - valor que inclui o tributo devido e também multas e juros -, em alta de 42% em relação a 2006 (R$ 76,125 bilhões). A Receita adverte que esses recursos não entraram, necessariamente, no caixa da instituição, já que os contribuintes podem recorrer da decisão.
24. Transposição - Ministério da Integração faz balanço das obras
Após seis meses de atividades e paralisações, o Exército Brasileiro caminha com as obras de Transposição do Rio São Francisco. O avanço físico do canal de aproximação no Eixo Norte, em Cabrobó (PE), com extensão de 2,1 quilômetros, é de 17,1% construídos. Já o canal no Eixo Leste, em Floresta (PE), tem pronto 5,4% dos seis quilômetros totais. A previsão é de que essa etapa seja finalizada em março de 2010. O balanço foi divulgado, ontem, pelo Ministério da Integração Nacional, a partir de uma visita do secretário de Infra-Estrutura Hídrica do órgão, João Santana.
Na visita aos municípios, o representante ainda verificou que a construção do reservatório de Tucutu - que terá um acúmulo de 28 milhões de metros cúbicos de água -, no Eixo Norte, está com 24,1% de atividades executadas e o reservatório de Areias - com capacidade de oito milhões de metros cúbicos de água -, no Eixo Leste, tem 30,7% de obras concluídas. Os 2° e 3° Batalhões de Engenharia de Construção do Exército ficaram encarregados de dar o ponta pé inicial do projeto até que as empresas privadas comecem a execução de outras atividades.
25. GM formaliza construção de fábrica no Estado
A montadora de automóveis General Motors (GM) vai formalizar uma central de distribuição (CD) no Estado depois do Carnaval. A indústria e o Governo do Estado assinaram, ontem, em São Paulo, um protocolo de intenções para a construção do empreendimento no Complexo Industrial Portuário de Suape, em uma área de 200 hectares, próximo ao Cais 4. A CD começará suas atividades com a distribuição de veículos importados da Argentina e do México, com um investimento inicial de R$ 8 milhões.
O protocolo assinado ainda será submetido a uma avaliação da GM mundial, em Detroit, nos Estados Unidos, para aprovação. “Esperamos formalizar a CD entre os dias 15 e 28 de fevereiro, quando o presidente da GM Brasil, Ray G. Young, e o governador Eduardo Campos assinam o documento”, informou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho. Detalhes sobre o projeto, como as especificações da CD, movimentação de veículos e o valor total do investimento, só serão divulgados após a formalização do acordo, a pedido da multinacional.
26. Salário de R$ 1.542 para nível médio
O Ministério das Relações Exteriores abrirá seleção, em todo o País, para o cargo de assistente de chancelaria, para candidatos de nível médio. São 100 vagas para exercer as atividades em Brasília e nos escritórios de representação, no Brasil. As inscrições podem ser feitas entre os dias 1 e 24 de fevereiro e os salários oferecidos são de R$ 1.542,23.
A inscrição deve ser feita no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UNB), no endereço www.cespe.unb.br/concursos/mre2008, com o pagamento da taxa no valor de R$ 35.
Os aprovados exercerão as atividades de prestação de apoio administrativo aos servidores da carreira de diplomata, com as tarefas de secretariado, digitação, processamento de dados e textos técnicos em idioma estrangeiro.
As provas objetivas serão realizadas no Distrito Federal, no dia 30 de março, à tarde, mas a seleção geral terá duas etapas, sendo de exame de habilidades e conhecimentos, com provas objetivas e discursivas, e curso de preparação, ambas de caráter eliminatório e classificatório.
27. Supermercados comemoram alta
O setor supermercadista teve o seu melhor desempenho dos últimos cinco anos, com vendas 5,9% maiores em 2007, segundo levantamento da Abras (Associação Brasileira de Supermercados). Somente em dezembro, o faturamento teve crescimento de 4,47% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.
Ambos os números já consideram a inflação do período, medida pelo IPCA. O presidente da Abras, Sussumu Honda, a alta do preços dos alimentos, combinada com a expansão do crédito pessoal e a redução do desemprego, contribuíram para o desempenho de 2007.
28. Comércio registra crescimento de 9,42%
O comércio varejista da Região Metropolitana do Recife (RMR) registrou uma expansão de 9,42% no ano de 2007, mostrando um crescimento pelo quarto ano consecutivo. A Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Pernambuco (Fecomércio-PE), divulgada ontem, mostrou que o maior destaque ficou com as concessionárias de veículos, apresentando uma alta em 20% nas vendas, em relação a 2006.
De acordo com o consultor da Fecomércio José Fernandes de Menezes, o crescimento no setor automotivo deve-se principalmente à oferta de crédito, o que também motivou o aumento das vendas no ramo de informática, beneficiado pelo Programa de Inclusão Digital do Governo Federal. “O ano de 2007 foi de grande movimentação para o comércio em todo o Brasil e Recife também sentiu esse impacto nas vendas”, revelou Menezes.
29. Crédito lidera expansão em 2007
Os empréstimos para pessoas físicas foram os que mais contribuíram para a expansão do crédito no ano passado, com destaque para o leasing e para os financiamentos com desconto em folha de pagamento, que apresentaram as maiores taxas de crescimento.
Em 2007, a oferta de crédito para pessoa física cresceu 32%, somando R$ 358,5 bilhões em dezembro. O leasing, muito usado para financiar a compra de automóveis, teve um aumento de 110% nesse período, totalizando R$ 29,1 bilhões no fim do ano passado. O chamado crédito consignado apresentou um crescimento de 33,8%, chegando a R$ 64,4 bilhões.
30. Oi fará fusão com Brasil Telecom
O ministro Hélio Costa (Comunicações) afirmou ontem, no Rio, que as empresas de telefonia Oi e Brasil Telecom confirmaram ao Ministério das Comunicações a negociação de fusão. Costa informou ainda que a mudança no Plano Geral de Outorgas (leis que regulam o setor de telefonia), que permitirá a união entre as empresas, deve ser concluída dentro de 15 a 30 dias.
A Oi (ex-Telemar) deve desembolsar R$ 8,3 bilhões para a compra da Brasil Telecom (BrT), caso o negócio se concretize. Desse montante, R$ 4,8 bilhões serão pagos aos acionistas da BrT e R$ 3,5 bilhões deverão ser oferecidos para a compra dos minoritários que queiram vender suas ações. A aquisição precisa ser aprovada pela Anatel e pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) por concentrar o setor.
Internacionais
31. Hamas e Fatah vão ao Cairo discutir fronteira
O movimento na fronteira entre Gaza e o Egito diminuiu um pouco ontem, em parte devido ao frio e à chuva, deslocando a atenção da crise que dura uma semana para as novas tensões entre o Egito e grupo islâmico Hamas, logo antes de uma série de importantes encontros.
Apoiado pelos países árabes, Estados Unidos e União Européia, o presidente palestino Mahmoud Abbas, apoiado pelo movimento Fatah chegou ao Cairo ontem à noite para conversas sobre o futuro da fronteira entre Faixa de Gaza e o Egito, aberta na semana passada para acabar com o bloqueio que Israel impôs ao território. Diante do caos na fronteira causado pelo afluxo de palestinos, o Egito convidou Abbas e seu rival, o movimento islâmico Hamas, para discutir e encerrar a crise.
32. Ladrões fogem com reféns na Venezuela
Um assalto a banco deixou mais de 30 pessoas seqüestradas por cerca de 28 horas na cidade venezuelana de Altagracia de Orituco, 170 quilômetros a sudeste de Caracas. No início da tarde de ontem, após um acordo feito com o governador do Estado de Guárico, Eduardo Manuitt, os quatro assaltantes escaparam numa ambulância com cinco reféns. Até o fechamento desta edição, não havia notícias sobre o grupo nem se havia levado dinheiro na fuga.
Esportivas
33. Santa Cruz parte para a liderança
Depois de emparelhar, o Santa Cruz agora quer realizar a ultrapassagem em cima do líder, Sport, e brincar as festividades carnavalescas na ponta do Estadual 2008, com direito à pole position na largada da segunda fase do Primeiro Turno. A manobra começa a ser feita hoje, contra o Ypiranga, às 20h45, no Otávio Limeira. Com o mesmo número de pontos que o Leão (11), mas levando desvantagem no número de gols marcados (11x10), os tricolores precisam somar pontos e torcer por um tropeço do adversário, que só entra em campo amanhã, contra o Sete de Setembro, na Ilha.
34. Ypiranga em busca da recuperação
Depois da derrota por 4x1 diante do Petrolina, no último domingo, o Ypiranga aposta as fichas no confronto com o Santa para driblar a má fase. Já são três rodadas sem vencer e agora a equipe tem a chance de contornar a situação, desta vez atuando nos seus domínios. O técnico Reginaldo Souza fará mudanças no esquema tático da equipe, saindo do 3-5-2 para o tradicional 4-4-2.
35. Sport desiste de negociar Gabiru
Agora é definitivo. Adriano Gabiru continua na Ilha do Retiro. O meia bateu o pé e não vai trocar o Leão pernambucano pelo baiano. O pior é que o Sport já havia entrado em acordo com o Vitória, que aceitou pagar os R$ 38 mil, referentes ao salário de janeiro do jogador. Mesmo assim, o atleta insiste na idéia de só deixar o Rubro-Negro após o término do seu contrato, no final de abril, caso o clube não queira renovar o contrato. Sem ter outra alternativa, o Leão já dá a transação por encerrada.
36. Náutico encara pedreira vinda do Sertão do Pajeú
Sem vencer há duas rodadas e com a responsabilidade de encostar nos líderes da competição, o Náutico entra em campo nesta noite, às 20h30, no estádio dos Aflitos, para enfrentar o Serrano. O jogo contra o Jumento encerra a participação do Timbu na primeira fase do Primeiro Turno do Pernambucano. Os alvirrubros figuram na sétima colocação, com sete pontos ganhos, enquanto os sertanejos estão em quarto, com oito.
37. Porto em busca da primeira vitória
Empolgado, com a chegada do novo técnico, o Porto recebe, hoje, o Centro Limoeirense, às 20h30, buscando a reabilitação de qualquer maneira. Já o Dragão, querendo se consolidar entre os seis primeiros, vai a Caruaru de olho na segunda vitória consecutiva no Pernambucano. As duas equipes estão em situação opostas na competição. Com apenas dois pontos, em 11º lugar, o Gavião ainda não sabe o que é vencer, enquanto o time de Limoeiro, em sétimo, com sete, chega com a moral de ter derrotado o Náutico na última rodada.
Policiais
38. Mais uma morte em foco de folia
Fábio Fernandes dos Santos, de 18 anos, foi atingido por um disparo de arma de fogo durante um tiroteio ocorrido na noite da última segunda-feira, nos arredores da festa promovida pelo bloco do Caranguejo, na rua 4 de Outubro, em Sítio Novo, Olinda. Ele foi encaminhado ao Hospital da Restauração (HR), no Recife, onde já deu entrada sem vida.
Além de Fábio, o desfile carnavalesco trouxe sofrimento para as famílias de outros três jovens que também foram atingidos pelos disparos cuja origem ainda não foi descoberta. Ítalo Wendel Nascimento de Holanda, de 16, e Jasmine de Farias Araújo, 13, passaram por atendimento no hospital e já foram liberados. Até o fechamento desta edição, Miriam Martins Bandeira, também de 13 anos, permanecia internada na enfermaria do HR sem previsão de alta médica. Com a morte de Fábio, sobe para três o número de mortes em locais de folia carnavalesca este ano.
39. Motorista é baleado e bate com carro
Depois de ser atingido por dois disparos de arma de fogo, em um sinal da avenida Herculano Bandeira, no Pina, na Zona Sul do Recife, o motorista de um carro acabou colidindo contra um muro. A vítima da investida criminosa, que ocorreu por volta das 4h30 de ontem, foi o comerciante Anderson Fernando Soares de Moraes, de 30 anos. Depois de ser baleado, ele ainda conseguiu guiar o veículo que dirigia, uma Blazer da cor branca, de placa KKI-1003, por cerca de 500 metros.
Em seguida, teria perdido o controle da direção e “jogado” o carro entre o muro de uma antiga fábrica de bebidas e um poste, na rua República do Líbano, na localidade de Jardim Beira Rio, ainda no Pina. De acordo com informações repassadas pelo cabo Francisco Chagas, do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM), logo depois de colidir, o homem conseguiu deixar o veículo pela porta traseira, já que o acesso pela da frente estava bloqueado pelo poste. Com o impacto da batida, uma árvore acabou tombando.
40. Adolescente delatado pela própria mãe
Os dois adolescentes acusados de atirar em uma criança de um ano e nove meses durante um assalto a um ônibus, no último domingo, na Macaxeira, no Recife, foram apreendidos, no início da noite da segunda-feira. A dupla - cada um com 16 anos de idade - foi capturada depois que a mãe de um deles informou à polícia sobre a autoria da tentativa de homicídio.
Eles foram detidos por policiais militares no bairro de Jardim São Paulo, Zona Oeste do Recife. Um maior de idade, responsável por ter emprestado a arma que os jovens usaram durante a ação criminosa, também foi detido. Fábio Galdino da Silva, de 26 anos, foi levado juntamente com os adolescentes para a Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), no bairro da Boa Vista, Região Central do Recife, onde foi autuado por aliciamento de menores e posse ilegal de arma.
Após prestar depoimento, ele seguiu para o Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima. Os adolescentes foram encaminhados para a Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac).
41. Ex-presidiário morto diante do filho
Tiros de revólver calibre 38 tiraram a vida do ex-presidiário Marcelo Santos de Miranda, de 26 anos. O crime aconteceu na madrugada de ontem, na residência da vítima, localizada na rua Lobo Costa, número 109, no Alto da Colina, no bairro de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife (RMR). De acordo com informações passadas pela polícia, dois homens encapuzados bateram na porta da residência se identificando como policiais.
A esposa do ex-detento abriu a porta, e os assassinos efetuaram os disparos que atingiram fatalmente Marcelo Santos, que dormia na sala da casa. No momento do crime, o filho da vítima, de apenas quatro anos de idade, estava na propriedade. Vários tiros atingiram o crânio do ex-detento. Moradores ficaram assustados com a violência do homicídio e preferiram não comentá-lo.
42. Biscateiro assassinado a tiros
O biscateiro Luiz Carlos da Silva, de 28 anos, foi assassinado a tiros, na manhã de ontem. A violência ocorreu por volta das 7h, na rua Juriti, na localidade de Jardim Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes. A vítima morava nas proximidades e foi atingida pelos disparos minutos depois de ter deixado a residência, situada no mesmo bairro, para comprar cigarros em uma banca de revista nas imediações. O irmão do biscateiro, o servente Gustavo Francisco da Silva, de 26 anos, esteve no local do homicídio.
Ele contou que, às 8h, quando estava no trabalho, foi informado do crime pela mulher. “Ela me ligou falando que uma pessoa da minha família havia morrido. Imaginei logo que a vítima seria o meu irmão. Muitos da nossa família já previam esse destino. Ele era uma pessoa complicada e quando bebia arrumava confusões. Algumas delas realmente acabavam em brigas”, declarou.
terça-feira, 29 de janeiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bem-vindos ao nosso BLOG
Comentem nossas matérias, deixem seus recados...
Nenhum comentário:
Postar um comentário