Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

JORNAL DO VALE

1. Delegacias de Caruaru passam a ter reforço noturno

A recente nomeação dos novos agentes da Polícia Civil vai melhorar o atendimento nas três delegacias distritais de Caruaru, principalmente no período noturno, serviço que passou a ser disponibilizado apenas no último mês de março. Até então, a ausência dos plantões de 24h impedia que qualquer pessoa prestasse queixa na delegacia responsável pela jurisdição da ocorrência do fato, principalmente aos finais de semana.
Por enquanto, a medida só não beneficia a 4ª Delegacia de Prevenção e Repressão aos Crimes Contra a Mulher, única a não dispor de um plantão durante a noite e madrugada. Ao todo foram 56 novos agentes nomeados para a área de jurisdição da regional de Caruaru, que compreende 17 delegacias distribuídas por 14 municípios. A idéia é fazer com que cada uma delas continue funcionando diariamente, inclusive aos finais de semana e feriado.

2. Dia do Idoso - Idosos sem motivos para comemoração

Hoje é comemorado, em todo o País, o Dia do Idoso. No entanto, infelizmente, nem sempre as pessoas da terceira idade têm motivos para festejar. Caruaru conta com cerca de 23 mil idosos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os casos de maus tratos e abandono dessas pessoas não são raros.
Caruaru foi a primeira cidade do interior do Estado a ter um Conselho, um Centro de Referência e uma Policlínica voltados exclusivamente para o atendimento dos idosos. Nesses locais, a terceira idade recebe o acompanhamento de profissionais de saúde, pedagogos e assistentes sociais. No entanto, a coordenadora do Centro, que também está à frente da Associação e do Conselho, Maria Eunice de Albuquerque, é cautelosa quanto ao futuro. “O grande desafio da gente é fazer valer os direitos e as punições previstas no estatuto. Colocar em prática o que está no papel é o grande desafio”, reconheceu.
De acordo com a coordenadora, essas entidades recebem denúncias diretamente. São cerca de 40 por mês. Algumas são feitas pelo Disque-Denúncia, repassadas através do Ministério Público (MP). Os profissionais do Centro de referência, de posse das queixas, realizam visitas para investigar a veracidade das informações.
A maioria das ocorrências, de acordo com o acompanhamento das entidades, é de maus tratos e abandono. Nesses casos, psicólogos e assistentes sócias do Centro conversam com os envolvidos antes de encaminhar o caso para o MP.
O número de pessoas da terceira já representa o equivalente a 9,9% da população total do município, segundo dados do último censo do IBGE.

3. Mulher carbonizada ao salvar marido

O amor e o companheirismo construídos ao longo de 35 anos de relacionamento conjugal foram determinantes para que Corina Rios Mendes, 57, arriscasse a vida para salvar o marido, Inaldo Souto da Cunha, 80, das chamas que “tomaram conta” do apartamento do casal, ontem, por volta das 2h da madrugada. A bravura da mulher salvou Inaldo, mas ela não conseguiu escapar do fogo e da fumaça que invadiram o imóvel e destruíram paredes e todos os móveis da sala, onde provavelmente iniciou as labaredas, de acordo com o perito do Instituto de Criminalística (IC), Luciano Lira.
Segundo os moradores do edifício Atalaia, na rua Carlos Gomes, no Prado, local do incêndio, a vítima fatal chegou a sair de casa para pedir ajuda, porém, retornou na tentativa de retirar o companheiro, o que não foi possível, pois a única passagem para a área externa ficou obstruída. Depois da chegada do Corpo de Bombeiros (CB), Inaldo Cunha foi levado, com vida, ao Hospital da Restauração (HR) e o corpo de Corina Mendes seguiu para o Instituto de Medicina Legal (IML), no bairro de Santo Amaro, no Recife. O vizinho do casal, Itamar Isaías, narrou os momentos de tensão que Corina Mendes passou antes de morrer queimada dentro do próprio apartamento. “Eu vi muito fogo e uma fumaça preta saindo pela janela. Então liguei para o bombeiro e corri para tentar arrombar a porta e tirá-la de lá”, disse. Ele ainda contou que a mulher abriu a porta para pedir ajuda. “Ela chegou a vir até aqui fora gritando por socorro, mas voltou e disse que não podia sair e deixar o marido sozinho lá dentro”, explicou. De acordo com informações dos moradores do edifício, Inaldo Cunha tinha dificuldade para se locomover, pois há dez anos ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e desde então passou a andar com auxílio de amigos e da esposa. Segundo o médico do Corpo de Bombeiros (CB), Ricardo Leimig, o cadáver de Corina foi encontrado com queimaduras de alto grau, principalmente nas proximidades dos orifícios nasais e na cabeça. “Quando nós chegamos, Inaldo já havia sido socorrido, e nos informaram que ele estava apenas com dificuldades para respirar”, relatou o médico. O corpo da mulher foi encontrado pelos bombeiros, já em óbito, no corredor que liga o quarto à sala, e o senhor estava deitado na cama, sem conseguir se levantar.

4. Servidores decidem suspender greve

Após nove dias de paralisação, os servidores da saúde decidiram cessar a greve por um prazo de 60 dias. Até lá, os serviços nos ambulatórios voltarão a ser normalizados na Região Metropolitana do Recife (RMR). Entretanto, apenas os pacientes com consultas marcadas para hoje serão atendidos nos ambulatórios. Quem precisar marcar uma consulta deve ligar com antecedência para os hospitais. A decisão de suspensão da greve foi tomada após uma assembléia geral da categoria realizada no auditório do Hospital da Restauração, que contou com a presença de aproximadamente 140 servidores. Já o Governo do Estado terá um prazo de 30 dias para definir o patrimônio das fundações públicas de direito privado, que será avaliada posteriormente, pelos servidores da saúde. Foi definido também, que uma comissão de negociação formada pelos funcionários será criada dentro de 15 dias para acompanhar a formulação desse patrimônio. A compensação dos dias parados será acertada entre o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Seguridade Social (SindSaúde) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

5. Mais 3 mil carteiras de habilitação gratuitas

Três mil motoristas que pretendem mudar a categoria da carteira de habilitação para C (caminhão) e D (ônibus) poderão fazer a migração, gratuitamente, até o fim ano. Eles vão se somar aos seis mil aprovados no Programa Popular de Formação de Condutores, do governo do Estado. Os beneficiados fazem parte da lista das mais de 145 mil pessoas que se inscreveram neste primeiro ano do programa. O anúncio foi feito ontem, pelo governador Eduardo Campos, durante a entrega das 90 primeiras carteiras nacionais de habilitação (CNH). Cauteloso, o presidente do Detran-PE, Roberto Leandro, explicou que ainda é preciso estudar como a medida será adotada do ponto de vista formal.
“Estão garantidas seis mil vagas até dezembro. O governo tomou a decisão de ampliar esse número e vamos correr atrás para viabilizar”, disse Leandro. A idéia é atingir todos os interessados nas categorias C e D. Dos 145.217 inscritos, mais de nove mil buscavam habilitação para ônibus ou caminhão. “A medida é em função da demanda dos grandes empreendimentos, principalmente em Suape, e da escassez de mão-de-obra disponível”, salientou o presidente do Detran.

6. Ginecologista é preso por abuso sexual de menores

O médico ginecologista João Batista Pinto, 47 anos, está sendo acusado de aliciamento, atentado violento ao pudor com violência presumível, exploração sexual de menores e favorecimento à prostituição pela Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA). Ele foi preso segunda-feira, em Goiânia, após denúncia de uma das oito supostas vítimas, conforme informou a delegada-titular da DPCA, Adriana Accorsi.
“Oito vítimas já foram identificadas, mas há outros dois casos sendo investigados”, disse a delegada. “Todas afirmam ter mantido relações mediante pagamento”, afirmou.
Na delegacia, Batista, que nasceu em Americano do Brasil, interior de Goiás, se negou a dar entrevistas à imprensa. Diante da delegada, durante depoimento, invocou o direito constitucional de ficar calado. Se condenado, ele está sujeito a pena que varia de quatro a 20 anos de prisão, inicialmente em regime fechado.
Oito adolescentes que teriam sido exploradas sexualmente pelo médico têm idades que variam entre 12 e 15 anos. Os crimes teriam sido praticados entre julho e setembro deste ano. A maioria deles em motéis no perímetro urbano de Goiânia.
Em depoimento à DPCA, uma jovem relatou que, além de ter sido estuprada, foi induzida a indicar outras menores – que mais tarde também teriam tido relações sexuais com o médico. Em troca, Batista teria dado entre R$ 50 e R$ 80 a cada uma delas.
A jovem, cujo nome a DPCA não divulgou, denunciou aos pais o caso de estupro. Com sinais visíveis de perturbação emocional, pediu à família para registrar o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) na Delegacia.
Batista foi preso na maternidade Vila Nova, onde atuava como ginecologista. “A investigação está praticamente encerrada e temos muitas provas coletadas”, garantiu a delegada Accorsi. Ela reuniu termos de declarações, testemunhas e laudos periciais.
Também descobriu que contra o ginecologista constam outras acusações – já apreciadas pela Justiça –, como prática de atentado violento ao pudor mediante fraude.
“Ele se aproveitou da intimidade da consulta, dentro do consultório, para praticar atos libidinosos”, afirmou a delegada.

7. Cantor ameaça se jogar de torre

O cantor e compositor Edilson Cândido Garcia, 36 anos, fez na manhã de ontem um show inusitado em Presidente Epitácio, interior paulista. Ele subiu em uma torre de telefone para protestar contra a falta de divulgação de suas músicas nas rádios. Garcia parou quando atingiu 40 metros e ameaçou se jogar se algum bombeiro tentasse agarrá-lo. Ele exigiu um carro de som e conseguiu um microfone. Nas alturas, cantou duas músicas e declamou outras seis. O Corpo de Bombeiros calculou em 200 pessoas o público presente. Depois de 4 horas, ele desceu e foi indiciado por perturbação do sossego público, delito que não dá cadeia.

8. Morre paciente da cirurgia de 51 horas

Dois meses após passar por uma cirurgia que durou 51 horas e quase esgotou os estoques de sangue da cidade de Londrina, o gerente de vendas Onivaldo Cassiano, 49 anos, morreu na madrugada de ontem.
No dia 28 de julho, Cassiano começou a ser operado por volta das 7h30, e a cirurgia terminou somente às 10h30 do dia 30. Nesse período, foram utilizadas cerca de 400 bolsas de sangue, plasma e plaquetas, o que representa 70 trocas do volume de sangue do seu corpo.
No último dia 24, o paciente deu entrada na Santa Casa de Londrina com pneumonia. O quadro clínico evoluiu para infecção generalizada e ele foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
CIRURGIA LONGA
Cassiano havia passado por cirurgia porque tinha uma doença, de causa indefinida, que provocava uma dilatação na artéria responsável por levar o sangue do coração para o resto do organismo. A demora ocorreu porque não houve coagulação e o paciente teve uma hemorragia que a equipe médica não conseguia estancar. Somente após 51 horas o organismo respondeu ao tratamento.

9. Exército volta a prender sargento homossexual

O sargento Laci de Araújo voltou a ser preso ontem, em Brasília, desta vez sob a alegação de ter viajado a Natal, Rio Grande do norte, sem autorização de seu comandante, em novembro.
Segundo o Exército, a nova prisão é resultado de um processo administrativo e não tem relação com o outro processo de Laci na Justiça Militar. Na semana passada, o sargento foi condenado em primeira instância a seis meses de prisão por deserção.
A polêmica em torno do sargento começou após ele ter dado entrevistas à revista Época e ao programa Superpop, da Rede TV!, em junho, quando afirmou ser gay e morar com o companheiro e atualmente ex-sargento, Fernando Alcântara.
O sargento ficará preso por quatro dias no Batalhão da Guarda Presidencial, de acordo com o Comando Militar do Planalto.
DEFESA
O companheiro de Laci disse que o advogado dele pedirá um habeas corpus até hoje. “É mais uma mostra de homofobia por parte do Exército, é retaliação. Vou procurar o Ministério Público Federal para ver o que pode ser feito”, disse.
Por meio de nota, o Exército informou que possui diversos casos de deserção como este e trata todos os casos com a mesma isenção e imparcialidade.

Política

10. TRE já pode julgar cassação de João

A sentença que cassou o registro do prefeiturável João da Costa (PT) e o declarou inelegível por três anos, de autoria do juiz da 8ª Zona Eleitoral, Nilson Nery, já pode ser julgada pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A única pendência que empatava a chegada do processo ao TRE foi sanada ontem. O advogado da Frente do Recife, Bruno Brennand, protocolou as contra-razões rebatendo o recurso do Ministério Público (MPE), que contestou a absolvição do prefeito do Recife, João Paulo - também réu no processo. O documento será anexado aos autos da investigação que apurou a arregimentação de servidores na Secretaria de Educação para panfletagem de campanha, e o uso da Revista do Orçamento Participativo - editada pela Prefeitura - para promoção pessoal do majoritário petista.
A papelada deverá receber, hoje, o despacho do juiz responsável, Nilson Nery, e será remetida ao TRE, onde, automaticamente, será distribuída, por meio de sorteio, a um desembargador. Ele abrirá vista ao procurador do MPE, em seguida dará seu parecer e levará o processo a julgamento. A votação da Côrte poderá resultar na manutenção da sentença da primeira instância ou na sua reforma e absolvição do candidato petista.

11. Guia majoritário termina hoje

Depois de sete semanas no ar, o guia eleitoral majoritário de TV e rádio se encerra hoje. Como de costume, o que se iniciou com um perfil propositivo e “light”, com o aciramento da campanha, acabou por reproduzir troca de denúncias e ataques, e atingiu o seu auge na semana passada, com a decisão do juiz Nilson Nery, da 8ª Zona Eleitoral, de cassar a candidatura de João da Costa (PT). O petista ganhou ainda mais o status de alvo predileto da eleição. Agora, os prefeituráveis se preparam para o penúltimo dia de aparição na TV. A última oportunidade será durante as inserções que permanecem amanhã, e no debate da Rede Globo, à noite.
Na liderança das últimas pesquisas, o prefeiturável João da Costa (PT) deve apresentar hoje, um guia “fora de série”, embora sua equipe guarde segredo das novidades do programa. De acordo com Paulo Alves, um dos diretores da propaganda do petista, junto com o marqueteiro Raimundo Luedy, o último programa é “sempre fora de série” e difere bastante dos que já foram exibidos. Ele também avaliou que, como João da Costa aparece na liderança das sondagens, o guia pretende mostrar esse clima de alegria nas ruas. “As pesquisas mostram uma campanha bem sucedida. Não tem porque o guia ser diferente, vai ser muito alegre”, adiantou.

12. SDS apresenta plano para eleição

A Secreteria de Defesa Social do Estado de Pernambuco lançou ontem o seu plano de segurança para o primeiro turno das eleições municipais de 2008, recebendo um incremento de 3.131 homens, cerca de 40% a mais em relação a 2004. Com a finalidade de assegurar as ações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), foi solicitado um efetivo de 9.957 policiais militares, 1.886 policiais civis e, ainda, 263 para o Corpo de Bombeiros, todos escalados para trabalhar na segurança das urnas e no policiamento das cidades. “Juízes e promotores da Justiça Eleitoral, juntamente com o Ministério Publico de Pernambuco (MPPE), solicitaram o reforço para 22 municípios. A ação começa hoje (ontem) com o deslocamento de tropas para o interior e terminará com a volta do efetivo no dia 7 de outubro. Assim tentamos evitar a desordem, a boca-de-urna, o confonto entre eleitores e proporcionar uma eleição tranquila”, ressaltou o secretário de Defesa Social, Servilho Paiva.

13. Serra também de olho no PSB

Ao passar por Pernambuco, ontem, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), se mostrou simpático a uma aliança com o PSB, nas eleições presidenciais de 2010, mesmo sabendo que o dirigente nacional do partido, o governador Eduardo Campos, é um dos principais aliados do presidente Lula (PT). Serra lembrou que os socialistas fazem parte do seu Governo. Na última sexta-feira, ao vir ao Estado, o também presidenciável tucano, o governador mineiro, Aécio Neves, ressaltou seu interesse no PSB, destacando a boa relação com o partido, em Belo Horizonte.
José Serra, no entanto, não veio ao encontro de Eduardo para tratar de sucessão presidencial, e sim para assinar uma cooperação tributária. Encerrado compromisso administrativo, o governador paulista iniciou a agenda puramente política. Almoçou com a cúpula do PSDB e, em seguida participou de atos de campanha em Abreu e Lima, em prol da candidatura de Flávio Gadelha (PMDB), e, em Jaboatão, com o Elias Gomes (PSDB). O governador tucano ainda visitou os municípios de Belo Jardim, com o prefeiturável Marcos Coca-Cola (DEM), e Santa Cruz do Capibaribe, em apoio à candidatura de Edson Vieira (PSDC).
“Fiquei surpreso com o grau de empolgação, de mobilização. Em São Paulo, não temos mais comícios assim. É uma campanha mais pela mídia e de corpo a corpo, direto. Mobilização grande não tem praticamente. Aqui a empolgação contamina”, avaliou.
Ao contrário do que poderia se imaginar, José Serra era facilmente identificado pela população. Não por ter disputado o Planalto contra o presidente Lula, em 2002, mas pela sua passagem pelo Ministério da Saúde. “Ele é o homem do genérico”, atestaram alguns populares, ao relembrar a atitude de quebrar a patente dos medicamentos para baratear a fabricação.

Economia – gravado

Esportivas

14. Com três mudanças, time do Sport está confirmado

O técnico Nelsinho Batista confirmou o time que enfrenta o Cruzeiro, amanhã, às 20h30, no Mineirão. O treinador foi obrigado a fazer três substituições na equipe, todas por causa de suspensão. Na zaga, Elias entra na vaga do capitão Durval. Moacir substitui Júnior Maranhão, deixando Sandro Goiano no banco de reservas. Na criação, Luciano Henrique foi confirmado, vencendo a disputa com Fumagalli, que fica como opção para o decorrer do jogo. “Time definido, para uma partida contra um adversário do mesmo nível que São Paulo e Flamengo. Encaramos uma seqüência complicada, o objetivo principal agora é ficar entre os quatro, mas estamos pensando em cada jogo isoladamente”, resumiu o treinador.

15. Cariocas reclamam dos Aflitos

Passada toda a confusão criada após uma pesquisa da “Rede Globo”, na qual o estádio dos Aflitos foi escolhido como o dono do pior gramado por nove dos 20 capitães das equipes que disputam a Série A, mais uma vez o assunto voltou a ser tema de polêmica no Brasileirão. Agora, o “reclamão” em questão é Caio Júnior, técnico do Flamengo, o próximo adversário do Timbu na competição. Para o meia Paulo Santos, que precisa de um bom piso para criar as jogadas, tudo estava bem até a pesquisa feita pela “Rede Globo”. “Até então, ninguém tinha reclamado. Às vezes algum atleta falava algo, mas era normal. Agora só foi passar a reportagem para todos criticarem. Mas eles esquecem que, se o campo estiver realmente ruim, vai estar para as duas equipes”, encerrou.

16. Torcida acolhe o futuro presidente

Ontem, no último ensaio para a próxima terça-feira, dia marcado para a posse do novo presidente do Santa Cruz, as Repúblicas Independentes do Arruda já acolhiam, de braços abertos, o seu futuro comandante, o atual secretário de Estado, Fernando Bezerra Coelho. Bastante concorrida, a cerimônia para empossar o novo presidente do Conselho Deliberativo, o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Bartolomeu Bueno, foi rápida. Com o auditório do Mais Querido abarrotado por dezenas de torcedores e vários ex-dirigentes do clube, o atual mandatário coral, Édson Nogueira, o Edinho - bastante vaiado por alguns torcedores toda vez que ia falar ou até mesmo quando era apenas citados pelos membros da mesa -, deu abertura à solenidade, convocando o senador Marco Maciel (DEM) para representar toda a nação tricolor e depositar o único voto simbólico na urna, empossando Bueno no seu novo cargo.

Policiais

17. Afogamento na praia de Mangue Seco

Um jovem trajando apenas uma bermuda azul, aparentando ter 20 anos de idade, foi encontrado morto, na manhã de ontem, na praia de Mangue Seco, no município de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR). O rapaz apresentava ferimentos no rosto, porém, de acordo com a polícia, ele teria morrido afogado, na última segunda-feira, enquanto mergulhava no mar na companhia do irmão. A vítima morava no bairro de Casa Amarela, no Recife, e estava fazendo um piquenique com os familiares à beira-mar. Técnicos do Instituto de Criminalística (IC) realizaram a perícia no corpo do jovem e também descartaram a possibilidade de morte violenta. Moradores disseram para a polícia que presenciaram quando a família estava procurando o jovem, e resolveram voltar para casa mesmo sem encontrá-lo.

18. Estudante pego com revólver

Na madrugada de ontem, policiais do 13° Batalhão de Polícia Militar (BPM) prenderam um rapaz por estar portando um revólver de calibre 38, com quatro munições intactas. A investida aconteceu por volta das 2h, no Conjunto Habitacional da Torre, no bairro de mesmo nome, no Recife. O acusado, Felipe Pereira de Albuquerque, de 20 anos, no entanto, disse que é estudante e que estava sentado na calçada, bebendo com outros três amigos, próximo de casa, quando foi abordado.
“Já havíamos recebido a denúncia mais cedo de que havia um elemento armado no local, porém, não o encontramos. Mais tarde, voltamos com reforço de outra viatura e encontramos ele”, explicou o soldado Itamar Ferreira, responsável pela prisão.
Ainda de acordo com o soldado, quando Felipe percebeu a aproximação dos policiais, tentou se afastar dos amigos e jogou a arma fora. “Nós encontramos o revólver no chão próximo a ele e o prendemos em flagrante”. O acusado negou a posse da arma, porém foi conduzido para o plantão da Delegacia do Prado, onde foi autuado por porte ilegal.

19. Três presos por morte de estudante

A Polícia Civil (PC) prendeu, anteontem, no município de Escada, na Zona da Mata Norte do Estado, três homens suspeitos de terem participação na morte do estudante Leonardo José da Cunha, de 19 anos, no dia 21 de setembro deste ano. De acordo com a polícia, a vítima foi assassinada em um bar localizado no bairro de Alvorada, em Escada, depois de se envolver em uma discussão. Um dos suspeitos de ter participação no crime é o candidato a vereador da cidade José Amaro da Silva, de 47 anos.Ainda segundo a polícia, ele forneceu a arma do crime para Edimilson Joaquim Galdino da Silva, de 27 anos, matar o estudante. A outra pessoa detida é Ezaliel Valdomiro da Silva, de 27 anos, suspeito de ter escondido o revólver calibre 38 usado para tirar a vida de Leonardo. Os três foram encaminhados para a Delegacia de Escada. José Amaro e Ezaliel foram autuados por posse ilegal de arma, mas vão responder o processo em liberdade. Edimilson foi autuado por homicídio e encaminhado para a Cadeia Pública do município.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog