Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Jornal do Vale, "onde a notícia chega mais dedo"

1. Tia e avó podem ser indiciadas por negligência

A queda do menino Eric Nunes Generli dos Santos, de 3 anos, do 3º andar do bloco 20 do Conjunto Habitacional Cordeiro, no bairro de mesmo nome, está sendo investigada pelo delegado da Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), Carlos Onofre. Ele também é responsável pelo caso do bebê Cauã, de 1 ano e meio, que caiu do 3º andar de um prédio em Boa Viagem, no último dia 26 de agosto. Segundo o delegado, Generli dos Santos, 23, e Ana Maria dos Santos, 40, tia e avó da criança, respectivamente, devem ser responsabilizadas pela queda do garoto.
Ainda de acordo com Onofre, as duas podem ser indiciadas por lesão corporal culposa, por terem agido com imprudência e negligência. No entanto, outras possibilidades não estão descartadas. “Estamos no início das investigações. Já ouvimos os envolvidos e algumas testemunhas. Sabemos que elas serão indiciadas, mas pretendemos colher mais informações para saber o que realmente aconteceu”, disse. Segundo ele, o inquérito deve ser concluído em 30 dias. Ontem à tarde, o Instituto de Criminalística realizou uma perícia no apartamento e constatou que a criança caiu de uma altura de 9,3 metros. Embaixo da janela, que não tem proteção, existe um sofá, onde, segundo a perícia, o menino pode ter subido. “O encosto está praticamente colado à janela. A versão da família é factível. Mas ela poderá ser confirmada ou não”, disse o perito Elbson Cavalcanti. O zelo da avó com os netos foi confirmado pela vizinha da família, Valeria Silva. Ela disse nunca ter visto Ana Maria maltratando as crianças. “Dona Ana sempre teve muito cuidado. Quando saía, deixava alguém tomando conta dos meninos. Não sabemos como isso aconteceu”, disse. Segundo Generli, a janela não tinha proteção porque a família não tem condições financeiras de comprar telas ou grades, que chegam a custar R$ 250, cada.

2. Médicos residentes cruzam os braços

Os 72 médicos residentes do Hospital Getúlio Vargas (HGV), no Recife, cruzaram os braços, ontem, e vão continuar parados durante todo o dia de hoje. A paralisação de 48 horas serve como advertência. Após os pedidos de demissão em massa, os estudantes temem ficar sem seus orientadores. Juntos, eles praticamente conduzem a unidade hospitalar. Amanhã, 400 médicos poderão deixar as emergências do Estado. Os residentes também devem voltar ao trabalho a partir de amanhã. Às 9h30, eles realizam uma manifestação em frente à sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no bairro da Boa Vista.
“É uma perda significativa, tendo em vista que a estruturação do atendimento das redes públicas é baseada em cima dos médicos em treinamento”, confirmou o secretário-geral do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Mário Jorge Lobo. Ele reconheceu que, de fato, o afastamento dos profissionais pode acarretar no fim das residências, o que geraria um enorme transtorno à saúde pública pernambucana. As dimensões do desgaste na área podem também ultrapassar fronteiras, já que o Estado é um dos principais centros de formação de médicos.

3. TCE fará auditoria nos hospitais

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) inicia, hoje, uma auditoria dentro da gestão pública da saúde. O objetivo é montar um diagnóstico a respeito da situação enfrentada pelas principais emergências da Região Metropolitana do Recife e também do interior do Estado. Com isso, pretende-se identificar onde está o gargalo da saúde e os problemas que demandaram a crise no setor. Serão avaliados também a jornada e as condições de trabalho dos médicos. O relatório contendo todas as informações deverá ser entregue até março do próximo ano.
O trabalho de auditoria começará pelas maiores emergências do Estado: Hospital da Restauração, Getúlio Vargas e Otávio de Freitas, todos localizados no Recife. Outras unidades hospitalares do Interior também, serão avaliadas por uma equipe do TCE que ainda está sendo montada. De acordo com o conselheiro do órgão, Marcos Loreto, a intenção desse trabalho é contribuir para sanar a crise instaurada na saúde pública estadual.

4. PMs são condenados por crime de tortura

Condenados a dois anos e 11 meses por tortura. Essa foi a sentença para 15 policiais militares, que praticaram um crime ao espancar Alímpio Santos de Aquino, no dia 18 de fevereiro de 2005. A sentença foi proferida na última segunda-feira, pela 3ª Vara da Comarca de Abreu e Lima e só será cumprida quando se esgotarem todas as possibilidades de recursos judiciais. O caso teve repercussão na época porque a vítima denunciou o fato publicamente na TV. Logo depois, os PMs começaram a ser investigados pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e, em menos de três meses após o caso ter sido exposto, Alímpio foi assassinado.
Mesmo negando a prática do crime, todos os réus confirmaram que estavam presentes à operação e alegaram estar cumprindo “ordens superiores”. A sentença contra os PMs foi comemorada pelas organizações que defendem os diretos humanos. “Recebemos com muita satisfação essa notícia. Isso foi importante porque os juízes que fazem esse tipo de processo, normalmente, enquadram os casos como lesão corporal, homicídio e outros, menos como tortura. A sentença foi exemplar, faz com que a lei passe a ser cumprida”, opinou o advogado e coordenador adjunto do Centro Dom Helder Câmara.

5. Menino morre após ingerir peixe

Uma criança morreu e outras três pessoas foram hospitalizadas na última terça-feira, depois de terem comido um peixe da espécie baiacu no Sítio Canabrava, município de Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco. Jonathan Borges Gomes da Silva, de 1 ano e 9 meses, passou mal e foi atendido no Hospital Belarmino Correia, em Goiana, mas não resistiu. O irmão dele, Matheus Borges da Silva, 9; o vizinho, Luís Augusto da Silva, 31; e a avó, Marinete Alfredo de Oliveira, 56, também foram socorridos com sintomas de intoxicação. O sítio Canabrava é uma vila de pescadores localizada em São Lourenço, próximo a região de Ponta de Pedras, em Goiana.
Não foi a primeira vez que Marinete fritou o peixe e serviu para a família. De acordo com Zélia Maria dos Prazeres - mãe de Luís Augusto - os moradores da região costumam comer o peixe. “O problema foi que ela não soube fazer o baiacu e terminou estourando a bolsa de veneno, porque a gente sempre assa e come esse peixe”, justificou. Zélia contou que, depois de comer o peixe, o filho ficou tonto, desmaiou e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que o levou para o Hospital da Restauração (HR), onde está internado na unidade de trauma, em um estado estável.

6. Waldick Soriano em estado gravíssimo

O cantor Waldick Soriano, 75 anos, famoso pelas músicas Eu não sou cachorro, não e Tortura de amor, está internado em estado gravíssimo, no Instituto Nacional do Câncer (Inca), em Vila Isabel, Zona Norte do Rio. O artista chegou ao hospital às 22h59 do último domingo, após passar mal em sua casa. Ele está em coma e até ontem, às 23h30, respirava com a ajuda de aparelhos na Unidade de Cuidados Paliativos – setor em que os pacientes não têm mais possibilidade de tratamento, de acordo com a assessoria do centro médico.
Soriano foi submetido ao tratamento do câncer de próstata até maio deste ano, quando os médicos consideraram que não havia mais como curá-lo da doença – descoberta tardiamente, há cerca de dois anos. Depois disso, o transferiram para a equipe de cuidados paliativos, que chegou a fazer visitas à casa do cantor, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio. Em julho, a mulher dele, Walda Soriano, 56, declarou à imprensa que o estado de saúde do marido era irreversível.
DOCUMENTÁRIO
Waldick Soriano nasceu em Caetité, cidade do interior da Bahia, em 13 de maio de 1933. Ele é considerado um ícone da música brega brasileira e compôs cerca de 700 canções.
No ano passado, o cantor foi tema do documentário Waldick, sempre no meu coração, dirigido pela atriz Patrícia Pillar. O lançamento foi feito no festival Cine Ceará sem a presença dele, que se recuperava de uma cirurgia.
Também em 2007, foram lançados pela Som Livre os CD e DVD Waldick Soriano – ao vivo, que também foram comandados por Patrícia Pillar, uma das mais ilustres admiradoras do seu trabalho.

7. Apreensão recorde de maconha no Sertão

Policiais militares da Companhia Independente de Operações e Sobrevivência e Área de Caatinga (Ciosac) e do Grupo de Operações Táticas Itinerante (Gati) apreenderam a maior quantidade de maconha do ano. Em dois dias de operações no Sítio Talhado do Quirino, no distrito de Riacho do Meio, e no Riacho Pequeno, ambos em Belém de São Francisco, Sertão do Estado, foram encontrados 2,5 mil quilos da erva pronta para consumo. Apesar da grande quantidade de droga, ninguém foi preso.
A maior parte da maconha (2,3 mil quilos) foi encontrada no Riacho do Meio. “Recebemos denúncias anônimas do cultivo de drogas na região e passamos a investigar o caso, até que encontramos o material. A erva encontrava-se espalhada pelo chão, como se estivesse secando ao sol, mas já estava pronta para ser consumida”, explicou capitão Denis Brandão, da Ciosac.
Vinte policiais militares participaram da ação no Riacho do Meio. “Ainda tentamos prender os acusados, mas eles conhecem bem a caatinga e conseguiram fugir. Entretanto, sabemos quem tomava conta da droga e quem era o dono. Acho que será questão de tempo para prendê-los. Estamos trabalhando para isso”, completou Brandão. A polícia acredita que a maconha seria trazida para o Recife e também distribuída em outras cidades do Nordeste.

8. Homens presos por engano são soltos

Presos por dois anos, em São Paulo, os amigos Renato Correia de Brito, 24, William César de Brito Silva, 28, e Wagner Conceição da Silva, 25, foram soltos, ontem, após Leandro Basílio Rodrigues, 19, chamado de “maníaco de Guarulhos” (Grande São Paulo), ter confessado o assassinato que teria incriminado os rapazes.
Eles eram acusados de estupro seguido de homicídio de Vanessa Batista de Freitas, 22, em 2006, mas sempre disseram à Justiça que confessaram o crime sob tortura.
A Polícia Civil de São Paulo investiga 17 assassinatos que teriam sido cometidos por Rodrigues. Ele confessou a morte de mais uma mulher na cidade e outros dez homicídios. Ao todo, a polícia investiga seis homicídios em Guarulhos, três em Belo Horizonte, quatro em São Paulo e quatro no Rio. A maioria das vítimas é de mulheres e, as que a polícia já confirmou a morte, foram estupradas.
Segundo Jakson Cesar Batista, delegado do setor de homicídios de Guarulhos, o suspeito não soube dizer porque matava as mulheres. Já para os homens ele explica que matava por rixa ou desconfiança.
Ele relatou à polícia que matou três homens na região do bairro do Jaçanã (zona norte de São Paulo). Dois deles foram seus cúmplices no roubo de um carro. Rodrigues disse que os levou a um local onde costumavam fumar crack e atirou neles.
IndenizaçãoO secretário da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, disse que o Estado vai indenizar os rapazes presos pela morte de Vanessa. “Se for comprovada a tortura, os policiais serão processados, presos e expulsos”, afirmou o secretário.
A denúncia inclui policiais militares, que já foram afastados de suas funções, e também civis. O governador José Serra (PSDB) conversou ontem com o secretário e determinou rigor na investigação do caso.
O delegado Marco Antonio Dário do Núcleo da Corregedoria de Guarulhos, disse que quatro policiais civis serão investigados. Ele se recusou a fornecer os nomes deles.

9. Bandidos usam jacarés como armas no Rio

Uma megaoperação realizada ontem pela Polícia Civil, com cerca de 200 agentes, para prender um dos traficantes mais procurados no Rio, terminou com a apreensão de dois pequenos jacarés na Favela da Coréia, em Senador Camará, Zona Oeste da capital fluminense. O delegado-titular da Delegacia de Repressão às Armas e Explosivos, Ronaldo Oliveira, alegou que os animais eram usados para amedrontar moradores, devorar partes de corpos de rivais mortos e ameaçar vítimas de crimes de seqüestros.
“Há muito tempo, escutávamos uma lenda de que criminosos usavam jacarés para proteger paióis de armas, por exemplo. Hoje, conseguimos um indício deste crime. Um morador relatou que uma vítima de um seqüestro relâmpago foi levada para a favela de carro, obrigada a entregar o cartão e enquanto um bandido sacava o dinheiro de sua conta foi ameaçada de ser jogada aos jacarés por outro comparsa”, disse o delegado. Os animais foram levados para o parque Chico Mendes, no Rio.
Na operação, três pessoas suspeitas foram detidas e Welington Celestino dos Santos, 22 anos, foi preso com um revólver calibre 38 e um carregador de pistola calibre 45. O principal alvo da operação, o traficante Márcio da Silva Lima, Tola, que comandaria o tráfico na região, não foi encontrado na casa.

10. Microempresária morta com golpes de garfo e tesoura

A microempresária Fabrícia Mangabeira Nascimento, 23 anos, foi morta na madrugada de ontem a golpes de tesoura e garfo pelo marido Carlos Machado Souza de Jesus, 26. Antes de ser morta, a vítima foi torturada, tendo o bico do seio arrancado e o olho furado. O crime ocorreu dentro da loja de Fabrícia, localizada na Rua Paulino Vieira, no centro de Itabuna, a cerca de 500 quilômetros da capital baiana, sul do Estado. Fabrícia já tinha denunciado o marido à polícia por agressão.
Por volta de 3h da madrugada, o alarme do estabelecimento disparou e funcionários da empresa de segurança Jaguar ouviram Jesus pedindo socorro, alegando que estava preso dentro da loja. Os vigilantes não conseguiram entrar no estabelecimento e chamaram a polícia. Os agentes encontraram o local totalmente destruído e o corpo de Fabrícia. O marido foi preso em flagrante.
A polícia não tem muitas informações sobre o acusado, que é natural da cidade de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, e não tem parentes em Itabuna. De acordo com a delegada Sione Porto, titular da 1ª delegacia, responsável pela investigação do crime, a polícia procura uma filha do casal, de 3 anos, que está desaparecida.

Política

11. Principais cidades têm 37 candidatos ficha-suja

A nova lista da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) revela que dos 401 candidatos a prefeito e vice-prefeito em 47 municípios com mais de 200 mil eleitores, 37 políticos (9,2%) são réus na Justiça. Eles são acusados em ações penais públicas e de improbidade administrativa. O novo rastreamento soma-se ao polêmico banco de dados anterior, que revelou os candidatos com antecedentes judiciais nas 26 capitais e que a AMB tornou público em julho.
No Brasil, há 53 municípios com mais de 200 mil eleitores. Nessas cidades, 239 é o número total de candidatos a prefeito; 238 são candidatos a vice. Seis municípios ficaram de fora do relatório divulgado ontem porque os dados não estão disponíveis. São eles: Maringá (PR), Ponta Grossa (PR), São José dos Campos (SP), Piracicaba (SP), Contagem (MG) e Juiz de Fora (MG). Essas informações serão apuradas por emissários da AMB, diretamente junto aos cartórios forenses. Em 26 dos 47 municípios pesquisados há candidatos com “ficha suja”. Os nomes estão relacionados no site da AMB (www amb.com.br), por Estado. Em sua página, a entidade abre espaço a todos os políticos citados para que se manifestem.

12. Campanha Ficha-Limpa é lançada hoje no Recife

A mobilização nacional “Campanha Ficha-Limpa” será lançada hoje no Recife. O movimento – que reúne entidades do Comitê Nacional de Combate à Corrupção Eleitoral (www.mcce.org.br) – pretende coletar 1,3 milhão de assinaturas para dar entrada em um projeto de lei de iniciativa popular no Congresso Nacional que visa a estabelecer normas mais rigorosas de controle de registros de candidatos com pendências judiciais. O ato público acontece às 15h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), na rua do Imperador, centro do Recife, e reunirá representantes da OAB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF), entre outras.

13. CPI dos Grampos convoca Jobim

A CPI dos Grampos aprovou ontem a convocação do ministro da Defesa, Nelson Jobim, do diretor da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, e do diretor afastado da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Paulo Lacerda. A convocação foi feita com o aval do Palácio do Planalto. Os requerimentos são de autoria de deputados da base aliada e todos foram aprovados sem necessidade de votação nominal. A convocação de Jobim foi sugerida pelo petista Nelson Pellegrino (BA), relator da CPI, e por Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), presidente da comissão.
Integrantes da CPI irão hoje ao Supremo Tribunal Federal (STF) convidar o ministro Gilmar Mendes para ir à CPI falar do grampo telefônico de que foi alvo. A comissão decidiu convocar Nelson Jobim depois que o ministro acusou a Abin de ter equipamentos que permitem a realização de interceptações telefônicas clandestinas. A afirmação de Jobim foi feita, há três dias, durante reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Félix, a quem a Abin é subordinada.

14. Demissão de parentes a conta-gotas

Duas semanas depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter proibido a contratação de parentes e cinco dias após a publicação da decisão, as demissões na Câmara estão sendo realizadas a conta-gotas. Até agora, os boletins administrativos registraram demissões de 19 parentes de 11 deputados. O deputado Carlos Willian (PTC-MG) anunciou que, mesmo que a exoneração ainda não tenha sido publicada no boletim administrativo, já demitiu a mulher, Layla Maria de Souza. Sob protestos, no entanto.
“Acho um absurdo. Tinha de ter pelo menos duas pessoas. Uma pessoa que vem na sua cama quando precisa, que entra no banheiro quando precisa, que cuida das finanças e que cuida dos casos sigilosos (do deputado)”, afirmou, defendendo uma cota para contratação de parentes. “Ela (Layla) trabalha no meu gabinete, me ajuda, me acompanha politicamente em todos os compromissos”, argumentou Willian.
Economia - gravado

Esportivas

15. Tristeza coral. Santa Cruz rebaixado

A esperança de continuar na Série C no próximo ano, que vinha mantendo o Santa Cruz vivo na competição, não existe mais. O milagre não aconteceu, e o coração tricolor parou de bater. Com a vitória do Caxias sobre o Brasil de Pelotas por 5x1, ontem à noite, o Mais Querido não tem chance de ser um dos quatro melhores times não-classificados para a próxima fase, e está matematicamente rebaixado de divisão. Pela terceira vez seguida. Agora, terá que lutar por uma vaga na Série D de 2009, fazendo uma boa campanha no Pernambucano. Da lamentável participação na Série C, sobraram apenas as lembranças de mais um fiasco. O consolo é saber que, pelo menos neste ano, o sofrimento acabou. O pior é que, há tão pouco tempo, o clube vivia momento de glória.

16. Sport pega o temido Palmeiras

Sport e Palmeiras se enfrentam hoje, às 20h30, no Parque Antártica. O adversário do Leão, atualmente vice-líder do Campeonato Brasileiro, é dono de uma campanha espetacular dentro de casa, onde venceu dez jogos e empatou apenas um. Mas, em tempos recentes, enfrentar o time paulista tem sido bom para os jogadores leoninos. Nos últimos cinco jogos, são três vitórias e dois empates, incluindo o sucesso do Rubro-negro nas oitavas-de-final da Copa do Brasil. Para o técnico Nelsinho Batista, o bom retrospecto dá moral aos jogadores, que não devem ficar esperando o Alviverde na defesa. “Não vamos para o Parque Antártica esperar a morte. Claro que temos que tomar cuidados defensivos, mas eles também terão que se preocupar com a marcação, pois não vamos ficar encolhidos”, afirmou o treinador.

17. Náutico - Derley será anunciado hoje

A diretoria do Náutico irá anunciar, logo mais, a contratação do volante Derley e, provavelmente, do zagueiro Titi, ambos do Internacional. Os dois não estavam sendo aproveitados no Beira-Rio, e foram colocados à disposição para empréstimo pelos gaúchos. Além deles, o colombiano Orozco foi procurado, mas o próprio atleta recusou a proposta, alegando questões pessoais.
Natural de Anápolis, Goiás, Wanderley de Jesus Souza, ou simplesmente Derley, de 22 anos, 1,87 metro e 70 quilos, chegou no Internacional ainda nas categorias de base e, em 2007, subiu para os profissionais como promessa. Porém, na atual temporada, ele não foi muito aproveitado e acabou sendo preterido pelo técnico Tite. Suas principais qualidades são a forte marcação e o cabeceio. O contrato de Derley com o Internacional tem validade até dezembro de 2010, e ele deverá acertar com o Timbu até o final desta temporada.

Policiais

18. Taxista é roubado e levado em carro

Um taxista foi assaltado e levado refém, na madrugada de ontem, em Paulista, e terminou, ainda, envolvendo-se em um acidente de carro. José Francisco Rodrigues, de 42 anos, estava em um dia normal de trabalho como taxista, função que exerce há sete anos. O profissional deixou um casal de passageiros em um motel na PE-15, também em Paulista, por volta de 1h, e, quando estava saindo do local em direção a pista, foi parado por outro casal, que esperava por algum taxi.
“O homem perguntou se eu estava desocupado, se iria para Paulista e, rapidamente, sacou uma pistola de dentro da bolsa da moça e me pediu para descer do carro. Ela disse que era melhor me levar para nenhuma viatura da polícia passar e desconfiar de algo. Me colocaram no banco de trás do carro e disseram que me deixariam em Maranguape, que só queriam o carro e a renda”, contou José Rodrigues.

19. Golpista pego com cartões falsos

Um homem acusado de falsificação de documentos e roubo foi preso, na manhã de anteontem, no bairro de Pau Amarelo, em Paulista, por uma equipe da Delegacia de Repressão ao Estelionato. Douglas Ribeiro de Lima, 29 anos, foi pego com vários cartões de crédito, além de uma carteira da Polícia Militar. Os cartões estavam em seu nome e também em nomes de terceiros. Também foram apreendidas 20 folhas de talão de cheque, diversas faturas de cartão e extratos de contas bancárias.
De acordo com o próprio estelionatário, ele praticava o crime há cerca de dois anos e nunca havia sido preso. A polícia disse que ainda não tinha condições de calcular o prejuízo causado, mas em uma das faturas ele devia uma mensalidade de R$ 1.868,70. Douglas Ribeiro de Lima estava sendo procurado desde fevereiro. No último dia 15 de agosto, foi expedido um mandado de prisão em seu nome. Ontem, os policiais conseguiram prendê-lo num dos endereços que estava sendo procurado. Na ocasião, Douglas se apresentou como policial militar e mostrou uma carteira de identidade adulterada.

20. Trio que roubava carros é preso

A Delegacia de Prevenção e Repressão ao Roubo e Furto apresentou, ontem, uma quadrilha que roubava os carros que ficavam estacionados nas redondezas do Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife. Segundo a polícia, o grupo foi encontrado após cerca de dois meses de investigação. Junto com Gilberto de Lima Medeiros, de 56 anos, e os ex-detentos da Penitenciária Agro Industrial São João (PAISJ), em Itamaracá, Marcelo José da Silva, de 36 anos, conhecido como Morcego, e Marcos Antônio de Oliveira, de 53 anos, foram encontradas quatro chaves falsas (minchas), utilizadas para abrir qualquer fechadura de veículo, e dois celulares. Eles estavam em um Gol, de placa KKQ-2714, que pertence a Gilberto.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog