Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

terça-feira, 30 de setembro de 2008

JORNAL DO VALE

1. Assassinato entre irmãos no sertão

Uma discussão entre irmãos terminou em morte no município de Flores, no Sertão de Pernambuco. No início da noite de domingo, Luiz Ferreira Gonçalves, 34 anos, matou Heleno Ferreira Gonçalves, 38, com um tiro no peito e quatro facadas. O crime aconteceu por volta das 19h30, na Rua Alecrim, no Centro da cidade. O acusado está foragido. As investigações estão sob a responsabilidade da delegada Maria das Graças Alves Canuto. Segundo a polícia, esta não é a primeira vez que parentes matam-se na família. Há cinco anos, Antônio Gonçalves assassinou uma irmã com 12 facadas. Ele chegou a ser preso, mas já está em liberdade.

2. Greve dos servidores será mediada hoje

Uma semana após ser deflagrada a greve dos servidores da saúde, os ambulatórios dos principais hospitais da Região Metropolitana do Recife continuam com os serviços suspensos. A paralisação começou na última segunda-feira para exigir a revogação da lei n° 13.537/ 2008 que autoriza a criação da Fundação Estadual de Assistência Hospitalar Josué de Castro. Para os trabalhadores, ela representa uma alternativa encontrada pelo Governo do Estado para privatizar a saúde. Às 10h de hoje, a Procuradoria Geral do Estado irá mediar as negociações entre os profissionais de saúde e o Estado, no Ministério Público do Trabalho de Pernambuco, no bairro do Espinheiro. Caso não cheguem a um acordo, os profissionais de saúde irão realizar uma assembléia às 14h no Hospital da Restauração (HR).

3. Candidato a vereador é preso

Três homens foram presos, entre eles um candidato a vereador, acusados de participar de um homicídio ocorrido no dia 21 de setembro em Escada, Mata Sul do Estado. De acordo com a Polícia Civil, a vítima foi o estudante Leonardo José da Cunha, 19. Ele estava no bar do candidato a vereador, identificado como José Amaro da Silva, 47, e se desentendeu com o segurança do estabelecimento, Edmilson Joaquim da Silva Galdino, 27. Após a discussão, Edmilson teria matado Leonardo a tiros e fugido. Depois do homicídio, José Amaro teria colocado o corpo da vítima na mala do carro e deixou no chão, na frente do hospital da cidade.
Além de Edmilson e José Amaro, também foi preso Izaliel Valdomiro da Silva, 27. Ele teria guardado a arma utilizada no homicídio. Todas as prisões foram efetuadas mediante mandado de prisão temporária e têm duração de 30 dias.
“Leonardo e Edmilson discutiram por motivo banal quando estavam no bar. Após matar a vítima, Edmilson entregou a arma para Izaliel guardar e fugiu para a casa de parentes em Vicência (Mata Norte), onde foi preso”, explicou o delegado Eraldo Alves, titular de Escada.
“Prendemos José Amaro porque ele violou o local do crime, retirando uma pessoa que já estava morta e deixando na frente do hospital. Fica claro que ele não estava preocupado em socorrer a vítima, mas em se livrar do corpo”, completou o delegado.

4. Homem é baleado ao sair de banco

Um homem foi baleado na barriga, por volta das 19h30 de ontem, quando saía da agência bancária do HSBC localizada na Avenida Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife. De acordo com a polícia, Edmilson José Rodrigues da Silva, 55 anos, tinha acabado de sacar dinheiro quando foi abordado por dois homens a pé. Ao reagir, levou um tiro na barriga. Ainda segundo informações da polícia, os bandidos fugiram sem levar o dinheiro da vítima.
Momentos após o crime, Edmilson foi socorrido e levado ao Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central da capital, por policiais militares que passavam pelo local do ocorrido. “Procurávamos dois homens que estavam cometendo assaltos de moto na Imbiribeira, nas imediações da Lagoa do Araçá. Quando passamos pela Mascarenhas de Morais, na altura da Universo, fomos alertados por estudantes da universidade que um homem havia sido baleado quando saía do banco. Colocamos a vítima dentro da viatura e levamos ao HR”, explicou o soldado Alan Aragão, do 19º BPM.

5. Juiz é preso por atentar contra outro

O juiz da 2ª Vara da Justiça Federal em Umuarama, no noroeste do Paraná, Jail Benites de Azambuja, está preso temporariamente desde o último sábado, em Curitiba, sob acusação de ter participado de um atentado contra o juiz da 1ª Vara e diretor do Fórum da cidade, Luiz Carlos Canalli, no dia 19. O inquérito corre sob sigilo de justiça, mas há informações de que Azambuja também seria acusado de ter forjado um atentado contra ele próprio em 28 de fevereiro deste ano. A determinação para a prisão foi dada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre.
As autoridades responsáveis pelas investigações não comentaram os casos ontem, alegando o sigilo de justiça. Apenas foram confirmadas as prisões do juiz e de seu jardineiro, Adriano Roberto Vieira, de 28 anos, que está na delegacia de polícia em Umuarama. Ele é acusado de porte ilegal de arma e de ter dado os tiros contra a casa de Canalli. Em depoimento, assumiu a autoria e disse que agiu sem conhecimento do juiz. Azambuja foi conduzido para o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), da Polícia Civil, em Curitiba, que tem condições melhores de carceragem.
No início da manhã do último dia 19, a casa e dois veículos de Canalli foram atingidos por vários tiros. As investigações levaram à prisão, sábado, de Azambuja. Ele estava fora de casa e, quando chegou, por volta de 13h30, recebeu voz de prisão e foi conduzido a Curitiba.

6. Comida servida em festa intoxica 50

Cerca de 50 pessoas tiveram intoxicação alimentar depois de participar de uma festa, em Jacareí, interior de São Paulo, na noite de sábado. Com dores abdominais fortes, náuseas e vômitos, os convidados da festa de aniversário de avó e neta foram internados em três hospitais da cidade.
Segundo a Vigilância Sanitária, que investiga a intoxicação coletiva, os participantes da festa de aniversário comeram salada de maionese e carne assada. Durante o churrasco, as comidas ficaram sobre as mesas. “Estava bom o gosto, na hora não deu pra perceber nada, mas durante a noite comecei a passar mal”, disse a estudante Vitória da Silva Fernandes, de 11 anos.
Até o fim da tarde de ontem, pelo menos 12 crianças ainda estavam internadas na Unidade de Pronto Atendimento Infantil do município. “Vim aqui porque não agüento de dor na barriga. Meu primo e minha prima que também estavam na festa estão internados em outro hospital”, disse a menina.
Os pacientes, segundo os médicos, foram chegando desde a noite de sábado com os mesmos sintomas e relatavam que tinha estado no mesmo lugar e ingerido os mesmos alimentos. “Tudo indica que seja intoxicação alimentar. Alguns tiveram que ficar internados e outros foram medicados e liberados”, afirmou o médico Mohamed Taha, da Santa Casa de Jacareí. A Vigilância Sanitária, além de ouvir os donos da festa e os convidados, também vai analisar a procedência dos alimentos.

7. Pai de estudante diz não perdoar motorista

O pai da universitária Flaviana Barbosa, de 27 anos, arrastada por um carro por 900 metros no fim de semana, em Araraquara, interior de São Paulo, disse não perdoar o pintor de carros Admilson Alves de Oliveira, de 26 anos, o motorista que quase a matou após, segundo disse à polícia, ter bebido três latas de cerveja. A jovem segue internada em coma induzido e em estado gravíssimo na UTI da Beneficência Portuguesa.
“Pelo que soubemos, ele parou o carro (após bater na traseira da moto na qual estavam ela e o noivo, que passa bem) e, depois, acelerou e saiu cantando pneus. Foi aí que minha filha ficou presa e foi arrastada”, diz João Batista Barbosa Neto, de 63 anos. “Não sabemos o que ele pensou, mas fugir não era certo”.
O pai de Admilson, Joaquim Oliveira, de 49 anos, disse que o filho fugiu porque sentiu medo. “Não foi o certo, mas ele estava apavorado”, conta. “Ele não é um menino ruim. É trabalhador, tem emprego fixo e nunca teve passagem pela polícia”. Admilson foi transferido da cadeia de Rincão para a penitenciária de Araraquara.

8. Oito pessoas morrem em acidente na Bahia

Uma colisão entre uma Kombi e uma camionete que transportavam cabos eleitorais de candidatos rivais deixou oito pessoas mortas e 22 feridas. O acidente aconteceu na noite do domingo, na BA-046, em Muniz Ferreira (100 km de Salvador).
Entre os mortos há quatro crianças e dois adolescentes, com idades de 4 a 16 anos. Outra vítima, de 30 anos, morreu na hora, e outra, após ser atendida no Hospital Geral do Estado, em Salvador, para onde foram levados 12 feridos.
Até o final da tarde de ontem, nove feridos continuavam internados - quatro em estado grave, entre eles um jovem de 14 anos. Outros dois pacientes tiveram alta e passavam bem. Os outros feridos, menos graves, foram levados a hospitais de municípios vizinhos.
Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, os veículos se chocaram lateralmente, por volta das 22h, em uma curva no km 11 da rodovia, que é de pista simples. Com a batida, os veículos perderam a direção e capotaram.
A camionete tinha placas de Santo Antônio de Jesus (BA) e a Kombi, de Muniz Ferreira.
Dois candidatos disputam a eleição em Muniz Ferreira: Antonio Rodrigues (PR) e Wellington Sena Vieira (DEM).
Os comícios ocorreram em lugares diferentes da cidade. A Kombi levava cabos eleitorais de Vieira e no caminhão seguiam apoiadores de Rodrigues. Os veículos levavam mais pessoas do que poderiam, segundo a polícia.

9. VIOLÊNCIA DOMÉSTICAMulheres agridem mais que homens

As mulheres brasileiras são mais violentas do que os homens durante as brigas de casais. A porcentagem de mulheres que agridem os parceiros é de 14,6%, enquanto o relato de homens que batem no sexo oposto é de 10,7%. Os dados fazem parte de um estudo realizado pela Unidade de Estudos de Álcool e Outras Drogas (Uniad) da Unifesp, com apoio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad).
O 1º Levantamento Nacional sobre Padrões de Consumo de Álcool no Brasil compara o consumo de álcool com a agressividade dos parceiros. Em 9,2% dos casos, as mulheres confessaram que estavam embriagadas, mas os homens relataram que as parceiras beberam em 30,8%. Eles admitiram terem bebido em 38,1% das vezes, enquanto elas disseram que os homens estavam embriagados em 44,6% dos casos de agressões. Os dados mostram que o consumo de bebida alcoólica torna o homem mais violento.
A pesquisa foi realizada com 631 homens e 814 mulheres de 1.445 domicílios em 143 municípios brasileiros, entre novembro de 2005 e abril de 2006. Foram relatados com maior freqüência empurrões, agarrões e sacudidas – 7,4% por homens e 9,3% pelas mulheres. A agressão com tapas foi outra das mais comuns, relatada por 4,2% dos homens e por 3,9% das mulheres.

Política

10. Mendonça usa jornal contra João

A estratégia do partido Democratas - que sustenta a candidatura de Mendonça Filho - de massificar a cassação do registro de candidatura de João da Costa (PT) passa, agora, pela distribuição de 80 mil exemplares de um jornal, onde são detalhados por meio de manchetes publicadas na Imprensa, matérias e artigos os diversos processos contra o petista, impetrados ao longo da campanha. No informativo - intitulado “Eleições Limpas” -, constam os posicionamentos do Ministério Público, Polícia Federal (PF), além de um artigo defendendo a democracia e eleições limpas.
No jornal, o DEM também aborda os outros processos que acusam João da Costa de uso da máquina da Prefeitura, a exemplo do caso da Qualix e da troca de peixe por voto. Segundo a assessoria do candidato, o jornal vem sendo distribuído desde o último sábado, com o CNPJ: 09.810.495/ 0001-99, que pertence ao Comitê Financeiro do DEM. Na última semana, quando o juiz das investigações judiciais, Nilson Nery, anunciou a sentença cassando o registro do petista, o DEM botou na rua panfletos e carros-de-som divulgando o caso.

11. Costa relembra “armações anteriores”

Embora afirme estar tranqüilo com os últimos acontecimentos - após o anúncio da sentença do juiz Nilson Nery sobre o processo de uso da máquina em benefício de sua candidatura - o petista João da Costa continua acusando os adversários de articularem uma armação contra ele, como fizeram “com João Paulo (PT) nas eleições de 2000 e 2004, e com Eduardo Campos (PSB) e Humberto Costa, em 2006”. “Quando o povo rejeita só resta esse caminho da infâmia, da difamação, da mentira repetida muitas vezes para ver se vira uma verdade”, disse, ontem, durante discurso na praça da Várzea, onde realizou caminhada.

12. Guia de Raul não falará mais de cassação

O crescimento nas pesquisas de intenção de votos, do candidato a prefeito do Recife, Raul Henry (PMDB), começa a ganhar apoio da militância dos candidatos a vereador, que, até então, não participava efetivamente nas ruas. De acordo com o peemedebista, a sentença de cassação do registro de candidatura do adversário petista - que justificaria parte da ascensão - não deverá mais ser abordado na última semana de campanha. “Eu pessoalmente não vou falar mais disso no guia. Colocamos em algumas inserções para explicar o assunto, a população precisava ficar esclarecida sobre isso. Agora vamos mostrar que nossa campanha está em franco crescimento. Mostrar nossa campanha na rua, nossa animação, na televisão e, domingo, o povo julga”, explicou.

13. Cadoca faz evento morno, no Euclides

Parece faltar fôlego na última semana para a campanha do candidato Carlos Eduardo Cadoca (PSC). A sensação de frustração por não alcançar os índices desejados parecem ter atingido a militância, que mesmo com o carro-de-som não conseguiu entusiasmar como em outros atos da corrida eleitoral, ontem, durante caminhada no Córrego do Euclides. Mesmo sem tantos motivos para comemorar, o social-cristão trabalha para valorizar o que considera acertos de sua estratégia. Por exemplo, a posição tomada apenas após a decisão judicial contra a candidatura de João da Costa (PT). “Veiculamos um dos comerciais nessa direção de diferenciar das outras campanhas. Só para mostrar a nossa forma e a manutenção desse modelo”, disse, numa referência às inserções colocadas no ar e no próprio guia eleitoral depois dos acontecimentos.

Economia – gravado

Esportivas

14. Tricolores elegem novo presidente

É hoje! Após alguns dias de espera e depositando todas as suas esperanças nas promessas feitas pela futura gestão, a torcida tricolor finalmente poderá dar as boas vindas ao novo presidente executivo do Santa Cruz, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Fernando Bezerra Coelho, na eleição do Mais Querido, hoje, às 14h, na sede coral. Apontado pelos próprios torcedores como uma espécie de “novo Messias” e visto por todas as lideranças políticas do clube como o único homem capaz de conseguir trazer de volta a paz e a prosperidade às Repúblicas Independentes do Arruda, Bezerra Coelho será eleito por aclamação, já que é o único candidato ao cargo - exigência feita pelo próprio antes de anunciar sua candidatura, e aceita por todos os blocos políticos, sem exceção.

15. Elias será o substituto de Durval

Sem poder contar com o capitão Durval - que está suspenso após tomar o terceiro cartão amarelo diante do Flamengo - e com o substituto imediato Gabriel ainda se recuperando de uma lesão no joelho, o técnico Nelsinho Batista vai ter dificuldades para compor o seu sistema defensivo para o jogo da próxima quinta-feira, diante do Cruzeiro, no Mineirão. Para manter o esquema 3-5-2, o treinador terá que escalar o jovem Elias, de 20 anos, que ainda não atuou com a camisa rubro-negra no Campeonato Brasileiro. Pela frente, o novato vai enfrentar o eficiente ataque da Raposa, que é o segundo melhor da competição, com 42 gols marcados.

16. Duelo do Timbu contra o Fla confirmado para sábado

Se o torcedor alvirrubro ainda tinha alguma esperança de o jogo entre Náutico x Flamengo mudar de dia e horário, por conta das Eleições 2008, pode ir esquecendo. Ontem, a direção do clube informou que o juiz da 8ª Zona Eleitoral do Recife, Nildo Nery, autorizou a realização da partida no sábado, às 18h20, nos Aflitos, sem nenhum problema. Entretanto, assim que acabar o embate, o local, que é uma das 217 seções da área, precisará ser prontamente evacuado para a instalação das urnas eletrônicas.

17. Carcará já planeja temporada 2009

Mal terminou a participação na Série C do Brasileiro e o Salgueiro, que teve o terceiro melhor desempenho do Estado na temporada, começou a montar o planejamento para 2009. Com a permanência garantida na Terceirona, o Carcará disputará competições durante todo o ano e já tem data marcada para a reapresentação: 8 de dezembro. Nela estarão presentes toda a comissão técnica, que já renovou contrato, pelo menos dez jogadores do elenco atual e os futuros contratados. Os investimentos vão ser aumentados em 30%.

Policiais

18. Músico executado em Itapissuma

A Polícia Civil trabalha com a hipótese de crime passional para a motivação do homicídio que teve como vítima o músico Fernando José Souza Morais, de 29 anos. O rapaz foi morto a tiros no final da noite do último domingo no paredão da beira-mangue, localidade do município de Itapissuma. Segundo a polícia, o músico teria ido ao local, bastante escuro, para ter relações sexuais com uma jovem até o momento desconhecida. Porém, de acordo com dois amigos da vítima, Fernando teria ido apenas urinar. Entretanto, perícia os técnicos do Instituto de Criminalística (IC) constataram que o músico estava com uma camisinha no órgão genital. O caso deverá ser investigado pela delegacia do município.

19. Assassinada em frente de casa

O envolvimento de uma jovem com o mundo das drogas pode tê-la levado à morte. A vendedora de ostras Erika Oliveira dos Santos, de 20 anos, foi assassinada a tiros no final da tarde do último domingo. Segundo informações repassadas por testemunhas à polícia, a vítima estava sentada em frente a sua residência, na praça 15 de Novembro, localizada na comunidade do Ferro Velho, no centro do município de Itapissuma, quando um homem de identidade desconhecida desferiu dois tiros contra ela. O caso deverá ser investigado pela Delegacia de Itapissuma.

20. Mistério em morte de estudante

O estudante Wanderson Barros da Silva, de 19 anos, foi assassinado, ontem, por volta das 5h, com vários tiros de revólver calibre 38 na cabeça. O crime aconteceu na rua Manuel Bezerra Neves, no bairro do Socorro, em Jaboatão dos Guararapes. A polícia não soube informar a quantidade de pessoas que tirou a vida do jovem. O que foi informado no local do crime é que pouco antes de ser morta, a vítima estava em uma vaquejada que acontecia na área. “Acredito que ele tenha sido assassinado quando voltava para casa”, comentou o soldado Valério Cabral, do 6° Batalhão da Polícia Militar. A mãe da Wanderson, bastante chocada com o assassinato, preferiu não ir para o local do crime.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog