Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Jornal do Vale, "onde a notícia chega mais cedo"

1. PM abre 51 vagas para médicos

Mais um concurso em vista. Sai hoje, no Diário Oficial do Estado, o edital do certame para a contratação de 51 médicos para a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). Entre as 17 especialidades exigidas, estão a de Clínico Geral, Cardiologista, Oftalmologista, Pediatra, Ginecologista e Endocrinologista. As vagas ficarão distribuídas entre o Hospital da PM, situado na Praça do Derby, e unidades do Interior do Estado.
Há dez anos a PM não realiza seleção para a área médica e, durante esse tempo, muitos profissionais pediram exoneração ou se aposentaram, deixando o cargo em aberto. O concurso veio da necessidade de suprir essa carência. Segundo informações extra-oficiais, a marcação de uma consulta, ou até mesmo de uma cirurgia, demoraria cerca de dois a quatro meses para ser atendida. Em dia de segunda-feira, por exemplo, o número de pacientes chegaria a 240, com a disponibilidade de somente um médico no setor de emergência.
De acordo com o diretor do Hospital da Polícia Militar, o coronel-médico Antônio Diniz Paraíso, essa situação ocorreu há cerca de 20 dias, mas foi sanada com o relocamento de alguns médicos. “Em horários de pique, estamos colocando quatro plantonistas na emergência. Mas, em algumas especialidades, realmente há essa demora no atendimento, por conta da pouca quantidade de profissionais. Para ser ter uma idéia, temos três oftalmologistas para todo o nosso quadro”, relata.

2. Carência - Hemope pede mais doações

O Hemope está com uma nova campanha de conscientização para a doação de sangue. Com o tema “Transforme seu verão numa onda solidária: doe sangue no Hemope”, o órgão pretende reforçar o estoque do líquido. A campanha será lançada amanhã, a partir das 7h, na sede do hemocentro, na rua Joaquim Nabuco, no bairro das Graças. Números divulgados pelo hemocentro dão conta de que o estoque de sangue caiu pela metade durante o período do inverno.
De acordo com a gerente do Hemope, Maria Inês Vasconcelos, o inverno rigoroso contribuiu para a diminuição no número de doadores. A ação acontecerá até o dia 30 de setembro na capital e no interior do estado e será reforçada com uma campanha publicitária.

3. Polícia Civil fecha fábrica de CD e DVD e prende 2 pessoas

Uma operação envolvendo mais de dez agentes da Polícia Civil de Patos, no Sertão da Paraíba, realizada na manhã do último domingo, em atendimento a um mandado de busca e apreensão, expedido pela juíza da 2ª Vara da Comarca de Patos, Ana Maria Hilário, fechou uma fábrica de confecção de CDs e DVDs piratas, ainda culminando com a prisão de duas pessoas. Durante a ação dos policiais foram apreendidos 2.800 matrizes de CDs e DVs; 170 matrizes de VCD; 5.900 cópias prontas de CDs e DVDs; 5 máquinas/gravadoras de CDs totalizando 48 gravadores; um aparelho de DVD, uma TV de 14 polegadas; mil capas CDs; 350 caixas para CDs; uma pasta com diversas moldes para impressão de capas, além de 10 mil folhas impressas de capas.O material, que foi apreendido na Rua Pedro Firmino, Centro de Patos e que será entregue à Justiça, pertencia ao comerciante Mauro César de Oliveira, 31 anos, residente naquela cidade. Ele foi preso e autuado em flagrante e responderá a crimes de sonegação fiscal, violação aos direitos autorais e descaminho, cujas penas podem chegar a 13 anos de reclusão.Na mesma operação a polícia prendeu o irmão de Mauro César, o vendedor de CDs e DVDs José Célio de Oliveira, conhecido por “Menininho”, 33 anos, também residente em Patos. Com ele foram apreendidos cerca de 100 CDs. Quando foi levado à Delegacia de Polícia Civil de Patos o acusado garantiu que não comprava o material ao irmão Mauro César. Os dois foram transferidos na manhã de ontem para o Presídio de Segurança Máxima de Patos. No caso de José Célio, ele responderá apenas por crime de violação aos direitos autorais, cuja pena pode chegar a quatro anos de reclusão.

