1. Garota de 9 anos some em Goiana
A Polícia Civil de Goiana, município localizado na Zona da Mata Norte do Estado, ainda não tem pistas do paradeiro da estudante Ingrid Milene Rodrigues da Silva, de 9 anos. A criança foi vista pela última vez pelos familiares, na manhã da última quarta-feira, quando retornou da unidade de ensino onde estuda, a Escola Municipal Professora Zilma Gemir Baracho, para a residência onde mora. Segundo os familiares da garota, ela saiu de casa acompanhada de algumas amigas para brincar e não mais foi vista no município. Moradores de uma pequena casa, na rua Francisco Alves, número 77, no bairro de Nova Goiana, os pais da garota estão desesperados com o sumiço dela. Cada vez que o aparelho celular da dona de casa Givaneide Maria Rodrigues, de 29 anos, toca vem a esperança de que a filha foi encontrada. “Não desejo isso para ninguém. Não consigo fazer mais nada. Fico o tempo todo perto do telefone”, contou nervosa a mãe da estudante. Além do desespero pelo desaparecimento de Ingrid Milene Rodrigues da Silva, de 9 anos, familiares e amigos da garota sofrem com os constantes trotes que pessoas passam para os telefones fornecidos pelos parentes da pequena em um cartaz que foi distribuído em Goiana. Sem aparelho fixo na residência, a mãe da menina, Givaneide Maria Rodrigues, forneceu o número de uma vizinha, Marisete do Santos, de 34 anos. Segundo a mulher, são várias a ligações com brincadeiras sobre o caso.
2. Falta leito para fazer transplante
Surpresa, tristeza, alegria e angústia. Essa foi a ordem dos sentimentos vividos pela dona de casa Edna Maria da Silva, de 26 anos, quando soube que estava com leucemia. Após saber os tratamentos, encontrou em sua família alguém compatível para fazer o transplantes de medula. Mas agora aguarda que apareça um leito para que a cirurgia possa ser realizada. “Já tinha até parado as medicações para entrar em procedimento cirúrgico. Além de voltar aos remédios, vou ter que lutar contra o tempo. O maior problema parecia o de encontrar compatibilidade para o transplante, mas estava enganada”, lamentou. Infelizmente, Edna não é a única. Ela e mais 18 pessoas já possuem doadores compatíveis, mas vivem à espera de um leito.
3. Criança morre presa em ralo
Negligência e desatenção foram apontados pelos familiares de Sara Marques Bezerra, de 6 anos, como os motivos que provocaram a sua morte, no último domingo em uma piscina da Granja Santa Terezinha, na Estrada do Sítio do Pica-Pau Amarelo, em Mumbeca 2, Paulista. Familiares e amigos de Sara estiveram reunidos ontem à tarde no sepultamento dela, no cemitério do município. Todos se mostraram revoltados com a falta de segurança do local. Sara morreu afogada em uma piscina para adultos, sugada e presa ao ralo. “Lá tem segurança e salva-vidas, mas eles ficam só na guarita de entrada. A piscina de criança fica do lado da de adultos sem nenhuma divisória”, contou a mãe de Sara, Mirian Marques da Silva, 36. O delegado da GPCA, Gustavo Ramos, convocou o pai da menina, Carlos José Bezerra, 36, e os funcionários do local - Jane Bezerra, Roberto Pascoal e Ronaldo Pascoal - para prestarem depoimentos na próxima segunda-feira.
4. Adolescente permanece sedado e na UTI
O garoto Marciano Menezes da Silva, de 15 anos, primeiro brasileiro a sobreviver ao vírus da raiva, continuará sob o efeito dos sedativos, sem uma nova previsão para a suspensão da substância. No início da manhã de ontem, os médicos do Hospital Universitário Osvaldo Cruz (HUOC) o tiraram da sedação para avaliar em que grau estavam as lesões neurológicas deixadas pela doença, no entanto, o garoto voltou a apresentar crises convulsivas, obrigando os médicos a restabelecer o procedimento. Segundo o chefe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de doenças infectoparasitárias do hospital, Gustavo Trindade, testes continuarão sendo realizados para verificar as melhoras nas lesões.
“Não temos como prever o próximo passo para o tratamento. Cada dia realizamos um procedimento e, assim, esperamos resultados positivos”, afirmou. A luta para salvar a vida de Marciano se iniciou no dia 7 de setembro, quando o adolescente foi mordido por um morcego infectado com o vírus da raiva, em Floresta, no Sertão de Pernambuco. O garoto permanece na UTI do hospital sendo atendido por uma equipe de 13 profissionais de saúde.
5. Músico acusado de violentar garotas
Familiares de duas garotas de 13 anos acusam o músico Cristiano dos Santos Costa, 30, de estupro e atentado violento ao pudor. Conhecido como Maestro Cristiano, ele trabalhou como assistente de palco do ex-apresentador de TV Denny Oliveira, indiciado pelos mesmos crimes no ano passado. Na última sexta-feira, uma das adolescentes esteve no Instituto de Medicina Legal (IML), em Santo Amaro, área central do Recife, para a realização de exames que possam comprovar a denúncia. Os resultados, no entanto, ainda não foram divulgados. Ontem, os pais da menina que teria sido estuprada foram até a sede da Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA) para prestar esclarecimentos.
Segundo o pai da garota, um vigilante de 43 anos, o maestro passou um mês hospedado em sua residência, com a namorada, entre setembro e outubro deste ano, período em que teria abusado das menores, de acordo com relato das jovens. “Ele estuprou minha menina duas vezes e passou a mão na minha sobrinha. Nunca esperei isso de Cristiano. Ele era como um filho para mim, tanto que me tratava por painho. Percebi uma mudança de comportamento nela, mas não podia imaginar que se tratava de algo tão abominável.”
6. Filho de assassino mata madrasta
José Góes da Silva, 18 anos, filho do fazendeiro Darly Alves da Silva, matou no domingo a madrasta Francisca Wanderley Martins Silva. O pai dele foi condenado pela morte do seringalista Chico Mendes, em 1988. O rapaz assassinou a madrasta com um tiro na nuca enquanto ela dormia numa rede na sede da Fazenda Paraná, de propriedade de Darly. O crime aconteceu por volta das 10h30, a 180 quilômetros do município de Xapuri, no Acre. Zezinho, como é conhecido o filho do fazendeiro, fugiu, mas acabou sendo preso no início da noite na periferia de Rio Branco. A polícia apurou que José Góes da Silva estava na companhia do pai há dois meses. Antes, o rapaz morava em Mato Grosso.
7. Acusado de matar garota nega crime em depoimento
O principal suspeito de ter estrangulado a menina Lavínia Rabech da Rosa, 9 anos, na madrugada de domingo, negou o crime em depoimento à polícia do Paraná. Fugitivo da Colônia Penal Agrícola de Piraquara, Mariano Torres Ramos Martins, 45, disse que levou a menina para casa depois de ter sofrido uma queda de bicicleta. Ele também não soube explicar como foi encontrado embaixo da cama da garota, que pode ter sido vítima de abuso sexual.
Apesar de negar o crime, a polícia o considera como único suspeito. “O acusado disse que a criança teve um acidente, se enroscou em alguns fios e caiu. Ele alegou que socorreu Lavínia e a levou para casa, onde não havia ninguém”, informou o delegado Rogério Martim de Castro.
No depoimento, Mariano também negou estar dormindo embaixo da cama da criança, versão relatada pela mãe de Lavínia. O delegado diz não acreditar na versão, que considerou “fantasiosa”.
Castro deve ouvir novamente o suspeito hoje, já que no primeiro depoimento ele estava atordoado. Mariano tomou anestesia e vários pontos no rosto devido à agressão de vizinhos da vítima, que tentaram linchá-lo depois do crime.
8. STF nega liminar ao casal Nardoni
O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou, na semana passada, o pedido de liminar feito pela defesa de Alexandre Alves Nardoni e Anna Carolina Trotta Peixoto Jatobá para tentar revogar a prisão preventiva deles. Trata-se da quinta solicitação do pai e da madrasta de Isabella Nardoni, morta em 29 de março deste ano, recusada pela Corte.
Segundo o Supremo, na petição também era requerida a anulação do recebimento de denúncia contra o casal, acusado de assassinar a menina, de 5 anos. Isabella teria sido jogada do sexto andar do Edifício London, na zona norte da capital paulista. No dia 31 do mês passado, o Segundo Tribunal do Júri da Comarca de Santana decidiu que o casal será levado a júri popular. Alexandre e Anna são mantidos em presídios em Tremembé, interior do Estado de São Paulo. A data do julgamento ainda não foi marcada.
9. Ganhador da Mega-Sena é morto em São Paulo
Um dos ganhadores de um prêmio da Mega-Sena pago em maio do ano passado foi assassinado anteontem à noite após um churrasco em sua chácara, em Limeira, a 151 quilômetros de São Paulo. Altair Aparecido dos Santos, 43 anos, levou um tiro no peito. A principal linha de investigação da Polícia Civil até agora é a de ligação entre o crime e o prêmio.
A viúva, Maria Isabel Cano, 30, apontou como suspeito de envolvimento no crime Dogival Bezerra de Oliveira, 51, conhecido como Chaveiro, que ficou de fora do bolão que resultou na premiação – naquela semana, ele não pagou sua parte no rateio da aposta. Oliveira se apresentou ontem à tarde à polícia, negou participação no assassinato e foi liberado em seguida.
O ex-lavrador Renné Senna, vencedor do concurso 679 da Mega-Sena em julho de 2005, foi assassinado em janeiro do ano passado quando bebia em um bar em Rio Bonito, na Região Metropolitana do Rio. A viúva, Adriana Almeida, é acusada de ser a mandante do crime e ficou presa de janeiro do ano passado a junho deste ano.
Adriana foi solta por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que considerou que ela sofria “constrangimento ilegal”, por causa da demora em seu julgamento. Segundo a ministra Laurita Vaz, não existia razão para o atraso no julgamento, uma vez que ela fora pronunciada havia nove meses.
Também respondem ao processo pela morte de Senna os ex-seguranças dele, Edinei Gonçalves, Ronaldo Amaral, Marco Antonio Vicente e Anderson Sousa – suposto amante de Adriana –, além de Janaína Sousa, esposa de Anderson. O julgamento dos acusados já foi adiado duas vezes.
Política
10. Julgamento de João da Costa será na segunda
Após analisar por 34 dias os cinco volumes do processo que culminou com a cassação, em primeira instância, do registro de candidatura do prefeito eleito do Recife, João da Costa (PT) – que disputou e venceu as eleições sub judice –, a desembargadora Margarida Cantarelli, relatora da matéria no Pleno do Tribunal Regional Eleitoral, julga, na próxima segunda-feira (24), as acusações feitas contra o petista, em segunda instância. Ontem, a magistrada pediu para reservar a pauta do julgamento, que deve ser iniciado às 16h.
É grande a expectativa para o conteúdo do relatório de Cantarelli, uma vez que, se mantiver a condenação, João da Costa terá que recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral para garantir o seu mandato. Caso contrário, o ex-secretário de Planejamento do Recife ficará livre da acusação de abuso do poder econômico e político por suposto uso da máquina pública, imputada pelo juiz das Investigações Judiciais do Recife, Nilson Nery.
11. Deputado infiel fica na Câmara
A mesa diretora da Câmara deve autorizar que o deputado Walter Brito Neto (PRB-PB), ameaçado de perder o mandato, preserve sua cadeira na Casa até que a ação movida por ele seja julgada pela Justiça. A decisão da Corregedoria da Câmara contraria a resolução do TSE, referenda pelo Supremo Tribunal Federal, que estabelece a fidelidade partidária no País. O corregedor da Câmara, Inocêncio Oliveira (PR-PE), recebeu ontem o parecer técnico da sua equipe com a recomendação para que o mandato de Brito Neto seja mantido. No parecer, os advogados da Corregedoria sugeriram que a mesa da Casa siga a orientação da Comissão de Constituição e Justiça. Pela decisão da CCJ, Brito Neto poderá manter seu mandato parlamentar até transitado e julgado o agravo de instrumento encaminhado por ele à Justiça.
12. Janela da infidelidade questionada
O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) afirmou ontem que entrará com uma consulta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) questionando a validade da aprovação de uma janela que permita a infidelidade partidária via projeto de lei, o que ele considera inconstitucional. “Se for aprovado um texto assim pela Câmara, qualquer partido poderá fazer uma Adin e derrubar a lei”, acredita Teixeira. Na quarta-feira passada, o Supremo Tribunal Federal declarou constitucional a resolução do TSE que definiu as regras para a cassação dos políticos infiéis. Na interpretação do TSE, o mandato parlamentar pertence ao partido e o parlamentar pode ser cassado se mudar de legenda. Apesar da decisão, o Congresso discute um projeto prevendo que o congressista poderia trocar de legenda faltando 13 meses para as próximas eleições.
13. Colegas pedem a Magalhães que fique
Ao declarar a possibilidade de abandonar a disputa por mandatos, em entrevista à Folha de Pernambuco, o deputado federal Roberto Magalhães (DEM) acabou promovendo entre seus correligionários uma campanha que poderia ser batizada de “fica Roberto”. Até Carlos André Magalhães, natural sucessor político do parlamentar, defendeu a continuidade das atividades político-eleitorais do seu pai. “Ele não deve deixar a vida pública. Só comentarei qualquer possibilidade de candidatura, quando ele de fato deixar a vida pública. Tem sido assim e tem dado certo. Não vou antecipar nenhuma postulação, nenhuma estratégia, antes que de fato ele resolva encerrar o ciclo da vida pública dele. Mas acho que ele ainda tem condições de servir ao povo de Pernambuco”, declarou.
14. Ex-prefeito é condenado à prisão
O ex-prefeito de Itamaracá, Joel de Barros Monteiro (PTB), foi condenado pelo juiz José Romero Maciel Aquino a seis meses de reclusão por se apropriar indevidamente de dinheiro público. O crime foi cometido durante a sua gestão, entre 1997 e 2000, e a denúncia foi de iniciativa do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), feita em 2001. A instituição investigou e comprovou que o petebista recebeu R$ 37.080,00 de atualização sobre a sua remuneração mensal, quando o valor correto seria três vezes menor, de R$ 12.920,00.
Joel Monteiro pode recorrer em liberdade da sentença até que o processo seja transitado e julgado. O ex-prefeito já foi condenado criminalmente por outra denúncia do MPPE, em 2007, também em primeira instância. Na época, a juíza Anna Regina Lemos de Barros o sentenciou a seis anos de reclusão por fraudes em licitação no montante de R$ 114 mil. Ao se defender sobre os mais de R$ 37 mil que recebeu, o petebista alegou ter aplicado sobre seu salário o mesmo reajuste concedido aos técnicos da prefeitura.
Esportivas
15. Vai ter puxão de orelha na Ilha
Nos últimos dez jogos disputados pelo Sport no Brasileirão, foram cinco derrotas, quatro empates e apenas uma vitória. Esse desempenho provocou a primeira forte reação da cúpula leonina neste semestre. Hoje, na Ilha do Retiro, os dirigentes vão se reunir com os atletas e com a comissão técnica, com o objetivo de cobrar melhores resultados e uma mudança de postura. Para a direção rubro-negra, não é aceitável que um elenco sempre respaldado e recebendo os salários em dia possa ter um momento tão ruim dentro de uma competição. A expectativa é de que aconteça o já famoso “puxão de orelha’’.
16. Finalmente, Wellington pode estrear no Náutico
Apesar de o clima, ontem à tarde, nos Aflitos, ter sido de muita animação e descontração, após a goleada de 5x2 para o Cruzeiro, uma notícia vinda do Departamento Médico não foi nada boa. O lateral-esquerdo Alessandro, com uma entorse no tornozelo esquerdo, está vetado para enfrentar o Figueirense, quinta-feira, às 19h30, no estádio Orlando Scarpelli. Um dos candidatos para ocupar o seu lugar é Wellington, que ainda não fez sua estréia com a camisa alvirrubra. Correndo por fora está o zagueiro Everaldo.
Contratado como solução para a lateral, Wellington acabou passando mais tempo no DM do que dentro dos gramados. Ele desembarcou nos Aflitos pouco antes da partida contra o Grêmio, no dia 24 de agosto. Caso não tivesse uma cláusula contratual que o impediu de entrar no campo (os gremistas são donos de seus direitos federativos), o atleta já teria feito sua estréia há algumas rodadas. Porém, o destino foi muito cruel.
17. Roberto Arraes assumirá o Conselho
Com tanto poder concentrado nas suas mãos e com as Repúblicas Independentes do Arruda clamando pela sua ajuda, o presidente do Santa Cruz, Fernando Bezerra Coelho, resolveu atender ao chamado coral e antecipou o seu retorno de Dubai, onde estava em missão do Governo, e já se reuniu com toda a sua diretoria, ontem à noite. Além da cúpula de dirigentes, estiveram presentes no encontro o treinador Márcio Bittencourt e o diretor de futebol Antônio Capella. Apesar de muita conversa, a única decisão da noite ficou por conta do secretário-executivo da Fazenda, Roberto Arraes, para assumir a presidência do Conselho Deliberativo, no lugar de Bartolomeu Bueno.
Policiais
18. Executado dentro do bar onde bebia
Um crime bárbaro, registrado na noite de anteontem, deixou os moradores da rua Carlos Marichela, no Alto do Buriti, bastante assustados. A comunidade que fica no bairro da Macaxeira, no Recife, foi o palco para a execução do jovem Eduardo José França Silva, de 19 anos. O crime aconteceu por volta das 21h, dentro de um bar onde a vítima bebia. Leovigildo Dionízio de Lima, 29, foi preso e autuado em flagrante suspeito pela participação no crime. O caso foi registrado pela Força-Tarefa da Capital do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).
19. Assassinado com um tiro na cabeça
Um ex-presidiário foi morto com um tiro na cabeça por volta das 18h30 do último domingo. Reginaldo Lima Barbosa Cunha, de 36 anos, estava na garagem de casa quando foi abordado pelo autor do disparo. O crime aconteceu na rua Pesqueira, no bairro do Rio Ambá, em Itamaracá. “Recebemos a informação de que ele estava preso, mas que havia saído da penitenciária há pouco tempo. Eu desconfio de que ele não cumpriu toda a pena e, sim, estava foragido. Só vamos saber o motivo da prisão e a real situação dele depois que levantarmos as informações no DHPP”, disse o delegado da Força-Tarefa Norte, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, Abraão Didier.
20. Desconhecido encontrado morto
Um homem de identidade desconhecida foi encontrado morto na rua Asa Branca, bairro de Maranguape 0, em Paulista. Policiais do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) receberam a denúncia sobre o crime por volta das 0h50 de ontem. O homem, que aparentava ter 27 anos, trajava uma bermuda amarela, uma camiseta branca e chinelos, também na cor branca.O perito do Instituto de Criminalística Severino Arruda contabilizou três perfurações de tiros de pistola na cabeça da vítima. “Encontramos ao lado do corpo três cápsulas de pistola calibre 380 e também contabilizamos três perfurações de entrada (da bala) na cabeça. Pela análise, identificamos que os tiros foram disparados à curta distância”, afirmou o perito.
terça-feira, 18 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bem-vindos ao nosso BLOG
Comentem nossas matérias, deixem seus recados...
Nenhum comentário:
Postar um comentário