1. Filha molestada pelo pai vai a julgamento
Um julgamento, programado para acontecer a partir das 8h de hoje, no Fórum Juiz Demóstenes Veras, em Caruaru, vem sendo aguardado com expectativa. No banco dos réus estará a agricultora Severina Maria da Silva, de 41 anos, analfabeta, moradora da Vila de Itaúna, Zona Rural do município. Contra ela pesa a acusação de ser a mandante do assassinato do próprio pai, o agricultor Severino Pedro de Arruda, 65, mais conhecido por Zé da Fuba.
O crime ocorrido há quase três anos teria sido motivado por revolta da acusada contra o homem com o qual mantinha uma relação incestuosa desde os 9 anos, tendo resultado no nascimento de doze filhos, dos quais apenas cinco estão vivos. A acusada alega ter planejado o assassinato para livrar o estupro da filha-neta, à época com 11 anos.
A própria mãe da acusada, a agricultora Maria Eudócia de Andrade, 60, que atualmente mora nas proximidades da Vila Diocesana, na periferia de Caruaru, seria conivente. Ela obrigava a filha a dividir a cama com o pai todas as noites, de acordo com os relatos da ré. Que também diz que na primeira vez em que foi violentada foi a mãe quem a obrigou a deitar-se com pai, tendo inclusive aberto e segurado suas pernas para facilitar o ato sexual.
Após a primeira investida, as relações passaram a acontecer de 3 a 4 vezes por semana, freqüência que passou a ser praticamente diária, à medida em que a acusada ia crescendo e desenvolvendo o corpo. Dos 12 filhos que teve ao longo do relacionamento incestuoso, os que morreram não resistiram aos dois meses de vida, o que a acusada atribui como conseqüência das sessões de espancamento às quais era submetida durante o período da gravidez. Já os cinco sobreviventes - três meninos e duas meninas - todos menores de idade, apresentam problemas mentais e deficiência visual.
2. Jovem não tem mais o vírus da raiva
Os médicos do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) anunciaram, ontem, que os exames realizados com o garoto Marciano Menezes da Silva, de 15 anos, não detectam mais a presença da raiva humana. De acordo com o coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de doenças infectoparasitárias do hospital, Gustavo Trindade Henriques Filho, os resultados indicam o caso como o primeiro de cura da raiva humana no Brasil e o terceiro do mundo. “Pelos critérios americanos, a gente precisa fazer mais um exame de saliva com a ausência do vírus, comprovada laboratorialmente, para confirmar o diagnóstico, o que teremos até, no máximo, esta quinta-feira (amanhã)”, destacou.
O médico ainda explicou como foram feitos os procedimentos. “Colhemos duas amostras de saliva, duas amostras do líquido cefalorraquidiano (da espinha) e duas amostras de tecidos de peles da nuca, todos negativos. Acreditamos que a terceira amostra de saliva também seja negativa porque, com o passar do tempo, a possibilidade de dar positivo reduz bastante”, detalhou Gustavo Trindade.
3. Empresário é acusado de abuso
O empresário Francisco de Souza Cavalcante, de 56 anos, dono de uma das maiores lojas de bijuterias de Garanhuns e de Caruaru, ambos municípios do Agreste de Pernambuco, está preso na sede da 1ª Delegacia de Polícia de Garanhuns, sob acusação de abusar sexualmente de crianças entre 12 e 14 anos. Quando desconfiou que estava sendo investigado pela prática de pedofilia, Francisco de Souza fugiu, mas foi aconselhado por amigos mais próximos a se entregar depois que a Justiça decretou sua prisão temporária.
O delegado titular da seccional de Garanhuns, Mozart Araújo dos Santos, designou especialmente a delegada Maria Antonieta dos Santos, titular do município de Canhotinho, para apurar o caso. Maria Antonieta instaurou um inquérito no mês passado e começou a colher depoimentos das supostas vítimas do empresário. Francisco de Souza compareceu à delegacia no dia 1° de novembro depois de um mandado de prisão temporária ser decretado contra ele.
4. Carne de jumento é apreendida
O abate e transporte clandestino de jumentos e a sua venda como carne bovina motivaram a prisão de um homem na madrugada de ontem, em Limoeiro, no Agreste do Estado, a 76 quilômetros do Recife. A prisão de José Carlindo Raulinho de Souza, de 50 anos, ocorreu durante uma ronda de uma equipe da Polícia Civil. Os policiais abordaram a Kombi dirigida por José Carlindo, por volta da 1h, quando ele se encontrava próxima ao cemitério da cidade. Depois de abordar o veículo, os policiais identificaram que ele estava carregado com 200 quilos de carne de jumento.
A carne, transportada sem acondicionamento adequado e sem refrigeração, estava toda cortada e pronta para ser comercializada. Segundo José Carlindo, o material seria vendido a um comprador no bairro do Cordeiro, no Recife. Ele informou aos policiais que comprava os jumentos em João Alfredo, também no Agreste, levava para serem abatidos em Limoeiro e comercializava a carne em Recife. Aos policiais, o acusado afirmou que trabalhava com o abate de jumentos há cerca de três meses.
5. PRF registra dois acidentes com vítimas fatais na BR 101 nesta terça
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou dois acidentes com vítimas fatais na BR 101, na noite desta terça-feira (11). O pedestre José Antônio dos Santos Júnior, 25 anos, foi atropelado por volta das 20h45, no quilômetro 86 da rodovia, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR). O motorista fugiu sem prestar socorro, e a vítima faleceu no local. No outro acidente, o motorista de uma motocicleta de placa KLW-870, ainda não identificado, capotou também no quilômetro 86. A moça que o acompanhava foi encaminhada para o Hospital Getúlio Vargas (HGV), em estado grave. Revoltados com os freqüentes acidentes no local, cerca de 300 moradores interditaram a via das 20h45 às 22h, com queima de pneus como forma de protesto.
6. TERROR NA INTERNETReportagem estimula denúncia de abuso da PM
Indignação. A palavra resume o sentimento de um jovem morador da comunidade do Cardoso, no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife, que diz testemunhar diariamente mulheres, idosos e crianças sofrendo abusos de policiais militares. Filho de uma doméstica e de um porteiro, o estudante de 19 anos resolveu contar a história da relação entre o lugar onde mora e a polícia após ler a reportagem do Jornal do Commercio, que denunciou cenas de humilhação de presos gravadas em vídeo por PMs e postadas no site You Tube.
“Aqui, esse tipo de ação policial é muito comum. Só porque é periferia não quer dizer que todos são bandidos”, diz um trecho do e-mail que o jovem enviou ao JC. A denúncia aparece um dia depois da Polícia Militar solicitar a ajuda da população para identificar policiais que fogem da conduta correta.
A reportagem entrou em contato com o estudante, que ontem deu mais detalhes sobre a rotina vivida pelos moradores do Cardoso. “Muita gente, inclusive eu, tem medo de denunciar na Corregedoria, já que podemos ser identificados. Quando o pessoal da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) chega, todo mundo fica com medo”, contou.
7. Colocar aparelho no dente requer cuidado
De 2006 para 2007, o número de ortodontistas cresceu 53% no País, segundo a Associação Brasileira de Ortodontia (Abor). Mesmo assim, a freqüência de denúncias contra profissionais não habilitados ou que prestam mau serviço segue aumentando, afirma a entidade. Para alertar a população sobre os perigos de um tratamento mal conduzido, a Abor promove hoje campanha informativa no Recife. Quem passar pelos supermercados Hiper Bompreço de Casa Forte, Zona Norte, e de Boa Viagem, Zona Sul, receberá panfletos e orientação de membros da associação, das 9h às 22h.
Entre os males causados por aparelhos ortodônticos mal colocados, estão problemas de mastigação, tensão da musculatura facial e disfunções da articulação têmporo-mandibular, que podem provocar dor facial aguda. Até cáries e doenças da gengiva são apontadas como conseqüência de tratamento conduzidos erroneamente.
8. PARANÁPai é acusado de abusar de nove filhos
Por determinação da Justiça de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, nove irmãos entre 2 e 15 anos estão em um abrigo desde setembro, pois suspeita-se que o pai os violentava. Outros dois irmãos, que retornaram para casa com aval da Justiça, também podem ter sido abusados.
Uma adolescente de 17 anos confirmou ontem que foi abusada pelo pai quando criança. “Aconteceu uma vez, depois não mais”, relatou. Ela disse que os irmãos pequenos reclamavam. “Ele também batia neles.”
O caso surpreende especialistas. O psiquiatra Dagoberto Requião disse que nunca teve notícia de caso semelhante. “Não dá para imaginar que isso seja pedofilia. Deve se tratar de uma personalidade psicopática, com uma dificuldade de controle dos impulsos.”
Mesmo casado oficialmente há 28 anos com a primeira mulher, com quem tem seis filhos, o suspeito vivia com outras duas companheiras. Com uma delas tinha cinco filhos e com a terceira, mais três. Em 2005, o Ministério Público orientou cada uma delas a viver com seus filhos em locais separados. Até sair de casa, após a última denúncia, o pai das crianças, cujo paradeiro é desconhecido, morava com as três mulheres e os 14 filhos em duas casas no mesmo terreno.
O pai está proibido de se aproximar dos filhos e as mães podem perder a guarda deles se facilitarem a aproximação. Como o Ministério Público não encaminhou denúncia, não havia como expedir mandado de prisão contra o suspeito.
9. Crime de pedofilia terá punições mais rígidas
A Câmara dos Deputados aprovou ontem, em votação simbólica, regras mais rígidas para a punição da pedofilia, ampliando o leque de possíveis crimes. Pela proposta, será considerado crime a posse ou armazenamento de fotos e vídeos pornográficos que envolvam crianças ou adolescentes. A legislação atual não considera essas duas situações como crime.
Também foram ampliadas as penas para a prática de pedofilia, que passam de dois a seis anos de prisão, para quatro a oito anos de detenção, mais multa, dependendo do crime cometido. Como já tinha sido aprovado pelo Senado, o projeto segue agora para sanção presidencial. As mudanças entram em vigor assim que a lei for publicada no “Diário Oficial” da União.
O principal avanço do texto, que altera o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), é a tipificação de práticas que hoje não são consideradas como crime no Brasil, segundo especialistas. Com a aprovação das novas regras, haverá punição para quem arquivar fotos ou vídeos com crianças e adolescentes. A exposição e venda e a troca de fotos e filmes entram na regra.
A nova legislação também criminaliza quem fizer fotomontagem ou vídeomontagem de atos sexuais envolvendo crianças ou adolescentes.
Para o delegado Stenio Santos, da divisão de direitos humanos da Polícia Federal, a novas legislação irá facilitar o trabalho da polícia. “Quem for encontrado com fotos ilícitas em seu computador pessoal poderá ser preso em flagrante. Antes do projeto de lei, era proibida a divulgação, a transmissão desse tipo de material’’, afirmou o delegado Santos.
10. Irmãs são estupradas e mortas
Um crime chocou o pacato município de Zé Doca, a 318 quilômetros de São Luís. As irmãs Taísa Ribeiro da Silva, de 9 anos, e Suelane da Silva Pereira, de 13, foram estupradas, estranguladas e mortas no povoado Fé em Deus, na zona rural do município. O autor do crime, Leomar Viana Montelo, de 26 anos, já está preso e confessou o duplo homicídio.
O assassinato ocorreu na tarde da segunda-feira passada, em um açude localizado no quintal do sítio dos pais de Montelo. Os corpos, porém, só foram encontrados na manhã de ontem, pelos próprios familiares de Montelo. As crianças apresentavam sinais de estrangulamento e de violência sexual.
O criminosos morava a 200 metros da residência das duas irmãs e, conforme informações da Polícia Civil de Zé Doca, há meses ele tentava ter relações sexuais com as duas, mas sem sucesso. Em depoimento à polícia, Montelo negou que tenha abusado sexualmente das irmãs, mas admitiu que atraiu as meninas para o sítio de sua família e depois as matou.
Ele afirmou que, para tentar escapar do crime de homicídio, apareceu no local em que deixou os corpos momentos depois que seus familiares encontraram as meninas. Ele tirou fotos e tomou informações como se fosse um curioso. Quando foi levado à delegacia para prestar depoimento, acabou confessando os homicídios.
11. Operação na Cidade de Deus acaba em mortes
Uma operação da PM na favela Cidade de Deus (zona norte do Rio de Janeiro) terminou com a morte de dois suspeitos e afetou as aulas de mais de 7.700 crianças e adolescentes -13 escolas e três creches do local e do entorno foram fechadas.
Na ação, batizada de A Cidade de Deus é de Deus, foram apreendidas 20 máquinas caça-níqueis e duas espadas, que, disse a polícia, eram usadas por traficantes para torturar rivais.
Cerca de 150 homens participaram da operação no início da manhã de ontem. Foram tomados sete pontos de vendas de drogas e houve troca de tiros com supostos traficantes.
Durante o tiroteio, dois homens, apontados pela polícia como traficantes, foram baleados e mortos. Até o começo da noite de ontem, os nomes dos supostos criminosos não haviam sido divulgados. Três supostos traficantes foram presos.
12. Bebê morre com um tiro na cabeça
Uma criança de um ano foi atingida na cabeça durante um tiroteio no conjunto habitacional Eustáquio Gomes de Melo, em Maceió (AL), na manhã de ontem. De acordo com a polícia, quatro homens atiraram contra um traficante local, que teria usado a criança como escudo. O menino chegou a ser encaminhado para o Hospital Geral do Estado, em Maceió, onde morreu.
Os quatro suspeitos se separaram na tentativa de fuga, mas foram presos. A polícia acredita que a causa do crime tenha sido vingança. O homem que usou a criança como escudo está foragido. A polícia não soube informar se havia algum tipo de parentesco entre ele e o menino.
13. Correios - Assembléia visa Plenária Nacional
Os trabalhadores dos Correios realizaram, na noite ontem, uma assembléia para definir os seus representantes durante a Plenária Nacional em Brasília sobre a discussão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da categoria, ainda sem data marcada pela Federação Nacional dos Trabalhadores da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos). A proposta apresentada pela (ECT) - referentes ao plano de modernização - não é bem aceita pelo trabalhadores que querem rediscutir o assunto. Para o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telegráfos em Pernambuco (Sintect-PE), o assunto visa a privatização dos Correios.
14. Vigilante das Casas Bahia mata cliente
Um cliente das Casas Bahia foi morto com um tiro por um vigilante da loja na noite de anteontem, em São Paulo. A vítima, Alberto Milfort Júnior, 23 anos, tinha ido ao estabelecimento comprar um colchão, acompanhado da namorada, de 22 anos, e de um amigo, de 17. Uma discussão entre o vigilante Genilson Silva Souza, 29, e os dois rapazes terminou saindo do controle e Souza atirou no rosto de Milfort, que chegou a ser socorrido. O vigilante foi detido e autuado por homicídio qualificado.
Política
15. Elias revela ameaças à sua equipe
O clima tenso toma conta do processo de transição de governo na Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. Ontem, em entrevista à Rádio Folha 96,7 FM, o prefeito eleito Elias Gomes (PSDB) declarou ter sido vítima de ameaças por tentar tomar conhecimento de dados relativos à atual gestão. De acordo com o tucano, alguns de seus assessores receberam “recados” de que “precisariam de juízo” ao tratar do repasse de informações da atual administração. “Ouviram que tivessem cuidado com o estrago que uma bala poderia fazer em um crânio”, relatou Gomes.
Contudo, Elias assegurou que esse tipo de pressão não será capaz de mudar a postura que vem adotando. “São gestos de covardia que não vão nos intimidar. Gestos de quem tem medo e toma essa atitude covarde”, declarou o futuro prefeito. Ele revelou que está tomando o cuidado de não se expor desnecessariamente por enquanto.
16. João Paulo terá encontro com Lula
O prefeito do Recife, João Paulo (PT), adiantou, ontem, um dos compromissos que terá ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que estará em Pernambuco, no próximo dia 2 de dezembro. Os lideres petistas participarão de um café-da-manhã, no hotel Atlante Plaza, com a presença do “núcleo político” da administração recifense. Segundo o prefeito, também vão participar do desjejum o prefeito eleito, João da Costa, o vereador eleito Múcio Magalhães, a coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e secretária de comunicação, Lygia Falcão, e o coordenador geral de programas estratégicos, Félix Valente. “A solicitação foi nos comunicada pelo assessor especial da Presidência, César Alvarez. Será um momento importante”, explicou o prefeito. O presidente virá ao Estado para participar da reunião de governadores do Nordeste e também de uma das atividades do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
17. Uchoa aponta interferência do MP
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Guilherme Uchoa (PDT), queixou-se, ontem, do que chamou de uma tentativa de interferência na Casa por parte do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O mote da crítica foi o processo de investigação preliminar instaurado pelo promotor do MPPE, Charles Hamilton Lima, para análise da emenda ao projeto 774/2008 - que cria nove cargos para auditor das contas públicas para a área da saúde no Tribunal de Contas do Estado (TCE) -, e do próprio projeto, enviado pelo TCE. A polêmica em torno da matéria começou porque uma das vagas beneficiará o deputado estadual e médico Clodoaldo Magalhães (PTB), que fez concurso realizado para preenchimento dos postos, em 2004.
“Assim que o pedido de informação chegar às minhas mãos, consultarei o nosso jurídico para saber se o Ministério Público tem competência legal para interferir na Assembléia e analisar uma emenda que sequer passou pelas comissões responsáveis pelos pareceres técnicos”, disparou Guilherme Uchoa, que é juiz aposentado. O projeto polêmico seria avaliado, ontem, na Comissão de Constituição, Legislação de Justiça. Cauteloso, o presidente da Comissão, José Queiroz (PDT), retirou a matéria da pauta, transferindo-a para a reunião a ser realizada na terça-feira que vem.
18. Passira - Tucana quer cassação de prefeito
As eleições de Passira (a 77 km do Recife) podem ter um desfecho além das urnas. Derrotada na disputa pela Prefeitura, Cida Laurentino (PSDB) entrou com uma representação pedindo a cassação do prefeito reeleito Miguel Gomes (PP), no Fórum municipal, com a acusação de compra de votos, no pleito de outubro. “A população está dizendo que vai fazer um manifesto, mas não demos ordem para nada. Sabemos é que o prefeito deve pagar por comprar votos da população”, afirmou Cida.
A tucana disse que o prefeito teria trocado votos por material de construção e outros benefícios. Além de ter, durante o processo, doado alguns terrenos de área verde, o que não poderia ocorrer por conta da Lei de Preservação Ambiental. A advogada de Cida Laurentino, Sandra Silva, explicou que a ação de caráter eleitoral tenta ganhar conotação judicial. “Queremos transformar em prova as questões eleitorais. Depois vamos tentar ingressar na Justiça comum, quando adquirirmos provas particulares contra o prefeito”, adiantou Sandra.
A ação de investigação também chegou ao Ministério Público, através da Câmara Municipal, e uma audiência pública está marcada para hoje. “Deverão comparecer as pessoas que declararam ter vendido voto nas últimas eleições”, contou a advogada. A diplomação do prefeito reeleito, que deveria ocorrer ainda neste mês, foi adiada sem data prevista devido a investigação das denúncias. Miguel Gomes não foi localizado para rebater a acusação.
19. Supremo julga, hoje, a fidelidade partidária
O Supremo Tribunal Federal (STF) espera colocar, hoje, um ponto final na polêmica sobre os políticos que são condenados a perder o mandato porque trocam de partido sem justificativa. O plenário do STF julgará duas ações que questionam a constitucionalidade da resolução baixada há um ano pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prevendo essa punição para os políticos infiéis eleitos pelo sistema proporcional (deputados e vereadores) que mudaram de legenda depois de 27 de março de 2007. Naquela data, o TSE respondeu a uma consulta do então PFL sobre fidelidade partidária.
Aprovada em outubro do ano passado pelo TSE, a resolução que será analisada pelo Supremo disciplinou o processo de perda de cargo por infidelidade. Ela foi aprovada depois que o STF decidiu que os mandatos pertencem aos partidos e não aos políticos. Na época, participaram da sessão do TSE em que foi aprovada a resolução os ministro Marco Aurélio Mello, Cezar Peluso e Carlos Ayres Britto. Os três integram o Supremo e vão participar do julgamento.
20. Proclamações do TSE vão até amanhã
Termina amanhã o prazo para os juizados eleitorais de todo o país proclamarem oficialmente os resultados das eleições municipais deste ano. A data consta no calendário eleitoral do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A proclamação dos eleitos é um ato formal e ocorre após o período reservado para que os partidos apresentem, se houver, reclamações referentes aos resultados. Após a proclamação dos resultados, a Justiça Eleitoral fará a diplomação dos eleitos, marcada para o dia 18 de dezembro.
Para o eleitor que não votou e nem justificou a ausência nos municípios que realizaram o segundo turno das eleições deste ano, o prazo para entregar a justificativa termina em 26 de dezembro. Para isso, o eleitor precisa preencher o formulário de justificativa eleitoral, que pode ser obtido, gratuitamente, nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor ou no site do TSE. Após preencher, o formulário precisa ser entregue em qualquer cartório ou posto de atendimento eleitoral, ou, caso não seja possível, encaminhado, por via postal, ao cartório da zona eleitoral onde a pessoa está inscrita.
Economia
21. Caixa amplia limite de crédito em R$ 18 mil
A Caixa Econômica Federal aumentou o limite de sua linha de crédito que financia, com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a compra de material de construção. O valor máximo de cada empréstimo oferecido aos clientes passou de R$ 7 mil para R$ 25 mil. A operação pode ser realizada nas agências da Caixa Econômica Federal, mas é restrita a pessoas com renda de até R$ 1,9 mil.
As taxas de juros do financiamento não foram alteradas e continuam variando de 6% a 8,16% ao ano, dependendo da faixa de renda do tomador do empréstimo, mais a variação da TR (Taxa Referencial). O prazo de pagamento também foi mantido em 96 meses. O dinheiro só pode ser usado para reformar imóveis avaliados em até R$ 70 mil.
A operação é feita pelo chamado Construcard FGTS, em que o valor da linha de crédito disponibilizada pela Caixa é carregada em um cartão de débito que pode ser usado nas lojas de material de construção conveniadas ao banco estatal.
Para quem tem renda superior a R$ 1,9 mil, a Caixa continua oferecendo o Construcard SBPE, que utiliza recursos da caderneta de poupança para financiar a compra de materiais de construção. O dinheiro também é liberado por meio de um cartão de débito, mas nesse caso os juros cobrados são de 1,69% ao mês, além da variação da TR.
Além disso, o prazo de pagamento para essa outra modalidade do Construcard é de 42 meses, podendo chegar a 60 meses, caso o imóvel que estiver sendo reformado tiver sido adquirido com financiamento da Caixa. Não há limite para valor do imóvel reformado.
22. Nelsinho Batista desmente boatos
Livre da ameaça de rebaixamento, com contrato renovado por dois anos e cheio de moral para, juntamente com a diretoria de futebol, buscar os jogadores que formarão o elenco leonino na próxima temporada, o técnico Nelsinho Batista voltou a conversar sobre contratações. Ou melhor, o treinador quer, primeiramente, acabar com os rumores sobre a vinda de atletas para a Ilha do Retiro. A lista de nomes comentados inclui o volante Alan Bahia e o meia colombiano Ferreira (ambos do Atlético/PR), além do lateral-esquerdo Ricardinho (Coritiba) e do meia-atacante Edno (Portuguesa). Quanto ao possível retorno do volante Daniel Paulista, o treinador prefere ser cuidadoso. “A única coisa que sei é que o Daniel Paulista está tendo problemas na Romênia, não está recebendo salários. Essa foi a notícia que chegou até nós, então não existe nada de concreto. Eu só posso comentar até ai”, declarou.
23. Náutico - Anderson Santana é vetado pelo Departamento Médico
Um dia após estar comemorando o fato de ter todo o elenco à disposição para enfrentar o Cruzeiro, sábado, às 17h30, nos Aflitos, o técnico Roberto Fernandes recebeu uma notícia não muito animadora por parte do Departamento Médico do clube. O lateral-esquerdo Anderson Santana, que foi substituído ainda no início da partida contra o Coritiba, domingo passado, sofreu um estiramento no joelho esquerdo e poderá desfalcar o Timbu nas últimas quatro partidas do Brasileirão.
Ontem à noite, o lateral, sob a supervisão do médico Fábio Gondim, realizou uma ressonância magnética para saber com precisão a data do retorno aos gramados. “Ele está com dores e tem um estresse no colateral medial do joelho esquerdo”, disse Gondim. Ainda de acordo com ele, a lesão de Anderson é a mesma que Gilmar e Everaldo tiveram durante o Brasileirão. “Já sabemos que é um estiramento, mas, para darmos uma previsão de quando ele voltará a trabalhar normalmente com os demais atletas, só depois do exame”, completou. O resultado sairá apenas hoje de manhã.
24. Náutico, Santa Cruz e Sport satisfeitos
Diferente do Batalhão de Choque, Náutico, Santa Cruz e Sport não reclamaram da tabela feita pela Federação Pernambucana de futebol (FPF). O Tricolor do Arruda, que durante o Primeiro Turno realizará cinco das 11 partidas longe de casa, teve seu pedido atendido pela FPF. Já o Timbu e o Leão, principais candidatos ao título, também aprovaram jogar seis vezes em seus domínios na primeira etapa do Estadual.
O fato de iniciar o torneio logo no dia 11 de janeiro, deixando pouco tempo para a pré-temporada, não deve ser problema para os rubro-negros. “A tabela foi normal. Time que pretende ser campeão tem que passar por esses obstáculos”, disse o presidente do Sport, Milton Bivar, que buscará o tetracampeonato em 2008. Os alvirrubros, que também estão disputando o Brasileiro e entrarão de férias no mesmo dia do Leão, 8 de dezembro, também não contestaram a seqüência de dois jogos por semana até o final do turno. “Está tranqüilo. Acredito que não vá atrapalhar”, comentou o diretor de futebol do clube, Gustavo Rêgo.
O Santa Cruz, que teve um encontro com a Federação antes da divulgação da tabela, também mostrou sua satisfação. “Foi bom jogar a primeira partida em casa apenas no dia 18, pois o gramado do Arruda (que passa por reformas) já deve estar liberado”. afirmou o diretor das divisões de base, Fred Arruda. Segundo o dirigente, não há problemas no fato de a última partida do turno do Santinha estar marcada para um sábado e o clássico entre Sport e Náutico um domingo. “Se no momento houver necessidade, a própria FPF mudará a tabela”, completou.
Policiais
25. Padeiro tem faca cravada na cabeça
Uma cena atípica espantou dezenas de pessoas que estavam no rol de entrada da emergência do Hospital da Restauração (HR), no Derby, Recife. O padeiro Washington da Silva Lima, de 21 anos, conhecido como Didi, deu entrada na unidade de saúde com um grave ferimento na cabeça provocado por uma faca peixeira. Para o espanto dos curiosos, o jovem chegou - consciente - com o instrumento cravado na cabeça.
O rapaz deu entrada no HR por volta das 22h40 da última segunda-feira, acompanhado de sua companheira, uma adolescente de 15 anos, que terá sua identidade preservada. O crime aconteceu no início da noite na praça do Alto Dois Irmãos, localizada no município de Paudalho, na Zona da Mata Norte do Estado. O caso, registrado no Posto Policial do hospital, está sendo investigado pela delegacia da cidade.
De acordo com o comissário Jurandir Paz, de plantão no Posto Policial do HR, mesmo consciente, o rapaz não detalhou como aconteceu a agressão. A vítima relatou apenas o local do fato. “Ele chegou consciente e me contou que sofreu a agressão em Paudalho, próximo à praça do Alto Dois Irmãos, em um lugar chamado Muçum”, disse.
26. Ex-interno é perseguido e morto
Depois de uma perseguição pelas ruas do bairro de Afogados, um homem não-identificado conseguiu matar o ex-interno da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac), Adry Filipe Ferreira da Silva, de 20 anos. O crime ocorreu por volta das 12h, em frente a casa de número 259 da rua Gardênia, na Vila São Miguel. Depois de perseguir Adry por algumas ruas, o homem subiu na garupa da moto de outro desconhecido e conseguiu alcançar a vítima. Nesse momento, ele efetuou vários disparos em direção a Adry, conseguindo atingi-lo com dois tiros na cabeça.
Segundo o tio de Adry, que preferiu não se identificar, o sobrinho já havia morado naquela região e teria voltado lá anteontem para visitar parentes. O tio disse que já não convivia com Adry há vários anos e não tinha conhecimento sobre a sua conduta. Segundo a polícia, Adry Filipe era usuário de drogas.
Moradores informaram que a vítima foi abordada pelo homem armado em uma praça da Vila São Miguel, localizada a cerca de 100 metros do local onde o crime ocorreu. O homem teria saído correndo atrás de Adry, mas não teria conseguido alcançá-lo. O algoz só chegou até a vítima depois que subiu na moto.
27. Desempregado morto com dois tiros
O desempregado André Luiz da Silva Oliveira, 22 anos, foi assassinado, anteontem, com dois tiros na cabeça em uma rua no bairro dos Bultrins, em Olinda, localizada próxima à casa dele. O crime ocorreu em uma mercearia na rua Belmonte, por volta das 14h da última segunda-feira. De acordo com informações de moradores, que preferiram não se identificar, André Luiz foi morto por dois homens que estavam em uma moto, de placa não-anotada. Os homens aproveitaram o momento em que a vítima estava bebendo água na mercearia e se aproximaram de moto. Um deles efetuou os dois disparos contra André. Em seguida, os assassinos fugiram.
A polícia trabalha com a possibilidade de queima de arquivo. “Foi uma execução sumária. Vieram aqui apenas para matá-lo. Não levaram nada. Vamos ouvir a família e tentar coletar informações junto à população”, disse o comissário do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Luiz Bezerra.
Segundo a família de André Luiz, ele não possuía inimizades e não tinha envolvimento com drogas. No entanto, a esposa da vítima, a doméstica Vera Lúcia Maria da Conceição, afirmou que seu marido tinha conhecimento sobre crimes que eram praticados por outras pessoas daquele bairro e não se conformava com a situação. André Luiz deixou a esposa com dois filhos menores de idade.
28. 14 pessoas são detidas em Goiana
Uma megaoperação realizada em conjunto entre as polícias Civil e Militar deteve, na madrugada de ontem, 14 pessoas suspeitas de praticarem assaltos a casas de veraneio do Litoral Norte do Estado. Seis pessoas foram autuadas em flagrante com armas e drogas. Com os acusados foram apreendidos dois revólveres, duas espingardas de fabricação caseira e mais 300 gramas de maconha. Na ação policial, foram utilizados 60 homens e 18 viaturas policiais. O trabalho foi em cumprimento a 14 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça. Elias José de Oliveira, o Piá, de 31 anos; Boás Roberto de Oliveira, 39 anos, Damião Alves da Silva, o Pepi, 22; Josenildo Soares da Silva, o Dinho, 23 e um adolescente foram detidos na praia de Atapus, distrito de Goiana, distante 65 quilômetros do Recife.Já Leonízio Silvino do Bonfim, o Magro, 49, foi preso dentro de uma residência da praia de Tejucupapo, que também fica em Goiana. Os suspeitos foram encaminhados para a delegacia distrital. Após prestarem depoimento, os cinco homens foram encaminhados para o Cotel, em Abreu e Lima. O garoto foi ouvido na GPCA depois seguiu para a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac). As demais pessoas suspeitas foram ouvidas e liberadas.
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bem-vindos ao nosso BLOG
Comentem nossas matérias, deixem seus recados...
Nenhum comentário:
Postar um comentário