4. Menor é morto a golpes de faca e jovem sai ferido em carreata

Dois rapazes foram vítimas de golpes de faca-peixeira, na noite do último domingo, durante carreata política no Alto das Populares, em Santa Rita, na Grande João Pessoa. O menor Willian Bezerra Pessoa, 16 anos, foi atingido por uma facada nas costas e morreu. Outro jovem, Lejocênio da Silva Santos, 19 anos, também se feriu, mas resistiu.Segundo informações da 6ª Delegacia Distrital, os dois jovens, que moram no conjunto Eitel Santiago, em Tibiri 2, tinham ido para a carreata em um ônibus especial locado para transportar moradores do bairro até o local, e foram surpreendidos logo após descerem do veículo.Uma testemunha disse que seguia a pé próximo às vítimas, e que ainda no início do percurso da carreta, percebeu quando outros adolescentes se aproximaram dos dois. De repente, viu apenas quando formou-se um tumulto em torno dos dois jovens, que já estavam feridos com o sangue escorrendo nas costas. As vítimas ainda foram socorridas para o Hospital Flávio Ribeiro Coutinho, em Santa Rita, mas Willian não resistiu ao ferimento e morreu antes de chegar à emergência. Lejocêncio continua internado. A polícia informou que está investigando o caso e ainda não sabe a motivação do crime, porque os dois jovens não tinham envolvimento com drogas nem com crimes. BALA PERDIDA Ainda em Santa Rita, na manhã de domingo, Nayra da Silva Guimarães, 18 anos, foi vítima de bala perdida. A vítima foi atingida no pulso. A polícia enviou várias viaturas para o local, mas a Delegacia não deu mais informações sobre o ocorrido. A adolescente passou por atendimento médico e recebeu alta na manhã de ontem.

5. Mulheres vitimadas recebem apoio

O medo e a dor retratam as lembranças dos últimos dois anos do casamento da cozinheira Nari Fraga. Ao completar dez anos de casada, Nari engravidou de seu segundo filho. O que deveria ser uma bênção na vida da mulher, passou a ser um tormento que até atual deixa fortes seqüelas. A gravidez não desejada pelo hoje ex-marido impulsionou diversas agressões que fizeram de Nari mais uma vítima da violência. Sem emprego e dependendo financeiramente de seu companheiro, ela descartou a hipótese do divórcio. Para a família, o motivo para continuar o matrimônio era ainda maior. “Meus familiares me aconselhavam a continuar com meu ex-marido porque tinham medo que eu pedisse a separação e ele me matasse”.
Durante dois anos, a rotina da mulher se tornou um verdadeiro suplício. “Tudo era motivo para brigas. Eu vivia cheia de hematomas pelo corpo e toda dolorida. Quando estava grávida tive muito medo de perder o bebê”. Depois de algum tempo, ela decidiu se separar e começar uma nova vida. Embora o divórcio não tenha acarretado em conseqüências fatais, Nari ainda sofre com os traumas da violência. “Hoje eu já me casei outra vez e sou feliz. Mas em qualquer discussão, quando meu marido aumenta o tom de voz, eu já começo a ficar nervosa e com muito medo porque lembro do que já passei. Mas, graças a Deus, eu estou bem melhor do que antes”.

6. Parada Gay segue no mesmo trecho

Depois de uma reunião, ontem, entre integrantes da Prefeitura do Recife e representantes do fórum de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais, ficou acertado o percurso da 7ª Edição da Parada da Diversidade do Recife. O evento vai acontecer na avenida Boa Viagem, no mesmo trecho em que foi realizado no ano passado. A concentração, que começa às 9h, será no terreno após o Hospital da Aeronáutica, de onde os participantes seguirão até a praça de Boa Viagem. Este ano, o evento acontecerá no dia 14 de setembro e terá como tema “Pernambuco sem Homofobia: Criminalização Já”.
Segundo Gilvan Rufino, secretário geral da ONG Leões do Norte, inicialmente, os organizadores da parada pleitearam o trecho entre o Hotel Savaroni e o Pina. Ele afirmou que havia um acordo verbal entre a organização e a prefeitura sobre o espaço. “Mas, na segunda-feira passada, nos procuraram para mudar o lugar. “Estava tudo certo, inclusive, nosso material de divulgação já estava pronto. Infelizmente, aceitaremos a decisão, mas essa área não garante a mesma visibilidade daquela que nós queríamos”, argumentou.

7. Menina de 13 anos mata para roubar

Já está presa na Fundac do Recife a menor A.G.S., de 13 anos, acusada de matar um rapaz de 21 anos, no dia 18 de agosto deste ano, na Vila Kennedy, em Caruaru. André Bezerra da Silva foi morto a golpes de faca, após o roubo do celular e carteira. O comparsa da menor, Robson Bezerra da Silva, de 20 anos, também está preso. Ele era ex-presidiário e era conhecido pelos crimes que cometia.
“A menor nos contou que fez um programa com a vítima e esta havia prometido o celular como pagamento, o que não aconteceu. O descumprimento do combinado teria motivado o crime”, explicou o chefe de investigações da 1á DP, Diógenes Fernando.

8. Corpo de mulher é encontrado em Caruaru

O corpo da costureira Maria Adivoneide Cardoso da Silva, de 35 anos, desaparecida há três meses, foi encontrado em estado de putrefação na sexta-feira passada no mesmo bairro onde ela morava, no Caiucá, em Carurau. A identificação ainda não foi confirmada, mas para a polícia e a família já não há dúvidas. “Amanhã (hoje) os pais vão ao IML no Recife para a coleta do exame de DNA, mas objetos encontrados no local não deixam dúvidas”, afirmou a advogada Maria Helena dos Santos. No local, estavam os restos mortais, a roupa, uma sandália e as chaves da casa da costureira.
O corpo foi encontrado com a mão direita amarrada à perna, em um matagal, na localidade conhecida como Queimada do Milho. “É um local de difícil acesso e esquisito no período noturno, por isso nós acreditamos que o crime tenha ocorrido pela manhã ou à tardeö, explicou o delegado da 1á DP, Ary Roma, afirmando que o corpo deve ser liberado ainda hoje e o resultado do exame de DNA, enviado para um laboratório na Paraíba, não tem prazo para ficar pronto. Pode demorar até seis meses.
O inquérito está sendo concluído e, ainda segundo o delegado, três pessoas vão ser indiciadas pelo crime. ôTodos os indícios apontam para um crime organizado pelo o ex-marido de Adivoneide, a atual esposa e o irmão dela, que esteve em Caruaru no período do desaparecimento e os três devem se indiciadosö, concluiu Ary Roma.

9. Homem é preso com granadas para o CV

Um homem foi preso em flagrante, ontem, na rodovia Marechal Rondon, em Araçatuba (527 km de SP), com granadas e armas que seriam levadas para a facção criminosa Comando Vermelho, no Rio.
Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, João Ramão Marques Neto, 43, saiu de Conceição, no Paraguai, e foi preso quando ia de Dourados (MS) até Araçatuba, num ônibus da empresa São Luiz.
A apreensão dos armamentos e a prisão dele aconteceram durante fiscalização de rotina feita por agentes do TOR (Tático Ostensivo Rodoviário) no veículo. Na bagagem de Neto foram encontradas 23 granadas, um lançador de granadas, pistola, uma submetralhadora e 75 munições de calibres diversos. Segundo depoimento preliminar de Neto aos policiais rodoviários que atenderam a ocorrência, os armamentos foram adquiridos no Paraguai e tinham como destino final um dos morros controlados pela facção criminosa na Penha (zona norte do Rio).
Ele foi encaminhado para a Polícia Federal em Araçatuba. Por telefone a reportagem não conseguiu falar com Neto e identificar se ele havia constituído advogado.

10. Gay - União será julgada em Vara de Família

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) determinou ontem que o reconhecimento de união estável entre homossexuais seja julgado na Vara de Família.
Um casal, formado por um brasileiro e um canadense, vinha desde 2004 buscando o reconhecimento da união - eles afirmam estar juntos pelo menos desde 1988. Mas tanto a 4ª Vara da Família de São Gonçalo (RJ), onde foi dado início ao processo, quanto o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro não apreciaram o caso, alegando que não há previsão na lei para união entre pessoas do mesmo sexo.
Depois das duas decisões desfavoráveis, o agrônomo brasileiro Antônio Carlos Silva e o professor canadense Brent James Townsend, que já eram casados no Canadá, entraram com recurso no STJ. Após a decisão de ontem, o processo voltará à Justiça do Rio. Segundo o STJ, foi a primeira vez que o tribunal analisou direitos de um casal gay com o entendimento de Direito de Família.
Por três votos a dois, o tribunal entendeu que a legislação brasileira não proíbe o reconhecimento de união estável de pessoas do mesmo sexo.

Política

11. João e Henry duelam sobre Educação

Quatro prefeituráveis do Recife participaram ontem de um debate promovido pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) e, embora o formato tenha permitido tempo para apresentação de propostas, os opositores ao candidato do PT, João da Costa, centraram críticas à atual gestão, principalmente na Educação, lembrando “os piores índices” na área. Raul Henry (PMDB) e João da Costa protagonizaram momento de acirramento. O petista desafiou o peemedebista a comprovar que os resultados da rede estadual de ensino, durante a gestão Jarbas/Mendonça, eram melhores do que a da municipal. O peemedebista aproveitou para apresentar aos alunos os dados da Prova Brasil. “Ele (João da Costa) não voltou mais ao assunto”, relatou.
Ao ser questionado sobre o tema, Costa disse que não iria “polemizar” com Henry, mas, se “ele (Raul) está propagando isso (o desafio), vou mostrar a relação das escolas que ele deixou fechadas no Estado, os salários dos professores, os alunos fora da escola, as escolas de nível médio que ele não fez no Recife”.
João da Costa ainda acrescentou: “O que eu disse é que Pernambuco também apresenta, no ensino médio, o pior indicador entre os estados brasileiros. Não adianta falar só do Recife. O Recife está dentro de um contexto estadual. Ele (Henry) está querendo polemizar? Não vou polemizar com ele, não. Estou propondo coisas para a cidade. Fazer polêmica com Raul?”, ironizou o petista, durante a plenária da Cultura.
O candidato Mendonça Filho (DEM) também aproveitou o debate para alfinetar João da Costa. Ao analisar o embate, o democrata disse que “roubou” alguns eleitores do concorrente quando apresentou suas propostas. “Ao final do confronto, vários alunos, que antes votavam no candidato do PT, vieram me dizer que agora votariam em mim. Credito isso à consistência das minhas propostas e ao fato de ele (Costa) não apresentar nada de novo”, comentou.

12. Mendonça Filho cobra apoio da classe média

O prefeiturável do Recife Mendonça Filho (DEM) cobrou, ontem, mais empenho dos seus eleitores da classe média nesta campanha. Em discurso durante almoço de adesão, no restaurante Spettus, no Derby, o ex-governador chegou a classificar seu eleitorado médio de “acomodado”, e pediu uma maior participação dessas pessoas no sentido de “desmascararem” uma suposta anti-campanha que o PT estaria movendo contra o democrata. Presente ao ato, o candidato a vice na chapa do DEM, André de Paula, também reclamou da classe média, a qual chamou de “apática”. O encontro reuniu 600 pessoas, sendo 500 pagantes e 100 convidados. Como cada ingresso custou R$ 500, o lucro foi de R$ 250 mil.
“A classe média, que tem uma tradição participativa, está acomodada. Não podemos tolerar esse ‘mandonismo’ do candidato do outro lado (João da Costa/ PT). Vocês precisam conversar com as pessoas e acabar com essa campanha de ilusão. O recifense não vai aceitar ser governado por padrinhos”, cobrou Mendonça Filho. Discursando em seguida, André de Paula endossou as palavras do correligionário e disse assistir a “um eleitorado apático”.
Além dos constantes ataques ao Governo João Paulo (PT), Mendonça voltou a reclamar do uso das três máquinas municipal em favor do petista. “Não é fácil enfrentar três máquinas e o dobro no tempo no guia televisivo e nas inserções. O discurso do candidato oficial é vazio. A campanha dele é baseada em três alicerces: o passado, nada do futuro, sem propostas; o terrorismo político contra mim e a exaltação dos padrinhos dele”, disparou.

13. PF faz apreensão em Ipojuca

A Polícia Federal cumpriu, ontem, mandado de busca e apreensão no prédio da Prefeitura e na Câmara dos Vereadores de Ipojuca para a investigação de denúncia, feita pelo promotor Roberto Brayner, do Ministério Público, de contratação temporária de servidores para trabalhar nas campanhas do prefeito e candidato à reeleição Pedro Serafim (PDT) e também dos vereadores. Os 30 agentes que participaram da operação recolheram computadores e documentos para realização de perícia, que deve ser solicitada pela Justiça Eleitoral, nos próximos dias. Todo o material apreendido está à disposição do MP no prédio da PF, no Recife.
Segundo informações do Ministério Público, os dez vereadores - Amaro Alves (PSL), Paulo Lins (PDT), Nen Batatinha (PDT), Júnior Alves (PSL), Leno (PSL), Fernando de Fausto (PSL), Gilson Fica Frio (PRP), Carlos Monteiro (PMDB), Valtinho da Sucata (PMDB) e Elias Pintor (PSL) -, além de receberem a “ajuda” dos servidores durante a campanha, teriam indicado os nomes dos ocupantes destes cargos.
Os responsáveis pela denúncia e pela investigação não revelaram mais detalhes sobre o ocorrido, para que o fato não se torne instrumento de campanha dos adversários do pedetista. A operação da PF começou no início da manhã e só por volta das 15h30 os agentes chegaram ao Recife com o material apreendido. Apesar da apreensão, o mandado se trata apenas de uma medida cautelar e não é juízo de certeza de culpa.

14. TSE mantém regras para a internet

O ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Joaquim Barbosa negou, ontem, a concessão de uma liminar em um mandado de segurança apresentado pelo portal iG contra artigos de uma resolução do tribunal restritivos à divulgação de informações sobre as eleições na internet. Na decisão, Barbosa afirmou que as razões apresentadas pelo portal não “traduzem violação a direito líquido e certo, suficiente para afastar a aplicação da resolução do TSE”. “Assim, não vislumbro, no momento, a alegada inconstitucionalidade capaz de, por si só, dar suporte à suspeição, in limine, dos dispositivos impugnados”, afirmou.
O mérito do pedido ainda precisará ser julgado no plenário do TSE. Barbosa também afirmou que “não há disposição constitucional ou legal que estabeleça regra específica para uso da internet para veicular propaganda eleitoral”. “Anoto, ademais, que o Tribunal Superior Eleitoral regulamentou a matéria nos limites do poder que lhe é conferido pelo ordenamento jurídico”, escreveu.

Internacional

15. Paraguai - Região apóia presidente

Países da América do Sul, entre eles o Brasil, divulgaram ontem notas de apoio ao presidente paraguaio, Fernando Lugo, que na véspera denunciou uma articulação golpista contra o seu governo. Em Assunção, o general Máximo Díaz Cáceres, oficial de ligação entre as Forças Armadas e o Congresso, confirmou ter sido chamado a reunião na casa do general da reserva Lino Oviedo, com a participação do ex-presidente Nicanor Duarte Frutos.
Na segunda-feira, Lugo foi a público denunciar a suposta articulação golpista de Oviedo e Nicanor em reunião no domingo à noite e atribuiu a Díaz a versão. O general corroborou o relato do presidente e disse que, perguntado sobre o sentimento das Forças Armadas em relação à atual crise no Senado, se recusou a opinar e comunicou o episódio à cúpula militar.
O impasse no Senado paraguaio teve início no último dia 26, quando Nicanor prestou juramento como senador eleito pelo Partido Colorado. Mas a base governista anulou a sua posse alegando que, como presidente, ele não poderia ter concorrido. No Paraguai, ex-presidentes tornam-se senadores vitalícios, com direito a voz, mas não a voto nem a salário.

Esportivas

16. Santa Cruz pode ser rebaixado hoje à noite

Mesmo com o Santa Cruz só entrando em campo no sábado, contra o Salgueiro, fora de casa, na sua despedida do Campeonato Brasileiro da Série C 2008, os torcedores tricolores podem se preparar para sofrer com fortes emoções já hoje à noite. Agonizando na UTI, rumo à Série D, o Mais Querido pode ter os seus aparelhos desligados logo mais, caso o Caxias/RS, atuando em casa, vença o clássico gaúcho diante do Brasil/RS, no estádio Centenário de Caxias. A partida está marcada para começar às 19h30.
E se depender do retrospecto das duas equipes nesta Terceirona, o fim do calvário coral será decretado nesta noite, com o ponto final da página mais triste dos 94 anos da Cobra Coral. É que nesta Série C, os times de Caxias do Sul e Pelotas já se enfrentaram três vezes, com duas vitórias para o Brasil e apenas uma para o Caxias.

17. Náutico espera mais dois reforços vindos do Inter

O atual elenco profissional do Náutico conta com 38 jogadores. Mas este número poderá ser arredondado para 40, caso o Internacional aceite emprestar dois reforços ao Timbu, fruto da negociação envolvendo o atacante Wellington para a Alemanha, ainda nessa semana. O único impasse para a contratação de mais peças é o aval do técnico Tite, que decidirá se irá, ou não, liberar os atletas solicitados. Nos bastidores, comenta-se que os nomes mais cotados são dos zagueiros Orozco e Titi, e dos atacantes Guto, Walter e Talles Cunha, todos encostados no Beira-Rio.
No último final de semana, os presidentes do Náutico e do Internacional, Maurício Cardoso e Fernando Carvalho, respectivamente, estiveram reunidos, no qual o principal assunto colocado em pauta foi a vinda dos atletas que o Colorado estaria “devendo”. Os pernambucanos estão com um crédito de R$ 150 mil com os gaúchos, que servirá para o empréstimo dos jogadores. “Mas também se eles não vierem, poderemos trazer algum atleta no próximo ano”, explicou Cardoso.

18. Buracos no gramado da Ilha estão com os dias contados

Um dos principais motivos de vergonha para a torcida rubro-negra está com os dias contados. O gramado da Ilha do Retiro, famoso pelo seu aspecto ruim e pela péssima condição de jogo que proporciona aos atletas, vai passar por uma reforma geral, que deve começar em dezembro. O objetivo da diretoria leonina é deixar o campo no ponto para a disputa da Libertadores da América. Pelo menos é o que garante o presidente do clube, Milton Bivar. “Queremos um gramado com um bom estado para abrigar um torneio importante como é a Libertadores. Já é um desejo antigo nosso, e agora estamos próximos de acertar os detalhes para que isso se concretize”, declarou Bivar.

Policiais

19. Comerciante é levado refém em carro

Um comerciante passou cerca de uma hora refém de um assaltante, na manhã de ontem, em Igarassu. Paulo de Castro, de 22 anos, foi acordado pela mãe para tirar o seu carro, um Mercedes Classe A, da garagem, para que o irmão pudesse sair de casa, em um Pálio, que estava estacionado logo atrás. “Mal deu tempo do meu irmão dobrar a esquina e eu colocar o meu carro para dentro. O bandido entrou armado no quintal da minha casa. Dei a chave, mas ele queria que eu fosse com ele para Goiana. A minha mãe também estava no portão na hora e não queria deixar que eu entrasse no carro, mas ele disse que sabia onde a gente morava e que, se eu não entrasse no carro ou se alguém denunciasse, ele voltaria e mataria minha mãe”, contou. O desempregado Ítalo dos Santos Ferreira, de 28 anos, que ameaçou a vítima com um revólver calibre 32 com seis munições, foi preso.

20. Vítima reage e é mordida por ladrão

Um assaltante foi preso em flagrante, na madrugada de ontem, em Nova Descoberta, depois de tentar roubar e morder um rapaz no pescoço, durante cerca de dez minutos. Sandro Rogério Roque dos Santos, o Ladrão Vampiro, de 35 anos, abordou a vítima com um revólver calibre 38, por volta das 5h30, na rua Barão de Botovi. “Quando eu estava descendo a escadaria para ir trabalhar, ele me abordou, pedindo o celular. Eu tinha um aparelho particular e outro da empresa onde trabalho. Dei o pessoal para ele. Quando estava indo embora ele percebeu que eu tinha outro aparelho e mandou eu voltar e entregar, foi quando ele sacou a arma e eu achei que ele iria atirar e reagi”, contou a vítima de 38 anos, que pediu para não ser identificada.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog